BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

18
BELO HORIZONTE

description

trabalho da maria de lourdes

Transcript of BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

Page 1: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

BELO HORIZONTE

Page 2: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

Do alto, da esquerda para a direita: Vista da cidade com a Serra do Curral ao fundo, vista do centro da cidade à noite, Praça Sete de Setembro, Praça Rui Barbosa, Igreja São

Francisco de Assis e Cidade Administrativa de Minas Gerais.

Page 3: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

HISTORIA

Na imensa faixa de terras ao largo do Rio das Velhas assenhoreadas pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva , veio seu primo e futuro genro João Leite da Silva Ortiz à procura de ouro a ocupar em 1701 a Serra dos Congonhas e suas encostas, em que estabeleceu a Fazenda do Cercado, base do núcleo do Curral Del Rei, onde desenvolveu uma pequena plantação e criou gado, com numerosa escravatura.

Ortiz dedicou-se especialmente ao plantio de roças, criação e negociação de gado, trabalhos de engenho e, provavelmente, a mineração de ouro nos córregos.

Apoiado na pequena lavoura, na criação e comercialização de gado e na fabricação de farinha, o arraial progrediu. A topografia da região favoreceu o estabelecimento de uma povoação dada à agricultura e à vida pastoril

Page 4: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

Em 1750, por ordem da Coroa, foi criado o distrito de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral, então sede da freguesia do mesmo nome instituída de fato em1718 em torno de capela ali construída pelo Padre Francisco Homem, filho de Miguel Garcia Velho. Porém, enquanto Vila Rica, Sabará, Serro Frio e outros núcleos mineradores se constituíam em centros populosos e ricos, Curral Del Rei e sua vocação para o comércio do gado sertanejo estacionou em seu desenvolvimento, não oferecendo lucro que fixasse ao solo uma população como a de outros lugares.

A então capital de Minas Gerais, a cidade de Ouro Preto, não apresentava alternativas viáveis ao desenvolvimento físico urbano, o que gerou a necessidade da transferência da capital para outra localidade.

O local escolhido oferecia condições ideais: estava no centro da unidade

federativa, a 100 km de Ouro Preto, o que muito facilitava a mudança; acessível por todos os lados embora circundado de montanhas; rico em cursos d'água; possuidor de um clima ameno, numa altitude de 800 metros.

Em 1893, o arraial foi elevado à categoria de município e capital de Minas Gerais, sob a denominação de Cidade de Minas.

Page 5: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

Capitão João Leite da Silva Ortiz, fundador de Curral del Rei

Page 6: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

GEOGRAFIA

Belo Horizonte é a capital do segundo estado mais populoso do Brasil, Minas Gerais, situando-se próximo ao paralelo 19º49'01'' sul e do meridiano 43º57'21'' oeste.

Page 7: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

Serra do Curral vista de dentro do Parque das Mangabeiras.

Page 8: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

DEMOGAFRIA

A população do município em 2010, de acordo com o IBGE, era de 2 375 444 habitantes, sendo o município mais populoso do estado e o sexto do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e, mais recentemente,Brasília.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Belo Horizonte é considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), seu valor é de 0,839, sendo o segundo maior de todo estado de Minas Gerais 24° de toda Região Sudeste do Brasil e o 71° de todo Brasil.

Segundo dados do início da década de 1990, Belo Horizonte possuía 132 favelas, que abrigavam uma população de 346 480 de habitantes. A área ocupada por estas favelas era de 10.046.575 m².

Page 9: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

Vista do bairro Santa Efigênia, um dos mais populosos da cidade.

Page 10: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

POLITICA

Grandes articulações de impacto nacional foram e são realizadas em lugares como o Palácio da Liberdade, o Café Pérola e o Café Nice.

O Poder Executivo da cidade de Belo Horizonte é representado pelo prefeito e seu gabinete de secretários, em observância ao disposto na Constituição Federal.

O Poder Legislativo é representado pela câmara municipal, composta por 41 vereadores eleitos para cargos de quatro anos.

Em complementação ao processo legislativo e ao trabalho das secretarias, existe também uma série de conselhos municipais, cada um deles versando sobre temas diferentes, compostos obrigatoriamente por representantes dos vários setores da sociedade civil organizada.

Page 11: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

Juscelino Kubitschek, ex-prefeito de Belo Horizonte.

Page 12: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

SUBDIVISOES

O município de Belo Horizonte está dividido em nove administrações regionais , cada uma delas, por sua vez, dividida em vários bairros.

Em 2002 havia cerca de 160 bairros em Belo Horizonte.

Segundo o censo de 1991, os bairros mais populosos da capital mineira eram: Jatobá, localizado na região do Barreiro, com 29 576 habitantes; o São Gabriel, no Nordeste, com 27 980 de habitantes; o Padre Eustáquio, Noroeste, com 27 980 de habitantes; o Santa Ifigênia, Leste, com 27 141 de habitantes; e o Vila Cafezal, Centro-Sul, com 26 120 habitantes.

Page 13: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

ECONOMIA

Belo Horizonte é a quarta cidade mais rica do Brasil com 1,38% do PIB nacional, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP), em 2008 seu PIB somou R$ 32.725.361.000, o que equivale a aproximadamente 15,2% de toda produção de bens e serviços do estado..

Um dos maiores centros financeiros do Brasil, Belo Horizonte é caracterizada pela predominância do setor terciário em sua economia.

Page 14: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

A montadora de veículos da FIAT sediada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Page 15: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

ESTRUTURA URBANA

Belo Horizonte dispõe de um total de 36 hospitais, sendo um municipal, dois federais, sete estaduais e o restante filantrópicos e privados.

Há ainda 26 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo 22 básicas, quatro avançadas e uma com equipe especializada em atendimento à saúde mental.

Page 16: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

O Centro Metropolitano de Especialidades Médicas.

Page 17: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

CULTURA

A responsável pelo setor cultural de Belo Horizonte é a Fundação Municipal de Cultura (FMC), criada pela Lei n.º 9011, de 1º de janeiro de 2005, que tem como objetivo planejar e executar a política cultural do município por meio da elaboração de programas, projetos e atividades que visem ao desenvolvimento cultural

Page 18: BELO HORIZONTE-MG por RAFAEL FERRAZ

O Uakti, grupo de música instrumental.