BSDs

12
O que é BSD e como surgiu O BSD (Distribuição do Sistema de Berkeley) é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante os anos 70 e 80. A idéia inicial era de aprimorar e acrescentar algumas funcionalidades ao sistema operacional Unix. A idéia inicial foi sofrendo mudanças rapidamente. Tantas que chegaram a um ponto onde o BSD virou, praticamente, um novo sistema operacional. Para se ter uma idéia, em livros e artigos sobre BSD é comum citarem o fato de que houve um período em que apenas 6 arquivos do Unix eram usados. Estes, rapidamente foram substituídos e inevitavelmente o BSD virou um sistema operacional independente. Talvez, o que os criadores do BSD não sabiam, é que este sistema, por muitos considerado uma filosofia, fosse ter tanta importância para o mundo da computação. Até mesmo o Windows incorporou algumas funcionalidades do BSD. O sistema operacional MacOS X, da Apple, tem como base o BSD e é um dos sistemas operacionais mais elegantes e funcionais existentes atualmente (mas somente roda em plataforma Apple). Quando o assunto é segurança, os sistemas operacionais BSDs se mostram imbatíveis. Toda a estrutura do BSD foi e é desenvolvida considerando os aspectos de estabilidade, integridade, segurança e confiabilidade. Como conseqüência, é um sistema robusto, eficiente e excelente para aplicações de missão crítica. Prova disso é que a própria Internet é relacionada ao BSD, já que utiliza algumas de suas funcionalidades de redes e conexão. 2

Transcript of BSDs

Page 1: BSDs

O que é BSD e como surgiuO BSD (Distribuição do Sistema de Berkeley) é um Sistema Operacional UNIX

desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante os anos 70 e 80. A idéia inicial era de aprimorar e acrescentar algumas funcionalidades ao sistema operacional Unix. A idéia inicial foi sofrendo mudanças rapidamente. Tantas que chegaram a um ponto onde o BSD virou, praticamente, um novo sistema operacional. Para se ter uma idéia, em livros e artigos sobre BSD é comum citarem o fato de que houve um período em que apenas 6 arquivos do Unix eram usados. Estes, rapidamente foram substituídos e inevitavelmente o BSD virou um sistema operacional independente.

Talvez, o que os criadores do BSD não sabiam, é que este sistema, por muitos considerado uma filosofia, fosse ter tanta importância para o mundo da computação. Até mesmo o Windows incorporou algumas funcionalidades do BSD. O sistema operacional MacOS X, da Apple, tem como base o BSD e é um dos sistemas operacionais mais elegantes e funcionais existentes atualmente (mas somente roda em plataforma Apple). Quando o assunto é segurança, os sistemas operacionais BSDs se mostram imbatíveis. Toda a estrutura do BSD foi e é desenvolvida considerando os aspectos de estabilidade, integridade, segurança e confiabilidade. Como conseqüência, é um sistema robusto, eficiente e excelente para aplicações de missão crítica. Prova disso é que a própria Internet é relacionada ao BSD, já que utiliza algumas de suas funcionalidades de redes e conexão.

2

Page 2: BSDs

Licença BSDA licença BSD é uma licença de código aberto inicialmente utilizada nos

sistemas operacionais do tipo Berkeley Software Distribution (um sistema derivado do Unix). Apesar dela ter sido criada para os sistemas BSD, atualmente vários outros sistemas são distribuídos sob esta licença.

Os proprietários originais da distribuição BSD eram os "Regentes da Universidade da Califórnia", devido ao fato da BSD ter nascido na Universidade de Berkeley. A licença oficial BSD tem sido revisada desde a sua criação, e inspirou inúmeras variantes utilizadas por outros desenvolvedores de software. O texto da licença é considerado como de domínio público e pode ser modificado sem nenhuma restrição. Para satisfazer as necessidades de indivíduos ou organizações em particular, deve-se trocar as referências ao termo “University of California” pelo nome do próprio indivíduo ou organização.

* Copyright (c) 1982, 1986, 1990, 1991, 1993* The Regents of the University of California. All rights reserved.** Redistribution and use in source and binary forms, with or without* modification, are permitted provided that the following conditions* are met:* 1. Redistributions of source code must retain the above copyright* notice, this list of conditions and the following disclaimer.* 2. Redistributions in binary form must reproduce the above copyright* notice, this list of conditions and the following disclaimer in the* documentation and/or other materials provided with the distribution.* 3. All advertising materials mentioning features or use of this software* must display the following acknowledgement:* This product includes software developed by the University of* California, Berkeley and its contributors.* 4. Neither the name of the University nor the names of its contributors* may be used to endorse or promote products derived from this software* without specific prior written permission.** THIS SOFTWARE IS PROVIDED BY THE REGENTS AND CONTRIBUTORS ``AS IS'' AND* ANY EXPRESS OR IMPLIED WARRANTIES, INCLUDING, BUT NOT LIMITED TO, THE* IMPLIED WARRANTIES OF MERCHANTABILITY AND FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE* ARE DISCLAIMED. IN NO EVENT SHALL THE REGENTS OR CONTRIBUTORS BE LIABLE* FOR ANY DIRECT, INDIRECT, INCIDENTAL, SPECIAL, EXEMPLARY, OR CONSEQUENTIAL* DAMAGES (INCLUDING, BUT NOT LIMITED TO, PROCUREMENT OF SUBSTITUTE GOODS* OR SERVICES; LOSS OF USE, DATA, OR PROFITS; OR BUSINESS INTERRUPTION)* HOWEVER CAUSED AND ON ANY THEORY OF LIABILITY, WHETHER IN CONTRACT, STRICT* LIABILITY, OR TORT (INCLUDING NEGLIGENCE OR OTHERWISE) ARISING IN ANY WAY* OUT OF THE USE OF THIS SOFTWARE, EVEN IF ADVISED OF THE POSSIBILITY OF* SUCH DAMAGE.

3

Page 3: BSDs

NetBSD

NetBSD é um sistema operacional de código aberto que busca ser seguro e portável para diversas plataformas. Pode ser instalado, por exemplo, em servidores 64-bit ou em sistemas desktop. É considerado um sistema operacional de projeto elegante, simples e robusto, que pode ser utilizado em ambientes de produção ou de pesquisa.

A primeira versão do NetBSD (0.8) saiu em Maio de 1993, derivando do sistema Operacional 4.3BSD Lite, uma versão do Unix desenvolvida na Universidade da Califórnia de Berkeley (BSD = Berkeley Software Distribution) e do sistema 386BSD, a primeira conversão para sistemas Intel 386.

Em seqüência foram incorporadas as modificações provenientes do sistema 4.4BSD Lite, a última versão oficial do grupo de desenvolvedores de Berkeley antes de sua dissolução. O ramo BSD do Unix teve uma grande importância na história desse sistema operacional, para o qual contribuiu com variadas inovações que hoje fazem parte de todos os sistemas Unix.

O NetBSD funciona sobre uma vasta gama de plataformas de hardware e é muito portável. Com o NetBSD é fornecido o código-fonte do sistema operacional inteiro, para todas as plataformas suportadas. Sem alongar-me em excessivos detalhes, para os quais remeto o leitor para o site oficial do Projeto NetBSD, as características fundamentais do sistema operacional são as seguintes:

• Extrema portabilidade (mais de 20 plataformas suportadas)• Qualidade e correção do código• Adesão aos padrões• Pesquisa e inovação

Este é um sistema operacional que pode ser melhor usado por profissionais, os amadores e os pesquisadores que querem um sistema estável que privilegie a qualidade. Também quem deseja aprender a usar Unix encontrará no NetBSD a plataforma ideal, sobretudo pela sua aderência aos padrões (um dos objetivos do projeto). Enfim, quem tem necessidade de uma plataforma Unix disponível para uma grande variedade de máquinas, não pode encontrar melhor aliado que o NetBSD.

Uma outra característica interessante é que com o NetBSD podem-se utilizar sistemas de hardware considerados obsoletos para a maior parte dos sistemas operacionais. Isso torna-o uma ótima plataforma para a aprendizagem do Unix.

Atualmente NetBSD centra-se em oferecer um sistema operacional estável, multiplataforma, seguro e orientado à pesquisa.

4

Page 4: BSDs

FreeBSD

O FreeBSD é um sistema operacional livre do tipo Unix descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley.

Está disponível para as plataformas Intel x86, DEC Alpha, Sparc, PowerPC e PC98 assim como para as arquiteturas baseadas em processadores de 64bits IA-64 e AMD64.

Considerado como robusto e estável, geralmente é utilizado em servidores, como de Internet ou Proxies, mas também pode ser utilizado como estação de trabalho.

O FreeBSD é um sistema operacional multiusuário, capaz de executar em multitarefa. Ainda que o FreeBSD não possa ser chamado apropriadamente de Unix por não estar sob a licença do The Open Group, ele foi desenvolvido para ser compatível com a norma POSIX assim como outros clones do Unix.

O FreeBSD fornece compatibilidade binária com muitas outras variações do Unix. O mesmo também é compativel com o OS GNU/Linux. A razão por trás disso está em poder utilizar programas desenvolvidos para Linux, geralmente comerciais, que só são distribuídos em forma binária e que por isso não podem ser portados para o FreeBSD sem a vontade de seus criadores.

O projeto FreeBSD teve seu nascimento no início de 1993, em parte como uma conseqüência do conjunto de manutenção não-oficial do 386BSD (Unofficial 386BSD Patchkit). O primeiro lançamento oficial foi o FreeBSD 1.0 em dezembro de 1993, coordenado por Jordan Hubbard, Nate Williams e Rod Grimes.

O objetivo original era produzir um snapshot intermediário do 386BSD, de forma a poder corrigir uma série de problemas com este sistema, que o mecanismo de manutenção não era capaz de resolver. Alguns se lembrarão do nome inicial do projeto que era 386BSD 0.5 ou 386BSD Interim em referência a este fato.

O FreeBSD é amplamente utilizado por empresas, Provedores de Serviço Internet, pesquisadores, profissionais de informática, estudantes e usuários domésticos no mundo todo, para trabalho, educação e recreação.

Alguns produtos baseados no BSD:• Dragonfly BSD• Darwin, o kernel do Mac OS X é em grande parte baseado no FreeBSD.• PC-BSD é uma distribuição do FreeBSD projetada para uso desktop com

instalador e gerenciador de pacotes simplificado.• BBSDEVIANT é uma distribuição live CD que cabe em um Mini-CD.

5

Page 5: BSDs

OpenBSD

O OpenBSD é um sistema operacional livre da família UNIX, multiplataforma. Seu time de desenvolvedores enfatiza a portabilidade, padronização, correção e segurança. Ele suporta emulação binária da maioria dos binários de SRV4 (Solaris), FreeBSD, Linux, SunOS e HP-UX e funciona nas plataformas alpha, amd64, armish, hp300, hppa, i386, landisk, luna88k, mac68k, powerpc, mvme68k, mvme88k, sgi, sparc, sparc64, vax, e zaurus.

Os binários e fontes do OpenBSD permitem livre distribuição, segundo uma licença do tipo BSD. Isto inclui a permissão de reutilizar qualquer parte do código fonte do OpenBSD, tanto para uso pessoal quanto para propósitos comerciais. Ele pode ser livremente usado em ambientes doméstico, acadêmico, instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e organizações comerciais.

O OpenBSD originalmente é um "fork" do NetBSD (final de 1995) - de Raadt é um dos fundadores do NetBSD - e compartilha muito da história e portabilidade do NetBSD. Por causa dos seus benefícios em termos de segurança o OpenBSD é usado freqüentemente na indústria de segurança como sistema operacional para firewalls e sistemas de detecção de intrusos.

Características do OpenBSD:

• Roda em muitos hardwares diferentes. • É um sistema operacional completo da família UNIX. • Oferece a oportunidade de qualquer pessoa tecnicamente capacitada trabalhar

no desenvolvimento e testes do produto.• Integra uma tecnologia de ponta em segurança, adequado para a criação de

firewalls e serviços de redes privados em um ambiente distribuído.

6

Page 6: BSDs

DragonFly BSD

DragonFly BSD é um sistema operacional livre do tipo Unix, o qual originou-se de um “fork” do FreeBSD 4.8. Matt Dillon, antigo desenvolvedor FreeBSD desde 1994, começou a trabalhar no DragonFly BSD em junho de 2003, anunciando o fork do projeto FreeBSD na lista de e-mails do mesmo em 16 de Julho de 2003.

Dillon começou o DragonFly na crença de que os métodos e técnicas de thread e multiprocessamento assimétrico adotadas no FreeBSD 5 o levaria a uma performance pobre e de difícil manutenção. Ele tentou corrigir suas suspeitas no projeto FreeBSD 5. Devido aos conflitos com os outros desenvolvedores do FreeBSD sobre a implementação de suas idéias, e outras razões, sua habilidade de modificar o código do FreeBSD acabou renovada. Apesar disto, os projetos DragonFly BSD e FreeBSD ainda trabalham em conjunto contribuindo na correção de bugs, drivers e outras atualizações e melhorias dos sistemas.

Segundo seus desenvolvedores, o DragonFly BSD pode ser considerado a "evolução lógica do FreeBSD série 4.x". Outra característica interessante do DragonFly BSD é que muitos conceitos empregados em seu desenvolvimento são inspirados no AmigaOS.

Existe hoje uma distribuição completa do sistema DragonFly em live CD. No futuro ele poderá ser utilizado como CD cd recuperação, CD de instalação e ainda para demonstrações. Ele inclui a base do sistema e um conjunto completo de "man pages", e irá incluir o código fonte e outros pacotes úteis nas futuras versões. Assim como outros sistemas open source da família BSD, o DragonFly é distribuído sobre os termos da versão moderna da licença BSD.

7

Page 7: BSDs

OpenDarwin

O Darwin é um sistema operativo livre, baseado no UNIX BSD e no Mach, atualmente desenvolvido pela Apple Inc.. É o "core" (núcleo) do Mac OS X. Inclui suporte avançado para rede.

Segundo especialistas da Apple, o Darwin é uma grande evolução, graças aos esforços conjuntos dos engenheiros da Apple e de programadores da comunidade de software livre. Deve-se citar que, em 1999, a Apple se tornou a primeira grande empresa de computadores a tornar o desenvolvimento em código aberto parte fundamental de sua estratégia. Por causa disso, o Darwin tornou-se confiável e tem o desempenho esperado de um sistema operativo moderno, dando aos utilizadores e aos programadores os benefícios de um sistema de alta qualidade construído em padrões abertos. No núcleo do Darwin está o componente chave da interacção entre programas e máquina, o kernel.

8

Page 8: BSDs

Conclusão

Os sistemas em BSD abordados neste artigo tendem a ter um número cada vez maior de usuários. Isso se deve ao fato de que os BSDs são completos, já incluem o kernel, aplicativos e configuração pré-definida. Além disso, cada um tem um foco, o que permite a escolha de um sistema de acordo com a necessidade.

Quem deseja ser usuário de um sistema BSD, não vai ter tantas dificuldades, pois o número de sites, fóruns, listas de discussão e documentação é cada vez maior. Caso já esteja decidido, resta analisar qual BSD é melhor para você ou para sua aplicação.

9

Page 9: BSDs

Bibliografia

• http://pt.wikipedia.org/wiki/NetBSD • http://web.mclink.it/MG2508/nbsdbra/chap-intro.html• http://pt.wikipedia.org/wiki/FreeBSD• http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenBSD• http://www.zago.eti.br/bsd.txt • http://doc.fug.com.br/doc/pt_BR.ISO8859-1/articles/explaining-bsd/ • http://pt.wikipedia.org/wiki/Berkeley_Software_Distribution • http://www.gnu.org/philosophy/bsd.pt-br.html • http://www.infowester.com/osbsd.php

10

Page 10: BSDs

Criado por:

- Felipe Lima n° 12- Gabriel Bressane n° 15- Lisiane de Souza n° 20- Mateus Horcel n° 26- Rafael Dall Amico n° 32

11