Barroco em Portugal

8
Equipe: Antonia do Socorro Bianca Lima Gilberto Moura Vanessa Perreira

description

Slide sobre Barroco

Transcript of Barroco em Portugal

Page 1: Barroco em Portugal

Equipe: Antonia do Socorro Bianca Lima

Gilberto Moura Vanessa Perreira

Page 2: Barroco em Portugal

O renascimento deu ao homem o papel de senhor absoluto da terra, dos mares, da ciência e da arte. E o sentimento de que, por meio da razão, ele tudo podiaA expressão artística desse momento de dualismo e contradição é o Barroco. Esse movimento implica conhecer as condições em que vivia o homem da época, tanto na Europa quanto no Brasil-Colônia

Page 3: Barroco em Portugal

O Barroco – a arte que predominou no século XVII – registra um momento de crise espiritual da cultura ocidental. Nesse momento histórico, conviviam duas mentalidades, duas formas distintas de ver o mundo: de um lado paganismo e o sensualismo do renascimento, em declínio; de outro, uma forte onda de religiosidade, que lembrava o teocentrismo medieval.

Page 4: Barroco em Portugal

O Barroco português se deu num momento em que o país vivia uma crise de identidade, uma vez que se encontravam sobre domínio político da Espanha. Dois aspectos podem ser identificados na produção literária desse período: de um lado, o esforço dos portugueses em preservar sua cultura e sua língua; de outro, as efluências da contrarreforma, que deram origem a uma ampla produção de caráter religioso, como a do Pe. Antônio, o principal escritor português do século XVII.

Page 5: Barroco em Portugal

Monumento Barroco em Braga, Portugal.

Page 6: Barroco em Portugal

No ano de 1580, dois fatos significativos marcaram a vida cultural e política de Portugal: a morte de Camões e a passagem do país do domínio Espanhol. Durante o domínio espanhol (1580-1640), a literatura e as artes portuguesas foram influenciadas pela manifestações culturais espanholas, que conheceram nesse período “século de ouro”. Cervantes, Gôngora, Quevedo, Lope de Calderón de la barca

Page 7: Barroco em Portugal

Os escritores portuguses, procuraram preservar a lingua e a cultura lusitanas. Passaram a ter uma atitude saudosista, valorizando as personagens e os escritores do seu passado heróico recente; vasco da gama, D. Sebastião, Camões.O barroco português ganhou fortes matizes religiosas, por influência da contrarreforma. A atuação da companhia de jesus e do tribunal da inquisição, instaurado em portugal em meados do seculo XVI, marcado pela religiosidade e pela austeridade.

Page 8: Barroco em Portugal

Antônio vieira: (1608-1697) é a principal expressão do Barroco em Portugal. Sua obra pertence tanto a literatura portuguesa quanto a brasileira.

Português de origem, vieira tinha 7 anos quando veio com a família para o Brasil. Na Bahia estudou com os jesuítas e espontaneamente ingressou na ordem da companhia de jesus, iniciando seu noviciado com apenas 15 anos. A maior parte de sua obra foi escrita no brasil, e exerceu inúmeras atividades como religioso, conselheiro, e como mediador e representante de Portugal.