Captação de recursos para inovação

2
Para que as empresas se sintam estimuladas a investir cada vez mais em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), o governo brasileiro tem disponibilizado diferentes formas de apoio financeiro. As principais delas são: Hoje em dia, inovar é condição primária para se manter no mercado. Porém, ser inovador incorre em riscos, incertezas e necessidade de recursos...e o fomento vem para minimizar essas barreiras. Os recursos são disponibilizados às empresas, independente do porte, área de atuação, e inclusive para a contratação de pesquisadores, através de órgãos de fomento federais e estaduais como BNDES, FINEP e FAPs, pois o objetivo é promover um maior alinhamento entre os atores da inovação: as empresas, universidades, institutos de pesquisas públicos e privados, e o governo. A empresa pode otimizar seus investimentos em inovação diversificando as fontes e tipos de recursos utilizados, assim, um mesmo projeto pode receber recursos de diferentes fontes, de acordo com itens que poderão ser financiados. 60% FÁBRICA Recursos reembolsáveis: - Infraestrutura para produção; - Máquinas; - Equipamentos; - Softwares. 20% LABORATÓRIOS Recursos reembolsáveis/não reembolsáveis: - Bolsa de pesquisa para Doutores, Mestres, e Graduandos; - Diárias e passagens para treinamento no exterior; - Infraestrutura para P,D&I; - Máquinas/equipamentos. 10% PROJETOS Recursos não reembolsáveis: - Equipe interna para desenvolvimento dos projetos; - Materiais de consumo, instalações, treinamentos, etc. 10% DESPESAS GERAIS Recursos próprios: - Equipe interna e externa que gerenciará os projetos; - Custos indiretos para desenvolvimento dos projetos (água, luz, etc). Como obter recursos para desenvolver projetos de inovação tecnológica? Como superar gaps tecnológicos e trabalhar em parcerias? Como tornar mais eficiente a captação de recursos governamentais? RECURSOS NÃO REEMBOLSÁVEIS Aplicação de recursos públicos não reembolsáveis em empresas, mediante contrapartidas econômicas e/ou financeiras. RECURSOS REEMBOLSÁVEIS Aplicação de recursos públicos reembolsáveis em empresas, com taxas de juros e prazos de pagamento muito atraentes, quando direcionados à projetos de P,D&I. @inventta_live www.inventta.net Cadastre-se no Radar Inovação TIPOS DE RECURSOS FONTES DE FOMENTO Recentemente, observamos a reestruturação do mecanismos em busca do amadurecimento e capilarização. Por exemplo, o Finep 30 dias, uma linha contínua de recursos reembolsáveis com melhores condições, associada a uma metodologia com padrão inovadora que visa simplificar os processos com resposta em 30 dias. Isso demonstra que a intenção de fomentar o investimento privado à inovação não está só no discurso. (diagrama ilustrativo) Ministérios Abrangência Estadual Federal MCTI MDIC MEC

description

Infográfico aborda como captar recursos de forma eficiente

Transcript of Captação de recursos para inovação

  • Para que as empresas se sintam estimuladas a investir cada vez mais em pesquisa, desenvolvimento e inovao (P,D&I), o governo brasileiro tem disponibilizado diferentes formas de apoio nanceiro. As principais delas so:

    Hoje em dia, inovar condio primria para se manter no mercado. Porm, ser inovador incorre em riscos, incertezas e necessidade de recursos...e o fomento vem para minimizar essas barreiras.

    Os recursos so disponibilizados s empresas, independente do porte, rea de atuao, e inclusive para a contratao de pesquisadores, atravs de rgos de fomento federais e estaduais como BNDES, FINEP e FAPs, pois o objetivo promover um maior alinhamento entre os atores da inovao: as empresas, universidades, institutos de pesquisas pblicos e privados, e o governo.

    A empresa pode otimizar seus investimentos em inovao diversicando as fontes e tipos de recursos utilizados, assim, um mesmo projeto pode receber recursos de diferentes fontes, de acordo com itens que podero ser nanciados.

    60% FBRICA

    Recursos reembolsveis:- Infraestrutura para produo;- Mquinas;- Equipamentos;- Softwares.

    20% LABORATRIOS

    Recursos reembolsveis/no reembolsveis:- Bolsa de pesquisa para Doutores, Mestres,

    e Graduandos;- Dirias e passagens para treinamento no exterior;- Infraestrutura para P,D&I;- Mquinas/equipamentos.

    10% PROJETOS

    Recursos no reembolsveis:- Equipe interna para desenvolvimento

    dos projetos;- Materiais de consumo, instalaes,

    treinamentos, etc.

    10% DESPESAS GERAIS

    Recursos prprios:- Equipe interna e externa

    que gerenciar os projetos;- Custos indiretos para desenvolvimento

    dos projetos (gua, luz, etc).

    Como obter recursos para desenvolver projetos de inovao tecnolgica? Como superar gaps tecnolgicos e trabalhar em parcerias? Como tornar mais eciente a captao de recursos governamentais?

    RECURSOS NO REEMBOLSVEISAplicao de recursos pblicos no reembolsveis em empresas, mediante contrapartidas econmicas e/ou nanceiras.

    RECURSOS REEMBOLSVEISAplicao de recursos pblicos reembolsveis em empresas, com taxas de juros e prazos de pagamento muito atraentes, quando direcionados projetos de P,D&I.

    @inventta_livewww.inventta.net Cadastre-se no Radar Inovao

    TIPOS DE RECURSOS

    FONTES DE FOMENTO

    Recentemente, observamos a reestruturao do mecanismos em busca do amadurecimento e capilarizao. Por exemplo, o Finep 30 dias, uma linha contnua de recursos reembolsveis com melhores condies, associada a uma metodologia com padro inovadora que visa simplicar os processos com resposta em 30 dias.Issodemonstraqueaintenodefomentaroinvestimentoprivadoinovaonoestsnodiscurso.

    (diagrama ilustrativo)

    Ministrios

    Abra

    ngn

    cia

    Esta

    dual

    Fede

    ral

    MCTI MDIC MEC

  • Com a nossa experincia, auxiliando grandes empresas a captarem de forma eciente, observamos e delineamos as etapas de amadurecimento das empresas para captao de recursos, assim como identicamos algumas prticas comuns quanto forma de captar e gerir o fomento destinado inovao tecnolgica nas empresas.

    Estruturao de processos internos e de um portfolio de

    projetos

    Estruturao de ferramentas para

    anlise de projetos

    Promoo de encontros com os

    rgos de fomento

    ESTRUTURAL

    Anlise dos editais e chamadas pblicas

    disponveis

    Anlise do portfolio de projetos de P,D&I

    existentes

    Estruturao dos projetos selecionados

    OPERACIONAL

    Consolidao de parcerias a m de

    realizar encomendas tecnolgicas

    Alinhamento entre as estratgias da

    empresa, Instituies de Pesquisa e Governo

    Utilizao de um mix de fomento, inclusive fomento internacional

    ESTRATGICA

    Aproximar-se dos rgos de fomento pesquisa e inovao tecnolgica.

    Alinhar a estratgia de inovao estratgia de fomento, bem como a estruturao de processos internos.

    Consolidar parcerias com centros de pesquisas e universidades.

    Alinhar as reas operacionais, scal e tributria da empresa.

    Realizar treinamentos e capacitao da equipe, pois todos podem identicar oportunidades.

    Participar de eventos relacionados inovao tecnolgica e s linhas de nanciamento lanadas.

    Estruturar um portfolio de fomento, contendo os programas e projetos de P,D&I.

    Acompanhar as notcias dos principais rgos de apoio.

    Observamos que as organizaes tm abordado as fontes de fomento de trs principais formas, de acordo com sua viso de curto ou longo prazo, e sua estratgia para captar recursos por projetos, programas de inovao ou por demanda:

    As empresas que conseguem maior sucesso na obteno de fomento so aquelas que possuem objetivo claro de inovar, equipe prpria ou assessoria de uma consultoria especializada, projetos bem estruturados, e que esto alinhadas ou se alinham s estratgias dos rgos governamentais.

    A organizao j tem o projeto e necessita do recurso.

    Fontes:Subveno Econmica;BNDES Funtec.

    A organizao j tem programa de P,D&I denido e necessita de recursos.

    Fontes:FINEP 30 dias;BNDES Inovao; CNPq.

    A organizao tem o recurso, mas no tem a tecnologia. A chamada se ajusta demanda da empresa.

    Fontes:Fundao de Amparo Pesquisa em conjunto com as empresas.

    Projeto Programa Edital Induzido

    FORMAS DE ABORDAGEM

    ETAPAS DE AMADURECIMENTO

    BOAS PRTICAS

    $

    Tempo

    OPERACIONAL

    ESTRUTURAL

    ESTRATGICO