BIOLOGIA - web.unifoa.edu.brweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/13-12-2009/grupo_1.pdf · 1)...

19
1 BIOLOGIA 1) O gráfico abaixo contém os resultados das observações realizadas nas transformações do ciclo celular (G1, S e G2) de núcleos de tecidos meristemáticos dos entrenós de uma espécie de monocotiledônea irrigada tratada com giberelina (GA). Sobre a análise do gráfico foram feitas as seguintes afirmativas: I. No tratamento dos tecidos meristemáticos dos entrenós, a giberelina ativa o ciclo celular na transição da fase G1 para a fase S. II. Em resposta à indução pela giberelina, que interfere na regulação do ciclo, ocorre aumento da divisão celular. III. Os percentuais de núcleos S e G2, que são induzidos a entrarem na fase G1, são menores após o tratamento com giberelina. IV. Em resposta à indução pela giberelina, que interfere na regulação do ciclo, ocorre diminuição da atividade mitótica. V. Na parte final do tratamento, após a formação de núcleos originados das fases S e G2, ocorre aumento da progressão para a mitose. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): a) I, II e V b) I c) I, II e III d) I, III e IV e) II, III e IV

Transcript of BIOLOGIA - web.unifoa.edu.brweb.unifoa.edu.br/portal_ensino/sav/provas/13-12-2009/grupo_1.pdf · 1)...

1

BIOLOGIA

1) O gráfico abaixo contém os resultados das observações realizadas nas transformações do ciclo celular (G1, S e G2) de núcleos de tecidos meristemáticos dos entrenós de uma espécie de monocotiledônea irrigada tratada com giberelina (GA).

Sobre a análise do gráfico foram feitas as seguintes afirmativas:

I. No tratamento dos tecidos meristemáticos dos entrenós, a giberelina ativa o ciclo celular na transição da fase G1 para a fase S.

II. Em resposta à indução pela giberelina, que interfere na regulação do ciclo, ocorre aumento da divisão celular.

III. Os percentuais de núcleos S e G2, que são induzidos a entrarem na fase G1, são menores após o tratamento com giberelina.

IV. Em resposta à indução pela giberelina, que interfere na regulação do ciclo, ocorre diminuição da atividade mitótica.

V. Na parte final do tratamento, após a formação de núcleos originados das fases S e G2, ocorre aumento da progressão para a mitose.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): a) I, II e V b) I c) I, II e III d) I, III e IV e) II, III e IV

2

2) Sabendo que em uma população humana, a frequência para os genes do Sistema ABO é: IA = 0,3 e IB = 0,5, a frequência na população do alelo i e do genótipo IA e IB correspondem respectivamente a:

a) 4% e 9% b) 9% e 20% c) 20% e 30% d) 12% e 20% e) 25% e 30%

3) Um professor de Biologia mostrou em uma aula sobre embriologia alguns estágios em ordem do desenvolvimento embrionário humano, conforme esquema abaixo:

Sobre o esquema foram feitas as seguintes afirmações:

I. A segmentação é holoblástica e igual, ou seja, o zigoto divide-se totalmente, e a primeira clivagem, indicada em III, é meridional.

II. Até o estágio IV os blastômeros ficam unidos frouxamente e a partir daí estabelecem contato mais íntimo, formando a mórula.

III. Os estágios de I a III representam a sequência inicial de desenvolvimento embrionário que ocorre na tuba uterina.

IV. A blástula, estágio VI, é delimitada por uma camada de células que, normalmente, se dividem para formar os gêmeos dizigóticos.

Está(ão) incorreta(s) a(s) afirmação(ões): a) I e II b) I c) II e III d) IV e) II e IV

3

4) Numa pesquisa, com objetivo de estudar o perfil da capacidade dos músculos peitorais empregados para o vôo de duas espécies de aves A e B, foi descoberto que o músculo peitoral da espécie A é vermelho e da espécie B é branco. Foram também extraídas e dosadas algumas enzimas a partir dos músculos peitorais da espécie A e da espécie B que forneceram dados para a construção da tabela abaixo:

Vmáx (mmol do substrato / mg de tecido) Enzimas

Espécie A Espécie B

Citrato sintase 109,0 21,0

Fosfrofutocinase 1 19,5 154,0

Glicogênio fosforilase 15,0 145,0

Triacilglicerol lipase 0,09 0,02

Tabela 1. indica que a velocidade máxima (Vmáx) é o parâmetro enzimático indicador da importância rela tiva de diferentes vias metabólicas geradoras de energia, o u produtoras de ATP.

Fazendo-se o estudo bibliográfico sobre a atividade catalítica de cada enzima obtida e dosada, as seguintes informações foram obtidas: 1º. A enzima triacilglicerol lípase mobiliza os ácidos graxos armazenados no tecido adiposo como

triacilgliceróis; 2º. A glicogênio fosforilase mobiliza a glicose estocada como glicogênio no músculo esquelético; 3º. A fosfofrutocinase 1 é uma enzima da glicólise que regula a geração de energia pela degradação

da glicose; 4º. A citrato sintase é responsável pela união de Acetil CoA com o oxaloacetato no ciclo de Krebs. Diante do exposto é correto afirmar que: a) A espécie B é capaz de voar a distâncias maiores que a espécie A, devido às fibras musculares

brancas pobres em mioglobina que realizam contrações rápidas e fortes, adaptadas a movimentos de curta duração. Nessas fibras há utilização de energia quase exclusivamente por fermentação, a partir de glicose e de glicogênio que fornecem um rendimento energético maior que a respiração anaeróbica.

b) A espécie A é capaz de voar a distâncias maiores que a espécie B, devido às fibras musculares ricas em mioglobina adaptadas a movimentos lentos e duradouros. Nessas fibras há uma maior utilização de triacilglicerois como fonte de energia, evento que ocorre em atividades físicas mais intensas e maior velocidade máxima da enzima citrato sintase, que é parte integrante da respiração aeróbica com rendimento energético maior que a fermentação.

c) A espécie A é capaz de voar a distâncias maiores que a espécie B, devido às fibras musculares ricas em mioglobina adaptadas a realização de contrações rápidas e fortes de permanente duração. Nessas fibras há uma maior utilização de triacilglicerois como fonte de energia, evento que ocorre em atividades físicas mais rápidas e maior velocidade máxima da enzima citrato sintase, que é parte integrante da respiração aeróbica com rendimento energético maior que a fermentação.

d) A espécie B é capaz de voar a distâncias maiores que a espécie A, devido às fibras musculares ricas em mioglobina adaptadas a realização de contrações rápidas e fortes e de permanente duração. Nessas fibras há uma maior utilização de triacilglicerois como fonte de energia, evento que ocorre em atividades físicas mais rápidas e maior velocidade máxima da enzima citrato sintase que é parte integrante da respiração aeróbica com rendimento energético maior que a fermentação.

e) Ambas as espécies têm a mesma capacidade para voar a distâncias maiores, pois a presença de mioglobina não interfere na capacidade de contração muscular. As fibras musculares independente da presença ou ausência de mioglobina e as concentrações enzimáticas não interferem no rendimento de ATP.

4

5) A especiação é um processo de formação de novas espécies e obedece aos seguintes estágios:

1° estágio : uma população A vive em um ambiente homogêneo; 2° estágio : uma modificação ambiental provoca a migração da população para ambientes diferentes. Assim a população A divide-se em A1 e A2, que migram para ambientes diferentes. 3° estágio : isoladas geograficamente e submetidas a pressões seletivas diferentes, tais populações passam a constituir raças geográficas ou subespécies. 4° estágio : com o passar do tempo aumenta a diferenciação genética entre A1 e A2, provocando o isolamento reprodutivo. 5° estágio : As raças A1 e A2 voltam a se reunir na mesma região, mas, devido ao isolamento reprodutivo, elas não se misturam. A1 e A2 são reconhecidas como espécies distintas.

Assim, duas raças X e Y, isoladas geograficamente por uma barreira, depois de determinado tempo passaram a viver em uma mesma área com ocorrência de cruzamentos inter-raciais originando híbridos. Foi constatado que o híbrido apresentava vitalidade baixa. Essa vitalidade baixa pode causar: a) a extinção das raças b) a fusão das duas raças, com o aparecimento de uma consequente especiação c) o aumento dos indivíduos da raça X e a diminuição dos indivíduos da raça Y d) o aumento dos indivíduos da raça Y e a diminuição dos indivíduos da raça X e) uma acentuada diferença entre X e Y, com uma consequente especiação

6) Os Gráficos 1 e 2 demonstram os resultados de uma pesquisa que analisou a relação entre o

processo de fixação de nitrogênio e o de desnitrificação. A análise dos dados mostra que o total de ganhos na fixação é maior que o total de perdas, permitindo um saldo de aproximadamente 9 milhões de toneladas de nitrogênio fixado. O esquema 1 resume o ciclo do nitrogênio na natureza.

Esquema 1

Gráfico 1 Gráfico 2

5

De acordo com a interpretação dos gráficos e do esquema, é correto afirmar que: a) O saldo representa o nitrogênio fixado na forma de nitratos. Os vegetais absorvem nitratos através

de suas raízes e, a partir deles, produzem compostos inorgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais. No processo de desnitrificação ocorre oxidação da NH3 até a formação de HNO2 que vai se dissociar formando NO2

-. Os vegetais absorvem os NO2- através de suas raízes

e, a partir delas, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais, por meio da cadeia alimentar.

b) O saldo representa o nitrogênio fixado na forma de nitratos. Os vegetais absorvem nitratos através de suas raízes e, a partir deles, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais. No processo de fixação o N2 será fixado na forma de NO2

-. Os vegetais absorvem os NO3

- através de suas raízes e, a partir delas, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais, por meio da cadeia alimentar.

c) O saldo representa o nitrogênio fixado na forma de nitratos. Os vegetais absorvem nitratos através de suas raízes e, a partir deles, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais. No processo de desnitrificação o HNO2 sofrerá oxidação a HNO3. Os vegetais absorvem os NO3

- através de suas raízes e, a partir delas, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais, por meio da cadeia alimentar.

d) O saldo representa o nitrogênio fixado na forma de nitratos. Os vegetais absorvem nitratos através de suas raízes e, a partir deles, produzem compostos inorgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais. No processo de fixação a NH3 será oxidada a HNO2. Os vegetais absorvem os NO3

- através de suas raízes e, a partir delas, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais, por meio da cadeia alimentar.

e) O saldo representa o nitrogênio fixado na forma de nitratos. Os vegetais absorvem nitratos através de suas raízes e, a partir deles, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais. No processo de fixação o N2 será fixado na forma de NO3

-. Os vegetais absorvem os NO3

- através de suas raízes e, a partir delas, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando-os para os animais, por meio da cadeia alimentar.

7) O heredograma abaixo foi construído para auxiliar uma investigação criminal. A pista é uma mancha

de sangue encontrada na roupa da vítima. Dez pessoas de uma mesma família estão envolvidas. O culpado é um dos nove suspeitos que também pertence ao grupo sanguíneo ao da mancha encontrada na roupa da vítima.

Após a análise do heredograma, foram feitas as seguintes afirmativas: I. André possui genótipo IBi. II. O grupo sanguíneo de Ana é O. III. Se a mancha de sangue não é de André, ela não é do grupo B. Assim os indivíduos do grupo

sanguíneo B devem ser inocentados, no caso, Paula e Ester. IV. O culpado pelo fato é Roberto. Os demais grupos têm mais de um representante e, assim, não é

possível acusar um deles com certeza.

I.1 André ? I.2. Adriana “A” II.1 Roberto “AB” II.2 Ana (homozigota) II.3 Luciano “A” II.4 Paula “B” II.5 Clara “O” III.1 Marcos “A” III.2 Pedro “O” III.3 Ester “B”

6

Diante do exposto, estão corretas a(s) afirmativa(s): a) I e II b) I e III c) I, II, III e IV d) II e III e) II e IV

8) As figuras abaixo mostram o pareamento dos cromossomos (sinapse zigotênica) em meioses com as respectivas aberrações:

A B C D

É correto afirmar que A, B, C e D correspondem respectivamente a:

a) Translocação, deficiência, duplicação e inversão; b) Deficiência, duplicação, translocação e inversão; c) Translocação, inversão, duplicação e deficiência; d) Deficiência, duplicação, inversão e translocação; e) Inversão, translocação duplicação e deficiência;

9) Com relação às características do vírus abaixo, foram feitas as seguintes afirmativas:

7

I. Os vírus que sofreram mutação possuem espículas H e N, parcialmente diferentes daquelas que já existiam nos vírus da linhagem original, o que impede que os anticorpos produzidos atuem eficazmente.

II. Os diferentes tipos de vírus têm afinidades com células específicas, sendo essa afinidade diferencial dada pelos carboidratos virais.

III. A vacina contra a gripe tem importância em impedir que diferentes vírus ativos, agentes causadores da doença, penetrem no organismo.

IV. O material genético do vírus da gripe é o RNA, um ácido nucléico mutável, o que acaba proporcionando a origem das diferentes variedades de vírus.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) II, III e IV b) I e IV c) I, II e IV d) I e III e) I

10) A molécula abaixo se denomina oseltamivir, encontrada comercialmente como Tamiflu, medicamento prescrito para o tratamento da gripe suína que funciona como um inibidor potente e seletivo das enzimas neuraminidases do vírus da gripe, que são glicoproteínas encontradas na superfície do vírion.

Essa substância é extraída da árvore chamada Illicium verum que fornece uma estrutura popularmente conhecida como anis estrelado, muito utilizada na China para fazer chá. A ANVISA descreve o anis estrelado do seguinte modo: o epicarpo, em vista frontal, mostra células poligonais, marrons, irregulares, de paredes pouco espessadas. A epiderme do epicarpo apresenta estômatos grandes, anomocíticos, não muito frequentes, e cutícula com estrias irregulares bem acentuadas. O mesocarpo é constituído, em sua parte externa, por parênquima de células de paredes castanho-avermelhadas, contendo amido, podendo ser observados, nesse tecido, idioblastos secretores-oleíferos esféricos, com paredes finas; em sua parte interna, o mesocarpo é formado de células menores, de paredes espessas; no limite dessas duas zonas, localizam-se numerosos feixes vasculares. O endocarpo é formado por uma camada de células alongadas radialmente, sob forma de paliçada, de 60 µm de comprimento, em média; na parte correspondente à deiscência (sutura ventral), essas células tornam-se menores, com paredes desigualmente espessadas e pontoadas, e as células poligonais da zona mesocárpica vizinha transformam-se num maciço esclerótico. O eixo central (columela), o pedúnculo (pedicelo) e o mesocarpo contém numerosas células escleróticas características. Os esclereídes do pedicelo e do mesocarpo são muito grandes e usualmente solitários; eles podem ser irregularmente ramificados ou podem ter projeções mais curtas e afiladas. Outros esclereídes do mesocarpo são encontrados em grupos, mas são alongados, com paredes espessadas e pontoadas. O tegumento seminal é formado por camadas distintas. O tegumento externo está representado por um tecido hialino formado por 2-3 camadas de células, seguido por um tegumento constituído por um estrato de osteoesclereídes, com células alongadas radialmente, de paredes espessas e pontoadas; seguem-se várias camadas de células de paredes lignificadas, espessadas e pontoadas, denominadas macroesclereídes, sendo as camadas interiores de paredes delgadas; o tegumento interno é limitado por uma camada de células com cristais de oxalato de

8

cálcio. Na zona micropilar ocorrem braquiesclereídes. O endosperma compõe-se de células poligonais com grãos de aleurona com cristalóides e gotas de óleo.

Essa estrutura descrita corresponde ao:

a) fruto com ovário, óvulo e semente. b) fruto com com albúmen, coléptile e coleorriza c) fruto com cálice, corola e receptáculo floral d) fruto com filete, conectivo e antera e) fruto com oosfera, arquegônio e anterídeo

9

QUÍMICA

Entre os dias 24 e 27 de agosto de 2009 ocorreu o XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia onde foi discutido, entre outros assuntos, a fotoquímica da visão. “A retina do olho humano contém dois tipos de células receptoras. Por causa de suas formas, estas células são chamadas bastões e cones. Os bastões estão localizados principalmente na periferia da retina e são reponsáveis pela visão na penumbra, entretanto, são cegos à cor e “enxergam” somente em tons de cinza. Os cones são encontrados principalmente no centro da retina e são responsáveis pela visão na claridade, possuindo também os pigmentos que são responsáveis pela visão colorida. Em se tratando de processos químicos que ocorrem nos bastões, quando a luz incide sobre as células destes, ela é absorvida por um composto chamado rodopsina. A rodopsina se forma na retina por uma reação de condensação entre o 11 – cis – retinal e uma proteína chamada opsina. A reação se dá entre o 11 – cis – retinal e um grupo amina da superfície da proteína. Quando a rodopsina absorve um fóton de luz, o processo da visão se inicia. Dois fenômenos muito importantes acompanham a absorção do fóton: um impulso nervoso ocorre, e o 11 – cis – retinal da rodopsina é em última análise isomerizado à forma toda-trans da meta -– rodopsina II. A configuração toda – trans do retinal não se encaixa à superfície da proteína e, por isso, ocorre a hidrólise do grupo – CH=N – . A hidrólise produz opsina e todo – trans – retinal. O todo – trans – retinal pode ser transformado enzimaticamente em toda – trans – vitamina A, conforme representação a seguir:”

todo – trans – retinal

toda – trans – vitamina A

Com base no texto acima, responda a todas as questões desta prova. 11) Em dois mols de todo – trans – retinal temos:

a) 32 g de hidrogênio. b) 44 g de hidrogênio. c) 64 g de hidrogênio. d) 56 g de hidrogênio. e) 72 g de hidrogênio.

12) Em 20 mols de toda – trans – vitamina A temos:

a) 2,408 x 1026 átomos de Carbono. b) 120 mols de átomos de Carbono. c) 2,85 kg de toda – trans – vitamina A. d) 360 mols de átomos de Hidrogênio. e) 1,205 x 1025 átomos de Hidrogênio.

13) Quanto à transformação enzimática do todo – trans – retinal em toda – trans – vitamina A, somente é

correto afirmar que:

a) a enzima é um isômero geométrico do todo – trans – retinal. b) a enzima sofre redução, ou seja, ganha elétrons. c) a enzima sofre redução, ou seja, perde elétrons. d) a enzima catalisa a reação aumentando a energia de ativação da mesma. e) a enzima é o agente redutor.

CH3

CH3 CH3 CH3 CH3 C = O

H

CH3

CH3 CH3 CH3 CH3 CH2OH

Enzima

10

14) A reação química que forma a rodopsina na retina do olho humano é:

a) a clivagem pela ação da água. b) o oposto da reação de hidrólise. c) um tipo de adição eletrófila. d) um tipo de adição nucleófila. e) um tipo de adição de radical livre.

15) Considerando que na produção de toda – trans – vitamina A, são necessários 0,00324 mols de enzima

para cada mol de todo – trans – retinal, ao final da reação química, é correto afirmar que:

a) teremos 0,00024 mols de enzima. b) teremos 1,00324 mols de enzima. c) teremos 0,00324 mols de enzima. d) teremos 2,00324 mols de enzima. e) teremos 7,00324 mols de enzima.

16) Considerando que o β – caroteno é o precursor biológico da vitamina A e que, após ingerida, cada molécula de β – caroteno é convertida enzimaticamente em duas de trans – retinol, somente é correto afirmar que a fórmula molecular do β – caroteno é:

a) C42H58. b) C44H60. c) C44H62. d) C40H56. e) C46H64.

17) A formação da rodopsina envolve a presença de um grupo amina. Sabe-se que as aminas apresentam,

usualmente, um cheiro desagradável, recebendo nomes muito sugestivos, como é o caso da putrescina cujo nome sistemático é:

a) 1,6 – octanodiamina. b) 1,5 - hexanodiamina. c) 1,2 - pentanodiamina. d) 1,1 - heptanodiamina. e) 1,4 - butanodiamina.

18) Para a precipitação da opsina, é necessário exceder o seu ponto isoelétrico fazendo com que a carga

líquida seja negativa. Considerando que o ponto isoelétrico da opsina ocorre quando o pH é 10, se utilizarmos o indicador “amarelo de alizarina R”, a seguinte mudança de cor ocorrerá:

a) Amarelo para vermelho. b) Azul para amarelo. c) Amarelo para azul. d) Vermelho para amarelo. e) Incolor para vermelho.

19) Considerando que a constante de velocidade da reação de condensação do 11 – cis – retinal, a 36,5

oC, é de 4,80 x 10-4 /s, a meia-vida da reação é (considerar log(½) = - 0,301):

a) 6,93 x 10-1 s. b) 1,44 x 103 s. c) 0,24 x 101 s. d) 2,33 x 10-2 s. e) 8,19 x 105 s.

11

20) Na reação em que o todo – trans – retinal é transformado enzimaticamente em toda – trans – vitamina A, a variação de energia livre padrão, a 36,5 oC, é de -13,6 kJ. Considerando a constante universal, R, igual a 8,31 J/(mol.K), a constante de equilíbrio nessa temperatura é:

a) 6,00 x 101. b) 3,64 x 104. c) 2,00 x 102. d) 4,00 x 10-4. e) 1,32 x 103.

12

13

FÍSICA 21) Imagine que existem duas pessoas, ambas na superfície da Terra, uma na linha do Equador e a outra

sobre o Trópico de Capricórnio. A Terra desenvolve somente o movimento de rotação em torno de seu eixo. Considere o movimento circular uniforme para as duas pessoas e analise as informações abaixo:

I. As frequências serão iguais, pois só dependem do período de rotação da Terra. II. Os módulos das velocidades lineares serão diferentes, pois os raios são diferentes. III. As velocidades angulares serão iguais, pois só dependem do período de rotação da Terra. IV. Ambas terão acelerações centrípetas diferentes, pois os raios são diferentes.

Está(ao) correta(s):

a) Somente I b) Somente II c) II e III d) I e IV e) Todas estão corretas

22) Um caçador dispara um dardo contra sua presa. No instante do disparo, a presa que se encontra a

m16 de distância, corre, tentando fugir. Se o dardo e a presa se deslocam com velocidades de módulos sm /26 e sm /10 respectivamente, na mesma direção e no mesmo sentido, qual é o intervalo de

tempo que o dardo leva para atingir a presa?

a) 0,2 segundo b) 0,5 segundos c) 1,5 segundos d) 1 segundo e) 2 segundos

23) Esse mesmo caçador, num momento seguinte, dispara uma flecha obliquamente. A flecha descreve

uma parábola num referencial fixo ao solo. Considerando a resistência do ar desprezível e analisando o movimento da flecha depois que ela abandona o arco, afirma-se:

I. A flecha atinge a velocidade máxima, em módulo, no ponto mais alto da trajetória. II. A flecha tem aceleração mínima, em módulo, no ponto mais alto da trajetória. III. A flecha tem aceleração sempre na mesma direção e no mesmo sentido.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas III b) Nenhuma está correta c) Apenas I d) Apenas II e) I e III

24) Em uma outra caçada, o caçador dispara uma flecha de massa g100 , a uma velocidade de sm /26 . O

trabalho, realizado pelo caçador para esticar o arco que sustenta a flecha é, em joule:

a) 2,6 b) 67,6 c) 33,8 d) 338 e) 676

14

25) Uma nova flecha de massa g100 é atirada contra uma ave a uma velocidade de sm /24 . A flecha

colide com a ave, com massa de g900 , que estava livre e em repouso sobre um galho de uma árvore. A ave ferida mais a flecha passam a ser um corpo único, com velocidade final igual a:

a) zero b) sm /4,2

c) sm /6,0

d) sm /2,1

e) sm /8,1 26) Qual é o conceito físico que está por trás do conhecimento empírico de um caçador que, ao jogar um

dardo na direção do rabo de um peixe em repouso dentro da água límpida, tenta acertar sua cabeça?

a) Difração b) Refração c) Interferência d) Polarização e) Reflexão

27) Sabe-se que a distância aproximada que devemos manter do veículo da frente aumenta conforme

aumentamos a velocidade. Suponha que uma moto trafega numa estrada reta e plana logo atrás de um caminhão. A moto e o caminhão estão trafegando com velocidade constante de hkm /108 quando o caminhão para instantaneamente. Qual deveria ser o raio do arco de círculo descrito pelo motoqueiro para evitar uma colisão traseira com esse caminhão? Suponha que a nova trajetória é circular. Considere o coeficiente de atrito dinâmico entre o pneu da moto e o solo dado por 9,0=µ e a

aceleração gravitacional é 2/10 smg = .

a) m100 b) m12 c) m2,97

d) m50 e) m1296

28) O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos.

De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona. Em uma maratona, um atleta de

kg70 , corre com velocidade constante. Sabe-se que cal1200 de energia absorvidas na alimentação

foram transformadas em energia cinética de translação desse atleta. Considerando Jcal 2,41 ≈ , o

módulo da velocidade do atleta foi, em sm / , de:

a) 10 b) 9 c) 6 d) 3 e) 12

15

29) As panelas são um conjunto de utensílios culinários consideradas por muitos como indispensáveis em qualquer cozinha. Usamos panelas de metais, como aço, cobre e alumínio, com cabos de madeira ou de plástico. Os metais são ____________ de energia na forma de calor, pois possuem ____________ condutividade térmica. O material do cabo possui ____________ condutividade térmica.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.

a) bons condutores – baixa – baixa b) bons condutores – alta – alta c) bons condutores – alta – baixa d) maus condutores – baixa – alta e) maus condutores – baixa – baixa

30) Analise as seguintes afirmações:

I. O peso de uma panela é constante, somente quando está sobre a mesa. II. A força gravitacional que a Terra exerce sobre uma panela é o que se chama de peso da panela. III. Como a massa da Terra é muito maior do que a massa da panela, a força gravitacional da Terra

sobre a panela é muito maior do que a força gravitacional da panela sobre a Terra.

Qual(is) afirmação(ões) está(ão) correta(s)?

a) Apenas I b) Apenas III c) Apenas I e III d) Apenas II e) Todas estão corretas

16

MATEMÁTICA 31) Algumas pessoas são capazes de sentir a feniltiocarbamida como substância amarga, outras acham-

na sem sabor. A característica de sentir o gosto não é hereditária. Numa amostra selecionada ao acaso, a proporção de sensíveis para não sensíveis foi de 1139:461. A partir dessas informações podemos afirmar que, aproximadamente: a) 71% das pessoas são “não sensíveis” à feniltiocarbamida. b) 41% das pessoas são “não sensíveis” à feniltiocarbamida. c) 71% das pessoas são “sensíveis” à feniltiocarbamida. d) 59% das pessoas são “sensíveis” à feniltiocarbamida. e) 29% das pessoas são “sensíveis” à feniltiocarbamida.

32) Numa amostra de população adulta, os geneticistas encontraram 220 pessoas com diabetes melito, 380 pessoas com uma forma branda de diabetes e 3050 pessoas sem indicação de diabetes. A partir dessas informações, podemos afirmar que: a) aproximadamente 10% das pessoas possuem algum tipo de diabetes. b) menos do que 80% das pessoas não possuem algum tipo de diabetes. c) mais do que 7% das pessoas possuem diabetes melito. d) exatamente 85,36% das pessoas não possuem algum tipo de diabetes. e) aproximadamente 16% das pessoas possuem algum tipo de diabetes.

33) A taxa de consumo de oxigênio do pulmão é medida em ml m-1. Quanto maior essa velocidade mais distendida deve estar a superfície da área alveolar A. Já que o consumo de oxigênio é um processo de difusão, a taxa de consumo Q deve ser proporcional à área da superfície alveolar. Observe a tabela abaixo.

A (m2) Q(ml m-1)

Rato 0,4 2

Coelho 6,5 18

Homem 62 210

Toninha 110 1000

Vaca 300 1400

Baleia 1700 12000

Ao calcular a proporção A

Q, podemos observar que:

a) essa proporção é maior na toninha do que nos outros animais. b) essa proporção é maior na baleia do que nos outros animais. c) essa proporção é menor no homem do que nos outros animais. d) para qualquer um dos animais a proporção é equivalente. e) essa proporção é menor no rato do que no homem.

17

34) Numa população, as frequências relativas nos grupos sanguíneos ABO são: antígeno A presente 39%, antígeno B presente 48%. Em 15% de todos os indivíduos, ambos os antígenos estão presentes. Se um indivíduo selecionado aleatoriamente tem antígeno B, aproximadamente, qual é a probabilidade de que o antígeno A esteja ausente.

a) 50% b) 69% c) 46% d) 81% e) 31%

35) A taxa de variação da população de um país é obtida levando-se em consideração o número de nascimento (N), o número de morte (M), o número de imigrantes (I) e o número de emigrantes (E) por unidade de tempo. Se num determinado país essa taxa foi negativa, é correto afirmar que:

a) M < I + E + N b) N + E < M + I c) M + N > E + I d) N + I < M + E e) N > M – I + E

36) Segundo o IBGE, o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado, desde o início do real em julho de 1994, é de 257,5%. O gráfico abaixo apresenta a evolução do INPC ao longo desses anos.

A partir dessas informações, podemos afirmar que:

I. Um produto que custava R$ 32,50 em 2000 passou a ser vendido em 2002 por R$ 35,75. II. Houve deflação no período de 1995 a 1998. III. O índice acumulado ser de 257,5% significa que se um produto, em julho/2004 custava R$ 100,00

passou a custar R$ 357,50 em 2009.

Das afirmativas acima, podemos dizer que é(são) verdadeira(s):

a) II b) I e III c) III d) II e III e) I, II e III

18

37) Na tabela abaixo, A, B, C, D e E são retas que pertencem a um mesmo plano, ou seja, são retas coplanares. Sabendo que essas retas são distintas, completando a tabela com os símbolos: // ... “é

paralela a” e ... “é perpendicular a”, o número total de vezes em que o símbolo aparece (incluindo os já escritos) é:

A B C

D //

E

B

a) 5 b) 3 c) 4 d) 6 e) 7

38) Um indivíduo heterozigoto para determinada característica (Aa) forma dois tipos de espermatozóides, A e a. Se uma mulher também for heterozigota, poderá formar óvulos A e a. Supondo que um casal heterozigoto com pigmentação normal teve como primeiro descendente uma criança albina, qual é a probabilidade de que seus próximos dois filhos sejam albinos?

a) 3,125% b) 25% c) 18,75% d) 12,5% e) 6,25%

39) O reitor da universidade, com a finalidade de verificar o nível de satisfação dos alunos quanto às mudanças na estrutura da biblioteca central, solicitou a CPA (Comissão Própria de Avaliação) que realizasse uma pesquisa em que o aluno pudesse expressar sua opinião. Uma das perguntas dessa pesquisa era: “Com as mudanças, ficou mais fácil localizar obras n o acervo? ”. Para essa pergunta as respostas possíveis eram: SIM, NÃO ou em branco. Após a contagem das respostas foi verificado que 52% responderam SIM, 38% responderam NÃO e 120 alunos responderam em branco. Qual a quantidade de alunos que participou dessa pesquisa?

a) 456 b) 600 c) 624 d) 736 e) 1200

Leia atentamente o texto e responda à questão 40. As consequências desastrosas provocadas pelo consumo de álcool entre a população adolescente e jovem têm chamado a atenção e levado pesquisadores de diversos países a estudarem sistematicamente tal assunto. No Brasil, as pesquisas ainda são recentes e em número reduzido, mas estudos que mostram os padrões de uso de drogas na população, de forma geral, e que indicam que os jovens começam a fazer uso de drogas lícitas (álcool e tabaco) e ilícitas (maconha, cocaína, crack) precocemente. Abrangendo estudantes do ensino fundamental e médio (antigos 1o e 2o graus), há uma série de estudos epidemiológicos realizados em várias cidades brasileiras. Esses estudos apontam as características de uso de álcool entre os estudantes de nível fundamental e médio, tais como uso no ano variando de 75-85%, no mês em torno de 64% e, especificamente, em um estudo realizado em

19

Cuiabá, foi encontrada a média de 12,1 anos de idade (DP 3,6) de início do uso. Esses números são elevados se comparados com as médias da população do Estado de São Paulo. Consolidando esses índices, tem-se os resultados do primeiro levantamento nacional brasileiro sobre uso de substâncias psicoativas (SPA), realizado nas 107 maiores cidades, no ano 2001. Nesse estudo foi detectado que 48,3% dos adolescentes (grupo com idade entre 12 e 17 anos) já fizeram uso de álcool na vida e 5,2% já são dependentes. Esses dados comprovam que o consumo excessivo de álcool entre o público jovem representa problema de saúde pública importante. (MARTINS, Raul Aragão, CRUZ, Luciana Ap. Nogueira da, TEIXEIRA, Patrícia Santos et al. Padrão de

consumo de álcool entre estudantes do ensino médio de uma cidade do interior do estado de São Paulo . SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), fev. 2008, vol.4, no.1, p.00-

00. ISSN 1806-6976.)

40) De acordo com texto, e supondo que numa das 107 cidades, onde foi realizada a pesquisa, possui população adolescente igual 12750, pode-se concluir que: a) aproximadamente 6158 adolescentes nunca fizeram uso de álcool. b) aproximadamente 6592 adolescentes já fizeram uso de álcool. c) 663 adolescentes já são dependentes do álcool. d) 636 adolescentes já são dependentes do álcool. e) menos do que 5000 adolescentes nunca fizeram uso de álcool.