Barquinha viva 24

28
barquinha viva Publicação do Município de Vila Nova da Barquinha | # 24 | Mar 09 | Distribuição Gratuita PRIMEIRA LOJA DO CIDADÃO DO MÉDIO TEJO NA BARQUINHA MERCADO DAS ARTES: UM NOVO ESPAÇO PÚBLICO

description

Revista Municipal "Barquinha Viva" número 24, de Março de 2009. Publicação oficial do Município de Vila Nova da Barquinha.

Transcript of Barquinha viva 24

Page 1: Barquinha viva 24

barquinha vivaPublicação do Município de Vila Nova da Barquinha | # 24 | Mar 09 | Distribuição Gratuita

PRIMEIRA LOJA DO CIDADÃODO MÉDIO TEJO NA BARQUINHA

MERCADO DAS ARTES: UM NOVO ESPAÇO PÚBLICO

Page 2: Barquinha viva 24

p_ 2 3p_

FICHA TÉCNICADIRECTOR Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara COORDENADOR Pérsio Basso, Gabinete de Informação e Relações Públicas COLABORARAM NESTE NÚMERO Alexandra Carvalho, Bruno Palhares, Joana Nunes, José Alfredo Lopes PROPRIEDADE Município de Vila Nova da Barquinha, Praça da República, 2260-411 Vila Nova da Barquinha, Tel.: 249 720350, Fax: 249 720368, [email protected] TIRAGEM 4000 ex. IMPRESSÃO Gráfica Almondina DEPÓSITO LEGAL n.º 181747/02

ESCREVANOS! Envie os seus comentários e imagens para:[email protected]

SUMÁRIO

Pérs

io B

asso

4 > LOJA DO CIDADÃO PIONEIRAVila Nova da Barquinha vai acolher a primeira Loja do Cidadão do Médio Tejo. No segundo semestre de 2009, vamos ter mais e melhores serviços.

12 > VEM AÍ O MERCADO DAS ARTESCriar uma zona histórica temática é a estratégia da Câmara Municipal para regenerar o centro urbano de Vila Nova da Barquinha. O Mercado das Artes define um novo conceito de espaço público.

17 > CENTRO DE NEGÓCIOS CRESCEEm Janeiro iniciou a laboração no espaço empresarial do concelho uma nova empresa. Chama-se Espaço Mecânico e dedica-se à comercialização e reparação de equipamentos de construção.

19 > GASTRONOMIA AO RUBROCom quinze anos de existência, o "Mês do Sável e da Lampreia" bateu todos os recordes de afluência de visitantes ao concelho para provar os sabores do rio. É a corrida ao sável e à lampreia.

28 > IMAGENS DO CARNAVALVeja a fotoreportagem de um dos momentos mais animados e coloridos do ano. O Carnaval saiu às ruas, em desfiles organizados pelas escolas.

12

PB

PBPB

17

4

1928

Maria Manuel Leitão Marques, Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Miguel Pombeiro, Presidente da Câmara Municipal e Eduardo Cabrita, Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local num importante momento para o concelho

Page 3: Barquinha viva 24

p_ 2 3p_

Miguel PombeiroPresidente da Câmara Municipalde Vila Nova da Barquinha

LOJA DO CIDADÃO

No segundo semestre de 2009 Vila Nova da Barquinha vai passar a ter a primeira Loja do Cidadão do Médio Tejo.

Este era um objectivo em que a Autarquia trabalhava desde 2007, vendo finalmente satisfeita uma pretensão para a qual se empenhou, considerando a importante mais valia que a mesma representa.

Acentuando a centralidade de Vila Nova da Barquinha, a Loja do Cidadão permitirá um acesso de qualidade a um vasto leque de serviços públicos e privados.

Com a lógica de Balcão Multiserviços, os Munícipes poderão tratar e ver resolvidos diversos assuntos que antes só com deslocações a Santarém ou Lisboa poderiam resolver.

Proximidade, rapidez e qualidade é o que todos esperamos da Administração Pública e pelo qual temos o dever de empenhamento.

EDITORIAL

Page 4: Barquinha viva 24

p_ 4 5p_SERVIÇOS

A primeira Loja do Cidadão da região do Médio Tejo vai ser instalada em Vila Nova da Barquinha, na sede do Pára-Clube Nacional “Os Boinas Verdes”. O acordo de parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa e o Município com vista à instalação de uma Loja do Cidadão de 2.ª geração na sede de concelho foi celebrado no dia 15 de Janeiro.O Salão Nobre da Câmara Municipal encheu-se para assistir à cerimónia de assinatura do acordo de colaboração entre as duas entidades, na presença da Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, que homologaram o acto.O documento foi firmado por Vitor Miguel Arnaut Pombeiro, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Anabela Damásio Caetano Pedroso, Presidente do Conselho Directivo da Agência para a Modernização Administrativa e por Eduardo Elísio Silva Peralta Feio, na qualidade de Responsável pela Estrutura de Missão Lojas do Cidadão de Segunda Geração.“É um momento importante para Vila Nova da Barquinha. Este projecto marca o início de um novo ciclo de investimentos no âmbito do QREN, tal como Centro Escolar Ciência Viva

e a transformação em arruamento da EN3. A Loja do Cidadão é uma marca de sucesso, com grande notoriedade e será uma relevante mais valia para o concelho e para a região”, referiu o autarca Miguel Pombeiro.A Loja do Cidadão de Vila Nova da Barquinha ficará instalada a escassos 50 metros da Câmara Municipal, no centro histórico da vila. O governo segue uma política de recuperação de património ou ocupação edifícios já existentes, na 2.ª geração destes equipamentos.A excelência do serviço público que as Lojas representam foi sublinhada pela Secretária de Estado da Modernização Administrativa. “Trata-se de uma medida integrada no Programa Simplex, que pretende reduzir o tempo e a burocracia, estando acessível de forma simples, num balcão único, numa lógica de qualidade e proximidade”, referiu Maria Marques, lembrando que “o tipo de serviços disponíveis em cada loja varia com a natureza de cada concelho”. Eduardo Cabrita, Secretário de Estado da Administração Local mostrou um enorme regozijo por Vila Nova da Barquinha acolher o 1.º equipamento do género na região do Médio Tejo. “Esta vila constituirá uma centralidade na prestação de serviços, servindo os concelhos vizinhos e cumprindo o objectivo da simplificação administrativa do governo. O membro

do governo destacou a “dinâmica do município de Vila Nova da Barquinha e a vontade de estar sempre entre os primeiros”.O Município de Vila Nova da Barquinha assiste deste modo ao início da concretização de uma ambição pela qual está empenhado há bastante tempo.Desde a data da sua criação, em 1999, as lojas do cidadão têm sido a escolha preferencial dos cidadãos na procura da resolução das suas situações com os diversos serviços públicos. Actualmente, existem lojas do cidadão nos concelhos de Lisboa (2), Odivelas, Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Viseu e Setúbal, que registaram já mais de 68 milhões de atendimentos ao público, desde a sua criação. As novas Lojas do Cidadão (Lojas 2G) têm como objectivos centrais oferecer aos cidadãos e às empresas uma maior integração de serviços em função dos seus eventos de vida e racionalizar, geográfica e financeiramente, o modelo de distribuição de serviços públicos, sem perda de proximidade para o cidadão e com economias em termos de custos de instalação e exploração. Deste modo, as novas lojas do cidadão devem concentrar no mesmo espaço serviços públicos (da administração central e local) e serviços privados conexos, em função da procura e das necessidades existentes em cada local.

Governo e município assinam acordo para a instalação

LOJA DO CIDADÃO NA BARQUINHA

Sede do Pára-Clube Nacional "Os Boinas Verdes", local onde funcionará a futura Loja do Cidadão de Vila Nova da Barquinha

Page 5: Barquinha viva 24

p_ 4 5p_SERVIÇOS

Fotos: Pérsio Basso

Cerimónia de assinatura do acordo de colaboração entre a Agência para a Modernização Administrativa e o Município, com vista à instalação de uma Loja do Cidadão de 2.ª geração

Membros do governo, autarcas e convidados durante a visita às instalações que irão acolher este serviço público

Page 6: Barquinha viva 24

p_ 6 7p_SERVIÇOS

IRN – Balcão ÚnicoRegisto Civil:Registos de nascimentoProcessos de casamentoProcessos de divórcio e separação de pessoas e bens por mútuo consentimentoCartão do CidadãoCertidõesBalcão das herançasBalcão do divórcio com partilhaRegisto predial:Certidões e registo de imóveisBalcão Casa ProntaRegisto comercial:Participações sociaisCertidões permanentes on-lineDocumento Único Automóvel (DUA)Notariado:EscriturasReconhecimentosTermos de autenticaçãoProcuraçõesTestamentos

Segurança SocialAcção socialBenefíciosContribuições

ADSEEsclarecimentos sobre o funcionamento da ADSEEntrega do pedido do Cartão Europeu de Seguro de DoençaActualização de moradaActualização de conta bancária (NIB)Recepção de documentos de despesa de cuidados de saúde (regime livre)

CGARelação de DescontoExtractosCertidõesDeclaraçõesFotocópias Autenticadas

Outros serviços públicos e privados

A PALAVRADO CIDADÃO

Porque a opinião dos munícipes conta, a Barquinha Viva foi saber o que pensam os cidadãos da futura Loja, procurando obter respostas a 3 perguntas:

1- Sabe o que é uma Loja do Cidadão?

2- Sabia que Vila Nova da Barquinha vai ter uma de 2.ª geração?

3- Este equipamento será benéfico para o concelho?

VILA NOVA DA BARQUINHA

Page 7: Barquinha viva 24

p_ 6 7p_Fotos: Pérsio Basso

José Ferreira, 46 anos, gerente de restauração, Tancos

1 - Claro.2 - Sim, li sobre a assinatura do protocolo com a Câmara Municipal na Comunicação Social.3 - É um passo em frente para concelho e para os concelhos vizinhos. Cria uma imagem de evolução continua. Oxalá que outros projectos se concretizem no concelho.

Natália Menino, 46 anos, doméstica, Praia do Ribatejo

1 - Sim. É onde se trata de vários assuntos, ou quase todos.2 - Já tinha ouvido falar, através dos meus filhos.3 - Acho que é bom para o concelho. Evitamos de ir a outros locais para tratar dos assuntos.

José Carlos Tente, 66 anos, farmacêutico, Atalaia

1 - Sei perfeitamente.2 - Tive conhecimento através do jornal.3 - É vantajoso pois evita deslocações à população desta área densamente povoada. A Barquinha, ao ser pioneira, vai permitir aos funcionários da loja adquirir um elevado know-how. Vai atrair muitas pessoas ao concelho, dinamizando também o comércio local. Para mim é o projecto mais emblemático do concelho, depois do Barquinha Parque.

Paula Carvalho, 20 anos, empregada de balcão, Vila Nova da Barquinha

1 - Sei.2 - Li no jornal Novo Almourol.3 - Vai ser bom poder tratar de vários assuntos no mesmo local, evitando deslocações.

Sara Martins, 34 anos, administrativa, Vila Nova da Barquinha

1 - É um local onde funcionam vários serviços.2 - Li na Internet, no site da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.3 - Torna-se mais cómodo poder aceder a vários serviços concentrados, o que evita deslocações e facilita a vida aos cidadãos.

João Jesus Marques, 74 anos, reformado, Moita do Norte

1 - Sei.2 - Tive conhecimento através do Novo Almourol, jornal do qual sou assinante.3 - Pelas várias valências que irá ter, será muito benéfico, pois evita muitas deslocações aos munícipes.

SERVIÇOS7p_

Page 8: Barquinha viva 24

p_ 8 9p_SERVIÇOS

Foto: Pérsio Basso

Inaugurada em 30 de Maio de 1999, a sede do Pára-Clube Nacional “Os Boinas Verdes” foi o local eleito para acolher a Loja do Cidadão de Vila Nova da Barquinha.Esta associação foi criada em 17 de Outubro de 1977, data em que foi lavrada na Secretaria Notarial de Vila Nova da Barquinha, a escritura do “Acto de Constituição” do Pára-Clube Nacional «Os Boinas Verdes» (PCNBV). Concretizava-se assim a vontade de 407 militares do CTP, que passam a ser, estatutariamente, «Sócios Fundadores». Em Novembro de desse ano o PCNBV foi oficializado com a publicação em Diário da República. Um ano mais tarde, em 19 de Fevereiro de 1978, tomavam posse os primeiros

Pára-Clube Nacional "Os Boinas Verdes" acolhe Loja do Cidadão

30 ANOS DE ACTIVIDADE

membros eleitos para os Órgãos Sociais. Em Julho de 1989, o PCNBV organizava o «1º Curso de Pára-quedismo Feminino» em Portugal. A associação foi considerada “Instituição de Utilidade Pública” em Agosto de 1992. O PCNBV foi aceite como membro de pleno direito da «União Europeia de Pára-quedistas” (UEP) em Novembro de 1993 e um ano mais tarde realiza-se em Portugal o «4º Congresso da UEP», organizado pelo PCNBV. Em 22 de Maio de 1997 foi lançada a 1.ª pedra da sede.A mais antiga Escola de Pára-quedismo do país foi também a primeira Associação de fomento e prática de Pára-quedismo Desportivo de Portugal. O Pára-Clube

possui dois aviões Cessna, que permitem ministrar toda a formação e treino do Pára-quedismo.As suas instalações, preparadas para a prática das mais diversas modalidades - nomeadamente o Pára-quedismo - situam-se no Polígono Militar de Tancos, no concelho de Vila Nova da Barquinha.O PCNBV promove anualmente várias provas de pára-quedismo de âmbito nacional e internacional em Vila Nova da Barquinha, e desenvolve também actividades como balonismo, canoagem, equitação, mergulho, entre outras.A Associação possui na sua sede um Café/Restaurante para apoio aos seus associados.

8p_

Page 9: Barquinha viva 24

p_ 8 9p_OBRAS

O primeiro trimestre de 2009 marca o arranque de um importante investimento na reabilitação de arruamentos e estradas municipais. A autarquia tem em marcha uma intervenção cujo valor total é de cerca de 570.000 euros, e que incide nas cinco freguesias do concelho de Vila Nova da Barquinha.Na primeira fase das obras estão abrangidas as seguintes artérias: Rua Moinho de Vento, Rua da Paz e Rua das Rosas (Moita do Norte); Rua D. Afonso Henriques, Rua S. Luís, Rua S. João de Deus, Rua Luís de Camões, Rua D. Manuel, Loteamento da Zona Poente do Cardal e Ruas da Urbanização da Agimpol (Cardal); Estacionamento da

Melhoramentos em várias artérias do concelho

Reabilitação de arruamentose estradas municipais em marcha

Junta de Freguesia, Rua José Morais (Atalaia); Estacionamento junto à Repartição de Finanças (Vila Nova da Barquinha).Do segundo pacote da intervenção fazem parte a Rua Sagrada Família, Rua da Amizade e Trav. dos Gatos, Rua António Silva, Rua 1.º de Maio e Rua Manuel Silva Rana (Matos - freguesia de Praia Do Ribatejo); Rua Humberto Martinho e acesso ao Campo de Futebol (Tancos) e Rua da Capela e Sr. Jesus da Ajuda, Rua da Capela - entre a Rua 1.º de Maio e a Rua dos Caçadores (Atalaia). Por último, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha vai recuperar o troço da Estrada EM535 (Estrada de Vale Seixo), na freguesia de Atalaia.

Pérsio Basso

Rua D. Afonso Henriques, Atalaia, uma das primeiras artérias abrangidas na 1.ª fase da intervenção

Page 10: Barquinha viva 24

p_ 10 11p_OBRAS

Já se iniciaram as obras de beneficiação e reperfilamento da

antiga EN3. A intervenção estende-se pelas freguesias de Vila Nova da

Barquinha, Moita do Norte e Atalaia, tratando-se de um troço com impacto supra-municipal, contribuindo para a

organização da rede local de itinerários estruturantes.

O troço urbano será transformado em arruamento, englobando intervenções

NOVAS CENTRALIDADES

TRANSFORMAÇÃODA EN3 JÁ COMEÇOU

da rede de esgotos pluviais, da rede de águas, de infra-estruturas eléctricas e

telefónicas, e arranjo paisagístico. Este importante eixo viário constitui uma alternativa à A23, e na zona de intervenção estabelece a ligação ao

Entroncamento, ligação do IC3 à sede de concelho de Vila Nova da Barquinha

e à cidade do Entroncamento, projectando uma intercepção que irá

permitir a ligação simultânea à EN110

e à freguesia de Moita do Norte, via Cardal. O troço entre a zona da Ponte

da Pedra e antiga Valura fica por enquanto suspenso, devendo iniciar-se após compatibilização com o projecto de alargamento do IC3, que passará a

ter perfil de auto-estrada.Com um investimento de cerca de

2.000.000 de euros financiados pelo QREN, prevê-se que esta obra se

prolongue até 2010.

Pérs

io B

asso

A antiga estrada nacional vai ser alvo de uma transformação radical, assumindo características urbanas,

com melhores condições de circulação para veículos e peões,

zonas verdes e de lazer, parques de estacionamento e vias cicláveis

Cardal

EN3

EN3

Urbanização da Torrinha

Futuro loteamento municipal

Futuro Centro Escolar Ciência Viva

Moita do Norte

Page 11: Barquinha viva 24

p_ 10 11p_OBRAS

NOVAS CENTRALIDADES

A Câmara Municipal vai iniciar em breve a construção, e posteriormente a comercialização, do loteamento Municipal da Urbanização da Escola, em Moita do Norte, cuja área de intervenção prevê também a construção do Centro Escolar Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha. Esta zona junto à urbanização da Torrinha, confina a norte com a Rua Salgueiro

Urbanismo

MUNICÍPIOPROMOVE LOTEAMENTO

Maia (ex-EN3), que em breve vai ser transformada em arruamento.O acesso será feito através de uma via paralela à antiga estrada nacional 3, que existe parcialmente e que será reformulada, assim como o cruzamento daquela Rua com a Rua D. Maria II.O loteamento será constituído por 30 habitações plurifamiliares, 8 lotes para moradias (400 m2 cada), espaços

verdes, arruamentos, passeios e estacionamento automóvel com capacidade para 78 automóveis ligeiros.Esta zona constituirá em breve uma nova centralidade no concelho, com a construção da nova escola e reformulação de um dos principais eixos viários do concelho numa extensão de cerca de 3 quilómetros.

EN3

Quartel da GNR

Centro de Saúde

Praça de ToirosLar de IdososCreche

Vila Nova da Barquinha

EN3

EN3

Futuro loteamento municipal

Futuro Centro Escolar Ciência Viva

Escola D. Maria II

Urbanizaçãoda Torrinha

Page 12: Barquinha viva 24

p_ 12 13p_PROJECTOS

Pérs

io B

asso

Regenereção urbana de Vila Nova da Barquinha passa pela tematização do centro histórico

MERCADODAS ARTES

12p_

Page 13: Barquinha viva 24

p_ 12 13p_PROJECTOS

O Barquinha Parque será transformado num parque

de esculturas, com uma loja e posto de informação turística

instalados no antigo edifício da Câmara Municipal

O “Mercado das Artes” é um dos grandes projectos do Município de Vila Nova da Barquinha a concretizar nos próximos anos, no âmbito dos fundos comunitários (QREN). Alicerçado num parque de esculturas ao ar livre, a instalar no Barquinha Parque, este projecto propõe-se valorizar as intervenções recentes no espaço público, e transformar o centro histórico de Vila Nova da Barquinha num pólo de desenvolvimento económico, criando uma dinâmica em torno das artes, e atraindo para a zona ribeirinha da vila os milhares de visitantes do Castelo de Almourol.Com um investimento previsto de cerca de 2,2 milhões de euros, o Mercado da Artes visa a tematização de toda a zona ribeirinha da vila num projecto cultural, que tem a escultura como um dos seus elementos centrais.

O projecto, que ainda aguarda decisão em termos de comparticipação comunitária, vai implicar uma regeneração urbana. Trata-se de um conjunto integrado de operações de valorização ambiental, patrimonial e urbana, que integram uma candidatura da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha ao programa “Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana”, integrado no Eixo 2 – Desenvolvimento das Cidades e dos Sistemas Urbanos, do Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013 (“Mais Centro”).O Castelo de Almourol, pelo seu valor patrimonial e simbólico, assim como pela localização (ilha do Tejo), é um ex-líbris de Vila Nova da Barquinha, atraindo um considerável número de visitantes ao longo do ano. A estratégia de regeneração urbana procura potenciar a oportunidade

criada pelo elevado número de visitantes do Castelo, complementando a oferta de cultura e lazer através de um conjunto de iniciativas no centro urbano, que sirvam de suporte à revitalização do tecido empresarial e ao desenvolvimento económico-social da Vila. Este conjunto de iniciativas configura o projecto estruturante “Mercado das Artes”.Além da criação de um autêntico “museu” de escultura no parque ribeirinho, o projecto “Mercado das Artes” prevê várias intervenções, nomeadamente a um atelier oficinal de arte escultórica, estruturas de apoio à dinamização económica do parque, equipamentos existentes reconvertidos para apoio às actividades a desenvolver no domínio das artes, beneficiação das muralhas e interiores do Castelo de Almourol, e Alojamento Temporário para Criadores.

13p_

Pérsio Basso

Page 14: Barquinha viva 24

p_ 14 15p_PROJECTOS

Fotos: Pérsio Basso

Remodelação do antigo edifício dos Paços do ConcelhoNo âmbito do Mercado de Artes, este edifício assumirá novos usos, estando previsto o

aproveitamento do piso térreo para a criação de um posto de informação turística e de uma loja ligada ao Centro de Esculturas ao Ar Livre.

O antigo edifício da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, é um dos edifícios mais emblemáticos do núcleo histórico da vila. Antigo estabelecimento prisional, mantém a

traça antiga, necessitando urgentemente de obras de recuperação e de adaptação às novas realidades e especificidades do serviço público local de proximidade. Elemento de referência

na malha urbana marcando a Praça da Republica, contribui para a regeneração de todo o espaço público adjacente.

Esculturas no ParqueConstitui uma componente fundamental do projecto. O objectivo é o de dinamizar o tecido económico e urbano de Vila Nova da Barquinha.A criação de um parque de esculturas de grande qualidade artística a implementar no parque urbano visa a dotação de meios à captação de pessoas através da arte, e consequentemente à dinamização económica associada, nomeadamente com a venda de Obras existentes em exposição.O Centro de Escultura ao Ar Livre a implementar no Parque Ribeirinho contempla uma colecção permanente e um conjunto de esculturas em contínua rotatividade.

14p_

MERCADO DAS ARTES:

INTERVENÇÕES

O Mercado das Artes vai redefinir o espaço público da sede de concelho

Page 15: Barquinha viva 24

p_ 14 15p_

Castelo de Almourol: beneficiação das muralhas e

interioresIntervenção no monumento nacional mais emblemático do concelho, de forma a criar

melhores condições de segurança para quem o visita, e de reabilitação do mesmo. Seguir-

se-á o futuro projecto de Musealização do Castelo de Almourol, após esta primeira fase

de intervenção.O projecto de beneficiação das muralhas

e interiores do Castelo de Almourol foi elaborado pelos serviços do IGESPAR,

tendo a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, permissão para a sua utilização.

Está, ainda, em curso, a elaboração de um protocolo mais vasto de colaboração entre as

duas entidades, visando a valorização deste monumento nacional.

Os edifícios da Casa da Hidráulica e Centro Cultural, estrategicamente localizados, permitem assegurar funções nas extremidades do Parque Urbano, uma vez que o Centro Cultural se situa a poente, complementando as actividades desenvolvidas Atelier Oficinal, a nascente.Pretende-se a reutilização do edifício da hidráulica, de localização privilegiada, para a instalação de um atelier oficinal, assim como dotar de meios o Centro Cultural de forma a possibilitar a realização de eventos.Prevê-se a requalificação do Centro Cultural em torno da temática principal do Mercado das Artes. A biblioteca

PROJECTOS15p_

municipal será objecto de especialização em termos de conteúdos relacionados com a temática apresentada. A Galeria de arte será adaptada, através da aquisição de equipamentos especializados. O Auditório também será alvo de requalificação para estar à altura desta nova vertente, através da realização de colóquios, em parceria com outras entidades.Na Casa da Hidráulica prevê-se a realização de oficinas e workshops nas mais variadas áreas da arte, desde a pintura ao teatro, pelo que é necessário a realização de investimentos ao nível de equipamentos.

Reutilização do Edifício da Hidráulica (atelier oficinal)e dotação de meios do Centro Cultural (Centro de Artes)

Fotos: Pérsio Basso

Page 16: Barquinha viva 24

p_ 16 17p_PROJECTOS

Jardim das aromáticasCriação de um Jardim Temático na área envolvente ao Parque Ribeirinho que possibilite ao público em geral, com especial relevo para as crianças, estabelecerem contacto com as plantas e com as suas possíveis utilizações. Ao mesmo tempo poderá ser comercializado chá, criando uma sala ligada à temática dos chás e plantas medicinais, onde se pode contemplar o Parque e as suas esculturas. Prevê-se a comercialização de chás e outras aromáticas produzidas neste espaço.

Dinamização dos produtos “Vila Nova da Barquinha” através da criação de estruturas de apoio ao ParquePretende-se a colocação de cinco estruturas de apoio no Parque Ribeirinho devidamente enquadradas que proporcionem aos visitantes a oferta de actividades lúdicas, consolidando a vertente do turismo e a económica com a participação do investimento privado na exploração das estruturas.

Acções de Comunicaçãoe marketingCriação e implementação de uma estratégia de comunicação para o Mercado das artes/ Parque de Esculturas, com o objectivo de promover e potenciar a imagem do Mercado das Artes junto dos seus diferentes públicos, estabelecendo laços de confiança e fazendo com que reconheçam a sua identidade e a instituam como referência.

Rede Wireless, CCTV e implementação de um sistema Aúdio/GuiasAquisição de áudio guias que permitam aos visitantes do Centro de Esculturas ao Ar Livre o conhecimento e a leitura através dos olhos do escultor que criou a obra de arte. Estabelecimento de uma rede wireless em toda a extensão do Parque Ribeirinho, permitindo aos visitantes a ligação grátis à Internet, permitindo criar mais um factor de atracção para o centro histórico da vila.Criação de um circuito fechado de CCTV, que permita, uma vigilância contínua aos equipamentos a instalar no Parque, com especial atenção às Esculturas. Permitindo também a segurança dos visitantes do Parque de Esculturas.

Edifício atelier oficinal, complementar ao Centrode ArtesPretende-se a reabilitação de um edifício contíguo ao Centro Cultural, localizado no centro histórico, na frente ribeirinha junto ao Parque Urbano, para a instalação de um atelier oficinal complementar ao Centro (Cultural) de Artes.Este edifício em mau estado de conservação, será reabilitado e adaptado às novas funcionalidades de apoio à concepção artística e à prática executiva de escultura.

Alojamento Temporáriopara CriadoresDotar o Centro Urbano de um meio de alojamento para criadores que estejam a desempenhar o seu trabalho criativo em vila Nova da Barquinha prevendo-se igualmente a participação em eventos do Mercado das Artes, como por exemplo workshops.Prevê-se a recuperação de um edifício em avançado estado de degradação, propriedade da Câmara Municipal, que confina com o Parque Ribeirinho e com a Casa da Hidráulica – Oficina de Artes, o que permite o acesso directo dos artistas ao espaço físico dedicado às Artes, permitindo-lhes a fruição em termos artísticos.

16p_

Page 17: Barquinha viva 24

p_ 16 17p_ECONOMIA

ESPAÇO MECÂNICO NO CENTRO DE NEGÓCIOSEntrou em funcionamento, no dia 26 de Janeiro de 2009, mais uma empresa no Centro de Negócios de Vila Nova da Barquinha. O Espaço Mecânico (EM) dedica-se ao comércio e reparação de equipamentos para a construção e mudou-se para as novas instalações, no lote 2 do espaço de localização empresarial. Com de um investimento de cerca de 800.000 euros, o EM trouxe para o concelho de Vila Nova da Barquinha 20 postos de trabalho.

Fotos: Pérsio Basso

Page 18: Barquinha viva 24

p_ 18 19p_EDUCAÇÃO

Atelier Construção de Máscaras de Carnaval

Com o objectivo de desenvolver a criatividade da criança e ocupar os tempos

livres durante a interrupção lectiva de Carnaval, a Câmara Municipal de Vila Nova

da Barquinha promoveu, nos dias 21 e 23 de Fevereiro, um Atelier de Construção de

Máscaras de Carnaval. A acção teve lugar nas Bibliotecas Municipais de Vila Nova da

Barquinha e Praia do Ribatejo, e contou com a participação de crianças dos 6 aos 10 anos.

18p_

Seminário sobre Dislexia no Centro CulturalA Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB 2,3 S D. Maria II, de Vila Nova da Barquinha vai promover, no próximo dia 18 de Abril, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, um Seminário alusivo ao tema “Dislexia: Teoria e Intervenção - Método Fonomímico”. Paula Teles, psicóloga educacional e especialista em dislexia é a oradora convidada.A iniciativa tem como destinatários pais, encarregados de educação, professores, psicopedagogos, psicólogos e outros profissionais e estudantes com intervenção nas áreas de educação e saúde.Apresentar uma revisão dos resultados das recentes investigações científicas sobre Dislexia, assim como a apresentação dos fundamentos teóricos, dos princípios de intervenção e dos materiais do Método Fonomímico são o objectivo deste seminário, que visa habilitar os participantes para a implementação do método em situações de reeducação. Para mais informações e inscrições, contacte o Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha (tel/fax: 249720358), ou o e-mail: [email protected]. O seminário decorre entre a 9h e as 17h30 e conta com o apoio da Câmara Municipal.

Projecto de Dinamização da Biblioteca

Meninos do mundoEstá em curso na Biblioteca Municipal de Vila Nova da Barquinha um Projecto de Dinamização subordinado ao tema “Meninos de todo o mundo. Todos diferentes, todos iguais”, destinado aos alunos do ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo.Iniciada no mês de Março, esta actividade pretende criar um ambiente mágico e estimulante permitindo às crianças o contacto com culturas, costumes, tradições e valores diferentes da sua realidade. Neste projecto, que decorre na biblioteca infantil de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 12h, serão retratados mensalmente países como Itália (Março), Angola (Abril), Índia (Maio) e China (Junho). Cada uma destas nações é abordada de forma lúdica e interactiva, descobrindo as características, usos, costumes, valores, linguagem, entre outras, para que deste modo as crianças possam aperceber-se das diferentes culturas existentes no mundo.O projecto é desenvolvido pela Educadora e pela Professora de 1º Ciclo da Câmara Municipal, a par com as Comunidades Educativas. Cada Professor/Educador deverá proceder a marcação prévia com 15 dias de antecedência, através dos e-mails [email protected], [email protected], ou contactando a Biblioteca Municipal, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha - Largo 1.º Dezembro, tel/fax: 249 720358.

A gastronomia típica da Itália foi tema para uma das actividades

Pérsio Basso

Foto: Joana Nunes

Page 19: Barquinha viva 24

p_ 18 19p_TURISMO

SABORES DO RIO ATRAEM COMENSAIS DE TODO O PAÍS

Restaurantes aderentes:Almourol 249720100Chico 249733224Ikaru’s 962985529Palmeira 249711513 Soltejo 249720150Stop 249710691Tasquinha da Adélia 249711792 Trindade 249712060

Inicialmente agendado para o período entre 21 de Fevereiro e 22 de Março de 2009, o 15.º Mês do Sável e da Lampreia, foi prolongado até ao dia 12 de Abril,

como resposta da organização à imensa procura destes pratos nos restaurantes aderentes.Apesar da crise económica, foram ultrapassadas todas a expectativas no que diz respeito ao número de pessoas que visitaram o concelho de Vila Nova da Barquinha para apreciar Sável e Lampreia, nas primeiras semanas da iniciativa.O “Mês do Sável e da Lampreia” é uma mostra gastronómica promovida pela

Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, em parceria com os restaurantes do concelho, pelo 15.º ano consecutivo.Banhado por três rios - Tejo, Zêzere e Nabão - o concelho de Vila Nova da Barquinha, toda a sua história e cultura estão intimamente ligados à actividade piscatória. A mostra tem como principal objectivo promover os sabores do rio e a cozinha típica a eles associada, resultante de um vasto conhecimento gastronómico que remonta aos princípios da constituição da nacionalidade.Açorda de Sável e Arroz de Lampreia são algumas iguarias com tradição secular em

Vila Nova da Barquinha, e que nesta época do ano podem ser apreciadas à mesa, nos oito restaurantes aderentes.Aproveite a iniciativa para degustar pratos únicos da gastronomia portuguesa, conhecendo uma região com um património paisagístico e arquitectónico ímpar. Ao fim-de-semana, quem degustar os pratos confeccionados com Sável e Lampreia ganha bilhetes para passeios de barco ao Castelo de Almourol, monumento nacional considerado uma das 21 Maravilhas de Portugal. É atribuído um bilhete por cada dose, válido durante a iniciativa.

Pérsio Basso

Page 20: Barquinha viva 24

p_ 20 21p_DESPORTO

Vila Nova da Barquinha

Mini Campo desportivona Horta da Fonte

A Câmara Municipal vai instalar, junto à Escola do 1.º Ciclo de Vila Nova da Barquinha, na zona da Horta de Fonte, um

Mini-Campo Desportivo. Este equipa-mento deverá estar concluído no mês de Maio e poderá ser utilizado pela população em geral e pelo estabeleci-mento de ensino. O espaço será gerido pela autarquia, de modo a que possa ser utilizado pelos alunos da escola de forma segura e pelos habitantes da sede de concelho livremente.Este equipamento será implementado na zona de maior densidade popula-cional da vila, onde até agora não exis-tiam quaisquer espaços lúdicos. Com as dimensões aproximadas de 22 x 12 m2, será revestido de relva sintética, equi-

pado com balizas de futebol/andebol e tabelas de basquetebol, permitindo a prática de várias modalidades. A Câma-ra Municipal de Vila Nova da Barquinha pretende também realizar os arranjos exteriores dos espaços urbanos desta urbanização, estando o projecto já concluído.A instalação resulta de uma candidatu-ra da autarquia no âmbito do Contrato-Programa de Desenvolvimento Despor-tivo celebrado entre a Federação Portu-guesa de Futebol (HatTrick – UEFA) e o Instituto do Desporto de Portugal (Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto). O Município assegura a preparação do terreno, assim como a manutenção do equipamento na fase de utilização.

Pérsio Basso

Este novo espaço lúdico será implantado numa

zona de grande densidade populacional

Page 21: Barquinha viva 24

p_ 20 21p_DESPORTO

CENTRO DESPORTIVO AVANÇA Começará a ganhar forma, no mês de Abril, o futuro Centro Desportivo da Atalaia, com o arranque das obras de colocação do novo piso sintético do campo de jogos, e arranjos da zona envolvente. Esta intervenção, financiada pelo governo, será complementada mais tarde com a ampliação dos balneários e construção de bancadas para o público, num investimento total de cerca de 1.000.000 de euros.

Centro Municipal de Actividade Física, desde 1999

AQUAGYM TEM INSTALAÇÕES DE REFERÊNCIA NO CONCELHONatação bebés | Escola de Natação | Hidroginástica/ Aquabyke | Fisioterapia em meio aquático/ Natação Livre | Natação de Competição/ Jovens Multiactivos/ Eventos Aquáticos de Animação | Musculação e Cardio-Fitness | Pilates | GimMix | Jacuzzy | Sauna | Banho Turco | Diversas Combinações de Actividades

O Centro Municipal de Actividade Física - AQUAGYM de Vila Nova da Barquinha, continua a ser uma referência no nosso concelho, solidificando ano a ano, a sua posição de instalação especialmente preferida por centenas de utentes, de todas as idades e com diferentes interesses de prática desportiva.Mesmo num período de aparentes dificuldades económicas, sentido em diversas instalações similares da nossa região, o AQUAGYM continua a deter um número superior a 1000 pessoas em programas de actividade física regular, para além dos utentes que o fazem frequentemente através de entradas livres e pontuais. Esta frequência regular e fidelizada, que corresponde a mais de 10% da população do Concelho, concentrada na rentabilização de um só instalação desportiva, é uma marca proporcionalmente inexistente em outras piscinas municipais conhecidas.Em breve a diversidade de oferta de serviços e actividades, voltará a ter a devida intervenção por parte do Município de Vila Nova da Barquinha, através da introdução de melhorias nas instalações e na oferta de modalidades de grande novidade em piscinas públicas.

Foto

s: Jo

sé A

lfred

o Lo

pes

Page 22: Barquinha viva 24

p_ 22 23p_AMBIENTE

Pérsio Basso

Os espaços florestais constituem indubitavelmente, e cada vez mais, um refúgio, um espaço de recreio e lazer, um espaço de actividades lúdicas, desportivas, entre outras, contribuindo de forma significativa para o bem-estar físico e psicológico de todos nós.

A floresta ideal é pública, idosa e saudável. A Floresta, enquanto recurso natural de elevado valor ecológico, económico e social não pode continuar a ser desvalorizada. Esta, se gerida de forma sustentada, e encarada como espaço multifuncional, constitui uma fonte inesgotável de recursos a vários níveis: bioclimático (alterações microclimáticas que afectam o balanço hídrico; sequestro de carbono); económico; alimentar; energético (resíduos vegetais/biomassa florestal); paisagístico; educativo/ lúdico-didáctico; científico; turístico e artístico.

Funções dos espaços florestais: produção (lenho, fruto/sementes, cortiça, biomassa para energia, plantas aromáticas e medicinais; cogumelos; mel; resina), protecção (dos solos e do regime hídrico (prevenção de erosão e de cheias)); suporte à silvopastorícia, caça e pesca em águas interiores; conservação de habitats, de espécies da fauna e da flora e de geomonumentos; sequestro de carbono, entre outras. Produtos silvestres: CogumelosNuma tentativa de colmatar a lacuna de informação sobre os recursos naturais existentes nos espaços florestais no concelho de Vila Nova da Barquinha, o Gabinete Técnico Florestal, com a colaboração de alguns Munícipes, deu início à inventariação dos recursos naturais (florestais/florísticos, faunísticos e micológicos) com vista à sua valorização e a protecção da biodiversidade. No último trimestre partimos à descoberta dos cogumelos barquinhenses. Quem se dedica ao estudo dos cogumelos, descobre um mundo fascinante e místico perante a quantidade de formas, cores, cheiros e sabores (no caso dos comestíveis!) nos mais diversos ambientes e com diferentes técnicas de adaptação. Aberta a caça fotográfica, olhares atentos e curiosos conseguiram descobrir na nossa floresta maravilhas aqui bem perto de nós.

Valorização de Recursos Naturais

FLORESTA,FONTE DE RECURSOSFotos: Alexandra Carvalho e Bruno Palhares

Page 23: Barquinha viva 24

p_ 22 23p_AMBIENTE

Contacte o Gabinete Técnico Florestal da Autarquia através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone 249720350 para:

• Esclarecimentos de assuntos relacionados com a defesa da floresta contra incêndios; • Operações de silvicultura preventiva e acções de arborização;• Valorização orgânica e energética de material lenhoso ou vegetal; • Gestão e requalificação de linhas de água; • Identificação de espécies invasoras, pragas e doenças; • Valorização ambiental (e dos recursos naturais) dos espaços florestais e gestão multifuncional;

Qualquer escola e/ou colectividade interessada em agendar uma visita ou um percurso pedestre nestes espaços poderá contactar o Gabinete Técnico Florestal da Autarquia.SE é proprietário, ou usufrui, de um espaço florestal e pretende valorizar os seus recursos? Possui um terreno onde se poderiam plantar espécies autóctones (como o carvalho, medronheiro, azereiro, sobreiro, freixo, entre outras) ou colher sementes? Sabia que existem apoios financeiros e projectos de âmbito nacional ao qual se pode candidatar?

23p_

Crianças participam na plantação de árvores

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, as Juntas de Freguesia de Vila Nova da Barquinha e Praia do Ribatejo convidaram as crianças dos jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo para participar na plantação de árvores. No dia 18 de Março, os mais novos assistiram à plantação de 3 Liquidambar e 2 Lagestroemia índica. Esta acção contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

Fotos: Pérsio Basso

Os alunos da Barquinha participaram na plantação de 3 árvores na Rua Cidade de Rio Maior, Urbanização Horta da Fonte

Na Praia do Ribatejo, o local eleito foi a Rua Luis Feliciano

Page 24: Barquinha viva 24

p_ 24 25p_FIGURA

Viveu no Circo até aos 19 anos. Durante toda a infância, adolescência e juventude foi bailarina, cançonetista, fadista, revisteira, ilusionista e trapezista. Depois casou a passou a dedicar-se à família. Residente em Vila Nova da Barquinha, Irene Cardinali Elisabeth Carvalho Cardigos, agora com

82 anos, guarda memórias infindáveis do seu passado artístico.Nasceu em Chaves, no dia 16 de Agosto de 1926. Mas foi no porto que recebeu o baptismo e daí ter adoptado a cidade invicta como terra natal. Pode dizer-se que nasceu e foi criada no circo, pois é filha e neta de artistas circenses. A avó, Lúcia Cardinali, de nacionalidade italiana, fazia números com cavalos no circo da família. Anastácio Elisabeth Anastasoupolus, o avô, era grego de origem e adoptou o nome de “Hércules”, pois levantava pesos e alteres no circo “Elisabeth”. Desta relação nasceu Emma Natália Elisabeth, trapezista, mãe e grande inspiradora de Irene. Ambas davam vida ao circo “Ameri”, propriedade do pai adoptivo, Américo da Silva Carvalho, que se viria a tornar palhaço de profissão. Irene fazia dupla com o irmão, Carlos Carvalho, ou “Palhaço Carlitos”. Formavam em conjunto os “Irmãos Silva” (no trapézio) ou “Lelete e Carlitos” (nas variedades). No circo, os quatro membros da família asseguravam todo o espectáculo. “Eu estava sempre em cena. Entrava e saia do palco sem ninguém dar por isso” recorda.Sem ter ido à escola, Irene Cardinali concluiu a 4.ª classe, graças aos dois professores que leccionavam no circo as disciplinas de música e expressão primária.No Verão corriam o país com o circo e no Inverno faziam variedades em várias casas de espectáculos, como o Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Foi nesta sala que

IRENE CARDINALI

A TRAPEZISTATexto e foto actual: Pérsio Basso

Mademoiselle Elisabeth, a "Rainha da Rumba”

Page 25: Barquinha viva 24

p_ 24 25p_FIGURA

“Mademoiselle Elisabeth”, nome artístico de Irene a solo, se viria a consagrar, com 17 anos, “Rainha da Rumba”.Lelete, como é conhecida pelos familiares, relembra uma vinda a Vila Nova da Barquinha aos 17 anos, com o circo “Ameri”, que na altura ficou montado no “Largo do Pirão”. No edifício onde hoje funciona o Centro Cultural, sede dos bombeiros de então, e que funcionava como casa de espectáculos, dançou em cima de uma mesa de ping-pong, episódio que nunca mais esqueceu. Nesse ano viria a dar-se um trágico episódio – o falecimento da mãe, com apenas 38 anos. Com o desgosto Irene perdeu a vontade de trabalhar no circo, e ainda hoje não sente saudades daquelas andanças. Aos 19 anos regressou a Vila Nova da Barquinha para casar com Ilídio Alves Cardigos, barquinhense funcionário dos Caminhos-de-ferro. Colocou um ponto final na carreira circense e fixou residência na sede de concelho até aos dias de hoje, dedicando-se ao lar e à família. Mãe de duas filhas, desenvolveu a sua actividade profissional como bordadeira, deixando de lado as luzes da ribalta. Há poucos anos, fez parte do Grupo Coral de Tancos, Coro da Igreja e do Grupo Musical Barquinha Saudosa, onde permaneceu durante 7 anos.Dona de uma inconfundível boa disposição, Irene Cardinali irradia simpatia, conservando ainda uma energia muito particular, talvez própria de uma artista de circo.

Oriunda de uma família de artistas, Irene acabou por seguir o caminho do mundo do espectáculo

Page 26: Barquinha viva 24

p_ 26 27p_

iA revista municipal Barquinha Viva é distribuida no concelho de Vila Nova da Barquinha. Se reside fora e deseja rece-ber a revista via CTT, recorte este cupão, preencha-o correctamente com os seus dados e envie para:

Município de Vila Nova da BarquinhaGab. Informação e Relações PúblicasPraça da República2260 - 411 Vila Nova da Barquinha Fax: 249 720358

Nome .................................................................................

..........................................................................................

Morada ..............................................................................

..........................................................................................

.........................................................................................

E-mail ................................................................................

Câmara MunicipalPraça da República2260-411 Vila Nova da BarquinhaTelefonesGeral: 249 720350Atendimento: 249 720372Serviço de Piquete: 96 6180545Protecção Civil: 249 720377Relações Públicas: 249 720373Serviço de Águas: 249 720357Tesouraria: 249 720361Fax: 249 720368E-mail: [email protected]: www.cm-vnbarquinha.pt

Atendimento PúblicoServiços MunicipaisSegunda a Sexta-Feira: 09h30 - 12h30 / 14h00 - 16h00

Miguel Arnaut Pombeiro, Presidente da CâmaraSegundas-feiras: 14h30 - 17h00

Maria de Fátima Capela, Chefe Div. Mun. UrbanismoSegundas-feiras: 14h30 - 17h00

Biblioteca| Espaço Internet > BarquinhaSegunda a Sábado: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Tel.: 249 720373

Biblioteca| Espaço Internet > Praia do RibatejoTerça a Sexta-Feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00Tel.: 249 733069

Galeria de ArteDias Úteis: 14h00 - 17h30Sábados: 15h00 - 18h00

Aquagym - centro municipal de actividade físicaSegunda a Sábado: 08h00 - 21h30Tel.: 249 719067E-mail: [email protected]

Comissão de Protecção de Crianças e JovensCentro Cultural de Vila Nova da BarquinhaLargo 1.º Dezembro2260-403 Vila Nova da BarquinhaTel./Fax: 249 715143E-mail: [email protected]

Telefones

Juntas de FreguesiaAtalaia: 249 710619Moita do Norte: 249 712099Praia do Ribatejo: 249 733940Tancos: 249 712094Vila Nova da Barquinha: 249 710705

Serviços PúblicosRepartição de Finanças: 249 710226Registo Civil / Cartório Notarial: 249 710433Correios Barquinha: 249 720300Correios Atalaia: 249 710619Correios Praia do Ribatejo: 249 733112

SegurançaBombeiros Voluntários: 249 710629GNR: 249 710274

Saúde / Serviços SociaisCentro Saúde Barquinha: 249 720900/10/20Extensão de Praia do Ribatejo: 249 733666Extensão de Limeiras: 249 733885Posto Médico de Atalaia: 249 710547Misericórdia / Lar de Idosos: 249 710469Segurança Social: 249 710450

FarmáciasAtalaia: 249 710695Praia do Ribatejo: 249 733328

Vila Nova da Barquinha: 249 710493

EnsinoEsc. EB 2,3 Sec. D. Maria II: 249 720220Esc. EB 2,3 Praia do Ribatejo: 249 733048

Escolas 1.º CicloAtalaia: 249 711777Cardal: 249 711811Moita do Norte: 249 711800Praia do Ribatejo: 249 733092Tancos: 249 711754Barquinha: 249 710519

SMS MUNICIPALReceba no seu telemóvel notícias sobre a actualidade do concelho, eventos e informações úteis.Envie um SMS para o número 965 064 238, com o nome e apelido, seguido da palavra ADERIR*. Para cancelar este serviço, basta enviar um SMS para o mesmo número, com o nome e apelido, seguido da palavra CANCELAR*. O serviço é gratuito. Só terá de despender o custo do sms de adesão ou de cancelamento.*(custo normal de envio de SMS para a rede TMN, de acordo com cada tarifário)

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Page 27: Barquinha viva 24

p_ 26 27p_VÁRIOS

CONSULTE AS ACTAS E OS REGULAMENTOS MUNICIPAIS EM WWW.CMVNBARQUINHA.PT

Festa de NatalA Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha promoveu, no dia 20 de Dezembro de 2008, o habitual “Convívio Natalício”. Num espírito de união e fraternidade, dezenas de funcionários, e filhos até aos 12 anos, reuniram-se na Associação Cultural e Recreativa do Cardal para celebrar o Natal.A Festa dirigiu-se em primeiro lugar aos mais pequenos, com a realização de uma peça de teatro alusiva à época festiva, na qual estiveram simbolizados os valores da amizade, família e partilha. Composta por três personagens - um menino que acredita no pai natal, uma menina que não acredita e, como não podia deixar de ser, o nosso velho amigo, o Pai Natal, que apareceu para distribuir as prendas pelas crianças. Pinturas faciais e Modelagem de balões fizeram também as delícias dos mais novos. Após a animação infantil, seguiu-se um animado lanche ajantarado, com música e karaoke.

Alteração do prazodo pagamento da águaNo sentido de tornar mais célere e eficiente o serviço prestado aos munícipes, a data limite de pagamento do Recibo da Água foi alterada, desde o Mês de Fevereiro de 2009, passando a mesma a ser até ao dia 4 de cada mês.O Município de Vila Nova da barquinha agradece a sua colaboração.

COMEMORAÇÕES DO 25 ABRILBarquinha Parque e Centro Cultural24, 25 e 26 de Abril

Dia 24 21h30 – Concerto alusivo ao 25 de Abrilcom Fernando Espanhol e Tomé (Centro Cultural)

Dia 2510h00 - Atletismo (Barquinha Parque)15h00 - Tarde musical (Centro Cultural): Grupo Coral de Tancos, Barquinha Saudosa, Banda de Música dos Bombeiros de Vila Nova da Barquinha, Banda de Música da Sociedade Instrução Musical Rossiense15h00 - Animação infantil com Insufláveis (Barquinha Parque)17h00 - Sardinhada (Barquinha Parque)

Dia 2610h00 – Prova de Agility (Barquinha Parque)15h00 – Encontro com o escritor barquinhense Carlos Vale Ferraz (Centro Cultural)Tema: A Literatura, África e o Pós 25 de Abril16h00 – Concerto com Dominique Ventura (Centro Cultural)

FEIRA D' ÉPOCABarquinha Parque23 e 24 de Maio

Venda de produtos da terra,Doçaria, Mel, Chás, Licores,Artesanato, Gastronomia,Animação

Fotos: Pérsio Basso

AGENDA CULTURALExposição de Pintura

FREQUÊNCIAGaleria de Arte do Centro Cultural de Vila Nova da BarquinhaAté 11 de AbrilExposição colectiva dos alunos de Artes Plásticas, Pintura e Intermédia, do Instituto Politécnico de Tomar

Page 28: Barquinha viva 24

CARNAVAL

No dia 20 de Fevereiro o Carnaval saiu à rua. Os desfiles,

organizados pelos Jardins-de-Infância e Escolas do 1.º Ciclo, realizaram-se por todo o concelho de Vila Nova da Barquinha. Aqui ficam as imagens dos momentos de folia dos mais pequenos.

Fotos: Pérsio Basso