Carta Compromisso da chapa 1

5
Conheça nossas propostas para as eleições que acontecem nos dias 16 e 17 de maio. Entre elas, Mais e Melhores Empregos, Melhores Condições de Trabalho e Saúde, Luta contra o Assédio Moral, Mais Segurança, Mais Presença do Sindicato nos Locais de Trabalho. Conheça também, nas próximas páginas, os candidatos e candida- tas da chapa 1, com bancários e bancárias que trabalham em todos os principais bancos de Pernambuco, na capital e no interior.

Transcript of Carta Compromisso da chapa 1

Page 1: Carta Compromisso da chapa 1

Conheça nossas propostas para as eleições que acontecem nos dias 16 e 17 de maio. Entre elas, Mais e Melhores Empregos, Melhores Condições de Trabalho e Saúde, Luta contra o Assédio Moral, Mais Segurança, Mais Presença do Sindicato nos Locais de Trabalho.

Conheça também, nas próximas páginas, os candidatos e candida-tas da chapa 1, com bancários e bancárias que trabalham em todos os principais bancos de Pernambuco, na capital e no interior.

Page 2: Carta Compromisso da chapa 1

2 3CHAPA 1 - RENOVAÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA CHAPA 1 - RENOVAÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA

A Chapa 1 – Renovação, Luta e Democracia - foi eleita em 2009 para um mandato de três anos, mas assumiu compromisso com os

bancários de mudar estatuto da entidade para que as eleições não coincidissem mais com a campanha sa-larial. Para isso cortou seu próprio mandato em cerca de 6 meses para cumprir o que prometeu.

Afirmou que manteria a unidade com as entidades nacionais e a maioria dos Sindicatos do País, cami-nho que vem proporcionando conquistas nos últimos anos e que já mostrou ser a maneira de enfrentar os patrões mais poderosos do País, os banqueiros. Per-nambuco não só participou de todas as decisões na-cionais, como foi ouvido em todas as negociações e assumiu posições de destaque nas entidades regio-nais e nacionais. O que resultou em benefícios para os bancários, como aumentos reais, melhor PLR e mais direitos, como a licença maternidade de seis meses e o programa de combate ao assédio moral, entre outras conquistas.

CONTINUAR AS MUDANÇAS

A unificação de todos os trabalhadores do ramo financeiro é uma necessidade, so-bretudo nas redes pública e privada, nos setores financeiros e de outros serviços. A organização dos trabalhadores por ramo de atividade é uma das bandeiras mais impor-tantes da nossa Central, a CUT. Isso só é possível se mantivermos todos os bancários de Pernambuco unidos e articulados, da rede privada e dos bancos públicos. Sem cair em mentiras e absurdos que pregam o fim da Mesa Única de Negociação, como se pudéssemos ganhar algo estando divididos. Juntos, sempre seremos mais fortes.

UNIDADE NACIONAL

RENOVAÇÃONossa chapa alia experiência com renovação, ousadia, determinação e responsabilidade.LUTAEste é o nosso principal foco. A representatividade é o que nos motiva a continuar comprometidos e defendendo todas as bancárias e todos os bancários.DEMOCRACIAGarantir uma gestão participativa e compartilhada, voltada aos interesses coletivos dos bancários.

Em pouco mais de dois anos, adotamos esses princípios e começamos a mudar o Sindicato.É hora de consolidar e melhorar ainda mais a gestão e a atuação da entidadepara melhorar as condições de vida de todos os trabalhadores da categoria bancária.

Também assumiu o compromisso de limitar o número de mandatos que cada candidato pode ficar num cargo. Hoje, isso faz parte do Estatuto do Sindi-cato, o limite de dois mandatos na mesma posição, o que provoca alternância no poder e mais democracia.

Outro ponto importante foi a maior presença nos locais de trabalho, conhecendo de perto sua realida-de, informando o bancário do que acontece e tam-bém incentivando maior participação nas atividades da entidade.

O Sindicato também inovou incentivando a maior presença feminina nos cargos de direção. Foi eleita a primeira Presidenta, JAQUELINE MELLO, empre-gada da Caixa desde 1989 e com larga experiência em diversas secretarias da entidade. Outras mulhe-res assumiram cargos em secretarias como Finanças, Bancos Públicos, Comunicação e Secretaria da Mu-lher. Participação que se renova nesta eleição e que se reflete no Estatuto da entidade, que passou a ter

cota para garantir a participação equânime dos dois gêneros.

Mas a Chapa 1 novamente se renova. Na atual chapa, mais de 20% dos candidatos concorrem pela primeira vez à direção do Sindicato. A mescla entre pessoas experientes e que você já conhece e mos-traram competência com novas lideranças é essen-cial para continuar mudando o Sindicato de manei-ra equilibrada e que não comprometa tudo que vem sendo conquistado.

E nossos compromissos fazem a diferença. Os bancários conhecem quem de fato fez e fará o tra-balho em defesa dos seus interesses. Muito foi feito nos últimos anos, mas é essencial que essas mudan-ças continuem e se consolidem. Com o Sindicato cada vez mais próximo de todas as bancárias, de todos os bancários, porque ainda existem muitos desafios a ser enfrentados em busca de um trabalho decente e de melhores condições de vida e cidadania para todos.

UNIFICAR, FORTALECER E AVANÇAR. ESSE É O CAMINHO A SER TRILHADO.

Page 3: Carta Compromisso da chapa 1

4 5CHAPA 1 - RENOVAÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA CHAPA 1 - RENOVAÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA

Ítalo Julião, BB Jaqueline Barros, BB

Ranilson Barbosa, Bradesco

Maria Helena de Holanda, Santander

Jailson Alves, BBExpedito Solaney, Itaú

Candidatos que representam os funcionários de todos os bancosA CHAPA 1 é a única que conta com empregados de todos os principais bancos privados e públicos que atuam em Pernambuco, pessoas que conhecem seu dia a dia de perto e podem atuar em defesa dos interesses da categoria

PresidênciaJaqueline Mello, CEF

Secretaria Geral Fabiano Felix, BB

Secretaria de FinançasSuzineide Medeiros, Bradesco

Sec. de Bancos PrivadosGeraldo Times, Bradesco

Sec. de AdministraçãoEpaminondas Neto, Santander

Secretaria JurídicaJustiniano Junior, CEF

Secretaria de SaúdeWellington Trindade, Itaú

Sec. de Bancos PúblicosDaniella Almeida,CEF

Sec. de ComunicaçãoAnabele Silva, CEF

Sec. do Ramo FinanceiroFlavio Coelho, Itaú

Sec. da MulherSandra Trajano, BB

Sec. de Esportes, Culturae LazerAdeilton Filho, Bradesco

Secretaria de FormaçãoJoao Rufino, Itaú

Sec. de Relações IntersindicaisRenato Tenório, BB

Sec. dos AposentadosLuiz Freitas, BB

DIRETORIA ExECUTIVA

Fabio Sales, Itau

Pedro Villa Chan, HSBC

Gilvan Santana, Bradesco

Paulo Henrique de Oliveira, Santander

Ula Franco, CEFJose Ricardo Berenguer, CEF

Fernando Antonio (Batata), BNB

Azenate Albuquerque, BB

Maria José Leódido, Itaú

Ronaldo Cordeiro, Bradesco

Terezinha Santiago, CEF

Diana de Souza, BB

Janaina Kunst, Banrisul

Josenildo dos Santos (Fio), Bradesco

Veruska Ramos, Santander

SUPLENTES DA DIRETORIA ExECUTIVA

Edmar Matias, BB

Eleonora Costa, Santander

Fabiano Moura, Bradesco

Ricardo Escobar, CEF

CONSELHO FISCAL (TITULARES)

Cleber da Rocha, BB

CONSELHO FISCAL (SUPLENTES)

Elvis Alexandre, CEF

Evilar Correia, Bradesco

Fabio Regis, Bradesco

Francisco de Assis, Santander

Galileu de Oliveira, BB

Giovanni Domingues, Bradesco

Dileã Raposo, Santander

Edson Pereira, CEF

João Marcelo, Itaú

Joelson da Silva, CEF

José Ricardo Santiago, CEF

Lilian Brandão, BB

Gisele Gois, Bradesco

Helmiton Cruz, Santander

Luiz Henrique, Itaú

Luiz Higino Lima, Bradesco

Marcilcio França, Santander

Maria de Fátima Clark, BB

Onesimo Reinaux, Itaú

Rubens Nadiel, BNB

Sergio Guimarães, Itaú

Suzana Costa, HSBC

Walzélio dos Santos, BB

Alan Patricio, HSBC

Armando de Souza, Bradesco

Armando Péricles, Bradesco

Carlos Alberto da Silva, Itaú

Claudio da Hora, Bradesco

Deborah Nunes Lyra, BB

DIRETORIAS REGIONAIS

Page 4: Carta Compromisso da chapa 1

6 7CHAPA 1 - RENOVAÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA CHAPA 1 - RENOVAÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA

NOSSOS COMPROMISSOS

O Sindicato pertence aos bancários e é seu instrumen-to na busca de melhores con-dições de trabalho e de vida. Por isso tem de ser gerido com democracia e respeito às decisões coletivas da nossa classe. Juntos, avançamos e continuaremos avançando em busca de novas conquistas, por melhor qualidade de vida e igualdade de oportunidades.

Para buscar esses objetivos apresentamos nossa CARTA--PROGRAMA para a gestão 2012/2015. Programa que foi feito de maneira democrática, com a participação dos ban-cários, porque esse é o jeito da Chapa 1 administrar, va-lorizando a contribuição de todos os bancários, de bancos privados ou públicos.

RENOVAÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA PRA CONTINUAR MUDANDO O SINDICATO

NOSS

AS P

RINC

IPAI

S PR

OPO

STAS • Jornada de 6 horas para todos sem redução de salário

• Contratação imediata de funcionários em todos os bancos• Plano de Cargos e Salários digno e com transparência em

todos os bancos• Fim da rotatividade e da redução de salários para os novos

contratados• Piso Salarial (piso do DIEESE) que garanta a recuperação do

poder aquisitivo• Contratação dos aprovados nos concursos dos bancos públicos• Aprovação da Convenção 158 da OIT, que acaba com a demis-

são imotivada nos bancos privados • Combater a terceirização e a figura dos correspondentes bancários• Segurança melhor e mais eficiente nos bancos, com priorida-

de na proteção dos trabalhadores bancários e dos usuários dos serviços financeiros. Entre nossas propostas estão a obrigatorie-dade das portas individualizadas de segurança com detectores de metais antes do autoatendimento em todas as agências e postos de atendimento, câmeras internas e externas com monitoramento em tempo real e imagens de alta resolução, e vidros blindados nas fachadas externas• Cumprimento das leis municipais vigentes de segurança ban-

cária (em cidades como Recife, Abreu e Lima e Olinda) e exten-são para os demais municípios• Emprego decente• Implantar a Agenda Trabalho Decente em Pernambuco• Isonomia para todos os que exercem as mesmas atividades• Lutar por plano de saúde na aposentadoria e previdência com-

plementar em todos os bancos• Ampliar a rede e a cobertura dos planos de saúde

EMPREGO, CONDIÇÕES DE TRABALHOE REMUNERAÇÃO

• Incentivar a prática de esportes cultura e lazer na categoria• Continuar com o campe-

onato de futebol e ampliá-lo para o interior do estado• Realizar anualmente os

Jogos dos Bancários no Clube de Campo, com diversas modalidades para homens e mulheres• Investir em melhorias

e ampliação no Clube de Campo, como a construção de novos chalés• Valorizar os artistas ban-

cários nas diversas áreas• Ampliar convênios com

academias, hotéis, cinemas, teatros, shows, turismo etc

ESPORTE, CULTURAE LAZER

• Lutar pela efetivação das políti-cas de igualdade de oportunidades contemplando as questões de gêne-ro, raça, orientação sexual, geracio-nal e pessoas com deficiência• Lutar pela isenção do Imposto de

Renda na PLR• Trabalhar junto com as entida-

des estaduais, regionais, nacionais e internacionais dos trabalhadores, como CUT, FETRAFI/NE, CONTRAF--CUT e UNI • Dar continuidade ao intercâm-

bio com o terceiro setor – ONG’s, instituições e associações na área de formação• Criação de coletivo de aposen-

tados e continuar a mobilização dos bancários que já não estão mais na ativa• Sindicato Cidadão, em que são

levados em consideração todos os aspectos que envolvem a vida dos bancários e da sociedade• Incentivar a ampliação da partici-

pação feminina na política• Continuar ampliando convênios

com faculdades, colégios e de for-mação profissional, estendendo para as regiões do interior do estado• Trabalhar por desenvolvimento

sustentável e por uma economia socialmente justa

POLÍTICAS SOCIAIS E FORMAÇÃO

• Coibir e denunciar toda forma de discriminação, especialmente de raça, gênero, orientação sexual e religiosa• Por uma seguridade social pública e de qualidade• Lutar pela realização da primeira Conferência Nacional sobre

o Sistema Financeiro Nacional para a discussão de uma nova regulamentação para os bancos com vistas à democratização do crédito, a redefinição do papel dos bancos públicos e privado e o controle das atividades financeiras pela sociedade• Lutar pela redução dos juros, de tributos e por melhor distribui-

ção de renda entre os trabalhadores do país• Defesa da Convenção 156 da OIT, que garante a igualdade de

oportunidades entre os sexos • Defender as reformas política, sindical, fiscal e tributária e

agrária• Defender a ética e a liberdade de expressão nos meios de

comunicação social, com organização e democracia e em defesa do marco regulatório

CIDADANIA

• Avançar na organização por local de trabalho. Ele-ger delegados sindicais em todos os bancos, públicos e privados• Continuar com a mobilização permanente com

atos e reuniões periódicas nas unidades bancárias• Apoiar e implantar campanha por liberdade e

autonomia sindical (Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho, OIT)• Combater as práticas antissindicais nos locais de

trabalho

ORGANIZAÇÃO POR LOCAL DE TRABALHO

• Continuar ampliando as ações no interior do es-tado, para maior interação dos bancários e bancárias destas áreas. Rediscutir com os trabalhadores das regiões o papel das subsedes• Continuar a reestruturação administrativa e finan-

ceira da entidade, visando o equilíbrio entre receita e despesa com as verbas ordinárias, fortalecendo a autonomia sindical

ESTRUTURA INTERNA

• Avançar ainda mais no combate ao assédio moral• Priorizar a saúde do bancário e

realizar junto com a Contraf-CUT campanha sobre o tema• Elaborar estudos e estatísticas

sobre acometimento de doenças ocupacionais e afastamentos na categoria• Cobrar emissão de CAT (Comu-

nicação de Acidente de Trabalho) nas ocorrências de assalto e se-questro de bancários e familiares• Lutar pela implantação e de-

mocratização dos comitês de ética nos bancos• Combater permanentemente os

assédios institucional e sexual• Exigir o cumprimento das

convenções 100 e 111 da OIT, que garantem a isonomia salarial e a igualdade de oportunidades• Desenvolver ações de preven-

ção e antecipação das doenças laborais, visitando agências e fa-zendo reuniões com funcionários, dando as informações pertinentes em casos de afastamento pelo INSS

SAúDE

Page 5: Carta Compromisso da chapa 1

NOS DIAS 16 E 17 DE MAIO, PEDIMOS SEU

VOTO PARA A

Funcionários da ativa votam em urnas que passarão pelo local de trabalho.Aposentados e licenciados votam em urna na sede do Sindicato