Boanova dezembro2013

8
“IV Encontro de Partilha e Convivência” RESULTADO: AVALIAÇÃO ANUAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS Página 4 In memoriam Página 7 “Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.” (Santo Agostinho) Missa do Crisma Página 8 Presidida por Dom José Mario, Bispo auxiliar de Curitiba

description

Boa Nova

Transcript of Boanova dezembro2013

Page 1: Boanova dezembro2013

“IV Encontro dePartilha e

Convivência”RESULTADO: AVALIAÇÃO ANUAL

DAS ATIVIDADES PASTORAISPágina 4

In memoriam

Página 7

“Vocês continuam vivendono mundo das criaturas, euestou vivendo no mundo doCriador.” (Santo Agostinho)

Missa do Crisma

Página 8

Presididapor Dom

José Mario,Bispo

auxiliar deCuritiba

Page 2: Boanova dezembro2013

Informativo Paroquial - Santíssima Trindade

2Dezembro de 2013

CURSO DE BATISMOdia 01 de Dezembro de 2013.

Batizados todo 3º domingo do mêsInscrições para o batizado

na secretaria paroquial

Documentos necessários- Certidão de nascimento da criança;- Certidão de casamento da Igreja dos pais e padrinhos;- Lembrança da 1ª Eucaristia, e do Crisma dos pais e

padrinhos;- Endereço completo dos pais;- Carteirinha do curso dos pais e padrinhos.

Boletim Informativo da Paróquia Santíssima Trindade - Rua dos Ferroviários, 856 - Cajuru. Curitiba - PR CEP 82920-100 | Fone: (41) 3266-0796Pároco: Pe. José Roberto - Diácono Permanente: Joaquim Cardoso Oliveira. Edição e Revisão: Eliana Menosse Nascimento |Colaboradores: Eliana Menosse, Ernesto Sienna, Gil Braz, Dc. Joaquim C. Oliveira. José B. Momm, Mari da Cruz, Mariane Fraga,Vanessa Elesbão. Diagramação: Felipe Araujo, Exceuni Editora | Distribuição gratuita e dirigida a toda extensão territorial daParóquia Santíssima Trindade | Tiragem: 2 mil exemplares.

EDITORIAL

EXPEDIENTE

ue legal! Vamos iniciar mais um mêsmuito importante e o Informativo

Boa Nova vem falando sobre o Advento:“O Senhor está para chegar”, tempo deesperança! Também iremos recordar so-bre algumas pessoas que já trabalharammuito pela nossa Paróquia e que não es-tão aqui fisicamente e intercedem por nósjunto a Deus Pai.

Também nessa edição faremos um sin-gelo agradecimento à equipe anterior doBoa Nova que suou muito para que nossoInformativo entrasse na casa de cada pa-roquiano/a durante quase 6 anos, vocêssabem quem são estas pessoas? Então,leia e eleve uma prece a Deus por eles emforma de agradecimento.

Enfim, o Informativo Boa Nova estárepleto de mensagens que geram vida!

Esperamos nos encontrar no próximomês, no próximo ano!

Desejamos a todos um Santo e FelizNatal e um início de ano repleto de paz ealegria!

>> Batizados <<>> Batizados <<>> Batizados <<>> Batizados <<>> Batizados <<

Missas:Terça, quarta e

quinta-feira às 19h30min.1ª sexta às 19h30min, demaissextas Celebração da Palavra

com a Comunhão.Sábado: às 19h30min.

Domingo: 7h30min e 10h30min – Matriz;9h Capela Santos Inocentes

EXPEDIENTE PAROQUIALDe terça à sexta: 8h às 11h30min

e das 13h30min às 18h;Sábado: 8h às 12h.

Atendimento com o Párocoterça, quarta e quinta a partir das 18h

e-mail: [email protected]: www.santissimatrindade.org.br

- Aurelina Pereira Franco- Andressa Paola Elesbão- Ana dos Santos Aparecida- Azemir Tomaz Iber Melo- Andreia Colombo Saches- Ana Oliveira- Ademir Donizete Menosse- Adelaide dos Santos Silva- Airton de Lima Camargo- Daiane Mairink dos Santos- Bruno Godoy Petla- Cybelle Araujo de lIma- Edson Petla Mendes- Elisabete Schimitz- Elenir Tonon- Elisiane Beatriz Bindas- Emanuel A. Menosse- Emerson Teixeira- Everton Piovezan- Fernando Messias Dalpra- Iedalba K. Vorobi- Maria Angélica Almeida- Inez Golombieski Wonzoski- Irineu Gonçalves dos Santos- Irio Fabris Kuller- Jacques Douglas Moreira- Jeronimo Dias dos Santos- João Aparecido R. dos Santos- José F. Smokowicz- José Nelson Gonçalves- José Paulo Almeida- José Roberto de Souza- Leony Hartinger Klib- Liodoro Lino Santana- Lucas Henrique de Oliveira- Lucia Guis Patakoski- Lucia Maria Bezunek

- Luciane Sampaio- Luis Sérgio dos Santos- Lurdes Mariano de Oliveira- Luzia Salvalagio Neves- Luiz Paulo do Nascimento- Maria de Fátima Pratezi da Silva- Maria Luiza J. Porfirio- Maria Roseli dos Santos- Marcelo V. Nascimento- Marcelo Luis Duarte- Moises Trancoso- Nicio Elaine Alves- Natalina da Silva Oliveira- Natalino A. Oliveira- Noeli da Aparecida Sampaio

Walter- Rafael Soares dos Santos- Rinaldo José da Silva- Tiago Fernando Alves- Salete Stacechen Grabowski- Salvador Antonio de Araujo- Sandra Killer- Serzilina Rosa de Oliveira- Silvia de Fátima Felizardo- Silvio Gabriel Ferreira- Sigrid Rohman- Tatiane Marques- Tereza de Azevedo Gobetti- Tereza Lopes dos Santos- Valéria Rattman dos Santos- Valdirene Braz da Silva- Vera Martins- Zeferino Ambrósio Prestes- Josmar Ademir Leal- Lucia Maria Bezunek- Milaine Lopes dos Santos- Vilma Bueno de Paula

ANIVERSARIANTESDO MÊS DE DEZEMBRO

Feliz Aniversário>> EQUIPES DE CELEBRAÇÃO <<

A partir do dia 30 de novembro de 2013

A função das equipes de celebração:- Estar atento ao tempo litúrgico;

- Meses temáticos;- Evangelho do dia;- Preparar 3 preces;

EQUIPE DE CELEBRAÇÃOÉ um grupo de pessoas encarregado de preparar uma celebração espe-cífica. A Equipe de Celebração é uma verdadeira equipe. Não é umaequipe em “gavetas”. As celebrações são preparadas com antecedência.Os mistérios e serviços vão surgindo de acordo com as necessidades dacomunidade reunida para celebrar.

AgendaAgendaQ

Page 3: Boanova dezembro2013

Informativo Paroquial - Santíssima Trindade

3Dezembro de 2013

ezembro abre o novoano litúrgico onde po-

demos acompanhar osacontecimentos da histó-ria da Salvação através daescuta da Palavra de Deus,celebração da Eucaristia eexercício diário da partilhados talentos recebidos paraserem praticados na missão.

Estamos em tempo deavaliação e planejamento de nossa caminhada. Procu-ramos estar sempre em sintonia com toda a Igreja e, aomesmo tempo, atentos às particularidades dos queestão mais próximos de nós: familiares e amigos.Priorizamos, como alerta o próprio Jesus, nossa solida-riedade no atendimento aos mais pequeninos e desas-sistidos nos mais diversos aspectos, sobretudo espiri-tualmente. E aqui todos podem e devem participar emrazão do próprio batismo que nos dá a fé e o Espíritopara cumprir o mandato do Senhor: “Ide... fazei discí-pulos... e eis que estou convosco todos os dias até o fimdo mundo”! (cf. Mateus 28,19s).

Encerrado o Ano da Fé continuamos a alimentá-laem nossa caminhada de comunidade, esperando quenovos irmãos venham somar com a gente e trabalharna construção de uma Igreja viva, transmissora deesperança cristã e testemunha de um amor inquebran-tável.

Através de nossas novenas, de nossos presépios,das mensagens de paz e esperança que a Palavra deDeus nos trazem, vamos nos preparando para celebrarde modo renovado e crescente a vida como dom deDeus que Nossa Senhora soube tão bem reconhecer,agradecer e comunicar a todos nós.

Desejo a você, irmão, irmã, um santo Natal com asmais abundantes bênçãos do Céu, convidando-o aperseverar juntos no Caminho da Vida. Fraterno ecarinhoso abraço.

Palavra do Pároco

PE JOSÉ ROBERTO

D

Liturgia em Foco

01 de Dezembro1º Domingo Is 2,1-5 Sl 121 Rm 13,11-14 Mt 24, 37-44do Advento

08 de Dezembro2º Domingo Gn 3,9-15.20 Sl 97 Ef 1,3-12 Lc 1,26-38do Advento

15 de Dezembro3º Domingo Is 35,1-6ª.10 Sl 145 Tg 5,7-10 Mt 11,2-11do Advento

22 de Dezembro4ª Domingo Is 7,10-14 Sl 23 Rm 1,1-7 Mt 1,18-24do Advento

29 de DezembroOitavado Natal Eclo 3,3-7.14a Sl 127 Cl 3,12-21 Mt 2,13-15.19-23

Dia 24 de Dezembro -Horário: 20h

MISSAS

Dia: 25 de Dezembro -Horário: 10h

Dia: 31 de Dezembro -Horário: 20h

Por motivo de força maior, a edição de Novembro – 2013 do InformativoBoa Nova, infelizmente, não ficou pronta em tempo hábil.

A Equipe da Pastoral da Comunicação agradece aos paroquianos, eparoquianas, bem como aos anunciantes pela compreensão e caridade.

Equipe da Pastoral da ComunicaçãoParóquia Santíssima Trindade

Esclarecimento

Page 4: Boanova dezembro2013

Informativo Paroquial - Santíssima Trindade

4Dezembro de 2013

“IV Encontro de Partilha e Convivência”RESULTADO: AVALIAÇÃO ANUAL DAS ATIVIDADES PASTORAIS

Especial

Em 03.03.2013, o ConselhoParoquial de Pastorais se reuniuem Assembléia para fixar as pri-oridades pastorais para o ano.Foram elencadas 5 (cinco) prio-ridades: a) resgatar e reativar ossetores paroquiais; b) investir naformação de líderes; c) incenti-var o trabalho dos jovens naspastorais e pré jornada e jorna-da mundial da juventude (JMJ);d) incentivar a pastoral familiare iniciação à vida cristã (cate-quese); e) dinamizar a PastoralSocial.

Foram elencadas formas deagir para tornar possível a reali-zação das prioridades. Em datade 24.11.2013, festa de CristoRei e término do ano litúrgico, oConselho se reuniu para avaliaros trabalhos propostos no iní-cio do ano. Os resultados co-nhecer agora: prioridades,acima elencadas, foram rea-lizadas e cumpridas a conten-to, porém com dificuldadesem função de alguns fatores.Entre os fatores que influen-ciaram um trabalho mais in-tenso dos Agentes de Pasto-rais envolvidos es-tão: insuficiência deagentes de pastoral;falta de uma pastoralorgânica mais dinâmi-ca; a comunidade pa-roquial com pouca ani-mação e incentivo paraparticipar da evangeli-zação; o trabalho pas-toral feito de modo

mecânico e pouca criatividade;pouco envolvimento das famíli-as nas atividades pastorais.

Porém, os Agentes de Pasto-ral que trabalharam arduamen-te durante este ano, se sentemgratificados, alegres e dispostosa continuar na evangelização.Em primeiro lugar porque estãoa serviço da Igreja e de JesusCristo. Há uma frase que ilustrabem o contentamento dos agen-tes, escrito por um grupo deagentes: “sentimo-nos felizespor ajudar no crescimento da Pa-róquia. É um trabalho gratifican-te e o retorno é garantido emnossas vidas. Além do mais, é

um chamado de Jesus para cadaum de nós”.

Existem pedras (desânimos),mas Deus se faz presente e reer-gue a cada um no momento dodesânimo. Há um versículo da1ª Carta de São Paulo aos Corin-tios que nos diz: “A CADA UM ÉDADA A MANIFESTAÇÃO DO ES-PIRITO PARA PROVEITO CO-MUM” ( 1 Cor 12,7); e é combase neste versículo que acredi-tamos que todos têm dons, nosdiversos ministérios do mesmoSenhor Jesus. Convidamos atoda comunidade a se inscrevere se dispor a trabalhar na Pasto-ral que mais o cative.

No Plano de Pastoral Paró-quia (2012 – 2015), em suas pá-ginas 3 e 4, estão elencadas asPastorais e Movimentos e Servi-ços existentes na Paróquia. Estelivreto foi distribuído para to-dos os paroquianos. Procurem,leiam, se informem e em casode dúvidas perguntem ao Padre,ao Diácono, ao coordenador doConselho Pastorais e na secre-taria paroquial. Depois de co-nhecer melhor, vamos começara evangelizar em uma pastoral.

Obrigado a todos os agentesde pastorais, todos os dizimis-tas e aos paroquianos pelo anomaravilhoso que tivemos. Que

Jesus e sua mãe Maria, semprenos abençoem e nos protejam.Que tenhamos um santo natal,com muito “Jesus” em nossasvidas.

José Bernado Momm –coordenador do CPP

“Ouve, meu filho, ainstrução de teu pai; não

desprezes o ensinamento detua mãe. Isto será, pois,

um diadema de graça paratua cabeça e um colar para

teu pescoço.”( Prov 1,8-9).

Page 5: Boanova dezembro2013

Informativo Paroquial - Santíssima Trindade

5Dezembro de 2013Reflexão

Celebrando o Advento“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais...

A voz do anjo sussurrou no meu ouvido,Eu não duvido, já escuto teus sinais...”

(Alceu Valença – “Anunciação”)

No ciclo do natal, fazemos memória da manifestação doSenhor Jesus em sua encarnação e em nossa história atual,enquanto aguardamos a sua nova vinda. O ciclo do natalengloba o tempo do advento, as festas do natal e o tempo donatal.

O Tempo do Advento – sentido: o culto cristão é semprecelebração da vinda do senhor. Entretanto, antes de celebraro nascimento de Jesus Cristo, somos especialmenteconvidados a proclamar que o Senhor vem e a nos prepararpara a sua vinda.

Nas duas primeiras semanas do advento, vigilantes,esperamos a vinda gloriosa do Salvador, Jesus Cristo. Nasduas últimas, lembrando a espera dos profetas e da virgemMaria, preparamos mais especialmente o natal de Jesus.

O advento começa à noitinha do sábado véspera do 1ºdomingo e vai até a véspera do natal do Senhor.

Símbolos: a cor rosada lembra que o advento é tempo dealegre espera. A coroa com as 4 velas nos convida a umaatitude de vigilância, própria deste tempo. Há comunidadesque, ao invés de 4, usam 9 velas, correspondentes aos diasda novena. A cada dia acendem uma (no 1º dia, uma vela; no2º dia, duas; e assim por diante). Há ainda o costume dearmar o presépio, usar troncos secos e com brotos paravisualizar as imagens bíblicas que se referem à esperança dopovo de Deus. As músicas expressam a invocação docoração, no desejo de ver os céus se abrirem e descer à terrao Salvador prometido.

Preparemo-nos para celebrar Jesus que quer nascer, nonatal e no coração de cada pessoa.

Dc. Joaquim Cardoso de Oliveira

Page 6: Boanova dezembro2013

Informativo Paroquial - Santíssima Trindade

6Dezembro de 2013

Rua Terezina, 560 - Vila Oficinas | Curitiba - PR

(41) 3267-7976

DISTRIBUIDORA DE PEÇAS ELÉTRICASE AUTOMOTIVAS LTDA.

Todos os santos e fiéis defuntosGeral

odos nós temos alguémquerido já falecido, fami-

liar ou amigo. Particularmenteeu nunca gostei muito de ir aocemitério, quer seja no dia definados ou noutro dia qual-quer. Não porque não gostede cemitérios, ou me sinta malnaquele local, é porque acre-dito que lá – conforme ensina-va um antigo professor – es-tão apenas os restos mortais,que na verdade somem com otempo, assim como cortamoscabelo, barba ou a unha.

Também sempre fui da opi-nião de que devemos estar napresença de amigos e familia-res, aqueles que amamos en-quanto estes estão vivos, ir vi-sitá-los depois que morreramme dá a impressão de que nãoé legal, ou melhor, parece queé para aliviar a dor da nossanão presença enquanto esta-vam em nossa presença. Écomo se fosse um paliativo,

uma compensação pela faltaque hoje nos fazem; ausênciaque não sentimos enquantorealmente estavam aqui e nãofomos visitá-los por questãode tempo ou outra desculpaqualquer. Aliás, para SantoAgostinho “tempo é questãode preferência”, quando digoque não tenho tempo, na ver-dade estou dizendo que prefi-ro fazer outra coisa. E quantasvezes deixei de visitar pessoasamadas por dizer que não ti-nha tempo!

Por que preciso ir ao cemi-tério para visitá-los hoje? Nãoposso sentir sua presença numdeterminado local, numa co-mida especial, num perfume,numa música, numa roupa,numa flor que ele ou ela gosta-va....?

Nem por isso deixava deacompanhar minha família nodia de finados a estes locaissantos, mas confesso que fa-

zia minhas orações com umacerta restrição, para falar averdade com um pouco de ver-gonha do morto, talvez por nãoter aproveitado melhor de suapresença.

Quando fazia o Mestradona PUC de Porto Alegre, tiveuma disciplina chamada Acon-selhamento Pastoral, que foiministrada pelo Prof. Dr. Lo-thar Hoch, um pastor lutera-no, professor e ex-Reitor daEST, Escola Superior de Teolo-gia, que fica em São Leopoldo,uns 50 km de Porto Alegre.Professor Lothar, um alemãomagro e alto, de uma simplici-dade invejável, andava de ôni-bus e metrô, numa de nossasaulas a respeito da morte, domorrer, da perda das pessoasqueridas, ele dizia que sempreia ao cemitério, e lá ele podiachorar e sentir a falta das pes-soas amadas, e nos aconse-lhava da importância de se pas-

sar por este ritual, pois estesentimento nos humaniza. Eleesclarecia da importância dese entender que temos a espe-rança da ressurreição, que nãopodemos e não devemos ficarlá chorando eternamente nos-sas perdas familiares.

A partir daí, passei a refletirmuito sobre o assunto, e mu-dar um pouco meus concei-tos, não que não seguia as ori-entações da fé que professo,mas ouvir um testemunho des-ses de alguém que tem umaprofissão de fé um pouco dife-rente da minha, foi inquietan-te e questionador.

A Igreja é perita em huma-nidade – Paulo VI fez esta afir-mação em seu magistério – epor isso nos ensina sobre acomunhão dos santos, sobreas igrejas militante, padecentee triunfante. Assim o dia definados é como que um mo-mento de congraçamento, de

“encontro” destas três igrejas,onde nós, que aqui estamos,a igreja militante, interce-demos à igreja triunfante,os que já estão na glória,pela igreja padecente, àque-les que ainda padecem no“purgatório”.

Neste sentido de esperan-ça nos escrevia Bento XVI: “Ca-ros amigos, a solenidade detodos os santos e a comemo-ração de todos os fiéis defun-tos nos dizem que somentequem pode reconhecer umagrande esperança na morte,pode também viver uma vidaa partir da esperança... a es-trada da morte, na realidade,é uma vida de esperança e,percorrer os nossos cemitéri-os, como também ler aquiloque está escrito sobre as tum-bas, é cumprir um caminhomarcado pela esperança naeternidade”.

Ernesto L. Sienna

T

PasCom e Ação de Graças?osso Informativo Paroquial Boa Nova cami-nha, graças a Deus! É trabalho de muitos

irmãos e irmãs. Estamos em uma caminhada, sem-pre em comunhão, em equipe, que é compostapor pessoas que doam seus trabalhos e tem-po. Desta forma estamos em um período de“passagem” de um “primeiro grupo”, para um“segundo conjunto” (embora não ocorreram mui-tas modificações).

Ação de Graças: agradecemos aos irmãos eirmãs que durante estes anos cuidaram do Infor-

mativo Paroquial. Quantas conversas, quantas reu-niões, quantas pautas, quantas partilhas, quantasnoites (ou madrugadas) na elaboração deste canalde evangelização. Primeiros irmãos e irmãs que, pe-los rumos e exigências da vida, delegam suas funçõesàs outras pessoas que chegam. Obrigado a todos etodas: aos que irão evangelizar em outros instru-mentos, e aos que chegam. Porém, faz-se necessárioagradecer, e nominar estas irmãs e irmãos, que dele-gam esta função da elaboração do Informativo BoaNova: Caroline e Emanuel (e Sofia!), Roger e Luciana

(será que nos esquecemos de alguém? Desculpem-nos...). E agradecemos aos que permanecem co-nosco – Mari (Felipe e Denílson), Camila e Ernesto –bem como aos novos irmãos e irmãs que abraçameste trabalho!

Nenhum ato de amor é esquecido! Sabemos quetudo que é feito é por amor a Deus; que Deus os/asabençoe!

Equipe da PasCom,Paróquia Santíssima Trindade

N

Page 7: Boanova dezembro2013

Informativo Paroquial - Santíssima Trindade

7Dezembro de 2013

In memoriamcom um sentimento de agradável eserena saudade, que os agentes de

pastoral da Paróquia Santíssima Trindadedirigem uma singela homenagem a todosaqueles e aquelas que ajudaram a construira história da nossa paróquia, e que agoracelebram conosco junto ao Pai.

São pessoas especiais que fizeram adiferença em nossas vidas, como amigos-irmãos de fé, de luta e de caminhada.

Alguns estiveram presentes desde oano de 1975 quando tudo começou...quando, com os Padres Palotinos,chegaram nesta comunidade as SantasMissões Redentoristas.

Foi a força, a coragem e a disposição doSeu Alberto marido da Dona Zulma; do SeuEdson taxista; do Seu Ataíde marido daDona Izabel e pai da Sandra; do Seu PedroPadilha marido da Dona Iris; da Dona Calinanossa eterna catequista, e tantos outrosanônimos que já fizeram a sua Páscoa, quenaquela época, arregaçaram as mangas einiciaram esta grande obra, colocando amão na massa ajudando a construir otemplo de tijolos e o templo espiritual detantas almas.

Logo depois, juntaram-se a esta jovemcomunidade de irmãos, o Seu João Ramosesposo da Dona Nice; o casal Marcelino eJuvelina; o “Seu” Martimiano; a Dona MariaSerafim, os quais tiveram uma participaçãoímpar na Legião de Maria e nos grupos dereflexão nos setores.

Já no início dos anos oitenta, se junta anós o Padre Manoel Coelho aquipermanecendo por quatorze anos; o SeuJair Menosse esposo da Dona Diva e pai do

Josiane filha da Dona Serzilina; doWilian esposo da Delair; do Ernani

Plinta; do Alex “Alecão” e doJosuel, os quais nos deixaram

muito cedo, mas, mesmo em suajovem vida tiveram uma atuação

pastoral bastante intensa, edeixaram saudade....Também, deixaram seu nome em

nossa história o Seu Otaviano; o SeuAntonio Borduchi esposo da Dona Laurae pai da Clotilde; o Seu Alonso pai daAdrianinha; a Dona Maria de Lourdesesposa do Seu Oliro, e tantos outros.

Todos esses nossos irmãos e irmãs etantos outros anônimos e aqueles quenesse momento fogem da nossamemória, a nossa fraterna gratidão pelovosso incansável trabalho no serviço aosirmãos na construção contínua do Reinode Deus, e, aos seus familiares nossomuito obrigado por nos ter permitidousufruir da amizade fraterna e dacelebração diária da Liturgia da vida aolado daqueles e daquelas que lhes sãomais caros, e que, por muitas vezes,dedicaram mais tempo para os trabalhospastorais do que na convivênciadoméstica em família, muito obrigado!

Que a Santíssima Trindade – Pai, Filhoe Espírito Santo – lhes recompense com apaz a prosperidade, a saúde e a coragempara seguir os passos daqueles queajudaram a fazer da nossa paróquia oque ela é hoje, uma Igreja Viva, porque émorrendo que se vive para a vidaeterna...

Vera Martins

“Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador.” (Santo Agostinho)

É

Altair, do Ademir, da Eliana e do Emanuel,o qual, assim como a Dona Calina, foi umadas mais expressivas personalidades quejá viveu em nossa comunidade. Ambosatuaram em todas as demandas pastorais,desde a comissão administrativa efinanceira às questões litúrgicas,missionárias, catequéticas, etc.

Nessa ainda adolescente comunidade,não podemos nos esquecer dos jovens

Geral

Page 8: Boanova dezembro2013

Informativo Paroquial - Santíssima Trindade

8Dezembro de 2013

“Ó Deus depoder emisericórdia, fazeique o EspíritoSanto, vindohabitar em nossacorações, nostorne um temploda sua glória. Pornosso SenhorJesus Cristo, vossofilho na unidadedo Espírito Santo.”

Aconteceu

Missa do CrismaPresidida por Dom José Mario, Bispo auxiliar de Curitiba