Caderno de apresentação

10
PROJETO TRILHAS DE LEITURA

description

Curso de Formação para professores em horário de HTPC's

Transcript of Caderno de apresentação

Page 1: Caderno de apresentação

PROJETO TRILHAS DE LEITURA

Page 2: Caderno de apresentação

Caderno de ApresentaçãoO Projeto Trilhas é um conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o

trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade . Está dividido :

Trilhas para ler e escrever textos;Trilhas para abrir o apetite poético e

Trilhas de jogos

Page 3: Caderno de apresentação

No campo de formação de leitores, os dados nacionais indicam que ainda não temos uma sociedade de leitores capazes de usar a leitura como fonte de conhecimento , de ampliação do universo cultural e de prazer pessoal, sem contar que ainda existe um enorme contingente de pessoas analfabetas ou mal alfabetizadas.

Page 4: Caderno de apresentação

A escola tem um papel fundamental na vida dos cidadãos , pois é ela que cria ou não as condições e oportunidades para que as pessoas se tornem leitoras e, possam construir cultura e serem usuárias da linguagem escrita.As crianças quando expostas ao contato sistemático com livros e diferentes textos, descobrem muitas informações sobre a linguagem escrita. Sua aprendizagem é sempre resultado daquilo que são capazes de deduzir a partir do que o ambiente lhes oferece.

Page 5: Caderno de apresentação

A cultura escrita refere-se a todas as práticas que se foram estabelecendo historicamente em torno do texto: a leitura em voz alta, a leitura silenciosa, e a conversa sobre o texto ou a escrita.Não se reduz a identificar a relação entre o som e a grafia, mas que engloba os usos sociais que fazemos de materiais escritos.

Page 6: Caderno de apresentação

O Trilhas valoriza e cria condições para que as crianças tenham a oportunidade de entrar no mundo dos livros, desvendar sua estrutura e conhecer a linguagem que se escreve mesmo antes de ser capaz de ler e escrever autonomamente.O Trilhas propõe que a leitura seja um momento que se explore m os questionamentos das crianças sobre as histórias , ao mesmo tempo que se converse sobre a língua e suas características. É uma ocasião para aproveitar e incrementar seus conhecimentos prévios, para que arrisquem, por exemplo, tanto explicações sobre o significado do texto, tanto das palavras desconhecidas, ou mesmo para que observem o som das palavras e as comentem.

Page 7: Caderno de apresentação

O objetivo é colaborar para desenvolver competência linguística das crianças tanto oral quanto escrita. Por exemplo, ao estimular a leitura de narrativas , convidando-as a desvendar seus elementos : o tempo, os personagens e as relações entre eles, os aspectos psicológicos, as questões gráficas, as ilustrações, o vocabulário, a gramática e sonoridade da língua.O mundo de uma maneira geral é informador, o contato com a língua está dado no cotidiano, e algumas crianças têm a chance de receber ajuda fora da escola, ou mesmo ser tão atentas a ponto de desvendar o universo da leitura e da escrita.O desafio que está posto é ajudar também aquelas que não vão por conta própria. O Trilhas parte do pressuposto de que é possível juntar os processos, trabalhando intencionalmente letramento e decodificação, ao mesmo tempo.

Page 8: Caderno de apresentação

É preciso envolvimento institucional para de fato oferecer as condições necessárias ao ensino. Essas condições vão desde a definição de políticas educacionais sob a responsabilidade dos gestores até a criação de um espaço escolar adequado e estimulante.O Trilhas pode contribuir para o trabalho em sala e o professor pode fazer a diferença. O espaço da sala deverá ter diferentes cantos e materiais disponíveis para usar a escrita, a leitura com autonomia usando uma minibiblioteca e os recursos dos jogos. Tudo isso terá sentido a partir de um planejamento e boas intervenções.Criar condições para que as crianças trabalhem em duplas , pequenos grupos ou mesmo com crianças de outras salas é extremamente enriquecedor.

Page 9: Caderno de apresentação

Caderno do diretorCada vez mais, nos dias de hoje, a leitura é citada como fator decisivo de inserção social, pois por meio dela ,é possível o acesso a novos conhecimentos, o que enriquece a bagagem pessoal e profissional de qualquer pessoa. Hoje já se sabe que a aquisição das habilidades de leitura e escrita depende muito menos de métodos utilizados do que da relação que a criança tem desde pequena com a cultura escrita. Começa- se aprender a ler pela mão de uma ou mais pessoas que compartilham com a criança o conteúdo de um livro, porque ela ainda não tem condições de ler sozinha. A criança também aprende a ler quando o professor mostra um livro cuidadosamente escolhido e em seguida lê a História.

Page 10: Caderno de apresentação

Sobre o acervo de livros, há para cada intenção educativa, formas diferentes de ler; para cada tipo de texto abordagens e atividades diferentes.O principal objetivo dos nossos encontros é garantir a troca de experiências entre os professores sobre o planejamento e a realização das atividades, quais adaptações ocorreram em cada sala de aula, a resposta das crianças, os problemas não previstos e como cada professor lidou com eles.