Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos...

14
Batismo no Espírito Santo (parte V)

Transcript of Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos...

Page 1: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Batismo no Espírito Santo (parte V)

Page 2: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Lucas 11: 13

Page 3: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Hoje: A BUSCA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

Page 4: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Eu preciso buscar o Batismo?

Page 5: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Resposta Não. Mas a posição doutrinária das Assembléias de Deus diz: “Todos os crentes têm direito à promessa do Pai e devem aguardá-la ardentemente e buscá-la com sinceridade...” Mas vejamos o que diz a Bíblia:

Atos 1: 4 “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.”

O verbo em destaque indica qual deveria ser a atitude dos discípulos. Uma atitude de quem sofre uma ação.

Page 6: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Continuação ...

Atos 2: 1 e 2 “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam reunidos.”

O texto deixa claro que a ação foi do Espírito Santo e não dos homens. Eles estavam reunidos, não há qualquer indicação que estivessem buscando batismo no Espírito Santo.

Page 7: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Continuação ...

Atos 8: 16 e 17 “Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.”

Qual foi a ação dos novos convertidos?

A ação foi dos apóstolos e não dos novos convertidos.

Page 8: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Continuação ...

Atos 10: 44 “Ainda falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.”

Qual foi a ação de Cornélio e dos demais ouvintes?

Eram ouvintes. O que, em geral, faz ouvinte um?

Page 9: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Continuação ...

Atos 19: 5 e 6 “Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.”

Qual foi a ação dos efésios?

A ação foi do apóstolo Paulo e não dos efésios.

Page 10: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Continuação...

OBS: Em nenhum dos casos estudados eles estavam buscando o Batismo no Espírito Santo. Além disso a ordem de Jesus foi permanecer e esperar, que significam originalmente e respectivamente assentar-se e ficar ao redor, isto é ter uma atitude passiva, aguardando o momento em que Deus agiria. Bem diferente da atitude ativa de buscar.

Assim sendo, qual a base bíblica pentecostal, para a busca do batismo no Espírito Santo?

Page 11: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Resposta Lucas 11: 13 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

Analisando o texto Sagrado

Primeiro: Qual o assunto do texto?

Oração. Mas exatamente a persistência na oração. O assunto não é batismo no Espírito Santo, logo, é preciso ter muito cuidado ao embasar uma doutrina sobre batismo no Espírito Santo num texto que fala sobre oração.

Page 12: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Continuação ...

Segundo: Quem batiza com Espírito Santo?

Jesus. João 1: 33 “Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito Santo, esse é o que batiza com o ESPÍRITO SANTO.” O texto de Lucas diz o Pai celestial. Se refere a Primeira Pessoa da Santíssima Trindade. Mas o batismo com o Espírito Santo é função da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

Page 13: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Continuação ...

Terceiro: Qual outro evangelísta que narrou o mesmo episódio de Lucas?

Mateus. Em Mateus 7: 11 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”

Quarto: Qual a principal diferença?

Boas coisas, substitui o nome do Espírito Santo. Logo, eles não estão falando sobre Batismo no Espírito Santo. Mas sim que DEUS atende nossas orações.

Page 14: Batismo no Espírito Santo (parte V). Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito.

Conclusão Texto sem contexto sempre leva a interpretações equivocadas. Não somos incentivados a buscar Batismo no Espírito Santo (como entendido pela doutrina pentecostal). Em nenhum lugar das epístolas vemos Paulo ou Pedro dizer a uma Igreja em problemas: “Voces precisam ser batizados no Espírito Santo.” Quando o Senhor Jesus ressurreto fala as Igrejas da Ásia, em momento algum ele diz: “Peçam-me que vos batize no Espírito Santo.” Ou seja, se o Batismo no Espírito Santo, me reveste de poder e me deixa apto a vencer desafios, não haveria momento mais propício para elas serem incentivadas a buscá-lo. Mas, não foi isto que aconteceu.