Caderno Avesso 21-06-12

8
caderno caderno avesso avesso O Nacional 21 de junho de 2012 O Nacional 21 de junho de 2012 Páginas 4 e 5 O Break Avesso é a parada mais legal dos colégios de Passo Fundo. Semana passada a invasão da vez foi no Cecy! Quer saber o que rolou por lá? Abra e veja. Vai Trabalhá Moleque, Rapidinhas Musicais, Notícias Quentinhas, Game Up e... e+ e+ Arraiá do Avesso sô! O Cardenu Avesso preparô as miór dica pra ucêis curti nu bem bão as festa junina que tão acontecendo pur aí! Uai sô! Óia a coooobra! Página 6 NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA! (FOTO: ANA LÖHR)

description

Caderno Avesso do dia 21-06-12. Festa junina, break e mais.

Transcript of Caderno Avesso 21-06-12

Page 1: Caderno Avesso 21-06-12

cadernocaderno

avessoavessoO Nacional

21 de junho de 2012O Nacional

21 de junho de 2012

Páginas 4 e 5

O Break Avesso é a parada mais legal dos

colégios de Passo Fundo. Semana passada

a invasão da vez foi no Cecy! Quer saber

o que rolou por lá? Abra e veja. Vai Trabalhá Moleque, Rapidinhas Musicais, Notícias

Quentinhas, Game Up e...

e+e+

Arraiá do Avesso sô!O Cardenu Avesso preparô as

miór dica pra ucêis curti nu

bem bão as festa junina que

tão acontecendo pur aí! Uai

sô! Óia a coooobra!Página 6

NÓS VAMOS iNVAdiR SUA PRAiA!

(Fo

to: A

nA

Löh

r)

Page 2: Caderno Avesso 21-06-12

cadernocaderno

avessoavesso22 21 de junho de 2012 - O Nacional21 de junho de 2012 - O Nacional

Sucursal em Porto Alegre: GrUPo DE DIÁrIoS - rua Garibaldi, 659, conj. 102 – Porto Alegre-rS.

Representante para Brasília: CEntrAL CoMUnICAÇÃo.

Representante para São Paulo e Rio de Janeiro: trÁFEGo PUBLICIDADE E MArKEtInG LtDAAvenida treze de maio, sala 428 - rio de Janeiro – rJ.

MC- Rede Passo Fundo de Jornalismo Ltdarua Silva Jardim, 325 A - Bairro Annes

CEP 99010-240 – Caixa postal 651Fone: (54) 3045-8300 - Passo Fundo rS

www.onacional.com.br

Múcio de Castro Filho

Múcio de Castro neto

Zulmara ColussiMúcio de Castro 1915 1981

Filiado à

Diretor Presidente: Diretor Executivo:

Editora Chefe:

Pablo Lauxen

Pablo tavaresConteúdo:

Diagramação:

cadernocaderno

avessoavesso

PONTOS dE diSTRiBUiÇÃO dO CAdERNO AVESSOO.R. Games (Bella Città), Trópico, Chilli Beans, Ramires Revisteira, Posto Moron, Mad Ness (General Netto), CI,

Anglo Americano, Imed, Anhanguera, Doctor Pré-Vestibular, Garra, Yázigi.Escolas:

Conceição, EENAV, Fagundes dos Reis, IE, Notre Dame, Protásio Alves, Bom Conselho, Gama, Menino Deus, Tiradentes, Cecy Leite Costa, Wolmar Salton, Alberto Pasqualini, Cardeal Arcoverde, Daniel Dipp, Guarcy Barroso, Cohab Secchi, Padre José Anchieta, Bela Vista.

UPF: UPFTV, FAC, FEAR, Odontologia, Centro de Convivência, Direito, Biologia, Integrado UPF.

Novo trailer de Batman – O Cavaleiro das Trevas RessurgeBatman — O Cavaleiro das Trevas Ressurge teve mais um vídeo divul-gado, desta vez dando mais destaque ao vilão Bane, interpretado por Tom Hardy. O clipe foi divulgado com exclusividade pela Nokia nesta terça.A trama se passa oito anos depois do último longa e mostra o terro-rista Bane aterrorizando a população e esgotando as forças da polícia de Gotham. Isso faz com que Batman retorne de seu exílio. O filme encerra a elogiada trilogia do diretor Christopher Nolan à frente do Homem-Morcego. A estreia no Brasil será dia 27 de julho de 2012.

Evangélico cria refrigerante divinoMoisés Magalhães gravou um vídeo onde afirma que Deus lhe pe-diu que produzisse o Leão de Judá Cola para substituir no Brasil e no mundo a Coca-Cola, a “bebida do diabo”. “A Coca-Cola, escrita ao contrário, significa ‘Alô, diabo’”, diz o empresário, que é seguidor da Igreja Universal. Recentemente, pastores reclamaram contra um vídeo da Red Bull que faz uma brincadeira com Jesus, no episódio em que ele anda sobre as águas. “Coca-Cola é água suja do inferno” afirma Moisés.

Cientistas desenvolvem aparelho para escalada no estilo Homem-AranhaPeter Parker precisou de uma aranha radiativa. Cientistas deixaram a ficção de lado e desenvolveram um equipamento capaz de transformar qualquer mortal em um Homem-Aranha, sem a ajuda da picada de um aracnídeo. O equipamento usa o vácuo para fazer com que homens pos-sam escalar paredes sem necessidade de cordas. O alto poder de sucção é a garantia de segurança e aderência a quaisquer superfícies, dizem os criadores da engenhoca. O equipamento foi desenvolvido em um laboratório da Força Aérea dos EUA na Utah State University. As forças militares americanas devem usar o aparelho em missões especiais.

Homem sem pernas chega ao cume do KilimanjaroO canadense Spencer West perdeu as pernas aos cinco anos em decorrência de um problema gené-tico. Mas nada que o impedisse de chegar ao cume do Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com 5.895 metros de altura - o ponto mais alto da África. Durante o feito incrível, Spencer arrecadou 500 mil dólares para obras de caridade. É, qual é a sua desculpa agora?

Page 3: Caderno Avesso 21-06-12

cadernocaderno

avessoavesso 33O Nacional - 21 de junho de 2012O Nacional - 21 de junho de 2012

GAMEUP!por Matheus Henrique Silva

Ao checarmos a lista dos games mais joga-dos, há anos temos Call of Duty com a lide-rança, e outros jogos de tiro em primeira pessoa (First-Person Shooters) logo em bai-xo. Por que isso? Por que somos tão atraídos por estes jogos em que atiramos o tempo todo, e explodimos coisas sem parar? “Pois isso é divertido!”, você deve ter respondi-do. Devo dizer que concordo plenamente, e pessoalmente, passo horas em frente ao meu Xbox 360 jogando Halo e Battlefield.A febre começou com o famosíssimo Coun-ter-Strike, um mod de Half-Life que fez mais sucesso que o esperado, e até hoje é jogado com uma grande quantidade de jo-gadores, e antes mesmo de CS, já tínhamos jogos de sucesso do gênero, como Doom e Quake. A partir daí, tudo evoluiu e se tor-nou o que é hoje, com jogos mais realistas do que poderíamos imaginar na época. Mas o tamanho fanatismo por este tipo de jogo é às vezes algo que limita um pouco o gamer que não gosta apenas de focar em um gênero. Se vocês observarem, uma gi-gantesca porcentagem dos jogos que fazem

sucesso hoje em dia são jogos de tiro em primeira pessoa. Halo, Call of Duty, Battle-field, Medal of Honor, Resistance, Killzone… E os que não são em primeira pessoa, tam-bém tem algo relacionado com o conceito “atire em tudo que se mover”, como Gears of War.Não estou dizendo que estes jogos não pos-suem qualidade, pois todos, sem exceção, são jogos fantásticos. Mas estamos em uma era em que poucos são os games que con-seguem se destacar entre os mais jogados sem terem armas e explosões em seu ro-teiro. Um dos poucos jogos que consegue fazer isso é Minecraft. Já devo ter mencio-nado vários jogos nesta coluna que tem um conceito diferente, e que em minha hones-ta opinião, mereciam mais reconhecimento entre os jogadores. Batman: Arkham City e Portal estão entre esta lista de jogos es-plêndidos que não tem um público gigan-tesco como Call of Duty tem, por exemplo.Outro motivo para “reclamar” sobre esta febre é que os jogos estão ficando cada vez mais fáceis, e as campanhas single-player

A FEBRE dOS FiRST-PERSON SHOOTERS estão ficando cada vez menos criativas e

mais superficiais. É sempre o seguinte: “vá do ponto A até o ponto B, onde você en-contrará o sujeito X e o escolte até o ponto C, no meio tempo, mate todo mundo que cruzar seu caminho.”. E isso é praticamen-te um resumo das campanhas de todos os jogos de tiro em primeira pessoa que estão saindo, principalmente os mais genéricos, que são produzidos em uma tentativa de-sesperada de gerar lucro, pois os desenvol-vedores acham que qualquer jogo em que o protagonista tenha uma arma irá fazer sucesso. O desafio é algo que está em de-manda nos jogos da atualidade.Alguns games deste tipo tem um diferen-cial, que é o famoso termo “elementos de RPG”, e acredite, isso realmente melhora o game. Borderlands é um jogo que não con-segui jogar por muito tempo, mas o game recebeu notas incríveis e um feedback ex-celente da maioria das pessoas que o jo-garam e exploraram o mundo de Pandora. Já o game Fallout é um RPG de verdade, só que também tem a temática que envol-ve armas e explosões, afinal, você está em um mundo pós-apocalíptico. Mas em geral,

temos que admitir que os jogos de tiro em primeira pessoa estão totalmente satura-dos. É um estilo que não surpreende mais como antigamente.E se você, assim como eu, concorda que os jogos atuais precisam de um desafio a mais, sugiro que jogue Dark Souls. Dificuldade ga-rantida, e quem sabe, um joystick voando na parede.Temos pela frente vários games, que ape-sar de terem armas e tudo mais, parecem ser jogos que marcarão e fecharão esta ge-ração com chave de ouro. Watch Dogs foi anunciado, Tomb Raider está chegando, e é só uma questão de tempo até pormos nos-sas mãos em Halo 4. Aliás, podem até es-perar previews destes games nas próximas semanas aqui na Game Up.

Contato: Que tal me mandar perguntas, su-gestões, críticas, ou até mesmo xingamentos e palavrões? Você pode entrar em contato comigo no meu Twitter, que é @Matheus360, ou no meu e-mail: [email protected]. Feedback sempre é bem vindo!

Gamers, unite!

Page 4: Caderno Avesso 21-06-12

cadernocaderno

avessoavesso44 21 de junho de 2012 - O Nacional21 de junho de 2012 - O Nacional

NO CECy!O Break Avesso chegou com tudo no

Colégio Cecy Leite Costa, justo na

semana em que o colégio comemorou

seus 47 anos de existência. A manhã

começou úmida e fria, mas não

demorou muito pro sol bater e a

função começar.Aproveitando o calorzinho, os alunos

tiveram o bate-papo Einsteen,

que foi ao ar livre, com Alexandre

Matos que deu um toque na galera

sobre redes sociais e como isso

pode interferir na vida pessoal e

profissional deles. E foi ali mesmo,

no pátio do colégio que o som rolou.

A banda General Bonimores tocou

alta sonzeira e a galera não parou

por um minuto sequer. No meio disso

tudo, muitos brindes, open bar de

Pepsi, slackline da Trópico, boliche

no kinect da O.R Games e tem

mais. Todo mundo que participou do

Break, está com chances de ganhar

uma bolsa de estudos integral nas

Faculdades Anglo Americano e uma

viagem na faixa pro Chile pra três

pessoas.Confira aqui um pouco do que

rolou por lá. E fique de olho bem

aberto, julho é logo ali, e o Break

Avesso volta em mais uma invasão.

A cobertura completa você encontra

no site onacional.com.br/Break e em

nossas redes sociais.

Page 5: Caderno Avesso 21-06-12

cadernocaderno

avessoavesso 55O Nacional - 21 de junho de 2012O Nacional - 21 de junho de 2012

(FotoS: AnA Löhr)

Page 6: Caderno Avesso 21-06-12

cadernocaderno

avessoavesso66 21 de junho de 2012 - O Nacional21 de junho de 2012 - O Nacional

Tem vaga para Auxiliar de RH na CdL emprego, liga lá! 3311 6096.

Olha essa: Vaga de estágio para Farmácia. Passa na CiEE que a oportu-nidade te espera lá.

Quem estiver procurando um emprego de Auxiliar Administrativo, pas-sa na CdL.

Se liga você que faz Administração! Tem 17 vagas te esperando na CiEE.Pra quem cursa Educação Física e tá precisando estágio, tem seis vagas na CiEE.

Galera que cursa Turismo: Corre na CiEE, há uma vaga te esperando lá.

Tão precisando de Recepcionista, a CdL emprego te direciona pra vaga.

O pessoal que cursa Publicidade e Propaganda pode mostrar seu talen-to, tem vaga na CiEE.

Quem tá precisando de trampo, corre na CdL, tem vaga pra Atendente.

Pessoal do Design Gráfico! Liguem no CIEE 3313 5256 pra garantir a vaga.

Tem uma vaga pra Contabilista lá na CdL, chega lá.

No CiEE em estágio pra galera que cursa Letras.

Na CdL empregos tem uma vaga na área de Vendas, carteira assinada e tudo mais, corre lá.

Ei você aí que faz Magistério! Tem 10 vagas na CiEE, cola lá pra garantir a tua vaga.

Em um evento cercado de mistérios, a Mi-crosoft anunciou nesta segunda-feira (18) o Surface, sua própria linha de PCs-tablet com Windows 8 e hardware assinado pela companhia. Ainda sem preço e data de lançamento, os dois modelos apresenta-dos possuem tela sensível ao toque de 10,6 polegadas, tecnologia contra arranhões Gorilla Glass e apenas 9,3 milímetros de espessura.Um dos grandes diferenciais da linha Sur-face é o fato de eles terem o seu próprio suporte integrado ao chassi, o que cha-maram de Kickstand. Mas vários outros acessórios e demonstrações encantaram os olhos dos presentes. O primeiro, o Mi-crosoft Surface Touch Cover, é uma espé-cie de SmartCover, e assim como o iPad, ela é conectada magneticamente ao Sur-

face. O Touch Cover tem apenas 3 milí-metros de espessura e serve, ao mesmo tempo, como teclado e capa protetora, trazendo um teclado QWERT completo e funcional com um touchpad com suporte a múltiplos toques.Segundo a Microsoft, o modelo Surface RT será lançado junto com o Windows 8, previsto para ser apresentado em outubro (ainda não há confirmação oficial da em-presa). Já a versão Pro chegará ao mercado apenas três meses depois, possivelmente em janeiro. A empresa não revelou seus preços, mas disse que a informação será divulgada próximo do lançamento. Analis-tas especulam que o preço seja compatível com as ofertas atuais de tablets (no Brasil, entre R$ 1.200 e 2.000) e ultrabooks Intel (cerca de R$ 3.800).

iPAd QUE SE CUidE! MiCROSOFT LANÇA SURFACE, SUA PRÓPRiA LiNHA dE TABLETS COM WiNdOWS 8

Page 7: Caderno Avesso 21-06-12

cadernocaderno

avessoavesso 77O Nacional - 21 de junho de 2012O Nacional - 21 de junho de 2012

Pé de moleque, de onde vem? Com faz?O pé de moleque surgiu com os árabes,

que o descobriu em suas viagens à penín-

sula itálica, isso na Alta Idade Média. A

partir daí foi-se aprimorando as “mistu-

ras”. Antes de virar pé de moleque no Bra-

sil o doce tão consumido principalmente

nas festas juninas, teve e ainda tem ou-

tros nomes, em Portugal é “nogat” que

derivou do francês “nougat”, para os es-

panhóis “turrón” e para os italianos é co-

nhecido como “torrone”.

No Brasil, o pé de moleque surgiu por volta do século XVI, quando a cana de açúcar

começou a ser cultivada na Capitania de São Vicente, trazida por Martin Afonso

de Souza. Hoje nós temos no Brasil até a capital nacional do pé de moleque. É a

cidade de Piranguinho, no sul de Minas Gerais. No Sul e Sudeste do Brasil, o pé de

moleque está ligado às culturas caipira e açoriana. Nas regiões norte e nordeste é

muito consumido nas quadrilhas, como são conhecidas as festas juninas.

Tem duas hipóteses para a origem do nome. Primeiro, a referência ao calçamento

de pedras irregulares presente em algumas cidades históricas como Paraty e Ouro

Preto. A segunda hipótese é de que o nome foi dado pelas quituteiras das ruas que

vendiam o doce e que eram alvo de furtos por parte da molecada. Para não serem

mais importunadas pelos meninos, as vendedoras diziam à eles que pedissem, “pé

de moleque!”.

Agora que você conhece a história do doce que tal ir pra cozinha e fazer o seu?

Aí vai uma dica fácil e rápida:

1/2 kg de açúcar1/2 kg de amendoim cru

2 colheres de sopa de margarina

2 colheres de sopa de chocolate em pó

1lata de leite condensado

Misture todos os ingredientes, menos o leite condensado em uma panela e leve ao

fogo baixo até caramelizar, mexendo sempre sem deixar queimar

Tire do fogo e coloque rapidamente o leite condensado mexendo bem, num tabu-

leiro untado com margarina, distribua em colheradas.

ARRAiá dO AVESSO Sô!Festa junina é bão dimais sô. E o pessoar do Cardeno Avesso preparô uma reportage especiau pra ocê curti e aproveitá o mior dessa festa linda di duê sô! Óia a cobra!

-É mintiraaa.de onde surgiu?As festas juninas surgiram no período pré-gregoriano, era uma festa pagã para co-

memorar a fertilidade da terra e as boas colheitas numa época em que dominava

o solstício de verão. A comemoração a principio era em 24 de junho, data que se

comemora o dia de São João. Eram conhecidas como festa “joanina” em homena-

gem ao santo. Foram os portugueses que trouxeram a festa junina para o Brasil, e quando che-

gou aqui tinham forte influência de elementos culturais portugueses, franceses e

chineses. Dos franceses veio a dança marcada, típico das danças nobres que no

Brasil deu origem a quadrilha. Já dos chineses veio a tradição de soltar fogos. E

esses elementos culturais com o passar do tempo foram se misturando as culturas

indígenas, afro-brasileiras e dos imigrantes europeus espalhados

por todo o país. Os negros e índios que viviam aqui não tiveram dificuldade para se

adaptar, já que era muito parecida com as festas deles. As festas

juninas foram se espalhando por todo Brasil, mas foi no nordeste

que se enraizou e se tornou forte na cultura. As comemorações

nordestinas são bem acirradas e duram por volta de um mês. São

realizados vários concursos para eleger o melhor grupo de qua-

drilha. As festas juninas ganharam símbolos que se tornaram

referência, por ser realizada num mês mais frio começaram a

acender fogueiras para que as pessoas se aquecessem ao seu

redor. Além de muitas brincadeiras que entraram “na roda”,

como o correio elegante e o casamento na roça.

Uma festa muito colorida e com deliciosas receitas e brinca-

deiras super divertidas. Além do colorido das quadrilhas nor-

destinas e das festas caipiras não menos animadas da região

sul, as comidas dessas são tentadoras: bolos de milho, de

amendoim, pé- de moleque, entre muitas outras guloseimas.AgendaE o rastapé vai rolar em um monte de escolas de PF, se liga na progra-mação, para não perder a festança.

- O Integrado UPF vai soltar balões e arrastar o pé no dia 21 em dois ho-rários, das 15h às 17h e a noite das 19h às 21h. Aberto para todo mundo que quiser participar da festança. O arraiá é no prédio D-20. - No EENAV a festança será no dia 22, começa a partir das 16h e vai até às 20h. O arraiá será na escola. Aberto para todos.

- O colégio Bom Conselho faz seu arraiá no dia 23, sábado, a partir das 13h e vai até as 17h30. Aberto para todos.

- No Conceição o arraiá será no ginásio do colégio e a festança está divi-dida em duas datas:Dia 28 é a vez da galerinha da educação infantil e fundamental a festa começa às 14h e vai até as 17h50.E no dia 29 será a vez dos alunos do ensino fundamental e médio, começa às 17h e vai até 20h.

- O rastapé do IE é dia 29 a partir das 18h. Na escola. Aberto apenas para os alunos.

- No dia 30, na úrtima chance de fazer uma festa junina em junho, o Colégio Garra faz a sua festança na Chácara do Garra. Aberto pra todos, desde o peão até o capataz da fazenda.

Tem ainda as festas “julinas” - O arraiá do Alberto Pasqualini será no dia 07 de julho, a partir das 13h30. Aberto para todo mundo participar.

- O Colégio Tiradentes se enfeita e faz fogueira a partir das 13h30, no dia 13 e quem quiser participar da festança, é só se achegar e se juntar porque o rastapé é aberto para todos.

- O Arco Verde está preparando seu arraiá para o dia 14 e a festança começa cedo, a partir das 13h30 e vai até às 17h30, aberto para todos.

EnfeiteChega de bandeirinhas de jornal, deixe a sua fes-ta junina mais colorida, com enormes pompons feitos de copinhos de bri-gadeiro.Basta fixar o fundo das formas em uma bola de isopor com alfinetes. Tra-balhe com duas formas de cada vez para dar um efeito bem psicodélico. Depois de tudo pronto, grude um fio de lã nas bolas com cola quente e pendure-as. Feito!

Page 8: Caderno Avesso 21-06-12

RAPIDINHAS MUSICAIS

Duo Dascatorze faz abertura da 2ª Mostra de Teatro do SescO Duo Dascatorze, projeto instrumental dos professores Jonathas Ferreira e Au-

gusto Dossa, fará a recepção dos convidados durante a abertura da 2ª Mostra de Teatro do SESC, nesta quinta-feira. A apresenta-ção rola no hall de entrada do teatro do Sesc, entre as 19h e 20h. O duo executará releituras de clássicos da música popular brasileira para violão e bandolim. Es-tão no repertório do proje-to, que existe desde 2010, músicas de Chico Buarque, Almir Sater, Djavan, entre outros.

Garota acorda de coma ao ouvir AdeleUma garota de sete anos acordou do coma depois que sua mãe cantou “Rolling In The Deep“, single da cantora Adele, para ela. Charlotte Neve, de Trawden, Inglaterra, estava em coma por uma semana por causa de uma hemorragia cerebral.Sua mãe explicou:“Eu subi em sua cama de hospital para dar-lhe um abraço – ela estava ligada a máquinas e sem resposta alguma – e a música da Adele começou a tocar no rádio. Eu comecei a cantar pra ela por que ela ama essa música e nós costumávamos cantá-la juntas.”Charlotte já recuperou parcialmente sua visão e agora precisa reaprender a falar e a andar.

The Beach Boys lança clipeA banda The Bea-ch Boys divulgou o clipe de ”That’s Why God Made the Radio“, pri-meiro single de seu novo álbum, lançado no início de junho. Aaron Brown e Ben Chappell, fa-mosos por dirigirem os clipes do disco mais recente do Arctic Monkeys, ficaram responsáveis pela direção do vídeo. Sobre o trabalho, Brown declarou:“É um monte de jovens de diferentes épocas que foram influenciados pela mú-sica, como os rebeldes dos anos 50, os motociclistas dos 60 e os surfistas hippies dos anos 70. Depois todos eles vão à essa festa e, quando abrem a porta da garagem, o The Beach Boys está lá.”