BC 176 - salesianasbrj.org.br

16

Transcript of BC 176 - salesianasbrj.org.br

Page 1: BC 176 - salesianasbrj.org.br
Page 2: BC 176 - salesianasbrj.org.br

... 2 Boletim Informativo INSP

Nos dias 12 e 13 de dezembro,crianças e adolescentes tiveram umdia para festejar e agradecer a Deusa dádiva da vida.

Comemorar com eles essa dataespecial é algo marcante, pois é oúnico momento para muitos em quesão lembrados e celebrados.

A atitude de celebrar o aniver-sário desperta valores importantespautados na mensagem de Jesus:

A Equipe de Evangelização doCENSA se reuniu como o corpo do-cente da escola nos dias 17 e 18 dedezembro. O encontro teve como ob-jetivo apresentar a Campanha daFraternidade de 2019, "Fraternidadee Políticas Públicas". Com a colabo-

Vill’agindo comemora os Aniversários

“Amai-vos unsaos outros”.

Campanha da Fraternidade 2019

ração de Pe. Murialdo Gasparet e asprofessoras Marytze Bellei e ShayaneFerreira foram debatidos os três pas-sos da campanha: ver, julgar e agir.

- Todo o projeto pedagógico pas-toral do primeiro semestre tem como

base a CF. O foco é estimular a parti-cipação em Políticas Públicas, à luzda Palavra de Deus e da Doutrina So-cial da Igreja, para fortalecer a ci-dadania e o bem comum, sinais defraternidade - explica Simone, coor-denadora da equipe.

Page 3: BC 176 - salesianasbrj.org.br

...3Nº 176 | Dezembro de 2018

Com um clima de "dever

cumprido", professores,

funcionários e comunidade

religiosa do CENSA e ISECENSA

se reuniram na noite de terça-

feira, 18 de dezembro. O grupo

agradeceu as conquistas de

2018 participando da

celebração religiosa, presidida

por Pe. Murialdo Gasparete e,

ainda, gravou a mensagem de

Natal numa alegre

confraternização. Partem,

agora, para o merecido

descanso, prometendo um

retorno cheio de energia e

novidades! Que venha 2019!

O ISECENSA reuniu os fun-cionários na noite de 19 de dezem-bro para celebrar o Natal.

Tendo à frente a Pastoral Uni-versitária, o encontro teve iníciocom Pe. Murialdo Gasparet e LilianNeto convidando a todos paracomemorar a data, cantando parao aniversariante. Louvor, reflexão,oração, agradecimentos, troca depresentes e um coquetel completa-ram a noite, marcada pela gratidão,amizade e alegria.

O Fundamental I do CENSA sereuniu na Capela da escola, na tardede 4 de dezembro, para uma cele-bração de ação de graças.

Partindo da leitura de Eclesias-tes 3, sobre o tempo de cada coisa,os alunos do 2º ao 5º ano, pro-fessores e direção agradeceram asconquistas de 2018 e fizeram suaspreces para o ano novo que seaproxima.

Fundamental I do CENSA em Ação de Graças

Confraternização dos Funcionários

Confraternização CENSAe ISECENSA

Page 4: BC 176 - salesianasbrj.org.br

... 4 Boletim Informativo INSP

O curso de Pedagogia do ISE-CENSA encerrou suas atividades de2018 no Projeto Universidade Bair-ro, com uma Festa de Natal para aComunidade Tamarindo. O encon-tro aconteceu na manhã de sábado,1º de dezembro, na própria insti-tuição. As crianças assistidas peloprojeto agradeceram o trabalho rea-

A Clínica Nômade Voz de Rua,projeto de extensão doISECENSA, comemorou seu sextoaniversário com uma Roda deConversa, na Praça SãoSalvador, no dia 5 de dezembro.Contando com a participação doCAPS AD, a equipe abordou otema DSTs, orientando sob otratamento e teste rápido de HIV.Unir políticas públicas de modointersetorial em prol das pessoasque estão em situação de rua é ocaminho para o cuidado- dissePatricia Constantino, professorade Psicologia do ISECENSA.

Pedagogia promove festade final de ano para a Tamarindo

lizado ao longo do ano na comuni-dade apresentando coreografias,poesias e um harmonioso coral. Asacadêmicas do 4º período contarama história do nascimento de Jesusatravés de um Auto de Natal, coor-denado pelo Prof. Luis Carlos Alves,responsável pela disciplina de ArteEducação. Para as mães da comu-

nidade, foi programada uma pales-tra sobre primeiros socorros, minis-trada pelas professoras do curso deEnfermagem. Com não poderia dei-xar de ser, um gostoso lanche e en-trega de presentes, doados pelos pro-fessores, funcionários e comunidadedo CENSA e ISECENSA, finaliza-ram a manhã cheia de alegria!

Voz de Rua comemora seu sexto aniversário

Page 5: BC 176 - salesianasbrj.org.br

...5Nº 176 | Dezembro de 2018

Com muita alegria no dia 07 dedezembro aconteceu a Celebraçãode Ação de Graças da turma 901.

A Comunidade Educativa doINSA se reuniu para louvar e agra-decer a Deus por todos os aconte-cimentos e pessoas envolvidas noprocesso educativo dos alunos. Estemomento representa a colheita deesforços semeados ao longo de anosde estudos. Queremos agradecer aDeus por acompanhar e sustentara caminhada de cada aluno.

Pedimos a bênção de Deussobre essa nova etapa na vida des-tes jovens.

O CENSA recebeu a visita de 26crianças, convidadas pelos alunos do2º e 3º anos do Ensino Fundamen-tal, na Tarde do Amigo, em 5 dedezembro. A garotada, recepcio-nada pela diretora Ir. Rosa IdáliaPesca, que fez questão de dar boas

Fundamental I na Tarde do Amigo

vindas e entregar uma lembrançaa cada um, conheceu a escola, visi-tou os laboratórios, participou deatividades esportivas, gincanas eassistiu apresentações musicaispreparadas com muito carinho.

- Foi uma tarde de alegria, com

as crianças aproveitando todo oespaço disponível na escola. Eravisível o orgulho de nossos alunosao apresentarem o CENSA aosamigos convidados - disse AnnaLuísa Ferreira, orientadora educa-cional do Fundamental I.

Celebração de Ação de Graças no INSA

Page 6: BC 176 - salesianasbrj.org.br

... 6 Boletim Informativo INSP

Nos dias 13 e 14 de dezembroos educandos do Projeto CrescendoJuntos (PCJ) participaram de doismomentos que encerraram comchave de ouro as atividades do ano.No dia 13 aconteceu na Obra Sociala celebração com o tema: " Jesusnasceu e fortaleceu a presença deDeus em nossos corações". Na aber-tura da celebração o CoordenadorPedagógico Stevie Santos fez um pe-

Casa Betânia

Natal no PCJ

queno histórico de todos os momen-tos do ano, em seguida a jovemLavínia Alice fez a introdução dacelebração. Refletindo a família deJesus, ou seja Maria e José, os edu-candos Artur Antonio e KayqueGalvão fizeram um momento departilha onde convidaram todos ospresentes a pedir força para que oEspírito Santo venha dissipar todacegueira espiritual, toda surdez e

insensibilidade ao amor de Deusmanifestado em Jesus.

A partilha do evangelho ficoupor conta da Ir. Mercedes que trou-xe para os educandos e educadoreso sentido do verdadeiro Natal. Asapresentações ficaram por conta dasoficinas de Artes Cênicas (Educa-dora Natali), Teatro (EducadoraTamiris e Dança Educadora Aloá).

A grande essência da celebraçãofoi refletir Jesus como sol que ilu-mina e aquece todos os corações,manifestando assim a grandeza deDeus e seu amor que é sempre forçapara enfrentar a dura realidadeviolenta da Comunidade. Que nãohaja em nossa alma qualquer espa-ço escondido e obscuro, fechado àluz que é Jesus.

No dia seguinte os educandosparticiparam de um delicioso jantarde gala onde no momento de oraçãofoi refletido a entrega de nossas vidase escolhas a Deus para que ele cuidede nossas preocupações, temores,angústias, rixas e as transforme empaz, amor e esperança.

As oficinas do Centro e Artes eEsportes finalizaram suas atividadesde 2018 com um lindo espetáculo

onde a música e a dança fizeram opúblico celebrar a proximidade doNatal. O espetáculo contou com a

Cantata de Natal do Coral Clave deSol, seguido pelas oficinas de Ballet,Instrumentos e Vozes, Jazz KidsDance e Ginástica Artística.

A diretora geral, Ir. CarmelitaAgrizzi, ressaltou que este espetá-culo valoriza todo o trabalho doCentro de Artes e Esportes queacontece depois das aulas. "Dese-jamos um natal feliz e de muita pazpara todas as famílias, que 2019 sejade esperança e de luz. Parabéns atodos nós que vencemos os desafiosdeste ano", disse ao revelar que hánovos projetos para o segmento nopróximo ano.

INSG/Castelo - Macaé

Artes e Esportes: Espetáculo Canções e Expressõescelebra o Natal

Page 7: BC 176 - salesianasbrj.org.br

...7Nº 176 | Dezembro de 2018

INSG/Castelo - Macaé

Solidariedade: Campanha do INSG/Casteloresgata a magia do Natal

Pelo nono ano colaboradores,alunos e pais do Instituto Nossa Se-nhora da Glória – INSG/Castelo –e da Faculdade Salesiana Maria

Auxiliadora – FSMA - realizaramuma grande festa onde a solidarie-dade levou, para centenas de crian-ças e jovens, a Magia do Natal.

Uma grande festa organizadapelos voluntários que se revezaramem atividades como oficina de bele-za, pintura, recreações diversas edistribuição de lanches. O NatalSolidário beneficiou aproximada-mente 455 crianças e adolescentesdos Projetos "Oratório Dom Bosco","Crescendo Juntos", "Podemos SerCrianças Saudáveis - POSCRIS" e"Oficina Itinerante de Beleza".

A diretora geral do INSG/Cas-telo e FSMA, Ir. Carmelita Agrizzi,falou sobre o verdadeiro sentido doNatal.

A emoção e o espírito natalinose fizeram presentes durante todo odia. Mas, o momento mais esperadoda festa foi, certamente, a chegadado Papai Noel que realizou a distri-buição de presentes, renovando va-lores como esperança e fé.

Celebração de Natal no INSG/Castelo

As turmas do Ensino FundamentalI participaram de umaemocionante Celebração de Natalno pátio de acolhida com apresença dos pais, professores,coordenadores e demaisfuncionários do Instituto Nossa

Senhora da Glória – INSG/Castelo,nesta sexta-feira, dia 07.

"Desejo que possamos vivenciar oprojeto de Jesus com pequenosgestos próximos da nossa família eamigos. Neste instante em quecelebramos a vida de Jesus, desejo

que nosso Natal seja construídono bem, no perdão e no abraçofraterno de Deus", disse a diretorageral INSG/Castelo, Ir. CarmelitaAgrizzi.

A Ir. Maria do Carmo Ferreira, daPastoral Escolar, ressaltou que oNatal é a luz de nova esperança."Dar presentes é um gesto departilha que tem raízes namensagem evangélica do amor,mas ainda a reunião dosfamiliares, dos amigos e doscolegas, reforça a vida debênçãos entre nós. É preciso queentendamos que o presente é umsímbolo e, que ele vale o querepresenta: o carinho da escolha,o fato de lembrar e de sermoslembrados. É urgente queresgatemos o verdadeiro sentidodo natal." disse, iniciando assim acelebração.

Page 8: BC 176 - salesianasbrj.org.br

... 8 Boletim Informativo INSP

Queridas irmãs, Queridos leigos,jovens que compartilham a missão,sinto uma grande alegria por encon-trar cada um, cada uma de vocês alionde estão, para fazer chegar a todosos votos de Natal, meus e de todo oInstituto. Faço uma experiênciamuito bonita, porque sinto todosvocês perto de mim ainda que as dis-tâncias geográficas sejam imensas.Na verdade a nossa casa comum égrande como o mundo! Apesar disto,sentimo-nos próximos porque somosmuitos corações que, batendo no

ritmo do amor, formam um coraçãoimenso que contém o mundo. En-quanto falo, penso em vocês, vejo osdiferentes contextos, ouço lingua-gens diferentes e os abraço todosjuntos e pessoalmente.

Juntos rumo ao Natal:

Aproxima-se, uma vez ainda, oNatal. Juntos, em cada Inspetoria ecomunidade educativa estamos ca-minhando rumo a Belém, atraídospela força interior que nos faz ir emdireção a alguém que desejamos

Natal com Maria, a Mãe:Neste Natal convido vocês a se a-

proximarem e questionarem Maria,a Mãe. Ela vê cumprir-se o Projetode Deus que mudou sua vida. Seu“sim” dado na fé, torna-se fecundoem Jesus que nasce. Ela certamenteviveu emoções e sentimentos únicosquando recebeu nos braços o seuMenino que também era o seu Deus!Havia nela toda a ternura de mãe queama seu filhinho, que o quis e espe-rou, que o sentiu desabrochar e cres-cer em seu seio... mas para ela foi di-ferente desde o início... antes quepudesse mesmo só imaginá-lo, tinhasido Deus a propô-lo, a pedir-lhe queo gerasse: Filho seu e de Deus... Coma ternura humana havia muito mais,porque sabia que ele era “Filho do

Altíssimo”, conforme lhe foi dito peloAnjo: um puríssimo sentimento de a-doração e de louvor. Provavelmente,em algum momento, ela se perguntoucomo seria possível que o recém-nas-cido, semelhante a todos os outros, ne-cessitado dela, para poder viver ecrescer, fosse o Filho de Deus, o Messi-as esperado por seu povo, anunciadonas Escrituras. Pequeno e frágil, inde-feso... a ser envolvido em faixas e bemcoberto, para que não sentisse frio, aser alimentado em seu seio. A ser pro-tegido diante de qualquer perigo pos-sível e, ao mesmo tempo, a ser oferecidoem adoração aos pastores, aos Magos...sem por isto poder revelar nada de maiscerto sobre Sua divindade. Pastores eMagos receberam o anúncio do nasci-mento de um “salvador”, de “Cristo”,isto é, do Ungido, do Messias e vieram.

Encontraram uma família pobre e o“sinal” era justamente este: vocêsencontrarão um Menino envolvidoem faixas e colocado em uma man-jedoura (Lc 2,12). Quem sabe seMaria não teve medo de que lhe fi-zessem algum mal ou confiou nabondade deles... os dias do medo, dafuga chegariam logo. Ao lado deMaria estava José que viveu na fé oevento, junto com Maria. Uma fé queé confiança total em Deus, porque“para Deus nada á impossível”. Eassim se deixaram envolver em umprojeto de vida diferente daqueleque haviam pensado. Neste tempode Natal, com Maria e José, pode-mos olhar o projeto de Deus em nos-sa vida, aceitar confiantes e deixar-nos guiar por Ele.

conhecer, encontrar, que leva espe-rança, paz e alegria. Este caminho ofazemos com Maria e José, para olugar da revelação da encarnação doFilho de Deus e do homem: Jesus.Caminhar juntos é um grande dom,o dom da unidade, que nosso ca-risma continua construindo dia apósdia, entre irmãs, leigos e jovens. Ocaminho é guiado pela Estrela queleva todos à gruta de Belém. Ao redordele todos se reunem e se encontramentre si. Nós também, neste Natal,somos convidados pela Estrela quenos guia a Jesus. Encontramo-lo naGruta que é também cada pessoa.Que lindo, se pudermos nesta festade Natal, seguir a estrela que nos levaao encontro de Jesus no rosto decada pessoa, nos seus olhos querefletem sua presença misteriosa, noseu ser em que Jesus se encarna hoje!No Natal, Deus se faz criança, pe-queno, pobre, indefeso para quepossamos aproximar-nos dele ereconhecer-nos nele. O mistério émuito grande! Creio mesmo que emJesus Deus se fez homem? Que esco-lheu a pequenez para ser mais aces-sível, mais próximo, mais ao nossoalcance? Deixemo-nos surpreenderpelo Mistério! A admiração seja anossa atitude profunda neste Natal.Deixemos de lado nossos raciocíniospara entrar na lógica do amor.

Page 9: BC 176 - salesianasbrj.org.br

...9Nº 176 | Dezembro de 2018

O Presépio:

Em nossos presépios muitasvezes Jesus é representado nu. Éuma metáfora para exprimir Suapobreza, Seu despojamento, Suakenosi: “não considerou o ser iguala Deus como algo a que se apegarciosamente; mas esvaziou-se de simesmo e assumiu a condição deservo, tomando a semelhançahumana” (Fil 2,6-7). Os pastores oencontram “envolto em faixas”,como se fazia a todos os neonatosdo tempo, coberto exatamentecomo todos os outros filhos, de-serdados e esperados em uma jo-vem família...nem mesmo pobredemais, pois José era um artesão eportanto ganhava a vida trabalhan-do. Provavelmente menos pobre doque as famílias dos pastores quevigiavam o rebanho naquela noite,servidores de algum grande pro-prietário, não donos das ovelhasque guardavam. Assalariados, por-tanto; expostos algumas vezes àprecariedade, à prepotência, aoscaprichos dos ricos. Mas Jesus quisnascer na pobreza absoluta. EmNazaré teria encontrado uma casa,

Os votos:Nós nos encontraremos na

Noite Santa a ouvir o canto dosAnjos: “Glória a Deus... paz na terraaos homens por Ele amados” (Lc2,14), um canto augural que serápara cada uma de nós, para aspessoas que amamos, para os jo-vens que nos são confiados e paraaqueles que não encontramos, paraas nossas comunidades educativase para o mundo todo. O Natal sejapara nós e para nossas comunida-des educativas o tempo de tomarconsciência profunda deste amordo Pai, deste amor que envolve to-dos e todas com a mesma ternurae a mesma previdência e se torne otempo de abrir o nosso coração pa-ra retribuir este amor. Amar Deus

um berço, tudo o que em Belém nãohavia... Também o clima de adoraçãodas primeiras horas logo após onascimento se dissipará depressa.Herodes informado pelos Magos donascimento do Rei dos Judeus man-dará matá-lo e Deus salvará Seu Fi-lho ordenando a José que fuja para oEgito e fique lá até que Ele mesmonão o chame de volta. Tão pequeno ejá refugiado em terra estrangeira, na-quele Egito que tinha sido o berço noqual o povo de Israel tinha nascidocomo povo, no qual tinha sido opri-mido e do qual tinha partido para aTerra Prometida.

O presépio, hoje:

Em toda a parte do mundo, àsnossas portas há famílias, crianças,recém-nascidos que não têm casa,que devem se contentar com refúgiosde ocasião, alguns pais não têm nemmesmo as faixas para envolver ospróprios filhinhos e protegê-los do frio,não têm alimento para matar-lhes afome, água limpa para dessedentá-los; em toda a parte do mundo háfamílias obrigadas a deixar a própriapátria, os afetos, os costumes, para ir

distante, em busca de segurança,de paz, de trabalho... deixemo-nosquestionar, deixemos que a pobrezaextrema desses irmãos e irmãs nostoque até o fundo do coração e nosobrigue a buscar caminhos paraaliviá-los, para dar ao menos aalguns o calor de uma casa, de umafamília. Envolvamo-nos como co-munidades educativas, juntamentecom os leigos e os jovens, empe-nhemo-nos na luta pelos direitosdos mais fracos. Isto será fazerverdadeiramente Natal. Em tantoslugares já estamos presentes ao ladode quem sofre, de quem vive atragédia da guerra e da caristia, dacasa destruída e da morte dos pró-prios queridos, continuemos poressa estrada: Nossa Senhora estarácontente conosco e nos ajudará atorná-la presente em todos os lu-gares do mundo. Ela continua apassear em nossas casas e a pro-teger com o seu manto, continua aacolher debaixo daquele mesmomanto quantos entrarem em umadelas, por qualquer motivo, con-tinua a amá-los como filhos e nosquer suas verdadeiras imagens!

e nEle, por Ele amar os irmãos e asirmãs que coloca em nosso caminho,acolher com gratidão o dom da pazque nos dá no Natal, colaborar comEle para construí-la, colaborarmospara que possa chegar com Sua paza este nosso mundo atingido por tan-tos conflitos, para que cada um possareconhecer no Filho feito homem osinal deste amor infinito e respondera ele generosamente.

Agradeço pelos numerosos votosque recebi do mundo todo. Eles sãoum sinal do espírito de família que nosune profundamente. Peço a Jesus quederrame sobre vocês a abundância desuas graças e de ajudar-nos a fazê-lonascer de novo hoje ho coração donosso mundo que necessita desalvação.

Page 10: BC 176 - salesianasbrj.org.br

... 10 Boletim Informativo INSP

Pouco antes do Natal a equipedo Vill’agindo reuniu as crianças eadolescentes para a última ativida-de do ano – a Ceia.

No dia 19 de dezembro, tudo es-tava preparado com muito carinhopara receber cada um de maneira

Casa Maria Imaculada

Vill’agindo oferece Ceia natalina

acolhedora e especial. A Ceia éaguardada por todos e fecha o anonum clima de harmonia, amizadee alegria.

Muitas mãos amigas colabora-ram para tornar esse momento ines-quecível. E, vale ressaltar os apoia-

dores dessa idéia gostosa e de sumaimportância para agregar os verda-deiros valores natalinos.

Com a ajuda deles e o empenhodos educadores foi possível criar umambiente favorável ao clima da épo-ca. Todos os presentes foram agra-ciados com uma refeição maravi-lhosa preparada pela equipe da co-zinha, Irmã Ana Zampirolli, MariaHelena Mion e Rosa Amélia, asquais foram dedicadas o ano inteirono cuidado com a alimentação dascrianças. E, ainda teve muitos pre-sentes, sobremesa e boa vontade.

Voluntários do Rotary e educa-dores merecem aplausos em todalogística do evento. Ao final da Ceia,cada criança/adolescente, recebeudo Papai Noel um panetone, umacaixa de bombom e um presente.

Agora sim. Missão 2018cumprida!

A equipe Vill’agindo deseja atodos que fizeram parte desse anoum Natal de alegria e renovo e votosde um ano novo cheio de novidades.

Depois de um ano de muitotrabalho, superação,transformação, desafios e tantosoutros sentimentos, é hora deacalmar e pensar nessa dataespecial em que todos são

Vill’agindo celebra o Natal 2018

convidados a refletir e avaliar tudoque viveu ou sentiu para preparar olugar que possa receber Jesus, oSalvador.

Natal é tempo de abrir o coraçãopara a bondade e esperança de dias

melhores; é tempo decompartilhar, de estar junto edar significado para onascimento d’Aquele que veiopor amor a humanidade.

Com todos esses sentimentos, aequipe do Vill’agindo no dia 18de dezembro, preparou oencerramento com as famíliascom a peça “Um menino nosnasceu...” contando a história deJesus e o verdadeiro sentidodessa festa chamada Natal,escrita pela educadora DéboraCornélio.

O evento reuniu crianças,adolescentes, familiares epessoas da comunidade que seencantaram com a apresentaçãodinâmica e colorida dando umtoque bem diferente para umahistória contada todo ano.

Page 11: BC 176 - salesianasbrj.org.br

...11Nº 176 | Dezembro de 2018

Cerca de 32 atletas da AtléticaEspartanoz, alunos da FaculdadeSalesiana Maria Auxiliadora –FSMA – conquistaram o quintolugar na classificação geral dosJogos Universitários Friburguenses(JUNFRI 2018), considerado umdos maiores eventos esportivo uni-versitário da região serrana do Es-tado do Rio de Janeiro, reunindo

Atlética Espartanoz disputa o JUNFRI 2018

estudantes de diversas cidades emtorno do esporte.

“O JUNFRI é uma competiçãomuito intensa. Essa competiçãoresume todo um ano de trabalho ededicação dos atletas com os treinos,e dos diretores da atlética em nosproporcionar a melhor estruturapossível. Graças ao JUNFRI e aAtlética Espartanoz eu pude fazer

novas amizades, voltei a ter umavida ativa esportivamente e conse-quentemente tive mais prazer em irpara a faculdade”, disse aluna eatleta da FSMA Thamyres Miranda,agradecendo a Espartanoz porproporcionar um momento especialpara todos.

Os atletas jogaram mais de umamodalidade nas Séries A,B e C,somando pontos que levaram aclassificação geral do evento, sendoelas: Modalidade Ouro (Basquetemasculino/feminino, Futsalmasculino/feminino, Handebolmasculino/feminino, Voleibolmasculino/feminino, Futsal 7masculino); Modalidade Prata(Cabo de Guerra masculino/feminino, Atletismo masculino/feminino, Natação masculino/feminino, Tênis de mesa masculino/feminino, Fifa, Poker, Desafio deCheerleading); e a Modalidade Teste(Desafio de Bateria, League ofLegends, CS Go, Jiu Jistu mascu-lino/feminino).

Um livro produzido a mais de 100mãozinhas foi lançado no dia 06de dezembro, pelos alunos do 1ºano da Educação Infantil oInstituto Nossa Senhora da Glória

Alunos lançam Livronaqueno Colégio Castelo

– INSG/Castelo. O lançamento comautógrafos aconteceu no auditórioIr. Léa Ramos.O Livronaque feito sob a orientaçãodas professoras e a coordenação

pedagógica da Educação Infantiltraz fotos dos alunos e equipeeducativa, depoimentos, textosindividuais e coletivos dos alunos,ilustrações produzidas pelosestudantes, páginas para colorir,palavras cruzadas, caçapalavras, etc.

A professora Ilma Martinsexplicou como aconteceu aconfecção do livronaque. “Não énovidade a confecção de um livroao término do 1º ano. Mas desdeo ano passado ele ganhou umdiferencial que o fez se tornarúnico e inédito. Nossacoordenadora plantou a sementee nós professores fomos regandocom técnica e cuidado e nossosalunos com toda individualidadecolaboraram com palavras,desenhos, textos, ideias ehabilidades. E por fim, a nossadiretora deu um toque cheio decarinho junto com as meninas damecanografia”, disse.

Page 12: BC 176 - salesianasbrj.org.br

... 12 Boletim Informativo INSP

O talento, a criatividade e o em-penho dos alunos do Curso de Co-municação Social com habilitaçãoem Publicidade & Propaganda fo-ram mais uma vez reconhecidospela equipe de gestão de marketingda Faculdade Salesiana MariaAuxiliadora – FSMA.

Orientados pelo professorEduardo Aguiar, na disciplina deLaboratório de Publicidade 3, osalunos Marina Costa, BrunoBandeira, João Gabriel Lunanuova,Lucas Moura e Taiane Peixoto ti-nham, a princípio, como propostaa produção de um trabalho práticopara avaliação de assimilação deconteúdo (P1 e P2), onde deveriamcriar uma campanha publicitáriafictícia para a FSMA.

Porém a evidente qualidadeprofissional do conceito, planeja-mento e peças fez com que o tra-balho se tornasse a CampanhaOficial do Vestibular 2019, traba-lhada em conjunto com os alunos ea direção, a coordenação e profes-sores do Curso de ComunicaçãoSocial e de Pós-graduação, a Asses-soria de Comunicação Salesiana ea Coordenação Acadêmica queformam a equipe de gestão demarketing da Faculdade Salesiana.

“Foi gratificante orientar osalunos na elaboração da campanhade vestibular 2019. A proposta apre-sentada por eles reflete a premissada Faculdade Salesiana de com-promisso com o caminho do alunoingresso na instituição”, reforçou oprofessor, Eduardo Aguiar.

Para os cinco estudantes o mai-or desafio era criar uma campanhaque se destacasse dentro das muitasopções de cursos no mercado.

“A disciplina é totalmente prá-tica. Os orçamentos são reais, opúblico-alvo é real. Sabíamos desdeo início que usaríamos o conceito decaminho, que tem ligação com afilosofia salesiana. Foi um trabalhode garimpo: com o bom senso deuns, a criatividade de outros, chega-mos à ideia final. Uma experiênciaincrível que agregou não só no cur-rículo acadêmico, mas também noprofissional”, explicou Lucas Moura,seguido do João Grabriel Luna-nuova. “Quando fechamos o con-ceito ficou fácil produzir a campa-nha, e cada um do grupo teve umafunção diferente. É bem legal ver acampanha nas ruas e a reação daspessoas quando sabem que fomos nósque fizemos. Ao ver o resultado nossentimos orgulhosos!”, finalizou.

Campanha de Vestibularcriada por universitáriosé adotada pela Salesiana

A Princesinha do Atlântico comoé conhecida a cidade de Macaé,foi tema do projeto de encerra-mento das atividades dos 3ºanos do Ensino Fundamental Ido Instituto Nossa Senhora daGlória – INSG/Castelo.

Com o título “Macaé, um pas-seio por sua história”, o musicalde encerramento contextualizouo surgimento e o desenvolvi-mento da cidade de Macaé, res-saltando suas origens e a mu-dança de uma economia voltadapara a produção de cana-de-açúcar para a exploração depetróleo e gás.

Em seguida os pais puderamprestigiar a conclusão do Pro-jeto “Sistema Monetário”, ondeas crianças reproduziram obairro Visconde de Araújo, ondeestá situado o Colégio Castelo,com vendas fictícias em “estabe-lecimentos” como padaria, fei-ras, sorveteria, lanchonetes, etc.

Segundo Nejme Nogueira Costa,mãe da Rafaela NogueiraMarinho (3º ano E), o trabalho éimportante para que as criançasconheçam sua própria história.“Acho super válido para que elesconheçam a história da cidadeonde moram. Eu não nasci emMacaé, mas minha filha sim, eesta história, as raízes destacidade, fazem parte da vidadela. Ela acabou me ensinandomuita coisa”, revelou.

A história deMacaé é tema de

culminância doFundamental I

Page 13: BC 176 - salesianasbrj.org.br

...13Nº 176 | Dezembro de 2018

A força da paz é a certeza doamor que se multiplica. Com essalinda mensagem os alunos do 5ºano do Ensino Fundamental I en-cerraram as atividades letivas de2018.

A culminância do "ProjetoBrasil, ricamente miscigenado esuas regiões" lotou a Quadra Dom

Cultura e tradições brasileirasencerram atividades do Fundamental I

Bosco com pais, alunos, professores,equipe pedagógica e demais colabo-radores do Instituto Nossa Senhorada Glória – INSG/Castelo.

Na ocasião, os alunos apresen-taram todas as Regiões do Brasil eseus Estados através de curiosidadessobre tradição, cultura, clima, bio-mas e costumes com empolgantes

apresentações de dança e stands.

"Obrigada a todos. Desejamosum bom espetáculo e um Feliz 2019cheio de graça e de vida para cadaum", disseram a diretora geral e agestora pedagógica do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi eCintia Manhães, dando início asapresentações.

Famílias encerram o “Encontros com Deus”Durante todo o ano de 2018 asfamílias dos alunos do InstitutoNossa Senhora da Glória – INSG/Castelo se reuniram na CapelaNossa Senhora da Glória, noBloco B, para os “Encontros comDeus”.

Às quintas-feiras eram destinadasao Estudo Bíblico. No dia seguinteocorriam as Orações do Terço.Com o recesso escolar, pais emães realizaram um encontro deencerramento das atividades queserão retomadas no próximo anoletivo.

Page 14: BC 176 - salesianasbrj.org.br

... 14 Boletim Informativo INSP

Jovens do Oratório Dom Bosco recebem certificadoDezenas de jovens assistidos peloOratório Dom Bosco receberam oscertificados do curso básico deinformática, durante a última aulano laboratório.

A singela cerimônia de entrega decertificados contou com apresença da diretora geral doInstituto Nossa Senhora da Glória– INSG/Castelo, Ir. CarmelitaAgrizzi, o professor demecatrônica Alessandro Oliveira,dos instrutores de informática edas assistentes do Projeto.

Dentro das apresentações dosTrabalhos de Conclusão de Curso(TCCs) desenvolvidos pelos forman-dos do Curso de Psicologia da Facul-dade Salesiana Maria Auxiliadora –

Trabalho Científico revela bons resultadosatravés da terapia com animais

FSMA – durante este semestre, cha-mou a atenção da banca examinado-ra e da coordenação, um trabalhoemergente voltado para a área de Te-rapia Assistida com Animais (TAA).

A TAA também conhecida porpet terapia, zooterapia ou terapiafacilitada por animais tem comoobjetivo promover o desenvolvi-mento físico, psíquico, cognitivo esocial dos pacientes. Esta não subs-titui as terapias e tratamentos con-vencionais, mas funcionam comoum complemento.

O trabalho trouxe a discussãoda introdução benéfica de animaisna terapia para casos de depressãoe comprometimento psicomotores(por exemplo) da aluna CaroliniCuzzatti Tonassi Gomes. A alunatem uma cadela da raça GoldenRetriever, chamada Kyra, que amesma utiliza para intervenção emalguns tratamentos, trazendo me-lhoras significativas no quadro clí-nico dos pacientes”, apontou o coor-denador do Curso de Psicologia,Marcello Santos, ao falar da impor-tância das pesquisas na área de petterapia para a construção de boaspráticas.

Vale ressaltar que os cachorrosna raça Golden Retriever são ani-mais dóceis, extremamente cari-nhosos e de fácil treinamento.

Page 15: BC 176 - salesianasbrj.org.br

...15Nº 176 | Dezembro de 2018

No dia 03 de dezembro aconte-ceu a cerimônia de entrega de me-dalhas referente à conclusão do pro-jeto Proerd – Programa Educacio-nal de Resistência às Drogas – quevinha sendo desenvolvido nas tur-mas de quinto ano desde o mês deagosto. O evento contou com a par-ticipação de representantes da Polí-cia Militar do Rio de Janeiro, mem-bros da direção do Colégio Castelo ecom as famílias dos formandos. Naocasião, também foram premiadas

as duas melhores redações escritaspor alunos sobre o Proerd.

O programa ofereceu ao longodos últimos meses, aulas semanaisonde o tema “prevenção à violênciae às drogas” foi tratado de forma le-ve e descontraída, por meio de tex-tos, vídeos, músicas e encenações.Para o Sargento Marcelo Loiro, ins-trutor das turmas, é um momentode gratidão pelas experiências vi-venciadas e também hora de colocartodos os ensinamentos em prática.

Quinto ano do Ensino Fundamentaldo Castelo/Rio das Ostrasfinaliza participação no projeto Proerd

“O Proerd não está encerrando aqui,mas iniciando na vida de cada umde vocês, que agora são multiplica-dores das informações preventivas.Tenho certeza que colherão os fru-tos de todo o aprendizado vivencia-do aqui”, disse ele.

Irmã Neuza Zampirolli, dire-tora do Castelo, fez as consideraçõesfinais. “Espero que esta seja maisuma contribuição positiva para lhesajudar na vida afora a fazer boasescolhas”, finalizou.

Page 16: BC 176 - salesianasbrj.org.br

... 16 Boletim Informativo INSP

Com muita alegria, foi celebra-da a missa em ação de graças pelaconclusão das turmas do 9º ano doEnsino Fundamental do ColégioLaura Vicunha. A missa, que foicelebrada pelo padre MurialdoGasparet, aconteceu na noite do dia

Missa de Ação de Graçasmarca conclusão do 9°ano no Laura

06 de dezembro, sendo um mo-mento de grande emoção para todosque participaram, especialmentepara os jovens, seus familiares ecomunidade educativa. Toda litur-gia teve a participação dos jovens eas mensagens finais traziam a ale-

gria de toda caminhada feita noLaura. A diretora da Colégio, Ir.Cláudia Pianes finalizou a missacom emocionantes palavras, ressal-tando a todos que todos serão sem-pre parte do Laura, parte da FamíliaSalesiana.