Bip 475 - Julho/03

8
UMA GRANDE CORRENTE DE SOLIDARIEDADE Criança Esperança oferece aos seus patrocinadores mais do que visibi- lidade; oferece a oportunidade para a empresa se asso- ciar a uma corren- te de solidariedade do tamanho do Brasil. Uma publicação da Superintendência Comercial da Rede Globo http://sucom.redeglobo.com.br Nº 475 Julho de 2003 bip i i b p p MOTOVELOCIDADE Um show de visibilidade Desde abril, o telespectador da Globo acompanha com exclu- sividade as emoções do Campeo- nato Mundial de Motovelocidade. Para os brasileiros, o ponto alto do campeonato ainda está por vir: o Grande Prêmio do Brasil, que será realizado em 20 de setembro, em Jacarepaguá. Para os patrocinadores, o Mundial de Motovelocidade é um show de visibilidade. Entre o GP da Inglaterra, a ser disputado em 13 de julho, e o final do campeo- nato, num total de nove corridas, eles terão direito a 88 inserções na programação da Rede Globo, entre comerciais, inserts de vídeo, chamadas, vinhetas, e publicidade virtual no GP Brasil, que confere exposição diferenciada às marcas dos patrocinadores. A última cor- rida acontece em 2/11. A Motovelocidade na Globo atrai um número ligeiramente maior de homens (55%) do que mulheres. 69% do público das transmissões pertence às classes ABC e 64% tem entre 18 e 49 anos de idade, segundo dados do Ibope, oferecendo índices de afi- nidade e atratividade especial- mente notáveis junto a homens e mulheres com mais de 25 anos. Consulte hoje mesmo o Aten- dimento Comercial da Rede Glo- bo. Das quatro cotas nacionais de patrocínio, duas já foram adquiri- das pelos clientes Campari e Petrobras.

description

MOTOVELOCIDADE Nº 475 Uma publicação da Superintendência Comercial da Rede Globo http://sucom.redeglobo.com.br Julho de 2003

Transcript of Bip 475 - Julho/03

Page 1: Bip 475 - Julho/03

UMA GRANDE CORRENTE DE

SOLIDARIEDADE

Criança Esperançaoferece aos seuspatrocinadores

mais do que visibi-lidade; oferece a

oportunidade paraa empresa se asso-ciar a uma corren-te de solidariedade

do tamanho do Brasil.

Uma publicação da SuperintendênciaComercial da Rede Globohttp://sucom.redeglobo.com.br

Nº 475Julho de 2003

bipi i bp p MOTOVELOCIDADE

Um show de visibilidade

Desde abril, o telespectadorda Globo acompanha com exclu-sividade as emoções do Campeo-nato Mundial de Motovelocidade.

Para os brasileiros, o pontoalto do campeonato ainda estápor vir: o Grande Prêmio doBrasil, que será realizado em 20de setembro, em Jacarepaguá.

Para os patrocinadores, oMundial de Motovelocidade é umshow de visibilidade. Entre o GPda Inglaterra, a ser disputado em13 de julho, e o final do campeo-nato, num total de nove corridas,eles terão direito a 88 inserções naprogramação da Rede Globo,entre comerciais, inserts de vídeo,chamadas, vinhetas, e publicidadevirtual no GP Brasil, que confere

exposição diferenciada às marcasdos patrocinadores. A última cor-rida acontece em 2/11.

A Motovelocidade na Globoatrai um número ligeiramentemaior de homens (55%) do quemulheres. 69% do público dastransmissões pertence às classesABC e 64% tem entre 18 e 49anos de idade, segundo dados doIbope, oferecendo índices de afi-nidade e atratividade especial-mente notáveis junto a homens emulheres com mais de 25 anos.

Consulte hoje mesmo o Aten-dimento Comercial da Rede Glo-bo. Das quatro cotas nacionais depatrocínio, duas já foram adquiri-das pelos clientes Campari ePetrobras.

Page 2: Bip 475 - Julho/03

JUL2003 2

bipi i bp p PIRELLI/AUTOESPORTE

Uma parceria com bons resultados

A proposta de Autoesporte, oprograma sobre automóveis exi-bido nas manhãs de domingopela Globo, conquistou de formaquase que instantânea a PirelliPneus.

Em parceria com a produçãodo Autoesporte, foi criada umasérie de quatro reportagens compreocupação marcadamente edu-cativa, mostrando a importância eos cuidados para semanter os pneusem bom estado,como proceder emsituações de emer-gência etc. As re-portagens, gravadasno campo de provada Pirelli, em Su-maré, e usando opiloto de prova daempresa tiveramenorme repercus-são, diz GustavoCesário, gerente deComunicação daPirelli para a Amé-rica Latina. “Foiextraordinário, tanto como visua-lização da marca como da mensa-gem que queríamos transmitir”,diz ele. “Colhemos comentáriospositivos de consumidores, reven-dedores, clientes, empresas par-ceiras e de nossos próprios fun-cionários.” Além disso, as açõesdesenvolvidas junto ao Autoes-porte mostram-se uma forma

inteligente de alavancar o lança-mento do pneu Cinturatto P4.“Foi uma maneira eficiente e eco-nômica de ampliar a visibilidadedo nosso novo produto”, dizGustavo.

Para ele, ações de comunica-ção desta natureza têm objetivode médio e longo prazo. “Nãoesperamos encher nosso ponto-de-venda no dia seguinte. Que-

remos, antes, criarempatia com oconsumidor, ofere-cendo serviços. Oformato de Auto-esporte permiteisso de uma ma-neira privilegiada,com uma relaçãocusto-benef íc iomuito boa. Alémdisso, capitaliza-mos a nosso favortoda a credibilida-de do jornalismoda Globo”, afirmaGustavo.

A idéia de in-vestir em Autoesporte nasceu naFutura, agência que atende aPirelli. “Fizemos uma reunião debriefing com a produção do pro-grama, onde expusemos nossasintenções. A partir daí, as coisascomeçaram a correr de formanatural, com decisões partilhadas.Foi uma ótima experiência”,garante Gustavo.

Gustavo Cesário,gerente de comunicação

da Pirelli

BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARAPUBLICITÁRIOS

Uma publicação mensal da Superintendência Comercial da Rede Globo.

Produzido para a Central Globo de Marketing pela Porto Palavra EditoresAssociados

DIRETORES RESPONSÁVEISAnco Márcio Saraiva eRicardo Esturaro

JORNALISTA RESPONSÁVELMonica Oliveira

PROJETO GRÁFICO EEDIÇÃO DE ARTEMoema Kuyumjian

DESK-TOP E FOTOLITOSLucílio Aoyagui

ASSINATURASPodem ser solicitadas pelo e-mail:[email protected]

Page 3: Bip 475 - Julho/03

bipi i bp p

JUL20033

REDE MANAUS

Identidade total com Carga Pesada

Pneus são vendidos normal-mente a partir da “razão” – per-formance, rendimento etc.

Mas a Rede Manaus, líder demercado em todo o estado do Riona venda de pneus, optou poroutro caminho: “Queremos quenossos clientes vivenciem umaexperiência agradável em nossostruck centers”, explica FláviaGalindo, gerente de Marketing eVendas da Rede Manaus. “Porisso, enfatizamos a emoção, ocalor humano, o sentir-se bem nomomento da compra, que é onosso diferencial.”

Um diferencial levado muito asério. A Rede Manaus realizainvestimentos maciços em atendi-mento para que o caminhoneiropossa ter os melhores produtos eserviços. “Para se ter uma idéia deaté onde vamos nesse conceito, emnosso trucks temos cabeleireira,restaurante (nosso Truck Café);sala de espera com TV, cafezinhoetc. E se o caminhoneiro nãopuder se deslocar até nosso truck,nós levamos o pneu até ele semqualquer custo adicional – e paraisso mantemos uma linha 0800”,diz Flávia.

Para comunicar estes diferen-ciais, nada melhor do que um pro-grama diante dos quais caminho-neiro nenhum fica indiferente:Carga Pesada.

“Já éramos parceiros antigosda Globo, mas Carga Pesada repre-sentava uma oportunidade todaespecial e não perdemos tempo,concentrando quase toda a nossaverba nele.”

O comercial apresentado emmeio ao programa mostrava umdos clientes da Rede Manausdesde o momento em que chega àloja até quando volta à estrada,“dentro de nossa proposta desimplicidade e eficácia, passandoa idéia de que a Rede Manaus éuma parada obrigatória paraquem trabalha com carga. Aliás,não contratamos nenhum ator; afilmagem foi feita com um denossos clientes mais queridos, oZildo Lemos da Silva”, diz Flávia.

Os resultados foram imedia-tos. “Muitos clientes viram oseriado e se reconheceram nele.Foram vários os elogios recebi-dos”, diz ela. “Somos reconheci-dos como a casa do caminhonei-ro. Apostamos que Carga Pesadaseria uma oportunidade de evi-denciar a infra-estrutura de aten-dimento nos trucks. Creio queacertamos em cheio”.

Além de pneus para cami-nhão, a Rede Manaus comerciali-za também pneus para veículosde passeio. A empresa conta trêsSuper Trucks Center no Rio.

Flávia Galindo,gerente de Marketing e Vendas

da Rede Manaus de Pneus

Page 4: Bip 475 - Julho/03

JUL2003 4

bipi i bp p CRIANÇA ESPERANÇA

Sua empresa, numa grande corrente de solidariedade

O CriançaE s p e r a n ç a

chega a sua 18a

edição oferecendoao mercado um projeto

diferenciado que garante visibili-dade de marca e excepcionaisoportunidades para os patrocina-dores em uma grande corrente desolidariedade.

As empresas que apóiam oCriança Esperança são vistascomo co-responsáveis pelos ine-gáveis avanços proporcionadospelo projeto. São organizaçõesque reconhecem sua responsabili-dade corporativa e se comprome-tem com o desenvolvimentosocial das crianças e jovens caren-tes do Brasil.

E é por esses motivos quepatrocinar um projeto como oCriança Esperança é uma exce-lente oportunidade para empre-sas que queiram ajudar a mudar oBrasil e ao mesmo tempo associarsua marca a questões sociais degrande visibilidade, com altoimpacto comunitário e grandeenvolvimento com a sociedade. OCriança Esperança já arrecadoumais de R$ 122 milhões, investi-dos em quase 5 mil projetos,beneficiando mais de 2,7 milhõesde crianças e adolescentes emtodo o Brasil.

O show Criança Esperança éo momento de celebração da

campanha e acontecerá na noitede 9 de agosto no Ginásio doIbirapuera, em São Paulo. Ospatrocinadores terão suas marcaspresentes no local do show pormeio de propriedades de arena.

O esquema comercial oferece91 inserções em Mercado Na-cional e 60 em Mercado Local(SP1). O Criança Esperança seráveiculado também pela GloboInternacional, num total de 32inserções.

Inovação já apresentada em2002, a publicidade virtual é maisuma forma de comunicação deque o patrocinador dispõe noCriança Esperança em 2003.Além de oferecer um espetáculodiferenciado de beleza para oshow, por ser extremamente cria-tiva e inovadora, esse tipo decomunicação agrega valor àsmarcas exibidas e aumenta aatenção dos telespectadores.

O licenciamento está presen-te no projeto como um adicionalao Plano de Patrocínio. É umaoportunidade que possibilitamaior arrecadação para a cam-panha e permite aos patrocina-dores ampliar a ligação entre oseu produto/marca com o prestí-gio do Criança Esperança e osconsumidores.

O Criança Esperança tem trêscotas nacionais de patrocínio.

Page 5: Bip 475 - Julho/03

bipi i bp p

JUL20035

ITEM QTDE. DESCRIÇÃO

LANÇAMENTO 1 COMERCIAL DE 30"

JORNAL NACIONAL (DIA 28/7 – SEGUNDA) 5 VINHETA DE BLOCO

PRESTAÇÃO DE CONTAS

DE 29/7 A 8/8 35 CHAMADAS NACIONAIS

CHAMADAS DE TRANSMISSÃO 5 CHAMADAS NACIONAIS

FLASHES NA PROGRAMAÇÃO 5 FLASHES

ACOMPANHAMENTO 1 COMERCIAL DE 30"

JORNAL DA GLOBO (DIA 28/7 – SEGUNDA) 1 VINHETA DE BLOCO

ACOMPANHAMENTO 1 COMERCIAL DE 30"

JORNAL HOJE (DIA 9/8 – SÁBADO) 1 VINHETA DE BLOCO

ACOMPANHAMENTO

JORNAL NACIONAL (DIA 9/8 – SÁBADO) 1 VINHETA DE BLOCO

CHAMADAS DE DOAÇÃO 15 CHAMADAS NACIONAIS

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL 1 VINHETA DE ABERTURA

SHOW CRIANÇA ESPERANÇA 6 COMERCIAIS DE 30"

DIA 9/8 – SÁBADO (APÓS NOVELA DAS 20H) 6 VINHETAS DE PASSAGEM

2 PUBLICIDADES VIRTUAIS

5 VINHETAS DE ENDEREÇO ELETRÔNICO

1 VINHETA DE ENCERRAMENTO

MERCHANDISING 1 AÇÃO DE MERCHANDISING NO SHOW

BALANÇO PARCIAL E RETR. DO SHOW

FANTÁSTICO (DIA 10/8 – DOMINGO) 1 VINHETA DE BLOCO

ENCERRAMENTO E BALANÇO FINAL 1 COMERCIAL DE 30"

FANTÁSTICO (DIA 17/8 – DOMINGO) 1 VINHETA DE BLOCO

INTERNET 2 BANNER NO SITE DO PROJETO (2 MESES)

CHAMADAS DE BILHETERIA LOCAL – SÃO PAULO 20 CHAMADAS CARACTERIZADAS

ACOMPANHAMENTO 6 COMERCIAIS DE 30"

BOM DIA SÃO PAULO (DE 4 A 11/8) 6 VINHETAS DE BLOCO

ACOMPANHAMENTO 7 COMERCIAIS DE 30"

SPTV 1ª EDIÇÃO (DE 4 A 11/8) 7 VINHETAS DE BLOCO

ACOMPANHAMENTO 7 COMERCIAIS DE 30"

SPTV 2ª EDIÇÃO (DE 4 A 11/8) 7 VINHETAS DE BLOCO

PLANO COMERCIAL

TOTAL DE

INSERÇÕES

151EM MERCADO

NACIONAL E SP1

Page 6: Bip 475 - Julho/03

JUL2003 6

bipi i bp p ESPORTE

Na Globo, o Pancomeça em julho

Entre 1o e 17 de agosto acon-tecem os Jogos Pan-Americanos,em Santo Domingo. Mas, naGlobo, a festa do esporte do con-tinente começa em julho, acom-panhando a preparação dos maisde quinhentos atletas brasileirosque vão representar o Brasil.

Santo Domingo é um exce-lente aquecimento não só para os

Jogos Olímpicos da Grécia de2004 como também para os JogosPan-Americanos de 2007, queacontecem no Rio de Janeiro.

Confira o esquema comercialdo Pan e anote: seus patrocinado-res garantem desde já prioridadepara a compra do patrocínio dastransmissões pela Globo dosJogos de 2007.

ITENS QTDE. DESCRIÇÃO UNIT. TOTAL

BOLETINS PANAMERICANO (GESP) 10 VINHETAS DE BLOCO (5”) 1 10DE 1a A 30/7 – (TERÇA E QUARTA-FEIRA)BOLETINS PANAMERICANO (ESPO) 4 VINHETAS DE BLOCO (5”) 1 4DE 6 A 27/7BOLETINS NO GLOBO ESPORTE 15 VINHETAS DE BLOCO (5”) 1 15DE 1a A 18/8 – COMLS. 6, 8, 9, 13, 15 E 16/8 6 COMERCIAIS DE 30” 1 6BOLETINS NO ESPORTE ESPETACULAR 4 VINHETAS DE BLOCO (5”) 1 4DIAS 3, 10, 17 E 24/8 4 COMERCIAIS DE 30” 1 4BOLETINS NO JORNAL NACIONAL 14 VINHETAS DE BLOCO (5”) 1 14DE 1a A 16/8 – COML.16/8 1 COMERCIAL DE 30” 1 1BOLETINS NO BOM DIA BRASIL 12 VINHETAS DE BLOCO (5”) 1 12DE 1a A 18/8 12 COMERCIAL DE 30” 1 12BOLETIM NO FANTÁSTICO 3 VINHETAS DE BLOCO (5”) 1 3DIAS 3, 10 E 17/8FLASHES (DE 1a A 18/8) 50 ENCERRAMENTOS CARACTERIZADOS (3") 1 50BOLETINS PANAMERICANO 17 VINHETAS DE BLOCO (5”) 1 17DE 1a A 17/8 – SEGUNDA A E SEXTA NO 17 COMERCIAIS DE 30” 1 17JGLO; SÁBADO NO INTERVALO DO SUCI;DOMINGO NO INTERVALO DE DMAI

TOTAL DE INSERÇÕES 169

ESQUEMA COMERCIAL

Page 7: Bip 475 - Julho/03

bipi i bp p

JUL20037

JORNAL HOJE

Liderança absoluta na hora do almoço

Cidadania,respeito ao con-sumidor, ecolo-gia, defesa dainfância, educa-

ção, comportamen-to, arte, música, preservação de pré-dios e lugares históricos, urbanis-mo e, claro, as principais notíciasdo dia.

No Jornal Hoje, tudo é pensa-do e feito tendo em vista o perfildo público que o telejornal cons-truiu em 32 anos de liderança deaudiência.

Em Mercado Nacional, oJornal Hoje é visto diariamentepor 12,8 milhões de pessoas. Em2002, o telejornal alcançou umamédia de 19 pontos de audiência e49% de share. Em maio deste ano,a média do programa subiu para21 pontos de audiência e 52% de

share – são 429 mil telespectado-res a mais do que no mês de abril,ampliando a liderança do telejor-nal no horário do almoço.

Quem anuncia no intervalocomercial do Jornal Hoje tem acerteza de estar falando com umpúblico qualificado, com perfil deconsumo muito acima da médiada população. Mais de 9 milhõesde telespectadores do telejornalsão das classes ABC e mais de 8,7milhões têm acima de 25 anos.

Na Grande São Paulo, em2002, o telejornal alcançou umamédia de 15 pontos de audiênciae 39% de share. Em maio desteano, a média do programa subiupara 16 pontos de audiência e43% de share – são 121 mil teles-pectadores a mais do que no mêsde janeiro.

SEGUNDA A SÁBADO13h15

Sigla no SISCOM JHOJ

Preço de 30” Conforme Lista de Preçosde abril/2003

Conversão p/ 15” 0,50

PLANO DE PATROCÍNIO

1 Cota local

1 Abertura caracterizada de 7”1 Encerramento caracterizado de 7”

Índice de conversão: para cálculo dovalor mensal do patrocínio, multipliqueo valor do comercial de 30" de JornalHoje – JHOJ por 19,50 no mercado deinteresse.

ESQUEMA COMERCIAL

JAN

30

7060

40

100

FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

SHARE

AUDIÊNCIA20

50

Audiência e Share em Mercado Nacional

Fonte: Ibope Telereport PNT,janeiro a dezembro 2002.

Page 8: Bip 475 - Julho/03

CARGA PESADA

Em agosto, de novo na estrada

Os quatroepisódios deCarga Pesadaexibidos entreabril e maio

confirmaram as melhores expec-tativas: empatia conquistada porPedro e Bino com o público detodo o Brasil permaneceu intactamesmo depois de uma ausênciade vinte anos.

Assim, nada mais justo do quepreparar uma nova safra de episó-

dios de Carga Pesada, que serãoapresentados entre 12 de agosto e30 de setembro, sempre às terças-feiras, após Casseta & Planeta.

Confira os resultados alcança-dos pelos quatro programas jáexibidos, o plano de patrocíniodos novos episódios e consultehoje mesmo o AtendimentoComercial da Rede Globo de suacidade.

bipi i bp p

26%

SãoPaulo

Rio deJaneiro

DistritoFederal

SãoPaulo

Rio deJaneiro

DistritoFederal

25%28%

45%50%

47%

Fonte: Ibope Telereport, médias dos quatro programas apresentados.

AUDIÊNCIA MÉDIA SHARE MÉDIO

12/AGOSTO A 30/SETEMBROTERÇAS-FEIRAS22h40,APÓS CPLA

Sigla no SISCOM TNOB

Preço de 30” Consulte Lista de Preços

Coeficiente p/ 15” 0,75

PLANO DE PATROCÍNIO

2 Mercado Nacional

8 Aberturas caracterizadas de 7”8 Encerramentos caracterizados de 7”8 Comerciais de 30”8 Vinhetas de passagem de 7”40 Chamadas

TOTAL: 72 INSERÇÕESINTERNET – Full banner na páginaprincipal do site do programa

ESQUEMA COMERCIAL