Book | Festa da Lavadeira

28

description

Book | Festa da Lavadeira

Transcript of Book | Festa da Lavadeira

CULTURA DA ALEGRIA

Desde 1987 a Festa da Lavadeira acontece sempre no dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, feriado nacional. O encontro do povo, no pleno sentido da palavra, com suas raízes mais profundas. Um encontro que agrega alegria à diversidade cultural, com seus brincantes, artistas, público, turistas, danças, ritmos e muita brincadeira, tudo isso no Bairro do Recife Antigo, berço da cidade e da sua história.

O MELHOR DA CULTURA POPULAR DO BRASIL

Premiada pelo Iphan (Prêmio Rodrigo de Melo Franco – Melhor Projeto de Difusão da Cultura Popular do Nordeste); premiada pelo Ministério da Cultura (Projeto Culturas Populares) e eleita oficialmente Patrimônio do Povo de Pernambuco; inserida no calendário turístico cultural do Estado de Pernambuco e da cidade do Cabo de Santo Agostinho; considerada Patrimônio Imaterial do Estado de Pernambuco.

MOTIVOS PARA REALIZÁ-LA

QUEM SE APRESENTA

A Festa da Lavadeira é um evento concebido para apoiar e difundir os ritmos, as danças e as representações culturais das nossas tradições. Desde sua fundação, o evento é conduzido pela produtora Festa da Lavadeira, que tem larga experiência na realização de eventos públicos.

Atualmente o evento mantém o mesmo propósito e é executado por uma equipe de 58 profissionais, entre eles coordenadores, diretores e 320 pessoas de apoio, que comandam toda a execução do evento, inclusive segurança e infraestrutura.

FESTA E PATRIMÔNIO CULTURAL

A Festa é realizada com atrações festivas e culturais de forma simultânea através de três palcos, um cortejo, apresentações de rua e brincadeiras, que se transformam em cinco pontos de atração e entretenimento, atendendo com ordem, qualidade e segurança à expectativa do grande público - formado por estudantes, pesquisadores, músicos, artistas, turistas, trabalhadores e formadores de opinião - num ambiente de alegria, festa, congregação, comemoração e cultura.

PROGRAMAÇÃO

Aboiadores, bonecos gigantes de Olinda, bacamarteiros, bonecos mirins, Caretas de Triunfo, circenses, cavalo-marinho, mamulengos, Papangus de Bezerros, repentistas, teatro de rua...

• Carimbó – PARÁ; • Boi da Floresta e Tambor de Crioula – MARANHÃO; • Samba de Roda e Zambiapunga – BAHIA; • Maracatu – CEARÁ; • Bumba meu Boi – ALAGOAS

Urso, clubes de frevo, clubes de samba, maracatus de baque solto, maracatus nação, afoxés, caboclinhos, boi...

Clubes de samba, maracatus nação, afoxés, sambas, cocos, orquestras de frevo, cirandas, forrós de 8 baixos, mazurcas, rabequeiros...

Convidado a definir, concentração no Marco Zero, show pirotécnico

INTEGRAÇÃO DE PERNAMBUCO – Agrestina, Aliança, Arcoverde, Bezerros, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Caruaru, Goiana, Igarassu, Jaboatão, Nazaré da Mata, Olinda, Petrolina, Recife, Tacaratu, Tracunhaém e Triunfo.

*