Business Review Brasil Julho 2015

124
JULHO 2015 WWW.BUSINESSREVIEWBRASIL.COM.BR ONDE ESTÃO AS MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO? Cimento Bravo: Uma nova cara no setor Tecnologia: A realidade do “home office” Liderança: As fusões como estratégia de crescimento

description

 

Transcript of Business Review Brasil Julho 2015

Page 1: Business Review Brasil Julho 2015

JULHO 2015WWW.BUSINESSREVIEWBRASIL.COM.BR

ONDE ESTÃO AS MELHORES ESCOLAS DE NEGÓCIOS DO MUNDO?

Cimento Bravo: Uma nova cara no setor

Tecnologia: A realidade do “home office”

Liderança: As fusões como estratégia de crescimento

Page 3: Business Review Brasil Julho 2015

E metade do ano já se foi. Apesar de combinar com as férias de julho, essa pode ser uma boa época para avaliar e, quem sabe, voltar para a sala de aula. Já pensou em fazer uma pós, um MBA ou um curso extracurricular para complementar sua graduação e, consequentemente, dar uma guinada na carreira? O Top 10 dessa edição traz boas alternativas de escolas de negócios, tanto aqui, como no exterior. Sem contar que muitos programas também chegam a oferecer cursos a distância onde, a conveniência, pode ser o fator chave para dar uma força e tomar coragem. Inclusive, aproveitamos também para falar sobre o conceito do home office. Seja você funcionário de uma empresa ou dono do seu próprio negócio, a ideia é ter em mente que muita coisa pode ser feita de casa. Com pequenos ajustes, a tecnologia permite um escritório funcional completo. Confira ainda as estratégias de crescimento através das fusões entre pequenas, médias e grandes empresas.

Boa leitura!

É hora de evoluir

C A R TA D A E D I T O R ACONTRIBUIDORES

Flávia BrancatoEditora

[email protected]

3

Wilsony da SilvaWilsony é graduado em Ciências

Contábeis e Processos Gerenciais. Com experiência em consultoria de implantação de sistemas, gestão empresarial e projetos, atua como gerente comercial da Magnus Consultoria.

Edneia MouraCEO da Bysoft e presidente do

grupo Bysoft/NSI. Possui expertise nas áreas financeira, administrativa, de qualidade, e segurança de dados. Foi responsável pela criação do programa de Canais e Parcerias da Bysoft e esteve à frente dos processos de fusão com a Gett Tecnologia (2014) e NSI (2015).

Page 4: Business Review Brasil Julho 2015

SEÇÕES

CONTEÚDO

TOP 10

O conceito e a estrutura para trabalhar de casa

TECNOLOGIA

6

4 J u l h o 2 0 1 5

LIDERANÇAO ponto alto das fusões

16

24

Onde estão as melhores escolas de negócios do mundo

Page 5: Business Review Brasil Julho 2015

PERFIL CORPORATIVO

5

FABRICAÇÃO

30 Cimento Bravo

46 Fraldas Capricho

56 Ciplan

70 Oji Papéis Especiais

LOGÍSTICA

82 Localfrio

SAÚDE

94 Hapvida

ENERGIA

106 Karoon Petróleo & Gás

MINERAÇÃO

118 IBRAM

Cimento Bravo

30

Localfrio82

Hapvida94

IBRAM118

Fraldas Capricho

46

Page 6: Business Review Brasil Julho 2015

AS ESCOLAS DE NEGÓCIOS PODEM SER UMA ALAVANCA

PARA A SUA CARREIRA

Escrito por: Flávia Brancato

CONFIRA AS MELHORES

TOP 10

Page 7: Business Review Brasil Julho 2015

77

AS ESCOLAS DE NEGÓCIOS PODEM SER UMA ALAVANCA

PARA A SUA CARREIRA

Escrito por: Flávia Brancato

CONFIRA AS MELHORES

Page 8: Business Review Brasil Julho 2015

a busca pelo melhor, fica a critério do que se encaixa especificamente para você.

Para começar uma nova jornada em meio a livros, provas e disposição, aliás, muita disposição, é preciso focar no que é realmente importante. Talvez estudar fora? Um curso de algumas semanas ou meses no exterior? Uma pós-graduação intercalada com as horas de trabalho?

Bem, todos os anos o renomado jornal americano Financial Times divulga um ranking com as 75 melhores escolas de negócios do mundo. Na categoria programas abertos – o ‘Financial Times Executive Education – Open Courses’ – que analisa cursos destinados ao desenvolvimento de executivos em geral, estão classificadas quatro escolas brasileiras. Na nossa lista, além das opções para quem não quer, ou não pode, sair do país, nós trazemos as seis primeiras colocadas como alternativas para explorar outras culturas e trazer muito conhecimento na bagagem.

8 J u l h o 2 0 1 5

Em se tratando de crescimento profissional, existem várias maneiras

de nos aperfeiçoarmos. Seja em busca da valorizaçao pessoal, profissional ou, em muitos casos, ambas, a ideia é procurar uma formação qualificada adaptada às necessidades reais do mercado. Em um mundo moderno, onde as inovações e as indústrias dos mais variados setores estão em constante desenvolvimento,

TOP 10

Page 9: Business Review Brasil Julho 2015

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

10 IMD Business School

Considerada a melhor escola de negócios do mundo, a IMD forma anualmente grandes empresários e CEOs de todos os cantos do planeta. Localizada na Suíça, os cursos são focados 100% na realidade do desenvolvimento corporativo. O Programa Orchestrating Winning Performance é um dos destaques para aprender as mais recentes reflexões sobre gestão e tendência global. A instituição também oferece programas nas unidades do Japão e Cingapura.

Para mais informações, visite o site (em inglês) >>

09 HEC PARIS

Criada em 1881, gerida e financiada pela Câmara de Comércio e da Indústria de Paris, a HEC é uma das mais antigas e prestigiadas escolas de negócios do mundo. Com valores concentrados no enfoque multidisciplinar e multicultural, a escola possui mais de 100 grandes parceiros no mundo acadêmico e dezenas de programas, tanto para profissionais veteranos como os que estão iniciando a carreira.

Confira o site da escola (em inglês) >>

9

Page 10: Business Review Brasil Julho 2015

08 IESE Business School

A primeira escola espanhola a surgir neste ranking, a IESE é considerada a sexta melhor escola de negócios do mundo em geral e, desde 2000, oferece programas projetados especificamente para empresas no Brasil. O objetivo destas atividades é fortalecer o serviço prestado às empresas brasileiras que já são clientes IESE e aumentar o número de organizações na região. A unidade brasileira fica em São Paulo, no bairro da Bela Vista.

Visite o site para mais informações em português >>

07Harvard Business School

A famosa universidade americana de Harvard, é também conhecida por ter formado nomes como os dos políticos George W. Bush, Mitt Romney e Michael Bloomberg. Parte dos programas educacionais, o Executive Education tem excelentes opções de curta duração. Voltados para altos executivos, os cursos de liderança, estratégia, finanças, empreendedorismo e inovação, duram em média entre sete e trinta dias. As aulas podem ser ministradas nos campus de Boston (matriz), Shangai, Mumbai, Califórnia, Inglaterra, Espanha ou África.

Para mais informações, clique aqui >>

1 0 J u l h o 2 0 1 5

TOP 10

Page 11: Business Review Brasil Julho 2015

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

1 1

06 University of Chicago

A segunda universidade mais antiga dos Estados Unidos é também a primeira a oferecer um MBA Executivo e um programa de Doutorado em Negócios. Na Chicago Booth, os estudantes podem optar por programas de MBA tanto em período integral,

como meio período – aulas noturnas ou nos fins de semana, além dos cursos de MBA Executivo (EMBA). Diferente da maioria das outras escolas, os programas permitem que os alunos estruturem seus cursos e suas matérias de estudo de acordo com seus interesses..

Clique aqui para dar uma olhada nos programas (site em inglês) >>

Page 12: Business Review Brasil Julho 2015

1 2 J u l h o 2 0 1 5

05 INSEAD

O INSEAD é uma das melhores escolas de pós graduação no mundo que apresenta como diferencial sua proximidade com o empresariado. Além dos tradicionais programans de MBA, a escola oferece um programa de doutorado e cursos de desenvolvimento de executivos. O MBA INSEAD, por exemplo, é um programa de dez meses em tempo integral, oferecido em Fontainebleau (cidade a 55 km ao sul de Paris) e em Cingapura.

Confira todos os programas e cursos aqui (site em inglês) >>

04 Insper

Com a missão de ser um centro de referência em educação e geração de conhecimento nas áreas de administração, economia, direito e engenharia, o Insper foca no desenvolvimento de líderes e profissionais inovadores. Através de parcerias com conceituadas universidades e escolas de negócios pelo mundo inteiro, alguns cursos também oferecem aos alunos a possibilidade de estudar no exterior, assim como programas customizados para empresas. O Campus da Insper em São Paulo fica na Vila Olímpia.

Acesse o site para conferir os programas >>

TOP 10

Page 13: Business Review Brasil Julho 2015

03 Fundação Dom Cabral (FDC)

Ocupando o 16º lugar no ranking geral de 2015, das 75 melhores escolas de negócios de todo o mundo, há dez anos a Fundação Dom Cabral lidera o ranking das melhores escolas de negócios da América Latina. Comprometida com a excelência na educação

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

1 3

executiva, por meio da sua rede de alianças internacionais, a FDC exerce suas atividades no Brasil e no exterior, muitas vezes em cooperação com instituições locais. Com dezenas de programas, a escola está presente em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para obter informações completas, visite o site >>

Page 14: Business Review Brasil Julho 2015

02 FIA (Fundação Instituto de Administração)

A terceira brasileira melhor colocada no ranking das escolas de negócios do mundo, atualmente a FIA tem em seu portfólio programas de educação executiva como os cursos de extensão, MBAs, cursos de pós-graduação, programa de Pós-MBA, além da Graduação em Administração que visa transformar jovens em executivos

1 4 J u l h o 2 0 1 5

de sucesso. As três unidades educacionais de excelente padrão, estão localizadas nos bairros do Butantã, Pinheiros e Vila Olímpia, em São Paulo. Além disso, possui parcerias com escolas de negócios da Europa, Estados Unidos e Ásia, oferecendo opções de complementação dos estudos nos módulos internacionais oferecidos por diversos cursos de MBA e pelo programa de Pós-MBA.

Para mais informações, visite o site >>

TOP 10

Page 15: Business Review Brasil Julho 2015

01 Saint Paul

A Saint Paul Escola de Negócios é uma das principais empresas de soluções em treinamento na área de finanças e negócios do país, com milhares de executivos habilitados por ano. Em correalização com notáveis parceiros internacionais, oferece os únicos programas de MBA no Brasil com um terço das disciplinas ministradas pelos instrutores de renomadas

1 5

instituições estrangeiras. Existem também alternativas de cursos de educação a distância, assim como programas customizados às realidades específicas de cada organização. A instituição aparece no rol das três melhores escolas para executivos do Brasil, é a 6a melhor da América Latina e a 54a melhor do mundo.

Confira mais detalhes clicando aqui >>

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

Page 16: Business Review Brasil Julho 2015

FUSÃO COMO ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTOEscrito por: Edneia Moura Chebabi, CEO da Bysoft / www.bysoft.com.br

L IDERANÇA

Page 17: Business Review Brasil Julho 2015

1 71 71 71 7

Page 18: Business Review Brasil Julho 2015

1 8 J u l h o 2 0 1 5

A s notícias que se espalharam

pelos meios de comunicação

e, posteriormente a queda

das vendas e o enfraquecimento

da economia atingiram uma grande

parcela das empresas brasileiras. Se

preparar para o que estava por vir e

criar um planejamento estratégico

para driblar a crise, foi fundamental

para que os negócios se mantivessem

estáveis neste período difícil que o

país enfrenta.

No entanto, uma pesquisa da PwC

apontou que as fusões e aquisições

no primeiro quadrimestre do ano

continuam em alta. Foram 268

transações no período e o destaque,

assim como no ano anterior, foi

para o segmento de tecnologia da

informação. Arrisco-me a dizer que,

dentre todos os setores, este é o

menos atingido pela crise porque

traz uma série de soluções para

quem quer “arrumar a casa”, reduzir

os custos e criar uma gestão mais

eficiente.

Na pesquisa da PwC, que mostrou

que o mercado de TI foi responsável

por 20% das fusões nos primeiros

quatro meses de 2015, a união entre a

Bysoft e a New Soft Intellicence (NSI)

foi o principal destaque. A negociação

foi divulgada em abril e criou um dos

principais players do segmento de

soluções para comércio exterior.

Enquanto a Bysoft está presente em

80% das comissárias de despacho

do Brasil, a NSI atua em grandes

indústrias importadoras. A partir de

agora, com bases integradas, passam

a oferecer uma solução completa

para qualquer empresa que atue no

L IDERANÇA

Page 19: Business Review Brasil Julho 2015

1 9

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

comércio exterior.

Se unir à NSI foi, sem dúvida,

uma grande estratégia de mercado.

Principalmente porque acreditamos

que as parcerias certas são um ponto

chave para continuarmos com o ritmo

de crescimento que alcançamos

nos últimos anos. Para chegar ao

fim de 2015 com o aumento de 30%

na receita, conforme planejado,

decidimos enfrentar a crise de peito

aberto e dispostos a oferecer cada

vez mais opções para as empresas do

segmento.

E foi através da união com a NSI

que passamos a atender não mais

apenas pequenas e médias empresas,

mas a contarmos também com uma

equipe especializada para atender

também grandes companhias. A

união das forças de duas empresas já

conceituadas resultou em um grupo

Page 20: Business Review Brasil Julho 2015

2 0 A b r i l 2 0 1 5

L IDERANÇA

Page 21: Business Review Brasil Julho 2015

2 1

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

pronto para enfrentar a crise, com uma

carteira de mais de 1,4 mil clientes,

uma equipe de 200 profissionais

especializados e 18 parceiros.

A pesquisa da PwC revela que

as companhias estão deixando

de lado o modelo tradicional de

trabalho e percebendo que uma

cooperação entre negócios com

interesses comuns é fundamental

para o crescimento. Em uma fusão,

abre-se mão de algumas ideias

para incorporar outra cultura, mas

também fortalece-se os pontos fortes

de cada companhia envolvida. E

quando feita de forma bem planejada

e estruturada, uma fusão pode ser a

porta de entrada para o sucesso: é a

chave para a ampliação dos negócios,

o fortalecimento da marca, a melhoria

das áreas que não se tinha expertise e

a criação de um grupo fortalecido.

Quando o foco é o crescimento, é

necessário deixar de lado qualquer

tipo de preconceito e analisar todas

as propostas que chegam à empresa.

Foi com este pensamento que a Bysoft

sempre geriu seus negócios. Por

aqui, as fusões não são vistas como

o fim de uma empresa e o início de

outra, mas como a continuidade de

um planejamento e a possibilidade de

Page 22: Business Review Brasil Julho 2015

2 2 J u l h o 2 0 1 5

novos negócios, mais estabilidade e

resultados em curto prazo. Antes da

união com a NSI, a companhia já havia

incorporado a Gett Tecnologia em

2014. Com isso, a marca se fortaleceu

na região Sul, ganhando mais clientes

e mais profissionais qualificados.

A realização de uma fusão é uma

ação que traz ganhos para todos

os envolvidos, incluindo os clientes

das empresas envolvidas: mais

profissionalismo, mais opções de

soluções para os negócios e melhor

atendimento. Sabemos que a

realidade das empresas brasileiras é

uma equipe cada vez mais enxuta e,

somado a isso, a crise financeira pode

derrubar uma grande ideia que não

tenha o aporte ideal.

Com planejamento e transparência,

L IDERANÇA

Page 23: Business Review Brasil Julho 2015

F E AT U R E A R T I C L E S H O R T E N E D H E A D L I N E

2 3

empresas de pequeno porte ganham

novos rumos e enfrentam de cabeça

erguida desafios do mercado. Afinal,

além de uma solução de gestão,

as empresas de tecnologia e,

consequentemente de outros setores,

devem oferecer cada vez mais

diferenciais para manter o seu cliente.

E isso se conquista também com a

união de gente que tem na cabeça e

nas atitudes os mesmos ideais e os

mesmos desejos. Se tem uma coisa

que a pesquisa da PwC fortaleceu na

Bysoft foi a certeza de que estamos

sim no caminho certo e prontos para

enfrentar os novos desafios, ao lado

de um grande parceiro, que forma

conosco agora, um grupo fortalecido

e ainda mais profissional.

Page 24: Business Review Brasil Julho 2015

2 4 M o n t h 2 0 1 4

SOFTWARE EM NUVEM GERA MOBILIDADE NAS OPERAÇÕES

Escrito por: Wilsony da Silva / www.magnus.com.br

TECNOLOGIA

Page 25: Business Review Brasil Julho 2015

SOFTWARE EM NUVEM GERA MOBILIDADE NAS OPERAÇÕES

Escrito por: Wilsony da Silva / www.magnus.com.br

2 5

Page 26: Business Review Brasil Julho 2015

2 6 J u l h o 2 0 1 5

Há alguns anos, trabalhar

em casa era apenas uma

tendência, algo que até

então, não parecia ser viável para

as organizações e nem para os

colaboradores. Aos poucos, os

montes de papeis utilizados pelos

escritórios foram cedendo espaço

aos computadores, dando agilidade

à rotina e aos processos de cada

empresa. Com isso, o home office deu

os seus primeiros passos e hoje, já é

uma realidade entre corporações de

vários segmentos, portes e também

entre trabalhadores independentes.

Apesar de várias restrições, pesquisas

apontam que a modalidade teve um

crescimento significativo nos últimos

anos. Com isso, as organizações

precisaram se adequar aos novos

formatos de trabalho e com o avanço

tecnológico que contribui para

que a tendência se fortaleça como

realidade.

Para quem trabalha em casa,

a modalidade traz uma série de

benefícios, entre eles, menos

tempo no trânsito, horários mais

flexíveis, redução no estresse e mais

qualidade de vida. Enquanto para as

organizações, o home office permite

que mantenham estruturas físicas

mais enxutas, além de proporcionar

o aumento da produtividade, uma

vez que as pessoas podem trabalhar

nos horários em que o seu ritmo

biológico é mais propício para as

tarefas que devem executar. Porém,

é necessário que o colaborador saiba

equilibrar as demandas profissionais

com as tarefas da sua casa, afinal

como em todas as organizações,

TECNOLOGIA

Page 27: Business Review Brasil Julho 2015

2 7

a rotina de trabalho requer um

determinado tempo, que não deve

ser aliado a outras atividades. Além

disso, recomenda-se também, que

periodicamente sejam feitas reuniões

presenciais para o acompanhamento

do trabalho.

Atualmente, encontramos no

mercado uma porção de ferramentas

que viabilizam o home office, entre

elas estão aplicativos para conversas

instantâneas como o Skype,

plataformas de videoconferência,

espaços para armazenamento

de documentos, além de alguns

sistemas de gestão, como por

exemplo, ERPs, que centralizam

todos os recursos em apenas um

programa, já estão se atualizando

e tornando-se compatíveis com a

Page 28: Business Review Brasil Julho 2015

2 8 J u l h o 2 0 1 5

traz. Uma das principais vantagens da

computação em nuvem é a mobilidade

que ela proporciona aos seus

usuários. Se observarmos o cenário

atual, onde as operações requerem

ações imediatas, possuir acesso

às informações em tempo real, seja

através do smartphone ou tablet em

qualquer lugar, faz com que a empresa

esteja pronta para agir no momento

certo e dessa forma, não perder

possíveis oportunidades. Para quem

viaja a trabalho ou realiza reuniões fora

da empresa, a ferramenta também

plataforma em nuvem. Dessa forma,

os colaboradores estão sempre em

contato com a empresa em busca de

orientações e atualizando-se sobre

o setor, fator importante para o bom

andamento do trabalho como um

todo.

Os investimentos em cloud

computing (computação em nuvens)

estão se consolidando no mercado,

tornando-se grandes aliados às

demandas que as organizações

exigem no dia a dia de trabalho, sem

falar nos benefícios que a plataforma

TECNOLOGIA

Page 29: Business Review Brasil Julho 2015

B U S I N E S S R E V I E W B R A S I L

2 9

é uma grande aliada, já que através

dos softwares em nuvem, a empresa

está sempre disponível em tempo real

para a sua operação, além de auxiliar

na tomada de decisões e com isso,

realizar bons negócios.

É importante ressaltar que nem

todos os sistemas podem ser

adequados ao cloud computing.

Portanto, para quem pensa em

começar a utilizar o software,

recomenda-se fazer uma análise dos

sistemas operacionais utilizados pela

organização, para identificar quais são

compatíveis com a plataforma e quais

precisarão ser substituídos outros

programas. A análise é importante

para o sucesso na implantação

da cloud, sem comprometer os

benefícios que este tipo de ambiente

virtual proporciona. Entre eles

podemos destacar ainda, a redução

dos problemas com quedas de

energia, problemas de equipamento

ou até mesmo ataques virtuais.

Além disso, a cloud computing pode

substituir os servidores locais, isso

gera economia em relação aos gastos

com estruturas e espaços físicos.

Page 30: Business Review Brasil Julho 2015

CIMENTO BRAVO:Herança de sucessoCompanhia investe em quatro unidades fabris e começa com

força total através da unidade de Moagem de CimentoEscrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 31: Business Review Brasil Julho 2015

3 1

CIMENTO BRAVO:Herança de sucessoCompanhia investe em quatro unidades fabris e começa com

força total através da unidade de Moagem de CimentoEscrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 32: Business Review Brasil Julho 2015

3 2 J u l h o 2 0 1 5

CIMENTO BRAVO

F oi da união de dois grandes nomes da indústria brasileira - Cornélio Brennand e Queiroz Galvão – que surgiu a holding Cimento Portland Participações-CPP. A partir daí, o foco esteve

concentrado em tornar a sua marca “Cimento Bravo” diferenciada e de referência na indústria cimenteira brasileira. Quando completas, as quatro unidades fabris (três fábricas integradas e a unidade de moagem) serão responsáveis por uma capacidade de produção de cimento de cerca de 8 milhões de toneladas/ano.

A jornada está apenas começando, mas, o plano de negócios, já demonstra a agilidade e a força com que chega ao mercado. Em 2014, com um investimento total de R$ 120 milhões, foi construída a unidade de Moagem de Cimento (CIMAR) em São Luís do Maranhão. Uma segunda fábrica, integrada, será implantada na Bahia, no município de Paripiranga, e aguarda a emissão de sua Licença Ambiental de Instalação. Além disso, outras duas unidades, que juntas terão capacidade produtiva de aproximadamente 5 milhões de toneladas de cimento por ano, serão introduzidas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Vista geral da esplanada da CIMAR – Cimentos do Maranhão S/A

Page 33: Business Review Brasil Julho 2015

H E R A N Ç A D E S U C E S S O

www.c imentobravo .com.br 3 3

C IMENTO BRAVO

INTEGRIDADE E VALORES“Pela solidez e tradição de excelência de seus sócios, o nosso “Cimento Bravo” surgiu refletindo valores de sustentabilidade social, ambiental e integridade encontrados nas demais empresas dos dois grupos acionistas”, define Rogerio Notare, Diretor Presidente da CPP. De acordo com o Plano de Negócios, as ações estão direcionadas às novas fronteiras de agronegócios, industrial e de obras de infraestrutura.

Rogerio Notare,

Diretor-Presidente.

Graneleiro do Cimento Bravo carregando na CIMAR

Cré

dito

: Mei

relle

s

Page 35: Business Review Brasil Julho 2015

H E R A N Ç A D E S U C E S S O

www.c imentobravo .com.br 3 5

O formato operacional também foi dedicado às melhores tecnologias disponíveis para o setor, promovendo operações seguras, eficientes e ambientalmente sustentáveis. “Temos, seguramente, uma empresa diferenciada, ágil e muito competitiva que investe no compromisso de longo prazo junto aos seus clientes, fornecedores e colaboradores”, complementa Notare.

Quando o assunto é qualidade, além de estar em processo de certificação de seus produtos, através da obtenção do selo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o qual comprovará que o Cimento Bravo atende às especificações das normas brasileiras e que será monitorado por este que é um dos mais importantes órgãos certificadores do Brasil, a

Painel Central de Controle das Operações da CIMAR.

Operador em verificação do sistema hidráulico do Moinho de Bolas.

Main text goes here and can be a block of copy - if there is no desire to indent the copy with headings. Main text goes here and can be a block of copy - if there is no desire to indent the copy with headings.If you need to create a new paragraph then just hit return and a separating rule appears for segregating the paragraphs.The text in this box aligns from the bottom up. Adjust the text box height of course, but leave the position of the box so that the bottom of the box has a y co-ordinate of 742pt.Website: address goes here as the last entry

PERFIL DA EMPRESACOMPANY NAME

Colaboradores da equipe de operações da CIMAR.

Cré

dito

: Mei

relle

sC

réd

ito: M

eire

lles

Cré

dito

: Mei

relle

s

Page 36: Business Review Brasil Julho 2015

3 6 J u l h o 2 0 1 5

CIMAR está desenvolvendo seu SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), visando alcançar a melhoria contínua de seus produtos e processos, bem como sua certificação nos padrões internacionais das normas ISO.

ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO E PRODUÇÃOLocalizada próxima ao Porto do Itaqui e dos fornecedores de matérias-primas e serviços, logo às margens da principal rodovia federal e das ferrovias que atendem a região, a produção da CIMAR – que tem como principal matéria-prima o clínquer - é destinada ao pronto atendimento

Analista de Laboratório

da CIMAR.

Cré

dito

: Mei

relle

s

Page 37: Business Review Brasil Julho 2015

H E R A N Ç A D E S U C E S S O

www.c imentobravo .com.br 3 7

dos mercados da aglomeração urbana tanto da capital São Luís, como das demais regiões do estado e das principais praças dos vizinhos Piauí e Pará.

Sem dúvida, o acréscimo da demanda oriunda do aumento das obras de infraestrutura, do aquecimento do mercado imobiliário e da ampla oferta de crédito aos brasileiros, foram fatores decisivos para a estruturação do atual parque industrial cimenteiro no Brasil. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Construção – SNIC, o país é atualmente um dos maiores consumidores de cimento do mundo, ultrapassando 70 milhões de toneladas. Nos últimos cinco anos, por exemplo, as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, foram as que registraram o maior crescimento de consumo.

“A nossa proposta é de nos diferenciarmos quanto à disponibilidade dos nossos cimentos com qualidade e competitividade garantidas, preservando a sustentabilidade sócio-ambiental e econômica, por meio de atitudes, serviços e atendimento ao mercado à luz dos anseios e necessidades dos nossos clientes.”

– Rogerio Notare, Diretor Presidente da CPP

Operador da CIMAR abastecendo o magazine da ensacadeira.

Cré

dito

: Mei

relle

s

Page 38: Business Review Brasil Julho 2015

55 (12) 3892-1499

[email protected]

www.pronave.com.br

Moega Ecológica com solução de despoeiramento, para

descarga de granéis sólidos, na atividade portuária e industrial.

Projetamos o equipamento conforme a necessidade de sua

operação, obedecendo todos os padrões e exigências,

relacionado às normas de segurança e meio ambiente.

Page 39: Business Review Brasil Julho 2015

H E R A N Ç A D E S U C E S S O

www.c imentobravo .com.br 3 9

O presidente assume que as tendências do setor foram essenciais na estratégia de posicionamento das fábricas. “Enxergamos que os mercados do Maranhão e região vinham sofrendo, sistematicamente, com a falta de cimento tanto para o varejo quanto para os projetos de infraestrutura, essenciais para o desenvolvimento regional. Com a implantação da fábrica do Cimento Bravo em São Luís, contribuímos significativamente para sanar este déficit e tornar esse mercado autossuficiente em oferta competitiva de cimento. Nosso produto é do Maranhão e nosso objetivo é aplicarmos as melhores práticas para atender este importante mercado”, justifica.

VANTAGENS COMPETITIVASNotare ainda assume que o efeito da desvalorização do Real promoveu impactos desfavoráveis à condição competitiva da CIMAR, “quando dependemos da importação do clínquer”. Para driblar essa desvantagem, a companhia investiu em uma solução inovadora em relação a operação portuária de descarregamento dos navios de clínquer, adquirindo duas moegas ‘Eco-Eficientes’ específicas para essa natureza. “Esses equipamentos minimizam consideravelmente a emissão de particulados e foram utilizados pela primeira vez em agosto do ano passado para o descarrego de 34 mil toneladas de clínquer”. E ainda comemora, “obtivemos uma considerável

Aspecto da Central de Relacionamento com o Cliente da CIMAR.

“Nosso produto é do Maranhão e nosso objetivo é aplicarmos as melhores práticas para atender este importante mercado.”– Rogerio Notare, Diretor Presidente da CPP

Cré

dito

: Mei

relle

s

Page 40: Business Review Brasil Julho 2015

4 0 J u l h o 2 0 1 5

COMPANY NAME

Moega Ecológica utilizada para descarga de clínquer no

Porto do Itaqui, em São Luís-MA

Page 41: Business Review Brasil Julho 2015

H E R A N Ç A D E S U C E S S O

www.c imentobravo .com.br 4 1

COMPANY NAME

‘redução sustentável’ no custo total do clínquer importado, frente às alternativas convencionais para esta operação”.

Esses equipamentos possuem um sistema de içamento e reboque que permite sua transferência para quaisquer dos berços multiuso do Porto do Itaqui. Além do mais, têm estatura que propicia a operação de descarga utilizando-se dos guindastes do próprio navio. Com isso, a operação da CIMAR tornou-se mais flexível e bem menos custosa, contribuindo para um melhor planejamento e otimização do uso da infraestrutura portuária.

Outra vantagem competitiva estrutural relevante para a CIMAR, está na viabilidade técnica e econômica de adição ao seu cimento da escória proveniente da produção de ferro da gusa gerada no sul do Maranhão. É um insumo substituinte de 34% da necessidade de clínquer, que promove características técnicas muito positivas ao cimento tipo CP-II-E e não está sob os riscos da variação cambial e/ou das operações portuárias. A escória é transportada até a moagem de cimento tanto pela Ferrovia

Alameda de carregamento de caminhões na expedição da CIMAR

Page 42: Business Review Brasil Julho 2015

4 2 J u l h o 2 0 1 5

Estoque Cimento Bravo

Carajás, quanto através do aproveitamento do frete de retorno do cimento despachado para o sul do estado.

Quanto às ações de diferenciação comercial, a empresa atende vários segmentos através do cimento ensacado, paletizado, à granel, e ainda oferece a oportunidade do ‘carregamento programado’. Outra flexibilidade importante é a venda fracionada a partir de 80 sacos – modalidade que permite que o cliente compre cimento em pequena escala diretamente da fábrica.

EXPANSÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL“A unidade de Paripiranga-BA é uma das âncoras do projeto”, assume Notare. Situada a 370 quilômetros de Salvador, essa será a primeira fábrica integrada da CPP com mineração de calcário e fabricação de clínquer. Com capacidade de produção de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas por ano de cimento, será considerada a maior fábrica de

Page 43: Business Review Brasil Julho 2015

H E R A N Ç A D E S U C E S S O

www.c imentobravo .com.br 4 3

cimento da Bahia e já conta com expressivas reservas de calcário de excelente qualidade.

Com investimento estimado superior a R$ 1 bilhão, sua produção atenderá, prioritariamente, os mercados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, podendo estender-se também até o Rio Grande do Norte e Ceará. “A expectativa é de iniciarmos a construção desta unidade ao finalizarmos o processo de licenciamento ambiental, com entrada em operação em até 30 meses após o início das obras”, diz o Presidente.

É importante mencionar que, com o objetivo de esclarecer às comunidades quanto à importância da conservação dos sítios arqueológicos e da espeleologia da região, durante o processo de licenciamento ambiental desta unidade foram promovidas oficinas de educação ambiental e patrimonial ao longo dos últimos 12 meses. Exposições de artefatos arqueológicos e atividades de arte-educação com as crianças, foram outros meios utilizados para esclarecer aspectos relativos à implantação da mina de calcário e da fábrica de cimento no município. Nessas oficinas, que contaram com a presença expressiva da comunidade, foram abordados temas como localização do empreendimento, tecnologia a ser utilizada, impactos e programas ambientais.

“A unidade de Paripiranga-BA é uma das âncoras do projeto”– Rogerio Notare, Diretor Presidente da CPP

Page 44: Business Review Brasil Julho 2015

4 4 J u l h o 2 0 1 5

CIMENTO BRAVO

No que diz respeito à eficiência operacional e controle de impacto ambiental, a unidade de São Luís está dotada de equipamentos de primeira linha e alto desempenho para ajudar no baixo consumo de energia elétrica. Foram também empregados sistemas de captação de alta performance, proporcionando rigorosos controles de emissão de particulados.

O Cimento Bravo promove uma outra contribuição relevante para a redução das emissões de CO2. Isto porque a CIMAR viabilizou, juntamente com a Queiroz Galvão

Vista do parque

industrial da CIMAR

Armazém de estocagem de matérias-primas

Page 45: Business Review Brasil Julho 2015

H E R A N Ç A D E S U C E S S O

www.c imentobravo .com.br 4 5

C IMENTO BRAVO

Siderurgia, a utilização competitiva e sustentável em sua produção da escória proveniente da indústria siderúrgica maranhense, localizada em Açailândia-MA. Este subproduto da fabricação de Ferro Gusa é considerado um insumo estratégico fundamental para a competitividade da fábrica. Além disso, a sua utilização resulta em consequências positivas voltadas à preservação do meio-ambiente. É através do reprocessamento pela unidade de moagem de cimento que essa escória alcança sua alternativa mais eficiente e econômica de reaproveitamento, proporcionando um ciclo virtuoso na cadeia produtiva do Maranhão. Outro ponto relevante é que a utilização deste material como substituto do clínquer, promove redução nas emissões de CO2 na atmosfera e economia de recursos naturais como argila e calcário, contribuindo significativamente para uma operação ainda mais ambientalmente amigável.

Apoiando diversas outras iniciativas condizentes com as propostas de valor e entendimento de responsabilidade social, Notare diz orgulhoso, “recentemente, o Cimento Bravo fez parte de uma ação social muito especial. Desenvolvida por um de nossos clientes no município de Paço do Lumiar-MA, com apoio de entidades como SINDUSCON-MA, FIEMA além de outras empresas, a proposta foi de oferecer um dia inteiro de serviços e produtos que promoveram a cidadania e melhorias na qualidade de vida daquela comunidade”.

Informação da Companhia

I N D Ú S T R I A

Materiais de construção

S E D E

São Luís - MA

F U N D A Ç Ã O

2012

F U N C I O N Á R I O S

80

R E C E I TA A N U A L

R$ 200 milhões

P R O D U T O S /

S E R V I Ç O S

Fabricação de

Cimento Portland para

construção civil

G E S TÃ O

Diretor Presidente: Eng. Rogério Notare

Diretor Industrial/Projetos: Eng. José Tarcísio Piau

Page 46: Business Review Brasil Julho 2015

Fraldas Capricho:Destaque entre as maiores

fabricantes de fraldas descartáveis infantisEmpresa se solidifica no mercado desenvolvendo produtos competitivos e atraentes

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 47: Business Review Brasil Julho 2015

4 7

Fraldas Capricho:Destaque entre as maiores

fabricantes de fraldas descartáveis infantisEmpresa se solidifica no mercado desenvolvendo produtos competitivos e atraentes

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 48: Business Review Brasil Julho 2015

4 8 J u l h o 2 0 1 5

FRALDAS CAPRICHO

Até se tornar uma das cinco maiores fabricantes brasileiras de fraldas descartáveis infantis, a Fraldas Capricho vem de uma trajetória de 40 anos de expertise, acompanhando a evolução e

a demanda do mercado de bens de consumo. Com a missão de oferecer conforto para mamães, bebês e idosos, a empresa possui um amplo portfólio de produtos que atende as mais variadas necessidades dos consumidores.

No início o foco era voltado apenas para a confecção de calças plásticas para bebês. Nascia assim, em 1975, as calças Enxuta, que serviam para cobrir as tradicionais fraldas de pano. Muitos anos depois a empresa adquiriu ainda uma confecção de roupas e fraldas de pano para bebês. Mas foi com o surgimento das fraldas descartáveis, que em 2011, a companhia investiu em sua primeira máquina para produção das tais, e desde então vem focando em tecnologias avançadas e na expansão do parque industrial.

Os quatro sócios: Laerte Armelin, Dirceu Forti, Fernando Forti e Dirceu Forti Filho

Page 49: Business Review Brasil Julho 2015

F R A L D A S D E S C A R TÁ V E I S

www. f ra ldascapr icho .com.br 4 9

FRALDAS CAPRICHO

Atualmente a Fraldas Capricho conta com oito marcas na linha de produção infantil e três marcas na linha geriátrica, além dos lenços umedecidos que completam o portfólio. Localizada em Capivari, interior do estado de São Paulo, a planta fabril tem capacidade para produzir 840 milhões de unidades/ano, atendendo os mais rigorosos padrões de qualidade exigidos nesta categoria.

DEMANDA E PRODUÇÃOAlém de concentrar os esforços na produção com maior padrão de qualidade, o licenciamento de personagens dos desenhos animados, por exemplo, trouxe um aumento expressivo nas vendas e ganho de capilaridade no mercado. “A entrada dos produtos licenciados no

“Temos um mercado com forte potencial de crescimento”– Dirceu Forti Filho, CEO da Fraldas Capricho

Produção Capricho

Page 50: Business Review Brasil Julho 2015

5 0 J u l h o 2 0 1 5

FRALDAS CAPRICHO

portfólio de produtos infantis, foi um grande divisor de águas para a Capricho, que ganhou projeção nacional e aumentou seu faturamento consideravelmente”, explica Dirceu Forti Filho, CEO da Fraldas Capricho.

Após registrar um crescimento de cerca de 20% no faturamento em 2014 - em comparação ao ano anterior -, somando mais de 610 milhões de tiras vendidas, a Fraldas Capricho, projeta um aumento de pelo menos 5% na receita até o final de 2015. A previsão é de que o faturamento seja de cerca de R$ 210 milhões, com mais de 800 milhões de unidades comercializadas.

Segundo o CEO, a aposta da empresa mesmo diante à retração econômica são produtos mais competitivos, de valor agregado e preços atraentes. Além de migrar 90% dos seus produtos para cobertura macia, um material de qualidade superior que dá maior maciez e conforto à fralda, a indústria de Capivari ainda migrará parte do portfólio de fraldas de tiras

Portfólio Infantil

Page 51: Business Review Brasil Julho 2015

F R A L D A S D E S C A R TÁ V E I S

www. f ra ldascapr icho .com.br 5 1

FRALDAS CAPRICHO

adesivas por modelos com fechamento em velcro.

“Nos últimos anos, os consumidores das classes C e B vêm gastando mais para ter produtos de melhor qualidade e com algum diferencial, porém a questão do preço ainda é muito forte no Brasil e agora, mais do que nunca, será um diferencial decisivo na hora da compra”, afirma o executivo.

OPORTUNIDADES E DESAFIOS DO MERCADONo ano passado a Fraldas Capricho se tornou a maior empresa brasileira de capital fechado do segmento de fraldas descartáveis do país. Para Forti Filho, o mercado brasileiro tem muito espaço a ser explorado. Baseado em dados divulgados pela consultoria Euromonitor, o executivo observa que o consumo per capta de fraldas descartáveis no Brasil é de 2,3 unidades e o produto está presente em 65% dos lares brasileiros. “Temos um mercado com forte potencial de crescimento”.

Além do mais, a linha adulta também representa oportunidade de negócios para a companhia, já que se trata de um segmento que vem crescendo a uma taxa média de 20% ao ano - segundo a consultoria AC Nielsen. Para conquistar novos consumidores, a Fraldas Capricho está inovando nas linhas Sensaty, Maturi Care e Fit Care, com nova tecnologia de fragrâncias, que promove um controle de odor

Dirceu Forti Filho, CEO

“Em 2014 e 2015 investimos por volta de R$ 6 milhões em uma tecnologia de embalagem automática nas linhas de produção”– Dirceu Forti Filho, CEO da Fraldas Capricho

Page 52: Business Review Brasil Julho 2015

5 2 J u l h o 2 0 1 5

COMPANY NAME

mais eficiente.Com a crise da economia brasileira e a taxa cambial flutuando, o maior

desafio do setor é conseguir equilibrar os custos, uma vez que 80% das matérias primas utilizadas na produção das fraldas descartáveis são importadas em dólar. “A empresa vem negociando fornecedor a fornecedor, as melhores condições possíveis, para não extrapolar os custos conseguindo absorver a maior parte das variações sem que o consumidor sinta no preço final dos produtos”, assume Forti Filho.

Fralda Enxutita - linha de produção

Page 53: Business Review Brasil Julho 2015

S E C T O R

www. f ra ldascapr icho .com.br 5 3

COMPANY NAME

ESTRATÉGIAS DE GERENCIAMENTOAtravés de uma governança de estrutura familiar, a Fraldas Capricho opera dentro do modelo de B.I. (Business Intelligence). Diariamente são gerados os indicadores de perda, produtividade, turnover, absenteísmos e qualidade, separados por setor, facilitando a devida tomada de decisão ou ação imediata.

Em busca contínua de melhorias, recentemente a empresa investiu mais de R$ 2 milhões em segurança e saúde, com a implementação da fase de

Page 54: Business Review Brasil Julho 2015

5 4 J u l h o 2 0 1 5

FRALDAS CAPRICHO

homologação da Norma Regulamentadora-12, revisada pelo governo, que obriga as indústrias no Brasil a trabalharem com acesso zero em máquinas e equipamentos.

No quesito qualidade, o CEO destaca a importância do processo como um todo. “Temos um trabalho muito alinhado com nossos fornecedores, onde cada insumo - desde seu recebimento, utilização e extração de melhor performance - é monitorado em conjunto com o fornecedor, que nos treina e acompanha cada etapa do processo, mantendo assim nosso time de qualidade sempre atualizado”.

Para os próximos meses, Forti Filho revela que a empresa já está investindo em novos sistemas. “Em 2014 e 2015 investimos por volta de R$ 6 milhões em uma tecnologia de embalagem automática nas linhas de produção, que possibilitam trabalhar com os pacotes mais comprimidos,

Produção Capricho

Page 55: Business Review Brasil Julho 2015

F R A L D A S D E S C A R TÁ V E I S

www. f ra ldascapr icho .com.br 5 5

FRALDAS CAPRICHO

ganhando espaço em armazenagem, transporte e redução de uso de embalagem em até 25%. Agora estamos com um projeto para o segundo semestre deste ano, que é um sistema de embalagem de fardos automáticos”. E para complementar, a Fraldas Capricho também está em processo final de implantação do sistema de gestão da capacidade produtiva APS – Protheus da TOTVS, que ajuda no sequenciamento on line da produção e dá a carga de trabalho da máquina, gerenciada por pedido e por cliente, tendo uma visão real de quando e como o pedido será entregue.

Informação da CompanhiaI N D Ú S T R I A

Bens de consumo

S E D E

Capivari - São Paulo

F U N D A Ç Ã O

1975

F U N C I O N Á R I O S

500

R E C E I TA A N U A L

R$ 210 milhões

P R O D U T O S /

S E R V I Ç O S

Fraldas descartáveis infantis e adulto e lenços umedecidos

G E S TÃ O

CEO: Dirceu Forti Filho Diretor financeiro: Dirceu Forti Diretor de compras: Fernando Forti Diretor de logística: Laerte Armelin

Produção Capricho

Page 56: Business Review Brasil Julho 2015

Uma das poucas indústrias cimenteiras genuinamente brasileiras atuando no Brasil, a

empresa familiar prioriza qualidade e excelência. Escrito por: Ellen Mason | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 57: Business Review Brasil Julho 2015

5 7

Uma das poucas indústrias cimenteiras genuinamente brasileiras atuando no Brasil, a

empresa familiar prioriza qualidade e excelência. Escrito por: Ellen Mason | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 58: Business Review Brasil Julho 2015

Com simplicidade e agilidade, a Ciplan Planalto S/A é uma empresa familiar que vem operando no mercado de cimento com sucesso desde sua fundação em 1968. Apostando no mercado nacional, a empresa acreditou no crescimento do

país, sendo umas das primeiras a se instalar em Brasília. Há mais de 40 anos ela se destaca como uma das líderes no setor com forte presença em sete estados do país, abrangendo as regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste.

A empresa, que atua no mercado de construção civil, possui uma linha de produtos - dentre eles cimento, agregados (brita), argamassa e concreto - que atende todo tipo de obra. Entretanto, o foco fica por conta da revenda de cimento em sacos. Possuindo a terceira maior fábrica do país e 19% de Market Share na região Centro-Oeste, a empresa oferece ao mercado de obras especiais, soluções diferenciadas através de cimentos especiais e prestação de serviços de concretagem disponíveis nas suas

Aplicação da argamassa CIPLAN

5 8 J u l h o 2 0 1 5

CIPLAN

Page 59: Business Review Brasil Julho 2015

centrais dosadoras de concreto. Mesmo com uma única planta no Brasil, a

Ciplan vem acompanhando a evolução do mercado bem como as tendências do setor. De acordo com Roberto Castelani, presidente da Ciplan, “apostar no crescimento do mercado, investir em condições e oportunidades do mercado e ganho de escala” são os principais elementos que diferenciam as operações da companhia. Castelani ainda diz que a empresa “promove a cultura do investimento em pessoas”.

Apesar da concorrência, os níveis de excelência e competitividade, que são marcas registradas da Ciplan, se tornam responsáveis pelo seu sucesso. A estrutura da empresa é simplificada e focada em resultados onde as decisões são ágeis sem muita burocracia.

Com o setor de construção civil enfrentando

Carregamento automático de agregados

“Por ser uma empresa com custos operacionais controlados na vírgula, levamos vantagens competitivas sobre a concorrência”

– Roberto Castelani, presidente da Ciplan

www.c ip lan .com.br 5 9

C IPLAN

Page 60: Business Review Brasil Julho 2015

Transporte de sacos de cimento para paletização

Page 61: Business Review Brasil Julho 2015

C I M E N T O , C O N C R E T O E A G R E G A D O S

W E C O N V E Y Q U A L I T Y

Expertise na indústria do CimentoTecnologia comprovada com Qualidade, Força e Confiabilidade.

AUMUND Ltda.São Paulo / SP

[email protected]

• Qualidadeeconfiabilidadeparacapa­cidadesdefornodeaté12.000t/dia;

• Comprovadocommaisde10.000 referênciasaoredordomundo.

um período de retração a nível nacional, a Ciplan passou por uma revisão do plano estratégico no final do ano passado, “evitando demissões em massa e menores resultados financeiros”, conta Castelani. Ele ainda adiciona que “por ser uma empresa com custos operacionais controlados na vírgula, levamos vantagens competitivas sobre a concorrência”.

SUPERANDO DESAFIOSComo toda empresa em crescimento, a Ciplan também enfrenta seus desafios. Dentre eles pode-se citar o fator ambiental, a formação de seu quadro de funcionários e segurança, além de não deixar que a retração do mercado afete a produtividade.

“Temos procurado trabalhar em todos os pontos. Temos um planejamento estratégico que abrange cada um desses pontos e que nos permite direcionar ações, investimentos e principalmente a preparação da equipe para poder atender os desafios. Estamos falando de um trabalho

Page 62: Business Review Brasil Julho 2015

6 2 J u l h o 2 0 1 5

de médio e longo prazo, voltado a mudança de cultura, preocupação com meio ambiente, compliance de modo geral e formação de equipe”, afirma o presidente.

Liderança competente, boa remuneração e um clima positivo dentro do espaço de trabalho são as principais estratégias usadas pela Ciplan para reduzir o turnover, ou taxa de saída voluntária de funcionários. “Paralelo a isso é importante fazer com que as pessoas sonhem com a empresa, onde estamos e para onde temos que ir, com missão e visão bem definidas e pleno alinhamento dos valores junto ao quadro de colaboradores. Esse movimento e engajamento na busca contínua pela superação tem nos ajudado a atingir as principais metas”, garante Castelani.

A empresa prioriza o zelo pela saúde e segurança das pessoas. Para isso, programas de treinamentos, cujo objetivos são a redução ou completa eliminação de acidentes, são colocados em prática. “Através de treinamento e conscientização, a empresa tem superado suas próprias

Page 63: Business Review Brasil Julho 2015

Respeito ao uso obrigatório de equipamentos de proteção

Equipe de produção com certificado de conclusão de treinamento

C I M E N T O , C O N C R E T O E A G R E G A D O S

www.c ip lan .com.br 6 3

Page 64: Business Review Brasil Julho 2015

expectativas neste importante programa”, completa Castelani. Por esse motivo, vários procedimentos já foram colocados em ação.

Tendo seus produtos certificados pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a Ciplan busca constantemente melhorar seu desempenho perante ao cliente. Com esse intuito, a empresa foca intensamente na atualização de seu parque industrial.

Frota de caminhões

betoneiras da CIPLAN

Overview Fábrica e Pátio de estacionamento de caminhões

CIPLAN

Page 65: Business Review Brasil Julho 2015

MEIO AMBIENTE E COMUNIDADE“Atualmente todos nossos equipamentos estão munidos dos filtros necessários para evitar qualquer emissão de poluente. Fazemos controles rígidos na emissão de particulados e, com isso, conseguimos superar as expectativas dos órgãos ambientais. Adicionalmente utilizamos combustíveis alternativos (biomassa) para mitigar a emissão de CO2”, relata Castelani .

Sempre atenta às necessidades da comunidade, a Ciplan entende que fortalecer as ações sociais

“Através de treinamento e conscientização, a empresa tem superado as suas próprias expectativas neste importante programa”

– Roberto Castelani, presidente da Ciplan

C I M E N T O , C O N C R E T O E A G R E G A D O SCIPLAN

Page 66: Business Review Brasil Julho 2015

com a sociedade é parte de sua visão em longo prazo. Com esse foco, a Ciplan estreitou uma parceria com o SENAI, com o objetivo de proporcionar o acesso à sociedade a se qualificar profissionalmente. Implantou ainda ações de inclusão social que estimulam o desenvolvimento de qualquer eficiência humana, como por exemplo, a alocação de portadores de

“Engajamento na busca contínua pela superação tem nos ajudado a atingir as principais metas”

– Roberto Castelani, presidente da Ciplan

Obra de ampliação do aeroporto internacional de Brasília

6 6 J u l h o 2 0 1 5

CIPLAN

Page 67: Business Review Brasil Julho 2015

Estádio Nacional de Brasília construído com concreto CIPLAN

Ponte JK sobre o lago Paranoá construída com concreto CIPLAN

Torre digital de Brasília construída com concreto CIPLAN

necessidades especiais trabalhando nas áreas administrativa e industrial de suas unidades produtivas.

Outra ação incorporada de igual importância, é o programa Menor Aprendiz que, por sua vez, contribui para a criação de oportunidade profissional para o adolescente e promove o conhecimento e a inserção no mercado.

Obra de ampliação do aeroporto internacional de Brasília

C I M E N T O , C O N C R E T O E A G R E G A D O S

www.c ip lan .com.br 6 7

C IPLAN

Page 68: Business Review Brasil Julho 2015

Estoque de cimento paletizado

TECNOLOGIAConhecida por investir fortemente em tecnologia de ponta, esse ano a Ciplan fez três importantes investimentos. “Pré-homogeneizador circular, moagem de farinha e um silo de 14.000 toneladas de estocagem. Além da segurança operacional, com esses equipamentos teremos uma redução significativa no consumo de energia elétrica”, diz Castelani. Visando reduzir a emissão de CO2, a empresa comprou um forno de calcinação de pozolana artificial, que segundo o presidente, ajuda significativamente.

Falando em investimentos, a empresa vem focando na expansão de capacidade nos últimos anos. Incluindo projetos ambientais, segurança e trabalho, em dez anos foram “R$ 50 milhões por ano nesses pilares”, explica Castelani.

Seu produto merece a melhor embalagem

k l a b i n . c o m . b r

100%

BIODEGRADÁVEL

compostável

Resistência • Qualidade de impressão •

Segurança •Facilidade de automação •

Alta velocidade de ensaque •Redução de vazamentos •

Melhor paletização •Cadeia de Custódia assegurada pelo •

FSC® (Forest Stewardship Council®) Reconhecimento CDP •

(Carbon Disclosure Project) Certificações: ISEGA, ISO14001, ISO9001 •

O saco de papel da Klabin é desenvolvido com alta tecnologia para atender às necessidades específicas de diferentes produtos. Tudo isso de maneira eficiente, usando recursos renováveis e com baixo impacto ambiental. O pioneirismo no desenvolvimento sustentável é uma característica da Klabin, primeira empresa brasileira do setor de papel e celulose a ser certificada com o selo belga OK compost, que garante que o saco de papel de cimento, mesmo após seu uso, decompõe-se completamente em compostagem industrial.

Presente na vida cotidiana de milhões de pessoas. Mesmo quando elas nem percebem.

6 8 J u l h o 2 0 1 5

CIPLAN

Page 69: Business Review Brasil Julho 2015

O FUTUROA empresa quer estar preparada a retomada do crescimento do volume de negócios, uma vez que a crise no setor se afaste. Com a ampliação do mercado na região onde atua, a Ciplan estuda novas oportunidades de expansão. “Preparando a equipe, eliminando gargalos da operação e dependendo do crescimento, estudamos novas oportunidades de expansão. Todos estes assuntos fazem parte de nosso plano estratégico”, finaliza Castelani.

Informação da Companhia

N O M E

Ciplan Cimento

Planalto S/A

I N D Ú S T R I A

Cimento, Concreto e

Agregados

S E D E

Sobradinho - DF

F U N D A Ç Ã O

1968

F U N C I O N Á R I O S

1100 colaboradores

P R O D U T O S /

S E R V I Ç O S

Cimento, concreto,

agregado, brita,

construção civil

Estoque de cimento paletizado

C I M E N T O , C O N C R E T O E A G R E G A D O S

www.c ip lan .com.br 6 9

C IPLAN

Page 70: Business Review Brasil Julho 2015

OJI PAPÉIS ESPECIAIS:

FOCA EM INOVAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

PROFISSIONAL Pioneira na fabricação de Papel Revestido on machine, empresa

mantém a concentração no processo de valorização ambiental

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 71: Business Review Brasil Julho 2015

7 1

OJI PAPÉIS ESPECIAIS:

FOCA EM INOVAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

PROFISSIONAL Pioneira na fabricação de Papel Revestido on machine, empresa

mantém a concentração no processo de valorização ambiental

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Nayara Ferreira

Page 72: Business Review Brasil Julho 2015

7 2 J u l h o 2 0 1 5

OJI PAPÉIS ESPECIA IS

C om capacidade produtiva de 120 mil toneladas de papel por ano, a OJI PAPÉIS ESPECIAIS é líder nacional no setor de Papéis Térmicos e Autocopiativos, além de ser pioneira na fabricação

de Papel Revestido on machine. Operando no Brasil desde 2011, quando o Grupo OJI Holdings Corporation, fundado em 1873 no Japão, assumiu o controle da fábrica, em Piracicaba, interior de São Paulo, a empresa mantém em sua essência os direcionadores estratégicos do Grupo, pautados pela inovação e a conciliação do desenvolvimento econômico à sustentabilidade.

“Temos a sustentabilidade como um de nossos pilares. Dessa forma, investir nas pessoas e no processo de valorização ambiental faz parte do nosso dia a dia”, comenta Silney Szyszko, diretor comercial da OJI PAPÉIS ESPECIAIS.

Tendo como princípios a proteção ao meio ambiente, a promoção da cultura, a geração de trabalho e renda e o incentivo ao esporte, todos os

Fachada da fábrica da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, em Piracicaba, no interior de São Paulo

Page 73: Business Review Brasil Julho 2015

P A P É I S T É R M I C O S E A U T O C O P I AT I V O S

w w w. o j ipape is .com.br 7 3

OJ I PAPÉIS ESPECIA IS

anos a empresa investe em ações e projetos socioambientais na região em que atua. Só em 2015, já estão sendo patrocinando 14 projetos. Na área de cultura, por exemplo, há diversas atividades nas áreas de inclusão social, meio ambiente, esportes, cultura, educação, profissionalização, leitura, entre outros.

“Além disso, também mantemos um programa de visitas da comunidade à fábrica com palestras e debates a respeito de temas da atualidade, além do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) que, em 2014, recebeu mais de 350 visitas de crianças de escolas públicas de Piracicaba para ações de conscientização e preservação ambiental”, diz Szyszko.

“Temos a sustentabilidade como um de nossos pilares. Dessa forma, investir nas pessoas e no processo de valorização ambiental faz parte do nosso dia a dia”

– Silney Szyszko, diretor comercial da OJI PAPÉIS ESPECIAIS

Fachada da fábrica da OJI PAPÉIS ESPECIAIS, em Piracicaba, no interior de São Paulo

Page 74: Business Review Brasil Julho 2015

Gemini

Genesis

www.xerium.com

PARA AS APLICAÇÕES MAIS EXIGENTES EM CALANDRAS ONLINE, SOFT E MULTI-NIP

Acabamento premium de superficie e melhor combinação entre resistência e durabilidade

- Maior durabilidade e resistência à abrasão- Excelente estabilidade térmica- Aplicação para maior temperatura- Compatível com base Thermaguard

ÓTIMA OPERABILIDADE E EFICIÊNCIAEXCELENTE QUALIDADE DO PAPEL

A combinação perfeita entre resistência e durabilidade.

- Alta resistência à abrasão e trincas- Nano tecnologia- Aplicado em soft calandras, supercalandras e over-cotton- Compatível com base Thermaguard

TECNOLOGIA EM REVESTIMENTOPARA CALANDRAS

®

®

Visite e saiba mais sobre os nossos produtos:www.dow.com/papercoatings

DOW PAPER COATINGS

O negócio de Paper Coatings da Dow tem como objetivo melhorar cada vez mais o desempenho da linha de revestimentos para o mercado de papéis e entregar ao consumidor final um produto de qualidade superior. Pensando nisso, surgiu a parceria entre a Dow e a Oji Papéis.

• RopaqueTM : polímero opaco

• PrimalTM : ligantes acrílicos e ligantes estireno acrílicos

• PolycoTM : ligantes vinil acrílico e vinil acetato

• AcumerTM : dispersantes base poliacrilato

• AcrysolTM : modificadores reológicos

• HypodTM : dispersão de poliolefinas

Strong bonds lead to unique possibilities – in business as well as in chemistry. And that’s precisely why we’ve acquired AkzoNobel’s paper chemicals business. Additional exper-tise. A broader technology base. Greater presence where you need us most. It all adds up to a winning partnership with a shared commitment to innovation.We’ve extended our capabilities so you can extend yours. Let’s work together to build value into paper.

www.kemira.com/extend-your-capabilities

Some bonds are naturally stronger

Page 75: Business Review Brasil Julho 2015

P A P É I S T É R M I C O S E A U T O C O P I AT I V O S

w w w. o j ipape is .com.br 7 5

DESTAQUE NO MERCADOPautada por quatro valores: integridade, sustentabilidade, excelência e sinergia, a OJI preza pela diversidade, criando oportunidades para todos através da meritocracia. O diretor destaca que a forma como a empresa administra seus valores faz toda a diferença. “Trabalhamos para sermos atores importantes na criação de um novo conceito de negócio, que cria valores capazes de mudar o mundo. A OJI PAPÉIS ESPECIAIS é uma empresa diferente porque é, de fato, especial em todos os campos que atua, desde a produção até o atendimento ao cliente e o relacionamento com a comunidade e o meio ambiente”, aponta.

Enquanto o mercado nacional demonstra boas expectativas no setor de papéis especiais, a empresa acompanha os bons ventos através de um planejamento estratégico, inclusive no mercado de exportação. “Em relação ao mercado da América do Sul, onde já estamos atuando desde 2014, vemos um grande potencial para exportação, tanto de papéis térmicos como de autocopiativos. Para suportar a estratégia de sermos um player regional, já temos um plano estruturado de crescimento em cada

Nucleo de Educação Ambiental da OJI é uma das iniciativas da empresa em prol do Meio Ambiente

Page 76: Business Review Brasil Julho 2015

7 6 J u l h o 2 0 1 5

OJI PAPÉIS ESPECIA IS

região que deve seguir o modelo de sucesso que já adotamos no mercado brasileiro, passando pelo amplo portfólio de produtos e atendimento diferenciado”, comenta Szyszko.

Ainda de acordo com o diretor, os dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) mostram que o uso de cartões (crédito, débito e lojas) vem crescendo de 8 a 9% ao ano, chegando a um número estimado de 900 milhões de cartões em 2014. Esse fator, aliado à formalização dos pequenos varejos e a consolidação da Nota Fiscal Paulista, gera um incremento na emissão de cupons fiscais e comprovantes de cartões, aumentando o consumo de papéis térmicos.

Empresa investiu R$17 milhões e aumentou em 20% a capacidade produtiva em 2014

Page 77: Business Review Brasil Julho 2015

P A P É I S T É R M I C O S E A U T O C O P I AT I V O S

w w w. o j ipape is .com.br 7 7

OJ I PAPÉIS ESPECIA IS

SEGURANÇA E QUALIDADE PROFISSIONALA empresa investe constantemente em treinamentos, palestras e iniciativas de conscientização para alcançar a meta Acidente Zero. Alguns programas auxiliam nesse processo, como por exemplo, o Pocket e o Programa de Comportamento Seguro, que contam com a participação dos profissionais para a identificação de melhorias em ambientes da empresa e o reconhecimento de situações de risco. Além disso, são feitos diálogos semanais entre os trabalhadores para discutir os pontos que podem ser ajustados para o desenvolvimento de um trabalho com mais qualidade.

A OJI também desenvolve e mantém diversos programas de saúde preventiva que visam o aumento da qualidade de vida dos profissionais, como: Ginástica Laboral, Programa de Ergonomia, Programa Fale Melhor, Atendimento da Enfermagem, Programa de Conservação Auditiva, Atendimento Ocupacional, Campanhas de Saúde, Consultas Médicas Assistenciais, Check-up de Executivos, Informativos de Saúde, Readaptação Profissional, Viva Melhor OJI, entre outras ações.

A qualidade do início ao fim do processo é uma das marcas da OJI

Empresa investiu R$17 milhões e aumentou em 20% a capacidade produtiva em 2014

Page 78: Business Review Brasil Julho 2015

7 8 J u l h o 2 0 1 5

OJI PAPÉIS ESPECIA IS

A valorização é um dos pilares da organização, que busca reconhecer o esforço de cada pessoa que trabalha para o seu desenvolvimento através da meritocracia. O diretor ainda reforça que “o sucesso da empresa depende massivamente do nosso know-how e da nossa capacidade de inovação. Por isso é tão importante recrutar, capacitar e formar bem os profissionais”.

Somente em 2014, foram mais de 1200 participações em treinamentos que buscaram, em quase 30 mil horas, capacitar os profissionais da empresa, desenvolvendo habilidades inerentes à liderança, gestão e à inovação. Além disso, a empresa custeia e oferece cursos de formação nas áreas de interesse aos profissionais. Somente no ano passado, foram quase 50 contemplados.

Além de tudo, esse ano a empresa lançou o seu novo Programa de Estágio. Intitulado “Germinar”, que busca atrair jovens talentos que queiram vivenciar a teoria na prática, com oportunidades de desenvolvimento de carreira e crescimento profissional. No programa, o jovem conta com cursos e capacitações, além de um acompanhamento individual de coaching e participação em fóruns de carreiras.

CRESCIMENTO E MELHORIASCom um crescimento acima da média do mercado, a OJI PAPÉIS ESPECIAIS apresentou um aumento de 16% nas vendas de papéis térmicos em 2014 em relação ao ano anterior.

Projetos Sociais

Sementes do Amanhã

Arte, Música e Esportes

Instituto PE Haroldo

Jovens Músicos

Page 79: Business Review Brasil Julho 2015

P A P É I S T É R M I C O S E A U T O C O P I AT I V O S

w w w. o j ipape is .com.br 7 9

OJ I PAPÉIS ESPECIA IS

“Tivemos um resultado expressivo que foi impulsionado, principalmente, pelo trabalho realizado em toda a empresa, com estudos de mercado, pesquisas, melhora na qualidade dos produtos e inovação”, diz o diretor.

No ano passado a empresa investiu em melhorias e novos equipamentos, justamente para suportar o aumento que se confirmou e rendeu bons resultados. Entre as melhorias, a reforma das máquinas de produção de papel térmico garantiu um aumento da capacidade de

OJI PAPÉIS ESPECIAIS emprega quase 600 pessoas, em Piracicaba, no interior de São Paulo

OJI está patrocinando

14 projetos sociais

Page 80: Business Review Brasil Julho 2015

8 0 J u l h o 2 0 1 5

OJI PAPÉIS ESPECIA IS

20% em cada uma, atingindo uma capacidade de produção em torno de 70 mil toneladas por ano, sendo que a demanda tem ficado em torno de 60 mil toneladas. “A diferença entre a capacidade e a demanda garantem o desenvolvimento e atendimento para o crescimento do mercado e permite explorar novas possibilidades do mercado interno e externo”, explica Szyszko.

Quando questionado em relação ao futuro, Szyszko comenta que o grande desafio para 2015 é a manutenção do que foi feito em 2014 no mercado doméstico, onde não foram projetados crescimentos expressivos em função do cenário macroeconômico. “Na contramão da maioria dos setores, iniciamos o ano muito bem, com um primeiro trimestre que superou as expectativas. A projeção de crescimento para o ano gira em torno de 3%, o que é um avanço, já que, em nossas análises, os anos de 2015 e 2016 seriam de completa recessão”.

Atualmente, a empresa possui capacidade para produzir até 120 mil toneladas por ano de papéis térmicos e autocopiativos

Page 81: Business Review Brasil Julho 2015

P A P É I S T É R M I C O S E A U T O C O P I AT I V O S

w w w. o j ipape is .com.br 8 1

OJ I PAPÉIS ESPECIA IS

E para manter a excelente participação tanto no mercado interno como externo o diretor completa, “Para exportação, nossa estratégia é consolidar nossa posição conquistando novos negócios e aumentando nosso Market Share no mercado da América do Sul. Temos realizado um trabalho gradual e crescente, que se iniciou em 2008 com o papel autocopiativo. Hoje temos uma posição consolidada em diversos países da região e isso, sem dúvida, nos credenciou e contribui para que possamos introduzir também o Papel Térmico. Trata-se de um mercado com grande potencial de crescimento e a OJI PAPÉIS ESPECIAIS intenciona ser um player regional”, enfatiza.

Informação da Companhia

I N D Ú S T I A

Papéis Especiais

S E D E

Piracicaba, São Paulo

F U N D A Ç Ã O

2011

F U N C I O N Á R I O S 560

P R O D U T O S /

S E R V I Ç O S Papéis Térmicos e

Autocopiativos

G E S TÃ O

Presidente: Gilberto Julio PiattoVice-Presidente: Agostinho MonsserroccoDiretor Comercial: Silney SzyszkoDiretor Industrial: Giovani Ribeiro VarellaDiretor Financeiro: Agostinho Monsserrocco

Silney Szysko, Diretor Comercial

Page 82: Business Review Brasil Julho 2015
Page 83: Business Review Brasil Julho 2015

8 3

Localfrio:Soluções personalizadas para a logística portuária

Atuando nos três principais portos do país, companhia opera com sistema integrado e

customizado para qualquer tipo de carga Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Serio Ambrozino

Page 84: Business Review Brasil Julho 2015

8 4 J u l h o 2 0 1 5

LOCALFRIO

T rabalhando de maneira inteligente e personalizada há mais de 60 anos, a Localfrio opera de Norte a Sul do Brasil, nos principais portos brasileiros, oferecendo serviços integrados para todos os

tipos de carga, adaptados a diversos segmentos. Através de sete unidades de negócios, a companhia atende as áreas de terminal alfandegado, armazém geral, transporte e armazém frigorífico.

Com a assistência de mais de 1.300 profissionais altamente especializados e tecnologia de ponta em todas as unidades, a companhia é referência nacional do setor e se orgulha do know-how e do pioneirismo em criar soluções integradas e customizadas para atender as necessidades dos seus clientes e parceiros.

“A Localfrio é uma das melhores empresas de logística portuária integrada do Brasil, atuando nos principais portos (Suape, Santos e Itajaí), e com uma vasta experiência no transporte de carga”, reconhece Eduardo Razuck, diretor comercial da Localfrio.

Localfrio Itajaí Terminal REDEX - 77.600 m² de área

Page 85: Business Review Brasil Julho 2015

I N T E L I G Ê N C I A , A G I L I D A D E E S E G U R A N Ç A

www. loca l f r io .com.br 8 5

LOCALFRIO

UNIDADES DE NEGÓCIOSGuarujá Terminal I Alfandegado - Estrategicamente, está localizado à margem esquerda do Porto de Santos e possui licenças para movimentação e armazenagem de qualquer tipo de carga para importação e exportação, assim como mercadorias soltas e conteinerizadas, secas e frigorificadas.Guarujá Terminal II – Na mesma localização, a unidade possui uma área total de 78.176 m² destinada à logística de carga nacionalizada (armazém geral) e operações de exportação e cabotagem, oferecendo suporte e integração para toda a cadeia logística do cliente.Itajaí Terminal REDEX - Com 10.280 m² de área integrada e atendimento 24 horas todos os dias, o Terminal REDEX da Localfrio está localizado no município de Itajaí (Santa Catarina), a 7 km do Porto de Itajaí e a 14 km do Porto de Navegantes.

“A Localfrio é uma das melhores empresas de logística portuária integrada do Brasil, atuando nos principais portos, e com uma vasta experiência no transporte de carga.”

– Eduardo Razuck, diretor comercial da LocalfrioLocalfrio Guarujá Terminal I

Alfandegado - 82.492 m² de área

Page 87: Business Review Brasil Julho 2015

I N T E L I G Ê N C I A , A G I L I D A D E E S E G U R A N Ç A

www. loca l f r io .com.br 8 7

SP Armazém Frigorífico - O Terminal São Paulo possui uma área total de 42.150 m³ e sete câmaras frigoríficas aptas para armazenagem e movimentação de produtos congelados e resfriados.Suape Terminal I Alfandegado - Referência em operações portuárias e licenciado para armazenar e movimentar qualquer tipo de carga destinada à importação e exportação, o Terminal I, com área total de 91.000 m², está localizado na zona primária do Porto de Suape, em Pernambuco.Suape Terminal II - A apenas 8 km dos píeres de atracação, na zona secundária do Complexo Portuário de Suape, o Terminal II tem capacidade para receber até 50 veículos por dia para carga e

Localfrio Suape

Terminal I Alfandegado

91.000 m² de área

A Mercedes-Benz é a maior fabricante de caminhões e ônibus da América do Sul. Iniciou a produção na fábrica de São Bernardo do Campo em 1956. Desde então, mais de dois milhões de veículos comerciais já deixaram suas linhas de produção em direção às estradas do Brasil e de mais de 50 países para onde a Empresa exporta seus produtos. A própria Companhia é responsável pela fabricação dos motores, câmbios e eixos, que utiliza em seus produtos. A Empresa conta com unidades de produção de caminhões, ônibus e agregados em São Bernardo do Campo (SP), e de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da Central de Peças e do Centro de Treinamentos em Campinas (SP).

Website: www.mercedes-benz.com.br

PERFIL DA EMPRESAMERCEDES-BENZ

Page 88: Business Review Brasil Julho 2015

descarga, com uma área total de 86.000 m².Com um fluxo comercial de dar inveja, a Localfrio teve um crescimento

de mais de 500% nos últimos 10 anos. Com base nos dados referente ao ano de 2013, foram movimentados cerca de R$ 326 bilhões, entre os segmentos químico, têxtil, alimentício, farmacêutico e automobilístico.

FOCO EM INVESTIMENTOComo destaque de um crescimento satisfatório, a empresa tem investido em equipamentos e na expansão da frota de transporte. “Investimos recentemente R$ 14 milhões em equipamentos de transporte para carga especial (setor Eólico) na renovação da nossa frota com a aquisição de 11 novos caminhões, semirreboques especiais e escoltas credenciadas para a unidade Suape”, explica Razuck.

A estratégia é consolidar ainda mais a presença da Localfrio no

LOCALFRIO

8 8 J u l h o 2 0 1 5

Localfrio Transportes - integração da cadeia logística

Page 89: Business Review Brasil Julho 2015

I N T E L I G Ê N C I A , A G I L I D A D E E S E G U R A N Ç A

www. loca l f r io .com.br 8 9

mercado break-bulk. Neste caso, em especial, “nas operações de cargas indivisíveis, que são um grande desafio devido às dimensões de comprimento, largura e altura, e/ou peso que podem ultrapassar o limite fixado por lei”, reitera o diretor.

Ainda esse ano, também está sendo construído o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) na Unidade Itajaí. De acordo com Razuck, “o complexo Itajaí/Navegantes representa, atualmente, o 2º maior complexo portuário do Brasil em relação a carga de importação. A localização geográfica é privilegiada para os mercados Agro e Forest. Além disto, em função do dólar, tem se notado um aumento considerável no volume de exportação”. Com investimento estimado em R$ 5 milhões, as obras devem terminar em setembro e a previsão para o alfandegamento é dezembro. Com o início das operações, a companhia espera aumentar a receita em 35% no primeiro ano de trabalho.

Investimentos na área de TI também são constantes. Além de ações voltadas para os processos de negócios e tecnologia, através da

Estrutura completa e

operação especializada

em logística de

projetos especiais

(break-bulk)

Know-how e

certificações para

logística de cargas

químicas

“Investimos recentemente R$ 14 milhões em equipamentos de transporte para carga especial (setor Eólico) na renovação da nossa frota”– Eduardo Razuck, diretor comercial da Localfrio

LOCALFRIO

Page 90: Business Review Brasil Julho 2015

9 0 J u l h o 2 0 1 5

LOCALFRIO

atualização do sistema CRM, a empresa também lançou para os clientes um aplicativo mobile que permite o rastreamento de cargas com mais agilidade e comodidade. O Localfrio Cargo Tracking foi desenvolvido para facilitar a programação operacional de maneira integrada, de modo que o cliente realize o planejamento com mais eficiência.

RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTALAs crianças são o foco de boa parte dos projetos sociais incentivados pela empresa. “A Localfrio se preocupa com o futuro e sabe que o desenvolvimento do país depende das futuras gerações”, destaca Razuck. Na área da saúde, a empresa apoia o Programa Família Participante, do Hospital Pequeno Príncipe, que tem por objetivo garantir à criança e ao adolescente hospitalizados acompanhamento por um responsável durante todo período de internação. Além disto, ainda incentiva pesquisas

Crianças do Hospital Pequeno Príncipe ao lado do piloto Eduardo Rocha Filho

Page 91: Business Review Brasil Julho 2015

S E C T O R

www. loca l f r io .com.br 9 1

LOCALFRIO

e estudos de instituições como a AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente e o GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.

Atualmente, a empresa contribui também com os projetos Ajudô da Federação do Esporte Escolar de Pernambuco (Fedepe) e SKD Judô, em Itajaí (SC), que juntos atendem aproximadamente 500 crianças carentes. O projeto das escolinhas do G.E. TIPSO, tradicional time de Futsal de Itajaí também é patrocinado.

A Localfrio também cuida daqueles que já contribuíram muito para o país, incentivando também o apoio aos idosos do Hospital de Câncer de Barretos. O Projeto Idoso beneficia o departamento de cuidados ao idoso da Fundação PIO XII, voltado ao diagnóstico e tratamento do câncer.

TENDÊNCIAS E O FUTUROO diretor assume que o maior desafio do setor é, sem dúvida nenhuma, “a eterna busca do mercado em comprar serviço de qualidade por preços mais baratos, o que vai na contramão dos nossos índices

Profissionais altamente especializados para atender às necessidades dos clientes

Page 92: Business Review Brasil Julho 2015

9 2 J u l h o 2 0 1 5

LOCALFRIO

macroeconômicos”. Para tanto, entre outras iniciativas internas, a Localfrio tem criado maiores eficiências operacionais, integração de sistemas e reengenharia nos processos. Na área comercial, a empresa tem focado em nichos e setores econômicos que acreditam ser importantes, especializando nas vendas e buscando oferecer soluções integradas aos clientes que gerem ganhos de escala na cadeia logística.

Para manter e desenvolver a excelência em qualificação profissional, a companhia investe em programas de desenvolvimento humano, além de um Programa de Participação nos Resultados vinculado a uma política interna de atingimento de metas pré-estabelecidas. “Somos uma empresa com uma boa mistura de jovens talentos com talentos experientes, e essa mescla cria um dinamismo especial na empresa, fazendo com que o ambiente de trabalho fique muito atrativo e

o que há de melhor em solução de transportes.A rede de concessionárias Auto Sueco São Paulo, possui uma das melhores estruturas para atendimento e comercialização de caminhões novos e usados, ônibus, peças e serviços. Além de uma estrutura integrada de Pós-Venda, instalações e equipamentos de última geração.

Conheça uma de nossas nove concessionárias e surpreenda-se com os nossos produtos e o que temos a oferecer.

(11) 3933-6000Loja Virtual: www.autosuecosponline.com.br

Site: www.autosuecosaopaulo.com.br

Eduardo Razuck, Diretor Comercial

Page 93: Business Review Brasil Julho 2015

I N T E L I G Ê N C I A , A G I L I D A D E E S E G U R A N Ç A

www. loca l f r io .com.br 9 3

LOCALFRIO

Informação da Companhia

I N D Ú S T R I A

Logística

S E D E

São Paulo, SP

F U N D A Ç Ã O

1953

F U N C I O N Á R I O S

1.367

R E C E I TA A N U A L

R$ 310 milhões

P R O D U T O S /

S E R V I Ç O S

Soluções personalizadas para todos os tipos de cargas, com serviços integrados em terminal alfandegado, armazém geral, transporte e armazém frigorífico

G E S TÃ O

CEO: Helio Vasone Jr.

colaborativo”, diz. Através de um sólido vínculo com os

parceiros de transporte rodoviário e tantas outras cooperações, a Localfrio continua em busca de parcerias estratégicas, como é o caso dos armadores de cabotagem, para atuar como a extensão deles nas pontas onde a empresa opera. Para o futuro, Razuck conclui que “trabalhar em projetos de crescimento de nossos negócios, aumentar a área de atuação em logística, desenvolver ainda mais nossa área de transporte e buscar ser o maior operador logístico do Brasil, é o nosso foco”.

Eduardo Razuck, Diretor Comercial

Page 94: Business Review Brasil Julho 2015

Hapvida Saúde:REDE PRÓPRIA DE

ATENDIMENTO, PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E TECNOLOGIAAtendendo mais de 3 milhões de beneficiários em onze estados brasileiros,

grupo é referência no sistema de saúde do Norte e do Nordeste

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Karla Sohn

Page 95: Business Review Brasil Julho 2015

9 5

Hapvida Saúde:REDE PRÓPRIA DE

ATENDIMENTO, PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E TECNOLOGIAAtendendo mais de 3 milhões de beneficiários em onze estados brasileiros,

grupo é referência no sistema de saúde do Norte e do Nordeste

Escrito por: Flávia Brancato | Produzido por: Karla Sohn

Page 96: Business Review Brasil Julho 2015

9 6 J u l h o 2 0 1 5

HAPVIDA

Com a missão de viabilizar um sistema de saúde eficiente, a história da maior operadora do Norte e Nordeste começou no fim da década de 70, na cidade de Fortaleza, no Ceará, com a

inauguração do Hospital Antonio Prudente – hoje um dos mais importantes da região. Enfrentando e vencendo todos os desafios do setor, o Hapvida Saúde foi criado em 1993 através da oferta de planos de saúde diferenciados, com preços acessíveis, atingindo todas as classes sociais, mas com foco na classe B e C.

A expansão não demorou muito e em pouco tempo foram inaugurados Laboratórios, Prontos Atendimentos e Hapclínicas. Atualmente, o grupo é incorporado por 209 unidades próprias, sendo 20 hospitais, 70 Hapclínicas, 15 Prontos-Atendimentos, 49 laboratórios e 55 centros de diagnóstico por imagem. Com mais de 3 milhões de beneficiários, entre medicina e odontologia, e mais de 15 mil colaboradores, o Hapvida aposta em uma estrutura vertical para crescer, que permite viabilizar a estratégia “preço justo e qualidade” com a padronização, que garante a escala

Hospital Aldeota, em Fortaleza

Page 97: Business Review Brasil Julho 2015

S A Ú D E M É D I C A E O D O N T O L Ó G I C A

www.hapv ida .com.br 9 7

HAPVIDA

necessária para a obtenção de melhores custos.“Isto assegura ao paciente o mesmo tipo

de atendimento, profissionais qualificados e tecnologia, esteja ele onde estiver. Com atuação focada no tripé - rede própria de atendimento, profissionais qualificados e tecnologia -, a empresa garante atendimento de qualidade com os melhores preços do mercado”, explica o vice-presidente de operações do Hapvida, Henning Von Koss.

ATUAÇÃO NO MERCADOCom operação em 11 estados brasileiros, o Hapvida ocupa a 38ª posição entre as 100 maiores operadoras e está entre as 200 de todas

“Para 2015, o grupo já anunciou um investimento inicial de R$ 190 milhões em toda sua rede própria no Norte e Nordeste”

– Vice-presidente de

operações do Hapvida,

Henning Von Koss

Tomógrafo do Hospital Antonio Prudente, em Fortaleza

Page 98: Business Review Brasil Julho 2015

FRESENIUS KABI. HÁ MAIS DE 50 ANOS TRABALHANDO

PELA SAÚDE NO BRASIL.

O QUE VOCÊ VÊ O QUE NÓS SOMOS

Qualidade

Segurança

Compromisso

Inovação

Tecnologia de Infusão Tecnologia de Transfusão

AnestésicosAntibióticos

IrrigaçãoNutrição Enteral

Nutrição ParenteralReposição Volêmica

OncologiaProdutos Médicos

Tel: 11 2504.1400SAC: 0800 707 3855www.fresenius-kabi.com.br

Liba

Prop

agan

da

An_Ins-Farol_9,7x13,7_FINAL,.indd 1 19/06/2015 18:04:21

as operadoras do país – de pequeno, médio e grande porte. Nos últimos quatro anos, o grupo teve um crescimento satisfatório em número de beneficiários. Em média, houve um aumento de 17% em planos médicos e quase 45% em planos odontológicos por ano. Ao todo, hoje, medicina e odontologia, somam mais de 3 milhões de clientes.

De acordo com Koss, em meio ao cenário de expansão, a odontologia do Hapvida, outro segmento que a operadora aposta, desde que foi criada em 2009, apresenta crescimento anual superior a 30%. “Com mais de um milhão de clientes, a empresa iniciou sua operação focada em odontologia em 12 estados das regiões Norte e Nordeste, mas, atualmente, já atende com rede credenciada em todo o País”, diz.

Na odontologia do Hapvida, os dentistas são credenciados por região e por especialidade, tendo, assim, a sua agenda internalizada pelo sistema. Os profissionais disponibilizam espaços na agenda deles

HAPVIDA

Page 99: Business Review Brasil Julho 2015

S A Ú D E M É D I C A E O D O N T O L Ó G I C A

www.hapv ida .com.br 9 9

exclusivo para o plano e o sistema interno realiza a marcação. O interessante é que o cliente pode agendar a consulta direto no consultório, no site ou através do call center. Seguindo as exigências da ANS de atendimento em sete dias úteis em todas as especialidades, o sistema permite o monitoramento do tamanho da rede, demonstrando fatores como o volume de atendimento, como está o tempo de marcação de consulta, etc.

O executivo também destaca a novidade do lançamento do site para potencializar as vendas e permitir que o cliente acompanhe todo o tratamento a distância. “Com o domínio www.hapvida.com.br/vendas, o interessado pode realizar todo o processo on-line por conta própria. Isso proporciona uma negociação rápida e prática, permitindo que o beneficiário faça a cotação e defina o plano odontológico que lhe interesse em questão de segundos”. Com o site, a venda de planos odontológicos passa a ser nacional.

Site Hapvida para o

cliente fazer a cotação

e definir o plano online

“A unidade é uma das mais importantes da rede Hapvida no Ceará e também a unidade que deu origem à empresa”– Vice-presidente de operações do Hapvida, Henning Von Koss

HAPVIDA

Page 100: Business Review Brasil Julho 2015

Núcleo de Controle e Qualidade

Page 101: Business Review Brasil Julho 2015

S A Ú D E M É D I C A E O D O N T O L Ó G I C A

www.hapv ida .com.br 1 0 1

DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIAFruto do constante crescimento, para 2015, “o Hapvida já anunciou um investimento inicial de R$ 190 milhões em toda sua rede própria no Norte e Nordeste”, ressalta Koss. Uma das áreas sempre em destaque é o departamento de Tecnologia de Informação, que recebe anualmente cerca de R$ 17 milhões em investimentos.

A empresa criou uma plataforma tecnológica que acompanha todas as suas unidades em tempo real. Ativado pela biometria do paciente, o Núcleo de Controle e Qualidade acompanha todo o trajeto do cliente nas unidades do grupo, desde o momento da chegada, até a saída, monitorando principalmente o tempo de espera. O Núcleo funciona 24 horas por dia, na Matriz Administrativa do Hapvida, em Fortaleza (CE), e monitora os atendimentos em todos os hospitais, clínicas, prontos atendimentos, laboratórios de análises clínicas e unidades de diagnóstico por imagem da operadora.

No plano de expansão, o Hapvida está se preparando para inaugurar um novo Hospital Geral, o Hospital Rio Negro, em Manaus, que será o maior

Jorge Pinheiro e Candido Júnior, no Núcleo de Controle e Qualidade

Page 102: Business Review Brasil Julho 2015

1 0 2 J u l h o 2 0 1 5

HAPVIDA

do grupo na cidade. A unidade terá UTIS Adulto, Neonatal, Pediátrica, Hemodinâmica e Hemodiálise. O Hospital Riomar, no Pará, já teve sua primeira etapa entregue: o Pronto Atendimento Riomar. Quando concluído, o Hospital vai beneficiar a população com Centro Cirúrgico, UTIs Pediátrica e Neo e Urgência Pediátrica.

No Ceará, o Hospital Antonio Prudente está passando por uma ampla reforma, que, em breve, vai triplicar o atendimento em urgência e emergência. Segundo o vice-presidente, “a unidade é uma das mais importantes da rede Hapvida no Ceará e também a unidade que deu

Hospital Adrianópolis, em Manaus

Page 103: Business Review Brasil Julho 2015

S A Ú D E M É D I C A E O D O N T O L Ó G I C A

www.hapv ida .com.br 1 0 3

HAPVIDA

origem à empresa”. Recentemente, o hospital também ganhou novos espaços na emergência adulto e uma nova Unidade de Terapia de Urgência.

Ainda no Ceará, a aquisição do Hospital Luís França, firmada em dezembro de 2014, foi mais um grande passo do Hapvida em prol da rede de atendimento pediátrico no estado. Além da Emergência Pediátrica, decorada e toda equipada para atender as crianças, nesta primeira etapa, foram entregues 25 consultórios e tomógrafo de última geração. Quando totalmente reformado, o Hospital oferecerá um atendimento infantil ainda

Hospital Gabriel Soares, em Sergipe

Page 104: Business Review Brasil Julho 2015

1 0 4 J u l h o 2 0 1 5

HAPVIDA

“No Hapvida, temos responsabilidade social, a qual consideramos uma obrigação, não um favor”– Vice-presidente de operações do Hapvida, Henning Von Koss

Crianças da Fundação

Ana Lima, braço social

do Hapvida

Hospital Infantil Luís França, em Fortaleza

Page 105: Business Review Brasil Julho 2015

S A Ú D E M É D I C A E O D O N T O L Ó G I C A

www.hapv ida .com.br 1 0 5

HAPVIDA

Informação da Companhia

I N D Ú S T R I A

Saúde

S E D E

Fortaleza - Ceará

F U N D A Ç Ã O

1993

F U N C I O N Á R I O S

mais de 15 mil

R E C E I TA A N U A L

Líquido 2014 R$ 1.963.568

P R O D U T O S /

S E R V I Ç O S

Plano de saúde e odontologia

G E S TÃ O

Presidente: Jorge Fontoura Pinheiro Koren de Lima Vice- Presidente: Candido Pinheiro de Lima Júnior

mais completo. Ao todo, serão 60 leitos, posto de coleta laboratorial, UTI Pediátrica, centro de diagnóstico por imagem, alas cirúrgicas e de internação, com cirurgias cardíacas e neurológicas. A primeira parte da reforma já foi entregue, em março de 2015, e a segunda será concluída em 2016. O total do investimento na Unidade supera os R$ 10 milhões.

RESPONSABILIDADE COMO CIDADÃO CORPORATIVO“No Hapvida, temos responsabilidade social, a qual consideramos uma obrigação, não um favor”, afirma Koss. A Fundação Ana Lima, braço social do Hapvida é um exemplo. Beneficiando quase mil jovens e crianças, tem o objetivo de garantir à população de baixa renda acesso à saúde de qualidade e oportunidades de transformação social.

Atualmente, a organização desenvolve 12 programas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Pará e, a partir do segundo semestre deste ano, contará com uma nova sede em Manaus (AM). Realizando mais de 500 mil atendimentos por mês, através dos projetos - Ilhas, Embarcação, Café da Manhã, Amor à Vida, Sopão da Vida, Casa Abrigo, Casa dos Idosos, Meninas dos Olhos de Deus, Quero ser Alfabetizado, Dragões, Ateliê do Bem e Bola para Frente, a Fundação tem transformado milhares de vidas.

Page 106: Business Review Brasil Julho 2015

Karoon Petróleo e Gás:Promovendo o

uso sustentável de recursos naturais Empresa investe forte na operação de cinco poços

na Bacia de Santos e vem se consolidando na indústria brasileira de petróleo

Escrito por: Flávia Brancato Produzido por: Danilo Stefanelli

Page 107: Business Review Brasil Julho 2015

1 0 7

Karoon Petróleo e Gás:Promovendo o

uso sustentável de recursos naturais Empresa investe forte na operação de cinco poços

na Bacia de Santos e vem se consolidando na indústria brasileira de petróleo

Escrito por: Flávia Brancato Produzido por: Danilo Stefanelli

Page 108: Business Review Brasil Julho 2015

1 0 8 J u l h o 2 0 1 5

KAROON PETRÓLEO E GÁS

S empre com a responsabilidade de conduzir suas operações sob os mais altos padrões de segurança e

conservação ambiental, utilizando as tecnologias mais avançadas, a Karoon Petróleo e Gás é uma empresa independente de exploração, subsidiária brasileira da Karoon Gas Australia Ltd – relevante empresa australiana no setor de exploração de petróleo e gás.

Com experiência reconhecida internacionalmente, além do conceituado Campo Poseidon, no litoral oeste da Austrália, o grupo possui projetos importantes na América do Sul, mais precisamente no Peru e no litoral brasileiro - na Bacia de Santos – onde a Karoon Petróleo e Gás explorará e desenvolverá recursos petrolíferos no continente.

Através de um portfólio diversificado de blocos com alto potencial exploratório de petróleo, a companhia mantém os pilares de atividades relacionados com associações estratégicas com empresas líderes no setor.

BACIA DE SANTOS - BRASILComprovada como uma das maiores descobertas de petróleo dos últimos 30 anos, a Bacia de Santos é uma das regiões onde a Petrobras e seus parceiros fizeram as maiores descobertas, incluindo os campos Tupi e Carioca, seguidos pelos campos Júpiter, Guará e Iara, cada um dos quais sendo identificados como campos com potencial de exploração de

Teste de Poço

Echidna-1 (Maio 2,

2015) / Foto: Rodrigo

Hill/Amago Images

Page 109: Business Review Brasil Julho 2015

E X P L O R A Ç Ã O E P R O D U Ç Ã O

www.karoon .com.br 1 0 9

KAROON PETRÓLEO E GÁS

vários bilhões de barris. A Karoon possui 65% de participação em cinco

blocos de exploração na bacia. Localizados a aproximadamente 260 km do litoral do estado de Santa Catarina, limitado ao sul do estado de São Paulo, os blocos se encontram a uma profundidade relativamente pequena (de 300 a 400 metros), semelhantes aos Campos Piracucá (petróleo), Tiro (petróleo), Sidon (petróleo), Caravela (petróleo) e Merluza (gás). De acordo com Tim Hosking, gerente geral da Karoon na América do Sul, a campanha nessa região é um dos trabalhos mais importantes da companhia no momento. “Nós terminamos a segunda fase da nossa campanha na Bacia de Santos, que teve início em novembro de 2014 e durante o qual nós perfuramos três poços. O primeiro, Kangaroo-2, confirmou uma coluna de óleo bruto

“Encontrar petróleo na Bacia de Santos e operar na perfuração dos seis poços é uma das nossas maiores histórias de sucesso”– Tim Hosking, gerente geral da Karoon na América do Sul

Teste de Poço Kangaroo-2

Foto

: Nilt

on N

asci

men

to/S

tud

io A

3 Fo

tog

rafi

as

Page 111: Business Review Brasil Julho 2015

E X P L O R A Ç Ã O E P R O D U Ç Ã O

www.karoon .com.br 1 1 1

de 250 metros (135 metros líquido), com testes mostrando 39 graus API”, explica.

Os resultados positivos dos testes de produção de um segundo poço, o Echidna-1, confirmaram uma ótima qualidade em reservatórios da era Paleoceno e traz ainda mais confiança. “A descoberta e os testes de produção do poço Echidna representam um marco significativo, levando a Karoon cada vez mais perto de realizar as ambições da empresa em desenvolver um polo de produção integrada na Bacia de Santos”, afirma Hosking.

Ele ainda reforça o fato dos resultados da boa produtividade do Echidna ser um fator-chave comercial importantíssimo para qualquer projeto de exploração de petróleo, ainda mais sendo considerado o melhor do que o observado

Teste de Poço

Echidna-1 (Maio 2,

2015). Foto: Rodrigo

Hill/Amago Images

A Queiroz Galvão Óleo e Gás (QGOG), líder brasileira na prestação de serviços de perfuração e produção de óleo e gás, opera sondas offshore e onshore e possui parcerias em operações de FPSOs. Com mais de 35 anos de operações, a QGOG construiu uma reputação inigualável de seus serviços, obtendo os certificados ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, que refletem sua excelência nos gerenciamentos da segurança operacional, do meio ambiente e da qualidade.Website: www.qgog.com.br

PERFIL DA EMPRESA

QGOG - QUEIROZ GALVÃO ÓLEO E GÁS

Page 112: Business Review Brasil Julho 2015

1 1 2 J u l h o 2 0 1 5

Franks_HBJ ad_final_1219.indd 1 12/19/14 12:57 PM

We’re makinghistory bylooking ahead.For more than 75 years, Frank’s International has been making history in tubular oil and gas services by anticipating change and staying ahead of industry needs. Today, more than ever, our innovative technologies and proprietary tools, available in 60 countries on six continents, are helping customers meet new challenges and get the most from their energy assets.

em qualquer outro lugar na área de exploração da Karoon brasileira. “Especialmente com os preços do produto no cenário atual, o resultado do teste de fluxo do Echidna é muito encorajador. Estamos nos preparando para perfurar o primeiro poço offshore em 2016, com uma profundidade de 200 metros”, diz.

OUTROS PROJETOSAs concessões da Karoon apresentam um grande potencial para vários tipos de plays tanto na seção pós-sal como na seção pré-sal. Com o uso de técnicas sísmicas de última geração, a Karoon foi a primeira empresa a executar Aquisição Sísmica 3D nos três países de atuação. Além dos cinco blocos na costa brasileira, a empresa também assumiu a propriedade e a operação dos blocos de exploração da Karoon na costa e no interior nas Bacias de Tumbes e Marañon, no Peru. Hosking estima, “acreditamos que

Page 113: Business Review Brasil Julho 2015

E X P L O R A Ç Ã O E P R O D U Ç Ã O

www.karoon .com.br 1 1 3

nossas operações na América do Sul podem atingir até 50% dos nossos negócios”.

Bacia de TumbesO Bloco Z-38 na Bacia de Tumbes tem aproximadamente cinco vezes o tamanho dos cinco blocos operados na Bacia de Santos. Situado ao norte do litoral peruano, tendo seu limite setentrional na fronteira entre o Peru e o Equador, o bloco está localizado a uma profundidade marítima de 300 metros no lado leste, a mais de 2.500 metros no lado oeste.Bacia de MarañonO Bloco 144 (de aproximadamente 6.838 km²) está a leste da Cordilheira dos Andes, na Bacia de Marañon. Considerada a maior bacia sedimentária do Peru, ela faz parte de um sistema ainda maior de bacias subandinas que se estende até as prolíficas Bacia Oriente, no Equador, e Bacia de Putumayo, na Colômbia.

COMPROMISSO AMBIENTALComprometida com a conservação do meio ambiente e do ecossistema das regiões onde possui projetos de exploração, a fim de cumprir sua responsabilidade ambiental e social como empresa, a Karoon segue os mais altos padrões a as melhores práticas ambientais.

De forma segura e responsável, a companhia tem a responsabilidade de cumprir com todas as normais legais dos países onde atua, através do uso e aplicação de tecnologia moderna e

Base de Apoio da

Karoon – tubos para

a campanha de

perfuração (Maio 2015).

Foto: Rodrigo Hill/

Amago Images

Detalhe da área de

pouso de helicóptero

e de bote de resgate

da plataforma Olinda

Star. Foto: Rodrigo Hill/

Amago Images

Page 114: Business Review Brasil Julho 2015

nov.com/wellsite

© 2015 National Oilwell Varco | All Rights Reserved

FluidControl. Presença global, experiência local.Nossa equipe no Rio de Janeiro terá o prazer de lhe falar sobre nossas atividades no Brasil. Para saber mais sobre nossas soluções em controle de sólidos e gerenciamento de resíduos e para discutir seu próprio projeto, entre em contato conosco pelo telefone +55 21 3575-0381 ou +55 22 2141-9000.

Clarksons Platou (Brasil) LTDA.Av. Rio Branco 89, Sala 1601 | CEP 20.040-004 | Rio de Janeiro | Brazil+ (55) 21 3923 8800

Africa | Asia | Australia | Europe | Middle East | North America | South America www.clarksons.com

Enabling global tradeClarksons Platou is the lead provider of Chartering, Sale and Purchase, Newbuilding and Demolition across all sectors of shipping and offshore.

The Group's financial division is engaged in providing debt and equity capital solutions as well as risk management strategies to clients, whilst also offering debt restructuring, corporate finance and equity research across global maritime, oil services and natural resources sectors.

All of this is underpinned by Clarksons Research, providing leading data and analysis to the shipping and offshore industries.

Globe_advert 297x210mm.indd 1 17/06/2015 12:10

Page 115: Business Review Brasil Julho 2015

E X P L O R A Ç Ã O E P R O D U Ç Ã O

www.karoon .com.br 1 1 5

especializada para garantir o equilíbrio do meio ambiente.

Há também uma grande atuação da empresa através de ações comunitárias. Em algumas regiões, as equipes da Karoon se relacionam com as populações que vivem nas áreas de influência de suas atividades, a fim de conhecer as necessidades e, na medida do possível, melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. Com isso, foram desenvolvidos uma série de programas que, sem serem assistencialistas, tiveram um impacto importante nas comunidades de pescadores da costa norte e nas comunidades mestiças da Amazônia peruana, por exemplo.

“Acreditamos que nossas operações na América do Sul podem atingir até 50% dos nossos negócios”

– Tim Hosking, gerente geral da Karoon na América do Sul

Foto

: Ro

dri

go

Hill

/Am

ago

Imag

es

Sala de controle da plataforma Olinda Star

Page 116: Business Review Brasil Julho 2015

1 1 6 J u l h o 2 0 1 5

KAROON PETRÓLEO E GÁS

PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTOBuscando trabalhar com os governos para alcançar o desenvolvimento sustentável através da criação de alianças estratégicas que possam ser aplicadas a diferentes setores, incluindo economia, meio ambiente

“A descoberta e os testes de produção do poço Echidna representam um marco significativo, levando a Karoon cada vez mais perto de realizar as ambições da empresa em desenvolver um polo de produção integrada na Bacia de Santos”– Tim Hosking, gerente geral da Karoon na América do Sul

Teste de poço Echidna-1 (Maio 2, 2015)

Foto

: Ro

dri

go

Hill

/Am

ago

Imag

es

Page 117: Business Review Brasil Julho 2015

E X P L O R A Ç Ã O E P R O D U Ç Ã O

www.karoon .com.br 1 1 7

KAROON PETRÓLEO E GÁS

e projetos comunitários, a Karoon tem boas expectativas para o futuro.

O desejo para os próximos anos é simples. “Iniciar a produção dos nossos cinco blocos de operação e aumentar nossa presença no país, consolidando a nossa posição na indústria brasileira de petróleo como uma empresa sólida”, resume Hosking.

Ainda nas palavras do gerente geral, “encontrar petróleo na Bacia de Santos e operar na perfuração dos seis poços é uma das nossas maiores histórias de sucesso. A indústria do petróleo no Brasil é avançada, conta com vários projetos interessantes em andamento e ainda traz oportunidades futuras”, finaliza.

Informação da Companhia

N O M E

Karoon Petróleo e Gás

Ltda.

I N D Ú S T R I A

Óleo e Gás

S E D E

Rio de Janeiro / RJ

F U N D A Ç Ã O

no Brasil 2008

P R O D U T O S /

S E R V I Ç O S

Exploração e produção

de óleo e gás

Foto

: Ro

dri

go

Hill

/Am

ago

Imag

es

Foto

: Ro

dri

go

Hill

/Am

ago

Imag

es

Plataforma Olinda Star (Maio 2015)

Page 118: Business Review Brasil Julho 2015

IBRAM:INSTITUTO BRASILEIRO

DE MINERAÇÃOEscrito por: IBRAM | Produzido por: Cristiano Ruy

Page 119: Business Review Brasil Julho 2015

IBRAM:INSTITUTO BRASILEIRO

DE MINERAÇÃOEscrito por: IBRAM | Produzido por: Cristiano Ruy

1 1 9

Page 120: Business Review Brasil Julho 2015

OInstituto Brasileiro de Mineração - IBRAM é uma organização nacional privada, sem fins lucrativos, que tem por objetivo congregar e representar as empresas e instituições que atuam no

setor mineral, de modo a estabelecer um ambiente favorável aos negócios, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável.

Fundado em 10 de dezembro de 1976, o IBRAM tem grande capacidade de articulação com diferentes atores e setores da economia e com os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, tanto no plano Federal, como no Estadual. Atua também junto a seus congêneres no âmbito internacional. No quadro de associados, o IBRAM reúne mineradoras, entidades de classe patronais, empresas de Engenharia Mineral, Ambiental, de Geologia, fabricantes de equipamentos, centros de tecnologia, bancos de desenvolvimento, entre outros.

Além disso, o IBRAM participa ativamente de importantes fóruns internacionais como o International Councilon Mining & Metals (ICMM).

EXPOSIBRAM Amazônia 2014. Crédito: LED Produções

1 2 0 J u l h o 2 0 1 5

IBRAM

Page 121: Business Review Brasil Julho 2015

M I N E R A Ç Ã O

www. ibram.org .br 1 2 1

Desde sua criação, o Instituto tem entre as suas principais expertises a organização e a realização de eventos de abrangência nacional e internacional, com o objetivo de promover o setor mineral e abrir novas oportunidades de negócio e intercâmbio de conhecimentos.

Anualmente, estes eventos reúnem milhares de especialistas e dezenas de milhares de visitantes. É o caso, por exemplo, do principal evento técnico e comercial da Indústria da Mineração da América do Sul: a EXPOSIBRAM. Já em sua 16ª edição, a Exposição Internacional de Mineração é realizada a cada dois anos, em paralelo ao Congresso Brasileiro de Mineração.

Para isso, o IBRAM conta com o apoio de patrocinadores como Vale S.A., Votorantim Metais, AngloGoldAshanti, Anglo American,

Pessoas chaves José Fernando CouraDiretor-Presidente do IBRAM

Rinaldo César MancinDiretor de Assuntos Ambientais

Marcelo Ribeiro TunesDiretor de Assuntos Minerários

EXPOSIBRAM 2013. Crédito: Débora Freitas

IBRAM

Page 122: Business Review Brasil Julho 2015

1 2 2 J u l h o 2 0 1 5

IBRAM

Samarco, CBMM, Petrobras, Geosol, Gerdau, CSN, EY, e o apoio de entidades e do Governo do Estado de Minas Gerais, principal estado minerador do Brasil.

Outros eventos de destaque, realizados a cada dois anos pelo IBRAM, são os Congressos Brasileiros de Mina a Céu Aberto e de Mina Subterrânea, que já estão em sua 9ª edição e têm a parceria da Universidade Federal de Minas Gerais e também o Congresso

Congresso de Mineração da Amazônia. Crédito: LED Produções

Page 123: Business Review Brasil Julho 2015

M I N E R A Ç Ã O

www. ibram.org .br 1 2 3

IBRAM

Internacional de Direito Minerário, realizado em estreita parceria com o Governo do Brasil. Além destes, o IBRAM promove a Exposição Internacional de Mineração da Amazônia (EXPOSIBRAM Amazônia) e o Congresso de Mineração da Amazônia em Belém (PA).

Informação da Associação

S E D E

Brasília - DF

F U N D A Ç Ã O

10/12/1976

N Ú M E R O D E

A S S O C I A D O S

174

G E S TÃ O

Diretor-Presidente: José Fernando Coura Diretor de Assuntos Minerários: Marcelo Ribeiro Tunes Diretor de Assuntos Ambientais: Rinaldo César Mancin Diretor de Relações Institucionais: Walter B. Alvarenga Diretor Administrativo e Financeiro: Ary Pedreira Conselho Diretor-Presidente: Ricardo Vescovi de Aragão Vice-Presidente: Luiz Eulálio Moraes