Bip 479 - Outubro/03

8
CHOCOLATE COM PIMENTA Desde a sua estréia, a novela obteve média de 71% de share e 42 pontos de audiência em RJ e 58% de share e 36 pontos em SP1. Na última semana de setembro, os índices de audiência e share aumentaram ainda mais, atingindo 74% de share e 52 pontos de audiência no RJ. Uma publicação da Superintendência Comercial da Rede Globo http://sucom.redeglobo.com.br Nº 479 Outubro de 2003 bip i i b p p JORNAL NACIONAL As audiências continuam em alta Em 2002, as audiências do Jor- nal Nacional cresceram a cada mês. No segundo trimestre, por exem- plo, os índices foram, em média, 13% superiores aos do mesmo pe- ríodo de 2001. Em 2003, o Jornal Nacional vem alcançando índices ainda maiores. Em agosto, o telejornal atingiu 42 pontos de audiência e 30,8 milhões de telespectadores, 16% a mais que em janeiro deste ano, cumprindo um papel funda- mental no apoio à construção de marcas fortes junto a consumi- dores de todo o Brasil. O share cada vez mais alto também comprova a eficácia que o Jornal Nacional proporciona aos anunciantes. De janeiro a agosto deste ano, houve um ganho de 5 pontos percentuais na participa- ção entre os televisores ligados, chegando a 65%. Na Grande São Paulo, cada edição do Jornal Nacional é vista por mais de 3,3 milhões de teles- pectadores, atingindo 40 pontos de audiência, número que supera a soma de todos os telejornais no- turnos concorrentes. Em SP1 o share também apre- senta crescimento em 2003: os 61% de participação entre os tele- visores ligados em agosto repre- sentam um acréscimo de 7 pontos percentuais sobre o índice de ja- neiro deste ano. PLANO DE PATROCÍNIO 1 Cota nacional PLANO DE INSERÇÕES Sob consulta ESQUEMA COMERCIAL

description

ESQUEMA COMERCIAL Nº 479 PLANO DE PATROCÍNIO Uma publicação da Superintendência Comercial da Rede Globo http://sucom.redeglobo.com.br PLANO DE INSERÇÕES Outubro de 2003 1 Cota nacional Sob consulta

Transcript of Bip 479 - Outubro/03

Page 1: Bip 479 - Outubro/03

CHOCOLATE COMPIMENTA

Desde a sua estréia, anovela obteve médiade 71% de share e 42pontos de audiência

em RJ e 58% de sharee 36 pontos em SP1.

Na última semana desetembro, os índicesde audiência e shareaumentaram ainda

mais, atingindo 74%de share e 52 pontosde audiência no RJ.

Uma publicação da SuperintendênciaComercial da Rede Globohttp://sucom.redeglobo.com.br

Nº 479Outubro de 2003

bipi i bp p JORNAL NACIONAL

As audiências continuam em alta

Em 2002, as audiências do Jor-nal Nacional cresceram a cada mês.No segundo trimestre, por exem-plo, os índices foram, em média,13% superiores aos do mesmo pe-ríodo de 2001.

Em 2003, o Jornal Nacionalvem alcançando índices aindamaiores. Em agosto, o telejornalatingiu 42 pontos de audiência e30,8 milhões de telespectadores,16% a mais que em janeiro desteano, cumprindo um papel funda-mental no apoio à construção demarcas fortes junto a consumi-dores de todo o Brasil.

O share cada vez mais altotambém comprova a eficácia queo Jornal Nacional proporciona aos

anunciantes. De janeiro a agostodeste ano, houve um ganho de 5pontos percentuais na participa-ção entre os televisores ligados,chegando a 65%.

Na Grande São Paulo, cadaedição do Jornal Nacional é vistapor mais de 3,3 milhões de teles-pectadores, atingindo 40 pontosde audiência, número que superaa soma de todos os telejornais no-turnos concorrentes.

Em SP1 o share também apre-senta crescimento em 2003: os61% de participação entre os tele-visores ligados em agosto repre-sentam um acréscimo de 7 pontospercentuais sobre o índice de ja-neiro deste ano.

PLANO DE PATROCÍNIO

1 Cota nacional

PLANO DE INSERÇÕES

Sob consulta

ESQUEMA COMERCIAL

Page 2: Bip 479 - Outubro/03

OUT2003 2

bipi i bp p WIMÓVEIS

Globo multiplicaacessos a site

O desejo do Portal Wimóveis,especializado em mercado imobi-liário, de anunciar na TV GloboBrasília sempre existiu, mas o im-pulso final para que isso aconte-cesse não poderia ser mais inusi-tado: a Wimóveis, que costumavaveicular nas páginas de um jornallocal, passou a ser consideradauma concorrente, não podendomais anunciar.

A partir deste episódio, e gra-ças à parceria com a agência Fó-rum Propaganda, aWimóveis desen-volveu um filme de15 segundos e fezuma mídia na Glo-bo, que contem-plou o Bom DiaBrasil, Jornal daGlobo, Jornal Hoje,e aos domingos oAutoesporte. Foi oque bastou paraque o volume deacessos ao site daWimóveis começasse a aumentar.Ao final de dois meses de campa-nha na TV Globo Brasília, onúmero de pageviews já tinha su-bido de 1,4 milhão ao mês para 2,1milhões.

Além disso, Antônio Marcelo S.

Ramos e Augusto Soares Abdala,sócios da empresa, puderam co-memorar também um salto no re-torno oferecido pelo portal às imo-biliárias que o utilizam como veí-culo de comunicação. “Antes,a taxa de retorno dos anúncios in-seridos no Portal Wimóveis era de30 a 40%”, diz Antônio Marcelo.“Depois que anunciamos na Globo,este número saltou para até 50%.”“Com a força da Globo, nosso por-tal passou a oferecer uma taxa de

retorno às imobi-liárias muito maisalta do que outrasmídias”, comple-menta.

A campanhana TV Globo Bra-sília potencializouo Wimóveis, tra-zendo vantagenspara todos: o pró-prio portal, asimobiliárias par-ceiras e quem pro-

cura imóveis para alugar e vender.O Portal Wimóveis.com é a

principal mídia de imóveis da in-ternet no mercado brasiliense,atuando também em Belo Hori-zonte, Região dos Lagos do Rio e,em breve, também em Goiânia.

Antônio Marcelo S. Ramose Augusto Soares Abdala,

da Wimóveis

BOLETIM DE INFORMAÇÃO PARAPUBLICITÁRIOS

Uma publicação mensal da Superintendência Comercial da Rede Globo.

Produzido para a Central Globo de Marketing pela Porto Palavra EditoresAssociados

DIRETORES RESPONSÁVEISAnco Márcio Saraiva eRicardo Esturaro

JORNALISTA RESPONSÁVELMonica Oliveira

PROJETO GRÁFICO EEDIÇÃO DE ARTEMoema Kuyumjian

DESK-TOP E FOTOLITOSElisete G. Carrilho Pereira

ASSINATURASPodem ser solicitadas pelo e-mail:[email protected]

Page 3: Bip 479 - Outubro/03

bipi i bp p FILMES

Sucessosnas madrugadas

Com público altamente quali-ficado, as sessões de cinema exibi-das diariamente pela Globo a par-tir das 23h representam uma ex-celente oportunidade comercialpara anunciantes de todos os se-tores. Intercine, Corujão, DomingoMaior e Sessão de Gala têm maisde 70% do público pertencente àsclasses ABC e mais de 45% entre25 e 49 anos, segundo dados doIbope.

Domingo Maior, exibido nasnoites de domingo logo após oFantástico, atinge 15 pontos de au-diência em mercado nacional e 18pontos em SP1, com share de 52%e 48%, respectivamente. A sessãooferece índices de afinidade espe-cialmente altos em relação a targetscomo homens e mulheres com 18

anos e mais de idade e junto àsclasses ABC. Domingo Maior temcota local de patrocínio.

Sessão de Gala, exibida nasnoites de sábado após Zorra Total,alcança audiência de 8 e 9 pontosrespectivamente em MercadoNacional e SP1, com share de57% e 54%.

Números semelhantes sãoobtidos também por Corujão eIntercine, a sessão interativa dasmadrugadas dos dias de sema-na. Intercine tem cota nacional depatrocínio.

Consulte o Atendimento Co-mercial da Rede Globo e conhe-ça mais sobre estas excelentes e econômicas oportunidades defalar com consumidores do Brasilinteiro.

OUT20033

Page 4: Bip 479 - Outubro/03

OUT2003 4

bipi i bp p 450 ANOS DE SÃO PAULO

Uma superfesta para oaniversário de São Paulo

A partir de outubro, a RedeGlobo dá início às comemoraçõesdo aniversário de São Paulo comum projeto que promete agitar acidade até março próximo. É oProjeto 450 Anos de São Paulo,cujo espírito é multiplicar os bonsexemplos e preparar a cidade paraa grande festa.

A largada do projeto aconteceem 19 de outubro com o depoi-mento de pessoas anônimas queescolheram São Paulo para viver,as declarações de amor de artistas,atletas e persona-lidades pela cida-de e uma campa-nha de envolvi-mento que con-tribuirá para dei-xar a cidade maisbonita.

Em novembroe dezembro, pro-gramas especiaiscontarão a trajetória dos imigran-tes que ajudaram São Paulo a cres-cer e hoje fazem parte da históriada cidade.

Também em dezembro, a ci-dade presenciará na Avenida Pau-lista o maior réveillon de todos ostempos.

Em janeiro, tem início a con-tagem regressiva para o aniversá-rio da cidade e também a históriados clubes da capital e shows diá-rios com grandes nomes da músi-ca brasileira em diversos locais da

cidade. Estão previstas as partici-pações de Angélica, Ivete Sangalo,Frejat, Sandra de Sá, Alcione, Da-niel e muitos outros.

Também em janeiro o Recreionas Férias pretende reunir milha-res de pequenos paulistanos e lhesoferecer lazer e recreação duranteas férias. Atividades recreativas,esportivas e artísticas, oficinasculturais, passeios em museus eparques e visitas ao zoológico fa-rão parte de um programa que vi-sa atingir 450 mil participan-

tes. Os patrocina-dores poderão ex-plorar merchan-dising nos locaisem que as crian-ças estarão apren-dendo enquantose divertem.

No dia 25 dejaneiro, toda aprogramação da

Globo estará ligada nas come-morações dos 450 anos de SãoPaulo. É o São Paulo 25 ✕ 25, umshow com 25 horas de duração.

Das 23h do sábado, dia 24, àmeia-noite de domingo, 25 de ja-neiro, o Ginásio do Ibirapuera se-rá o palco deste especial, ancora-do por Ana Maria Braga, Angéli-ca, Chico Pinheiro, Faustão, Lu-ciano Huck e Serginho Groisman,com a participação dos grandesnomes do elenco e do jornalismoda Globo e dos mais importantes

Page 5: Bip 479 - Outubro/03

bipi i bp p EVENTOS

PERÍODO INSERÇÕES*RÉVEILLON DEZEMBRO 41SÃO PAULO É UM SHOW JANEIRO 97RECREIO NAS FÉRIAS JANEIRO 30

CAMPANHASLANÇAMENTO OUTUBRO 101VAMOS PREPARAR SÃO PAULO PARA A FESTA OUTUBRO A DEZEMBRO 102SÃO PAULO, MEU AMOR OUTUBRO A DEZEMBRO 100LUZES DE NATAL DEZEMBRO 30CONTAGEM REGRESSIVA JANEIRO 91CLUBES DE SÃO PAULO JANEIRO 24MEU BAIRRO, SUA HISTÓRIA JANEIRO E FEVEREIRO 48SEMANA DE ARTE MODERNA FEVEREIRO 20HISTÓRIA DE SÃO PAULO MARÇO 60

PROGRAMAÇÃO ESPECIALIMIGRAÇÃO EM SÃO PAULO NOVEMBRO E DEZEMBRO 30SÃO PAULO 25 X 25 JANEIRO 58MÍDIA DE APOIO OUTUBRO A MARÇO 38* Inclui comerciais de 30 segundos, chamadas, vinhetas e flash. Os comerciais serão exibidos em programas como Fantástico, Jornal Nacional,Praça TV 1ª e 2ª Edições, novelas etc. Consulte o Atendimento Comercial da Rede Globo para mais detalhes.

450 ANOS DE SÃO PAULO

TOTAL DE

INSERÇÕES

870

OUT20035

intérpretes e grupos da músicabrasileira.

Essa grande festa começa comos apresentadores da Globo jun-tos, no palco do Ginásio do Ibira-puera, destacando as atrações quefarão parte desta megafesta deaniversário.

As comemorações não parampor aí. A Semana de Arte Moder-na, as curiosidades e particularida-des dos bairros da cidade e toda ahistória dos personagens e monu-mentos que fizeram de São Pauloum mundo de descobertas e idéias

também ganham destaque.Os patrocinadores do projeto

450 Anos de São Paulo, além de as-sociarem suas marcas e produtos aum projeto de profundo envolvi-mento com o maior mercado con-sumidor do país, terão direito amais de 800 inserções na progra-mação da Globo todos os dias en-tre outubro de 2003 e março de2004, entre chamadas, vinhetas ecomerciais, integrando uma am-pla campanha de comunicação.

O projeto apresenta duas co-tas de patrocínio.

Page 6: Bip 479 - Outubro/03

OUT2003 6

bipi i bp p CELEBRIDADE

Gilberto Bragade volta às 20 horas

Gilberto Braga, autor de suces-sos como Vale Tudo e Anos Dou-rados, volta à novela das 20h comCelebridade.

Sob a direção de Dennis Car-valho e com Malu Mader lideran-do o grande elenco, a novela abor-da o mundo das pessoas que setornaram famosas pelo próprioesforço e o dos que fazem de tudopor um momento de fama.

Por ser o programa mais vistoda TV brasileira, a Novela III daGlobo tornou-se sinônimo de ho-rário nobre.

Com 44 pontos de audiência,segundo dados do Ibope, a Novelaé vista em nada menos do que20,3 milhões lares e por 32,7 mi-lhões de telespectadores.

Com a Novela III, o anuncian-te fala com qualquer tipo de pú-blico num curto espaço de tempo.

Com cinco inserções na NovelaIII, um comercial é visto por cercade 84 milhões de telespectadores,um alcance equivalente a 53% dostelespectadores potenciais (veja ográfico abaixo). O mesmo acontececom os mais variados targets, se-jam eles formados por adolescen-tes, jovens, mulheres ou pessoaselitizadas, por exemplo.

Na hora da Novela III, estão ligados na Globo grandes com-pradores, tanto de produtos deconsumo como de bens duráveis.Por exemplo: dentre os telespec-tadores da Novela III, 57% con-sumiram molho pronto paramassas.

O mesmo vale para bens deconsumo duráveis. Do total depessoas que adquiriram aspiradorde pó, 61% assistem à Globo nahora da Novela III.

35.162

63.960

73.364

1ª 2ª 3ª 4ª 5ªInserções

83.769

51.948

0

15.000

30.000

45.000

60.000

75.000

90.000

(1.0

00)

Alcance no Total de Telespectadores

Page 7: Bip 479 - Outubro/03

bipi i bp p

OUT20037

CELEBRIDADE

Merchandisingdiferenciado

Celebridade oferece numero-sas situações propícias ao desen-volvimento de ações de merchan-dising integradas à trama e capa-zes de produzir bons resultadospara anunciantes de todos os seto-res. Algumas das oportunidades:

■ Os shows de Maria Clara:Malu Mader vive uma produtorade eventos de renome interna-cional, capaz de trazer ao Brasilnomes que acabaram de estourarna Europa e nos Estados Unidos.Para isso, ela obtém indispensá-veis patrocínios que viabilizam aprodução. Abrem-se, portanto,oportunidades para empresas detelefonia, hotéis, bancos, além demarcas de produtos reconhecidosinternacionalmente.

■ Fernando, o Multimídia:Fernando (Marcos Palmeira) éum cineasta famoso cujas ativida-des abrem espaço para oportuni-dades de merchandising de cará-ter institucional e para uma me-gaprodução de cinema. Ele podetambém produzir e dirigir umasérie de vídeos turístico-culturaissobre o Brasil enfocando uma ci-dade ou região diferente.

■ O Espaço Fama: a revistaFama tem o Espaço Fama, localonde estarão sempre presentesanunciantes que patrocinem oseventos ou ainda as festas de lan-çamentos de produtos.

Consulte o AtendimentoComercial da Globo para outrasoportunidades de merchandising.

Perfil dos Telespectadores

Sexo Classe Social Faixa Etária

27%

23%

50%

21%

38%

41%

39%

31%

30% 21%

38%

41%

42%

24%

12%

10%12%

4/11 anos

12/17 anos

18/24 anos

25/49 anos

50+ anos

Crianças

Homens

Mulheres

AB

C

DE

Internet e marcas

Aproveitando o grande nú-mero de telespectadores quevêem a Globo.com em buscade detalhes sobre a Novela III, épossível reforçar ainda mais oimpacto de sua campanha vei-culada na Globo.

✓ 63% dos internautasbrasileiros assistem à Globo nafaixa horária da Novela III e

✓ 68% planejam bem acompra de produtos caros, porexemplo.

O anunciante pode tirarproveito destas vantagens pormeio de Projetos Integrados(como suporte para ações demerchandising realizadas nanovela), Suporte de Mídia Avul-sa ou Projetos Tailor Made.

Também a Globo Marcasoferece condições para que nu-merosos produtos e serviços ti-rem proveito da popularidadeconquistada por personagens e ações inseridas na trama deCelebridade.

Consulte o AtendimentoComercial da Globo de sua ci-dade e saiba mais sobre estasoportunidades diferenciadas.

Page 8: Bip 479 - Outubro/03

bipi i bp p ANTENA PAULISTA

Quatro anos de sucessonas manhãs de domingo

Há quatro anos, Antena Pau-lista mostra, de forma descon-traída, o jeito paulista de viver, fa-lar e de se relacionar.

Toda semana, o programaaborda um assunto importante,com reportagens, análises e histó-rias dos mais de 36 milhões demoradores do estado. Seja a bor-do de um avião da Esquadrilhada Fumaça, seja reavivando a his-tória em uma caminhada pelas

ruas da capital, Carlos Tramonti-na leva as curiosidades e caracte-rísticas marcantes de São Paulopara milhares de telespectadores.

A audiência do Antena Paulis-ta cresce cada vez mais. Em agostodeste ano, o programa registrou 7pontos de audiência – 40% a maisdo que em agosto 2002 – com66% de share. São mais de 500 miltelespectadores ligados na tela daGlobo nas manhãs de domingo.

DOMINGO7H00

Sigla no Siscom ANTE

Preço de 30” Consulte Lista de Preços

Coeficiente p/ 15” 0,50

PLANO DE PATROCÍNIOSP11 Cota mercado local

1 Abertura caracterizada de 7”1 Encerramento caracterizado de 7”1 Comercial de 30”1 Chamada localizada no PTV2 nasexta-feira anterior

Obs.: Em outros mercados de SãoPaulo, o programa tem formato depatrocínio conforme plano comerciallocal.

ESQUEMA COMERCIAL

audiência C.P.M.

Antena Paulista tem audiência superior e custopor mil inferior ao dos telejornais noturnos

exibidos na concorrência

Fonte: Ibope Telereport SP1 – agosto de 2003

5

43.94

12

40.37

Ant

ena

Paul

ista

Jorn

al d

a N

oite

Ban

d

72.34

Edi

ção

de N

otíc

ias

Rec

ord

2 3 16 5 5 4 2

11.22 11.26 12.3515.31 16.55 17.14 18.19

32.03

Jorn

al d

o SB

TM

adru

gada

Cid

ade

Ale

rta

Rec

ord

Bra

sil U

rgen

teB

and

Jorn

al d

o SB

T

Jorn

al d

a B

and

Leit

ura

Din

âmic

a2ª

/6ª

– R

ede

TV

81.27

Jorn

al d

a T

V

Jorn

al d

a R

ecor

d1ª

Edi

ção

Leit

ura

Din

âmic

aD

omin

go2ª

/6ª

– R

ede

TV