Basquetebol

16
BASQUETEBOL

description

Trabalho realizado no ambito da disciplina de TIC

Transcript of Basquetebol

Page 1: Basquetebol

BASQUETEBOL

Page 2: Basquetebol

O que é o Basquetebol

O basquetebol é um dos desportos colectivos mais populares do mundo, disputado entre duas equipas de cinco jogadores, cujo objectivo é introduzir a bola no cesto da equipa adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto. No fim, a equipa que obtiver mais pontos, vence o jogo. Este desporto pode ser praticado dentro de um ginásio ou pavilhão bem como ao ar livre. É considerado um desporto olímpico desde 1936. A competição deste jogo é dirigida por três árbitros, que têm com função assegurarem o cumprimento das regras do jogo; um marcador e o seu auxiliar, que têm como funções o preenchimento do boletim de jogo, onde registam os pontos marcados, as faltas pessoais e técnicas, etc; o cronometrista, que verifica o tempo de jogo e os descontos de tempo; um operador de vinte e quatro segundos, que controla os 24 segundos que cada equipa dispõe para a posse ininterrupta da bola e duas equipas, que são compostas por 5 elementos cada (em jogo), mais 7 suplentes.

Page 3: Basquetebol

Origem do Basquetebol

O basquetebol foi inventado por um professor de Educação Física canadiano, Dr. James Naismith. Verificando que durante o tempo chuvoso de Inverno os seus alunos começavam a mostrar algum desinteresse pelas aulas de ginástica, que na altura era a única actividade que se podia praticar dentro do ginásio, procurou criar um jogo que os motivasse e pudesse ser praticado num local fechado. James Naismith descartou imediatamente a ideia de um jogo que utilizasse os pés ou com muito contacto físico, pois poderia tornar-se muito violento, devido às características de um ginásio (local fechado e com piso de madeira). Logo, escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos em cada extremidade do ginásio, a uma altura equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje. No entanto, como os cestos tinham fundo, sempre que encestavam tinham que subir uma escada para recuperarem a bola. O ritmo era por isso constantemente cortado. Imaginaram então um mecanismo controlado por um longo fio, que, ao ser puxado, vertia o fundo do cesto e a bola caía no chão. Só mais tarde é que o fundo foi retirado, dando uma maior dinâmica à partida. Inicialmente, este jogo era executado com uma bola de futebol. Os cestos de pêssegos foram utilizados até 1906, quando foram finalmente substituídos por aros de metal com encosto.

Page 4: Basquetebol

Posição-Base Em todos os desportos existe uma posição básica e o basquetebol não é

excepção. A posição-base permite executar qualquer movimento, em qualquer direcção e pode ser defensiva, se se está a defender, ou ofensiva, se se está na posse da bola. Tanto na posição-base defensiva como na ofensiva deve-se seguir as seguintes normas:

. Colocar os pés afastados, mantendo-os à largura dos ombros; . Distribuir o peso do corpo de igual forma pelos dois apoios; . Flectir ligeiramente as pernas; . Manter a cabeça levantada para se poder observar os colegas e os adversários. No entanto, na posição-base defensiva deve-se: . Inclinar ligeiramente o tronco para a frente; . Ter os braços orientados para cima e para diante, com as palmas das mãos

viradas para a frente e os dedos afastados, para o controlo do adversário. E na posição-base ofensiva, conhecida também como posição de tripla ameaça,

uma vez que nesta se pode lançar a bola, driblá-la ou lançá-la, deve-se: . Fazer a pega da bola com ambas as mãos; . Colocar a bola junto ao abdómen, de modo a protegê-la, colocando cada um

dos braços por cima e por baixo da mesma.

Page 5: Basquetebol

Terreno de Jogo

O basquetebol é jogado numa superfície rectangular, coberta ou ao ar livre, cujas medidas são 28 metros de comprimento e 15 metros de largura. Se o campo de basquetebol for coberto, a altura mínima do tecto deverá ser de 7 metros.A superfície do campo costuma ser de madeira, cimento, etc., tendo em conta que as linhas limites laterais e finais devem ter todos os seus pontos a pelo menos 2 metros dos espectadores ou de outro qualquer obstáculo presente no campo.

As linhas que limitam o campo devem estar bem definidas, de modo a que não exista nenhuma dificuldade para as ver, estando proibida a existência de qualquer obstáculo a uma distância menor de 2 metros. Os espectadores devem-se encontrar a uma distância mínima de 2 metros em relação a qualquer linha limite. As linhas que determinam o comprimento do terreno denominam-se laterais e as que delimitam a largura, finais. Qualquer linha do terreno de jogo possui uma largura de 5cm.

Page 6: Basquetebol

Linhas de sinalização:

1. Círculo central. Situa-se no centro do campo e tem um diâmetro de 3.6 metros. 2. A linha central. É a que divide o campo em duas partes iguais. Esta linha central

é paralela às linhas finais e estende-se de uma linha lateral até à outra. 3. As linhas de lance livre. Também são paralelas às linhas finais e devem distar

5.80 metros da linha final. Mede 3.60 metros de comprimento e o seu ponto central está situado na junção dos pontos médios das duas linhas finais. Encontra-se a uma distância de 4.60metros da tabela. Os espaços que devem ocupar os jogadores ao longo das áreas de lance livre marcam-se da seguinte forma: a primeira linha deve ser marcada a 1.75m da linha final medida ao longo da linha que limita a área restritiva. O primeiro espaço terá 85cm de largura e termina no início da zona neutra. A zona neutra será de 40 cm de largura e marcada a cheio com a mesma cor das outras linhas. O segundo espaço adjacente à zona neutra tem também 85cm de largura. O terceiro espaço adjacente do segundo tem a mesma largura, ou seja 85cm. Todas as linhas utilizadas na marcação destes espaços terão 10cm de comprimento, e serão perpendiculares às linhas que indicam os espaços das áreas de lance livre.

4. As linhas da área restritiva. São as que delimitam a zona na que o jogador atacante não pode permanecer mais que três segundos seguidos. São duas linhas que vão desde o extremo da área de lance livre até à linha final, a três metros do ponto central e que, juntamente com a linha final, formam a área restritiva.

5. As linhas de três pontos delimitam as áreas do cesto de campo de três pontos. A área do cesto de campo de três pontos duma equipa será a área total do pavimento do campo de jogo, excepto a área limitada pelo cesto do adversário e inclui: duas linhas paralelas que se prolongam da linha final, distantes 6.25m do ponto no solo directamente na perpendicular do centro do cesto adversário, cuja medida é 1.575m, e um semicírculo de 6.25m de raio, medido do bordo exterior e com o centro no mesmo ponto descrito acima, que intercepta as linhas paralelas.

Page 7: Basquetebol

Tipos de Passe

O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas, etc.

Page 8: Basquetebol

Passe de Peito - Como o nome indica, a bola é arremessada à altura do peito, na direcção do alvo. Neste movimento os polegares é que darão a força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico.

Page 9: Basquetebol

Técnicas determinantes: 1. Colocar os cotovelos junto ao corpo; 2. Avançar um dos apoios; 3. Executar um movimento de repulsão

com os braços; 4. Executar rotação dos pulsos; 5. Após passe, ficar com as palmas das

mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo

Page 10: Basquetebol

Passe picado - Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo; O ressalto da bola terá um objectivo comum ao do passe de peito, isto é, o alvo é a mão do colega ou as zonas próximas do peito.

Page 11: Basquetebol

Técnicas determinantes: 1. Colocar os cotovelos junto ao corpo; 2. Avançar um dos apoios; 3. Executar um movimento de repulsão com

os braços; 4. Executar rotação dos pulsos; 5. Após passe, ficar com as palmas das mãos

viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo;

6. Dirigir o passe para baixo (solo) e para a frente.

Page 12: Basquetebol

Passe de ombro - É utilizado nas situações que solicitam um passe comprido. É um tipo de passe com uma trajectória tensa (sem arco), e em direcção ao alvo.

Técnicas determinantes: 1. Segurar a bola com as duas mãos e por

cima do ombro; 2. Colocar o cotovelo numa posição levantada; 3. Avançar o corpo e a perna do lado da bola; 4. Fazer a extensão do braço e finalizar o

passe para as distâncias maiores.

Page 13: Basquetebol

Passe por cima da cabeça - É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipa.

Técnicas determinantes: 1. Elevar os braços acima da cabeça; 2. Avançar um dos apoios; 3. Executar o passe com o movimento

dos pulsos e dos dedos.

Page 14: Basquetebol

Tipos de Drible

. Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.

. Drible de protecção - Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade dos defesas, o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola. "Roubar" a bola do adversário é considerado um drible de protecção.

Um jogador que esteja a driblar ou que receba um passe durante uma progressão (ou seja, a correr), pode executar dois passos e, a seguir, lançar ou passar a bola; isto não significa necessariamente dois passos (como é normalmente executado), pois o jogador pode, por exemplo, executar dois saltos consecutivos; desde que mantenha o mesmo ritmo.

Page 15: Basquetebol

Não é permitido: driblar a bola, pegá-la com as mãos e driblá-la novamente; driblar a bola com ambas as mãos; apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos anteriormente referidos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.

Page 16: Basquetebol

Posições de Jogo

São usadas, geralmente, no basquetebol, três posições: ala, pivô e armador. Na maioria das equipas são apresentados dois alas, dois pivôs e um armador.

. O armador é como o cérebro da equipa. É o jogador que marca as jogadas e geralmente começa o jogo com a bola.

. O jogador que joga como ala joga pelos cantos do campo. A função do ala muda bastante. Este pode ajudar o armador, ou marcar muitos cestos.

. O pivô é, na maioria das vezes, o mais alto e/ou mais forte da equipa. Com a sua altura, consegue pegar com facilidade a bola, marca muitos cestos e na defesa ajuda muito com as intersecções de bola.