BRAGA Romanos aplaudiram entrada do senado em Bracara ... · Uma pessoa que tenha acordado ser...

40
SÁBADO. 26. MAI 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31772 Avelino Lima P.04-05 Empresários chamados a regenerar indústria têxtil P.13 Avelino Lima DM «Braga está a mudar para cidade inteligente» Romanos aplaudiram entrada do senado em Bracara Augusta Concurso do DM desafia alunos a praticarem valores da União Europeia BRAGA P.08-09 O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, revelou ontem que o Município tem em curso diversas parcerias com centros de investigação e de produção de saber para transformar a capital minhota numa cidade inteligente. P.06 Paulinho renova pelo Sp. Braga até 2023 DESPORTO P.21

Transcript of BRAGA Romanos aplaudiram entrada do senado em Bracara ... · Uma pessoa que tenha acordado ser...

SÁBADO.26.MAI 2018 WWW.DIARIODOMINHO.PT 0,90 € Diretor: DAMIÃO A. GONÇALVES PEREIRA | Ano XCIX | n.º 31772

Ave

lino

Lim

a

P.04-05

Empresárioschamadosa regenerarindústria têxtil

P.13

Ave

lino

Lim

a

DM

«Braga está a mudarpara cidade inteligente»

Romanos aplaudiram entradado senado em Bracara Augusta

Concurso do DM desafia alunosa praticarem valores da União Europeia

BRAGA P.08-09

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, revelou ontem que o Município tem em curso diversas parcerias com centros de investigação e de produção de saber para transformar a capital minhota numa cidade inteligente. P.06

Paulinho renovapelo Sp. Bragaaté 2023

DESPORTO P.21

02 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

As garantias visam assegurar que, em caso de não paga-mento do crédito pelos mutuários, as instituições de cré-dito consigam, ainda assim, obter o reembolso do crédi-to que concederam.

O tipo de garantias que as instituições de crédito exi-gem depende da natureza dos empréstimos. Vejamos al-

guns exemplos: A hipoteca é uma garantia real, que incide sobre um bem imóvel.

Trata-se da garantia típica do crédito à habitação, não raras vezes pres-tada a par de outras garantias, como a fiança.

Em caso de incumprimento, a hipoteca dá à instituição de crédito o direito a ser paga, com prioridade face a outros credores, com o di-nheiro da venda dos bens. Por exemplo, em caso de incumprimento do crédito à habitação, a instituição pode promover a venda judicial da casa e utilizar o dinheiro para pagar valores em dívida relaciona-dos com o crédito (ainda que o valor da venda da casa possa não ser suficiente para pagar todos os montantes em dívida).

A fiança é uma garantia pessoal prestada por um terceiro – o fia-dor – que assume a responsabilidade pelo pagamento da dívida em caso de incumprimento pelo devedor principal, ou seja, o fiador tem também uma responsabilidade de crédito perante o Banco e pode ter de se substituir ao devedor principal caso este não pague atempada-mente as prestações.

Uma pessoa que tenha acordado ser fiador de um empréstimo, nunca pode deixar de ser fiador desse empréstimo sem o acordo da instituição de crédito.

A generalidade dos contratos estabelece que o fiador “renuncia ao benefício da excussão prévia”.

O “benefício da execução prévia” significa que o fiador pode re-cusar-se a pagar os valores em incumprimento enquanto a institui-ção não tiver esgotado todas as possibilidades de cobrança junto do devedor principal, incluindo a execução dos bens desse devedor. As-sim, quando o fiador “renuncia ao benefício da excussão prévia”, sig-nifica que, em caso de incumprimento, a instituição de crédito po-de executar os seus bens para obter o pagamento do crédito, mesmo que o devedor principal ainda tenha bens disponíveis.

A livrança com aval é, tal como a fiança, uma garantia pessoal. A livrança é um título à ordem através do qual o devedor principal se compromete a pagar um determinado montante. O aval é prestado por outra pessoa, o avalista, que se compromete também a pagar à instituição de crédito o montante inscrito na livrança.

Em caso de incumprimento do devedor principal, a instituição de crédito pode exigir o pagamento ao avalista accionando a livrança, ou seja, preenchendo-a com o montante em dívida.

Em caso de não pagamento, a instituição de crédito pode optar por recorrer primeiro à execução dos bens do devedor principal ou por se dirigir directamente ao avalista, executando os seus bens.

Através do penhor de bens móveis (por exemplo, acções, obriga-ções ou outros ativos financeiros), em caso de incumprimento, a ins-tituição de crédito tem o direito a fazer-se pagar, com prioridade fa-ce a outros credores, pelo valor da venda desses bens.

No crédito automóvel é habitual existir uma reserva de proprie-dade do veículo a favor da instituição de crédito, o que significa que, em caso de incumprimento, a instituição pode assumir a proprieda-de do veículo.

Os seguros podem ter também uma função de garantia. Em fun-ção da cobertura da apólice, existem seguros que asseguram à insti-tuição de crédito o pagamento do empréstimo, por exemplo, em ca-so de morte ou invalidez (seguro de vida) ou em caso de doença ou desemprego (seguros de proteção ao crédito).

O debate parlamentar sobre a despenalização da eutanásia e do suicídio assistido realiza-se na próxima terça-feira.

A Conferência Episcopal Portuguesa já se pronunciou

e bem sobre o problema em documento de 8 de Março de 2016. Realço algumas das afir-mações: «A Vida humana é o pressuposto de todos os direitos e de todos os bens terrenos. É também o pressuposto da autonomia e da dignidade. Por isso não pode justificar-se a morte de uma pessoa com o consentimento desta. O homicídio não deixa de ser homicí-dio por ser consentido pela vítima. A invio-labilidade da vida humana não cessa com o consentimento do seu titular». (n.º 5) Por is-so, acrescentamos nós, tirar a vida nunca po-de ser um acto digno, nem de verdadeira li-berdade. Não nos deixemos enganar.

Autorizando a eutanásia e o suicídio as-sistido, «o estado e a ordem jurídica... estão a tomar partido, estão a confirmar que a vi-da permeada pelo sofrimento, ou em situa-ções de total dependência dos outros, dei-xa de ter sentido e perde dignidade, pois só nessas situações seria lícito suprimi-la». (N.º 8) E aqui falo com experiência: minha sau-dosa mãe esteve em situação de total depen-dência e com enormes limitações físicas, mas nunca sequer emitiu um queixume, porque se sentia acarinhada e acompanhada com desvelo e amor filial. Ouvir-nos dizer-lhe quanto dela gostávamos e lhe queríamos, e sentir que isso era mesmo verdade, fez com que se mantivesse tranquila e serena até ao momento que foi o dela, poucas horas de-pois de a termos levado ao hospital para ver se lhe poderia ser retirada uma tala de uma das pernas que tinha fracturado.

Sei que, por muito que queiramos, mes-mo nos melhores cuidados paliativos é im-possível garantir uma tal presença amiga o tempo todo. Mas isso só comprova que a so-lução não é adiantar a morte, provocando-a, mas acompanhar a vida fragilizada da pessoa em causa e fazer-lhe sentir que não é um pe-so para quem a cuida, e que a sua presença é motivo de felicidade para os familiares e aqueles que dela cuidam. O que levanta ou-tro problema, que devia ser a preocupação maior dos governantes; garantir cuidados paliativos para todos e promover uma ade-quada formação dos cuidadores para sabe-rem incutir esperança em quem está numa situação de suprema fragilidade. Essa é que

Debater o fim de vidacom serenidade e verdade

Garantias do crédito

é a aprendizagem que faz falta promover e incentivar. Por aqui deveríamos começar.

Sendo certo que, hoje, felizmente, se con-segue preservar de um sofrimento físico in-tolerável utilizando as melhores técnicas analgésicas, «pode afirmar-se que a euta-násia é uma forma fácil e ilusória de enca-rar o sofrimento, o qual só se enfrenta ver-dadeiramente através da medicina paliativa e do amor concreto para com quem sofre». (N.º 9) Não esquecendo o que afirmou Ben-to XVI: «a grandeza da humanidade deter-mina-se essencialmente na relação com o sofrimento». (Spe Salvi, n.º 38) E esta rela-ção depende muito de se ter ou não espe-rança, até porque o respeito pela vida é um património da humanidade. No debate so-bre a eutanásia, não está em questão se a vi-da é mais ou menos digna, porque a pessoa está fragilizada. Os campos de concentração demonstraram como, apesar dos horrores e indignidades lá sofridos, as pessoas faziam tudo para sobreviver.

No debate em curso sobre a eutanásia, não está em questão o discurso sobre liberdade e dignidade, mas sobre se se tem esperança ou se perdeu de todo no que à atitude acolhedo-ra dos outros diz respeito. Porque é o ter es-sa esperança que faz com que uns queiram morrer, e outros queiram viver. E claro que a fé/esperança cristã é de enorme ajuda nes-tas situações de grande dificuldade. O conhe-cimento da Escritura incute a atitude de pa-ciência/perseverança/resiliência que muito contribui para que mantenhamos viva a es-perança. Paulo vai mesmo mais longe e afir-ma: «Que o Deus da paciência/resiliência e da consolação vos conceda toda a união nos mesmos sentimentos, uns com os outros, se-gundo a vontade de Cristo Jesus». (Rm 15, 5)

Urge ainda debater com serenidade as prá-ticas médicas que, por vezes, enveredam pe-lo denominado encarniçamento terapêuti-co, sobretudo quando o médico tem medo de falar da morte e a toma como um fracas-so profissional. Nada de cuidados excessi-vos e inúteis.

Ninguém quer morrer se tiver condições dignas para poder viver. E isso passa sobre-tudo pelo acompanhamento que damos às pessoas em tais situações. Não branqueemos com palavras como dignidade e liberdade o que não passa de puro egoísmo e desolado-ra indiferença dos que deviam prestar cui-dados com carinho e permanente solicitu-de para com quem está frágil.

carlos nuno [email protected]

Fernando Viana

A ALEGRIA DO AMOR – 115

26.05.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 03 www.diariodominho.pt

04 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Concurso “Solidariedade: uma imagem de marca da União Europeia”

O “Diário do Minho”, o eurodeputado José Manuel Fernandes e a APACRA – Associação dos Criadores de Bovinos da Raça Minhota entregaram, ontem, em Viana do Castelo, os prémios do concurso “Solidariedade: uma imagem de marca da União Europeia”. Concurso e destinado a estudantes dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Jorge oliveira

Na sessão, que se reali-zou no Auditório da ETAP – Escola Pro-fissional, o eurode-

putado José Manuel Fer-nandes apelou aos alunos que se apliquem ao má-ximo nos estudos e não se esqueçam dos valores que estão na base da fun-dação da União Europeia, nomeadamente a solida-riedade, a partilha e a paz.

«São valores em rela-ção aos quais nós temos que estar todos juntos e trabalhá-los, a solidarie-dade, a partilha, a paz de-vem ser praticadas no nos-so dia a dia», disse.

O eurodeputado ex-plicou depois que a so-lidariedade deve ser fo-mentada não só entre os cidadãos, mas também entre as regiões e entre os países.

«Solidariedade tam-bém deve significar coe-são territorial e coesão so-cial que se contrapõem ao egoísmo tantas vezes manifestado na Europa, no caso dos refugiados, no caso do Brexit, na ten-tativa de independência da Catalunha», salientou.

Afirmando que «todos ganhamos em estar nes-te espaço europeu», José Manuel Fernandes defen-deu que é necessário re-forçar a solidariedade na UE sob pena deste pro-jeto se desintegrar.

Na sessão interveio tam-bém o diretor da ETAP – Escola Profissional, Jo-sé Luís Presa, segundo o qual este concurso orga-nizado pelo Diário do Mi-nho «elucida bem» sobre aquele que é um dos pi-lares da União Europeia, a solidariedade.

«Esta é a Europa dos

José Manuel Fernandes referiu que a solidariedade também tem que significar coesão territorial e coesão social

Alunos desafiados a praticarem oEurodeputado José Manuel Fernandes defendeu, na sessão de entrega dos prémios do concurso organizado pelo diário do minho, que é necessá

DM

cidadãos e é nesta linha que nós todos devemos avançar, uma Europa que deve ter uma imagem de marca centrada na soli-dariedade entre os Esta-dos-membros, entre os países mais desenvolvi-dos e os países menos de-senvolvidos desta mesma União e uma Europa soli-dária para com os outros países, as outras gentes, dos outros continentes», preconizou.

O responsável, que também é diretor da As-sociação Nacional das Es-colas Profissionais, falou ainda de uma das prin-cipais funções da escola – a preparação dos jo-vens para a sociedade e para o mundo do traba-lho–, e mostrou-se con-victo de que os jovens de hoje serão capazes de acompanhar a evolução tecnológica.

O primeiro prémio, correspondente ao Es-calão A (Ensino Secun-dário e Profissional) foi atribuído, ex-aequo, aos trabalhos “Solidariedade: uma imagem de marca da União Europeia. Um olhar sobre Vila Nova de Famalicão”, apresentado por sete alunos do Agru-pamento de Escolas Ca-milo Castelo Branco; e “Uma oportunidade eu-ropeia”, apresentado por sete alunos da ETAP – Escola Profissional. Fo-ram contemplados com uma visita ao Parlamen-to Europeu.

No escalão B, saíram vencedores cinco alunos do Agrupamento de Es-colas André Soares, em Braga. Receberam um cheque-brinde de 250 euros, para aquisição de material ou realização de atividade(s) que o diretor

Pormenor

A sessão de entrega de prémios teve lugar no Auditório da ETAP- Escola Profissional e iniciou-se com um momento musical a cargo do artista Joaquim Ribeiro, de Vila Praia de Âncora, que interpretou um tema à viola.

do Agrupamento enten-da como pertinente pa-ra a comunidade escolar.

Os vencedores em cada um dos níveis do “Prémio Escola na Europa” rece-beram ainda um troféu alusivo, concebido pelo artista vilaverdense Ma-ciel Cardeira.

Por seu lado, as Es-colas/Agrupamentos frequentadas/os pelos vencedores foram con-templados com uma as-sinatura digital do Diário do Minho e um tablet pa-ra a comunidade escolar.

Vencedores falamdos trabalhosMaria Carmo Costa, alu-na do 12.º ano da Escola Secundária Camilo Cas-telo Branco (Famalicão) explicou que no vídeo com que o seu grupo ven-ceu procurou-se respon-der como são concretiza-

26.05.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 05 www.diariodominho.pt

Diretor do Diário do Minhoelogia qualidade dos trabalhos

O diretor do jornal Diá-rio do Minho (DM) felicitou todos os alunos e respetivas

escolas pela «enorme ade-são» a este concurso e, de uma maneira especial, os alunos vencedores, consi-derando «extraordinários» os trabalhos apresentados.

Segundo Damião Pe-reira, este ano, o júri teve uma tarefa «muito com-plicada», tal foi o nível e o número dos trabalhos recebidos no DM.

O diretor do DM mos-trou-se satisfeito pelo fac-to dos alunos terem res-pondido ao desafio que lhes foi lançado: «olha-

os valores europeusário reforçar a solidariedade

rem à sua volta e verem o trabalho da União Eu-ropeia ao nível da solida-riedade humana».

Em todos os trabalhos apresentados, disse, «ficou bem patente que os pro-blemas dos cidadãos, se-jam eles europeus ou de outros países do mundo, não passam ao lado des-ta enorme organização, que é a União Europeia. É verdade que vivemos, de facto, numa Europa solidária».

Explicou que quando se escolheu o tema para este concurso, foram ti-dos em conta, como sem-pre e em todos os concur-

das no coração do Minho as ideias de solidarieda-de da UE, tendo como mediador a câmara mu-nicipal, e mostrar como são importantes os pro-jetos solidários no espa-ço escolar.

O vídeo da ETAP – Es-cola Profissional contou com um depoimento de um casal sírio que foi aco-lhido em Portugal fugido da guerra. Diogo Castro, aluno do 12.º ano daquele estabelecimento de ensi-no, referiu que muitas das queixas que se manifes-tam em Portugal não se comparam às dificulda-des por que passou esta família que já está inte-grada no nosso país e co-meça a entender a língua.

Pela Escola EB 2,3 An-dré Soares (Braga) falou a professora de Português e Inglês Manuela da Con-ceição Rodrigues, segun-do a qual este concur-so «foi uma experiência muito interessante» para os alunos que estiveram envolvidos no trabalho que acabou por vencer o Escalão B.

«Através deste traba-lho conseguiram enten-der o que era a solida-riedade, desde a família à escola e alargada à re-gião, país e União Euro-peia. Foi muito bom para eles em termos de apren-dizagem», disse.

A sessão contou ain-da com Paulo Terroso, da Administração do Diário do Minho, Damião Pe-reira, diretor do Jornal, a vereadora da Câmara de Viana do Castelo Car-lota Borges e um mem-bro da Junta da União de Freguesias de Viana do Castelo.

Entrega dos prémios decorreu no Auditório da ETAP – Escola Profissional, em Viana

sos anteriores, os valores que norteiam a União Eu-ropeia – A dignidade hu-mana, a liberdade, a de-mocracia, a igualdade, o Estado de Direito e os di-reitos humanos.

Damião Pereira apro-veitou esta sessão para convidar as comunida-des escolares a partici-parem numa iniciativa lançada no âmbito das co-memorações do centená-rio do Diário do Minho e que consiste em colocar um “gosto” na página do Diário do Minho no face-book e a fazer um comen-tário sobre o Jornal.

As três melhores frases

serão premiadas, depois de uma avaliação feita por um júri. Há três iphones (um iphone 8 e dois ipho-nes 7) para oferecer.

O Diário do Minho fez--se repressentar ainda pe-lo padre Paulo Terroso, da Administração da em-presa, que entregou um tablet e uma assinatura digital do DM a todas as escolas premiadas.

O Concurso foi promo-vido pelo Diário do Minho em parceria com o eu-rodeputado José Manuel Fernandes e a APACRA – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos de Raça Minhota.

Escolas Profissionais temem cortesno FSE

O diretor da ETAP alertou que se as verbas do Fundo Social Europeu di-minuirem, no pró-ximo quatro comu-nitário de apoio, os projetos das escolas profissionais podem ficar em perigo.

«Estes apoios são centrais para a con-tinuação dos proje-tos educativos e for-mativos de sucesso das escolas profis-sionais», vincou José

Luís Presa, apelando à sensibilidade do eurodeputado José Manuel Fernandes que está nas nego-ciações do próximo ciclo de programa-ção de fundos da UE (2020-27).

José Manuel Fer-nandes indicou que o PPE, Partido ao qual pertence e tem maioria no Parla-mento, quer manter o volume de verbas do Fundo Social Eu-ropeu. «Obviamen-te, o Fundo Social Europeu é essen-cial para Portugal», disse.

DM

06 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Parcerias entre Câmara e centros de inovação estão a mudar Braga para cidade inteligenteO presidente da Câmara Municipal de Braga revelou ontem que o Município tem em curso diversas parcerias com centros de investigação e de produção de saber para transformar a capital minhota numa cidade inteligente. Ricardo Rio precisou que as áreas da mobilidade e da qualidade ambiental são as que beneficiam da maior aposta na revolução digital.

joaquim martins fernandes

«Braga é um bom exemplo de cons-trução de uma ci-dade inteligente»,

afirmou o presidente da Câmara Municipal de Bra-ga, na sessão de encer-ramento da Semana da Economia, que dedicou o último dia à "evolução digital no setor da cons-trução e nas cidades" e à "economia circular". Ricar-do Rio apontou a parceria que está a ser desenvolvi-da na área da mobilidade como o projeto mais am-bicioso e que se encontra num estado mais avança-do. Conforme salientou, o projeto envolve os Trans-portes Urbanos de Braga (TUB) e tem como parcei-ros de referência as mul-tinacionais Cisco Syste-ms e a IBM. O propósito é que os TUB tenham aces-so em tempo real ao esta-

Ricardo Rio (ao centro) afirmou que a construção das cidades inteligentes é também um imperativo da qualidade de vida

que é também responsá-vel pela monitorização da qualidade do ar na cida-de de Braga e o Instituto Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL). «O INL está a desenvolver um nano sensor que vai per-mitir medir a qualidade do ar nos mais diversos

do das estradas por onde vão circular e a informa-ção sobre a entrada e saí-da de passageiros.

Já o projeto que está a ser desenvolvido no do-mínio da qualidade am-biental envolve a Empresa de Águas, Efluentes e Re-síduos de Braga (Agere),

pontos da cidade», preci-sou o autarca bracarense, fazendo saber que o sen-sor «será muito facilmente transportado pelos traba-lhadores da Agere», conse-guindo-se, assim, obter a mediação da concentra-ção de dióxido de carbo-no nos vários pontos da

Braga A construção de uma cidade inteligente será muito potenciada pelos fatores da inovação que são desenvolvidos nas universidadese nas empresas de Braga.

A União das freguesias de Guisande e Oliveira S. Pedro realizam,às 09h00, uma caminhada solidáriaao Penedo das Letras e Monte Redondo.

hoje

cidade. Ainda no domínio da qualidade do ar que se respira em Braga, Ricardo Rio manifestou a satisfação por a cidade ter sido esco-lhida pelo Governo para o programa que vai financiar a redução da emissão dos gases de carbono.

O autarca não deixou

de vincar que a constru-ção de uma cidade inte-ligente exige «uma opção global de planeamento dos recursos», que exige «uma clara definição dos investimentos prioritá-rios e capazes de respon-der às necessidades reais dos cidadãos».

Ministro aponta limitação de recursoscomo o grande problema do homem O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, desfez ontem o mito da neces-sidade de salvar o planeta, afirmando que «é a humanidade que precisa de salvar a si mesmo». O governante, que presidiu à ses-são de encerramento da Semana da Eco-nomia de Braga, deixou claro que «sempre encontraremos soluções» para os proble-mas da poluição e da energia.

«O mal é não conseguirmos prolongar no tempo os escassos recursos naturais, porque não podemos ir buscar à Terra bens [não renováveis], que depois destruímos», afir-mou o titular da pasta do Ambiente, dei-xando claro que o atual modelo económi-

co «tem um fim». Destacando que «apenas 9 por cento dos bens que usamos são uti-lizados mais do que uma vez e que raríssi-mamente usamos o mesmo bem reciclado mais do que duas vezes, Matos Fernandes vincou que o grande problema está nos materiais. Daí que «mais importante de que falarmos em eficiência energética é falarmos em eficiência material», alegou, defendendo a ideia de que a continuação do homem no Planeta depende da substi-tuição do conceito de consumo pela ideia de «utilizador».

A mudança foi justificada no facto de es-tarmos a consumir bens que utilizamos mui-to pouco. «Em média, um simples barbe-quim apenas é usado 12 minutos em toda a sua vida e um automóvel particular está pa-

Pormenor

O ministro do Ambiente conheceu ontem a última novidade de mobilidade sustentável produzida pela Toyota. O "Mirai" é uma viatura inovadora, movida a hidrogénio e que se notabiliza pela taxa zero na emissão de gases carbónicos.

Ave

lino

Lim

a

rado 92 por cento do tempo». Por isso, «vai ser necessário sabermos partilhar e alugar bens, em vez de os comprarmos», resumiu.

Ave

lino

Lim

a

Ministro conheceu o novo "Mirai" da Toyota

26.05.18 / SÁBADO / Braga / DIÁRIO DO MINHO 07 www.diariodominho.pt

Cidades inteligentes oferecem novas oportunidades ao turismo O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou ontem que o projeto nacional de colocação de wi-fi nos centros históricos das cidades portuguesas está a contribuir para a criação de novos modelos de negócio da área do turismo e a gerar estratégias promocionais das cidades através dos próprios turistas. A afirmação foi feita na conferência sobre cidades inteligentes, que o governante considera que vão proporcionar mais qualidade de vida a menores custos.

joaquim martins fernandes

O ministro da Econo-mia, Manuel Cal-deira Cabral, disse ontem que as “cida-

des inteligentes” têm pe-la frente «desafios muitos grandes», mas também «um grande potencial pa-ra melhorar a qualidade de vida para os cidadãos e com menores cust os».

«As cidades do futuro devem ser fatores de atra-ção de pessoas e a área da mobilidade será extrema-mente determinante para a qualidade de vida», vin-cou o governante, que fa-lava na sessão de encerra-mento da conferência “A evolução digital na cons-trução e nas cidades”, que o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sus-tentabilidade da Univer-sidade do Minho e o gru-po dst levaram à Semana

da Economia, que chegou ontem ao fim.

Manuel Caldeira Ca-bral acrescentou que «o Ministério da Economia também se preocupa com o modo como as “cidades inteligentes” vão interagir com o turismo do futu-ro» e fez saber que o mi-nistério que tutela está já a desenvolver políticas diferenciadas e focadas na promoção da «convi-

defendeu ministro da economia na conferência sobre construção de "smart cities", realizada ontem no forum braga

Ave

lino

Lim

a

Ministro da Economia defendeu que projeto "Portugal destino wi-fi" gera novas oportunidades de negócio para o turismo

vência das pessoas» e na «alteração dos modos de produção».

Caldeira Cabral alegou que foi com esse propó-sito que o Ministério da Economia avançou com o projeto “Portugal des-tino wi-fi”, que já cobre 80 cidades do país, es-tando entre elas a cida-de de Braga. Recordan-do que a ideia inicial foi «dar mais conforto» aos

turistas que são grandes utilizadores de internet e garantir-lhes que tinham acesso à rede «não apenas no hotel mas nos centros históricos das cidades», o governante salientou que a ideia inicial «evoluiu no sentido de fazer de cada visitante português ou es-trangeiro «um promotor da cidade que visita».

É que ao ter acesso à internet, «o turista acaba-rá por partilhar nas redes sociais os momentos que vive na cidade que vis-ta», alegou o ministro da Economia, fazendo saber que, numa terceira fase, o propósito foi ir mais lon-ge. Segundo explicou, o projeto assumiu o desafio de aproveitar o facto de os turistas estarem onli-ne para passar mais infor-mação para os visitantes. «Dados sobre a cidade, os seus monumentos e os di-versos pontos de interes-

se são as informações que o projeto “Portugal desti-no wi-fi” permite passar para os turistas», vincou Caldeira Cabral.

«Isto pode alargar mui-to o espaço de negócio para as startups que ope-ram na área do turismo, uma vez que o projeto é uma ferramenta que lhes permite desenvolver no-vos moldes de negócio», resumiu o titular da pas-ta da Economia nacional.

Ministro Caldeira Cabral revelou que o turismo na cidade de Braga cresceu 60 por cento ao longo dos últimos três anos.

Conferência sobre revolução digital teve "casa cheia"

Ave

lino

Lim

a

08 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Dois mil "romanosdos membros do seBraga Romana Cerca de 2300 figurantes recriaram ontema entrada triunfal da nobreza romana na cidadede Bracara Augusta.A chuva miudinha acompanhouas milharesde pessoas que acorreram ao centro histórico para o cortejo "Bracara Augusta Triumphalis".

Alexandre Gonzaga

Cerca de 2300 figu-rantes de todas as idades recriaram on-tem, no centro his-

tórico de Braga, a entrada dos membros do senado romano na cidade.

Uma chuva miudinha não deu trégua aos milha-res de pessoas que acor-reram ao Largo Barão de São Martinho, Rua do Cas-telo, Rua dos Capelistas, Rua Eça de Queirós e Pra-ça Municipal, para mais uma noite memorável da Braga Romana 2018.

O cortejo “Bracara Au-gusta Triumphalis”, que aconteceu no âmbito da 15.ª edição da iniciativa turístico-cultural e que, por causa da chuva con-tou com a presença de menos turistas e curiosos, «é mais um tributo impor-tante que evoca uma Bra-ga com outra dimensão e com importância geo--política», disse ao Diário do Minho o "senador" Ri-cardo Rio.

Trajado a rigor, o presi-dente da Câmara de Bra-ga fez questão de subli-nhar a participação das associações e agrupamen-tos escolares do municí-pio no evento, que, «mais

A alta nobreza "romana" foi aplaudida pelos bracarenses e "ostentou

uma vez, quiseram resga-tar e apreciar as suas raí-zes históricas».

O“Bracara Augusta Triumphalis” «é a con-jugação do passado com

o futuro enquanto cida-de», sustentou o edil, su-blinhando que se trata de «mais uma oportunidade para que todos valorizem ainda mais o legado do Acrobatas circenses e sacerdotisas desfilaram pelas ruas do centro histórico

Cortejo "Bracara Augusta Triumphalis" levou milhares às ruas do centro

Ave

lino

Lim

aA

velin

o L

ima

Ave

lino

Lim

a

26.05.18 / SÁBADO / Braga / DIÁRIO DO MINHO 09 www.diariodominho.pt

s" aplaudiram a entradaenado em Bracara Augusta

u" o seu poder pelas ruas da Bracara Augusta

Ave

lino

Lim

a

povo romano e o patri-mónio da cidade». Recor-de-se que Bracara Augus-ta foi fundada cerca de 16 a.C. pelo imperador Cé-sar Augusto, após a paci-

ficação definitiva da re-gião. A partir da reforma do imperador Dioclecia-no passou a ser a capital da província da Galécia.

No século V. Braga foi

tomada pelos invasores suevos, que a escolheram como capital do seu rei-no, o que marcou o fim da presença romana na região minhota.

o histórico de Braga

Associações, agrupamentos escolares e particulares deram cor e vida à urbe

Ave

lino

Lim

aA

velin

o L

ima

Ave

lino

Lim

a

Ave

lino

Lim

a

Ave

lino

Lim

a

10 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Carla Esteves

Alunos provenien-tes de quatro con-tinentes e de 22 nacionalidades dis-

tintas aprenderam Portu-guês naquela que foi a 25.ª edição do Curso Anual de Português Língua Es-trangeira (PLE), promo-vido pelo Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Institu-to de Letras e Ciências Humanas.

O encerramento do curso do ano letivo de 2017/18 foi, ontem, ce-lebrado com uma sessão de abertura de uma pro-gramação especial, que contou com a presença do diretor do BabeliUM, Bernhard Sylla, do coor-denador do PLE/PLNM - BabeliUm, Henrique Bar-roso, e do representante da Câmara de Guimarães, Paulo Silva.

Durante a sua inter-venção, Henrique Barro-so salientou a importância desta data, que assinala 25 edições do curso, que este ano letivo contou com mais de uma cente-na de alunos, designada-mente 61 alunos no pri-meiro semestre e 83 no segundo.

Ilustrando o facto da aprendizagem do Portu-guês Língua Estrangeira ter cada vez mais procu-ra, Henrique Barroso re-velou que os alunos que frequentaram o curso este ano são provenientes de quatro continentes e de 22

nacionalidades distintas.«Estes números contri-

buem para reforçar a im-portância do BabeliUM enquanto centro de for-mação e da língua portu-guesa e enquanto meio de expansão do ILCH e da UMinho».

Henrique Barroso des-tacou também o grande número de estudantes asiáticos, sobretudo oriun-dos da China, número es-te que tende a aumentar nos próximos anos, de-monstrando «a importân-cia da língua como porta de cultura».

«Estes estudantes serão, a partir de agora, os mais importantes embaixado-res da língua portugue-sa no mundo», afirmou,

A sessão decorreu, ontem, no Campus de Gualtar

Alunos de 22 nacionalidades aprenderam Português na UMinho

Ave

lino

Lim

a

Sessão de encerramento do 25.º curso anual de PLE

fazendo votos de que os laços culturais e afetivos adquiridos por estes es-tudantes na UMinho se solidifiquem no futuro».

Por seu turno, o diretor do BabeliUM, Bernhard Sylla, sustentou que «os 25 anos de vida do cur-so são motivo de grande orgulho».

Bernhard Sylla desta-cou ainda o lançamen-to do livro "O Português na Casa do Mundo hoje", editado pela Húmus, com patrocínio do BabeliUM, considerando-o uma pro-va material do empenho do ILCH.

«A aprendizagem, ensi-no e dinamização da lín-gua portuguesa necessi-tam não apenas de teoria,

mas de prática e sem ela as melhores ideias não se realizam», afirmou, con-siderando que «este li-vro materializa reflexões teóricas».

Paulo Silva, adjunto da vice-presidente da Câ-mara de Guimarães, sus-tentou que estes jovens passarão agora a ser «em-baixadores da Língua Por-tuguesa» no mundo, e a importância económi-ca crescente que o ensi-no do Português tem na atualidade.

Durante a tarde decor-reu ainda o lançamento do referido livro "O Por-tuguês na Casa do Mundo, hoje" e a entrega de diplo-mas aos participantes do 25.º curso anual de PLE.

BREVEs

GNR DETEVE TRÊS SUSPEITOSDE CRIME DE INCÊNDIO FLORESTAL

Fafe Dois homens e uma mulher foram deti-dos, nos dias 23 e 24 de maio, pelo Comando Territorial de Braga e de Viseu da GNR, através dos Núcleos de Proteção Ambiental, pela prá-tica do crime de incêndio florestal, em Castro Daire, Nelas, Moimenta da Beira e Fafe.

As autoridades identificaram ainda quatro homens, com idades compreendidas entre os 56 e os 80 anos.

No âmbito de ações de patrulhamento pre-ventivo, os militares detiveram em flagrante de-lito os três autores dos incêndios, quando estes perderam o controlo das queimas de sobran-tes que estavam a realizar.

A dois dos detidos, após presentes a tribu-nal, foi-lhes aplicada uma pena suspensa por seis meses e o pagamento de multa no valor de 150 e 250 euros.

Dos incêndios resultou uma área ardida to-tal de 29 000 metros quadrados, de pinheiro bravo, eucaliptos e mato.

DETIDO EM CUMPRIMENTO DE MANDADO DE DETENÇÃO

PSP A PSP de Braga deteve anteontem, pelas 17h05, um homem de 35 anos sob o qual pen-dia um mandado de detenção para cumprimen-to de 5 anos de pena efetiva

De acordo com um comunicado da PSP de Braga o detido foi conduzido ao Estabelecimen-to Prisional de Viana do Castelo.

PIANISTA E COMPOSITOR PETER BRODERICK ATUA EM BRAGA

GNRation O aclamado pianista e compositor norte-americano Peter Broderick atua hoje, às

22h30, na Blackbox, no GNRa-tion, em Braga.

Músico, compositor, cantor e membro dos Efterklang, Peter Broderick é dono de uma carreira de referência na música contemporânea.

Em Braga apresentará o aclamado Partners (2016) e All

Together Again (2017), uma coleção de peças comissionadas ao longo de uma década.

26.05.18 / SÁBADO / Braga / DIÁRIO DO MINHO 11 www.diariodominho.pt

Grupo de trabalho ensaia em Bragadeslocalização do Infarmed para o Norte

escola de medicina da universidade do minho acolheu penúltima reunião descentralizada

Alexandre gonzaga

O grupo de trabalho constituído pelo Mi-nistério da Saúde para elaborar o re-

latório relativo à deslo-calização do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produ-tos de Saúde para a cida-de do Porto reuniu ontem, na Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho), seguindo uma lógica de descentralização como base da reforma do Estado preconizada pelo Governo, através da reor-ganização e da desconcen-tração dos serviços.

Decidida e anunciada pelo ministro Adalber-to Campos Fernandes em novembro de 2017, a deslocalização do Infar-med para o Porto poderá, eventualmente, significar a abertura do Governo de António Costa para deslo-calizar alguns serviços pa-

Henrique Luz Rodrigues coordenou ontem em reunião do grupo de trabalho na Escola de Medicina da UMinho

ra outras regiões do país. Do grupo de trabalho,

previsto na sequência do Despacho n.º 10858/2017, publicado na 2.ª Série do Diário da República em 12 de dezembro de 2017, fa-zem parte 12 médicos, 12 farmacêuticos, 2 econo-mistas e 1 jurista, oriun-dos das regiões de Bra-

ga (2), Beira Interior (2), Coimbra (5), Faro (2), Lis-boa (8) e Porto (8).

Coordenado pelo mé-dico e professor universi-tário Henrique Luz Rodri-gues, o grupo de trabalho inclui elementos de dife-rentes regiões do país, em particular, das universida-des que possuem Ciências

da Saúde, nomeadamen-te, Farmácia e Medicina, e profissionais em exercício em instituições de saúde.

O grupo de trabalho terá de apresentar até 30 de junho de 2018 um re-latório que resulta da sua atividade e que preveja propostas, modelos de intervenção e cenários

de deslocalização do In-farmed para a cidade do Porto tendo em conta a avaliação do impacto es-tratégico, técnico, econó-mico e socioprofissional.

À margem da reu-nião de ontem do grupo de trabalho, fonte ligada ao processo recorreu ao despacho para explicar ao

DR Diário do Minho que «os

encontros têm aconteci-do um pouco por todo o país, nomeadamente, Co-vilhã, Coimbra e Faro», e que «a reunião em Braga foi a penúltima antes do derradeiro encontro no Porto, a 18 de junho». De-pois da entrega do relató-rio, com prazo até 30 de junho, o ministro da Saú-de, Adalberto Campos Fer-nandes, terá que decidir a deslocalização ou não do Infarmed para a Invicta.

O grupo de trabalho surge, assim, com um papel fundamental nes-te processo de decisão, já que «conferirá uma ava-liação de caráter técnico e científico que incluirá uma ponderação de ce-nários alternativos para a sua concretização bem como a caraterização e análise exaustivas sobre os potenciais impactos tan-to a nível nacional como internacional».

Despiste no Fôjo fere condutora e corta trânsito

A vítima foi socorrida por automobilistas e hóspedes do hotel Meliã

O despiste de um carro fez, ontem, ao início da tarde, em Braga, um ferido. O aciden-

te aconteceu no início da Variante do Fôjo, junto ao Hotel Meliã e foi possível apurar no local que uma mulher, que conduzia a viatura sinistrada, per-deu o controle do carro, despistou-se e acabou por imobilizar a viatura na en-trada do túnel no sentido Este/Braga.

A vítima foi pronta-mente socorrida por ou-tros condutores e pessoas

que estavam no Hotel Me-liã, enquanto os meios de socorro eram acionados.

Os Bombeiros Sapado-res de Braga, com viatu-ra de desencarceramento

e ambulância INEM, jun-tamente com a VMER de Braga, socorreram a víti-

Jo

ão C

erq

ue

rira

ma que estava imobiliza-da no interior do veículo.

«Esta saiu pelo próprio

pé. Estava bastante com-balida face ao embate. Foi transportada para o Hos-pital de Braga», disse ao Diário do Minho fonte li-gada ao socorro. A via foi cortada ao trânsito por elementos da PSP de Bra-ga e da GNR do Sameiro, pois o local é confluên-cia das duas autoridades.

Com condições atmos-féricas adversas, aquele troço da via é palco de vários acidentes. Alguns resultaram em vítimas mortais.

Nuno Cerqueira

Nu

no

Ce

rqu

eri

ra

O acidente aconteceu junto ao Hotel Meliã Viatura ficou imobilizada junto à entrada do túnel

12 DIÁRIO DO MINHO / Braga / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Cooperação é fundamental para garantir segurança transfronteiriça

Ricardo rio defende maior articulação entre portugal e espanha

Ricardo Rio defende uma maior articu-lação entre os siste-mas de proteção ci-

vil de Portugal e Espanha, sobretudo nas zonas de fronteira. «Não podemos ficar indiferentes a notí-cias como as que vimos no ano passado e que da-vam conta da existência de meios disponíveis do outro lado da fronteira, mas que devido a barrei-ras burocráticas, não fo-ram utilizados no comba-te a fogos quer na Galiza, quer no Norte de Portu-gal», referiu o presiden-te da Câmara Municipal de Braga, durante a ses-são de encerramento da conferência que abor-dou o tema da segurança transfronteiriça, e que de-correu ontem, em Braga.

Os incêndios florestais, assim como as ligações entre o Norte de Portu-gal e a Galiza, foram te-mas em debate na con-ferência organizada pelo jornal Correio do Mi-nho, rádio Antena Mi-nho e Eixo Atlântico. Ri-cardo Rio, que também preside à Assembleia do Eixo Atlântico, salientou

escassos, os recursos têm de ser aproveitados em pleno. Ao longo dos últi-mos anos temos vindo a suprimir barreiras econó-

Conferência abordou o tema da segurança transfronteiriça

a importância de se en-contrar soluções para es-timular uma colabora-ção mais profícua entre os dois países. «Mesmo que

micas, de mobilidade dos cidadãos e até culturais e sociais. Por isso, não en-tendemos que atualmen-te ainda existam barreiras

DR

administrativas que im-possibilitem um estrei-tar de laços mais intenso e a uma disponibilização mais partilhada de recur-

sos de um lado e de ou-tro da fronteira», susten-tou o autarca.

Nesse sentido, Ricar-do Rio deixa o apelo pa-ra que a nível nacional se tome as medidas ne-cessárias para potenciar uma maior colaboração entre Portugal e Espanha. «Exigimos que os gover-nos e as instâncias euro-peias adotem as medidas legislativas que viabilizem essa aproximação e par-tilha de recursos das for-ças de proteção civil pa-ra que seja possível dar uma resposta mais cabal em toda a Península Ibé-rica», concluiu Ricardo Rio, enaltecendo a «vi-são integrada do territó-rio» que o Eixo Atlântico tem demonstrado ao «as-sumir-se como um agen-te de promoção da cola-boração entre as cidades que compõem esta asso-ciação transfronteiriça».

Além de Ricardo Rio, a conferência contou com a presença do secretário--geral do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, Xoan Vázquez Mao, e do eurodeputado José Ma-nuel Fernandes.

Eixo Atlântico reclama entidade supranacional coordenadorano combate aos fogos

O Eixo Atlântico, organização transfronteiriça que une o Norte de Portugal e a Galiza (Espanha), re-clama a criação de uma «entidade coordenado-ra de emergência» que congregue recursos dos dois países em matéria de combate a incêndios e ao crime.

«Precisamos de mais cooperação e de mecanis-mos mais ágeis e daí a proposta de criar uma en-tidade coordenadora de emergência com coman-do dos recursos dos dois países», afirmou à Lusa o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, em Braga, à margem de uma conferência dedica-da à segurança naquela eurorregião.

O responsável apontou ainda como problema no combate aos incêndios e à criminalidade na zona transfronteiriça Norte de Portugal/Galiza a

falta de investimento e o pouco crédito dado à investigação como meio de prevenção.

«No plano científico temos um grupo de in-vestigadores nas nossas universidades extraor-dinariamente importante e competente, quali-ficados, que estão a fazer um trabalho ótimo na análise das causas dos incêndios. Só que, infe-lizmente, não estamos a dar ouvidos aos cien-tistas, nem estamos a dedicar os fundos neces-sários para a investigação», considerou.

Lembrou que «os incêndios e a delinquência não conhecem as fronteiras», mas que há tam-bém outro tipo de interesses a considerar. «Há interesses económicos em ter incêndios? Sim, sabemos que há, mas também acontece que há interesses económicos no combate e, às vezes, a linha divisória não é muito clara», disse.

O Eixo Atlântico congrega atualmente 38 mu-nicípios portugueses e galegos.

Redação/Lusa

DR

26.05.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 13 www.diariodominho.pt

Nova geração de empresários chamadaa regenerar setor da indústria têxtil

José Carlos Ferreira

A Associação Têxtil e Vestuário de Portu-gal (ATP) divulgou ontem as conclu-

sões do R'ITV – Regene-ração da Indústria Têxtil, que conseguiu selecionar sete projetos, nos quais se acredita que vão contri-buir para a regeneração deste setor.

Aos jornalistas, o dire-tor-geral da ATP explicou que a iniciativa inseriu-se num dos eixos estratégi-cos que é a regeneração do setor têxtil. «Por muito bem que hoje a conjuntu-ra esteja e que as empresas tenham feito uma notá-vel recuperação, é pre-ciso pensar o futuro. E o futuro significa encontrar novas empresas, novos profissionais, novos talen-tos, novos empreendedo-res. Portanto, pretendeu--se ajudar para que toda esta realidade se viesse a construir, e orientar es-sa nova geração de em-presários, dizendo-lhes que há aqui oportunida-des neste setor onde de-

Paulo Vaz sublinha o sucesso do projeto, salientando que ele superou todas as expetativas

Região Se não regenerarmos hoje isso significa que daqui a dez ou 30 anos não temos setor têxtil.

DM

vem colocar o seu talen-to e as suas ideias», disse.

Segundo Paulo Vaz, es-ta iniciativa superou todas as expetativas, cativan-do o interesse de mui-ta gente com excelentes

ideias para o setor têxtil, que podem passar tanto pelo desenvolvimento de novos materiais e produ-tos, numa lógica indus-trial, como também pe-la chamada "servitização

da indústria", ou seja, os serviços ligados à indús-tria que a ajudam a pro-mover e a valorizar, no-meadamente "startups" ao nível da inovação tec-nológica, das tecnologias

de informação. Paulo Vaz sublinha que isto permite uma melhor monitoriza-ção daquilo que é a auto-mação dentro das pró-prias empresas e dentro daquilo que é hoje a de-

Projeto permitiurealização de estudos O administrador executivo da Astrolábio, SA, uma das entidade que trabalhou no "R'ITV – Regenera-ção da Indústria Têxtil", disse que este projeto per-mitiu a realização de vários estudos.

Desde logo, realçou Adriano Fidalgo, permitiu a caraterização do que está a acontecer na indústria têxtil na Galiza para comparar com a realidade da indústria têxtil no Norte de Portugal e, desta for-ma, descortinar as grandes diferenças e perceber o que se pode aprender com a experiência galega.

Outro estudo realizado foi sobre a carateriza-ção do estado da arte e do empreendedorismo na

O projeto R'ITV juntou durante dois anos várias entidades que realizaram estudos sobre o setor têxtil, divulgação de oportunidades para empreender.

Estudos

nominada indústria 4.0, e fazer uma melhor liga-ção ao mercado. «Este é, essencialmente, um pri-meiro projeto de muitos que certamente iremos realizar no futuro porque a regeneração de todo o tecido industrial é uma prioridade para este se-tor, porque se não rege-nerarmos hoje, com novos empresários, nos profis-sionais e novos talentos, isso significa que daqui a dez ou 30 anos não te-mos setor», salientou. O diretor-geral da ATP re-velou que apresentaram--se a este projeto um gran-de número de empresas mas houve a necessidade de restringir a um núme-ro mais pequeno. Segun-do Paulo Vaz foram sele-cionadas as empresas com melhores projetos. Assim, foram selecionados sete projetos do Norte do país, que se distinguiram pela sua inovação, qualifica-ção e criatividade, com potencial de internacio-nalização. O apoio não é financeiro, mas trabalho de consultoria.

indústria têxtil e vestuário em Portugal, tentan-do perceber qual é o perfil dos empreendedores, o que é que os move, qual a sua atividade corrente face à criação de novas oportunidades de negócio.

O projeto permitiu também perceber as macro tendências e que sinais podem dar aos decisores para que as tomem em consideração.

Por fim, acrescentou Adriano Fidalgo, o projeto permitiu o estudo de dez casos de sucesso de em-preendedorismo, ou seja, de empresas jovens nes-ta área em Portugal.

A par destes estudos, o projeto permitiu tam-bém a identificação de ideias, capacitando-as pa-ra um plano de negócios e para a criação do pró-prio negócio.

DM

14 DIÁRIO DO MINHO / Região / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

vez e um produto slow food foi fundamental pa-ra ganhar», explicou Re-nato Cunha, o embaixa-dor do Minho Young Chef Awards (MYCA).

O conhecido cozi-nheiro foi um dos mem-bros do júri que ava-liou os seis pratos que os 11 participantes execu-

taram.Beatriz Costa irá repre-

sentar o Minho no Euro-pean Young Awards, em Galway, na Irlanda, em novembro.

«Quero mostrar como o Minho tem bons pratos. Representar Portugal lá fora é um sonho. Estou muito feliz», acrescenta

a jovem chef.O MYCA aconteceu du-

rante a organização do Congresso Internacio-nal de Gastronomia do Minho (IGAT) que vai jun-tar em Braga, até hoje co-zinheiros de toda a parte da Europa com grandes nomes da gastronomia europeia.

Concurso decorreu durante o Congresso Internacional de gastronomia do Minho

Beatriz Costa venceu o Minho Young Chef Awards 2018

Beatriz Costa, de 17 anos, foi a vencedo-ra do novo Minho Young Chef Awards

2018 (MYCA). A jovem apresentou um arroz de tacho cozido numa mis-tura de água, entrecosto estufado e vinho tinto e ganhou o primeiro lugar da competição.

 A jovem estudante da Didáxis, a Escola Coo-perativa de Vale S. Cos-me, em Riba d'Ave, ins-pirou-se na avó e nas noites de fado em sua casa para esta receita do famoso arroz de vinha d’alhos.

«É uma homenagem à minha avó», explicou a jovem, tendo esta apos-ta em ingredientes da época e da região sido de-cisiva para eleição da jo-vem.

«É um prato verdadei-ramente minhoto, com feijões tarrestres produ-zidos em Arcos de Valde-

Jovem "chef" apostou em ingredientes da região para elaborar receita vencedora

DR

DETIDO EM FAMALICÃOPOR CONDUÇÃO SOB EFEITO DO ÁLCOOL

Alcoolemia A PSP de Vila Nova de Famali-cão deteve, ontem, pelas 02h50, na Rotunda Bernardino Machado, na cidade de Vila Nova de Famalicão, um homem de 47 anos de ida-de, por condução de veículo automóvel sob in-fluência do álcool.

Quando submetido ao teste de alcoolemia, o detido apresentou uma TAS de 2,43 g/l no san-gue, tendo sido notificado para comparecer, nos Serviços do Ministério Público junto do Tribu-nal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Entretanto, anteontem, pelas 07h15, na Avenida Centenário da República, a PSP procedeu à detenção de outro indivíduo, com 26 anos de idade, que foi intercetado a conduzir um veículo sem habilitação legal pa-ra o efeito.

O detido foi notificado para comparecer, nos Serviços do Ministério Público junto do Tribu-nal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

BREVEs

OS VERDES EXIGEM REQUALIFICAÇÃO URGENTE DE ESCOLAS DO AGRUPAMENTO FERNANDO TÁVORA

GUIMARÃES Os Verdes entregaram na As-sembleia da República um Projeto de Reso-lução onde recomendam ao Governo que de-senvolva as medidas necessárias com vista à urgente reabilitação da Escola EB1/Jardim Infância Nossa Senhora da Conceição, inclu-sivamente a remoção das placas de fibroci-mento, e da Escola EB1 Motelo, pertencentes ao  Agrupamento de Escolas Fernando Távora, em Guimarães.

Os parlamentares suportam que a interven-ção é «indispensável à concretização do direi-to à educação e como forma de proporcionar condições dignificantes a toda a comunidade escolar que a frequenta».

 De acordo com aquela recomendação dos Verdes, aquelas duas escolas «estão impedidas de cumprir em condições igualitárias o projeto educativo proposto para 2014/2018, porque os seus estabelecimentos não dispõem das condi-ções necessárias, por se encontrarem num es-tado de degradação muito elevado, onde cho-ve nos espaços comuns, como átrios das salas e na sala do polivalente, precisando o telhado de reparação urgente».

Acresce que as caixilharias das janelas apre-sentam uma degradação tão elevada que o fac-to de se tentar abrir ou fechar uma janela pode potenciar ou causar ferimentos.

 Ainda segundo a mesma comunicação, àque-la «acentuada degradação» surgem proble-mas relacionados com a climatização das salas que são frias no inverno e demasiado quen-tes no verão, transformando espaços que de-veriam ser confortáveis para a prática educa-tiva «em espaços insuportáveis para alunos e professores».

Vila Verde

Adolescente entre os feridosde colisão em Sabariz

Um despiste, seguido de colisão, fez on-tem, ao final da tar-de, no concelho de

Vila Verde, três feridos. Entre as vítimas está um adolescente com 16 anos e uma jovem com 20.

Ao que foi possível apu-

rar, o acidente aconteceu na Estrada Nacional (EN) 308, quando um carro en-trou em despiste numa curva e acabou por emba-ter numa outra viatura que seguia no sentido oposto (Coucieiro/Vila Verde).

Os Bombeiros Volun-

tários de Vila Verde, com três ambulâncias e uma viatura de desencarcera-mento, socorreram as ví-timas. A VMER estaciona-da no Hospital de Braga deu apoio diferenciado.

«São todos feridos ligei-ros. Tivemos que desen-

carcerar uma das vítimas», disse fonte envolvida no socorro. As vítimas foram transportadas para o Hos-pital de Braga.

A via esteve cortada ao trânsito e a GNR de Vi-la Verde tomou conta da ocorrência.

DR

DR

26.05.18 / SÁBADO / Região / DIÁRIO DO MINHO 15 www.diariodominho.pt

protocolo educação

Fafe aumenta circuito de transportes urbanos da cidade

Alunas de Fafequalificadas para finalde concurso de leitura

A Câmara Munici-pal de Fafe cele-brou um protoco-lo com a empresa

de transportes “Arriva”, concessionária de vários circuitos municipais e prestadora de serviços de transportes escolares, pa-ra o alargamento do cir-cuito de transportes ur-banos na cidade.

Naquele âmbito, foram transferidos 36 mil euros para a Arriva, ficando o compromisso desta enti-dade de criar e manter até 31 de dezembro de 2018, a título provisório, dois cir-cuitos de transportes de passageiros, no interior da cidade de Fafe.

O presidente da Arri-va, Manuel Oliveira, expli-cou que «esta é a renova-ção de um protocolo que permitiu que se criasse um circuito, agora alar-gado ao Bairro de Covas, na rede urbana de Fafe. É aquilo a que chamamos de circuito alargado das re-des de Fafe. As redes in-ter-urbanas chegam a Fafe vindas de vários lugares e este circuito liga os vários pontos da cidade. Este é um circuito que já existe há cerca de cinco anos e, embora não seja econo-micamente sustentável, a

N o âmbito da XII edição do Con-curso Nacional de Leitura (CNL) de-

correu, quarta-feira, na Póvoa de Lanhoso, a Fa-se Intermunicipal – CIM do Ave do certame, vi-sando apurar os alunos que transitam para a fa-se nacional. 

No âmbito daquela prova, três alunas dos agrupamentos de esco-las de Fafe, apuradas no 2.º momento da fase re-gional, que decorreu na Biblioteca Municipal de Fafe, classificaram-se pa-ra a final, que se irá rea-lizar no próximo dia 10 de junho, em Pombal.

As alunas apuradas são Beatriz Silva (EB Silva-res), Flávia Mendes (EB Padre Joaquim Flores) e Maria Ana Freitas (EB Prof. Carlos Teixeira). A aluna do Ensino Secun-dário, Joana Lopes, ficou em terceiro lugar, en-trando como suplente. 

A ordenação final dos alunos resultou da ava-

Câmara de Fafe apoia, e muito bem, este projeto, conseguindo-se viabili-zar uma solução».

Aquele circuito de transportes possui um au-tocarro que passa, sensi-velmente, de 20 em 20 minutos, em vários pon-tos da cidade, fazendo a ligação entre eles. «Este é um projeto com alguns anos que procurou criar um transporte urbano na cidade de Fafe, um ape-lo que já nos tinham fei-to. Neste protocolo, pro-curamos alargar as zonas abrangidas pelo transpor-te, de forma a que passe naqueles bairros que têm gente, sobretudo pessoas com alguma idade, que vi-

liação conjunta das pro-vas prestadas (escrita, oral e improviso) que determinou o vencedor de cada nível de ensino. 

Acrescenta-se, ainda,

vem sozinhas e com algu-ma dificuldade em deslo-car-se a pé. E este meio de transporte permite apoiar estas pessoas na sua mo-bilidade na cidade», valo-rizou o presidente da Câ-mara, Raul Cunha.

O presidente do Mu-nicípio aproveitou tam-bém a ocasião para apelar «a que as pessoas utilizem os transportes coletivos que são, agora, cada vez mais confortáveis e segu-ros e que permitem re-duzir a pegada ecológica e também a pressão so-bre o trânsito».

Recorde-se que o no-vo circuito começa a fun-cionar a partir da próxi-ma segunda-feira.

que o Município de Fa-fe foi o único que apu-rou mais alunos para a grande final, num total de três (um por cada ní-vel de ensino).

Protocolo permitiu a criação de um circuito em Fafe

Alunas de Fafe vão à final a 10 de junho

Arw

qu

ivo

DM

DR

Colóquio internacional debateinterior das casas senhoriais

investigação

A cidade de Fafe vai ser palco, de 6 a 8 de junho, do V Colóquio Interna-

cional sobre “A Casa Se-nhorial: anatomia dos in-teriores”, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB/Minc, Rio de Janeiro), a Universida-de Nova de Lisboa e o Mu-seu das Migrações e das Comunidades/Câmara Municipal de Fafe, com o apoio do grupo de pes-

quisa das casas senhoriais e seus interiores, estudos luso-brasileiros em arte, memória e património.

Aquele evento é o des-dobramento do projeto "A Casa Senhorial em Lis-boa e no Rio de Janeiro: Anatomia dos interiores", realizado a partir de 2011, dedicado ao estudo da ca-sa de morada da nobre-za e da alta burguesia, en-tre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos as-

petos dos seus interio-res. Inicialmente volta-do para duas regiões do mundo cultural e artísti-co luso-brasileiro, Lisboa e Rio de Janeiro, o proje-to ampliou a sua abran-gência para Portugal, Bra-sil e Goa.

O evento será comple-tado por visitas técnicas e apresentação e lança-mentos de livros dos au-tores participantes. A en-trada é livre. 

DR

16 DIÁRIO DO MINHO / Região / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Futuro da Inteligência Artificialem Portugal vai passar por Barcelos

Celebração dos 14 anos da Escola Superior de Tecnologia do IPCA

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave assumiu, ontem, que quer estar na «linha

da frente» da Inteligência Artificial (IA) em Portu-gal, definindo como es-tratégia a «investigação» nesta área. Os passos da-dos pela Escola Superior de Tecnologia, que on-tem celebrou 14 anos de existência, dão conta dis-so mesmo, nomeadamen-te o investimento que es-tá a ser feito na criação do Centro de I&D em In teli-gência Artificial Aplicada.

O Laboratório em In-teligência Artificial Apli-cada é só uma das apostas de futuro e os responsáveis desta instituição de Ensino Superior não escondem os passos que estão a dar, al-guns mesmo físicos, como

é o caso do lançamento da obra do M-Factory Lab do IPCA, já marcado para o dia 4 de junho.

Perante a presença do presidente da Fundação para a Ciência e Tecno-logia, Paulo Ferrão, o di-retor da Escola Superior de Tecnologia, Vítor Car-valho, pediu apoio para os investigadores que vão frequentar estes labora-tórios, nomeadamente o Centro de I&D em Inteli-gência Artificial Aplicada.

«Fizemos uma candida-tura nacional, em feverei-ro, para acreditação. A ba-se dessa candidatura tem também um pedido de fi-nanciamento de cerca de 100 mil euros por inves-tigador, ao longo de cin-co anos», frisou Vítor Car-valho, referindo que neste

Lab vão trabalhar 13 inves-tigadores integrados e mais alguns colaboradores que não quantificou.

O diretor da Escola Su-perior de Tecnologia desta-cou que este Centro, uma espécie de “CERN” em Barcelos, vai potenciar a investigação na área da in-teligência artificial.

«Uma consequência di-reta é ao nível da investi-gação, com a capacitação de todos os recursos da Es-cola Superior de Tecnolo-gia, das empresas da região e do tecido tecnológico. Uma grande diferença que vai acontecer é que as em-presas vão passar os cen-tros I&D para cá e a região do Cávado e Ave é um cla-ro exemplo desse reforço ao acrescentar valor atra-vés destes laboratórios de

inteligência artificial», re-feriu Vítor Carvalho.

O diretor da Escola Su-perior de Tecnologia re-fere mesmo que a acredi-tação do novo Centro de I&D em Inteligência Arti-ficial Aplicada vai permitir a criação de «novas ofertas pedagógicas» e possibilitar que este centro atribua «o grau de doutor ao ensino politécnico».

Já o presidente da FCT, Paulo Ferrão, gostou do que viu e ouviu. Não pou-pou elogios ao projeto, re-ferindo que este está «car-regado de enorme poten-cial», mas faz questão de frisar que o financiamento dos projetos para este tipo de iniciativas será diferen-te, ou seja, quem quiser di-nheiro vai ter que valorizar «a multidisciplinaridade».

«Este que acabamos de ver é um exemplo dessa multidisciplinaridade. Is-to é, diferente do que se fazia anteriormente, onde se focava mais em artigos científicos e não se valori-zava a aplicação dos pro-jetos. Não sou eu que vou avaliar estas candidaturas do IPCA, mas acredito que abre grandes possibilida-des para uma avaliação positiva. Pois este centro aproxima a ciência à eco-nomia», apontou o presi-dente da FCT.

O dia de ontem ficou ainda marcado por um protocolo de cooperação com a empresa Fujifilm. «Tem como objetivo pro-porcionar estágios aos es-tudantes do IPCA, apoiar a realização de projetos e dissertações de mestrado e

ainda a realização de pro-jetos de inovação e desen-volvimento», disse a presi-dente do IPCA, Maria José Fernandes.

O presidente da Câ-mara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, também es-teve presente na cerimó-nia, que teve ainda a en-trega de prémios do “3rd Symposium of Applied Research”, que distinguiu os estudantes do 2.º ano dos cursos de mestrado em Engenharia Eletrotéc-nica e de Computadores, em Engenharia Informá-tica, em Engenharia em Desenvolvimento de Jo-gos Digitais e em Sistemas Integrados de Gestão QAS com melhor apresentação, melhor dissertação e me-lhor poster.

Nuno Cerqueira

Presidente da FCT, Paulo Ferrão, visitou o IPCA

Nu

no

Ce

rqu

eir

aN

un

o C

erq

ue

ira

Nu

no

Ce

rqu

eir

aD

R

26.05.18 / SÁBADO / Região / DIÁRIO DO MINHO 17 www.diariodominho.pt

Éden da jardinagempara ver em formato “Clima”

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

O secretário de Estado do Ambiente, Car-los Martins, presidiu, ontem, à abertura ofi-

cial da 14.ª edição do Fes-tival Internacional de Jar-dins de Ponte de Lima, que pode ser visitada até 31 de outubro.

Apesar da chuva, que muitos até viram como «positiva» para apurar a

frescura dos jardins, de-zenas de pessoas, entre as quais muitas crianças das escolas locais, marcaram presença para ver “in loco” o “éden” de 12 jardins, es-colhidos entre 46, sob o te-ma “O clima nos Jardins”.

Em declarações à im-prensa, depois de percor-rer ao longo de duas horas o espaço, Carlos Martins mostrou-se «surpreendi-do» e «encantado» com o certame, que já recebeu a

distinção internacional no “Garden Tourism Awards” e na “Europe for Festivals”.

«Confesso que desco-nhecia este evento e estou maravilhado. Tem aqui um conjunto de projetos espe-taculares. Felicito a Câmara pela escolha do tema des-te ano, que alerta para os valores do ambiente», fri-sou o governante, enalte-

cendo ainda a integração da comunidade escolar no certame.

«São pequenos, mas muito crescidos nesta res-ponsabilidade ambiental. Muito capazes de explicar as problemáticas do am-biente e muito sérios na abordagem deste tema. Sem dúvida que a iniciati-va é um sucesso, tem uma parte de beleza única e uma mensagem forte de educa-ção ambiental», apontou

Carlos Martins.A mostra junta especia-

listas da jardinagem, proje-tistas e paisagistas, vindos da Argentina, Inglaterra, Ale-manha, Áustria, Espanha, Itália, Holanda e Portugal.

«É uma forte referência ao nível da inovação e da natureza, mantém a origi-nalidade e a inovação. Um verdadeiro ponto turísti-

co, atraindo, progressiva-mente, um maior número de visitantes», disse o pre-sidente da Câmara de Pon-te de Lima, Victor Mendes, que espera mais de 100 mil pessoas.

Destaque ainda para 4.ª edição dos Jardins Escoli-nhas de Ponte de Lima, que este ano apresenta 12 jar-dins, criados pela comuni-dade educativa de doze es-colas do concelho.

Nuno Cerqueira

Ponte de Lima recebeu jardins de vários países

Nu

no

Ce

rqu

eir

aN

un

o C

erq

ue

ira

Nu

no

Ce

rqu

eir

aN

un

o C

erq

ue

ira

Nu

no

Ce

rqu

eir

a

18 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Cabido da Sé distinguido na áreada conservação e restauro

menção honrosa por obra de restauro dos azulejos da capela de são geraldo

ReligiãoA N O P A S T O R A L 2 0 1 7 / 2 0 1 8

DESPERTAR ESPERANÇA

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Rom

ão.F

igue

ired

o

Senhora minha, Senhora nossa, lembrai-vos da Igreja, com sede de ser o que

Deus quer […] Lembrai-vos das famílias que precisam amar com confiança.

Senhor minha, Senhora nossa, lembrai-vos de tantos jovens, sedentos de

sentido e esperança. […] Lembrai-vos dos que duvidam, fazei-os firmes na fé. TRINTA E UM DIAS COM MARIA

O Cabido da Sé de Bra-ga e Susana de Vi-las-Boas Miranda Lainho, foram dis-

tinguidos com uma das menções honrosas, con-cretamente, na área da “Conservação e Restauro”, pela obra de restauro dos azulejos da Capela de São Geraldo, na Sé de Braga.

No dia 23 de maio fo-ram entregues no Palácio da Fronteira, em Lisboa os Prémios SOS Azulejo 2017. O Projeto SOS Azu-lejo é uma iniciativa da responsabilidade do Mu-seu da Polícia Judiciária e premeia o empenho e o esforço de entidades pú-blicas, privadas e de parti-culares, na proteção e va-lorização do património azulejar português.

Os trabalhos de con-servação e restauro foram executados pela empresa

DR

ORDENAÇÃO PRESBITERAL EM GAMIL

Espiritano O bispo auxiliar de Braga, D. Fran-cisco Senra Coelho, preside no dia 24 de junho, às 16h00, em São João Batista de Gamil, Barce-los, à ordenação presbiteral do diácono Ricar-do André Azevedo.

O religioso da Congregação dos Missionários do Espírito Santo acaba de regressar do seu está-gio diaconal na Bolívia, e será ordenado e cele-brará missa nova na sua comunidade de origem.

A efeméride é precedida por uma semana de animação missionária, dinamizada pelos missionários espiritanos em articulação com a paróquia.

«Procurando assim envolver-se toda a comu-nidade neste momento – em aberto está ainda a possibilidade de uma rádio local montar es-túdio dia 23, na Casa da Porta Estreita –, com a graça do Senhor aqueles dias hão-de ser um tes-temunho vocacional belo e autêntico, em ano de Sínodo», refere em nota o pároco local, pa-dre Miguel Miranda.

VIGÍLIA EM FRENTEÀ CAMARA DE BRAGA

Eutanásia O movimento "Toda a vida tem dignidade", constituído por um grupo de cida-dãos dos distritos de Braga e Viana de Castelo, promove no dia 28 de maio, das 21h30 às 22h30, em frente à Câmara Municipal bracarense, uma vigília contra as propostas de legalização de eu-tanásia. A organização pede que todos os parti-cipantes levem uma vela e uma t-shirt branca.

Em nota enviada ao DM, os organizadores do evento referem que «quem defende que Portu-gal deve cuidar das pessoas mais frágeis e que sofrem». «Somos, por isso, contra as propos-tas de legalização da eutanásia, porque acredi-tamos numa sociedade que não abandona as pessoas doentes antes cuida e acompanha to-dos, especialmente os mais fragilizados», susten-tam os responsáveis, que, «seguindo o exemplo de países desenvolvidos, como é o caso recente da Finlândia», defendem que «o nosso país de-verá fazer uma aposta forte em disponibilizar cuidados paliativos para todos os portugueses que deles necessitem em vez de os incentivar a morrer por não terem qualquer ajuda».

Mais informações sobre a iniciativa em www.todaavidatemdignidade.pt.

Breves

Susana Lainho, Unipes-soal, no âmbito da candi-datura Norte 2020 – Ro-ta das Catedrais a Norte, e decorreram ao longo dos anos de 2016-2017.

Os painéis de azulejo da capela de São Geral-do, datados de 1712, fo-ram encomendados, pelo arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles. A sua exe-cução é atribuída a Antó-nio de Oliveira Bernardes, uma das figuras maiores da azulejaria nacional. Os quatro grandes painéis, de coloração azul e bran-ca, são historiados e con-tam alguns dos momentos mais significativos da vi-da de São Geraldo, desde a sua infância até chegar a arcebispo de Braga. São Geraldo é o padroeiro da cidade de Braga que o fes-teja no dia da sua morte, 5 de dezembro de 1108.

DR

Os painéis de azulejo da capela de São Geraldo são datados de 1712 e foram encomendados por D. Rodrigo de Moura Teles

Altar da capela de São Geraldo

m

timc“CpaG

rado2leresepebculoa

see

O

26.05.18 / SÁBADO / Religião / DIÁRIO DO MINHO 19 www.diariodominho.pt

Pastoral Social e mobilidade promoveu quarta tertúlia sobre o luto

Liturgia exequial pode serorientada por leigos

«A liturgia exequial cristã pode ser orientada por lei-gos e todos nos

devemos preparar para isso, para que, quando tal acontecer, não fiquemos surpreendidos», afirmou, na noite da passada quar-ta-feira, em Barcelos, o padre Jorge Vilaça, assis-tente do Departamento da Pastoral da Saúde da ar-quidiocese de Braga.

O sacerdote falava na quarta e última tertúlia que, como as outras três, decorreu sob o tema geral “Luto, esperança e espi-ritualidade”, promovidas pela Equipa Arciprestal de Barcelos da Pastoral Social e Mobilidade e que conta-ram com o apoio do De-partamento Arquidioce-sano da Pastoral da Saúde.

Em abono da sua afir-mação, o padre Jorge Vi-laça disse que, em Fan-ça, os leigos já orientam a liturgia exequial cris-tã desde o ano de 1971 e apresentou o ritual da liturgia exequial cristã

DR

CÁRITAS E CÂMARA DE BRAGADINAMIZAM FÓRUMSOBRE IGUALDADE DE GÉNERO

Palácio do raio O Palácio do Raio acolhe no dia 29 de maio, às 15h00, o Fórum Concelhio so-bre Igualdade de Género e Prevenção e Comba-te à Violência Doméstica.

A iniciativa é organizada pe-la Câmara Municipal de Bra-ga em parceria com a Cári-tas Arquidiocesana, através do Centro de Informação e Acompanhamento a Víti-mas de Violência Domésti-ca (CIAVVD).

De acordo com a Cáritas, o objetivo deste encontro passa por «delinear uma intervenção concertada en-tre os diversos parceiros locais com recurso a es-te espaço de reflexão e simultaneamente conso-lidar uma intervenção de natureza transversal, que congregue a participação de todos os ato-res sociais e a mobilização dos recursos locais, tendo por base a construção de um modelo co-laborativo que reforce a articulação das respos-tas existentes, numa lógica de proximidade e complementaridade».

Diversas entidades que intervêm direta ou in-diretamente na problemática da violência do-méstica irão subscrever uma Carta Compromis-so que permita formalizar a colaboração que tem vindo a ser articulada no contexto do Fórum e que visa a criação de sinergias que possam fa-vorecer o encaminhamento e acompanhamen-to integrado das vítimas de violência domésti-ca, bem como o desenvolvimento de iniciativas que reforcem as políticas de prevenção e com-bate deste fenómeno e a promoção da igualda-de de género.

Breve

De 2ª a Sábado de Manhã

07:45 | Externato Paulo VI | S. Lázaro 08:00 | Carmo | Bom Jesus (d) | Pópulo | Asilo de S. José | Visitação | Sameiro08:30 | Catedral | Terceiros (h) | S. Victor-o-Velho (b | n)09:00 | Carmo | Senhora-a-Branca (b | h) 09:30 | Misericórdia 10:00 | Sameiro | S. João do Souto 10:30 | Congregados 11:00 | Santa Cruz 11:30 | Catedral 12:00 | Congregados12:30 | Capela de S. Barnabé15:55 | Igreja de S. Marcos (b | h) 16:30 | Sameiro 17:00 | Bom Jesus (h) | Congregados | Maximinos (c) 17:15 | Casa de Saúde Bom Jesus (Nogueiró) (m)17:30 | Catedral | Salvador (b) 18:00 | Terceiros (a) | Santa Cruz | S. Vicente 18:30 | S. Lázaro | S. Victor | Santo Adrião 19:00 | Sra-a-Branca (b) | Ferreiros | Lamaçães (g) | Gualtar (igreja nova) | Lamaçães (g) | S. João Batista (Nogueira)19:15 | Maximinos | Cividade (b) | Lomar 19:30 | Fraião (i)

Sábados de Tarde e Vésperas de Dias Festivos

16:00 | Pópulo (b | d) | Cemitério (a) 16:30 | Sameiro 17:00 | Congregados | Maximinos | Salvador 17:30 | S. Lázaro | Catedral | Ferreiros (c | d) 18:00 | Santa Cruz | Capela de S. Miguel-o-Anjo (Maximinos) | S. Vicente 18:30 | Terceiros (a) | Santo Adrião | Santa Justa (b | j) | Capela do Senhor dos Milagres (Lomar) (b | j) | S. João Baptista (Nogueira) | Gualtar (igreja nova) | S. Victor (g) 19:00 | Senhora-a-Branca (b | o) | Senhor das Ânsias (b) | Fraião19:15 | S. Sebastião das Carvalheiras (b) | Lomar 20:30 | Ferreiros (d)21:00 | Maximinos | Capela do Espírito Santo 22:00 | Congregados

Domingos e Dias Festivos

07:30 | Sameiro | Montariol 07:45 | Lomar | Externato Paulo VI 08:00 | Carmo | Teresinhas | Bom Jesus | Maximinos | Gualtar (igreja velha) | Asilo de S. José | Lamaçães | Terceiros 08:30 | S. Lázaro | Sameiro | Catedral | S. Victor| Ferreiros (C. Misericórdia) | S. Victor-o-Velho (b)09:00 | Pópulo | S. Vicente (Sr. Injúrias) |Congregados | Capela de S. Miguel-o-Anjo (Maximinos) | S. João Baptista (Nogueira) | Fraião09:30 | Sameiro | Misericórdia | Ferreiros |Montariol | S. João da Ponte| S. João Batista (Nogueira) 10:00 | Carmo | S. Victor (c) | Maximinos (c) | S. Vicente | Enguardas (b) | Armada | Sta. Maria Madalena | Igreja de São Paulo (Cividade) | Lomar | Colégio S. Caetano (c)| Capela do Espírito Santo10:25 | Igreja de S. Marcos 10:30 | Pópulo (b) | Senhora-a-Branca (b) | Sameiro | Congregados | Visitação | Seminário de Fraião 11:00 | Bom Jesus | Santa Cruz | Santo Adrião | Ferreiros (b) | Casa de Saúde Bom Jesus (Nogueiró) | Gualtar (igreja nova) | S. João Baptista (Nogueira) | Lamaçães (c)11:15 | S. Victor | Lar de Santa Tecla 11:30 | S. Lázaro | Sameiro | Carmo | Catedral | Maximinos | Guadalupe (b) 12:00 | Pópulo | Congregados | S. Vicente 12:30 | Senhora-a-Branca (a)

16:00 | Pópulo | Hospital de Braga16:30 | Sameiro 17:00 | Bom Jesus | Salvador 17:30 | S. Lázaro 18:00 | Catedral | Santa Cruz 18:30 | Carmo (c) | Terceiros (a) | Santo Adrião (a) 19:00 | Maximinos (c) | S. Vicente 19:30 | S. Victor | Igreja de São Paulo (b | l) 21:30 | Igreja de São Paulo (Cividade)

Observaçõesa) Exceto julho e agosto | b) Exceto agostoc) Exceto julho, agosto e setembrod) Só ao sábado | e) Só julho, agosto e setembrof) Exceto agosto e setembro g) Hora de verão: 19h30h) Exceto ao sábadoi) Hora de verão: 20h00j) De quinze em quinze diasl) Exeto Dia de Corpo de Deus m) Ao sábado é às 11:00n) Exceto segunda e sábadoo) Não é celebrada todos os diasSantuário de S. Bento da Porta AbertaSegunda a sábado: 10:30Vespertina: 16:00Dominicais: 9:30; 11:30; 16:00

EUCARISTIAS NA CIDADE DE BRAGA E SANTUÁRIOS

orientada por leigos, da-tado de 2006. Jorge Vila-ça apresentou mesmo o seu exemplo, quando es-teve em missão na dioce-se de Pemba, em Moçam-bique, durante três anos, nos quais se realizaram milhares de funerais na sua missão e ele não pre-sidiu a nenhum.

A liturgia exequial cristã foi apresentada já na par-te final da tertúlia, em que o orientador falou de seis temas: formação, o cura-dor ferido, comunicação, recursos, perseverança e organização. No início da tertúlia, o sacerdote falou da “Pastoral da Esperança”, tendo citado o Papa Fran-

cico, na “Alegria do Amor”, em que diz que «o luto por uma pessoa pode durar muito tempo e o pastor deve adaptar-e às neces-sidades de cada uma das suas fases».

As quatro tertúlias tive-ma uma assistência média de 70 pessoas.

Sampaio Viana

20 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Espaço Aberto Nos artigos enviados para o Diário do Minho destinados a esta secção deve constar a identifi cação completa dos seus autores (nome, morada, n.º de B.I. e contacto).

As incoerências da democracia ou a (in)consciência coletiva?

Não é fácil parar a his-tória. Diz-se que o tempo não volta atrás. Como se não

bastasse, tudo sucede de-masiado rápido. Nos Esta-dos Unidos as armas não tomam conta das pessoas, apenas dos lobbies. Não protegem o indivíduo, an-tes despertam nele o que de mais perverso existe no ser humano. Servem para ma-

tar terceiros e depois ajudar a cometer suicídio. A guerra é interna. Mas, no país das liberdades seria uma ditadu-ra, espécie de blasfémia, aca-bar, ao fim ao cabo, com a pseudoliberdade de ter a sua própria arma.

A democracia tem os seus perigos, quanto mais não seja o da incoerência. Um exemplo concreto, não necessariamente passado nos Estados Unidos, mas no festival da eurovisão. Depois da vitória de Sal-vador Sobral acreditei, e creio que o próprio tam-bém, que a música iria me-xer com a consciência cole-tiva para voltar a ser música e não ruído. Mas iludi-me ou desiludi-me, porque, afinal, acabou por vencer o ruído. A pergunta que me

apraz fazer é: pode o mes-mo público (supondo que de há um ano para cá esta-mos todos, ou quase todos, ainda vivos) dar a vitória a uma música e, um ano de-pois, optar pelo ruído? It’s democracy, stupid. A conclu-são a que chego é que a de-mocracia é incoerente. Não necessariamente perigosa, ou, afinal, talvez sim, se ve-rificarmos que aquilo ou aquele(s) em que(m) vota-mos, acabam por (des)ilu-dir. Não tem de ser apenas na música. Basta vermos o exemplo nada exemplar do desporto, mais concre-tamente, os últimos acon-tecimentos ligados ao clube de Alvalade… Embora não seja sportinguista, ainda que tendo nascido e vivido em Alvalade, sinto mágoa e

compaixão pelos jogado-res e pelos sócios que vota-ram (sabe-se bem em quê) e que hoje estão, como se compreende, arrependidos.

O voto pode ser também político, muitas vezes aju-dado pela mão amiga e/ou invisível daqueles que con-tabilizam mais votos do que o número de eleitores que compareceram nas urnas. Uma espécie de milagre de multiplicação dos votos. Afi-nal, como dizia Kissinger, entre outros (não é que eu concorde, naturalmente): ‘a democracia é um bem precioso demais para ser deixado na mão do povo’.

É humano a democra-cia equivocar-se e eleger a pessoa que tinha tudo pa-ra dar certo, mas que aca-bou para fazer tudo certo

para dar errado. É humano perceber que qualquer dia não podemos entrar num café porque os animais te-rão tão ou mais direito de estar sentados à mesa co-mo uma criança com as-ma que se esforça por al-moçar em paz. É humano perceber que aqueles em quem votámos estão mais preocupados em promover a morte (a eutanásia é fixe e moderna: faz-se lá fora, porque é que não a faze-mos cá também?) que em cuidar da vida… leis e mais leis… O diabo está nos de-talhes, como é conhecido. O Brexit poderá expressar a vontade da maioria, mas se a ‘vidente’ (muito viral, como agora se diz, nas re-des sociais) que previu o início do fim da União Eu-ropeia estiver certa, então mais exits virão… Trata-se de uma questão de tempo.

A democracia pode ser incoerente, mas não há sis-temas perfeitos… O proble-

ma não é a democracia, mas a instrução das pessoas que a compõem, ou seja, ela é o produto do que de bom ou de mau o cidadão tem. Se muitos indivíduos só veem a realidade a preto e bran-co, é bem provável que não elejam um candidato que se veste de azul… ou de verde, ou outra cor qualquer que não seja o branco ou o pre-to. Por outras palavras, a de-mocracia que se materializa nas urnas é espelhada pela quantidade de votos, não necessariamente pela éti-ca ou pela moral, o certo ou errado. A democracia é o reflexo do que de conscien-te, inconsciente e, inclusi-ve ignorante, o ser humano tem. O problema é quan-do são muitos a revelar ig-norância e inconsciência… a democracia será, então, ignorante, inconsciente… guiando-nos para o precipí-cio, à espera apenas do pri-meiro corajoso ou incons-ciente (?) que queira dar o passo em frente.

A moda e a sua força

É costume, de quan-do em vez, desfila-rem em passerelles, grupos de donzelas,

muito magras, quais es-queletos ambulantes. Se-rão muito belas para apre-ciadores desse estilo de roupa, para a maior parte dos observadores são ma-nequins dignos de com-paixão. Enfim, são como são ou como querem!

O meu acento tónico, po-rém, vai para a moda corren-te que encontramos nas ruas das cidades e até das aldeias nos corpos franzinos, sobre-tudo femininos, com ras-gões horizontais e até ver-ticais. Há uns anos atrás, se aparecesse alguém com esse aparato, seria objeto de ridí-culo e mofa. Atualmente, o panorama é tido como nor-mal e será tanto mais admi-rado quanto mais profundos e largos forem os rasgões!

O Dr. Thiamer Thot, es-critor húngaro, que li mui-to na minha juventude, num dos livros, conta a história dum pato bravo que se des-garrou do bando e foi atingi-do por tiro de caçador, que lhe acertou na parte trasei-ra e lhe desfez o rabo. De-

PAULO [email protected]

MANUEL FONSECA

pressa voou para o respetivo grupo, que admirou muito a nova moda que ele trazia. E vai daí que todos os pa-tos começaram a desfazer--se do rabo.

É assim a moda dos nos-sos dias. Quanto mais aselha, mais assumida e praticada.

O ser humano não é ou não deve ser um símio de imi-tação. Deve guiar-se pela luz da razão, que lhe aponta o ca-minho da dignidade e honra.

Admiramos as donzelas que se vestem com recato. À beleza dum corpo esbel-to junta-se a indumentária com modéstia e simplicida-de. São estas as mais admira-das e dignas. Encarnam um padrão nobre e respeitável.

Ao contrário destas, apa-recem frequentemente mo-

ças adolescentes em arraiais de propaganda festiva, di-fundidos por canais televi-sivos, deficientemente ves-tidas, pulando e rodando com toda a energia e sem decoro. A imagem que dei-xam atrás de si abona pou-co da sua dignidade e honra.

Ligados a estes espetácu-los, aparecem, geralmente, cantores com músicas bre-jeiras e impudicas que ar-rastam um sentido de ero-tismo e imoralidade.

As verdadeiras festas guiam-se por padrões de nobreza, beleza e dignida-de. E são estas as mais apre-ciadas, de modo geral.

Necessitamos duma so-ciedade fresca, alegre e pura.

Acrescento um soneto elaborado há tempos.

A MODA DESTE TEMPO

A moda deste tempo é uma beleza.Tem rasgos de notável exuberância,Sai à rua com brios de nobreza,Exibe-se com toda a extravagância.

São os rasgões que mostram os joelhosE se estendem, nos fios, por canelas,Nas calças azuladas e coçadas,Pagas em lojas com suas janelas.

Para andar na moda é um dinheirão.As pobres mães giram em roda à maneira.Eu penso, porém, que isto é tudo em vão,

Pois que há uma melhor solução:Vão céleres à vizinha lixeira.Sem custo, tudo lá encontrarão.

26.05.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 21 www.diariodominho.pt

Luís Filipe Silva

oavançado Paulinho prolongou ontem o seu contrato com o Sporting Clube

de Braga até 2023, se-gundo avançou o clube arsenalista.

Contratado no início da época passada ao Gil Vicente (II Liga), o dian-teiro depressa se afir-mou no Sporting Clube de Braga e tornou-se mes-mo o goleador da equipa com 17 golos nos 43 jogos disputados.

O goleador, em decla-rações prestadas ao site oficial dos "guerreiros do Minho" disse ter sido fá-cil o acordo para a reno-vação do vínculo,

«Acertamos a renova-ção em dois ou três dias. Não foi difícil nem foi al-go que se tivesse que ne-gociar muito. O simples facto de o clube mostrar

interesse em renovar co-migo – que encaro como uma forma de premiar a época que tanto eu como a equipa fizemos – é um motivo de orgulho e nem pensei duas vezes», come-çou por referir o avança-do de 25 anos.

A grande motivação de Paulinho é também colo-car o seu nome na histó-ria do Sporting de Braga.

«Esta renovação de-monstra que quero ficar aqui mais tempo. Que quero conquistar títulos aqui. Acredito que o clube está perto de fazer histó-ria e eu quero que o meu nome esteja nessa pági-na», sublinhou.

O dianteiro não estabe-lece metas para 2017/18, porque não gosta muito de se guiar somente pe-las estatísticas. «Acho que as pessoas se identificam comigo pela minha for-ma de estar no jogo. Por

tudo o que dou à equipa com e sem bola. Gosto de melhorar em todos os as-petos e se puder melhorar nos golos melhor», disse.

Golo na Islândia e ovação frente ao EstorilAo longo da temporada vários foram os momen-tos que marcaram Pauli-nho pela positiva. O golea-dor destacou alguns como o golo apontado frente ao Vitória SC no dérbi mi-nhoto, o tento de antolo-gia marcado ao Portimo-nense. Mas há outros dois momentos que Paulinho destaca. «O golo na Islân-dia, depois de se ter fala-do que o Rui Fonte ia sair e que o SC Braga ia per-der o capitão e a sua re-ferência, acabou por me

dar motivação extra. Mas sinceramente há um mo-mento que não esqueço. Lembro-me de estarmos a ganhar 5-0 em casa ao Estoril e, no momento em que entro em campo, re-ceber a ovação do estádio inteiro. São momentos que marcam», sublinhou.

«Sentia que podia singrar mas não de forma tão explosiva»A forma como Paulinho saltou da II Liga para a titularidade do Sporting Braga acabou até por su-preender o próprio jo-gador pela rapidez com que aconteceu. «Eu sen-tia que podia singrar, mas não de forma tão rápida e explosiva. Mas acreditava que o podia fazer… Porque acredito muito em mim e identifico-me com o clu-be e com a maneira co-mo a equipa joga».

Paulinho prolongou o seu vínculo até 2023

«Quero inscrever o meu nome na história do SC Braga»

JOANE RENOVA COM JOÃO PEDRO COELHOO GD Joane anunciou ontem a renovação com o técnico João Pedro Coelho para a temporada 2018/19.

avançado recorda telefonema de abel

«Não te prometo que vais jogar mas não vais ser discriminado»Paulinho recordou também o momento em que se decidiu pelo Sporting de Braga

«O Abel ligou-me e disse-me: »Quero apos-tar em ti. Quero apostar num jogador da II Li-ga. Não te prometo que vais jogar, mas também te garanto que não vais ser descriminado». Ao ouvir isto, ao saber que o treinador do SC Braga me queria, eliminei logo todas as restantes op-ções». Em relação à próxima época, o avança-do disse que «pode ser o ano de afirmação» do clube. «A equipa está a ser reforçada nesse sen-tido. Não nos podemos esquecer que na tem-porada passada entrou muita gente nova e jo-vem e a equipa respondeu bem», disse.

Ligação estende-se

até 2023

Paulinho quer continuar a festejar golos pelo SC Braga

Est

úd

ios

Lim

a/V

ila V

erd

e

DESPORTOBRAGA//AAUM

RECEBE AZEMÉIS FUTSAL

22 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

ii liga - cova da piedade

Bruno Ribeiro renova por um ano O treinador Bruno Ribeiro, 42 anos, vai orien-tar o Cova da Piedade por mais uma temporada, confirmou ontem à agência Lusa fonte da SAD que gere os destinos da equipa piedense, atual-mente na II Liga de futebol.

O técnico levou o Cova da Piedade ao nono lugar (51 pontos) da II Liga na época passada, a melhor classificação de sempre da equipa de Al-mada na prova. A formalização do vínculo com o técnico ocorrerá nos próximos dias. Bruno Ri-beiro chegou ao Cova da Piedade em dezembro de 2017, sucedendo a João Barbosa, numa altura em que o conjunto ocupava o 16.º lugar da II Liga.

eleições no sporting

Dionísio Castro candidato à presidênciaDionísio Castro, atleta do Sporting entre 1985 e 1997 e atualmente empresário, revelou ontem que vai ser candidato à presidência do Sporting.

«Tenho estado muito atento a estas últimas notícias e ontem [quinta-feira], depois de ouvir o presidente do Sporting numa conferência de imprensa, fiquei triste porque achava que o dr Bruno de Carvalho ia demitir-se. Não o fez e algo está a passar-se, há algo que os prende ao Sporting», disse Dionísio Castro, em declarações à SportTV. Entretanto, Frederico Varandas, que também se mostrou disponível para avançar com uma lista aos órgãos sociais, mostrou-se satisfeito com o agendamento de uma assembleia-geral para 23 de junho.

«No dia 23 os sportinguistas têm a grande oportunidade de começar a construir o futuro do nosso Sporting. Estamos todos convocados para a AG», escreveu Varandas no Twitter. Após uma reunião entre os órgãos demissionários, Mesa da Assembleia-Geral e Conselho Fiscal, e o Conselho Diretivo, que durou cerca de três horas, ficou decidido marcar uma Assembleia Geral para destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho próximo.

liga dos campeões

Real Madrid e Liverpool disputam hoje a finalO Real Madrid, de Espanha, e o Liverpool, emblema inglês, discutem hoje a edição 2017/18 da Liga dos Campeões, num duelo que se realiza em Kiev, na Ucrânia, a partir das 19h45.

Entre os destaques do Real Madrid, que procura o 13.º título da "Champions", está o português Cristiano Ronaldo.

O defesa Ruben Dias, o único estreante nos eleitos de Fernan-do Santos, garan-

tiu ontem que a sua cha-mada à principal seleção portuguesa de futebol «é um sonho concretizado».

«É um sonho concreti-zado, desde que iniciei o percurso nas seleções que o objetivo principal era es-tar neste espaço», afirmou o jogador do Benfica, na conferência de imprensa que antecedeu mais um treino da seleção que pre-para, na Cidade do Fute-bol, em Oeiras, o Mundial Russia 2018.

O futebolista, de 21 anos, considerou natural a vontade de representar Portugal e estar em fases finais de grandes compe-tições: «Qualquer jogador português que possa estar apto a ser selecionado tem como objetivo estar numa fase final do Mundial».

Ruben Dias, que em março foi dispensado do seu primeiro estágio com a seleção principal devi-do a uma lesão ao serviço do Benfica, garantiu nun-ca ter temido que o pro-blema físico o afastasse do Mundial, que se dis-puta entre 14 de junho e

seleção nacional

Ruben Dias concretizou sonho e é «mais um para ajudar»

15 de julho.«A lesão faz parte da

vida. Nunca temi, acon-teceu e tive de lidar com isso», disse o jogador, que em março foi dispensado, devido à lesão, do estágio de preparação dos parti-culares com o Egito (2-1) e a Holanda (0-3).

Ruben Dias assumiu que quer ser «mais um pa-ra ajudar» a seleção cam-peã europeia, privilegian-do o trabalho coletivo: «não interessa individua-

lizar, o que importa é que estou a trabalhar com a equipa».

O jogador do Benfica, o mais jovem da lista de convocados por Fernan-do Santos, considerou que trabalhar com outros can-didatos a um lugar no cen-tro da defesa, como Pepe, José Fonte e Bruno Alves, «é sempre uma oportuni-dade de aprendizagem».

Ainda sem os 23 con-vocados, a seleção portu-guesa de futebol está con-centrada desde terça-feira

para preparar o Mundial da Rússia, no qual se es-treia frente à Espanha, em 15 de junho.

Na segunda-feira, Portugal defronta a Tu-

nísia, em Braga, no pri-meiro particular que ser-ve de teste para o próximo Campeonato do Mundo.

Em 9 de junho, após os particulares com a Bélgica (dia 2 em Bruxelas) e com a Argélia (dia 7 em Lisboa), a equipa lusa viaja para a Rússia, onde tem estreia marcada frente à Espa-nha, em Sochi.

Além dos espanhóis, Portugal defronta Marro-cos em 20 de junho, em Moscovo, e o Irão, de Car-los Queiroz, no dia 25, em Saransk, nos restantes jo-gos do grupo B do Mun-dial 2018, que termina em 15 de julho.

Ruben Dias diz que concretizou um sonho

seleção nacional de sub-21

Portugal venceu Itália

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 venceu on-tem a sua congénere italiana por 3-2, em jogo de pre-paração das duas equipas, disputado no estádio Antó-nio Coimbra da Mota, no Estoril.

Um 'bis' de Diogo Jota, aos 12 e 19 minutos, deixou os sub-21 lusos com uma vantagem de dois golos, os tran-salpinos ainda reduziram aos 28, por Parigini, mas Dio-go Gonçalves, aos 43, deixou Portugal novamente com dois tentos de vantagem (3-1) ainda antes do intervalo.

Na etapa complementar, a Itália reduziu para a di-ferença mínima aos 59 minutos, por intermédio de Bonazzoli, na conversão de uma grande penalidade.

Juniores: Apuramento de campeão

SC Braga recebe Benfica

O Sporting Clube de Braga recebe hoje o Benfica, às 17h00, na Cidade Desportiva, em jogo a contar para a penúltima jornada da fase de apuramento de campeão.

Com o título já entregue ao Benfica, o Sporting Clu-be de Braga ainda poderá chegar ao segundo lugar, já que está a apenas dois pontos do Sporting, que hoje se desloca ao recinto da União Desportiva de Leiria.

Por seu turno, o Vitória de Guimarães, quarto clas-sificado, desloca-se a Setúbal

Os jogos agendados para hoje, às 17h00: Sp. Braga--Benfica, U. Leiria-Sporting, Vitória de Setúbal-Vitó-ria de Guimarães e FC Porto-Leixões

Portugal defronta a Tunísia

em Braga, na segunda-feira

(19h45)

DR

26.05.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 23 www.diariodominho.pt

josé costa lima

Joane e Ninense de-frontam-se amanhã, às 16h00, na segun-da-mão das meias-

-finais da Taça AF Braga. Depois do nulo em Nine, o segundo confronto en-tre ambos vai decidir que é o primeiro emblema a marcar presença na final.

«Estamos todos com muita vontade que che-gue o dia do jogo, pois sentimos que temos ca-pacidade de estar na final. Portanto, há um cuidado muito grande na gestão das expetativas, da mo-tivação, de forma a que elas não sejam excessivas e que tenhamos um com-portamento realista», in-dicou João Pedro Coelho, técnico do Joane.

«Considero que esta-mos a meio de um jogo, que tem 180 minutos ou ainda mais 30, caso não fi-que definido no tempo re-gulamentar. Quem pensar

que tem vantagem depois do 0-0 estará extrema-mente enganado. Vamos ter a segunda parte de um jogo que está 0-0, e nes-tes 90 ou 120 minutos há 50 por cento de probabi-lidades para cada lado»,

técnico do joane aborda segunda-mão da meia-final da taça af braga

«Temos gerido as expetativas e as emoções»

acrescentou. João Pedro Coelho elo-

gia os dois conjuntos vi-zinhos e prognostica uma partida «equilibrada».

«Vai ser disputado ao minuto e ao metro. Fa-lamos de duas equipas

muito equilibradas, bem orientadas, com jogado-res de enorme qualida-de, alguns acima da mé-dia do Pró-Nacional. E todos os intervenientes querem estar à altura da exigência», disse, acredi-

tando que «há um conhe-cimento total» de uma e outra equipa: «será tudo decidido no pormenor».

Época poderá ser «fantástica»Em jeito de balanço, o

técnico elogia a época do Joane, mas garante que a avaliação poderá atingir o grau de «fantástico» a 10 de junho.

«A Taça AF Braga foi sempre um objetivo da época. Tendo em consi-deração todas as circuns-tâncias, estamos satisfei-tos com o que foi feito, com a resposta dos joga-dores e estamos convic-tos que tudo fizemos pa-ra conquistar o melhor para o clube. Estivemos bem perto da disputa pe-la subida e na Taça fomos sempre alimentando esse objetivo de chegar à fi-nal. Sentíamos que, em condições normais, po-deríamos ganhar a qual-quer adversário. E é isso que espero no domingo [amanhã]. Foi uma épo-ca muito positiva e dentro das suas expetativas, mas poderá ser fantástica caso o Joane consiga conquis-tar este troféu que tanto deseja», concluiu.

Joane tenta amanhã, em casa, garantir a segunda final em três anos

ninense recorda experiência da época passada e quer "corrigir" eliminação já amanhã

«Maior motivação é fazer o que não foi feito»

Já com uma Taça AF Braga no currículo, então ao serviço do Merelinense (2013/14),

Hugo Santos está a dispu-tar a terceira meia-final da carreira.

«Quem se controlar melhor a nível emocional estará mais perto de ven-cer», considerou o trei-nador do Ninense, que recorda a experiência vi-vida há um ano, quando o emblema de Nine foi eli-minado pelo Esposende, também nas “meias”, co-mo um fator de motivação extra para todo o grupo.

«A maior parte dos jo-gadores que perderam es-sa meia-final há um ano transitaram para esta épo-ca e têm esse sentimento,

essa motivação extra de tentar corrigir uma der-rota que nos ficou gra-vada», reconhece, para completar:

«Vamos tentar utilizar aquilo que a experiência negativa nos deu e o sen-timento que tivemos para tentar fazer melhor, ou se-ja, chegar à final. A maior motivação é essa: fazer o que não fizemos o ano passado», sublinhou Hu-go Santos ao nosso jornal.

À quarta será de vez? Quanto ao Joane, este é um adversário que o Ni-nense ainda não venceu esta época: somou dois empates (Taça e cam-peonato) e uma derrota (campeonato).

«Acreditamos que se-rá desta, que vamos fi-nalmente vencer o Joa-ne esta valerá por todas as outras», testemunhou, referindo que o 0-0 da primeira-mão «não tem muito significado» para as contas da final.

«Os golos fora não con-tam como critério de de-sempate. Sabemos que te-mos de vencer e é por isso que vamos lutar na casa do nosso adversário», lem-brou um confiante Hugo Santos: «Vou para a minha terceira meia-final da Taça AF Braga e, portanto, sei bem o que é preciso fazer nestes duelos para levar o Ninense à sua primeira fi-nal», rematou.

Ninense espera atingir a sua primeira final da Taça AF Braga

DM

DM

24 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

josé costa lima

Numa batalha pelo tí-tulo que apenas ter-minou na última jornada, foi já nos

descontos que o Limia-nos garantiu as faixas de campeão da I Divisão da AF Viana do Castelo. Um golo aos 90'+3 consumou a reviravolta no marca-dor em Vitorino de Piães (1-2) e o conjunto de Pon-te de Lima garantiu dessa forma sofrida a subida ao Campeonato de Portugal, deixando o Vianense num indigesto segundo lugar.

«Com o tempo vamos ganhando mais arcaboi-ço, mas foram momen-tos difíceis. Acreditámos, os nossos adeptos foram fantásticos e os deuses qui-seram que fosse assim. Fo-

mos felizes, porque esse golo nos descontos ditou a nossa subida, mas fo-

af viana do castelo: josé carlos fernandes fala do título garantido nos descontos pela equipa do limianos

«Com o tempo vamos ganhando arcaboiçomas passámos um momento difícil»

Limianos ganhou a corrida ao Vianense na última jornada da I Divisão de Viana do Castelo

mos uns justos vencedo-res do campeonato», subli-nha o técnico José Carlos Fernandes, ele que esteve quatro épocas afastado do banco de suplentes, tendo voltado ao ativo na época passada, no Correlhã, an-tes de aceitar o convite pa-ra regressar ao Limianos, no começo de 2017/18.

«Nunca nos refugiámos e sempre assumimos a su-bida. Nunca nos escon-

demos e dissemos que estávamos aqui para ga-nhar, respeitando os ad-versários, como aconte-ceu com o Vianense, que foi um fortíssimo oposi-tor», acrescentou quem alcançou a terceira subi-da no currículo, sempre ao serviço do clube limiano.

«Se esta foi a mais sa-borosa? São diferentes... É curioso que todas elas tiveram sabores pareci-

dos, mas é sempre bom. Na primeira vez [subida à III Divisão nacional] foi difícil, na subida à II Divi-são B [agora Campeonato de Portugal] também ti-vemos que sofrer e nesta última também. Todas as subidas foram muito dis-putadas, mas sempre sa-borosas. Disse isso aos jo-gadores: vale a pena sofrer para chegar ao fim em pri-meiro», indicou.

DR O Limianos terminou o

campeonato com 72 pon-tos – um total de 22 vitó-rias, seis empates e duas derrotas – pontuação que lhe garantiu uma vitória de «todos» e «nunca do “eu”».

«Esta vitória é de todos, dos meus adjuntos Miguel Pereira e Pedro Pinto, dos fisioterapeutas Tiago Ma-tos, Pedro e Miguel, do nosso diretor Feijó e do técnico de equipamentos, o Pinheiro. E também do nosso vice-presidente, Jo-sé Maria Barros, um gran-de homem e que infeliz-mente faleceu», indicou.

Aos 54 anos, o percur-so de José Carlos Fernan-des confunde-se com o Li-mianos, relação de vários anos que o técnico assu-me como «natural».

«Há gente que me fa-la disso e que me diz que é preciso uma paciência grande para ser treinador do Limianos. Mas tam-bém há críticas que tenho de ouvir. Contudo, tenho sabido conviver com isso. Às vezes não é fácil ouvir tantas críticas, mas tenho de saber encaixá-las».

ambos foram campeões do minho

«Falar sobre o meu irmão é falar de algo que me emociona»

Limianos e Maria da Fonte sagratam-se campeões dis-tritais da região Minho (AF Viana do Castelo e AF Braga)na temporada finda. Dois clubes liderados no banco de suplentes pelos irmãos José Carlos Fernandes e Alberto Fernandes, eles que poderão vir a defrontar-se na pró-xima temporada no Campeonato de Portugal.

«Falar desse assunto é falar de algo que me emociona. O “Berto” é o meu irmão mais novo e temos uma rela-ção muito, muito próxima. A minha filha está sempre a questionar-se se quando for mais velha vai estar sem-pre a ligar ao irmão (risos). Sei que ele, na festa de cam-peão do Maria da Fonte, passou muito tempo a tentar saber como tinha ficado o Limianos», revela José Car-los Fernandes, que agora vai ombrear com Alberto pe-lo título de campeão do Minho 2017/18, numa partida agendada para amanhã.

«Vai ser um jogo bonito, um bom espetáculo e acho que as equipas vão libertar-se. Gosto de ganhar, mas o Berto gosta tanto ou mais do que eu...», constatou.

DM

José Carlos Fernandes, técnico do Limianos

técnico deve continuar

Renovação de contrato «é uma possibilidade»José Carlos Fernandes voltou ao Limianos no início da temporada que agora chegou ao fim e conquistou mais um título para o palmarés do clube, que, simultaneamente, ascendeu ao Campeonato de Portugal. Questionado sobre a nova época e em concreto sobre a sua continuidade, o técnico prefere «esperar por uma conversa com a direção», mas admite que há «boas possibilidades» de continuar no clube presidido por Jaime Matos.

«O que eu posso dizer é que ainda não tivemos oportunidade para nos sentarmos, para falar sobre isso [renovação]. Esta direção vai continuar e foi o Jaime Matos que quis que estivesse aqui... Há condições para eu continuar, mas, a acontecer, temos de nos preparar bem, temos que perceber a exigência do Campeonato de Portugal. Há boas possibilidades de continuar, mas temos de nos sentar e refletir», respondeu.

DM

26.05.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 25 www.diariodominho.pt

O Futebol Clube de Famalicão inaugu-ra no próximo dia 2 de junho (10h00) a

Academia FC Famalicão, equipamento desportivo destinado ao futebol de formação e que foi cons-truído ao longo do últi-mo ano.

Construída com equi-

pamentos de última gera-ção e para corresponder aos parâmetros de exi-gência de certificação da Federação Portuguesa de Futebol, a Academia tem três relvados de piso sin-tético, balneários para 12 equipas, espaços de estu-do, de lazer, loja do clube, gabinetes técnicos, giná-

FC Famalicão inaugura a academia no dia 2 de junho

«Maior investimento financeiro de sempre do clube»

cer, evoluir e construir o sonho de serem jogado-res de futebol» salienta o presidente do FC Fama-licão Jorge Silva.

A Academia FC Fama-licão vai receber todos os escalões de formação do clube, desde as Escolas até aos Sub-19, cerca de 350 jovens jogadores, que vão crescer com excelentes condições de treino. São três os relvados (espaço coberto de futebol 5, cam-pos de futebol 7, futebol 9 e futebol 11), com bancada coberta para 500 especta-dores. «Aqui vão ter todas as condições para crescer, como jovens e como jo-gadores. Aqui queremos que aprendam os valores do nosso clube, que os transportem para a vida».

A Academia FC Fa-malicão começou a ser construída a 3 de junho de 2017 e um ano depois a obra está a abrir portas para o futuro.

Jorge Silva, presidente do FC Famalicão

DM

Pró-Nacional da AF Braga

GD Joane renova com João Pedro Coelho

Luís Filipe Silva

adireção do GD Joa-ne anunciou on-tem ao início da noite a renovação

com o técnico João Pe-dro Coelho.

Com o treinador per-manecem também os ad-juntos Fábio Ferreira, Da-vid Alves e Diogo Pereira.

«A direção do GD Joane prolongou por mais um ano o vínculo contratual com o treinador João Pe-dro Coelho.

Assim, o mister João Coelho irá continuar a de-

senvolver o seu excelen-te trabalho demonstrado ao longo desta época des-portiva no clube joanen-se», pode ler-se no comu-nicado emitido.

Esta decisão surge na véspera da disputa da se-gunda mão da meia-fi-nal da Taça AF Braga, que o GD Joane joga amanhã diante do Ninense e é, sem dúvida, uma prova de grande confiança no técnico.

No campeonato Pró--Nacional da Associação de Futebol de Braga, João Pedro Coelho conduziu

os joanenses até ao quar-to lugar da prova, tendo

alcançado um total de 57 pontos.

sio, auditório e residência para jogadores.

«É o maior investimen-to financeiro de sempre do Futebol Clube de Fa-malicão mas maior ainda no futuro de gerações de jovens que vão dar vida a este sonho tornado reali-dade. Aqui vão ter todas as condições para cres-

Taça AF Braga

Arnaldo Lima dirige Joane-NinenseO árbitro Arnaldo Lima foi nomeado pelo Con-selho de Arbitragem da Associação de Futebol de Braga para dirigir o encontro de amanhã, entre Joane e Ninense, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça AF Braga.

Por seu turno, Carlos Dias vai apitar o jogo da primeira mão da outra meia-final, que opõe amanhã Desportivo de Ronfe ao FC Amares.

AF Braga: Jogos para hoje da I Divisão

S. Mamede d'Este joga em AdaúfeO S. Mamede d'Este FC, campeão da série B, fe-cha hoje a sua participação no campeonato daI Divisão da AF Braga com uma deslocação ao recinto do Adaúfe.

Os jogos para hoje relativos à última jornada da prova (16h00): Movimento Juventude Póvoa--Rendufe, Aboim Nóbrega-Peões, Adaúfe-S. Ma-mede d'Este FC, Esporões-ACD Serzedelo, Ri-beira Neiva-Merelim S. Paio, Arsenal-FC Amares B e Alegrienses-Sobreposta.

Pró-Nacional da AF Braga

Santa Eulália segura Nélson SilvaNélson Silva continua ao leme do CCD Santa Eu-lália por mais uma temporada.

A direção do clube vizelense ficou satisfeita pelo trabalho desenvolvido pelo seu antigo atle-ta no primeiro ano como treinador principal.

Se na primeira volta as coisas até não corre-ram muito bem, na segunda o Santa Eulália es-teve ao nível das equipas de topo, conforme o atestam os 33 pontos conquistados.

A permanência na Pró-Nacional, que era o ob-jetivo primordial da temporada, foi assim atin-gido e a direção liderada por Carlos Faria deci-diu-se pela continuidade.

Nwllson Silva vai começar agora a delinear o plantel para a próxima temporada desportiva, cujo objetivo será fazer um campeonato mais tranquilo, sem os sobressaltos da última época, em que o clube vizelense só se livrou da descida somente na última ronda do campeonato com um triunfo sobre o Brito que ditou de vez a ma-nutenção no principal escalão do futebol regio-nal da AF Braga.

DR

DR

26 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Luís Filipe Silva

aEscola de Futebol Fintas vai represen-tar a Associação de Futebol de Braga na

Festa do Futebol Femini-no, que se realiza hoje no Jamor e que é uma espé-cie de aperitivo para a fi-nal da Taça de Portugal de futebol feminino que ali se vai realizar amanhã, en-tre Sporting Clube de Bra-ga e Sporting CP.

A equipa da Escola Fin-tas de sub-13, que venceu a Festa do Futebol Distrital no passado dia 5 de maio, em Padim da Graça, ga-nhou o direito de repre-sentar o distrito de Braga no evento e está inseri-da na série A, juntamen-te com Sporting CP e Al-bergaria, duas potencias do futebol feminino, e ainda com a equipa das

hoje, na festa do futebol feminino no escalão de sub-13

Escola Fintas representa AF Braga no Jamor

Equipa da Escola Fintas já em Lisboa

DR

Sandra Rodrigues, treinadora da Escola Fintas

«É um dos momentos altos da época»

para Sandra Rodri-gues, treinadora da Escola Fintas, esta presença no Jamor

na Festa do Futebol Femi-nino «é um dos momentos altos da temporada» para as jovens atletas.

«Para elas significa mui-to. É, sem dúvida, um dos momentos altos da épo-ca, disse».

Fintasdisputaa Taça Nacional 2018Entretanto, a equipa de sub-15 feminina da Es-cola Fintas, que recente-mente se sagrou campeã distrital ganhou o direi-to de disputar a Taça Na-cional 2018 e vai integrar o grupo de equipas com o Boavista e Albergaria e o representante de Viseu.

porque isso significaria mais tempo de jogo para elas e é isso que queremos.

Estamos num grupo difícil, juntamente com Sporting e Albergaria,

que têm grandes tradi-ções no futebol femini-no, e a Amigas da Bola, o que é bom porque vamos ter jogos muito competi-tivos, com grande inten-

sidade», disse.Em representação da

AF Braga estarão ainda a Escola Básica de Cabecei-ras de Basto, em Escolares sub-15 e ainda uma sele-

ção de sub-15 da AF Braga em grupos de jogadores.

Pela Associação de Fu-tebol de Viana do Castelo estará o Âncora-Praia em sub-13 e sub-15.

Também o Bragalona vai integrar a competição, estando no grupo junta-

mente com SC Vila Real, Âncora-Praia (Viana do Castelo) e Castêlo da Maia,

Sub-13 do Fintas venceu em Padim da Graça

DR

Amigas da Bola.Esta equipa de sub-13 da

Escola Fintas tem algumas jogadoras que se sagra-ram recentemente cam-peãs regionais de sub-15na AF Braga e a treinadora Sandra Rodrigues espera pelo menos repetir o ter-ceiro lugar alcançado nos últimos dois anos.

«Este é o quarto ano consecutivo que a Esco-la Fintas participa na Fes-ta do Futebol Feminino o que representa o cres-cimento destas atletas. Muitas delas venceram o campeonato de sub-15 da AF Braga e estão moti-vadas para fechar a época da melhor forma», disse.

Para Sandra Rodrigues, o primeiro objetivo des-ta participação será «dar mais oportunidade de jo-go às atletas». «Vamos ten-tar ir longe na competição,

26.05.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 27 www.diariodominho.pt

O executivo municipal de Fafe aprovou, em reunião de câmara, a atribuição de vários

apoios na ordem dos 590 mil euros a várias institui-ções e coletividades do concelho.

Dos apoios aprovados, 440 mil euros destinam-se à realização de obras em edifícios de coletivida-des e associações do con-celho. 

Este apoio atribuído a associações e coletividades de cariz social, desporti-vo, cultural e religioso, será destinado à realiza-ção de obras de requali-ficação, ampliação e me-lhoria dos seus edifícios, dotando-os de melhores condições de trabalho e consequentemente bene-ficiar a população.

O presidente da Câma-ra Municipal, Raul Cunha, explica que «este apoio vem na sequência das po-líticas de proximidade e ajuda efetiva às coletivida-des e associações culturais, desportivas, sociais e ou-tras, assumidas e anuncia-das no início do mandato. 

Tem como objetivo contribuir para a moder-nização e melhoria de condições das associações e coletividades permitin-do o desenvolvimento de um trabalho com mais qualidade em prol da po-pulação do concelho. É um apoio que traduz as políticas que desenhámos para o desenvolvimen-to do nosso Município, procurando sempre co-locar as pessoas em pri-meiro lugar».

medida aprovada em reunião de câmara

Fafe apoia coletividades com 590 mil euros

Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe

Barcelos

Futebol Popularentrega troféusAmanhã, será realizada a entrega da taça aos clu-bes campeões da 1.ª e da 2.ª divisões dos campeo-natos organizados pela Associação de Futebol Po-pular de Barcelos.

Assim, na 2.ª divisão, a entrega da taça será realizada na casa do vencedor (Lijó ou Sequea-de) pelas 12h00. Na 1.ª divisão, a entrega da ta-ça será realizada na casa do vencedor (Leões da Serra ou Carvalhal) pelas 15h00.

amanhã

Viana do Castelo recebe provas de ciclismoRealiza-se amanhã o Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo/21.º Prémio Viana do Cas-telo Fica no Coração, iniciativa para os escalões de pupilos/benjamins, iniciados, infantis e juve-nis que decorrerá nas imediações do Campo do Castelo. Em simultâneo será realizada a segun-da prova da Taça de Portugal de Paraciclismo.

Promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Grupo Desportivo do Centro Pa-roquial de Santa Marta de Portuzêlo, o 21.º Pré-mio Viana do Castelo Fica no Coração decorre-rá entre as 09h00 e as 12h30.

A iniciativa começará às 09h00 com a prova de destreza de iniciados seguindo-se o contrar-relógio de juvenis e a destreza de infantis, pu-pilos e benjamins. Pelas 10h30 inicia-se a prova em linha de iniciados e, quinze minutos depois, a de infantis. Os atletas do escalão de juvenis co-meçarão a sua participação no 21.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração pelas 11h15.

A partida da prova da Taça de Portugal de Pa-raciclismo está marcada para as 11h45 e a ceri-mónia protocolar para as 12h30.

As provas de destreza serão realizadas no par-que de estacionamento do Campo do Castelo, a de velocidade na Avenida Campo do Caste-lo e a de contrarrelógio e em linha no seguinte percurso (ida e volta): Avenida Campo do Cas-telo, Largo Sta. Catarina, Rua Alves Cerquei-ra, até à rotunda da Avenida dos Combatentes (ida e volta).

Ténis de mesa: Open de Hong kong

Marco Freitas nos quartos de final O português Marcos Freitas apurou-se ontem para os quartos de final do Open de ténis de mesa de Hong Kong, ao vencer o nigeriano Aruna Quadri, por 4-2.Na próxima ronda, Marcos Freitas vai defrontar o vencedor do encontro entre Lim Jonghoon, 39.º do mundo, e Kim Donghyun, 80.º.

No escalão de infantis

Leões das Enguardas organiza II Torneio Carlos Louro

O SC Leões das En-guardas realiza ho-je o II Torneio Carlos Louro, que de-

correrá no Campo de Gondizalves.

Este torneio do esca-lão de infantis, é enqua-drado na Cidade Euro-peia do Desporto, e será disputado pelas equipas do FC Tadim, Merelinen-se e AREC Cunha e tem o apoio da Junta de Fregue-sia de S. Victor.

O II Torneio Carlos Louro inicia-se às 09h00, com o jogo entre o SC Leões das Enguardas e o FC Tadim e às 17h30 se-rão entregues os prémios do Torneio.

Este Torneio visa ho-menagear Carlos Louro,

Torneio Carlos Louro disputa-se durante o dia de hoje

DR

DR

originalmente dado pelos fundadores Carlos Lou-ro, António Pinto, Fer-nando Barreiros e Fran-cisco Silva foi Leões do Carandá.

Após o 25 de Abril deu--se a demolição do Bair-ro do Carandá, e as gen-tes daquele bairro foram transferidas para a zona das Enguardas em 1978, sendo aí alterado o no-me para Sporting Clu-be Leões das Enguardas.  Em 18 de novembro de 1985, o clube tornou-se Fi-lial do Sporting Clube de Portugal pela mão do seu então presidente, João Ro-cha, aquando da sua visita à sede dos Leões das En-guardas, sendo atribuído o número de Filial 154.

um dos fundadores do SC Leões das Enguardas.

O clube foi fundado no

dia 15 de agosto de 1952 no extinto bairro do Ca-randá em Braga e o nome

28 DIÁRIO DO MINHO / Desporto / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

terá de derrotar, no Pavi-lhão da Universidade do Minho, em Gualtar, o Fut-sal Azeméis. Depois de ter vencido o primeiro duelo, em Oliveira de Azeméis, os bracarenses estão ago-ra a um jogo de seguirem

defronta hoje o futsal azeméis (16h00)

Sp. Braga/AAUM à procurada quinta meia-final seguida

em frente na competição. Podem avançar já hoje em caso de triunfo, ou serão obrigados a um terceiro e último desafio (ama-nhã) se o Futsal Azeméis empatar a eliminatória na tarde de hoje.

Benfica no caminho O vencedor da elimina-tória entre o Sporting de

Braga e o Futsal Aze-méis vai encontrar,

nas meias-finais do playoff de futsal, o Benfi-ca. A equipa das águias bateu, ontem, o Quin-ta dos Lombos,

no segundo jo-go da eliminató-

ria dos quartos de final do playoff, e está

por isso à espera de de-frontar Sporting de Bra-ga ou Futsal Azeméis nas “meias”.

Para hoje estão tam-bém agendados os due-los Sporting-Burinhosa (16h00) e Modicus-Fun-dão (18h00).

Sp. Braga/AAUM quer resolver já hoje a eliminatória

i divisão de hóquei em patins

HC Braga defronta Tomar nas GoladasEm mais um jogo decisivo para as suas aspira-ções na I Divisão nacional, o HC Braga defronta hoje, a partir das 17h00, no Pavilhão das Goladas, o Sporting de Tomar, numa partida referente à 24.ª jornada do nacional de hóquei em patins. Recorde-se que, nesta altura, o HC Braga depen-de dele mesmo para assegurar presença na I Di-visão, uma vez que na jornada passada saiu fi-nalmente da zona de despromoção. Outros jogos de hoje: FC Porto-Oliveirense .................................... 15h00Benfica-Sporting ............................................ 15h00Paço d'Arcos-Sagres ....................................... 18h00Valongo-Juventude Viana ............................. 18h30OC Barcelos-Grândola .................................. 21h30Valença-Turquel .............................................. 21h30

Segundo jogo do playoff

disputa-se em Gualtar, a partir das

16h00.

O Sporting de Braga/AAUM procura ho-je, a partir das 16h00, a sua quinta meia-fi-

nal consecutiva nos playo-ff de futsal da I Divisão na-cional. Para isso acontecer, a equipa de Paulo Tavares

DR

DR

26.05.18 / SÁBADO / Desporto / DIÁRIO DO MINHO 29 www.diariodominho.pt

O Clube Náutico de Ponte de Lima foi o grande dominador da primeira prova

do Campeonato Nacional de Esperanças, que decor-reu no dia 20 de maio, em Alcoutim. Em prova esti-veram perto de 600 atle-tas, em representação de mais de 40 clubes, entre os quais 80 do Clube Náu-

tico de Ponte de Lima. A formação limiana obteve 676 pontos, ficando bem longe do segundo clas-sificado, o Clube Náuti-co de Prado (Vila Verde), que amealhou 334 pon-tos. No terceiro lugar fi-cou a formação do GDC Gemeses (Esposende), com 238 pontos.

No capítulo individual,

(K2 Cadete feminino); A formação limiana ob-

teve um total de 15 pódios, salientando-se ainda o se-gundo lugar conseguido por Ana Barreiros Perei-ra (C1 Infantil feminino); Ana Guerra e Joana Dan-tas (C2 Cadete feminino); Cristiana Silva e Francis-ca Lopes (K2 Infantil fe-minino); José Cerquei-ra da Cunha e Fernando (C2 Infantil); Paulo Dan-tas e Raul Alves (C2 Infan-til). Finalmente, no tercei-ro posto classificaram-se Frederico Santos e Gon-çalo Cruz Gonçalves (K2 Iniciado); Filipa Lamas (K1 Iniciado feminino); Rodri-go Santos e Bruno Brasi-leiro (K2 Cadete); Tomás Osório de Sousa e Tiago Silva Matos (C2 Cadete).

O Campeonato Nacio-nal de Esperanças prosse-gue em junho, com a se-gunda prova, desta feita a realizar em Crestuma.

nacional de esperanças em canoagem

Náutico de Ponte de Lima domina primeira prova

destaque para as seis vitó-rias individuais de Beatriz Fernandes (C1 Infantil fe-minino); Beatriz Lamas (C1 Cadete feminino); Fer-nando Coutinho Costa e Francisco Barbosa dos Santos (K2 Infantil); Eric Casimiro e Alex Casimi-ro (C2 Infantil); Rodrigo Amaral (C1 Cadete); Fran-cisca Lima e Maria Lopes

no espaço jovem

Regional de Rally Slot na Póvoa de LanhosoO Espaço Jovem da Póvoa de Lanhoso recebe hoje, a partir das 14h30, a quinta prova do Campeonato Regional de Rally Slot 2018. Três pilotos oriundos da vizinha Espanha irão participar no Rally Slot Póvoa de Lanhoso Terra do Ouro, num rally disputado em piso de asfalto limpo. Em disputa estará o Grupo WRC e o Grupo B.

Este ano, o evento apresenta a novidade de, em simultâneo com o Rally Slot, apresentar o 1.º Mercado Slot Usado. Assim, as pessoas interessadas poderão levar um modelo, peças ou outros objetos, já não tenham interesse, para eventual troca.

sub-20

Gil é o novo técnico do Jorge AntunesO Desportivo Jorge Antunes anunciou que Gil (na foto, à direita) vai passar a liderar a equipa sub-20 de futsal.

«O Gil é um treinador de futsal de referência internacional que tem no seu ADN a mística do Desportivo Jorge Antunes: vencer. Com esta viragem de página na equipa técnica, o DJA pretende preparar os sub-20 para integrar o escalão maior de futsal, os seniores. Gostávamos de ver reunidas condições a nível logístico de pavilhão para que possamos de forma sustentada e com uma equipa de formação consolidar amarca Desportivo Jorge Antunes», referiu a dire-ção do emblema de Vizela, aquando do anúncio do novo técnico que, entre outras conquistas, venceu uma Taça de Portugal ao serviço do clube.

xii edição

CAVA organiza torneio de paintballA associação CAVA vai organizar, hoje, o seu “XII Torneio de Paintball”. O torneio decorrerá na Serra da Cabreira, em Vieira de Minho, tendo como objetivos, segundo a organização, «a ocupação dos tempos livres da juventude e a promoção de uma vida saudável».

Cada equipa participante é constituída por sete elementos.

prova de atletismo realiza-se a 10 de junho e vai para a nona edição

Corrida Bernardino Machado espera mais de um milhar

O Grande Prémio de Atletismo Bernar-dino Machado, que se realiza a 10 de ju-

nho, «é já um dos grandes acontecimentos despor-tivos das Festas Anto-ninas de Vila Nova de Famalicão».

Organizada pelo Pelou-ro do Desporto da Câma-ra Municipal, com o apoio da Associação de Atletis-mo de Braga, a prova tem vindo a conquistar, de ano para ano, cada vez mais participantes, esperando--se que ultrapasse as mil pessoas nesta IX edição.

O Grande Prémio de

Atletismo Bernardino Ma-chado sai à rua no feria-do de 10 de junho, pelas 10h00, com partida e che-gada no Parque da Juven-tude (Rua Padre Benjamim Salgado), percorrendo cer-

ca de duas dezenas de ruas em circuito urbano.

Este ano, a grande no-vidade é a organização de uma caminhada de 6 quilómetros. Nos dois ca-sos a participação é livre,

no entanto, sujeita a ins-crição prévia que poderá ser feita online em www.abraga.pt ou município em www.vilanovadefa-malicão.org até às 24h00 do dia 7 de junho.

Clube Náutico de Ponte de Lima evidenciou-se

Prova decorre no feriado de 10 de junho

DM

DM

DM

30 DIÁRIO DO MINHO / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

CANAIS POR CABO

10h00 3 às 10; 11h00 3 às 11; 12h00 Jornal das 12; 13h00 3 às 3; 14h00 3 às 14; 15h00 3 às 15; 16h00 3 às 16; 17h00 3 às 17; 18h00 3 às 18; 18h15 Especial 3 (pré-match Liga dos Campeões); 19h30 3 às 19; 20h00 3 às 20; 21h00 360º; 00h00 24 Horas

10h35 Os europeus; 10h50 Boa cama boa mesa; 11h00 Jornal síntese; 11h45 Boa vida; 12h00 Jornal do meio-dia (+ desporto); 13h00 Primeiro jornal; 14h00 Jornal das 2; 14h45 Volante; 15h00 Jornal síntese; 15h30 100% Moda Portugal; 15h45 Cartaz; 15h55 Heróis PME; 16h00 Jornal síntese; 16h30 60 minutos; 17h00 Jornal síntese; 17h45 Imagens de marca; 18h00 Jornal síntese; 18h45 Contas poupança; 19h00 Jornal das 7; 20h00 Jornal da noite; 21h00 Jornal de sábado; 23h00 Quadratura do círculo; 00h00 Jornal da meia-noite

10h15 NXT: o próximo passo; 10h35 Cinebox; 11h00 No� -cias; 12h00 No� cias; 13h00 Jornal da uma; 14h00 No� cias; 15h00 Hóquei em Pa� ns/Camp. Nacional: Benfi ca x Spor� ng (direto); 16h30 Fashion Film Factory (FFF); 16h45 Loja com memórias; 17h00 No� cias; 17h30 Andebol/Taça de Portugal: FCPorto x Spor� ng (direto); 19h00 No� cias; 20h00 Jornal das 8; 21h25 Ephemera; 21h35 No� cias; 22h00 Mais transferên-cias; 00h00 No� cias

09h00 Combate/G.P. Hohhot (direto); 11h00 Mundial F1/G.P. Mónaco: treinos livres (direto); 12h05 WRC: Rali Portugal; 13h00 Nascar Cup Series/All Star Open: Charlo� e; 14h00 Mundial F1/G.P. Mónaco: qualifi cação (direto); 15h30 Final Liga dos Campeões: Juventus x Real Madrid; 18h00 Magazine Liga dos Campeões; 19h30 Final Liga dos Campeões: cerimónia de abertura (direto); 19h45 Final Liga dos Campeões: Real Madrid x Liverpool (direto); 22h50 Mundial F1/G.P. Móna-co: qualifi cação; 00h00 World Superbike: G.P. Reino Unido

09h40 Taça Libertadores da América: River Plate x Flamengo; 11h30 NBA: Cleveland x Boston; 13h40 Andebol: Liga dos Campeões; 14h15 Andebol/Liga dos Campeões: Nantes x Paris SG (direto); 16h00 NBA Ac� on; 16h35 Magazine Paralímpico; 17h00 Andebol/Liga dos Campeões: Vardar x Montpellier (direto); 18h45 Liga Francesa: Ajaccio x Toulouse; 20h35 Final Taça de Inglaterra: Chelsea x Man. United; 22h45 Final Liga dos Campeões: Real Madrid x Liverpool; 01h20 Final Liga Europa: Marselha x At. Madrid

06h35 Step Up 3; 08h25 Artur 3: a guerra dos dois mundos; 10h10 O professor chanfrado II; 12h00 A revolta dos perus; 13h35 Demolidor; 15h25 O legado de Bourne; 17h45 Os subs� tutos; 19h20 Um ano muito violento; 21h30 Star Wars: regresso de Jedi; 23h50 Sobrevivência; 01h40 O especialista

06h40 Castle; 10h35 The blacklist; 11h25 Arma mor� fera; 12h10 Inves� gação criminal; 16h10 Estado de guerra; 18h25 Um golpe em Itália; 20h15 Kickboxer: a vingança; 22h00 Assalto em Wall Street; 23h45 Duplo confronto; 01h25 Estado de guerra

CANAIS GENERALISTAS

06h30 Zig zag 08h00 Bom dia Portugal 09h55 A praça 10h55 Agora nós 12h00 Criar.pt 12h15 Diga Doutor 13h00 Jornal da tarde 14h15 Voz do cidadão 14h35 Aqui Portugal: Mortágua 19h00 Telejornal 19h45 Final Liga dos Campeões: Real Madrid x Liverpool (direto) 22h05 Donos disto tudo 23h10 Versailles 00h15 Filme: Jogo de damas

08h00 Zig zag 13h30 Joias para que vos quero? 14h05 Olhar a moda 14h30 Biosfera 15h00 Desporto 2 17h00 Desalinhado/Vamos à descoberta 17h50 A minha grande aventura 18h15 Volta ao mundo em 80 dias sem um cêntimo 18h35 Os segredos dos super-heróis 19h05 Apenas uma pessoa normal 20h05 Esec-Tv 20h35 Paris-Berlim: destinos cruzados 21h30 Jornal 2 22h15 Ópera-bailado: As Índias Galantes 01h15 Biosfera

06h55 Masha e o Urso, Lego Friends, Endangered Species, Dragon Ball, Zak Storm, Power Rangers 10h15 As feiticeiras 11h15 Douro Internacional: a fronteira selvagem 12h15 E agora o que é que eu faço? 13h00 Primeiro jornal 14h05 Alta definição 15h00 E-especial 15h45 Filme: Amor com trela 17h40 Filme: É a vida 20h00 Jornal da noite 21h35 Paixão 22h35 Vidas opostas 23h55 O outro lado do paraíso 00h55 Blacklist

06h30 Campeões e detetives 08h00 Detetive maravilhas 09h45 O bando dos quatro 09h45 Inspetor Max 13h00 Jornal da uma 14h00 Conta-me como és 14h00 Câmara exclusiva 15h35 Filme: Parque jurássico 18h15 Apanha se puderes 20h00 Jornal das 8 21h35 A tua cara não me é estranha 00h25 Secret story

FUTEBOLFINAL LIGA DOS CAMPEÕES

REAL MADRID X LIVERPOOL RTP1 e Sport TV1, 19h45

TELEVISÃO CINEMA

A programação incluída nesta página é fornecida pelas estações de televisão. O Diário do Minho não se responsabiliza por eventuais alterações efetuadas pelos canais.

VER OUVIR&&

CINEMAX - BRAGASHOPPINGSala 1 – OS EMPATAS – 2D (M/14)Sessões: 15h00* – 21h50* – 15h00** – 17h30** – 21h50**

Sala 3 – UM LUGAR SILENCIOSO – 2D (M/16)Sessões: 15h00* – 17h30**

Sala 3 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO – 2D (M/12)Sessões: 21h35* – 21h35**

Sala 3 – ASAS PELOS ARES – VP – 2D (M/6)Sessão: 15h00**

Sala 4 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 15h00* – 21h40* – 15h00** – 17h35** – 21h40**

Sala 5 – DEADPOOL 2 – 2D (M/14)Sessões: 15h00* – 21h45* – 15h00** – 17h30** – 21h45**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

CINEMAX - BARCELOS

Sala 1 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessões: 15h30* – 21h40* – 17h30** – 21h40**

Sala 1 – ASAS PELOS ARES – VP – 2D (M/6)Sessões: 17h30* – 15h00**

*Diária **Sáb., dom. e feriado

FÓRUM - VIZELASala 1 – HAN SOLO: STAR WARS (M/12)Sessões: 15h20 – 18h00 (Sala 2-3D) – 21h20 – 00h10*

Sala 2 – DEADPOOL 2 (M/14)Sessões: 15h30 – 18h10 (Sala 1) – 21h30 – 23h50*

Sala 3 – OS SUPER-HERÓIS DA SELVA – VP (M/6)Sessão: 15h10

Sala 3 – JOURNEYMAN: VONTADE DE VENCER (M/14)Sessão: 17h10

Sala 3 – OS EMPATAS (M/14)Sessões: 19h10 – 21h35 – 23h55*

*6ª e sábado

NOS - BRAGA PARQUESala 1 – RAPOSA MANHOSA E OUTRAS HISTÓRIAS – dob. (M/6)Sessões: 11h30* – 14h10

Sala 1 – DESEJO INCONCEBÍVEL (M/14)Sessões: 16h20 – 19h00 – 21h50 – 00h35

Sala 2 – OS EMPATAS (M/14)Sessões: 13h20 – 16h10 – 18h40 – 21h20** – 00h00

Sala 3 – HAN SOLO: STAR WARS – Atmos (M/12)Sessões: 14h00 – 17h30 (3D) – 21h00 – 00h20

Sala 4 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO (M/12)Sessões: 13h40 – 17h10 – 20h40 – 00h10

Sala 5 – HAN SOLO: STAR WARS – Atmos (M/12)Sessões: 14h50 – 18h10 – 21h30 – 00h40

Sala 6 – DEADPOOL 2 (M/14)Sessões: 13h10 – 16h00 – 18h50 – 21h40 – 00h30

Sala 7 – ASAS PELOS ARES – dob. (M/6)Sessões: 11h10* – 13h30 – 15h50 – 18h30

Sala 7 – DEADPOOL 2 (M/14)Sessões: 20h50 – 23h40

Sala 8 – UM LUGAR SILENCIOSO (M/16)Sessões: 14h20 – 16h40 – 19h10 – 22h00 – 00h25

Sala 8 – CANTAR (M/6)Sessão: 11h00*

Sala 9 – COMO FALAR COM RAPARIGAS EM FESTAS (M/14)Sessões: 13h00 – 15h40 – 18h20 – 21h10 – 23h50

*Sáb. e dom. **Exceto 3ª

CINEPLACE - NOVA ARCADASala 1 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D Atmos (M/12)Sessões: 15h20 – 18h10 (3D) – 21h00 – 23h50*

Sala 2 – DEADPOOL 2 – 2D Atmos (M/14)Sessões: 14h00 – 16h30 – 19h00 – 21h40 – 00h10*

Sala 3 – QUANDO O AMOR CHEGA – 2D (M/12)Sessões: 12h50 – 17h10 – 19h20 – 21h30 – 23h40*

Sala 3 – OS SUPER-HERÓIS DA SELVA – 2D – VP (M/6)Sessão: 14h50

Sala 4 – SHERLOCK GNOMES – 2D – VP (M/6)Sessão: 13h00

Sala 4 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO – 2D (M/12)Sessões: 15h00 – 18h10 – 21h20

Sala 5 – ASAS PELOS ARES – 2D – VP (M/6)Sessões: 13h10 – 15h10 – 17h10 – 19h10

Sala 5 – DESEJO INCONCEBÍVEL – 2D (M/14)Sessão: 21h20

Sala 5 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D (M/12)Sessão: 23h30*

Sala 6 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D Atmos (M/12)Sessões: 13h00 – 15h50 – 18h40 (3D) – 21h30 – 00h15*

Sala 7 – DEADPOOL 2 – 2D (M/14)Sessões: 13h30 – 16h00 – 18h30 – 21h10 – 23h40*

Sala 8 – LBJ – 2D (M/12)Sessões: 13h10 – 17h30 – 19h40 – 21h50 – 00h00*

Sala 8 – PETER RABBIT – 2D – VP (M/6)Sessão: 15h20

Sala 8 – SUBMERSOS – 2D (M/12)Sessões: 14h40 – 17h00 – 21h40 – 00h010*

Salas 9 – A ORDEM DIVINA – 2D (M/12)Sessão: 19h20

Salas 10 – RAMPAGE: FORA DE CONTROLO – 2D Atmos (M/12)Sessão: 13h50

Sala 10 – HAN SOLO: STAR WARS – 2D Atmos (M/12)Sessões: 16h20 – 19h10 – 22h00

Sala 11 – PARA ALÉM DOS LIMITES – 2D (M/12)Sessões: 13h20 – 15h40 – 17h50

Sala 11 – NUNCA ESTIVESTE AQUI – 2D (M/16)Sessões: 20h00 – 22h00

Sala 11 – VINGADORES: GUERRA DO INFINITO – 2D (M/12)Sessão: 23h55*

Sala 12 – OS INVISÍVEIS – 2D (M/12)Sessões: 17h30 – 19h40 – 21h50 – 00h00*

Salas 12 – HUMAN FLOW: REFUGIADOS – 2D (M/12)Sessão: 14h40

*6ª, sáb. e vésp. feriado

00h00 Suave é a Noite, Aurélio Carlos Moreira; 03h00 As Músi-cas da Sim; 05h00 As Músicas da Sim; 07h00 Páteo das Can� -gas, Carlos Lopes; 10h00 Pés na Terra, Carlos Cou� nho; 14h00 Lusofonias, José Manuel Monteiro; 15h00 Rádio Universidade; 16h00 A Sim ao Sábado, Helena Almeida; 18h30 Rosário; 19h00 Livre Trânsito Fim-de-Semana, Mariana Marques Vidal; 22h00 Casa de Fados, Carlos Lopes

RÁDIO SIM EM BRAGA 101.1FM E 576AM

00h00 Sister Midnight, Sara Pereira; 01h00 Corrente Sono-ra, Rui Araújo; 02h00 Music Hal; 09h00 Voz dos Trópicos; 10h00 Rádio Aurora – A Outra Voz; 11h00 É apenas fumaça; 12h00 Praça do Município; 13h00 Clube de Combate, Paulo Marques; 15h00 Musicodependência, Elisabete Apresenta-ção; 17h00 Nunca mais me Esquece, Mafalda Oliveira; 18h00 SS 22, Artur Rodrigues; 20h00 Sem Regras; 21h00 RUM on the Rocks, Joaquim Pedro; 22h00 Omega 3, Marcos Almeida

RÁDIO UNIVERSITÁRIA DO MINHO 97.5FM

RÁDIO

26.05.18 / SÁBADO / DIÁRIO DO MINHO 31 www.diariodominho.pt

Horizontais: 1- Situação complicada ou di� cil de resolver. 2- Din-heiro. 3- Natural ou habitante da região do Douro. 4- Nome de letra (plu.); Perder a vista. 5- Dor de cabeça. 6- Suf. que designa substâncias farmacêu� cas; Sarcasmo. 7- Décimo; Tunísia (abrev.). 8- Forma do verbo içar; Suf. diminu� vo e deprecia� vo. 9- Nome feminino; Opus (abrev.); Atmosfera. 10- Magnório.

Ver� cais: 1- Inabalável nos seus propósitos. 2- Diz-se de concílio, geralmente presidido pelo Papa, em que toda a Igreja católica está representada. 3- Diminuir a densidade de. 4- Aragem; Magnete. 5- Suf. de a� tude; Vegetação microscópica, que atapeta, man-chando de verde, as pedras, as paredes, os troncos, etc., onde há humidade. 6- Que têm cancro. 7- Ansiedade; Páginas (abrev.). 8- O que chega. 9- Hólmio (s.q.); Contagiar. 10- Fábrica de louça de barro; Mas.

SOLUÇÕES DO NÚMERO ANTERIOR | Horizontais: 1- Disputar. 2- Isaura; Eco. 3- Sobrancear. 4- Clientes. 5- odo; II; Pai. 6- Lá; Bostela. 7- Mó; Sarar. 8- Rus� car. 9- Massamorda. 10- Estalos; Eu. Ver� cais: 1- Díscolo; Me. 2- Isolda; Rãs. 3- Sábio; Must. 4- Puré; Bossa. 5- Urânio; Tal. 6- Tan� ssimo. 7- Ce; Tacos. 8- Reesperar. 9- Ca; Alarde. 10- Porfi ar; AU.

PALAVRAS CRUZADAS

CARMO – Das 8h30 às 9h00, das 9h30 às 11h00 e das 15h30 às 18h30 (de terça-feira a sábado). CONGREGA�DOS – Todos os dias, exceto aos domingos e dias san-tos, conforme o horário afixado nas pautas de avisos da igreja. MENSAGEIRO – Das 10h00 às 12h00, exceto quartas-feiras, domingos e feriados. PÓPULO – Todosos dias, exceto terças-feiras e domingos, das 8h30 às 10h00.

CONFISSÕES

REGRAS SUDOKU: O Sudoku é um jogo de lógica muito simples e ca� vante. O objec� vo é preencher uma grelha (9x9) com números de 1 a 9, sem repe� r números em cada linha e em cada coluna. Também não se pode repe� r números em cada quadrado de 3x3. Bom Jogo!

DIFICULDADE: FÁCIL

4 1 2 85 6 8 9

1 6 9 59 4 5 2 7

4 9 8 7 58 9 4 1

6 1 7 82 9 3 6

DIFICULDADE: DIFÍCIL

2 76 9 53 6 9

2 8 41 6 73 9 7 8

3 4 28 1 3

5 8

SUDOKU

HUMORNa escola, pergunta o professor:– Tadeu, tendo à tua frente o norte, à direita o nascente e à esquerda o poente, o que é que tens atrás?– As costas, senhor professor…

8 5 4 1 6 2 9 3 77 2 1 3 9 5 4 8 69 6 3 4 7 8 5 2 13 7 5 9 8 4 1 6 21 8 9 6 2 3 7 5 42 4 6 7 5 1 8 9 36 1 8 5 3 7 2 4 95 9 7 2 4 6 3 1 84 3 2 8 1 9 6 7 5

* Solução do número anterior5 7 4 3 9 2 1 8 66 2 3 1 7 8 9 4 51 9 8 6 5 4 3 7 22 1 7 5 8 3 4 6 98 3 6 4 1 9 5 2 79 4 5 2 6 7 8 3 14 6 1 8 2 5 7 9 33 5 9 7 4 6 2 1 87 8 2 9 3 1 6 5 4

* Solução do número anterior

QUEM FALA ASSIM…«Li que "o coração de uma mãe é um lugar no qual se encontra sempre perdão". Não só com a minha mãe, com a minha família toda encontro sempre um lugar onde posso repousar, onde sou entendido e onde posso também entender. E isso é fundamental na vida». José Luís Peixoto

VEJA SE SABE…O Encontro Mundial das ________ realiza-se entre 21 e 26 de agosto de 2018, em Dublin, na Irlanda.

TELEFONES ÚTEISEMERGÊNCIA ................................................ 112

AMARESGNR .................................................. 253 900 070Centro de Saúde ...................253 909 230Bombeiros Voluntários ...253 993 162

BARCELOSPSP .....................................................253 802 570Hospital .........................................253 809 200Bombeiros Voluntários ...253 802 050

BRAGAHospital de Braga ................253 027 000GNR ...................................................253 203 030PSP .....................................................253 200 420Polícia Municipal ..................253 609 740Cruz Vermelha ........................253 208 872Bombeiros Sapadores ......253 264 077Bombeiros Voluntários ...253 200 430Braga Táxis ........................ 253 253 253916 233 602 - 966 233 602 - 936 233 602Ambubraga Ambulâncias ...253 257 257Loja do Cidadão (Informações) .......................... 707 241 107

ESPOSENDEGNR ...................................................253 989 110Hospital .........................................253 965 115Bombeiros Voluntários ...253 969 110

FAFEGNR ...................................................253 490 890Hospital .........................................253 700 300Bombeiros Voluntários ...253 598 111

FAMALICÃOPSP .....................................................252 373 375Hospital .........................................252 300 800Bombeiros Voluntários ...252 301 110

GUIMARÃESPSP .....................................................253 540 660Hospital .........................................253 540 330Bombeiros Voluntários ...253 515 444

PÓVOA DE LANHOSOBombeiros Voluntários ...253 639 240Hospital António Lopes ..253 639 030

TERRAS DE BOUROCentro de Saúde ...................253 350 030GNR ...................................................253 391 137Bombeiros Voluntários ...253 350 110

VIANA DO CASTELOPSP .....................................................258 809 880Hospital .........................................258 802 100Bombeiros Voluntários ...258 730 643

VILA VERDEGNR .................................................. 253 320 100Hospital ........................................253 310 120Bombeiros Voluntários ...253 310 390

VIZELAGNR .................................................. 253 481 261Centro de Saúde .................. 253 589 040Bombeiros Voluntários ...253 489 100

FARMÁCIAS

BRAGA:Pimentel - Rua Dr. Elí-sio de Moura, n.º 157

AMARES: Marques Rego

BARCELOS: Cunha

CABECEIRAS DE BASTO: Mou� nho

CALDAS DE VIZELA: São Miguel

CELORICO DE BASTO: Neves Ferreira

ESPOSENDE: Gomes

FAFE: Moura

GUIMARÃES: Praça

PÓVOA DE LANHOSO: Milénio

VIEIRA DO MINHO: Mar� ns

VILA NOVA DE FAMALICÃO: Barbosa

VILA VERDE:Santa Casa da Mise-ricórdia

VIANA DO CASTELO: Manso

ARCOS DE VALDEVEZ: Arcuense

CAMINHA: Torres

MONÇÃO: S. Pedro

PAREDES DE COURA: Ribeiro

PONTE DA BARCA: Saúde

PONTE DE LIMA: São João

VALENÇA: Jardim

VILA PRAIA DE ÂNCORA: Moderna

PAUSA

R: Famílias.

Com o apoio da Porto EditoraCom o apoio da Porto Editora

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

SÁBADO da semana VIIS. Filipe Néri, presbítero – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória.

L 1 Tg 5, 13-20; Sal 140 (141), 1-2. 3 e 8 Ev Mc 10, 13-16

CALENDÁRIO

32 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Ofertas de empregoO Diário do Minho publica, gratuitamente, as oportunidades de emprego que, semanalmente,

lhe são enviadas pelo IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional).

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt/utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

Alerta-se para a possibilidade de ocorrência de situações em que a oferta de emprego publicada já foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilização e a sua publicação.

26.05.18 / SÁBADO / Necrologia / DIÁRIO DO MINHO 33 www.diariodominho.pt

1.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Maria da ConceiçãoFernandes Machado

Amanhã, dia 27 de maio, será celebrada missa de 1.º aniversário de falecimento na igreja paroquial de Adaúfe, pelas 11h00, em sufrágio de sua alma.

A FAMÍLIA

MISSA DE 1.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

António Pereira de Sousa Sua esposa, fi lhos e netos participam a todas as pessoas de suas

relações e amizade que será celebrada missa de 1.º aniversário de falecimento em sufrágio do saudoso falecido amanhã, domingo, dia 27, às 17h30, na igreja paroquial de S. Lázaro.

Desde já agradecem a todos quantos participem neste ato religioso.

A FAMÍLIA

MISSA DE 1.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

José Pereira de MacedoSeus fi lhos, nora, genro, netos e bisnetos participam a todas

as pessoas de suas relações e amizade que será celebrada missa de 1.º aniversário de falecimento em sufrágio do saudoso falecido hoje, dia 26, às 19h30, na igreja paroquial de Dume.

Desde já agradecem a todos quantos participem neste ato religioso.

A FAMÍLIA

MISSA DE 1.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Bento André CorsinoLeite Gonçalves

Sua esposa, fi lhos, noras, genros, netos e bisneta participam a todas as pessoas de suas relações e amizade que será celebrada missa de 1.º aniversário de falecimento em sufrágio do saudoso falecido hoje, dia 26, às 18h00, na igreja de S. Vicente.

Desde já agradecem a todos quantos participem neste ato religioso.A FAMÍLIA

MISSA DE 6.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Carminda da Silva e CastroA família participa a todas as pessoas de suas relações e

amizade que será celebrada missa de 6.º aniversário de faleci-mento em sufrágio da saudosa falecida amanhã, domingo, às 9h45, na igreja paroquial de Sequeira – Braga.

Desde já agradece a todos quantos participem neste ato religioso.

A FAMÍLIA

MISSA DE 4.º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTODE

Margarida de Oliveira FerreiraSua família participa que será celebrada missa de 4.º aniver-

sário de falecimento de seu ente querido, Sr.ª MARGARIDA DE OLIVEIRA FERREIRA, hoje, sábado, dia 26 de maio, pelas 21h00, na igreja paroquial de Esporões.

Desde já agradece a todos quantos venham a estar presentes.A FAMÍLIA

Grupo Funerário Bracarense / Bracara Augusta – Tel.: 253 200 240 / 968 225 005 / 916 646 567

MISSA DE ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTODE

Bruno FlávioFernandes Antunes

Ocorrendo amanhã, domingo, dia 27, o seu aniversário de nas-cimento, sua família participa a todas as pessoas de suas relações e amizade que será celebrada missa em sufrágio do saudoso falecido amanhã, às 11h15, na igreja paroquial de S. Victor.

Desde já agradece a todos quantos participem neste ato religioso.A FAMÍLIA

PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO E MISSA DE 7.º DIA DE

Maria Elvira de OliveiraA família cumpre o doloroso dever de participar a todas as pessoas

de suas relações e amizade, o falecimento de seu ente querido, Sr.ª D. MARIA ELVIRA DE OLIVEIRA, de 86 anos de idade.

O corpo da falecida encontra-se em câmara-ardente na capela mortuária de Escudeiros (S. Pedro). Amanhã, domingo, dia 27, pelas 08h00, será celebrada missa de corpo presente na igreja paroquial de Escudeiros, fi nda a qual irá a sepultar em jazigo de família no cemitério local.

Aproveita o ensejo para comunicar que a missa de 7.º dia será celebrada quinta-feira, dia 31, às 8h00, na igreja paroquial de Escudeiros.

Antecipadamente agradece a todos quantos com a sua presença se dignem assistir a estes atos religiosos.

Funerária Santa Justa – Escudeiros / Braga – Tel.: 253 252 610 / 969 490 046 – E-mail: [email protected] FAMÍLIA

MUNICÍPIO DE VILA VERDE– AVISO –

ABERTURA DE PROCEDIMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DA EXPLORAÇÃO DE UM BAR NO COMPLEXO DAS PISCINAS MUNICIPAIS EM VILA VERDE

1. Torna-se público, em harmonia com o despacho do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, exarado em 25.05.2018, que se encontra aberto um procedimento para atribuição da exploração de um bar no complexo das Piscinas Municipais em Vila Verde.

2. As peças do procedimento encontram-se patentes, para consulta e aquisição, na Divisão de Administração e Finanças do Município de Vila Verde, entre as 8:30 e as 16:30, desde a data do respetivo anúncio até às 16:00 até ao dia do encerramento.

3. As propostas devem ser apresentadas até às 16:00 horas do 9.º dia a contar da data da publicação do presente aviso, diretamente na Câmara Municipal de Vila Verde, através de envelope opaco e lacrado.

4. A abertura das propostas será efetuada às 10:00 do primeiro dia útil imediato à apresen-tação das propostas, na Câmara Municipal de Vila Verde, sita na Praça do Município, podendo assistir qualquer interessado ou o seu representante desde que devidamente credenciado.

5. O prazo da atribuição da exploração é de 3 (três) meses, decorrendo entre 15 de junho e 16 de setembro.

6. O critério de adjudicação é o preço mais alto apresentado.7. Só serão admitidas propostas apresentadas por concorrentes que sejam detentores de

Código de Atividade Económica para atividades de restauração ou similares.8. A proposta deverá ser instruída com o preço proposto para a atribuição da exploração e

com a declaração de aceitação do conteúdo do Caderno de Encargos, elaborada em confor-midade com o anexo I do Código dos Contratos Públicos.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde,António Fernando Nogueira Cerqueira Vilela, Dr.

34 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Vendido1606 m2 938 m2 815 m2 759 m2

Vendido

VENDE-SELOTES P/ PAVILHÕES

LOCALIZAÇÃO: SETE FONTESPRÓXIMO DO NOVO HOSPITAL DE BRAGA

Contacto 253 215 321

Insp

arede

sCe

ntro d

e Ins

pecç

ões

PRECISA-SE

COZINHEIRO/A DE 1.ª C/ EXPERIÊNCIAE DE 2.ª C/ EXPERIÊNCIA

E EMPREGADO/A DE MESATel.: 918 111 634

IMOBRAGA IMOBILIÁRIA

RECRUTACOMERCIAIS

Enviar curriculum:[email protected]

Agendar entrevista: 915 592 732

VENDO T2+1(Remodelado)

com garagem individual perto da Bosch.

Preço: 120.000 €Tel. 929 442 592

VENDO T3NA ZONA DO PACHANCHO Uma suite, ar condicionado,

lareira c/ recuperador, garagem fechada p/ 1 carro.

185.000 €967 066 522

COMPRO!!!Imóveis, Automóveis,

Ouro/Prata,Antiguidades…

Tel.: 967 200 625E-mail:

[email protected]

COMPROIMÓVEIS

Mesmo c/ penhorasou hipotecas.914 907 417

960 050 509 Rua dos Barbosas, 44715-267 Braga

T2/T3 novos ................................. a partir de 165.000 €T3 S. Lázaro remodelado .............................. 75.000 €T3 Maximinos ................................................. 110.000 €T3 Ponte Pedrinha, c/ 3 garagens............... 110.000 €T3 Ferreiros, último piso, terraço 140m2 ... 160.000 €T3 Pachancho ................................................ 185.000 €T4 Lamaçães, novo, gar. 3 carros .............. 245.000 €Moradia T4 banda, Dume ............................. 220.000 €Moradia gav. T3, gar. e armazém, Lomar ... 249.000 €Moradia banda T3 nova, Lamaçães ........... 235.000 €Lote individual, Tenões, 834 m2 .................. 265.000 €Lote p/ pavilhão indust., Braga, 1855 m2 ... 220.000 €Lote industrial Monsul................. a partir de 24.000 €

COMPROAPARTAMENTOS

PARA VENDA EM BRAGA(Pago a pronto, só particulares)

966 069 622

COMPROIMÓVEIS

NA ZONA DE BRAGA961 500 272

PRECISA

FUNCIONÁRIO com experiência em ARTES GRÁFICAS

Requisitos: Carta de condução Disponibilidade imediata.

Oferece-se: Integração nos quadros da empresa Salário compatível com as aptidões.

Tel. 253 609 460

DINHEIRO JÁ €€€Créditos Bancários e Investimentos

INVESTIMENTOS NA HORA SOBRE: Imóveis, Automóveis, Ouro, Prata e Obras de Arte.Penhorista: Ouro, Prata.

Tenha dinheiro na hora pelos seus bens.STATUSMONEY: Rua dos Barbosas n.º 27 – Braga

Ligue já: 967 200 625 ou 253 615 311 – [email protected]

STATUSMONEY… Porque dinheiro não é problema… É a solução.

OFERECE-SESenhora c/ 55 anos e carta

de condução para acompanhar casal ou pessoa idosa

noite ou dia. Zona de Braga. Dá-se referências.Tel. 936 892 208

OPORTUNIDADE INVESTIMENTO

T2 E T3 NOVOSExcelente localização

e qualidade.Tel. 932 846 731

ENTRADA IMEDIATAAJUDANTE DE COZINHEIRO

(M/F)TRABALHO DIURNO EM IPSS

Requisitos: – Com experiência (preferencial) – Motivação e espírito positivo

Contactar: 253271267 – beatrizdourado@bomfi m.org

26.05.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 35 www.diariodominho.pt

36 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

Com boas áreas, cerca de 85 m2 cada, wc e localizados em zona habitacional, com bons acessos. Um dos escritórios está arrendado por 325 €/mês.

ID Imóvel 124391009-52

3 ESCRITÓRIOS EM REAL

Terreno plano com 2.872 m2, poço, tanque, anexo e árvores de fruto. Marque a sua visita!

110.000 € ID Imóvel 124391014-44

ENCANTADORA MORADIA RÚSTICA EM CRESPOS

Com cozinha equipada e remodelada, 2 wc remodelados, sótão para arrumos, garagem individual e vistas panorâmicas. Marque já a sua visita! C.E.: (C).

99.900 €ID Imóvel 124391009-53

T3 NO CENTRO DA CIDADEHabitação toda num só piso, com suite, vidros duplos e ar condicionado. Logradouro com árvores de fruto e churrasqueira. ACEITA PERMUTA. C.E.: (C).

229.000 €ID Imóvel 124391005-303

MORADIA INDIVIDUAL T3 EM LOMAR

Com elevador, no centro histórico junto à Estação de Comboios. Oportunidade! Imóvel encontra-se arrendado.

86.900 €ID Imóvel 124391034-3

EXCELENTE T3 EM MAXIMINOS

Totalmente remodelada, com garagem para 4 viaturas, em zona com bons acessos e próximo à praia fl uvial. C.E.: (E).

149.000 €ID Imóvel 124391022-24

EXCELENTE MORADIA T4 EM S. PAIO MERELIM

Muito bem localizado, em pleno parque industrial de Celeirós, a 5 min. do centro da cidade. Venha conhecer!

159.500 €ID Imóvel 124391019-4

ARMAZÉM INDUSTRIAL EM CELEIRÓS

NOVIDADE NOVIDADENOVO PREÇO

NOVO PREÇO

26.05.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 37 www.diariodominho.pt

Luxo. Lote c/ apróx. 705 m2, Piscina, PainéisSolares. Exc. Qualidade… Venha Conhecer!

MORADIA IND. T4 NOVA – BRAGA

365.000 € Ref. 4920 b

Boas Áreas, Garagem Individual, Aq. Central, Suite. Excelente Localização!

APARTAMENTO T3 – FERREIROS

109.900 € Ref. 5520

Boas Áreas, Terraço c/ Churrasqueira, Gara-gem para 1/2 Carros. Oportunidade!

APARTAMENTOS T3 NOVOS – CENTRO

Desde 155.000 € Ref. 5440

Lote com aprox. 520 m2, Boa Exposição Solar, Excelentes Acessos… Venha Conhecer!

LOTE GEMINADO – BRAGA

41.000 € Ref. 5547

Stand 1: Av. das Barreiras, n.º 288 / Tamel S. Veríssimo / Barcelos Stand 2: Rua Dr. Francisco Sá Carneiro / VF S. Pedro / Barcelos Telef. 253 826 181 Fax. 253 826 182 Mov. 932 748 421www.gilcar.pt

Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão Ano Marca Modelo|Versão AnoGASOLINA

ALFA ROMEO MITO 1.4 MULTIAIR DISTINCTIVE 2010 BMW MOTO R 1200 GS 2016 BMW MOTO R 1200 GSA 2016 CITROEN C 1 1.0 5P AUTOM 2010 DACIA SANDERO 1.0 TCE 5P 2013 FIAT BRAVO 1.4T-JET 16V SPORT 2008 FIAT 500 1.2 2015 FIAT PUNTO EVO 1.4 SP 5P 2010 FIAT PUNTO 1.2 5P 2010 FORD KA 1.2 TITTANIO 2009 FORD FOCUS 1.0 125CV TITTANIO 2016 FORD FOCUS SW 1.4 SPORT 2009 HONDA CIVIC 1.4 5P 2003 MINI ONE 1.4 95CV 2007 NISSAN JUKE 1.6 117CV 2012 NISSAN PIXO 1.0 5P 2012 OPEL ZAFIRA 1.6 7LUG 2005 OPEL ASTRA 1.4 16V 5P COSMO 2005 OPEL ASTRA SW 1.4 16V COSMO 2006 POLARIS HAWKEYE 300 4X2 2010 PEUGEOT 107 5P 2012 PEUGEOT 307 1.4 5P EXCLUSIV 2005 PEUGEOT 308 1.6 5P 150CV 2008 RENAULT CAPTUR 1.0 TCE 100CV C\GPS 2016 RENAULT CLIO 1.2 100CV 3P 2011 RENAULT CLIO 1.2 SW+GPS 2010 RENAULT CLIO 1.2 16V 2008 SEAT IBIZA 1.2 5P 2014 SMART FRTWO 1.0 2013 TOYOTA AURIS 1.3 VVTI 2010 TOYOTA YARIS 1.0 VVTI 2008 VOLKSWAGEN GOLF V SW 1.4I 2009 VOLKSWAGEN GOLF V 1.4I 5P 2008

DIESEIS DE 5,7 LUGARESALFA ROMEO MITO 1.3 JTD +GPS 2015 ALFA ROMEO MITO 1.3 JTS 2010 ALFA ROMEO MITO 1.6 JTD 120CV 2009 AUDI A5 TDI SPORTB 150CV 2014 AUDI A4 TDI SPORT 136CV SW 2010 AUDI A3 TDI 105CV 3P 2014 BMW 320D SW AUT+GPS 2014 BMW 320D COUPE 2008 BMW 320D SW 2010 BMW 318D SPORT-LINE+GPS+CXA 2015 BMW 316D SW+GPS 2013 BMW 116D SPORT+GPS 2015 CITROEN C5 HDI SW 2013 CITROEN C5 HDI 2011 CITROEN C4 G.PICASSO HDI 115CV+GPS+CXA 2015 CITROEN C4 1.6HDI 115CV EXCLUZ CXA 2012 CITROEN CACTUS 1.6 HDI +GPS+CMT 2015 CITROEN DS 5 HDI 1.6+GPS+CXAUT 2015 CITROEN C3 1.4HDI+CXAUT 2012 CITROEN C2 1.4HDI+CXAUT 2004 DODGE CALIBER 2.0 CRD 2007 FIAT BRAVO 1.6 M-JET 2009 FIAT 500 M-JET 2009 FIAT 500L M-JET 2015 FORD S-MAX TDCI TITTANIO 2.0 150CV 2016 FORD C-MAX TDCI TITTANIO 1.6 2008 FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2014 FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 115CV 2012 FORD FOCUS TDCI TRENDE 5P 95CV 2011 FORD FOCUS SW TDCI TITTANIO 2008 FORD FIESTA TDCI 1.4 TITTANIO X 2012 MAZDA M-3 1.6D SPORT 2011

MAZDA M-3 1.6D 115CV 2009 MERCEDES E COUPE 250CDI 2009 MERCEDES C COUPE 250CDI AMG 9-G 2016 MERCEDES C 200D AVANTGARD+GPS 2015 MERCEDES C 220CDI AVANTGARD+GPS+CXA 2008 MERCEDES CLA 180CDI URBAN 2016 MERCEDES A 180CDI+GPS+CMT+CXAUT 2015 MERCEDES A 160CDI+GPS+CMT 2014 MERCEDES B 180D+GPS+CMT 2015 MINI ONE D 2014 MINI COOPER D 2008 NISSAN TIIDA DCI 105CV 2008 NISSAN QASHQAI DCI 1.5 110CV 2007 OPEL ZAFIRA 1.7 CDTI COSMO 2011 OPEL HINSIGNIA 2.0 CDTI COSMO 2014 OPEL VECTRA SW 1.9 CDTI 120CV 2007 OPEL ASTRA CDTI 125 CV 2010 OPEL ASTRA SW CDTI 125CV +GPS+TA 2011 OPEL ASTRA SW 1.7 CDTI 125CV 2008 OPEL ASTRA GTC 1.7 125CV 2008 OPEL ASTRA GTC 90CV 2006 OPEL CORSA CDTI 5P COSMO 2006 PEUGEOT 508 SW HDI 115CV 2014 PEUGEOT 3008 HDI 120CV+GPS+CXA+CMT 2015 PEUGEOT 308 SW HDI 120CV 2015 PEUGEOT 308 SW HDI 110CV 2008 PEUGEOT 308 HDI 110CV 5P 2007 PEUGEOT 208 1.4HDI 3P 2012 PEUGEOT 207 1.4HDI 5P 2006 RENAULT MEGANE DCI 130CV 2017 RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2014 RENAULT MEGANE DCI 5P + GPS 2013 RENAULT MEGANE DCI COUPE 2010

RENAULT MEGANE DCI DYNAMI 2005 RENAULT CLIO DCI +GPS 2015 RENAULT CLIO SW DCI 90CV+GPS 2014 RENAULT CLIO SW DCI DYNAMI 2012 SEAT ALHAMBRA 1.9 TDI 2010 SEAT ALTEIA TDI 105CV FULL EXT 2010 SEAT IBIZA ST 1.6 TDI 2013 VOLVO V40 D2 120CV+GPS+CMT 2016 VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CMT 2015 VOLVO V40 D2 115CV+GPS+CXAUT+CMT 2014 VOLVO XC60 D4 2014 VOLKSWAGEN TIGUAN 2.0TDI SPORT 4MOTION 2007 VOLKSWAGEN PASSAT 2.0 TDI 140CV+GPS+CXAU 2013 VOLKSWAGEN GOLF VII TDI 1.6 5P 2015 VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 2.0 3P 2010 VOLKSWAGEN GOLF VI TDI 1.6 DSG 5P 2010 VOLKSWAGEN GOLF V TDI 1.9 5P 2004 TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV+GPS 2012 TOYOTA AURIS D-4D 1.4 90CV 2008 TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 90CV+GPS+CMT 2015

ELECTRICOSBMW I3 2015 NISSAN LEAF 2015 NISSAN LEAF 30KW 2016 NISSAN E-NV 200 2015 TESLA MODEL S 75 2016 TESLA MODEL S 90D 2016 TESLA MODEL S 100D 2018

COMERCIAIS E FURGOES DE 3,7,9 LUGARESCITROEN BERLINGO HDI 90CV+GPS 2015 CITROEN BERLINGO HDI 90CV 2014 OPEL ASTRA GTC VAN 90CV 2006 OPEL VIVARO CDTI 120CV 9LUG+GPS 2015

38 DIÁRIO DO MINHO / Publicidade / SÁBADO / 26.05.18www.diariodominho.pt

TEL. 253 254 081 | TLM. 918 022 389Rua do Taxa – S. Victor - Braga AMI: 7630

APARTAMENTOT2MAXIMINOSÓtima Rentabilidade!Próximo Centroda Cidade.Oportunidade! (…)Ref. 013-2410

APARTAMENTO T3 S. VICENTEVistas Excelentese Ótima Localização! 500 mts da Câmara Municipal de Braga!Garagem Fechada;Varandas; Lareira.Ref. 013-3049

LOJAMAXIMINOSAlarme;wc de Serviço;Próximoda Estaçãodos Comboios.Ref. 013-3021 36.000 €

115.000 €

75.000 €

TEMOS TAMBÉM EM MERELIM, FERREIROS E LOMAR

DESDE 172.000€ (pronta)

T3

T4DESDE 172.000 € (venda direta)NovasÚLTIMAS MORADIAS

Construímos com qualidade há mais de 30 anos

4 ESCRITÓRIOS junto à Clínica Santa Tecla ........... 75.000 €Telf.: 253 273 039

966 178 499 | 912 320 [email protected]

Largo Espadanido 4A 4710-214 Braga (Quinta da Capela)

www.standcardoso.com

BMW 330D CABRIO 10/2007 NACIONAL, PACK M, CX. 6 VEL, PM, BANCOS PELE, LIV REV. 21.900 €BMW 318D TOURING 2010 NACION., LIVRO REVISÕES, GPS PROFISSIONAL, 1 REGISTO 16.500 €FIAT BRAVO MULTI-JET 16V 2008 VERSÃO DYNAMIC, ACA, JE, ABS, PM, AL, NAC., LB DE REV. 8.300 €FIAT DOBLO MULTI-JET 2006 COM IVA DEDUTÍVEL, VE, FC, DUAL-DA, RCD 3.250 €FIAT PANDA 1.1 2005 NACIONAL, AC, RCD, PM, DUAL-DA, ABS, VE, FCC, IMP 3.600 €HYUNDAI H1 2.5 CRDI 2001 1 REGISTO, 3 LUGARES, DA, VE, RC, FC, IMOB., IMPECÁVEL 3.000 €LANCIA MUSA 1.3 16V M.JET. 2005 VERSÃO ORO, NACIONAL, DUPLO TETO, PM, ABS, AL 5.500 €LAND ROVER DISCOVERY 300TDI 1995 AC, DA, AL, FCC, ORIGINAL E ESTIMADO, 3 PORTAS 5.600 €LAND ROVER FREELANDER 2.0 DI 1999 AC, 5 PORTAS, JE, AL, DA, FCC, PM, RC, BARRAS, ABS 3.400 €MERCEDES CLK KOMPRESSOR 1999 VIATURA NACIONAL, COM KIT GPL, PM, ALARME 7.000 €MERCEDES B180 CDI 2007 NACIONAL, IUC ANTIGO, CX 6 VEL., LIVRO REV., IMPECÁVEL 11.900 €MITSUBISHI CANTER 3.0 DiD TURBO 2001 DA, VE, EXCELENTE ESTADO, C/ IVA, LIGEIRA 7.400 €NISSAN PICK-UP 2.5 D22 2001 3 LUGARES,1 REGISTO, DA, CX METAL, IMPECÁVEL 6.500 €OPEL CORSA 1.7 DI VAN 2002 DA, FCC, IMOBI, PM, RC, DEDUZ IVA 2.400 €RANGE ROVER 2.5 TD 1991 NACIONAL, PM, DA, VE, RC, FC, PRÉ-CLASSICO 6.200 € TOYOTA YARIS 1.4 D-4D 2010 NACIONAL, 5 PORTAS, AC, ALARME, LIVRO REV., CX 6 VEL., 8.500 €VW BEETLE 2.0 I. 1999 VE, NACIONAL, DA, JE, ALARME, IMOB., PM, RCD, 2 REG., AC 3.900 €VW GOLF VI 1.6I TDI 2010 NACIONAL, LIVRO REVISÕES, 5 P, PM, AC, VOL. MULTIF. 11.500 €

1 ano de garantia +++ veículos em stock «oferta do registo»

Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário, Confecção e Têxtil – Região NorteSede: Rua dos Chãos 90 – 3.º, 4710-230 BRAGA – Tel.: 253 216 903 - Fax 253 615 298

e-mail: [email protected]

CONVOCATÓRIADando cumprimento ao estabelecido nos art.º 38.º, n.º 1, alínea a)

e art.º 37.º, alínea a) dos Estatutos do Sindicato, o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, no uso das competências que lhe são atribuídas pelo art.º 41.º, n.º 1, convoca a Assembleia-Geral Eleitoral para os dias 29 e 30 de Junho de 2018, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS:Ponto único – Eleição dos Corpos Gerentes para o quadriénio de

2018/2022Funcionamento da Mesa Eleitoral:Braga:• dia 29.06.2018 (sexta-feira) das 09.00H às 18.30H e,• dia 30.06.2018 (sábado) das 09.00H às 12.00H na sede do Sindica-

to, sita à Rua dos Chãos, 90 – 3.° andar.O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral

Maria Alice Macedo PereiraBraga, 24 de maio de 2018

Famalicão: Rua Alves Roçadas, 67 – Tel.: 252 376 457 – Barcelos: Rua D. António Barroso, 10-2.° – Tel.: 253 823 908 Guimarães: Travessa dos Bimbais, 42-1.ºF – Tel.: 253 410 961 – Vizela: Avenida Abade Tagilde – Tel.: 253 588 416

26.05.18 / SÁBADO / Publicidade / DIÁRIO DO MINHO 39 www.diariodominho.pt

R. MONSENHOR FERREIRA, 195 4710-407 S. VICTOR BRAGA – FRENTE AO CENTRO IBÉRICO DE NANOTECNOLOGIA

AM

I: 8

39

8

253 270 019 – 931 493 509WWW.MEDIVANTAGEM.COM

[email protected]

2755/N6

VILA VERDE

Moradia em estrutura, zona sossegada, inserida em lote de terreno com cerca de 600 m2, excelente exposição solar,

perto de Braga e Vila Verde. Aceita permuta. CE: NC

2690/M

PALMEIRA

Moradia individual V4 de dois pisos como nova. Com ar condicionado, furo de água, rega automática

e garagem para 2 carros. CE: NC

2473/J

BRAGA

Loja para arrendamento próxima do centro de Nanotecnologia, com 2 frentes,

wc com chuveiro e 125 m2 de área útil. CE: C

a, inserida em lote de nte exposição solar

€ 145.000 € 130.000os como nova.rega automática

€ 255.000entro € 8002763/D6

VIEIRA DO MINHO

Casa licenciada para turismo rural, em funcionamento, na Serra da Cabreira. Com piscina, aquecimento central, furo de

água; lareira e vistas deslumbrantes. Próxima de Braga. CE: D

Praça do Condestável nº156 Loja 16 r/c (Edi� cio Eiff el)

Maximinos - BragaTe l . 253 041 727

[email protected]/braga

AMI 10748

Antes € 85.000Agora € 79.900

Com cerca de 4632 m2 de área, com Moradia

para recuperar ou nova construção, em zona com

ó� ma exposição solare com bons acessos.

PROPRIEDADE RÚSTICA EM NAVARRA

Baixa de preço!!

uncionamento, na nto central furo de

PREÇO SOB CONSULTA

Diá

rio

do

Min

ho

.......................................................................................................................................................

22 1911 11

BRAGA VIANA DO CASTELO

ENCOBERTOENCOBERTOAGUACEIROS, PASSANDO A CÉU COM PERÍODOS DE MUITO NUBLADO. VENTO FRACO DE OESTE,

TORNANDO-SE FRACO DE NOROESTE.

SÁBADO 26.MAIO.2018

Assinaturas DMO Diário do Minho publica, diariamente, a edição impressa e digital do jornal.Qualquer uma delas requer uma assinatura independente.Faça a(s) sua(s) assinatura(s) através do nosso endereço eletrónico ou pelo telefone.Fique informado do que é, realmente, importante.

Inquérito DM online

AGUACEIROS, PASSANDO A CÉU COM PERÍODOS DE MUITO NUBLADO. VENTO FRACO DE OESTE,

TORNANDO-SE FRACO DE NOROESTE.

Todas as semanas uma pergunta diferente.

O Governo deveria explicar o aumento constante dos combustíveis

5 5

PROPRIEDADE, EDIÇÃO E PRODUÇÃO: Empresa do Diário do Minho, Lda. - Seminário Conciliar, 75%; Diocese de Braga, 25%; Rua de Santa Margarida, 4-A - 4710-306 Braga - Contribuinte n.º 504 443 135 - Telef. Geral: 253 609 460– Telef. Assinaturas: 253 609 463 – Telef. Publicidade: 253 609 462 Redação: 253 609 467; Fax: 253 609 469; 253 609 465 (Departamento Comercial) - E-mail: [email protected]; [email protected];[email protected] – site: www.diariodominho.pt. Gerência: Fernando Teixeira A. Monteiro, Manuel Azevedo de Oliveira. Diretor-Geral: Luís Carlos Fonseca. Diretor Financeiro: Pedro Botelho. Diretor: Damião A. Gonçalves Pereira (C. P. 2751),[email protected];[email protected]; Chefe Redação: Luísa Teresa Ribeiro (C. P. 3851), [email protected]; [email protected]; Coord. Desporto: José Eduardo (C. P. 2752), [email protected];Redação: Álvaro Magalhães (C. P. 3228), Ana Marques Pinheiro (C. P. 10613), Ana Rita Cunha (C. P. 9242), Carla Esteves (C. P. 5640), Francisco de Assis (C. P. 4587), Joaquim Martins Fernandes (C. P. 8472), Jorge Oliveira (C. P. 2753),José Carlos Ferreira (C. P. 3522), José Costa Lima (C. P. 9219), Luís Filipe Silva (C. P. 5772), Pedro Vieira da Silva (C. P. 4155), Rui de Lemos (C. P. 7747), Avelino Lima (fotógrafo, C. P. 3060); Secretárias da Redação: Clementina Silva, Helena Areosa;Colaboradores: Ana Pereira, Artur Soares, António Pedras, A. Sílvio Couto, Artur Gonçalves Fernandes, Carlos Nuno Vaz, Carlos Dias, Carlos Mangas, Cruz Pontes, Dário Pedroso, Dinis Salgado, Eduardo Tomás Alves, Fernando Parente,J. M. Gonçalves de Oliveira, Luís Covas, Manuel Cardoso, Paulo Fafe, Ricardo Rio, Silva Araújo, Tito de Morais. Agências noticiosas: Lusa, Zenit, Ecclesia. Depósito Legal: n.o 1688/83. Registo de Imprensa: n.o 100 308. Tiragem deste número: 8.500 ex.Impressão: Empresa do Diário do Minho, Lda. Telefone 253 303 170. Distribuição: Vasp e Vasp Premium.Estatuto Editorial: https://diariodominho.pt/estatuto-editorial

Estas informações não dispensam a consulta da lista oficial.

EUROMILHÕES + 13 15 16 28 41 4 5 M1LHÃO 2 7 0PV 0 3

DM

Misericórdias vão passara receber alimentos e roupaapreendidos pela ASAE

A s misericórdias de todo o país vão pas-sar a receber bens apreendidos pela

Autoridade de Seguran-ça Alimentar e Económi-ca (ASAE), desde alimen-tos a vestuário e calçado, na sequência de um pro-tocolo que vai ser assina-do na segunda-feira.

O protocolo entre a ASAE e a União das Mi-sericórdias Portuguesas (UMP), que vai ser assi-nado em Fátima, preten-de fazer chegar às várias misericórdias espalha-das pelo país alguns dos produtos que são apreen-didos pela ASAE no âm-

bito da sua ação fisca-lizadora.

“Como reforço da sua responsabilidade social, com esta cooperação ins-

titucional, a ASAE irá doar produtos alimentares e não alimentares (…) a insti-tuições representadas pela UMP e que prestam servi-

ços de apoio com fins as-sistenciais, de solidarieda-de ou humanitários, lê-se na informação enviada à agência Lusa.

No dia da formaliza-ção da cooperação vão ser doadas 1524 peças de ves-tuário infantil e de adulto, bem como calçado.

A parceria entre as duas entidades contempla tam-bém que a ASAE promova sessões de esclarecimen-to e ações de formação na área da segurança ali-mentar e da fiscalização económica, com vista a melhorar os vários servi-ços disponibilizados pe-las Misericórdias.

Dono de armazémque explodiu em Tuiobrigado a apresentações

O tribunal de Ponteve-dra aplicou ontem a me-dida de coação de apre-sentações quinzenais às autoridades ao proprie-tário do armazém de pi-rotecnia que explodiu, na quarta-feira, provocando dois mortos, 26 feridos e danos em diversas ha-bitações.

O homem foi detido após a explosão do arma-zém, alegadamente ilegal e foi presente ontem, cer-ca das 10h00 (hora portu-guesa), a um juiz no tribu-nal de Pontevedra.

O homem é suspeito da prática dos crimes de ho-micídio por negligência, danos e lesões por negli-gência, risco de catástro-

fe na modalidade de risco provocado por explosivos e outros agentes.

De acordo com o jor-nal "La Voz de Galicia", o proprietário da fábrica de pirotecnia La Galle-ga tinha guardado no ar-mazém que explodiu na localidade de A Torre, Pa-ramos, em Tui, mais de 1500 quilos de substân-cias explosivas.

O jornal galego adian-ta que além daquele ma-terial explosivo, encontra-vam-se naquele armazém «muitas canas e tubos, as-sim como uma importan-te quantidade de combus-tíveis, tanto gasolina como gasóleo».

Redação/Lusa

M