Boas Práticas em Redes Sociais

7

description

Com a internet e, mais recentemente, a eclosão das redes sociais, o recebimento e a produção de informação e conhecimento tornaram-se pecúlio de todos. Mas assim como a liberdade é de todas as pessoas que compõem a sociedade, a responsabilidade também é coletiva. Comunicação, colaboração, informação e relações das diferentes esferas da vida (pessoal, familiar, acadêmica e profissional) são alguns dos usos que fazemos cotidianamente de nossas redes.

Transcript of Boas Práticas em Redes Sociais

Page 1: Boas Práticas em Redes Sociais

01

Page 2: Boas Práticas em Redes Sociais

02 03

Com a internet e, mais recentemente, a eclosão das redes sociais, o recebimen-to e a produção de informação e conhe-cimento tornaram-se pecúlio de todos. Mas assim como a liberdade é de todas as pessoas que compõem a sociedade, a responsabilidade também é coletiva. Comunicação, colaboração, informação e relações das diferentes esferas da vida (pessoal, familiar, acadêmica e profissio-nal) são alguns dos usos que fazemos cotidianamente de nossas redes.

Introdução

Page 3: Boas Práticas em Redes Sociais

04 05

Compreendendo esse processo e sua im-portância, baseados nos princípios éticos e jurídicos do Grupo Sinos, construímos esse material de Boas Práticas em Redes Sociais.

As redes sociais hoje representam uma das principais formas de acesso aos meios de comunicação. Aceitá-las, entendê-las, res-peitá-las e saber como delas conseguir o melhor é fundamental para todos nossos associados.

Numa empresa de comunicação como o Grupo Sinos, informações oriundas das re-des sociais têm um impacto significativo e precisam ser devidamente avaliadas.

O negócio de nossa Empresa é a comuni-cação, produzindo e oferecendo informa-ção através de jornais, revistas, portais, rá-dio, web tv, blogs e redes sociais, além de serviços segmentados de apoio à comuni-cação. Todos eles com o objetivo de con-tribuir para que as cidades e a vida das pes-soas sejam melhores, com mais informa-ção e desenvolvimento.

O Grupo Sinos nasceu do sonho de promo-ver uma comunicação que ajudasse a esti-mular o desenvolvimento da comunidade. Desde sua fundação, em 1957, construímos uma organização referência em pioneiris-mo, seriedade e crescimento.

Regras e dicas fundamentais de conduta e boas práticas para todos os

associados

Page 4: Boas Práticas em Redes Sociais

06 07

A produção e publicação de conteúdo para os canais em redes sociais do Grupo Sinos deve respeitar informações protegidas legalmente ou contratualmente. De forma al-guma devem ser expostos dados confidenciais. A mes-ma postura perante o Código de Ética e Conduta do Grupo Sinos deve ser man-tida nas redes sociais, evitando, assim, quaisquer danos, constrangimentos ou máculas aos associados e à Empresa.

A criação de quaisquer canais nas redes sociais que di-gam respeito a áreas específicas da Empresa (Comercial, Circulação, Industrial, Administrativo, Desenvolvimento Humano, Projetos Especiais, etc.) deve ser feita somente sob a orientação e aprovação do Núcleo de Produtos Di-gitais. Já nos casos em que estas redes sociais estiverem relacionadas às redações dos diários, ao conteúdo jorna-lístico, a sua aprovação deverá ser validada pela Diretoria de Conteúdos Editoriais Multimídia.

A individualidade dos seus associados é respeitada no Grupo Sinos, desde que não seja praticada por estes qual-quer tipo de discriminação, seja por sexo, nacionalidade, idade, religião, etnia, orientação sexual, estado civil, defi-ciência, convicção política ou filosófica, entre outros.

O que se espera dos associados do Grupo Sinos é uma postura construtiva, proativa, racional e respeitosa em re-lação às pessoas e instituições como um todo.

1

2

3

4

Nenhuma forma de spam e/ou comentário que implíci-ta ou explicitamente seja ofensivo deve ser vinculado ao Grupo Sinos. Todos os comentários, com quaisquer pes-soas, sob quaisquer temas, devem ser relevantes e res-peitosos. Expressões irônicas, sarcásticas, agressivas ou debochadas são consideradas inconvenientes.

Repostar/reblogar/retuitar conteúdos de terceiros pode significar que você concorda com ele. Seja responsável.

É sugerido aos associados que compartilhem materiais públicos dos canais da Empresa em suas redes sociais pessoais, demonstrando envolvimento, engajamento e gerando visibilidade para os produtos e/ou serviços do Grupo Sinos. Em caso de comentários adicionais a estes conteúdos, que sigam as premissas elencadas nos itens 3, 4, 5 e 6.

O uso das redes sociais fora do ex-pediente deve ser feito levando em conta, sempre, o vínculo profissional com o Grupo Sinos. Opiniões pes-soais veiculadas nestas redes podem, eventualmente, ser confundidas com o pensamento da Empresa, o que não é adequado. Quando uma opinião postada nas redes so-ciais pessoais dos associados não for a posição do Grupo Sinos, autoria e responsabilidade pela publicação devem ficar claras.

5

6

7

8 &*#!

Page 5: Boas Práticas em Redes Sociais

08 09

14 Não é permitido, sob pena de medidas disciplinares, o acesso a conteúdos ofensivos ou por-nográficos. Se julgar necessário, a Empresa poderá acessar os arquivos e conteúdos da comu-nicação realizada através dos meios eletrônicos em equipa-mentos da empresa.

A participação em redes sociais durante o expediente deve ser no exclusivo interesse do trabalho a ser execu-tado.

A criação de blogs em nossos sites jornalísticos deve ser previamente negociada com a Diretoria de Conteúdos Editoriais Multimídia.

A criação de blogs/páginas pessoais na web (exceto em redes sociais), fora do “guarda-chuva” dos nossos sites, só será admitida se o conteú-do destes não estiver vinculado à atividade do associado na Empresa. Casos pontuais podem ser examinados pelo Diretor de Conteúdos Editoriais Multimídia.

15

16

17

Ao utilizar direitos inerentes à pessoa física, o associado deve ter consciência de que também é um representan-te de uma pessoa jurídica (o Grupo Sinos), portanto, sua postura pública, como cidadão, deve ser responsável e ponderada.

A velocidade com que a informação oriunda das redes sociais se propaga é extrema e, por isso, é necessário pensar bem antes da publicação de uma mensagem ou comentário. O Grupo Sinos está exposto à sociedade, tanto para admiração quanto para críticas. Isso deve sem-pre ser avaliado.

A internet não é o divã do seu analista ou sua família e amigos próximos, por isso, não é o canal adequado para desabafos sobre acontecimentos na Empresa. A área de Desenvolvimento Humano (DH) do Grupo Sinos está sempre à disposição dos associados para o auxílio e a re-solução de seus questionamentos.

Equívocos públicos exigem re-tratações públicas. Se a Empre-sa precisar se retratar de algum lapso/falha/erro, essa retratação será feita através dos seus canais oficiais, a partir das chefias espe-cíficas, tão logo for percebida e analisada.

A defesa da Empresa em quaisquer crises não deve ser realizada sob o calor da tensão imediata. Respire, reflita e converse com o setor responsável sobre a forma ade-quada de atuar.

9

10

11

12

13

Mea culpa!

Page 6: Boas Práticas em Redes Sociais

10 11

Dúvidas? Pode perguntar.

Núcleo de Produtos Digitais

[email protected]

Page 7: Boas Práticas em Redes Sociais

12