Barquinha Viva 17

24
INFO MAIL Publicação do Município de Vila Nova da Barquinha Ano VII | # 17 | Abr 06 | Distribuição Gratuita REALOJAMENTO DE FAMÍLIAS DESFAVORECIDAS COMBATE AOS EDIFÍCIOS DEGRADADOS PROGRAMA PROHABITA APROVA CANDIDATURA

description

Revista Municipal "Barquinha Viva" número 17, de Abril de 2006.

Transcript of Barquinha Viva 17

Page 1: Barquinha Viva 17

INFO MAIL

Publicação do Município de Vila Nova da BarquinhaAno VII | # 17 | Abr 06 | Distribuição Gratuita

realojamento de famílias desfavorecidas

combate aos edifícios degradadosPrOGrAMA PrOhABItA APrOVA cANDIDAturA

Page 2: Barquinha Viva 17

p_2

ficha técnica

directorMiguel Pombeiro, Presidente da câmara

redacção, fotografia e PaginaçãoPérsio Basso

Gabinete de Informação e relações Públicas Email: [email protected]

ProPriedadeMunicípio de Vila Nova da Barquinha

Praça da república2260-411 Vila Nova da Barquinha

tel.: 249 720350 Fax: 249 720368

internetwww.cm-vnbarquinha.pt/revista

tiragem4000 ex.

imPressãoGráfica Almondina

dePósito legal n.º 181747/02

4 > habitação com a aprovação de uma candidatura ao programa PrOhABItA, o Município iniciou o processo de recuperação de edifícios degradados, que servirão para realojar famílias carenciadas.

6 > acção socialA Directora regional da Segurança Social visitou o concelho. Anabela rato ficou a par de todos dos projectos na área social que estão em curso, entre os quais o futuro centro comunitário de Atalaia e a creche de Vila Nova da Barquinha.

p_2

sumário

14 > ambienteO Dia da Árvore e simultaneamente o primeiro dia da Primavera, 21 de Março, foi assinalado na Atalaia com a plantação de duas árvores.

20 > gastronomiaEstá a decorrer até ao próximo dia 16 de Abril mais uma edição do Mês do Sável e da Lampreia. um dos certames gastronómicos mais concorridos da região, esta iniciativa atrai anualmente milhares de turistas aos restaurantes do concelho.

12 > carnaval Os alunos das escolas do concelho sairam à rua para festejar o carnaval. Veja aqui a fotoreportagem de um dos momentos mais alegres e coloridos do ano.

4

614

12

20

PB

PB

PB

PB

Page 3: Barquinha Viva 17

3p_

Miguel Pombeiro, Presidente da Câ[email protected]

as contas de 2005Tal como habitualmente, os Órgãos Municipais apreciam em Março e Abril os Documentos de Prestação de Contas relativamente ao ano anterior.O ano de 2005 foi o último do quadriénio que marcou claramente uma alteração profunda nas infra-estruturas, nos equipamentos, na imagem, nas condições e na qualidade de vida no nosso concelho.Os números constantes no referido documento traduzem também essa realidade, sobretudo através dos montantes de investimento.Neste contexto, parece-me oportuno divulgar e sublinhar alguns dos dados de gestão constantes no Relatório de Prestação de Contas.No último quadriénio (2002 a 2005), o Município de Vila Nova da Barquinha ficou muito próximo de atingir em despesas de capital os 20 milhões de euros. Considerando a sua dimensão e a pouca capacidade de gerar receitas próprias, é um valor de realçar.Um milhão de contos ou cerca de cinco milhões de euros por ano para o investimento só é possível com uma rigorosa gestão das despesas correntes, traduzível no facto de a poupança corrente (isto é, o saldo positivo na diferença entre o total das receitas correntes e o total das despesas correntes) ter financiado o Investimento.Os valores referidos são ainda mais significativos quando concluímos que o investimento efectuado não pôs em causa a sustentabilidade financeira do Município.De facto, o recurso aos empréstimos bancários atinge apenas cerca de 10% da despesa de capital. Por outro lado, a capacidade legal de endividamento do Município está a menos de um terço da capacidade máxima, num contexto nacional em que a esmagadora maioria dos municípios viu a sua capacidade de endividamento reduzida a zero em função da norma aprovada no Orçamento de Estado de 2003, que reduziu em 50% a referida capacidade.

"Um milhão de contos ou cerca de cinco milhões de euros por ano para o investimento só é possível com uma rigorosa gestão das despesas correntes, traduzível no facto de a poupança corrente (isto é, o saldo positivo na diferença entre o total das receitas correntes e o total das despesas correntes) ter financiado o Investimento."

editorial

Page 4: Barquinha Viva 17

p_4

acção social

Page 5: Barquinha Viva 17

5p_

acção social

PrOhABItA aprova candidatura

município prepara recuperação do centro histórico de vila nova da barquinha

Foi aprovada, no final de 2005, uma candidatura do Município de Vila Nova da Barquinha ao Programa PROHABITA – Programa de Financiamento para Acesso à Habitação - do Instituto Nacional da Habitação (INH). Este programa irá permitir ao município resolver as carências habitacionais mais graves do concelho. A candidatura prevê uma verba de cerca de 2.000.000 de euros para a reabilitação de 38 imóveis degradados, para o biénio 2007/08. A Câmara Municipal poderá vir a celebrar mais Acordos de Colaboração com o Ministério das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional, num espaço temporal de cinco anos.Este programa de realojamento destina-se a famílias residentes em edifícios sem condições de habitabilidade, habitações degradadas, habitações com sobrelotação, entre outros casos.

Ao abrigo deste programa o município de Vila Nova da Barquinha tem intenção de adquirir e reabilitar vários imóveis degradados e devolutos, que servirão para consumar os realojamentos.

O programa PROHABITA irá permitir que os mais desfavorecidos tenham acesso a uma habitação condigna. Os realojamentos serão feitos ao abrigo do regime do arrendamento social, cabendo às famílias o pagamento de uma renda social, calculado de acordo com os rendimentos do agregado familiar.

combate aos degradados

O PROHABITA é um programa 2 em 1, pois permite realojar famílias carenciadas ao mesmo tempo que promove a revitalização do centro histórico de Vila Nova da Barquinha, através da recuperação dos imóveis devolutos. Entretanto, e para concretizar este segundo objectivo, o Município está a promover a revisão dos Planos de Salvaguarda dos Núcleos Antigos de Vila Nova da Barquinha e de Tancos, a realização de documentos estratégicos para a preservação e recuperação destas importantes áreas urbanas, entre outras medidas.

No passado dia 25 de Novembro de 2005, a Assembleia Municipal aprovou a fixação do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI) e majoração da taxa do IMI em 30% para prédios degradados.

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha iniciou os procedimentos legais com vista à reabilitação urbana da zona histórica da sede de concelho, com base no Decreto-Lei n.º 104/2004, de 7 de Maio. Os serviços da autarquia deram início às vistorias aos edifícios degradados e envio das respectivas notificações aos proprietários, com vista à recuperação dos imóveis.

PB

PB

Page 6: Barquinha Viva 17

p_6

acção social

directora da segurança social visita concelhoAnabela Rato, Directora do Centro Distrital de Segurança Social, visitou no passado dia 6 de Fevereiro, o concelho de Vila Nova da Barquinha. Acompanhada pelo Governador Civil, Paulo Fonseca, a responsável pela Segurança Social no distrito de Santarém iniciou este périplo na Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, onde foi recebida pelo Presidente da Câmara, Vítor Miguel Arnaut Pombeiro, para uma reunião de trabalho.Seguiu-se uma visita ao terreno onde o Centro Social e Paroquial de Atalaia prevê construir o Centro Comunitário de Atalaia, assim como ao local onde se pretende edificar o futuro Centro de Apoio ao Deficiente, em Moita do Norte, uma iniciativa da “Casa Moinho de Vento” – Sub Núcleo APPC. No final da manhã, Anabela Rato percorreu as obras da Creche de Vila Nova da Barquinha, resultado da recuperação do antigo edifício do Centro de Saúde, uma obra da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova da Barquinha.À tarde, a Directora do Centro Regional de Segurança Social visitou o edifício para instalação do Centro de Acolhimento para Crianças em Risco (PROGRIDE) na Praia do Ribatejo, um projecto que o Município pretende concretizar em estreita parceria com a Fundação Dr. Francisco Cruz.A jornada de Anabela Rato ao concelho de Vila Nova da Barquinha terminou com uma visita ao Centro de Dia na Associação de Madeiras.

Page 7: Barquinha Viva 17

7p_

acção social

o governador civil de santarém, Paulo fonseca, a directora regional da segurança social, anabela rato, e o Presidente da câmara municipal de vila nova da barquinha, miguel Pombeiro, durante a visita às obras de construção da creche de vila nova da barquinha, acompanhados pelo Provedor da santa casa da misericórdia de vila nova da barquinha, hélder silva, e representantes de outras entidades.

rs

io B

as

so

Page 8: Barquinha Viva 17

p_8

acção social

Atalaia

centro comunitário tem projectoEstá concluído o projecto de arquitectura para o futuro Centro Comunitário de Atalaia. O projecto foi concebido pelo Gabinete de Apoio Técnico (GAT) de Torres Novas, com o acompanhamento dos Serviços Técnicos da Segurança Social de Santarém. De acordo com o projecto, o Centro Comunitário prevê dois espaços distintos: um Centro de Dia com capacidade para 25 utentes e apoio domiciliário que ficará instalado no piso térreo do edifício, e também um Centro de Actividades de Tempos Livres (ATL) com capacidade para 40 crianças, previsto para o piso superior.

tarifa familiar de águaO Município de Vila Nova da Barquinha criou uma Tarifa Familiar de Água para agregados familiares constituídos por cinco ou mais elementos.Esta é uma medida concreta para melhorar a qualidade de vida das famílias residentes no concelho. O anterior tarifário de consumo doméstico de água estava revestido de alguma injustiça, quando aplicado a famílias numerosas, uma vez que penalizava fortemente este tipo de agregados familiares. Para estas famílias, com maior número de utentes por habitação, o preço unitário do metro cúbico de água tornava-se mais caro em relação a uma família normal, aumentando as suas dificuldades. Os interessados deverão dirigir-se aos serviços municipais e preencher o requerimento para atribuição da tarifa. Esta situação será comprovada mediante a apresentação da respectiva Declaração do IRS, sendo renovável anualmente. A medida foi aprovada em reunião camarária no passado dia 28 de Dezembro, e está em vigor desde Janeiro. O início de 2006 marca também a actualização das tarifas de água cobradas pela Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, que não sofria actualizações desde 1998.

Este equipamento ficará localizado na Rua Vale e Azevedo, num espaço com cerca de 2300 m2, com uma zona envolvente composta por espaços verdes e 18 lugares de estacionamento automóvel.O Centro Comunitário irá dispor de várias valências, entre as quais secretaria, cozinha, copa, lavandaria, salas de actividades, sala polivalente, “mediateca”, sala de computadores, salas de refeições, gabinete de saúde, cabeleireiro, pedicura e espaços de recreio. Para o exterior do edifício está prevista a criação de um amplo espaço para actividades ao ar livre para crianças e idosos.O valor estimado para o custo desta construção é de cerca de 700.000 euros.A entidade promotora e executora desta iniciativa é o Centro Social e Paroquial de Atalaia, com o apoio da Câmara Municipal, esperando-se também o financiamento da Segurança Social.

durante a sua visita ao concelho de vila nova da barquinha, anabela rato, directora regional da segurança social visitou o terreno onde se pretende construir o centro comunitário de atalaia

PB

Page 9: Barquinha Viva 17

9p_

acção social

Page 10: Barquinha Viva 17

p_10

educação

assembleia municipal aprova carta educativa

Está em desenvolvimento o processo da Carta Educativa, documento que foi aprovado em Assembleia Municipal, no dia 3 de Março.A Carta Educativa é “o instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos a localizar no concelho, de acordo com as ofertas de educação e formação que seja necessário satisfazer, tendo em vista a melhor utilização dos recursos educativos, no quadro do desenvolvimento demográfico e sócio-económico de cada município”.O documento propõe um reordenamento da rede escolar em territórios Educativos, com o objectivo de dotar o Município de uma rede de infra-estruturas de educação e ensino integrada, que responda não só ás necessidades da população escolar de hoje como à da próxima década. A opção foi pela não junção dos Jardins-de-Infância com o 1.º ciclo. Para o ensino pré-escolar o território de referência continua a ser a freguesia. Já relativamente ao 1.º ciclo, o

concelho ficaria dotado com dois pólos: um na Praia do Ribatejo, onde se prevê a construção de um bloco de salas de aula para o 1.º Ciclo na actual Escola EB 2 3, assim como a adaptação da actual Escola do 1.º Ciclo para Jardim-de-infância, o que permitirá a constituição de um Escola Básica Integrada. O outro pólo servirá o território de Tancos, Vila Nova da Barquinha, Moita do Norte e Atalaia, prevendo-se a construção de um edifício de raiz para funcionamento do 1.º Ciclo.Pretende-se criar uma escola de excelência com todas as condições, numa lógica de escola de dia inteiro, onde há espaços distintos para prolongamento de horários, tempos livres e actividades extracurriculares. Onde mais do que ter Internet na escola o que está em causa é fazer uma escola onde a Internet é uma necessidade e onde as tecnologias são essenciais.A concretização no terreno da Carta Escolar depende de níveis bastante elevados de investimento. Dependerá de fundos comunitários, do apoio da administração central e do apoio para a existência de uma rede eficaz de transportes escolares.

a carta escolar do concelho prevê que cada freguesia fique dotada de um jardim-de-infância

rs

io B

as

so

Page 11: Barquinha Viva 17

11p_

educação

as vantagens do reordenamento em territórios educativos:

• A racionalização, rentabilização e melhoria de qualidade dos recursos físicos – instalações, equipamento e material didáctico – através de um sistema de administração e gestão conjugado que permita beneficiar todos os estabelecimentos de educação e ensino de um apoio pedagógico acrescido e o acesso a equipamentos superiores;

• Maior facilidade de contacto e articulação entre os docentes, conducentes a uma melhor integração no meio escolar e comunitário;

• Organização local coordenada e desenvolvimento sistemático de acções de formação contínua de pessoal docente e não docente, evitando deslocações onerosas e percas de tempo, e permitindo um conhecimento mais profundo das várias realidades existentes na zona, o que leva a uma melhor integração das escolas na comunidade;

• Potencialização dos meios e recursos disponíveis, procurando sinergias e complementaridades;• Promoção da integração dos diferentes níveis de ensino, quer numa lógica de integração de

ofertas educativas num só pólo quer numa lógica multipolar;• Reforço das capacidades pedagógicas dos estabelecimentos que integram os diferentes

agrupamentos;• Criação de novos pólos educativos do Ensino Básico e do ensino pré-escolar, segundo uma lógica

de complementaridade entre freguesias;• Diminuição das situações de isolamento, de forma a promover a sociabilização e interacção dos

agentes educativos, assim como o sucesso educativo dos alunos;• Organização de um sistema eficiente de transportes, que assegure a deslocação dos alunos do

local de residência para as escolas;

rs

io B

as

so

Page 12: Barquinha Viva 17

p_12

esco

las

fest

ejam

car

nava

lC

erca

de 4

00 al

unos

dos

Jard

ins-

de-in

fânc

ia e

Esc

olas

do

1.º C

iclo

de t

odo

o co

ncel

ho sa

íram

à ru

a no

dia 2

4 de

Fev

erei

ro p

ara m

ais u

m d

esfil

e car

nava

lesc

o. O

s m

ais p

eque

nos e

spal

hara

m a

legr

ia e

cor

pel

as ru

as d

e A

tala

ia, M

oita

do

Nor

te, P

raia

do

Riba

tejo

, Tan

cos e

Vila

Nov

a da

Bar

quin

ha, t

raja

dos a

rigo

r. N

ão fa

ltou

orig

inal

idad

e no

s fa

tos,

más

cara

s e

ader

eços

, alg

uns

conc

ebid

os a

travé

s da

reut

iliza

ção

de m

ater

iais.

Rei

s, pr

ince

sas,

cava

leiro

s, su

per-h

erói

s, ín

dios

, bru

xas

e pa

lhaç

os fo

ram

alg

umas

per

sona

gens

repr

esen

tada

s nos

des

files

, um

a in

icia

tiva

dos a

grup

amen

tos d

e es

cola

s do

conc

elho

.

educação

p_12

Page 13: Barquinha Viva 17

13p_

educação

13p_

fotos: Pérsio Basso

Page 14: Barquinha Viva 17

p_14

ambiente

Os alunos do Jardim-de-infância e da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Atalaia plantaram no dia 21 de Março – dia que assinala o início da Primavera e Dia Mundial da Árvore – duas árvores no Jardim Dr. Eustáquio Picciochi. A iniciativa partiu da Junta de Freguesia, em parceria com as Associações de Pais e Encarregados de Educação dos estabelecimentos

município sensibiliza donos de cãesA Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha lançou no início do mês de Março uma campanha de sensibilização para os detentores de cães. Esta iniciativa pretende informar quais são as responsabilidades legais de quem tem um cão como animal de companhia, assim como conselhos e cuidados a ter com os canídeos.

A condução dos animais à trela em lugares públicos e a recolha dos dejectos dos canídeos das ruas, passeios e jardins com sacos de plástico são algumas indicações desta campanha. O não cumprimento destas normas poderá originar processos de contra ordenação, puníveis nos termos da legislação em vigor.

O Município de Vila Nova da Barquinha está a preparar um regulamento próprio para esta matéria, com o objectivo de aumentar as condições de higiene e segurança nos locais públicos. É necessário que os donos de cães tenham noção das suas responsabilidades quer em relação às outras pessoas, quer em relação ao próprio animal.

de ensino daquela localidade. O Município de Vila Nova da Barquinha associou-se a esta acção de sensibilização dos mais novos para a preservação do meio ambiente, com a presença do Presidente da Câmara, Vítor Miguel Arnaut Pombeiro, nesta cerimónia onde descerrou duas placas alusivas à plantação das duas “Pimenteiras Reais”.

crianças celebram Dia Mundial da Árvore

"Uma árvore é um amigo"

PB

Page 15: Barquinha Viva 17

15p_

urbanismo

Está em curso a 1.ª revisão do Plano Director Municipal (PDM) do concelho de Vila Nova da Barquinha, o qual prevê a sua revisão passados 10 anos sobre a sua vigência, tendo sido feita a adjudicação para a sua realização ao consórcio NATURAUTA, ARqUIAMBIENTE e SAM. Já foram realizadas várias reuniões preparatórias e iniciada a formação de uma equipa técnica para acompanhar o processo. Na reunião realizada no dia 11 de Janeiro na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), em Lisboa, foram propostas as entidades (27) para fazer parte de uma Comissão Mista de Coordenação da revisão do documento datado de 1994.O Município pretende que o futuro PDM de Vila Nova da Barquinha seja um instrumento estratégico para o desenvolvimento económico e turístico do concelho, e que permita alguma flexibilidade no ordenamento físico e na gestão urbanística do território municipal.É possível que o novo Plano anteveja um possível crescimento da zona empresarial, assim como uma reocupação das zonas urbanas de construção. Nas suas linhas gerais, deverá promover uma sustentabilidade urbanística, conciliando em harmonia os interesses de diferentes áreas como a educação, o desporto ou o turismo. Prevê-se que o novo Plano possa ser implementado a partir do ano de 2007.

revisão avança

Pdm para os novos desafios

PB

Page 16: Barquinha Viva 17

p_16

parque almourol

Após o fim da construção do cais para atracação de embarcações na margem norte do rio Tejo, junto ao Castelo de Almourol, está também em fase final de construção o cais da ilha, bem como a melhoria do acesso com escadas e corrimão em madeira. Terminada está também a remodelação da rampa varadouro existente no local, a primeira intervenção desta empreitada a ficar concluída.Com estas obras, as infra-estruturas fluviais de apoio ao Castelo de Almourol vão oferecer melhores condições aos milhares de turistas que anualmente visitam o monumento nacional.Ainda no âmbito do Projecto Parque Almourol, estão a avançar a bom ritmo as obras de construção da 2.ª fase do Centro Náutico de Vila Nova da Barquinha. Este edifício, que servirá para armazenamento de embarcações de recreio, deverá estar concluído em Junho.

Melhorias nas infra-estruturas fluviais

cais da ilha em construção

PB

PB

Page 17: Barquinha Viva 17

17p_

parque almourol

A Câmara Municipal colocou, no mês de Março, três quiosques no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha, com vista à instalação de bares de apoio ao maior espaço de lazer do concelho e da região. Localizados no Parque dos Plátanos (junto ao Centro Cultural), Parque Central (junto aos Paços do Concelho) e no Parque dos Chorões (junto ao Centro Náutico), estes equipamentos entrarão em funcionamento em breve.

Vila Nova da Barquinha

Parque tem quiosques

de apoio

foto: serrano rosa

PB

Page 18: Barquinha Viva 17

p_18

apontamentos

internet na biblioteca de atalaiaA Biblioteca de Atalaia, a funcionar nas instalações da Junta de Freguesia, já dispõe de computadores para acesso gratuito à Internet, desde o início do mês de Março. A medida surgiu na sequência de um protocolo de cooperação celebrado entre o Município de Vila Nova da Barquinha e a Junta de Freguesia de Atalaia, com vista à dinamização da Biblioteca local. Este Protocolo irá permitir à população de Atalaia usufruir de um serviço de apoio à leitura, quer através do empréstimo domiciliário, consulta local de documentos, pesquisa na Internet, além de poder usufruir de acções de apoio à leitura a realizar na biblioteca.A Biblioteca de Atalaia funciona de segunda a sexta-feira, das 16 às 18 horas.

trabalhadores em convívioO Centro Social dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Vila Nova da barquinha promoveu, no passado dia 15 de Dezembro, no restaurante quinta da Ponte da Pedra, mais um Convívio Natalício.Os funcionários do município juntaram-se num jantar que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas.Depois do jantar seguiu-se um espectáculo de música ao vivo e karaoke, onde se revelaram alguns novos talentos.No dia 17 de Dezembro, à tarde, realizou-se no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha uma festa infantil para os filhos dos funcionários da autarquia. Além da tradicional distribuição de presentes com a presença do Pai Natal, os mais novos assistiram ainda a um filme de animação. A tarde de festa terminou com um lanche convívio.No dia 11 de Fevereiro, o Centro Social promoveu no restaurante Almourol, em Tancos, um jantar alusivo ao Carnaval que contou com a participação de algumas dezenas de foliões. Os trabalhadores do Município organizaram ainda uma viagem a Lisboa, no dia 26 de Março, para participar na Meia Maratona de Lisboa, atravessando a Ponte 25 de Abril.

o jantar de natal ficou marcado pela boa disposição. a noite terminou com uma divertida sessão de karaoke.

PB

PB

Page 19: Barquinha Viva 17

19p_

cultura

Vila Nova da Barquinha acolheu, de 31 de Março a 2 de Abril, no Auditório do Centro Cultural, o Encontro Nacional de Cine-Clubes. Cerca de 50 cineclubistas de todo o país reuniram-se em Vila Nova da Barquinha, numa iniciativa promovida pela Federação Portuguesa de Cine-Clubes. Entretanto, em 2006 continua a colaboração entre o Cine-Clube de Torres Novas e o Município de Vila Nova da Barquinha, protocolo do qual resultam os “Ciclos de Cinema”. Esta iniciativa promove sessões de cinema mensais, no último Sábado de cada mês, às 21h30, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. Este programa permite à população a oportunidade de assistir a filmes que dificilmente passam no circuito comercial (europeus, asiáticos ou americanos, ditos mais alternativos), a preços mais baixos. “A Festa”, “Lost in translation” e “Vera Drake” foram as películas exibidas no primeiro trimestre do ano.Nos meses de Verão, e se as condições climatéricas o permitirem, serão realizadas sessões de cinema ao ar livre, no Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.

A casa da arteA pintura e a cerâmica marcaram o primeiro trimestre de exposições na Galeria de Arte do Centro Cultural de Vila

Nova da Barquinha. Julieta Moleiro, natural do concelho, expôs os seus trabalhos

de pintura e cerâmica em Janeiro. A artista estudou música, mas foi a pintura e a cerâmica que a fizeram sentir-se realizada. Participou num ateliê de ar livre com a pintora

Mena Wagner, onde aprendeu a técnica do pastel de óleo. Julieta Monteiro executa trabalhos em arte floral, pintura

acrílica, a óleo e a pastel. No seu currículo artístico conta já com várias exposições individuais e colectivas.

O mês de Fevereiro marcou o regresso da pintura de Sam Abercromby a Vila Nova da Barquinha. “Sequencialismo”

foi o tema da mostra patente ao público na Galeria de Arte. Radicado em Portugal há vários anos, o australiano Sam Abercromby é inevitavelmente um grande pintor, tendo

exposto os seu trabalho em vários pontos do mundo. O seu desconcerto perante uma vida de dedicação à pintura leva-o à clausura do corpo, obrigando a mente e o gesto a um voo

sem limites. Foi mais uma exposição de Sam - a fase dos rochedos - como gosta de lhe chamar.

o Presidente da câmara, miguel Pombeiro, marcou presença na inauguração da exposição de pintura de julieta moleiro, artista natural do concelho

Cinema em 2006

Encontro de Cine-clubes

na Barquinha

PB

PB

Page 20: Barquinha Viva 17

p_20

cultura

Está a decorrer mais uma edição do Mês do Sável e da Lampreia, em Vila Nova da Barquinha.Até dia 16 de Abril, oito restaurantes do concelho, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, promovem pelo 12.º ano consecutivo esta mostra gastronómica baseada em pratos confeccionados com peixe do rio, como o Arroz de Lampreia ou a Açorda de Sável.Estas e outras iguarias poderão ser apreciadas nos restaurantes aderentes: Almourol (Tancos), A Palmeira (Barquinha), O Chico (Praia do Ribatejo), Platina (Moita do Norte), Ramos (Madeiras – Praia do Ribatejo), Soltejo (Barquinha), Stop (Atalaia) e Tasquinha da Adélia (Barquinha). Além dos sabores, os visitantes poderão ainda conhecer

O delicioso peixe do rio

uma região com bonitas paisagens e monumentos de grande valor histórico e arquitectónico, e passear no rio Tejo, num barco de recreio que os levará ao Castelo de Almourol. À semelhança do que aconteceu nas edições anteriores, a organização oferece bilhetes para passeios de barco ao Castelo a quem provar estas especialidades da gastronomia tradicional do concelho (1 dose = 1 bilhete).O Mês do Sável e da Lampreia tem por objectivo principal reavivar todo o conhecimento gastronómico que remonta aos princípios da constituição da nacionalidade. O Concelho de Vila Nova da Barquinha fica localizado entre os rios Tejo e Zêzere, e como tal toda a sua história e cultura está intimamente ligada à actividade piscatória.

rs

io B

as

so

Page 21: Barquinha Viva 17

21p_

cultura

receitas

Arroz de LampreiaIngredientes:8 postas de lampreiasal e pimenta preta em grão1 folha de louro2 cravos-da-índia4 dentes de alho2 dl de vinho branco½ dl de vinho tinto1 cebola grande1 colher de sopa de banha6 colheres de sopa de azeite150 gr de presunto com alguma gordura350 gr de arrozsangue de lampreia1 colher de sopa de vinagre de vinho tintocoentros

Preparação:Tempere a lampreia com sal, a pimenta acabada de moer, o louro, os cravos-da-índia moídos, os alhos pisados e os vinhos. Deixe a marinar neste preparado cerca de três horas no frigorífico. Pique a cebola e leve a refogar com o azeite e a banha. quando a cebola estiver dourada, junte a lampreia, bem escorrida e cortada às postas, e o presunto cortado aos pedacinhos. Refogue um pouco e vire as postas. Adicione aos poucos a marinada e a água a ferver. quando o peixe estiver cozinhado, retire-o com uma escumadeira e reserve-o. Deite o arroz no mesmo tacho, com a calda do peixe, e mexa. Regue com 900 dl de água a ferver e mexa. Cozinhe em lume brando até o arroz abrir. Rectifique os temperos e junte o sangue de lampreia, previamente dissolvido no vinagre. quando retomar fervura coloque as postas de peixe e polvilhe com coentros picados. Apure em lume brando e sirva bem quente.

Açorda de SávelIngredientes:1 kg de pão de trigo1 ramo de coentros1 limão1 cebola1 dente de alhocabeça, rabo e 1 ou 2 postas de sável1 dl de azeitepimentalouro e sal q.b.

Preparação:Leva-se ao lume um tacho com água temperada com coentros, cebola e alho picados, louro e sal. quando começar a ferver junta-se o peixe. Corta-se o pão e coloca-se no caldo da cozedura do peixe, previamente coado. Desfazem-se as ovas e juntam-se ao preparado anterior. Com o preparado no tacho, abre-se-lhe um orifício no centro e deita-se neste o azeite. Mantém-se ao lume, mexendo, até à açorda ficar bem cozida. Coloca-se numa terrina, rega-se com sumo de limão e tempera-se com bastante pimenta. Acompanha com sável frito.

Page 22: Barquinha Viva 17

p_22

iSe vive fora do concelho e deseja receber gratuitamente na sua caixa de correio a revista municipal Barquinha Viva, recorte este cupão, preencha-o correctamente com os seus dados e envie para:

município de vila nova da barquinhagab. informação e relações PúblicasPraça da república2260 - 411 vila nova da barquinha fax: 249 720358

Nome .................................................................................

..........................................................................................

Morada ..............................................................................

..........................................................................................

.........................................................................................

E-mail ................................................................................

telemóvel ...........................................................................

câmara municipalPraça da república2260-411 Vila Nova da Barquinhatelefones Geral: 249 720350 Atendimento: 249 720372 Serviço de Piquete: 96 6180545 Protecção civil: 249 720377 relações Públicas: 249 720373 Serviço de Águas: 249 720357 tesouraria: 249 720361Fax: 249 720368Email: [email protected]: www.cm-vnbarquinha.pt

atendimento Públicoserviços municipaisSegunda a Sexta-Feira: 09h30 - 12h30 / 14h00 - 16h00

miguel arnaut Pombeiro, Presidente da câmaraSegundas-feiras: 14h30 - 17h00

maria de fátima capela, chefe div. mun. UrbanismoSegundas-feiras: 14h30 - 17h00

biblioteca| espaço internet > barquinhaDias úteis: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00tel.: 249 720373

biblioteca| espaço internet > Praia do ribatejoterça a Sexta-Feira: 09h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00Sábados: 10h30 - 12h30 / 14h00 - 17h00tel.: 249 733069

galeria de arteDias Úteis: 14h00 - 17h30Sábados: 15h00 - 18h00tel./Fax: 249 720358

Piscina municipalDias úteis: 8h00 - 12h00 / 15h00 - 17h00Sábados: 10h00 - 12h00tel.: 249 720360

comissão de Protecção de crianças e jovenscentro cultural de Vila Nova da BarquinhaLargo 1.º Dezembro2260-403 Vila Nova da Barquinhatel./Fax: 249 720358

telefones

juntas de freguesiaAtalaia: 249 710619Moita do Norte: 249 712099Praia do ribatejo: 249 733940tancos: 249 712094Vila Nova da Barquinha: 249 710705

serviços Públicoscartório Notarial: 249 710814repartição de Finanças: 249 710226registo civil: 249 710433correios Barquinha: 249 720300correios Atalaia: 249 710619correios Praia do ribatejo: 249 733112

segurançaBombeiros Voluntários: 249 710629GNr: 249 710274

saúde / serviços sociaiscentro Saúde Barquinha: 249 720900/10/20Extensão de Praia do ribatejo: 249 733666Extensão de Limeiras: 249 733885Posto Médico de Atalaia: 249 710547Misericórdia / Lar de Idosos: 249 710469Segurança Social: 249 710450

farmáciasAtalaia: 249 710695Praia do ribatejo: 249 733328

Vila Nova da Barquinha: 249 710493

ensinoEsc. EB 2,3 Sec. D. Maria II: 249 720220Esc. EB 2,3 Praia do ribatejo: 249 733048

escolas 1.º cicloAtalaia: 249 711777cardal: 249 711811Limeiras: 249 733091Moita do Norte: 249 711800Praia do ribatejo: 249 733092tancos: 249 711754Barquinha: 249 710519

informações úteis

Page 23: Barquinha Viva 17

23p_

obras

sms mUniciPalreceba no seu telemóvel informações sobre eventos culturais e desportivos, notícias e informações úteis sobre alterações no trânsito, cortes no abastecimento de água ou luz, ou alterações no funcionamento dos serviços municipais.Envie um SMS para o número 965 064 238, com a palavra ADErIr*. Para cancelar este serviço, basta enviar um SMS para o mesmo número, com a palavra cANcELAr*. O serviço é gratuito. Só terá de despender o custo do sms de adesão ou de cancelamento.

*(custo normal de envio de SMS para a rede tMN, de acordo com cada tarifário)

município substitui condutas em madeiras

A Câmara Municipal renovou, no mês de Fevereiro, as condutas da rede de

abastecimento de água na rua D. Luís, em Madeiras, freguesia de Praia do Ribatejo.

Com esta intervenção, o município irá melhorar o serviço de abastecimento de

água aquela localidade.

matos e cafuz com abrigos

Durante o mês de Março, a Câmara Municipal colocou abrigos para os passageiros de transportes públicos em Matos e Cafuz, freguesia de

Praia do Ribatejo.

nova iluminação na atalaia

O Município de Vila Nova da Barquinha já colocou o novo sistema de iluminação pública no troço urbano da EN 110, em Atalaia. Prevê-se que em breve as novas luminárias ajudem a tornar esta vila ainda mais bonita e mais segura.

PB

melhoramentos em caminho pedonal

Na Praia do Ribatejo, a Câmara Municipal

pavimentou com blocos de cimento o caminho pedonal junto à Rua S. João Baptista.

Page 24: Barquinha Viva 17

PB

gripe das aves - h5n1declaração de detenção de espécies avícolas

A Gripe das Aves é uma doença viral altamente contagiosa para as aves de capoeira e que pode assumir rapidamente proporções muito graves nas populações animais. Para a redução do risco de um eventual surto de Gripe da Aves (H5N1) em Portugal, deverá cumprir as determinações oficiais:

• Declare as suas aves na Junta de Freguesia da sua área de residência ou junto da Médica Veterinária Municipal – 917298178. Uma vez efectuada esta declaração de detenção de aves, não é necessário declarar novas entradas de animais ou abates para auto-consumo.

• Mantenha as aves nas capoeiras ou nos espaços fechados onde vivem, para não partilharem a mesma água e comida ou terem qualquer contacto com aves selvagens, como patos, gansos, abibes, etc.

• Se encontrar aves selvagens mortas não deve mexer. Contacte imediatamente a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha (249720350 | 966180545), a Médica Veterinária Municipal, a GNR de Vila Nova da Barquinha (249710274) ou o Posto Territorial de Tomar da GNR (249311995). Só pessoas habilitadas para tal e com equipamento adequado podem em segurança recolher os animais, identificá-los e enviá-los para o laboratório.

Não existem registos desta doença em Portugal, mas caso venham a existir, as aves doentes poderão apresentar os seguintes sintomas:

• O corpo em bola• Dificuldade em respirar• Penas eriçadas• Diminuição ou ausência de produção de ovos• Elevada taxa de mortalidade

Se tiver problemas suspeitos na sua exploração contacte a Médica Veterinária Municipal.Não há provas que o vírus H5N1 se transmita aos humanos, através do consumo de ovos ou carne. A via alimentar não é uma via de transmissão, já que o vírus H5N1 morre quando é submetido a temperaturas superiores a 70º.Para o homem, o risco de contrair esta doença é baixo. Tem de haver contacto directo e prolongado com aves doentes.

cOLABOrE! PrOtEJA AS SuAS AVES. PrOtEJA-SE A SI PrÓPrIO