Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os...

32
Capítulo 12 Redes sem fio Sem fio, wireless, wi-fi As redes sem fio (wireless) eliminam os cabos tradicionalmente usados nas redes convencionais. Redes locais sem fio seguem o padrão IEEE 802.11, conhecido popularmente como Wi-Fi (Wireless Fidelity). A comunicação é feita por ondas de rádio. Tanto notebooks quanto computadores de mesa podem ter adaptadores de rede wi-fi, formando uma rede sem fio. Inúmeros equipamentos estão disponíveis para este tipo de rede. Figura 1 Roteador de banda larga wi-fi. Padrões e velocidades O padrão IEEE-802.11 para redes locais sem fio especifica várias velocidades e freqüências. Inicialmente foram lançados dois padrões: 802.11a e 802.11b. Suas características são indicadas na tabela a seguir. Existem padrões mais novos e de maior velocidade, que serão abordados mais adiante, mas comecemos por esses dois primeiros. Note que o alcance depende de vários fatores. De um modo geral, quanto mais obstáculos, maior será a atenuação das ondas de rádio e menor será o alcance.

Transcript of Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os...

Page 1: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12

Redes sem fioSem fio, wireless, wi-fiAs redes sem fio (wireless) eliminam os cabos tradicionalmente usados nas redes convencionais. Redes locais sem fio seguem o padrão IEEE 802.11, conhecido popularmente como Wi-Fi (Wireless Fidelity). A comunicação é feita por ondas de rádio. Tanto notebooks quanto computadores de mesa podem ter adaptadores de rede wi-fi, formando uma rede sem fio. Inúmeros equipamentos estão disponíveis para este tipo de rede.

Figura 1Roteador de banda larga wi-fi.

Padrões e velocidades

O padrão IEEE-802.11 para redes locais sem fio especifica várias velocidades e freqüências. Inicialmente foram lançados dois padrões: 802.11a e 802.11b. Suas características são indicadas na tabela a seguir. Existem padrões mais novos e de maior velocidade, que serão abordados mais adiante, mas comecemos por esses dois primeiros.

Note que o alcance depende de vários fatores. De um modo geral, quanto mais obstáculos, maior será a atenuação das ondas de rádio e menor será o alcance.

Page 2: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

404 Manual Prático de Redes

Paredes e móveis (principalmente os de metal), espelhos, todos são anteparos que reduzem o alcance das ondas eletromagnéticas.

802.11a 802.11bTaxa máxima 54 Mbits/s 11 Mbits/sAlcance 50 m 100 mFreqüência 5 GHz 2,4 GHz

A adoção do wi-fi pela indústria começou pelo padrão 802.11b, ao invés do 802.11a, apesar da velocidade mais baixa. O problema que inviabilizou o uso em larga escala do 802.11a foi a sua freqüência de operação. A faixa de 5 GHz requer regulamentações internacionais para que seu uso seja difundido. Já a faixa de 2,4 GHz não sofria dos mesmos problemas de regulamantação, por isso foi o mais utilizado, apesar da sua velocidade menor.

OBS: Como veremos adiante, o padrão IEEE-802.11g, mais atual, permitire a taxa de transmissão de 54 Mbits/s na freqüência de 2,4 GHz, evitando a problemática freqüência de 5 GHz.

802.11g

A popularização do wi-fi passou a ser bem maior com a chegada do 802.11g. No final de 2004, os equipamentos disponíveis eram 802.11b. A partir de meados de 2005, o padrão 802.11g já estava estabelecido e tornou-se popular. Ao longo de 2005 e 2006, praticamente todos os equipamentos para Wi-Fi operam neste novo padrão.

Equipamentos no padrão 802.11g operam na mesma faixa de freqüência do 802.11b (2,4 GHz), portanto não necessitam de regulações governamentais para serem aprovados. Utilizam o mesmo método de modulação usado pelo 802.11a e por isso comportam taxas de transmissão maiores. O alcance é o mesmo do 802.11b. Produtos 802.11b e 802.11g são compatíveis. Por exemplo, se um notebook com placa 802.11b faz contato com outro que usa 802.11g, este segundo reduzirá sua velocidade para “conversar” com o primo mais lento.

802.11gTaxa máxima 54 Mbits/sAlcance 50 a 100 mFreqüência 2,4 GHz

802.11n

Está em elaboração o novo padrão IEEE 802.11n, que irá operar com taxas superiores a 100 Mbits/s. As especificações não estão totalmente fechadas ainda,

Page 3: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 405

portanto não apresentaremos tabelas com freqüências e alcances, como fizemos para os padrões a, b e g.

Somente 11 Mbits/s ?

Se você tem equipamentos 802.11g, pode achar baixa a sua taxa de transmissão, que é 54 Mbits/s. Pior ainda se usar equipamentos um pouco mais antigos, no padrão 802.11b, se compararmos com os 100 Mbits/s de uma rede cabeada.

A velocidade de 11 Mbits/s é realmente considerada baixa para os padrões atuais. Basta lembrar que em meados dos anos 90, as redes operavam com 10 Mbits/s. É uma velocidade baixa para transmitir arquivos grandes em uma rede local. Fica mais baixa ainda quando consideramos que não existem switches wi-fi. O meio de transmissão é um só, o ar, que é “compartilhado” por todas as placas de rede wireless, como se fosse um hub.

Apesar de ser baixa para permitir a rápida transferência de arquivos, 11 Mbits/s é uma velocidade suficientemente para compartilhar uma conexão com a Internet em uma rede. O tráfego de dados proveniente de uma conexão de banda larga de 1024 k bits/s (cerca de 1 Mbit/s) é confortavelmente suportado por uma conexão wireless de 11 Mbits/s. Melhor ainda usar equipamentos 802.11g. Você não notará diferença no que diz respeito ao acesso à Internet, mas perceberá melhor performance quando fizer transferências de arquivos grandes entre computadores de uma rede wi-fi.

Wi-fi: Prós e contras

As desvantagens de uma rede sem fio são muitas:1) Placas de rede wi-fi são caras, cerca de R$ 100,00 (set/2006)2) Roteadores de banda larga são mais caros que os convencionais3) Comunicação mais lenta (11 Mbits/s ou 54 Mbits/s) que a das redes cabeadas

Existem entretanto vantagens que devem ser levadas em conta:1) Economia no custo de instalação: não é preciso fazer obra para passar cabos2) Ideal para redes provisórias. Em uma exposição, feira ou congresso, evitamos usar cabos de redes espalhados e dispensamos obras para passagem de fios. 3) Oferece mobilidade para notebooks, que podem dispensar a rede cabeada

A redução nos custos tornará as redes sem fio ainda mais vantajosas. A tendência é de queda nos preços dos equipamentos wi-fi. No final de 2004, uma placa de rede wi-fi 802.11b custava mais de 200 reais no comércio de varejo. Em meados de 2006 já comprávamos modelos 802.11g por 100 reais.

Page 4: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

406 Manual Prático de Redes

Equipamentos para redes wi-fiExistem placas de rede para notebooks e micros desktop, roteadores, servidores de impressão, adaptadores USB-/Wi-Fi e diversos outros dispositivos com os quais podemso formar uma rede sem fio. Vamos conhecer agora alguns deles.

Cartão de rede wi-fi para notebooks

A maioria dos notebooks modernos já possuem adaptador de rede wi-fi na sua configuração básica. A antena fica inclusive embutida no interior do notebook, normalmente ao lado da tela de cristal líquido. Para notebooks que não possuem adaptador de rede wi-fi de fábrica, podemos usar cartões PCMCIA Wi-Fi.

Figura 2Cartão Wi-Fi PCMCIA para notebooks.

Placa de rede wi-fi

Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, com a instalação de uma placa de interface PCI Wi-Fi apropriada. Tais placas custam cerca de R$ 100 (set/2006) mas seus preços vêm caindo bastante.

Figura 3Placa de rede Wi-Fi PCI.

Page 5: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 407

Note que a placa possui uma chapa metálica que isola os circuitos internos de radiofreqüência, evitando que interfiram no funcionamento do computador ou que sofram interferência gerada pelos próprios chips do computador.

Placas de rede wi-fi são acompanhadas de uma antena dobrável que deve ser atarrachada no conector apropriado, após a placa ser instalada no computador.

Figura 4Antena e seu conector na placa.

Rede AD-HOC

Dizemos que uma rede sem fio é “AD-HOC” quando não possui cabos de rede. Todos os computadores devem utilizar apenas placas de rede wi-fi. Cada computador é capaz de transmitir e receber informações para todos os demais que formam a rede.

Figura 5Rede Wi-Fi AD-HOC.

Rede de infraestrutura

Este tipo de rede sem fio é integrada a uma rede cabeada através de aparelhos chamados “Access Points” (pontos de acesso). Cada Access Point possui um conector RJ-45 para ligação com a rede cabeada, e cria ao seu redor, uma região que dá acesso sem fio a computadores equipados com placas apropriadas. Podemos instalar vários Access Points para aumentar a área de cobertura da rede sem fio.

Page 6: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

408 Manual Prático de Redes

Figura 6Rede Wi-Fi de infraestrutura.

Access point

Um access point opera como um “hub wireless”. É ligado na rede através do seu conector RJ-45, integrando computadores com placas Wi-Fi à rede cabeada. Existem vários modelos, e normalmente sua programação é feita baseada em um “Web Setup”, método similar aos dos roteadores mostrados no capítulo 11.

Figura 7Access Point.

Compartilhamento de banda larga

Todos os conceitos de compartilhamento de conexão com a Internet apresentados no capítulo 11 se aplicam também a redes sem fio. O Access Point faz o papel do hub na rede sem fio. É preciso ter ainda o roteador e o modem. Existem aparelhos que acumulam as funções de access point e roteador, (wireless broadband router), e neste capítulo exemplificaremos sua instalação e utilização.

Page 7: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 409

Figura 8Rede Wi-Fi com acesso à Internet.

Wi-fi Print Server

Computadores com placas de rede wireless podem ter suas próprias impressoras, ou podem usar impressoras da rede, caso exista um Access Point. Em redes AD-HOC também podemos instalar impressoras compartilhadas. Basta utilizar um wireless print server, que possui conexões USB ou paralela para a ligação de impressoras de rede que são acessadas pelos micros com adaptadores Wi-Fi.

Figura 9Wireless Print Server.

Wi-fi broadband router

Ligado a um modem ADSL ou a cabo, através de uma conexão WAN RJ-45, este aparelho distribui a banda larga para a rede sem fio. Podemos considerá-lo como um roteador de banda larga que acumula ainda a função de access point.

Figura 10Wi-Fi Broadband Router.

Page 8: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

410 Manual Prático de Redes

A figura 11 mostra a aplicação deste tipo de roteador. O modelo da figura (D-Link DI-713P) é portanto:

• Router• Switch• Access Point • Print Server

Figura 11Um exemplo de rede com Wi-Fi com acesso à Internet.

Instalação de uma rede Wi-Fi AD-HOCNa maioria dos casos você irá instalar uma rede Wi-Fi de infraestrutura, usando access points ou roteadores de banda larga. Existem entretanto aplicações para redes Wi-Fi do tipo AD-HOC. É preciso conhecer ambos os tipos de configuração. Mostraremos agora como configurar uma rede AD-HOC pelo método manual, usando os comandos de rede sem fio disponíveis no Windows XP.

Instalação da placa de rede

Comecemos com a instalação de uma placa de rede PCI Wi-Fi em cada computador da rede. Os comandos de configuração para essas placas são similares, tanto em desktops quanto em notebooks. Usaremos como exemplo o Windows XP, que possui suporte a redes sem fio. Se usarmos uma versão mais antiga do Windows, será preciso instalar o software de controle fornecido no CD-ROM que acompanha a placa. Os softwares de controle para redes sem fio fornecidos com este tipo de placa, possuem comandos similares aos encontrados no Windows XP.

Antes de instalar a placa de rede Wi-Fi, é recomendável desativar a placa de rede normal. O Windows ficará “confuso” ao encontrar duas conexões de rede. Na

Page 9: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 411

verdade podemos fazer com que as duas redes (com fio e sem fio) sejam unidas em uma só, usando um recurso chamado bridge (ponte). Para evitar complicações, deixe inicialmente a placa de rede normal desativada, afinal estamos configurando uma rede AD-HOC. Para desativar a placa de rede comum podemos usar, por exemplo, o comanod Desativar, no quadro de conexões de rede (figura 12).

Figura 12Desativando a placa de rede (“com fio”).

Ao ser iniciado, o Windows XP detectará a placa e abrirá o assistente para adicionar novo hardware (figura 13). O método exato dependerá do software de instalação de drivers fornecido pelo fabricante. Em alguns casos, basta inserir o CD-ROM neste momento e a instalação prosseguirá automaticamente. Os drivers serão localizados e instalados.

Figura 13O Assistente irá instalar os drivers para a placa de rede Wi-Fi.

Outro método de instalação é o manual através do Gerenciador de dispositivos (figura 14). Note no exemplo que a placa de rede comum (NVIDIA nForce MCP Networking Controller) está desativada, e a placa de rede Wi-Fi ainda está sem os drivers instalados. Basta então clicá-la e, em seu quadro de propriedades, escolher a opção “Reinstalar driver”. Usamos então o CD que acompanha a placa. É bom

Page 10: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

412 Manual Prático de Redes

lembrar que o método de instalação varia de uma placa para outra. Certos fabricantes preferem fornecer um programa de instalação próprio. Nesse caso usamos Cancelar no quadro da figura 13, e fazemos a instalação usando apenas o CD-ROM.

Figura 14Antes dos seus drivers serem instalados, a placa de rede Wi-Fi aparece com o nome “Controlador Ethernet”.

Seja qual for o caso, ao término da instalação dos drivers, a placa de rede Wi-Fi constará no Gerenciador de dispositivos, indicada pelo seu modelo e fabricante (figura 15). Note que a placa de rede comum continua desativada (aparece com um “X” vermelho sobre o seu ícone).

Figura 15A placa Wi-Fi está com seus drivers instalados.

Page 11: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 413

Configurações da rede wi-fi

A placa de rede Wi-Fi aparecerá no quadro de conexões de rede (figura 16). No momento, o “X” vermelho indica que ainda não recebe sinal.

Figura 16As duas placas de rede: Wi-Fi (sem sinal) e normal (desativada).

Clicando no ícone da conexão no canto inferior direito da tela (figura 17) temos a opção:

Exibir redes sem fio disponíveis.

Figura 17

A opção exibe as redes sem fio disponíveis, caso existam.

No momento não existem redes sem fio disponíveis. Clique em Avançado para configurar a rede manualmente. Se existir uma rede sem fio já configurada, a mesma será apresentada no quadro da figura 18. Bastará então clicar no nome da rede e no botão Conectar. Será preciso fornecer uma senha apropriada para ingressar na rede, como veremos a seguir.

As figuras 17 e 18 aplicam-se ao Windows XP sem o Service Pack 2. Entretanto é altamente recomendável, para não dizer obrigatório, que usemos o Windows XP com o Service Pack 2. No caso, o quadro de redes sem fio disponíveis terá um aspecto diferente como vemos na figura 19.

Page 12: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

414 Manual Prático de Redes

Figura 18Não existem redes sem fio disponíveis.

Figura 19Quadro de redes sem fio disponíveis no Windows XP SP2.

No exemplo da figura 19, vemos que foram “captadas” várias redes sem fio próximas. Isso é muito comum atualmente. Em muitos edifícios encontramos diversos apartamentos com redes sem fio, principalmente para compartilhamento de Internet entre dois ou mais micros. Como o alcance da rede sem fio chega a 50 e até 100 metros, podemos realmente captar várias redes dos vizinhos.

Criando a rede AD-HOC

Os comandos de configuração manual que mostraremos agora são do Windows XP SP2. Os comandos do Windows XP original são praticamente idênticos.

Partindo do quadro de conexões de rede (figura 16), clicamos no ícone da conexão Wi-Fi com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolhemos a opção Propriedades. Será apresentado o velho conhecido de outros capítulos, o quadro de propriedades da conexão, no qual constam os protocolos, clientes e serviços. Em se tratando de uma placa de rede Wi-Fi, este quadro terá uma guia adicional: Redes sem fio (figura 20).

Page 13: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 415

Deixe marcada a opção:

Usar o Windows para definir as configurações da rede sem fio.

Criamos a rede clicando no botão Adicionar, localizado abaixo da lista de Redes preferenciais.

Figura 20Quadro para configurar manualmente uma rede sem fio (Windows XP SP2).

Será aberto um quadro para preenchimento das propriedades da rede (figura 21).

Figura 21Para criar a rede.

Devemos dar um nome para a rede (SSID). Temos várias opções para proteção da rede, evitando que intrusos (vizinhos, por exemplo) tenham acesso, através do preencimento de senhas (chave da rede). No nosso exemplo escolhemos

Page 14: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

416 Manual Prático de Redes

autenticação aberta e criptografia WEP. Mais adiante nesse capítulo mostraremos outras opções para proteção da rede. Para que possamos preencher a chave da rede, devemos deixar desmarcada a opção “Chave fornecida automaticamente”. Finalmente, como neste exemplo estamos criando uma rede AD-HOC, marcamos a opção “Esta é uma rede de computador a computador (ad hoc)”.

Figura 22A rede foi criada.

Depois de definida a rede, seu nome passará a constar no quadro de propriedades, como vemos na figura 22. O ícone da rede recém criada aparece na lista de redes preferenciais com a indicação de um “X” vermelho, já que não existem ainda outros computadores conectados nesta rede.

Um último ajuste bastante oportuno: clique na guia Geral do quadro da figura 22 e marque a opção “Mostrar ícone quando conectado”.

Figura 23A rede sem fio ainda está desconectada.

Page 15: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 417

No computador que usamos para criar a rede sem fio, a conexão ainda constará como “Desconectada” (como vemos na figura 23), com a indicação de um “X” vermelho. Passará a constar como conectada depois que pelo menos mais um computador ingresse na rede.

Figura 24O ícone da conexão Wi-Fi.

O ícone da conexão Wi-Fi na área de notificação (ao lado do relógio) também aparecerá com um “X” vermelho, indicando que está desconectada (figura 24). Ao clicarmos nesse ícone, é apresentado um menu que dá acesso às configurações e à lista de redes sem fio disponíveis. No momento não precisamos alterar configurações, pois já criamos a conexão corretamente neste primeiro computador. Vejamos agora como adicionar outros computadores na rede recém criada.

Adicionando outros micros na rede

É muito fácil criar a rede AD-HOC no primeiro micro, e mais fácil ingressar com outros micros na rede que acabamos de criar. Basta clicar no ícone da conexão como vemos na figura 24 e selecionar a opção “Exibir redes sem fio disponíveis”. Se o ícone da conexão não existir, podemos ir ao quadro de conexões de rede (figura 25) para selecionar o comando “Exibir redes sem fio disponíveis”.

Figura 25Para exibir as redes sem fio disponíveis.

Será apresentado um quadro como o da figura 26 (Windows XP SP2). O quadro do Windows XP original tem as mesmas informações, mas um visual mais simples. Note que no nosso exemplo foram detectadas quatro redes sem fio ao alcance do

Page 16: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

418 Manual Prático de Redes

nosso computador. Cada uma das redes tem ao seu lado um indicador de intensidade do sinal, parecido com o exibido por telefones celulares. A rede que criamos é a de nome WIFI-LIVRO, e é a que tem o sinal mais forte.

Figura 26Redes sem fio disponíveis.

Clicamos então na rede desejada e no botão Conectar. Como trata-se de uma rede com proteção ativada, será exibido um quadro para o preenchimento da chave da rede (figura 27). É preciso digitar a chave duas vezes.

Figura 27Fornecendo a chave da rede.

Esse é o momento em que desaparece o “X” vermelho sobre o ícone da conexão. Tanto no quadro das redes sem fio disponíveis quanto no quadro das conexões de rede, o ícone da conexão wi-fi aparecerá com a indicação “Obtendo endereço de rede”. A placa de rede tentará contactar um DHCP para obter um endereço IP. No nosso exemplo, estamos configurando uma rede sem DHCP, portanto será usado um endereço IP na forma 169.254.xx.yy. Nesse mesmo momento, programas de Firewall eventualemente instalados pedirão ao usuário que confirme o ingresso na rede, exibindo uma mensagem do tipo “Nova rede detectada”.

Depois de alguns segundos a rede sem fio passará a constar como “Conectada”, como vemos na figura 28.

Page 17: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 419

Figura 28O computador está conectado à rede sem fio.

No quadro de conexões de rede, o “X” veremelho sobre o ícone da conexão desaparecerá, como vemos na figura 29. Depois de permanecer alguns segundos com a indicação “Obtendo endereço de rede”, a conexão aparecerá com a indicação “Conectado”.

Figura 29Conexão em sem fio sendo estabelecida.

Use também o comando Status da conexão de rede para fazer alguns testes importantes.

Verifique o IP da conexão de rede. Como esta rede não possui DHCP, o IP será da forma:

169.254.xx.yy

Page 18: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

420 Manual Prático de Redes

Clique em Geral para checar a intensidade do sinal e a velocidade de comunicação. As placas reduzem automaticamente a velocidade quando o sinal é fraco. No nosso exemplo (figura 30), o sinal está com intensidade máxima.

Figura 30Status da conexão wi-fi.

Clicando em Suporte, o quadro assume a forma mostrada na figura 31. Podemos verificar o IP recebido pela conexão, uma informação importante para realizarmos testes com o comando PING.

Figura 31Checando o IP da conexão wi-fi.

Page 19: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 421

Se ao usar o comando PING for apresentada a mensagem “Esgotado o tempo limite do pedido”, duas coisas podem estar ocorrendo:

a) A intensidade do sinal está muito fracab) O mais provável – um firewall pode estar impedindo a resposta ao PING

É pouco provável que a intensidade do sinal esteja fraca, afinal a conexão foi estabelecida. Além disso o quadro de Status da conexão permite checar a intensidade do sinal. O mais comum nesse tipo de problema é mesmo o firewall. Vemos que o PING não recebe resposta, mas no quadro de Status da conexão podemos constatar que o número de pacotes recebidos aumenta aos poucos, de acordo com o uso do PING. Na figura 30 é indicado como zero o número de pacotes recebidos, mas aumentará de acordo com o uso do PING, mesmo quando é apresentada a mensagem de “Esgotado o tempo de limite do pedido”. Para tirar a dúvida, podemos usar o PING no modo repetitivo e, a seguir, desativar o firewall. No exemplo da figura 32, vemos que o PING apresentou mensagem de erro e passou a obter resposta assim que o firewall foi desativado. Depois de fazer o teste e comprovar que a comunicação está perfeita, ative o firewall novamente. Pode ser preciso desativar o firewall para efeito de teste nos dois computadores envolvidos na conexão.

Figura 32Testes com o PING.

Antenas mal posicionadas podem até mesmo resultar em perda de pacotes, como no exemplo da figura 33. Note que foram enviados quatro pacotes, mas o segundo foi perdido. As antenas devem ficar paralelas entre si (todas na vertical) para obtenção do máximo sinal. Reposicione as antenas até obter sucesso total nos testes com o PING.

Page 20: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

422 Manual Prático de Redes

Figura 33Erro durante o uso do PING.

Usando a rede

Uma vez feita a conexão, o uso da rede sem fio é idêntico ao de uma rede cabeada. É possível compartilhar arquivos e impressoras, acessar a Internet e usar todos os recursos da rede.

Clique em Meus locais de rede e no grupo de trabalho. No nosso exemplo, são mostrados os dois computadores existentes na rede sem fio.

Figura 34Os dois computadores usados no teste.

OBS: Lembre-se que aparecem na rede apenas aqueles computadores que têm instalado o Serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras em redes Microsoft.

Por exemplo, podemos selecionar arquivos de uma pasta compartilhada de outro computador da rede e copiá-los para o nosso computador. No exemplo da figura 35 estamos copiando arquivos do MICRO10 para o MICRO12.

Page 21: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 423

Figura 35Copiando arquivos através da rede sem fio.

Protegendo a redeUma rede sem fio desprotegida, pode ser facilmente acessada por pessoas não autorizadas. Como o alcance é grande, chegando a cerca de 100 metros, vizinhos que possuam computadores com placas de rede wi-fi poderão descobrir a rede e ingressar na mesma. Se na sua rede existirem pastas compartilhadas sem senha, esses vizinhos poderão ter acesso aos seus arquivos. Se a sua rede tiver acesso à Internet, seu vizinho poderá navegar gratuitamente.

O padrão IEEE 801.11 inclui um sistema de proteção de dados baseado em criptografia, chamado WEP (Wired Equivalent Privacy). Se os seus vizinhos não forem hackers especializados, a criptografia WEP será suficiente para manter a sua rede protegida. Entretanto é tecnicamente possível, apesar de muito difícil, quebrar o código WEP. Um hacker provavelmente não vai perder horas ou dias tentando quebrar a proteção de uma rede residencial. Já no caso de empresas, a questão é mais crítica. Por isso os fabricantes de equipamentos para redes sem fio criaram um novo sistema de proteção chamado WPA (Wi-Fi Protected Access), e mais recentemente uma versão aprimorada chamada WPA2. Equipamentos de rede sem fio mais novos oferecem tanto WEP quanto WPA e, os mais recentes, WPA2. Em breve os padrões atuais serão consolidados no novo padrão IEEE 802.11i. Na verdade o WPA e o WPA2 são padrões provisórios (porém compatíveis com o IEEE 802.11i) criados pelos fabricantes, enquanto o IEEE 802.11i não está pronto.

Se a sua placa de rede Wi-Fi não suporta WPA, poderá passar a suportar através da instalação de um novo driver, encontrado no site do fabricante. Se seu roteador ou ponto de acesso Wi-Fi não suporta WPA, também é possível que passe a suportar com a atualização do seu firmware, também obtido no site do fabricante. Mas é preciso que o sistema operacional também suporte WPA. É o caso do Windows XP SP2 e superiores.

Page 22: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

424 Manual Prático de Redes

No padrão IEEE 802.11 original, o uso do WEP é opcional, ou seja, é possível criar uma rede Wi-Fi sem proteção. No padrão WPA, o uso da criptografia de dados é obrigatório. Além disso, as chaves criptográficas têm maior número de bits e são variáveis, tornando virtualmente impossível quebrar a proteção.

Ativando a proteção (WEP)

Proteger uma conexão Wi-Fi é bastante simples. No quadro de propriedades da conexão sem fio (figura 36), clicamos na conexão e em Propriedades. Será apresentado o quadro da figura 37.

Figura 36Para acessar as propriedades da conexão.

Figura 37Protegendo a conexão.

Para usar WEP, devemos antes escolher um dos dois métodos de Autenticação de rede: Aberto ou Compartilhado. Nenhum dos dois é 100% seguro, por isso o WEP foi substituído pelo WPA. A autenticação é o processo pelo qual um computador é identificado como tendo permissão para ingressar na rede.

No sistema de autenticação aberto, o computador é identificado apenas pelo endereço físico (MAC) da placa de rede. A princípio, qualquer computador poderá ser identificado e autenticado. Mesmo depois de autenticado, um computador só poderá transmitir e receber dados na rede se tiver configurada a chave criptográfica correta.

No sistema de autenticação compartilhado, a chave de criptografia de dados será usada no processo de autenticação. A chave criptográfica será usada tanto no

Page 23: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 425

processo de antenticação (ingresso do computador na rede) quanto na proteção dos dados transmitidos e recebidos.

Para usar criptografia WEP, faça as seguintes configurações no quadro da figura 37:

Autenticação de rede: Escolha Aberto ou compartilhado.

Criptografia de dados: Escolha WEP

Chave fornecida automaticamente: desmarcar

Chave da rede: Digite a chave WEP. Os valores podem ser digitados em ASCII ou HEXADECIMAL. Podem ser usadas chaves de 40 bits ou 104 bits, dependendo do uso da criptografia de 64 ou 128 bits. As opções são mostradas na tabela abaixo:

Bits de criptografia Bits da chave Como digitar64 bits 40 bits 5 caracteres quaisquer, como Ay7&[

ou10 dígitos hexadecimais (0-9 e A-F), como07C8B3793D

128 bits 104 bits 13 caracteres quaisquer, comoz7%t$@43pY98Lou 26 dígitos hexadecimais (0-9 e A-F), comoA4DC893B7402CFE3C5684D064B

Se você usar WEP, escolha a criptografia de 128 bits, bastando para tal digitar 13 caracteres quaisquer, ou 26 caracteres hexadecimais. Anote os valores pois será preciso digitar a mesma chave em todos os computadores da rede Wi-Fi.

Em uma rede AD-HOC, basta fazer as configurações da figura 37 em apenas um (qualquer) dos computadores. Nos demais computadores você pode optar por configurar a chave WEP da forma já mostrada acima, ou então digitar a chave no instante em que ingressarem na rede. A chave será automaticamente memorizada.

Quando uma rede está protegida, um computador que não tenha a chave poderá apenas “enxergar” a rede, mas não poderá ingressar nela. Sendo assim, não “enxergará” os computadores da rede, e nem terá acesso aos seus recursos como, por exemplo, a conexão com a Internet. Também não irá obter um IP e nem poderá enviar pacotes (comando PING, por exemplo) para os demais computadores da rede.

Page 24: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

426 Manual Prático de Redes

Para usar WPA

Se os equipamentos da sua rede Wi-Fi suportam WPA, esta é a melhor opção para mantê-la protegida. Apesar de ser permitido, não é recomendável usar WEP e WPA na mesma rede. Os equipamentos que usam WPA passarão a operar com chave fixa, o que reduz seu nível de proteção. Será desativada a mudança automática de chave criptográfica. O ideal é fazer uma atualização de driver ou firmware para que os equipamentos mais antigos passem a suportar WPA ou, em último caso, substituí-los por modelos mais novos.

Partindo do quadro de propriedades da conexão Wi-Fi, clicamos em Redes sem fio. A seguir, na rede desejada e em Propriedades. Será apresentado o quadro da figura 38.

Figura 38Para usar WPA.

Fazemos então as seguintes configurações:

Autenticação de rede: Escolha a opção WPA.

Criptografia de dados: Escolha um dos métodos disponíveis: TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) ou AES (Advanced Encryption Standard). O método AES é mais seguro, usando inclusive em redes corporativas, mas nem todos os equipamentos o suportam. Equipamentos compatíveis com WPA tem obrigatoriamente o método TKIP, sendo o AES opcional. Se todos os equipamentos da sua rede Wi-Fi suportam AES, você deve usá-lo, senão escolha TKIP.

Chave fornecida automaticamente: Desmarcar.

Page 25: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 427

Chave da rede: Tanto no TKIP quanto no AES, podemos usar uma chave com até 63 caracteres ASCII, ou seja, usando letras, números ou caracteres especiais.

Confirmar chave da rede: É preciso digitar novamente para confirmação, a mesma chave que foi digitada no campo anterior.

Instalação de uma rede wi-fi com InternetPara formar uma rede Wi-Fi com acesso à Internet, usamos um Wi-Fi Broadband Router. Sua configuração é muito parecida com a de um BroadBand Router, como já mostramos no capíutlo 11. Este aparelho opera como roteador e switch, e deve ser ligada a um modem ADSL ou a cabo. Existem ainda os modelos “3-em-1”, que são ao mesmo tempo modem ADSL, roteador e switch. Para configurar um Wi-Fi Broadband Router, configure primeiro o compartilhamento de Internet no modo “com fio”, como já mostramos no capítulo 11. Depois que o acesso à Internet já estiver compartilhado e funcionando pelas conexões LAN, use o setup do roteador para configurar a conexão sem fio (WLAN), como mostraremos a seguir.

Figura 39Use um micro ligado em uma porta LAN para configurar o roteador.

Conforme mostramos no capítulo 11, as configurações iniciais do roteador são as seguintes (figura 39):

1) Ligue o modem ADSL ou a cabo na porta WAN do roteador2) Ligue um micro em uma das portas LAN do roteador3) Faça o setup do roteador como ensinado no capítulo 11. 4) Terminado o setup, verifique se o micro ligado em uma porta LAN do roteador já está acessando a Internet.

Uma vez que o compartilhamento de Internet esteja funcionando, bastará apenas configurar a rede sem fio. Depois que a rede sem fio estiver funcionando, você poderá desconectar o micro da porta LAN e fazer o acesso apenas pela rede sem fio. Entretanto é recomendável que todas as configurações sejam realizadas com um micro conectado na porta LAN, por questões de segurança, e também porque durante as alterações na configuração Wi-Fi, o acesso ao roteador poderá ficar bloqueado (durante uma operação de ativação ou troca de código criptográfico, por exemplo).

Page 26: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

428 Manual Prático de Redes

Configurando o roteador

Depois de conectar um computador em uma porta LAN do roteador, como mostra a figura 39, e de configurar o compartilhamento de conexão com a Internet, usamos novamente o setup do roteador para configurar a rede Wi-Fi. Os comandos variam de um modelo de roteador para outro, entretanto são bastante parecidos. Usaremos, no nosso exemplo, o roteador WRT-414, fabricado pela Planet (www.planet.com.tw).

Figura 40Roteador Wi-Fi.

Chegando ao setup do roteador (figura 41) clicamos em Wireless. Será aberto um menu com todas as configurações relativas à rede sem fio. A primeira providência é habilitar a rede sem fio, marcando na figura 41 a opção Enable. A seguir clicamos em Apply.

Figura 41Menu de configuração Wi-Fi.

A seguir a mesma tela passará a mostrar as configurações que vemos na figura 42.

Page 27: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 429

Mode: AP (Access Point)

Band: 2.4 GHz (B+G), ou 2.4 GHz (G).

ESSID: O identificador da rede, no caso chamamos de WIFI-ROUTER. Esse é o nome que aparecerá quando usarmos o comando “Exibir redes sem fio disponíveis”.

Clicamos então em Apply.

Figura 42Configurações básicas.

Clicamos a seguir em Security Settings (figura 43).

Figura 43Configurações de segurança.

Page 28: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

430 Manual Prático de Redes

Podemos escolher entre WEP (ou 802.11) e WPA. Uma vez escolhido o modo WPA, escolhemos qual o método de criptografia usado. No nosso exemplo escolhemos TKIP. Podemos escolher AES se tivermos certeza de que todas as placas de rede Wi-Fi suportam este recurso.

Ainda nas configurações de segurança, temos um local para digitar a chave criptográfica. Escolhemos a opção HEX (64 caracteres). São 64 caracteres hexadecimais que correspondem a 32 bytes, ou seja, 256 bits. Será preciso digitar essa chave em cada um dos computadores da rede. Para facilitar, podemos digitar a chave em um arquivo de texto e usar copiar/colar. Levamos esse arquivo aos outros computadores (em um disquete ou memory key) e usamos novamente copiar/colar. Se preferir, anote os 64 dígitos hexadecimais para digitar em cada um dos computadores da rede. Felizmente será preciso digitar a chave apenas uma vez, pois o Windows tem como padrão memorizar as chaves das redes sem fio ingressadas.

Podemos então usar o botão Apply para salvar as configurações. Os demais computadores poderão agora ingressar na rede, mediante o fornecimento da chave correta.

Figura 44Controle de acesso.

Depois que a rede estiver funcionando, podemos voltar ao setup do roteador para usar mais um recurso de segurança (Access Control), mostrado na figura 44. Podemos com ele, digitar os endereços MAC das placas de rede sem fio autorizadas. Isso evitará que computadores intrusos tenham acesso à rede, mesmo que a chave criptográfica seja descoberta (obviamente por meios ilícitos).

Page 29: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 431

Ingressando na rede

O processo de ingresso na rede é o mesmo já mostrado nesse capítulo. Partindo do ícone da conexão Wi-Fi, usamos o comando Exibir redes sem fio disponíveis. A figura 45 mostra o aspecto dessa lista.

Clicamos então na rede desejada, e em Conectar.

Figura 45Conectando um computador na rede sem fio.

Um quadro pedirá o fornecimento da chave de rede (figura 46). Será preciso digitá-la duas vezes.

Figura 46Digitando a chave de rede.

Depois de alguns segundos estará completo o ingresso na rede. No exemplo da figura 47, observe que a rede WIFI-ROUTER está indicada como “Conectado”.

Page 30: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

432 Manual Prático de Redes

Figura 47O computador está conectado com a rede selecionada.

Está completo o ingresso na rede. O computador poderá acessar servidores presentes na rede sem fio e na porção cabeada da rede, ligada ao roteador. Poderá também ter acesso à Internet. Podemos realizar testes com o comando PING para comprovar o funcionamento da conexão. Apenas como referência, mostraremos algumas informações relativas à conexão.

Figura 48Conexão sem fio ativa e conectada.

Figura 49Status da conexão sem fio.

No quadro de conexões de rede (figura 48), vemos que a conexão sem fio está ativa. Usando o comando Status sobre esta conexão (figura 49) temos algumas

Page 31: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

Capítulo 12 – Redes sem fio 433

informações úteis, como a intensidade do sinal (no exemplo, máxima) e a velocidade (no caso, 54 Mbits/s, já que usamos placas e roteador 802.11g).

Figura 50Suporte da conexão.

Figura 51Informações detalhadas.

Clicando em Suporte temos as informações vistas na figura 50. A placa de rede do exemplo obteve o IP 192.168.0.101. Esse IP foi atribuído pelo DHCP existente no roteador Wi-Fi, cujo endereço é 192.168.0.1. Clicando em Detalhes temos as informações da figura 51. Entre outros detalhes é indicado o endereço físico (MAC) da placa de rede Wi-Fi e o IP do roteador, que é ao mesmo tempo Gateway, DHCP e DNS.

Page 32: Capítulo Redes sem fio - contilnet.com.br20wi-fi%202.pdf · Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, ...

434 Manual Prático de Redes

(Página deixada intencionalmente em branco com propósito de formatação.)