Bunner Cardiologia

5
  Larissa Nunes* INTRODUÇÃO O pós operatório (PO) de Cirurgia Cardíaca concentra, nas primeiras 12 horas, os momentos mais críticos onde o cliente estará sujeito a possíveis alterações clínicas, exigindo medidas eficazes para a estabilização hemodinâmica. A admissão de cliente em PO de Revascularização do Miocárdio (RVM) é norteada por protocolos que são seguidos, sistematicamente, pelo enfermeiro responsável pela admissão, e este deve implementar cuidados desde controle de débitos e monitorização dos parâmetros vitais até ações frente à intercorrências. OBJETIVOS Descrever a experiência do enfermeiro na admissão de cliente em POI de RVM;  Analisar condutas instituídas pelo enfermeiro nas primeiras horas de cuidados intensivos;  Complementar o protocolo de admissão existente no HCMFº com cuidados de enfermagem relevantes. MATERIAL E MÉTODOS Realizada pesquisa bibliográfica, utilizou-se ainda o método descritivo como análise e interpretação, com ênfase sobre importância da assistência do enfermeiro no POI de RVM. RESULTADOS A assistência de enfermagem no POI é crucial para o atendimento multidisciplinar ao paciente grave. Além dos cuidados de enfermagem que visam promover o conforto, o enfermeiro deve ter amplo conhecimento das alterações fisiológicas induzidas pela cirurgia, estando apto a detectar precocemente alterações que comprometam a recuperação, comunicando e discutindo o quadro clínico com a equipe, para que ações imediatas sejam tomadas. Baseado no protocolo e no processo de enfermagem, o enfermeiro elabora planos de cuidados para reabilitar, restaurar e manter a saúde ótima e evitar complicações no cardiopata cirúrgico. CONCLUSÃO O cuidado de paciente POI de RVM é um desafio, dada à diversidade das alterações homeostáticas decorrentes. Portanto, a aplicação de cuidados de enfermagem sistematizados norteia e favorece a assistência, além de aperfeiçoar o tempo e reduzir complicações. Cuidados de Enfermagem no Pós Operatório Imediato de Revascularização do Miocárdio no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMFº) Itabuna Ba.

Transcript of Bunner Cardiologia

5/16/2018 Bunner Cardiologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bunner-cardiologia 1/5

Larissa Nunes*

INTRODUÇÃO

O pós operatório (PO) de Cirurgia Cardíaca concentra, nas primeiras 12 horas,os momentos mais críticos onde o cliente estará sujeito a possíveis alteraçõesclínicas, exigindo medidas eficazes para a estabilização hemodinâmica. Aadmissão de cliente em PO de Revascularização do Miocárdio (RVM) énorteada por protocolos que são seguidos, sistematicamente, pelo enfermeiroresponsável pela admissão, e este deve implementar cuidados desde controlede débitos e monitorização dos parâmetros vitais até ações frente àintercorrências.

OBJETIVOS

Descrever a experiência do enfermeiro na admissão de cliente em POI deRVM;

Analisar condutas instituídas pelo enfermeiro nas primeiras horas decuidados intensivos;

Complementar o protocolo de admissão existente no HCMFº com cuidadosde enfermagem relevantes.

MATERIAL E MÉTODOS

Realizada pesquisa bibliográfica, utilizou-se ainda o método descritivo comoanálise e interpretação, com ênfase sobre importância da assistência doenfermeiro no POI de RVM.

RESULTADOS

A assistência de enfermagem no POI é crucial para o atendimentomultidisciplinar ao paciente grave. Além dos cuidados de enfermagem quevisam promover o conforto, o enfermeiro deve ter amplo conhecimento dasalterações fisiológicas induzidas pela cirurgia, estando apto a detectarprecocemente alterações que comprometam a recuperação, comunicando ediscutindo o quadro clínico com a equipe, para que ações imediatas sejamtomadas. Baseado no protocolo e no processo de enfermagem, o enfermeiroelabora planos de cuidados para reabilitar, restaurar e manter a saúde ótima eevitar complicações no cardiopata cirúrgico.

CONCLUSÃOO cuidado de paciente POI de RVM é um desafio, dada à diversidade dasalterações homeostáticas decorrentes. Portanto, a aplicação de cuidados de

enfermagem sistematizados norteia e favorece a assistência, além deaperfeiçoar o tempo e reduzir complicações.

Cuidados de Enfermagem no Pós Operatório Imediato de Revascularização doMiocárdio no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMFº) Itabuna Ba.

5/16/2018 Bunner Cardiologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bunner-cardiologia 2/5

REFERÊNCIASAULER, José Otávio Costa, OLIVEIRA, Sérgio Almeida (et al). PósOperatório de Cirurgia Torácica e Cardiovascular, Ed. Artmed. Porto Alegre, 2004.

BRUNNER, Smeltzer, SUDDARTH Suzanne C. Tratado De Enfermagem Médico Cirúrgica, Ed.Guanabara Koogan, 10ª edição. Rio de Janeiro 2005.

NICOLAU, Jose Carlos (et al). Condutas Práticas Em Cardiologia, Ed Manole. São Paulo 2010.

SILVA, Daiana Monici, MAGALHÃES, Sônia Martins, BRASILEIRO, Marislei Espíndula. OsCuidados De Enfermagem No Pós Operatório Imediato De Cirurgia Cardíaca Em Neonatos.Revista Eletrônica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição 2009.Disponível no site: http://www.ceen.com.br/revista eletrônica. Acesso dia 23 set. 2011.

Enfermeira Intensivista e Pós Graduanda em Cardiologia para Enfermeiro pela UniversidadeGama Filho

Fig 1. Técnica de enfermagem na diluição de medicações conforme protocolo.

5/16/2018 Bunner Cardiologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bunner-cardiologia 3/5

Fig2. Carro de auxílio que contêm matérias e equipamentos necessários para a admissão

Fig3. Monitorização de parâmetros vitais e controle rigoroso a cada hora.

5/16/2018 Bunner Cardiologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bunner-cardiologia 4/5

Fig. 4 Controle rigoroso de débitos

Fi . 5 Anamnese e exame físico criterioso

5/16/2018 Bunner Cardiologia - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/bunner-cardiologia 5/5

Fi . 6 Controle de sinais vitais