Carta de Sabores de Tomar - MEL

15

description

Catálogo dos produtos da colmeia da Associação dos Apicultores do Centro de Portugal

Transcript of Carta de Sabores de Tomar - MEL

Page 1: Carta de Sabores de Tomar - MEL
Page 2: Carta de Sabores de Tomar - MEL

{ mel }

Pinturas rupestres provam que uma relação estreita entre o Homem e as abelhas perdura com intensidade desde há mi-lhares de anos na Península Ibérica. Embora as práticas te-

nham mudado, desde a simples recolha de mel de enxames selvagens até à criação de abelhas em colmeias, o mel, esse é o mesmo produto 100% natural.

As abelhas andam de flor em flor a recolher o néctar que depois enzimam e desidratam na colmeia até se tornar mel. Com receio de longos períodos sem alimento, as abelhas reservam todo aquele que conseguem, pelo que o apicultor apenas retira algum excedente. O apicultor não faz mais do que extrair o mel dos favos de cera onde elas o guardam, daí que este continue a ser, muito provavelmente, o produto mais natural de qualquer prateleira.

No entanto, o serviço mais valioso das abelhas não é o de produ-zir mel mas sim realizar a polinização das plantas. Uma grande parte das plantas, tanto silvestres como agrícolas, depende das abelhas, pelo que consumir produtos da colmeia também é apoiar esse serviço ecológico fundamental.

O concelho de Tomar tem uma grande e longa tradição apícola e alberga condições para a produção de méis de qualidade superior. As zonas montanhosas, as grandes extensões de floresta, a intensidade e variedade de ervas aromáticas e vegetação autóctone, os pomares e outros cultivos, a influência dos rios Nabão e Zêzere, o clima, a mestria dos apicultores e o vigor das abelhas resultam em méis de características únicas com grande valor gastronómico, nutricional e medicinal. O mel produzido no concelho de Tomar associa ainda es-sas características de excelência à marca indelével de um património histórico e cultural sem igual.

Município de Tomar . Gabinete de Economia Local Sustentável

Page 3: Carta de Sabores de Tomar - MEL

2 / sabores ð TOMAR

Page 4: Carta de Sabores de Tomar - MEL

sabores ð TOMAR / 3

O expoente máximo da tradição tomarense é a Festa dos Tabuleiros, onde raparigas com os seus pares desfilam pelas ruas da cidade com tabuleiros ornamentados com flores, pão e espigas de trigo, cele-

brando as colheitas. Da tradição, dos tomarenses, dos campos, das flores e da sua ligação com as abelhas, surge a marca Mel Flores dos Tabuleiros que encerra em cada frasco um pouco de Tomar e das suas maravilhas.

Em Tomar podemos encontrar a Associação dos Apicultores do Centro de Portugal, criada em 1989 para apoiar os apicultores da região. A marca Mel Flores dos Tabuleiros é o resultado do trabalho desta associação e dos contributos dos apicultores associados.

O Mel Flores dos Tabuleiros é produzido naturalmente pelas abelhas (Apis mellifera sp. iberica) a partir do néctar das flores da região. O mel pode--se apresentar na forma líquida ou sólida. No estado sólido diz-se que está cristalizado e é um fenómeno que ocorre naturalmente no mel. Excelente, por exemplo, para barrar numa torrada, mas se quisermos que ele volte ao estado líquido basta colocarmos o frasco tapado num banho-maria morno (40º C).

Diz-se que o mel é o alimento que nunca se estraga e, de facto, já foi encontrado mel com milhares de anos nas pirâmides do Egipto em boas con-dições de consumo. No entanto, o seu prazo de validade do mel, de acordo com a legislação, é de 2 anos a partir da extracção. Para conservar todas as suas propriedades, o mel deve ser conservado ao abrigo da luz e à tempe-ratura ambiente.

www.melfloresdostabuleiros.pt

Mel Flores dos Tabuleiros

Page 5: Carta de Sabores de Tomar - MEL

4 / sabores ð TOMAR

Pungente sabor floral marcado pela complexidade e mistura de aromas. Podemos encontrar neste mel paladares de Alecrim, Poejo, Eucalipto, Castanheiro, Soagem, Cardo e de várias outras plantas. Pode variar de âmbar-escuro para muito escuro e é um verdadeiro bouquet cativante aos sentidos. Pelo temperamento vincado, é delicioso quando misturado em molhos e marinadas.

Soagem (Echium plantagineum)

O rosmaninho é uma erva com aroma a Alfazema que ocorre de forma silvestre e abundante em Portugal. O mel cuja flora predominante é o rosmaninho é um mel muito claro, com um aroma floral suave. Tem um elevado teor de frutose e um sabor doce com leves notas ácidas. É apontado como um mel preventivo de doenças degenerativas e com propriedades anti-cancerígenas.

Rosmaninho (Lavandula stoechas)

Mel multifloral

Mel de rosmaninho

Page 6: Carta de Sabores de Tomar - MEL

sabores ð TOMAR / 5

O Orégão é uma erva aromática que ocorre naturalmente em Portugal e que é muito usada na culinária, onde se usam normalmente tépalas – pequenas folhas em volta das flores do Orégão. É um mel pouco comum mas que existe em Tomar onde abundam grandes campos espontâneos desta planta. Por ser muito rico em minerais, é um mel que apresenta uma cor âmbar característica. Assemelha-se às meladas em valor nutritivo mas tem origem floral. O sabor é suave.

Orégão (Origanum vulgare)

O queiró é uma espécie de urze que ocorre normalmente em zonas mais montanhosas. A visita das abelhas ao queiró origina um mel de cor escura com tons de laranja que se transformam num castanho claro quando cristalizado. É intensamente perfumado, quase picante, com um “amadeirado” aroma de caramelo. Normalmente doce de sabor forte e persistente, ligeiramente amargo com traços de caramelo e cacau. Cristaliza rapidamente com uma textura lisa e fina.

Queiró (Erica umbellata)

Mel de Queiró

Mel de orégão

Page 7: Carta de Sabores de Tomar - MEL

6 / sabores ð TOMAR

O pólen é um pó, ou minúsculos grãos, produzido pelas flores que são os elementos reprodutores masculinos. As abelhas fazem o valioso trabalho de levar o pólen até outras flores, assim fecundando os elementos reprodutores femininos que depois irão originar o fruto. As abelhas visitam as flores, lambem o néctar e armazenam pólen nas patas traseiras, numa pequena bola. São essas pequenas bolas de pólen que os apicultores recolhem e o único processo envolvido é desidratá-las para se poderem conservar.O pólen é considerado um super-alimento, um dos mais completos e valiosos da natureza, com grande valor nutritivo pois tem uma elevada concentração de proteínas, vitaminas e minerais. O pólen exerce uma acção reguladora das funções intestinais, anemias e equilíbrio intelectual e está especialmente indicado na prevenção do cancro da próstata.

Esteva (Cistus Ladanifer)

Algumas árvores como os carvalhos, azinheiras e sobreiros podem, em condições específicas, produzir secreções açucaradas que se designam por meladas. É um mel pouco comum uma vez que estas meladas surgem em Julho e Agosto e é necessário um certo nível de humidade para ocorrerem. O mel que as abelhas produzem a partir destas meladas apresenta uma cor âmbar escura com nuances acinzentadas. Este mel tem um aroma maltado característico e suaves elementos salgados que suavizam a sua doçura. É um mel adequado a apreciadores de sabores fortes com superiores qualidades nutritivas e elevado conteúdo mineral.

Carvalho-português (Quercus faginea)

Melada de Carvalho

Pólen

Page 8: Carta de Sabores de Tomar - MEL

sabores ð TOMAR / 7

Hidromel

Há indícios de que o hidromel é a bebida alcoólica mais antiga do mundo, uma vez que há milhares de anos que o Homem recolhe mel e que basta juntar água ao mel para este iniciar uma fermentação alcoólica.Este Hidromel é preparado com Mel Flores dos Tabuleiros Multiflora, água de nascente de boa qualidade e leveduras naturais que se encontram no pólen amassado pelas abelhas. O teor alcoólico do hidromel é cerca de 12o.

Mel em Favo

É a forma mais pura de consumir mel. O favo de cera é o recipiente natural que as abelhas fazem para armazenar o mel, pelo que o Mel Flores dos Tabuleiros em Favo é simplemente uma secção de um favo natural. Este é um produto cada vez mais popular, uma vez que a cera de abelha é muito aromática e o mel servido desta forma tem muito mais pólen misturado, pelo que este é um produto saboroso e nutritivo.

Page 9: Carta de Sabores de Tomar - MEL

8 / sabores ð TOMAR

biscoitos de mel

Pequenos biscoitos artesanais, ligeiramente crocantes, elaborados a partir de ingredientes naturais e seleccionados. Com um suave sabor a mel e um ligeiro aroma a raspas de limão, são excelentes para acompanhar chá ou café.Ingredientes: Farinha, Mel Flores dos Tabuleiros Multiflora , açúcar, ovos, azeite, limão e fermento.

Mel com Nozes

O mel e as nozes constituem um casamento gastronómico perfeito. A consistência crocante e o sabor oleoso e adstringente das nozes com a textura aveludada e o aroma florido e doce do mel proporcionam uma experiência gastronómica sem igual. As nozes têm uma grande tradição em Tomar onde se realiza em Outubro uma feira dedicada aos frutos secos. O elevado teor de determinados óleos e em minerais como o fósforo e o cálcio fazem das nozes um alimento muito saudável que contribui para o controlo do colesterol e para a prevenção de doenças cardio-vasculares. O mel com nozes acompanha muito bem um queijo das Areias, típico desta região.

outros produtos dos apicultores:

Própolis O própolis é uma substância resinosa produzida pelas abelhas através da recolha e transformação de resinas e secreções de várias plantas. Com aroma balsâmico, o cheiro mais comum no própolis é o odor a benjoim (acido benzóico) com um leve toque da árvore que o originou. Tem características antibióticas, antibacterianas, antifúngicas, regeneradoras, entre outras. É muito indicado para afecções da boca e garganta como por exemplo infecções e aftas. Vende-se em frascos de 30 ml com extracto de própolis em álcool.

Geleia real É uma substância pastosa de cor branca, derivada de uma secreção das glândulas faríngeas da abelha obreira no seu período entre o 5º e o 14º dia de vida. Toda a cria de uma colmeia é alimentada com geleia real até ao 3º dia, a partir daí só a rainha é alimentada toda a sua vida com geleia real. Enquanto que uma abelha obreira vive cerca de 2 meses, a abelha rainha vive mais de 3 anos. A geleia real é essencialmente rica em aminoácidos, vitaminas e outros constituintes de grande valor energético. De uma forma geral, a geleia real reforça as nossas defesas, tornando-nos mais resistentes às agressões em geral a que o organismo está sujeito.

Cera de abelha

A cera é um produto segregado por quatro pares de glândulas, localizadas na parte inferior do abdómen das abelhas obreiras mais jovens. É fabricada quando há necessidade de armazenar mel e pólen ou de fazer criação, pois os favos, independentemente da sua função, são feitos de cera. A cera pura é completamente branca. Em contacto com o mel e o pólen toma uma cor amarelada. A cera de abelha tem um odor muito agradável a mel e o seu sabor é suave e balsâmico. utiliza-se para fins diversos, nomeadamente na apicultura, em velas, na cosmética, na higiene dentária e para fins fins terapêuticos.

Page 10: Carta de Sabores de Tomar - MEL

sabores ð TOMAR / 9

Um enxame de abelhas é um super-orga-nismo. Isoladamente, uma abelha não so-

brevive e não cumpre todas as funções de um ser vivo que são nascer, crescer, reproduzir-se e morrer. Assim, só em comunidade é que as abe-lhas são um ser completo.Um enxame tem geralmente dezenas de milha-res de obreiras, centenas de zangões (pode ter 2 mil) e apenas uma rainha. Zangão é o nome que se dá à abelha macho, que é uma abelha mais corpulenta e de olhos maio-res. Os zangões servem quase exclusivamente para acasalar com a rainha e podem percorrer dezenas de quilómetros para o fazer.A rainha tem o abdómen mais comprido que as outras abelhas e acasala em voo com vários zangões e apenas uma vez na sua vida. A partir

O fascinante mundo

das abelhas

Page 11: Carta de Sabores de Tomar - MEL

10 / sabores ð TOMAR

desse momento pode pôr milhares de ovos por dia durante vários anos. Chega a pôr mais ovos num dia do que o seu próprio peso.A reprodução de um enxame designa-se por en-xameação. Quando há abundância de alimento e a população da colmeia cresce muito, as abelhas co-meçam a criar rainhas dentro da colmeia. Antes das novas rainhas nascerem, a rainha velha sai da col-meia com uma parte das abelhas e vai formar uma nova colónia noutro local. As rainhas que nascem, lutam entre si e fica apenas uma.As abelhas fazem favos de cera que tanto servem de berço onde são criadas novas abelhas, como de armário onde guardam o mel e o pólen.Têm um sistema de comunicação avançado em que através de umas “danças” conseguem comunicar às outras abelhas onde se localizam as fontes de ali-mento. Andam normalmente num raio de 2 km em volta da colmeia mas podem ultrapassar os 5 km.

Para fazer 1kg de mel as abe-lhas visitam entre 500 mil a 6 milhões de flores e percorrem distâncias que equivalem entre 1 e 7 voltas ao mundo.

O consumidor menos informado associa a cristali-zação do mel a uma adulteração do produto, quan-do é precisamente o contrário. Um mel que não cristaliza ou não é mel ou foi aquecido. O aqueci-mento do mel pode causar a perda de propriedades nutricionais.Muita gente tem medo de ser picado por uma abe-lha, mas ela só pica quando sente que a sua colmeia está ameaçada, ou seja, se alguém estiver muito per-to da colmeia. Longe da colmeia, as abelhas só pi-cam se forem apertadas. Só 3% da população é alérgica à picada de abelha, o que significa uma reacção generalizada que exige uma ida ao hospital. A comichão e inchaço causados pela picada da abelha são reacções locais normais que incomodam mas não são motivos para preocu-pação. O veneno de abelha também é um produto que se pode extrair da colmeia e que é muito valo-rizado pois tem características terapêuticas.

Comprar mel local ou nacional é apoiar os apicultores e a economia mas também a agricultura e a natureza pois promove mais colmeias no campo e mais polinização. É também apoiar as abelhas pois Portugal, em comparação com outros países, é um pouco poluído, com muita diversidade de flores e um local onde se pratica uma apicultura amiga das abelhas.

Para fazer 1kg de mel as abelhas visitam entre 500 mil a seis milhões de flores e percorrem distâncias que equivalem entre uma e sete voltas ao mundo.

Page 12: Carta de Sabores de Tomar - MEL

sabores ð TOMAR / 11

Mel é sabor e saúde

O mel não serve só para adoçar o chá quando es-tamos doentes! Aprenda a usar melhor o mel na culinária e cozinhe de forma ainda mais saborosa e saudável.

Batido matinal revigoranteExperimente fazer um batido com leite, banana, uma colher de café solúvel, uma colher de chocola-te em pó e mel a gosto. As suas manhãs nunca mais vão ser as mesmas.

Torradas com manteiga e melÉ um grande clássico que vale a pena relembrar. Uma torrada com manteiga e mel barrado por cima melhora qualquer lanche ou pequeno-almo-ço. Experimente também torradas com manteiga de amendoim e mel, para um pequeno-almoço verda-deiramente nutritivo e energizante.

Tempero de saladasJá experimentou colocar mel na salada? Um tem-pero de azeite, vinagre, sal e pimenta, com um to-que de mostarda e um fio generoso de mel fazem um vinagrete que transforma qualquer salada num acompanhamento inesquecível ou até num prato principal caso queira acrescentar um queijo de ca-bra e uma tiborna em pedaços, por exemplo.

Carnes assadasOs pratos de carne assada no forno ganham um tom dourado, uma textura crocante e um sabor contras-tante se forem regados com um tempero de mel. Experimente, por exemplo, um entrecosto com o seu tempero tradicional de sal, pimenta, alho e louro regado com um néctar de azeite, sumo de laranja espremida na hora e mel. É de ir aos céus!

Refresco de melReinvente os seus refrescos! Experimente uma in-fusão fria de limonete ou erva-príncipe com mel ou faça uma limonada com muita casca de limão (sem a parte branca) e limão espremido e adoce apenas com mel. Ficará com umas bebidas muito refrescan-tes e ao mesmo tempo saudáveis.

Requeijão com Mel e NozesO requeijão, o mel e as nozes são três gran-des amigos. A mistura do sal, o sabor e a textura do requeijão, com o crocante das nozes e o doce aveludado do mel causa um turbilhão de pra-zer no paladar. Os queijos mais maduros e api-mentados também ligam muito bem com mel!

Page 13: Carta de Sabores de Tomar - MEL

Preçário

Mel em Favo

Pólen

Hidromel

Biscoitos de mel

Própolis

Geleia Real

Cera de abelha

50 g 250 g 500 g 1000 g

multifloral

Rosmaninho

Queiró

Melada de Carvalho

Orégão

Page 14: Carta de Sabores de Tomar - MEL
Page 15: Carta de Sabores de Tomar - MEL