Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a...

25
Quality Magazine www.laqi.org 1 É possível medir a Reputação Corporativa em minha Empresa? JOSÉ ÁNGEL MUÑOZ A dura transição de comerciante a empresário HÉCTOR AYALA Resiliência e liderança! JORGE ARIAS ROMERO EMPRESAS BRASILEIRAS E BOLIVIANAS FORAM RECONHECIDAS POR SUA ATIVIDADE EMPRESARIAL DE QUALIDADE Body Sanctuary “Somos uma empresa 100% focada na qualidade total de nossos serviços” EDIção N°199

Transcript of Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a...

Page 1: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

Quality Magazine • www.laqi.org 1

z

É possível medir a Reputação Corporativa em minha Empresa?JOSÉ ÁNGEL MUÑOZA dura transição de comerciante a empresárioHÉCTOR AYALAResiliência e liderança!JORGE ARIAS ROMERO

EMPRESAS BRASILEIRAS E BOLIVIANAS FORAM RECONHECIDAS POR SUA ATIVIDADE EMPRESARIAL DE QUALIDADE

Body Sanctuary“Somos uma empresa 100% focada na qualidade total de nossos serviços”

EDIç

ão N

°199

Page 2: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

2 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 3

DANIELMAXIMILIANDA COSTA

EDITORIALPrezados leitores:

Com prazer, entregamos mais uma edição da Quality Magazine, na qual, como em todas as edições anteriores, desenvolvemos ferramentas essenciais para o crescimento constante de suas empresas e o empoderamento de todos vocês como líderes.

Continuando com o desenvolvimento do eixo temático que rege este ano na Organização: a Reputação Corporativa. Nesta edição 199, encontrará artigos de grandes especialistas que abordam este tema, nutrindo-os de informação para seu desenvolvimento e enriquecimento cognitivo.

Baseados no conceito deste ano na revista, contamos nesta edição 199 com a participação de Héctor Ayala e do Coach em Marca Pessoal José Ángel Muñoz, com seus artigos referentes a Reputação Corporativa.

Do mesmo modo, concluídos com sucesso os eventos realizados no Brasil e na Bolívia, queremos informar o quão gratificante foi o desenvolvimento das empresas que começam e outras que já formam parte da Rede de membros da Latin American Quality Institute (LAQI).

Nesta nova edição, na entrevista central, teremos a participação da Diretora Geral do Body Sanctuary, a Sra. Marina Marin, quem trata da importância da LAQI no crescimento de sua empresa e do compromisso da mesma com as ações guiadas pela organização dentro de seu Modelo de Excelência (LAEM), tendo um desenvolvimento constante.

Finalmente, o Diretor Geral do CEHU, Jorge Arias Romero, entrega nesta edição uma nova ferramenta para fazer frente à atualidade empresarial que vamos confrontando.

Desta maneira, despeço-me, esperando que esta nova edição da Quality Magazine traga muitos benefícios em seu constante crescimento, além do de suas empresas.

FOUNDER & CEOLAQI

Daniel Maximilian Da CostaFounder & CEO

Latin American Quality Institute

Diretor GeralDaniel Maximilian Da [email protected]

Editor de textoCarlo [email protected]

Editor de arteAndrea [email protected]

Page 3: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

4 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 5

ÍNDICE REPORTAJES24

08

16

1432

44

38

34

46

40

36

42

28

20

Empresa DestacadaBody Sanctuary

Jorge Arias RomeroResiliência e liderança!

Héctor AyalaA dura transição de comerciante a empresário

José Ángel MuñozÉ possível medir a Reputação Corporativa em minha Empresa?

EMPRESAS BOLIVIANASForam reconhecidas por sua atividade empresarial de qualidade

EMPRESAS BRASILEIRASForam reconhecidas por sua atividade empresarial de qualidade

EMSERCHIA

MARMEC TREINAMENTOS

VISE: VIGILÂNCIA E SEGURANÇA

LABORATORIOS JULGUER

CLÍNICA MOVIMENTE

ECOSYSTEM

MULLENLOWE DELTA

FACULDADE CNA

Page 4: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

6 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 7

GESTIÓNEMPRESARIAL

Page 5: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

8 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 9

RESILIÊNCIA E LIDERANÇA!

Quantas vezes a vida o pôs à prova? Você consegue lembrar? Sem dúvidas, todos nós tive-mos situações que superam nossas capacidades de solucioná-las. Em algumas ocasiões, foram fracassos profissionais, esportivos, a morte de uma pessoa pró-xima a nós, a perda de nosso trabalho ou inclusive, a perda de nosso negócio, doença ou morte de um ser querido. Enfim, de diferentes maneiras, a vida nos pôs à prova, e assim continuará acontecendo, enquanto estejamos vivos. Sejam quais forem as diferentes cir-cunstâncias que atravessemos, a vida nos colocará no limite de nossas capacidades, questionando-nos se vamos ter a força e a vontade necessárias para conti-nuar adiante.

Em qualquer caso, sempre temos duas opções que podemos tomar: deixar-nos vencer pelas circunstân-cias e sentir profundamente o nosso fracasso, ou sair fortalecidos de cada problema que enfrentamos como produto de nosso caráter e a aprendizagem que se ad-quire de cada problema que cruza o nosso caminho.

O que significa a Resiliência? Em meu conceito, signi-fica a capacidade que qualquer pessoa tem para su-perar as diferentes circunstâncias ou problemas que se apresentam em sua vida, aprendendo o necessário para sair fortalecido em forma permanente de cada si-tuação que enfrenta. Assim que as pessoas resilientes não só são capazes de se sobrepor às adversidades que vivem, mas também estão um passo adiante, uti-lizando cada situação para crescer e desenvolver ao máximo seu potencial.

Para as pessoas resilientes, logo, não existe uma vida dura, mas uma com oportunidades de aprendizagem permanente. E não se trata de um falatório barato, mas de utilizar ao máximo nosso caráter e determina-ção para enfrentar aquilo que frequentemente aconte-ce conosco, com a consciência de que não há perdas ou fracassos na vida, o que há são aprendizagens com maior ou menor grau de dor ou inclusive sem ela. São pessoas que têm uma clara consciência de que depois da tempestade, chega a calma; pessoas com um alto grau de otimismo e bom humor, tanto que nos pergun-tamos como conseguem continuar sorrindo apesar das dificuldades que atravessam.

As pessoas resilientes têm um grande caráter e estão determinadas a viver a vida de tal maneira, que vão capitalizando todo tipo de experiências (positivas e negativas), tornando-se mais sábias e mais capazes para enfrentar friamente cada problema que possa surgir no caminho.

Quais são as principais características das pessoas resilientes?

1. Têm uma clara consciência de suas capacidades e limitações: O autoconhecimento é uma arma mui-to poderosa para enfrentar as adversidades e os desafios, e as pessoas resilientes sabem utilizá-la a seu favor. Não complicam suas vidas, enfren-tam com suas capacidades aquelas situações nas quais não são especialistas, e contratam ou dei-xam que os especialistas se encarreguem de tudo aquilo que não está a seu alcance. O que está em suas mãos é solucionado, e não ficam chorando quando o problema os transborda, simplesmente se conhecem tão bem, que têm clareza sobre os limites de seu potencial, e por isso não se depri-mem diante de nada e só aprendem de tudo o que é desconhecido para elas.

2. São muito criativas e inovadoras: As pessoas com uma alta capacidade de resiliência não se limitam a tentar encaixar as partes do quebra-cabeça, mas tiram o melhor proveito a cada problema que en-frentam e se mantêm otimistas frente à adversida-de, transformando uma experiência dolorosa em algo belo ou útil para seu futuro.

JORGEARIAS

E-mail: [email protected]

Tel: +52 33 3615 3471 +52 33 3615 6861

Página Web: www.cehu.com

3. Têm um alto grau de autoconfiança: Essas pessoas confiam no que são capazes de fazer e vão sempre em busca de seus sonhos e objetivos, por mais que para outros pareçam uma loucura. Fazem ouvidos surdos às vozes daqueles que dizem que não con-seguirão triunfar, e são obsessivas para procurar e alcançar seu propósito a partir de suas próprias capacidades e habilidades. Baseiam-se e confiam no talento de quem as acompanha no caminho e sempre estão dispostas a somar, quando se trata de trabalhar em equipe.

4. Para elas, não há fracasso, só aprendizagem: Os tropeços da vida para as pessoas resilientes não são mais que uma oportunidade de aprendiza-gem e aquisição de sabedoria. Assumem as crises como uma verdadeira oportunidade de mudança e a capitalizam, crescendo e aprendendo de forma permanente. Sabem perfeitamente que não há mal que dure cem anos, e que a dor, por mais difícil que possa ser, pode ser temporária, por isso, são otimistas e em vez de perder tempo, mantêm-se aprendendo.

5. Vivem apenas o presente: As pessoas resilientes não estão presas ao passado, pois sabem que este não pode ser mudado, por isso, sabem perdoar os pecados e erros cometidos sem esperar a que ou-tros o façam, simplesmente aprendem de cada ex-periência e se mantêm em processo de mudança. Também não são pessoas que pressionam o futu-ro, pois sabem que não podem controlá-lo, então, não se preocupam nem se paralisam em meio da incerteza. São de consciência plena e vivem uni-camente o presente (Aqui e Agora) como um privi-légio, tirando e obtendo o maior proveito possível de cada circunstância que vão enfrentando e dan-do o melhor de si cada vez, sabedores que têm que pôr o máximo de seu talento à prova todo o tempo.

6. São otimistas implacáveis: As pessoas resilientes são objetivas, sabem de seu potencial e dos recur-sos que têm a seu alcance para enfrentar qualquer circunstância que a vida lhes apresenta, mas se mantém com um alto grau de otimismo. Desfru-tam os desafios e oportunidades, são apaixonadas pelo novo conhecimento e o aceitam sem demora, por isso, mentalmente, são flexíveis e aceitam as mudanças de uma maneira muito rápida e, inclusi-ve, antecipam-se a elas.

Page 6: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

10 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 11

7. Não convivem com pessoas tóxicas: As pessoas resilientes são muito cuidadosas na hora de se-lecionar suas amizades. A amizade é algo muito importante para elas, sabem cultivá-la e evitam todas aquelas pessoas que se comportam como vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini-ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê a vida de outra maneira. Não sofrem por nada, nem por ninguém, não têm apegos. Para elas, o importante é continuar crescendo, então, toda pessoa que não tenha essa oportunidade de adi-cionar valor a sua vida, simplesmente não está na deles.

8. Obsessivos até alcançar seu propósito: As pes-soas resilientes jamais renunciam a suas metas, embora sejam capazes de ser flexíveis se tiverem que modificar o rumo durante o caminho. São alta-mente perceptivas da realidade e podem procurar outro caminho para alcançar sua meta, que não seja o que se traçaram inicialmente, mas acredite ou não, são capazes de seguir se movendo, ainda quando as circunstâncias sejam adversas, sor-riem no meio da dor e sempre têm um olhar cheio de otimismo.

9. Não tentam controlá-lo tudo: Uma das principais fontes de tensões e estresse é o desejo de con-trolar todos os aspectos de nossa vida, e nos sen-timos frustrados, culpados ou inseguros quando algo nos escapa de controle. No caso das pessoas resilientes, isso não é problema, controlam o que está sob sua responsabilidade, delegam quando devem fazê-lo, pospor a atividade quando assim o merece o caso e deixam de lado tudo aquilo que não agrega valor a sua vida. Simples!.

10. São jogadores de ação: Onde quer que estejam, as pessoas resilientes, não podem estar quietas, são altamente conscientes sobre o tempo e procuram não perder um minuto para realizar mudanças per-manentes, jogam de forma arriscada, são pessoas de desafios e até certo ponto atrevidos, gostam brigar pela vida e as circunstâncias que cruzam seus caminhos. Têm um papel protagonista em sua própria história e a escrevem com sua própria mão. São os motoristas de seu próprio veículo, e não deixam que outras pessoas dirijam suas vi-das. Dificilmente, permitirão ser manipuladas, in-clusive podem aparentar ser desconfiadas com o que tentem fazer, optando por afastá-los suas vi-das, e como disse anteriormente, não têm nenhum apego por nada nem por ninguém, inclusive são amantes de desafiar seus próprios paradigmas.

Com estas características, você deve ficar a pensar no tipo de jogadores que o rodeiam. Sempre disse que os resultados de uma empresa são equiparáveis à altura das pessoas que tenham em suas filas e desta altura, também é responsável aquele que os dirige. Seu traba-lho como líder é ter em sua equipe o hábito de formar a pessoas com um alto nível de liderança e resiliência, pois a forma como enfrentarão os problemas cotidia-nos dentro da empresa dependerá do seu caráter.

Embora seja verdade, e nisso acredito realmente, que uma parte importante do caráter vem de uma carga genética, também acredito que seja possível ajudar as pessoas a formá-lo. Como fazer isso?

1. Confie no talento de sua equipe: Se você não con-fiar nos que jogam em sua equipe, então, o que adianta tê-los ao seu lado?

2. Ponha à prova seu talento: Se você souber das capacidades e habilidades de quem joga em sua equipe, dê a essas pessoas oportunidade das mostrar e ajude-as a adquirir a confiança suficien-te em suas competências.

3. Delegue: Dê a sua equipe a oportunidade de tomar decisões e não queira você mesmo tomar todas as decisões de sua empresa, pois só gerará paralisia, temor e dependência. Decida liberar o talento de sua equipe se quiser expor o melhor de seu negó-cio frente aos clientes e sua concorrência.

4. Abra seus ouvidos às propostas: A inovação mor-re porque as ideias das pessoas terminam, por-que estas não chegam à consciência de quem as escuta. Portanto, disponha-se a abrir sua mente quando alguém se aproximar com uma proposta nas mãos.

5. Colha os frutos do sucesso com sua equipe: Se as ideias de sua equipe atingem o alvo, festeje, não deixe passar por cima esse momento. Esse é o seu verdadeiro trabalho como líder. Disso depende que sua liderança se multiplique ou acabe dentro de sua empresa.

Como sempre, nós da CEHU podemos apoiá-lo em seu crescimento e fortalecimento de seus líderes. Você tem a última palavra!

Page 7: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

12 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 13

REPUTACIÓN CORPORATIVA

Page 8: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

14 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 15

É possível medir a Reputação

Corporativa em minha Empresa?

Como o mencionamos no artigo anterior, a reputação corporativa em uma empresa see define como a opi-nião ou o critério que se percebe da imagem, marca e

trascendência de uma companhia diante dos diferentes gru-pos de interesse (stakeholders) com os que esta interage, relaciona-se e se comunica. Desta forma, a reputação cor-porativa se transforma em um dos ativos mais importantes da empresa, sendo um fator determinante no crescimento sustentável da mesma e, portanto, um processo que não pode ser abordado de forma improvisada dentro da compa-nhia. Warren Buffett disse: “São necessários 20 anos para se construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la”.

necessários 20 anos para se construir uma reputação e cin-co minutos para arruiná-la”.

Conscientes da importância do adequado manejo da reputa-ção corporativa nas empresas, surge a pergunta: Existe uma forma efetiva de medir ou quantificar o bom desempenho da reputação corporativa na companhia?

Antes de responder essa pergunta, devemos partir do fato de que a reputação corporativa não é um processo simples, nem de resultados imediatos. Da mesma forma que a ima-gem de uma pessoa ou um profissional se constrói ao longo de muitos anos de excelente desempenho e um adequado comportamento ético, moral e legal, a reputação corporativa de uma empresa é o resultado de um minucioso planejamen-to, no qual todos os colaboradores deste, assim como os di-ferentes departamentos empresariais que o compõem, são partícipes e também pilares fundamentais sobre os quais começa a construir uma adequada reputação, a qual chega-rá a consolidar-se somente com o passo dos anos. Em pa-lavras de Barnett, “A reputação de uma empresa é a opinião coletiva de uma companhia de acordo com um observador, baseando-se em uma valorização dos impactos financeiros, sociais e meio-ambientais atribuídos à corporação com o passar do tempo”.

JOSÉ ÁNGEL MUÑOZ

Trainer & Coach en Marca Personal Consultor en

Marketing Empresarial y Conferencista Internacional

www.marketipscr.com www.joseangelmunoz.branded.me

[email protected]

Desde esta perspectiva, a reputação corporativa não deve ser vista como um investimento como tal, que nos gerará uma rentabilidade determinada em um tempo breve e daí pretender medir seus alcances co-merciais. Assim sendo, as empresas devem começar a entender a reputação corporativa como uma proje-ção a longo prazo, a qual, se for administrada adequa-damente, permitirá consolidar sua marca e imagem no tempo, trazendo uma série de benefícios futuros, os quais são quase impossíveis de quantificar ou anali-sar de uma óptica de rentabilidade a curto prazo. Não obstante; fazendo alusão à frase do Peter Druker, “O que não se pode medir, não se pode melhorar”, inves-tigadores e profissionais coincidem na importância de desenvolver um modelo de medição que lhes permita monitorar se efetivamente as estratégias desenvolvi-das pelas empresas, com a tendência de melhorar sua reputação corporativa estão sendo corretamente apli-cadas, obtendo os resultados esperados na percepção dos diferentes grupos que interagem com elas.

Atualmente, existem diversas empresas que se dedi-cam exclusivamente a estabelecer estes parâmetros de medição, obtendo resultados qualitativos e algu-mas vezes quantitativos sobre a correta aplicação da reputação corporativa em uma companhia, entre-tanto; e apesar dos dados “exatos” que este tipo de métricas possa contribuir, continua sendo difícil medir esses processos.

Apesar dessa dificuldade, existe uma série de parâme-tros básicos que toda empresa deveria considerar se deseja em algum momento começar a medir ou avaliar corretamente o impacto que as políticas de reputação corporativa estão tendo sobre seus stakeholders, por exemplo:

• Percepção sobre a qualidade dos produtos ou serviços que a empresa oferece, assim como os diferentes processos que emprega para sua ela-boração (poluentes, impacto ecológico, sobre-ex-ploração trabalhista, mau trato animal, etc.) como parte da geração de confiança e credibilidade que inspira a companhia para os diversos grupos com os quais interage.

• Perspectivas de solvência, estabilidade e cresci-mento financeiro das empresas.

• Análise das condições mínimas de trabalho de seus colaboradores, prestações legais, incentivos, assim como aspectos relacionados com o clima organizacional da companhia e, finalmente, medir o grau de compromisso e pertencimento de tais colaboradores com sua empresa.

• Posicionamento da marca da empresa dentro de seu meio social e cultural.

• Percepção da qualidade do serviço ao cliente (ex-periências reais de serviço)

• Processos de inovação no desenvolvimento e me-lhoria dos produtos e serviços da companhia.

• Desenvolvimento, implementação e correta divul-gação de um adequado programa de responsabili-dade social na empresa.

Estes são apenas alguns parâmetros básicos que deveriam ser considerados dentro de um processo de medição que pretenda quantificar os alcances de uma adequada reputação corporativa nas empresas. Contudo, dadas a diversidade de opiniões que os dife-rentes stakeholders possam ter a respeito de sua de-finição de reputação corporativa, e a quão complexo é seu monitoramento, o melhor que podem fazer as empresas atualmente é velar de forma conjunta e sis-temática por manter adequadamente administrados os diferentes aspectos que vão tecendo unidos entre si este complexo, mas vital processo chamado reputa-ção corporativa, a qual, se for administrada adequada-mente, consolidará a longo prazo a empresa perante seu mercado, a confiança, o prestígio e o respaldo que somente o tempo e as ações corretas constroem.

Page 9: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

16 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 17

A dura transição de comerciante a

empresário

Escrevo este artigo com a esperança de poder ajudar a mui-tos que não conhecem a diferença entre ser comerciante ou ser empresário. Também espero dar alguma contribuição a

aquelas pessoas que se encontram na transição de um para o outro.

Justo nesse momento, estou atendendo uma pessoa que pagou por minha consultoria para estabelecer empresas, mas infeliz-mente sua mente e suas ações são as de um comerciante. Qual é a diferença entre ambos? Antes de responder, devo dizer que não é ruim ser o um ou outro, o que faz a diferença é localizá-los em seu contexto correto. Comecemos descrevendo o comerciante. É uma pessoa que realiza negócios baseando-se no fluxo diário do dinheiro. Geralmente, o comerciante não produz e em alguns ca-sos dá valor agregado a seus produtos. O comerciante costuma ter um ritmo acelerado de compra e venda, seu negócio é medido pela venda diária e quase sempre sua visão de crescimento está emoldurada no crescimento de suas transações diárias ou no au-mento de suas operações geográficas, mas sempre no mesmo sentido de negócio rápido que ofereça rendimentos imediatos que geralmente são de margens reduzidos ou controlados.

Em contraste, temos o empresário, não é que tenha mais recur-sos ou dirija operações maiores, (em ocasiões em que comer-ciantes dirigem fluxos de capital muito grandes, ultrapassando muitos empresários), mas trata-se uma pessoa que, de uma ma-neira mais planejada, técnica ou profissionalmente, montou ope-rações de negócios que requerem de elementos especializados para poder funcionar. Os empresários não regem suas operações com base em planos curtos ou resultados probabilísticos, mas baseiam tudo no planejamento, na projeção de seus resultados e nas estratégias que expõem para alcançar suas metas. Tam-bém existe a raça empresarial, prestadora de serviços, que são indivíduos com capacidades ou especialidades que lhes permite vender seu conhecimento.

HÉCTORAYALA

Héctor O. Ayala

COACHING & ARQUITECTURA EMPRESARIAL

E-Mail: [email protected]

Miembro directivo de la RED GLOBAL DE MENTORES

Red Global de Mentores

https://www.linkedin.com/in/hector-ayala-a307253b

Tendo explicado a diferença entre ambos, vejamos en-tão por que no título deste artigo menciono a “dura transição de comerciante a empresário”.

O primeiro é que na maioria das ocasiões, chegamos a uma empresa onde pensamos que faríamos uma consultoria em uma matéria específica como recursos humanos ou marketing, planejamento, etc., e nos de-paramos com uma empresa que carece totalmente de estrutura organizativa, e embora invista tempo no que a empresa solicita, certamente não haverá resultado precisamente pela falta de sistemas, porque claro, esta foi uma empresa que nasceu como um negócio familiar ou pelo esforço de alguém que viu uma opor-tunidade de comercializar algo, e então, nos encon-tramos na necessidade de sugerir imediatamente a mudança que necessitam. Aqui é difícil porque nada está preparado.

Muitas vezes vi o caso do dono da empresa que quer fazer a transição, procura meus serviços para ajudá-lo a implementar um modelo empresarial de seu negócio, mas quem não está preparado para a mudança é ele, claro, porque leva tem muito tempo fazendo as coisas como sempre funcionaram e não é fácil para ele en-tender que é possível fazer mudanças para melhorar.

Também há outros que definitivamente sabem que se não se transformarem em empresários podem desa-parecer ou pior ainda, pôr em risco sua saúde pelo es-tresse que gera ser um micro-manager em um negócio que cresceu; com eles é mais fácil trabalhar, mas às vezes, estão limitados de recursos.

Por último, posso mencionar aqueles que procuram a mudança e iniciam o processo, mas não procuram um assessor para que os guie, confiando em suas próprias habilidades e nos conselhos dos amigos. Há vezes em que pode funcionar, mas não parecem estar conscientes do custo que implica verdadeiramente uma transformação séria.

Com essas experiências, permita-me compartilhar al-guns conselhos para que você possa migrar da posi-ção de comerciante à posição de empresário:

• Primeiro, identifique realmente em que ponto está; se for comerciante ou avançou um pouco no caminho para ser um empresário, provavelmente já tenha alguns processos ou departamentos es-tabelecidos, e isso marca um ponto de partida.

• Logo, é importante que forme uma visão de seu negócio a longo prazo. Essa visão deverá ter os elementos motivadores mais importantes, para que possam impulsioná-lo a conquistar esse so-nho.

• Agora, estabeleça sua missão; isto é, como vai fa-zer para alcançar sua visão. Para isso, considere seu momento atual e as ferramentas com as que conta nesse momento.

• Chegando a este ponto, deverá estabelecer quais recursos precisa adquirir imediatamente para a consecução dessa visão, por exemplo, tomar um curso e capacitar-se mais; provavelmente, pensar em uma recolocação de seu negócio; uma mudan-ça do mercado target; a ajuda de um consultor; etc. E também quantificar o custo destes recursos para saber se tem a capacidade de implementa-ção dessa mudança.

• Tendo superado o ponto anterior, entra já na etapa de planejamento estratégico de seu novo negócio, e é provável que deva fazer mudanças em seu es-tilo de fazer negócios como um empresário.

• Daqui em adiante, acontecerão muitas coisas, e é provável que você perceba que não é tão simples como parece e que não poderá ver o lucro com a velocidade de antes, mas algo sim é certo: se você tiver sucesso em seu modelo de mudança a empresário, definitivamente será uma pessoa que entra em total controle de seu negócio, que conhece muito bem seus custos, seus rendimen-tos, movimentos, lucros, e que é capaz de fazer projeções baseadas em ferramentas estruturais que somente uma organização planejada desde o início é capaz de prover.

Em conclusão, não é verdade que todo comerciante deve evoluir a empresário para que as coisas sejam melhores, em ocasiões inclusive ocorre justamente o contrário. Também não é verdade que os empresá-rios, em geral, têm melhores rendimento ou lucro que os comerciantes. Às vezes é melhor deixar as coisas como estão, mas é verdade que os empresários con-tassem sempre com mais controle, visão e ordem so-bre suas operações.

Page 10: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

18 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 19

BRAZIL QUALITY SUMMIT 2017

Page 11: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

20 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 21

EMPRESAS BRASILEIRAS FORAM RECONHECIDAS POR SUA ATIVIDADE

EMPRESARIAL DE QUALIDADE

Existem empresas que são conscientes sobre o papel que interpretam na sociedade e a respon-sabilidade que suportam na geração de oportu-

nidades para seu desenvolvimento, as quais além de realizar ações que procuram reforçar a qualidade em cada um de seus grupos de interesse, continuam cum-prindo os requerimentos impostos do mercado para obter um desenvolvimento sustentável.

Essas empresas e instituições de hierarquia deverão manter tais diretrizes de Qualidade e Desenvolvimen-to Sustentável que as situa no âmbito empresarial in-ternacional. Vale mencionar que este reconhecimento foi entregue frente a mais de 200 líderes empresariais do país, os quais também participaram do Brazil Qua-lity Summit, cúpula empresarial que tem como pro-pósito em 2017 a difusão dos novos parâmetros nas áreas de Reputação Corporativa, Qualidade Total e Ge-ração de Valor nas Empresas.

Esta cúpula empresarial contou com expositores de primeiro nível, como Luiz Eduardo Neves, Especialista em Gestão de Recursos humanos; Dal Marcondes, con-sultor Centro Sebrae de Sustentabilidade; Marcus Naka-gawa, Coordenador do CEDS e o palestrante internacio-nal, Mauricio Louzada.

Neste contexto, o Founder & CEO da LAQI, o Dr. Daniel Maximilian da Costa, parabenizou os líderes pela con-quista alcançada em sua atividade corporativa e por manter um compromisso ativo com o desenvolvimen-to sustentável do corpo empresarial brasileiro.

“Quero parabenizar as empresas que participaram do Brazil Quality Summit por este reconhecimento, pois in-tegraram em sua gestão as diretrizes de nosso modelo de excelência LAEM. Convido estas empresas a conti-nuarem pelo caminho do Desenvolvimento Sustentável e sobre tudo, da Qualidade Total», declarou o Dr. da Costa.

Cabe ressaltar que este importante encontro empre-sarial foi realizado no último dia 12 de maio no hotel Maksoud Plaza, na cidade da São Paulo, Brasil, com o objetivo de promover no corpo empresarial boliviano uma gestão responsável com boas práticas profissio-nais, com todos seus grupos de interesse, por meio de um trabalho dedicado.

Sobre o Quality Summit

O Quality Summit é o encontro empresarial que reúne mais de 300 líderes empresariais de diferentes países nos quais é realizado, tendo como eixo temático: Re-putação Corporativa, Qualidade Total e Geração de Va-lor nas Empresa. Procura capacitar mediante as expo-sições de reconhecidos especialistas, que estendem seus conhecimentos a todos os empresários locais presentes.

Sobre a Latin American Quality Institute

A LAQI proporciona inteligência empresarial a mais de 3000 empresas na região através da metodologia LAEM, ações que formam o conceito de Responsabi-lidade Total. Publicamos a revista líder de negócios responsáveis e de qualidade – a Quality Magazine - e relatórios de pesquisas. Nossas conferências são am-plamente reconhecidas como as melhores no campo da Qualidade Total, Responsabilidade Empresarial e Desenvolvimento Sustentável.

Page 12: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

22 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 23

NOTA CENTRAL

Page 13: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

24 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 25

Body Sanctuary

Empresa mexicana com nove anos no mercado, destaca-se na área da beleza e da saúde, desen-volvendo-se paulatinamente sob os esboços da

honestidade e o trabalho em equipe, respeitando seus clientes da mesma forma em que respeitam seus co-laboradores, para obter o melhor equilíbrio entre qua-lidade e serviço.

“A Sustentabilidade e o Meio ambiente começaram a formar parte dos pilares da empresa”

“Com a LAQI, pudemos contar com a possibilidade de nos

relacionar com potenciais aliados no mercado internacional”

O que a Body Sanctuary representa para o Méxi-co?

Desenvolvimento Sustentável. Uma empresa Respon-sável em que a Sustentabilidade e o Meio ambiente. Esses conceitos começaram a formar parte dos pila-res da empresa há quatro anos. O consumo de pro-dutos recicláveis foi primordial para formar parte de nossos fornecedores, assim como a utilização de iluminação LED em todas nossas sucursais, o uso de produtos não testados em animais, de origem natural, não compostos químicos alterados, entre outros.

Temos uma infinidade de projetos, mas o mais im-portante é nossa capacitação constante para nossos clientes, um ambiente saudável para uma vida sau-dável, a importância do entendimento de que o indi-víduo deve estar saudável e feliz para projetá-lo em seu meio.

Além do mais, para nós, o desenvolvimento sustentá-vel se baseia em três fatores: Sociedade, economia e meio ambiente. Perante esta situação, podemos pla-nejar s possibilidade de melhorar a tecnologia e a or-ganização social, de forma que o meio ambiente pos-sa se recuperar ao mesmo ritmo que é afetado pela atividade humana, para dessa forma evitar um déficit de recursos.

Qual é a IMAGEM de seus clientes do Body Sanc-tuary?

Saudável, cooperativa, instrutiva. Baseada na comu-nicação com o cliente, escutando as necessidades e solucionando suas dúvidas.

Embora acreditemos que quem tem que pensar nisso é o nosso cliente, estamos certos, diante dos resul-tados obtidos nestes nove anos e os mais de 10 mil clientes satisfeitos, que nossa imagem é a melhor do mercado, e podemos medir estes resultados através de pesquisa, e a informação compilada é muito impor-tante, pois desta maneira a empresa saberá se o mo-delo de relacionamento que estabeleceu com cada um de seus grupos de interesse está sendo o adequado, de não ser assim poder identificar oportunidades de melhoramento. A participação de todos é fundamental para que a Body Sanctuary possa continuar cumprin-do seus compromissos com seus grupos de interesse.

Como meta de fidelização de nossos clientes, usamos os resultados, a nossa responsabilidade, a atenção personalizada, o seguimento constante, a capacita-ção constante de nossos grupos, a comunicação e a participação de todo o processo de nossos serviços, o que gera os laços mais fortes com nosso público, gera a confiança total, a união de ambas as partes, e disso se obtém uma relação eterna e saudável.

É por isso que consideramos que nosso nível está no topo, trabalhamos para mantê-lo ali, nosso enfoque é 100% em nossos clientes, que são o mais importante para nossa empresa, tanto é assim podemos humilde-mente dizer que somos uma empresa 100% focada na qualidade total de nossos serviços. Qual a contribuição da LAQI no contexto atual de

sucesso da Body Sanctuary?

Com a LAQI, pudemos contar com a possibilidade de nos relacionar com potenciais aliados no mercado in-ternacional. Do mesmo modo, pudemos estabelecer um importante intercâmbio de ideias e experiências com empresários de diferentes países da América La-tina.

Atualmente, contamos com três certificações inter-nacionais, as quais outorgam aos clientes e a nossa equipe de trabalho a segurança de estar e permanecer na melhor empresa de beleza do mercado, garantindo os resultados dos serviços oferecidos, assim como a segurança da protocolização de cada um de nossos tratamentos, segundo a necessidade do cliente.

“Somos uma empresa 100% focada na qualidade total de nossos serviços”

Page 14: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

26 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 27

BOLIVIA QUALITY SUMMIT 2017

Page 15: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

28 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 29

EMPRESAS BOLIVIANAS FORAM RECONHECIDAS POR SUA ATIVIDADE

EMPRESARIAL DE QUALIDADE

Existem empresas que são conscientes sobre o papel que interpretam na sociedade e a respon-sabilidade que suportam na geração de oportu-

nidades para seu desenvolvimento, as quais além de realizar ações que procuram reforçar a qualidade em cada um de seus grupos de interesse, continuam cum-prindo os requerimentos impostos do mercado para obter um desenvolvimento sustentável.

Essas empresas e instituições de hierarquia deverão manter tais diretrizes de Qualidade e Desenvolvimen-to Sustentável que as situa no âmbito empresarial in-ternacional. Vale mencionar que este reconhecimento foi entregue frente a mais de 200 líderes empresariais do país, os quais também participaram do Bolivia Quality Summit, cúpula empresarial que tem como propósito em 2017 a difusão dos novos parâmetros nas áreas de Reputação Corporativa, Qualidade Total e Geração de Valor nas Empresas.

Esta cúpula empresarial contou com expositores de primeiro nível, como Faviana Olivera Barron, psicó-loga especialista em; Gricel Gamarra Giese, escritora licenciada em Comunicação Social e Jornalismo; José Antonio Rios Román, especialista em Direito Comercial Privado e SER; e o diretor executivo da Vigor Empresa-rial, Jaime España Erazo.

Neste contexto, o Founder & CEO da LAQI, o Dr. Daniel Maximilian da Costa, parabenizou os líderes pela con-quista alcançada em sua atividade corporativa e por manter um compromisso ativo com o desenvolvimen-to sustentável do corpo empresarial boliviano.

“Quero parabenizar as empresas que participaram do Bolivia Quality Summit por este reconhecimento, pois integraram em sua gestão as diretrizes de nosso mo-delo de excelência LAEM. Convido estas empresas a continuarem pelo caminho do Desenvolvimento Susten-tável e sobre tudo, da Qualidade Total», declarou o Dr. da Costa.

Cabe ressaltar que este importante encontro empre-sarial foi realizado no último dia 26 de junho no hotel Los Tajibos, na cidade da Santa Cruz, Bolívia, com o objetivo de promover no corpo empresarial boliviano uma gestão responsável com boas práticas profissio-nais, com todos seus grupos de interesse, por meio de um trabalho dedicado.

Sobre o Quality Summit

O Quality Summit é o encontro empresarial que reúne mais de 300 líderes empresariais de diferentes países nos quais é realizado, tendo como eixo temático: Re-putação Corporativa, Qualidade Total e Geração de Va-lor nas Empresa. Procura capacitar mediante as expo-sições de reconhecidos especialistas, que estendem seus conhecimentos a todos os empresários locais presentes.

Sobre a Latin American Quality Institute

A LAQI proporciona inteligência empresarial a mais de 3000 empresas na região através da metodologia LAEM, ações que formam o conceito de Responsabi-lidade Total. Publicamos a revista líder de negócios responsáveis e de qualidade – a Quality Magazine - e relatórios de pesquisas. Nossas conferências são am-plamente reconhecidas como as melhores no campo da Qualidade Total, Responsabilidade Empresarial e Desenvolvimento Sustentável.

Page 16: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

30 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 31

REPORTAJES

Page 17: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

32 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 33

A empresa de serviços públicos EMSERCHIA E.S.P. tem como objetivo trabalhar em busca da melhoria contínua e inovação na prestação de

serviços da empresa, visando um crescimento regio-nal. Dentro das diferentes colocações da empresa po-der obter os objetivos, está realizar a implementação e controle de todas as metas e desafios estabelecidos no plano estratégico institucional.

Web:www.emserchia.gov.co

Dirección:Carrera 11 No. 17-00

Teléfono:(571) 8630248

Emserchia

“Para a empresa é de vital importância fazer uma análise da apreciação

institucional que se evidencia nos mesmos”.

Desde março de 2016, através do contrato de assesso-ria profissional para “posicionamento de marca”, vie-ram desenvolvendo pesquisa de percepção tanto do cliente interno como externo. Os stakeholders foram considerados para estes estudos devido a que para a empresa é de vital importância fazer uma análise da apreciação institucional evidenciada nos mesmos.

Para o cliente interno, foram considerados aspectos como a satisfação em seu cargo de trabalho, associa-dos à localização da empresa e o acesso a ferramen-tas que permitam o desenvolvimento ótimo de suas funções, onde é possível notar que, ao ser uma empre-sa onde a grande maioria de seus funcionários vivem no município da Chía, valorizam a proximidade ao seu local de trabalho e dizem contar com as ferramentas adequadas para realizar satisfatoriamente seus traba-lhos. As razões principais pelas quais valorizam seu emprego, informando que têm um salário bem remu-nerado e que a proximidade continua sendo um dos aspectos mais relevantes para se sentir satisfeitos com seu emprego; a importância de seu cargo dentro da empresa os motiva a trabalhar em equipe e os va-lores que consideram mais representativos dentro da empresa são a amabilidade e o bom serviço.

Para o cliente externo, os estudos mostram que as cores com os que associam a empresa são o cinza, o verde e o laranja; que veem a empresa como uma em-presa jovem, forte e madura. Suas qualidades mais re-presentativas são a amabilidade e a responsabilidade.

A Emserchia E.S.P. está no Top of mind das empresas de serviços públicos e é nomeada em primeiro lugar dentre as empresas de serviços públicos que vêm à mente dos consumidores.

As palavras com as que mais associam à empresa são município e serviços.

As estratégias de fidelização para os stakeholders para onde estão enfocados os esforços da empresa estão baseadas no sentido de pertencimento, marcar a diferença e oferecer um excelente serviço.

A marca Emserchia E.S.P. procura gerar na mente dos consumidores o enfoque de uma marca forte, capaz, responsável e amável, que é próxima aos usuários, uma marca que esteja no coração dos habitantes de Chía, na vanguarda de todos os processos de quali-dade que deve oferecer uma empresa prestadora de serviços de aqueduto, rede de esgoto e asseio. Emser-chía E.S.P. é uma das empresas mais importantes da Cundinamarca, porque tem em seu DNA uma equipe que trabalha dia e noite para estar aí. É uma empre-sa que acompanha os habitantes nos detalhes mais insignificantes do dia a dia. Estão em crescimento e pertencem com orgulho ao município de Chía, um mu-nicípio que marca a diferença.

Page 18: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

34 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 35

Laboratorios Julguer

Visando alcançar a melhoria contínua, a em-presa Laboratorios Julguer têm como objetivo aumentar as investigações realizadas por seus

cientistas; dotar-se de mais equipes de controle e laboratórios de investigação para poder desenvol-ver novos produtos para doenças maciças que hoje atacam a sua comunidade, dando uma oportunidade com tratamentos naturais sem consequência e sem causar danos colaterais; além de realizar convênios de vinculação com universidades incrementando a in-vestigação científica no país para demonstrar que os produtos naturais são e serão a nova medicina a nível mundial. Como base principal, a matéria prima 100% natural como todos os produtos que desenvolveram ao longo de 46 anos de trajetória da Laboratorios JUL-GUER.

Ana Cláudia Ribeiro y Dr. Francisco Danúbio Alves

Web:www.laboratoriosjulguer.com

Dirección:Mapa Singuer Oeste Calle 16 Entre

La 42 Y 43

Teléfono:593 4 2001308

“Têm como objetivo aumentar as investigações realizadas

por seus cientistas”

Procuram associar-se com outros laboratórios que não contam com a experiência no ramo de mantimen-tos e suplementos como também na medicina natural e trabalhar conjuntamente com eles mantendo os al-tos padrões de qualidade, como por exemplo, as nego-ciações que mantêm com Laboratórios Tesia, ao qual elabora mais de cinco produtos para sua comerciali-zação exclusiva com a medida de vários produtos ali-mentícios naturais e suplementos que se encontram no mercado das grandes distribuidoras e farmácias do país.

Outro de seus objetivos é adquirir equipes mais mo-dernas para seu processo de produção, para poder, desta maneira, aumentar seu volume de produção e manter seu nível de qualidade no momento de elabo-rar um produto com o fim de seguir com sua visão e missão estabelecidas nos estatutos do laboratório.

Ao longo de sua trajetória de 46 anos no mercado de produtos naturais, a empresa é reconhecida em seu país e internacionalmente pelo padrão de qualidade e os resultados obtidos com seus produtos das seguin-tes linhas:

• Alimento• Cosmético• Medicinal

Finalmente, é reconhecida por sua responsabilidade em manter a cada dia a qualidade dos produtos, ge-rando confiança aos doutores, distribuidores e consu-midores, por isso, procura conscientizar as famílias (consumidores) a consumir sempre produtos naturais produzidos em seu país, os mesmos que não têm efei-tos secundários, lutam contra e previnem doenças comuns e virais, assim como também as doenças de níveis mais complexos que mantêm um processo de cura extensa.

Procuram também expandir seus serviços de medição de produtos para laboratórios que sigam sua linha de produtos naturais, com o propósito de que a medici-na natural tenha maior influência nos consumidores e possam, assim, chegar à maioria das famílias, e ofe-recer produtos de ótima qualidade e com resultados positivos.

Page 19: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

36 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 37

Mullenlowe Delta

As instalações da Mullenlowe Delta estão lo-calizadas no Edifício QPH, com certificação internacional LEED (Leadership in Energy and

Enviromental Design), para edifícios sustentáveis, de-senvolvida pelo U.S. Green Building Council, nos Es-tados Unidos. O Edifício ganhou o Reconhecimento Ponto Verde do Ministério do Ambiente.

O QPH é o primeiro edifício de escritórios autossus-tentável do Equador em versão 3, qualificação OURO, o qual garante que estejam alinhados à visão de ser parte da liderança em eficiência energética e desenho de sua estrutura.

“Mudaram o critério dos perfis de seleção de pessoal,

especialmente na Área de Atendimento a Contas.”

Web:www.mullenlowe-delta.com

Dirección:Guipuzcoa E14-46 y Mallorca QPH Quito (2nd Location in Guayaquil)

Ecuador

Teléfono:2-3956-060

A Mullenlowe Delta, dentro de suas práticas de res-ponsabilidade ambiental, promove projetos internos como:

• Digitalização da informação com o objetivo da re-dução do uso de papel, considerando o uso das novas tecnologias se busca otimizar o uso e reu-tilização de papel; e a digitalização para reduzir arquivos passivos na organização.

• Categorização de lixo com os recipientes identi-ficados segundo o tipo de material e reciclagem dos mesmos, com o fim de garantir o adequado manejo dos resíduos. Fomentam uma cultura or-ganizacional que é replicada em cada lar de seus colaboradores.

Parte da cultura ambiental é o cuidado de plantas nativas e de baixo consumo de água, que permitam a oxigenação dos espaços de trabalho e de uma vez a responsabilidade no cuidado da natureza.

Há três fatores nos quais estão enfocados, com a fi-nalidade de que seu atendimento ao cliente seja cada vez melhor:• Processos bem definidos • Trabalho integrado entre áreas • Envolvimento e conhecimento em detalhe por par-

te de seus executivos do negócio e mercado de seus clientes. Não os consideram fornecedores de um serviço, mas parte de uma mesma equipe junto com eles.

A combinação desses três fatores teve um efeito em melhores tempos de resposta, eficiência em custos para seus clientes, um nível criativo mais alto e, con-sequentemente, campanhas mais efetivas.Adicionalmente, mudaram o critério dos perfis de seleção de pessoal, especialmente na Área de Aten-dimento a Contas, enfatizando principalmente as pes-soas que tenham uma formação em marketing ou que provenham de empresas, mais do que de agências de publicidade.

Quanto à capacitação, o fato de fazer parte de uma rede multinacional como a MullenLowe abre portas a escritórios, conferências e intercâmbios, especial-mente em Planejamento Estratégico e Criatividade. E no âmbito local, sempre estão procurando oportunida-des de desenvolvimento contínuo nas diferentes áreas da companhia.

As campanhas internas e externas de comunicação se coordenam com Recursos humanos e Saúde e Se-gurança Ocupacional. Elaboraram um cronograma de atividades anuais para conscientizar o bom uso dos recursos naturais, sociais e econômicos; fortalecendo o clima organizacional e social do MullenLowe Delta.

Os meios de promoção interna são:• Adesivos em elevadores• Vídeo Wall• Sistema de anúncios nas instalações.

Continuando, alguns exemplos:

Também a ativa participação solidária de toda a equi-pe em temas de ajuda social, como a luta contra o câncer em crianças, desastres naturais, entre outros.

Cabe destacar que a reciclagem tem uma função so-cial, já que com isto ajudamos fundações beneficen-tes que destinam este recurso para financiar projetos como terapia para crianças com capacidades espe-ciais.

A capacitação em temas de Responsabilidade Social Empresarial faz eco nas diferentes propostas dadas pelos funcionários da organização, sendo inclusivos e fortalecendo as ações éticas frente à não contratação de menores de idade.

• Campanhas de risoterapia • Campanhas de saúde• Campanhas de pausas ativas

Social Desastres

Page 20: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

38 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 39

A Vise fundamenta o crescimento e consolidação de sua organização através de serviços de exce-lente qualidade, respondendo a alternativas de

otimização que facilitem o sucesso de seus clientes. Procuram acompanhar seus clientes a ser ganhado-res, por isso, entendem o serviço como um compro-misso com seus clientes, orientado a alinhá-los em que eles possam ganhar e a empresa seja parte de seus sucessos e conquistas.Isto implica que além do combinado no contrato, pro-ponham-se alinhá-los para cada cliente, precisando e entendendo qual é o valor acrescentado que eles necessitam da empresa, assim definem uma missão que deve ser o marco de ação de seu serviço e que é validada por cada cliente.

VISE: Vigilância e Segurança

Teléfono:571.328.2912 ex.

1177 / 1104

Web:www.vise.com.co

Dirección:Cl. 6 #4 - 42, Bogotá

Em função a essa missão, colocam à disposição:

1. O talento humano, com suas necessidades de per-fil, capacitação, seguimento, entre outros.

2. Os recursos físicos e elementos do serviço: meios de comunicação, armamento, apoio canino se for o caso, entre outros.

3. Elementos e sistemas de apoio tecnológico, con-siderados fundamentais e complementares em qualquer de seus serviços e em seus processos internos e de seguimento ao serviço.

4. Processos e procedimentos.

Quanto ao talento humano, trabalham para gerar am-bientes de trabalho que permitam o crescimento pro-fissional e pessoal de seus trabalhadores. Entendem que para isso devem contribuir com valor, procurando fortalecer seu desenvolvimento, compromisso e satis-fação.Com o apoio da tecnologia, a empresa tem um estri-to seguimento e monitoramento de seus serviços em tempo real, com o que formulam indicadores de cum-primento da missão que são validados periodicamen-te, e com base nesses resultados, formulam os planos de ação necessários que permitam garantir uma me-lhoria contínua visando a excelência.

“A marca tem um compromisso com seus

empregados, para obter um ambiente no qual possam se

desenvolver e ser felizes.”A empresa é vista como um negócio de valor para seus clientes, a sociedade, seus trabalhadores e, ob-viamente, para os acionistas.

Além de entender a Reputação Corporativa como um aspecto fundamental na sustentabilidade da empre-sa, acreditam firmemente que todas suas atuações devem cumprir a lei, os princípios éticos e contribuir com valor à sociedade.

Cada funcionário da empresa é um ator da reputação da mesma, por isso, a companhia formula políticas de condutas e comportamentos que divulgam e fazem campanha para fomentar a aderência dos colabora-dores.

Da mesma forma, contam com diversos canais de co-municação que permitem conhecer a percepção de seus stakeholders, estabelecer indicadores e atuar sobre eles.

Quanto aos seus clientes, trabalham com transparên-cia nos relacionamentos, atendimentos, seguimento permanente, cumprimento, compromisso com seus interesses e geração de valor.

A companhia sabe que cada pessoa de sua organiza-ção, cada palavra que dela provenha e cada ação pra-ticada é uma imagem que pode afetar à reputação da empresa, e por isso, trabalha em todos os níveis.

Comprometem-se eles e seu pessoal com a reputa-ção de seus clientes, porque entendem as incidências também quanto a eles.

Baseado nisso, criaram os procedimentos, processos e protocolos que devem ser seguidos por seus funcio-nários. Estabelecem instâncias exclusivas para tratar determinados assuntos sensíveis e para atender in-quietações ou requerimentos de terceiros.

A marca procura ser reconhecida por ser geradora de valor para seus clientes, empregados e para a socie-dade, através da prestação de serviços de excelen-te qualidade, que alinham os interesses de quem os contrata, porque a companhia tem interesse em que estes sejam ganhadores e ganhar com eles. Além do mais, tem um compromisso com seus empregados, para obter um ambiente no que possam se desenvol-ver e ser felizes, com práticas empresariais que geram valor social. Por isso, consolidaram uma marca que reflete o serviço oferecido por tantos anos que hoje é reconhecida por sua seriedade, solidez, cumprimento, responsabilidade e qualidade do serviço.

Page 21: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

40 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 41

Como alicerce para o sucesso, a empresa tem quatro pilares internos primordiais: Estrutura Física, Tecnológica, Mão de obra e Acreditações

junto aos órgãos competentes. Nos fatores externos de sucesso prezam pela total satisfação de seus clien-tes e respeito ao meio ambiente. Estabelecem como meta em 2017, ações específicas para cada um des-tes pilares, sendo a primeira delas, a contratação de um Diretor Executivo com vasta experiência no setor. Em paralelo foram deflagradas ações para melhorias na estrutura física e tecnológica da empresa como: adequações na área produtiva visando melhorar pro-cesso e fluxo de trabalho, resultando em aumento de performance; contratação de uma consultoria de RH estratégico objetivando motivar mais sua equipe, com

“A Ecosystem é uma empresa sólida com mais de 20 anos

de atuação no mercado nacional”

Teléfono:(19) 3743-6173

Dirección:Rua Dom Pedro I, 458 - Jd. Brasil

(vila Nova) Campinas - Sp - 13.073-00

Web:www.ecosystem.com.br

implementação de sistema de remuneração variável no departamento de vendas; no pilar qualidade, fazem solicitação de extensão de escopo junto ao INMETRO para ser 100% acreditados nos serviços que prestam, colocando-os dentro de um seleto hall de empresas na área de prestação de serviços no Brasil; na área tec-nológica adquirir novos equipamentos para seus la-boratórios bem como melhorias em seu sistema de TI que trarão grandes benefícios internos e externos. O novo Diretor Executivo está trabalhando em um plane-jamento estratégico estruturado de longo prazo com ações e responsabilidades definidas, baseadas nas ferramentas SWOT e BSC (Balanced Scorecard).

A ECOSYSTEM é uma empresa sólida, com mais de 20 anos de atuação no mercado nacional na importante cadeia do segmento meio ambiente. Utilizam como ferramenta para mensurar sua imagem junto aos seus clientes a pesquisa de mercado, poderosa ferramen-ta de Inteligência Competitiva. Para esta importante tarefa, eles contrataram recentemente uma empresa top 3 que já atende grandes players como Coca-Cola, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Ipiranga. Esta pesqui-sa os trouxe informações valiosas para melhorar seus pilares e os resultados foram acima de suas expecta-tivas nos quesitos atendimento, tecnologia, qualida-de, agilidade e preço. Estes resultados foram fruto de um upgrade em gestão ocorrido há quatro anos atrás, quando seu ex Diretor Financeiro, Sr. Fabrizio Scappi-ni, assumiu o cargo de CEO. Com grande expertise em Administração e Economia dedicou-se fortemente em mapear custos, melhorar processos e desenvolver sis-temas de TI que permitissem um nível de gestão ím-par, o que resultou em grandes economias. Tais bene-fícios foram repassados aos seus clientes colocando a Ecosystem como a empresa a ser batida no quesito preço. Sua empresa vive um novo momento de repa-ginar sua marca com o objetivo de fortalecê-los cada vez mais no mercado. Com a chegada do novo Dire-tor Executivo, Sr. Valmir David, Sr. Fabrízio Scappini passa a ocupar o cargo de Presidente e foi criado o Conselho Deliberativo para dar respaldo nas decisões estratégicas. Tal estruturação deu ainda mais seniori-dade e profissionalismo na gestão da Ecosystem rumo a novos e desafiadores objetivos.

Frente aos resultados obtidos na pesquisa de mer-cado e buscando fortalecer ainda mais sua marca, a Ecosystem contratou uma empresa especializada em Branding para rever e repaginar sua marca. Tal ação busca maior percepção e aderência junto aos sta-keholders gerando valor para a cadeia do meio am-biente. Mostraram uma marca mais forte e aderente, ao encontro da reputação e do respeito adquiridos ao longo do tempo desde sua fundação. Serão realizadas massivas ações de marketing na divulgação da nova marca, partindo de dentro para fora da empresa, sen-do a primeira delas a apresentação do novo momento a todos os colaboradores em evento festivo a ser rea-lizado em breve.

ECOSYSTEM:“Está em nossa natureza preservar o meio ambiente”

Page 22: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

42 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 43

A Faculdade CNA, em seu Plano de Desenvolvi-mento Institucional previu ações para a pre-servação e o desenvolvimento sustentável tais

como:

• Integrar os alunos aos programas, projetos e pes-quisas de preservação ambiental da CNA e ICNA;

• Estabelecer diretrizes para o atendimento de me-lhores práticas para preservação ambiental na Fa-culdade;

• Criar e executar plano de operacionalização das melhores práticas de preservação ambiental; Pro-mover pesquisas acadêmicas que demonstrem como o sistema CNA/SENAR/ICNA, no qual a Fa-culdade se inclui, exercita boas práticas para pro-mover o desenvolvimento sustentável.

Faculdade CNA

Da mesma forma, o cliente da Faculdade é o seu alu-no. Por isso, o curso foi formatado com atividades de interação da teoria e prática, onde os alunos visitam propriedades rurais, sob orientação de um docente, exercitam práticas de teorias vistas em sala de aula. Sua visão para com o aluno é demonstrada abaixo:

“E por isso os investimentos em pesquisa e inovação têm

aumentado e tornando o mercado cada vez mais

exigente em relação aos profissionais”

Teléfono:61 3878-9500 / 9453 / 9457

Dirección:Setor Bancário Norte, Quadra 01,

Bloco F, 1º E 2º Andares; Ed. Palácio Da Agricultura,

Brasília – Df

Web:www.faculdadecna.com.br

OS BENEFÍCIOS QUE OS ALUNOS TÊM COM O CURSO

Os alunos saem da faculdade com competências pes-soais e gerenciais para as atividades, processos e as práticas relacionadas à produção agrossilvipastorial, sem descuidar dos aspectos humanos e éticos da pre-servação ambiental.

O mercado de trabalho em agronegócio é um setor em alta, pois o setor responde por grande parte das exportações brasileiras, e por isso, os investimentos em pesquisa e inovação têm aumentado e tornando o mercado cada vez mais exigente em relação aos pro-fissionais. Assim, o graduado pode encontrar oportu-nidades em áreas relacionadas de diversas formas à agropecuária como: processamento e beneficiamen-to, comercialização, assistência técnica às normas sanitárias e ambientais nacionais e internacionais, e também adequação dos processos de produção de alimentos.

O aluno sai do curso com competência para atuar em funções de consultoria e assessoria, institucionalizan-do o conhecimento em organizações que compõem o setor, propondo e avaliando projetos de investimentos estratégias para modelar e operacionalizar atividades e a gestão do agronegócio como: planejar, liderar, exe-cutar e controlar um empreendimento.

Finalmente a Faculdade possui o programa de EXTEN-SÃO que pode ser visualizado na figura abaixo:

Figura 3- Relação entre Módulos da graduação e as áreas dos projetos que compõe o Programa de Exten-são da Faculdade CNA.

O Programa de Extensão “OITO PASSOS PARA O DE-SENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL NO BRASIL” da Faculdade CNA foi elaborado para fomentar o processo educativo, cultural e científico, ao articular o ensino e a pesquisa de forma indissociável, desen-volvendo ações direcionadas ao atendimento das de-mandas da comunidade.

Os projetos em desenvolvimento pelo Programa de Extensão da Faculdade CNA objetivam atender as 8 (oito) áreas temáticas, descritas e que estão previstas pelo Plano Nacional de Extensão:

Figura 1- Áreas temáticas do Programa de Extensão da Faculdade CNA

Page 23: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

44 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 45

Por meio de sua Política de Sustentabilidade, a MarMec Treinamentos põe em prática seu com-promisso com o desenvolvimento sustentável

em suas operações em todos os países onde atua. O pensamento sustentável é integrado desde o proces-so macro ao micro. A Política estabelece os compro-missos de associar os objetivos de negócios às ques-tões da responsabilidade socioambiental, manter uma postura ética e transparente em todas as atividades e relacionamentos de negócios, demonstrar responsa-bilidade social procurando atender as necessidades das comunidades onde atua e promover o uso respon-sável dos recursos naturais, além de contribuir para o desenvolvimento da cidadania por meio de ações de valorização da educação e do conhecimento.

Através do dinamismo e da versatilidade de suas ações, a empresa integra serviços e pessoas ao ta-lento criativo de sua organização na busca constante da evolução e do desenvolvimento de pessoas. A Mar-Mec Treinamentos está integralmente comprometida em oferecer e desenvolver soluções para atender as necessidades dos clientes na área de Treinamentos, Consultoria e Segurança Ocupacional. Focada na se-gurança e na capacitação de seus colaboradores, em-

Teléfono:(21) 3477 8117

(21) 98030 0858

Web:www.marmectraining.com

Dirección:Edifício Rio Verde - R. México,

148 - Centro, Rio De Janeiro - Rj, 20031-142

MarMec treinamentos

«A MarMec Treinamentos está integralmente comprometida

em oferecer e desenvolver soluções para atender as

necessidades dos clientes na área de Treinamentos»

penhada em atender os requisitos legais aplicáveis e disponibilizando as tecnologias mais adequadas para o alcance da melhoria contínua dos processos. Sa-bem que a prevenção é o melhor remédio, e pensando assim, a MarMec Treinamentos busca atuar através do plano de ação preventiva antever problemas. No caso de um acontecimento inesperado, é feita ime-diatamente uma análise da causa raiz com todos os envolvidos no processo. O caso é documentado e ela-borado um plano de ação corretiva, cujo intuito não é apenas de solucionar o problema, mas também evitar que o mesmo se repita posteriormente.

Finalmente a Responsabilidade social, para eles, é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos seus negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direi-tos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante e contribuindo para o desenvol-vimento sustentável. A MarMec Treinamentos acre-dita que através da prevenção é possível garantir às empresas e cidadãos maiores possibilidades ao rea-lizarem suas atividades com segurança, eficiência e

qualidade e assim participarem de forma ativa do de-senvolvimento e progresso do mundo. Preparar pes-soas para realizarem suas atividades com excelência, através do conhecimento e fornecer soluções integra-das em segurança industrial, garantindo capacitação e serviços, salvaguardando pessoas e instalações. A atuação da empresa é baseada na busca contínua da excelência operacional, tecnológica e, acima de tudo, na satisfação dos seus clientes, no respeito aos con-tratos e na postura ética e responsável, posicionando-se na vanguarda das áreas onde atua.

Page 24: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

46 Quality Magazine • www.laqi.org Quality Magazine • www.laqi.org 47

Clínica Movimente

Clínica de fisioterapia especializada em trata-mento de reabilitação de pacientes com pato-logias neurológicas e inclusão social e escolar

dos mesmos. Concentra seus esforços em cinco eixos voltados para o meio ambiente: gerenciamento de re-síduos, redução do consumo de energia, redução do consumo de água, reaproveitamento de sucata na pro-dução de instrumentos musicais e objetos em TO.

Visando o um atendimento prime e humanizado todos os pacientes são atendidos mediante um protocolo preestabelecido da técnica a ser utilizada conforme suas necessidades após avaliação multidisciplinar. Para que todo tratamento transcorra com absoluta tranquilidade a equipe se reúne uma vez por semana para brifing de cada paciente, além de técnicas no-vas sempre inovadoras para o tratamento de todos os pacientes. Oferecem, além do tratamento abaixo descrito, uma interação entre as especialidades com a família, sociedade e entres próprios pacientes, o que muitas vezes são estímulos imensuráveis de individuo para indivíduo. Acreditam ser essa a sua maior contri-buição.

O TheraSuit é o mais recente e sofisticado recurso de fisioterapia para ser usado em crianças e adultos com disfunções neurológicas e sensoriais. É também o úni-co dispositivo deste tipo nos Estados Unidos registra-do junto a FDA e que atende a todos os requisitos e regulamentos de segurança.

Teléfono:(15) 3359.0240

Web:www.movimenteclinica.com.br

Dirección:Rua Primo Pereira, 190 Parque

Campolim, Cep: 18047-635

O Programa é composto de 05 sessões por semana, com duração de 3 horas, durante 4 semanas e tem como elemento chave do método, a aplicação corre-ta das ferramentas de fortalecimento muscular, com foco nos pontos fortes, nas fraquezas e nas necessi-dades individuais de cada paciente. A terapia inten-siva oferece ao paciente a oportunidade de praticar os padrões de movimento correto repetidamente em um ambiente controlado. Esta repetição é necessária para a reeducação neurológica, já que é constatado que pessoas com desordem neuromuscular precisam de repetições intensas de exercícios para adquirir uma nova habilidade motora.

O Método Cuevas Medek Exercises (CME) é uma abor-dagem fisioterapêutica utilizada para crianças que possuem alteração no desenvolvimento motor causa-do por síndrome não degenerativa que afeta o Siste-ma Nervoso Central. Esta terapia pode ser aplicada a crianças a partir de 3 meses de vida até que elas atin-jam o controle da marcha independente. Como os te-rapeutas que utilizam o Método CME precisam expor à criança a influência da força da gravidade, através do progressivo suporte distal, o uso desta terapia pode ser limitado pela altura e peso da criança. O Método CME foi criado e desenvolvido por Ramón Cuevas, fi-sioterapeuta chileno, durante a década de 70, em Ca-racas, Venezuela.

O princípio fundamental do CME é baseado no fato de que crianças que possuem comprometimento no seu desenvolvimento precisam reforçar seu potencial de recuperação natural. Esta propriedade do Sistema Nervoso Central continua a propulsar o processo de desenvolvimento mesmo após a sequela ter se insta-lado. A reação natural do “potencial de recuperação” isoladamente, não pode tirar a criança da situação de desenvolvimento motor anormal.

TASESEstimulação Elétrica Neuromuscular na Tarefa Especí-fica - Método desenvolvido pela Judy Carmick Mestre em fisioterapia pela faculdade de New York.

Técnica extremamente eficaz utilizada para fortale-cimento muscular, auxilio na marcha, tratamento de escoliose, entre outros benefícios.

Estimulação pontual de Microcorrente (MPS)

Microcorrente localiza e aplica uma dose micro de corrente nos pontos Terapeuticamente ativos (acu-puntura & gatilho) com a finalidade de relaxar os músculos, acalmando o sistema nervoso e liberando endorfinas, analgésicos naturais do corpo. O MPS é projetado para detectar e tratar esses pontos ativos com grande precisão científica e potência, proporcio-nando estimulação de todos os três sistemas de uma vez - nervoso, muscular e endócrino.Os protocolos MPS são os melhores protocolos de dor integradora. O poder de integrar todas essas técnicas de cura em um único protocolo significa que o MPS pode produzir re-sultados muito superiores aos tradicionais tratamen-tos de dor (em uma fração do tempo de tratamento).

Além da integração da família no dia a dia da Terapia, consideram algumas ações como uso de sua bibliote-ca pelos pais e pacientes como forma de estimulo à leitura, mas também de cooperativismo, pois uns esti-mulam aos outros a partilhar informações e trocarem os livrosAssim como a horta em garrafas pet onde os pacientes cuidam e utilizam agua da chuva recolhida das calhas, ajudam a reforçar a visão de sustentabili-dade, trabalho em equipe e respeito ao próximo. Tera-pia em conjunto das mães onde trocam informações em nosso painel interativo além das mídias sociais onde uma posta a sua vitória particular de cada dia.

O compartilhamento de experiências entre os fami-liares traz maior conforto e segurança para as jovens mães. Um simples painel de fotos transforma os so-rrisos e estimula o paciente dia a dia a melhorar sua performance para uma foto nova.Trabalhando com crianças especiais, eles se sentem especiais por eles ser permitido compartilhar de suas vitórias diárias, de seu aprendizado dia a dia, de sua inclusão social, de suas quebras de paradigmas da sociedade.Como con-tribuição social a clinica movimente oferece 10% dos seus atendimentos gratuitamente. Todo esse conhe-cimento e tecnologia de ponta são disponibilizados a todos pacientes, sem exceção.

Page 25: Body Sanctuary - laqi.org · vampiros emocionais. São elas quem tomam a ini - ciativa de manter a distância necessária das pes-soas tóxicas para não se contaminar com quem vê

48 Quality Magazine • www.laqi.org

Via Ricardo J. Alfaro,The Century Tower Of. 401-03Ciudad de PanamáRepublica de PanamáPhone(507) 836 - 5137Fax(507) 360 - [email protected]@laqualityinstitute.orgwww.laqi.org

/LAQI.Quality

@LAQI_quality

QUALITY ISOUR MISION