Cartilha da Mulher

6

description

Cartilha da Mulher

Transcript of Cartilha da Mulher

Page 1: Cartilha da Mulher
Page 2: Cartilha da Mulher

Caso você esteja sofrendo algum tipo de violência busque ajuda. Sua autoestima deve ser para você o mais importante e ela se cons-trói em um ambiente no qual a mulher busca o autoconhe cimento e valoriza a si mesma. Acima de tudo a mulher precisa se amar.

A Defensoria Pública do Distrito Federal está de portas abertas para receber todas as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência ou discriminação. O Núcleo de Defesa da Mulher – NUDEM – irá aco-lher e orientar a vítima, adotando as medidas jurídicas necessárias.

A violênciA

A vítima é toda mulher, independente de classe, cor, idade ou religião, que sofra violência praticada por qualquer homem, com ou sem vínculo familiar com a vítima, dentro ou fora de casa. Podemos citar os pais, padrastos, irmãos, filhos, companheiros, maridos, na­morados e ex-relacionamentos. Infelizmente, a violência acontece, na maioria das vezes, dentro da própria casa. É importante apren der a defender-se e a proteger a sua família.

Page 3: Cartilha da Mulher

os tipos de violênciA mAis comuns

FÍSICA: é qualquer comportamento que ofenda a inte gridade ou saúde corporal.

MORAL: é qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria, ou seja, que prejudique a imagem.

PATRIMONIAL: é qualquer ação que configure destruição total ou parcial de objetos, bens, valores, documentos pessoais e/ou instrumentos de trabalho.

SEXUAL: consiste em qualquer ação que obrigue a mulher a pre-senciar, manter ou participar de relação sexual não dese jada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

PSICOLÓGICA: é qualquer comportamento que cause dano emo-cional e diminuição da autoestima, ou que vise de gradar ou controlar ações, mediante ameaça, constrangi mento, humilhação ou chantagem.

o que fAzer Em caso de violência, a vítima deve se dirigir à Delegacia mais pró-

xima para registrar a ocorrência. O agente policial remeterá (no prazo de 48 horas) o procedimento ao juízo competente, que analisará, em caráter liminar, os pedidos feitos pela agredida. As medidas protetivas de urgência poderão ser deferidas de imediato pelo Juiz, independentemente de audi-ência das partes e de manifestação do Ministério Público.

Saiba que você não está sozinha! Existe uma grande rede de apoio para auxiliá-la.

Page 4: Cartilha da Mulher

A lei

A integridade física, moral e mental da mulher são direitos asse-gurados pela Constituição Federal, a Lei Maior do país.

A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, criou mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mu-lher. Chama-se Lei Maria da Penha em homenagem à cearense que enfrentou todos os preconceitos e lutou pelos direitos das mu lheres.

Algumas das medidas legais cabíveis é que o Juiz poderá deter-minar que o agressor seja afastado do lar ou proíba a aproximação e o contato com a vítima. Além disso, não haverá transação penal (não haverá, por exemplo, substituição de pena por pagamento em forma de cestas básicas ou prestação de serviços à comunidade).

O juiz também pode incluir a vítima em programas assistenciais, encaminhá-la a serviços de saúde e psicológicos.

o JuizAdo de violênciA domésticA e fAmiliAr

Foi instalado o Juizado de Violência Doméstica e Familiar con-tra a Mulher do Distrito Federal com competência nas regiões ad-ministrativas de Brasília, Guará e Núcleo Bandeirante. Todas as Cir-cunscrições atendem casos de Violência Doméstica.

Page 5: Cartilha da Mulher

TELEFONES E ENdEREçOS

dELEGACIA ESPECIAL dE ATENdIMENTO À MULHEREQS 204/205 Asa SulTelefone: 3442- 4300/ 3442-4328

CENTRAL dE ATENdIMENTO À MULHERTelefone: 180

dISQUE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA À MULHERTelefone: 156 (opção 6)

CENTROS dE REFERÊNCIA dE ATENdIMENTO À MULHERUnidade Antiga Rodoferroviária: Setor de Áreas Isoladas Norte, Ala Sul Telefone: 3901-7098 / 3362-7031Unidade Plano Piloto: Palácio do Buriti, Anexo I, 10º andar, sala 1005, Brasília-DF Telefone: 3905-1514

SECRETARIA dE ESTAdO dA MULHERAnexo I Palácio do Buriti, 10º Andar, Sala 7L

MINISTÉRIO PÚBLICO - NÚCLEO dE GÊNEROMPDFT 1º andar Sala 125Telefone: 3343-9998 | Fax: 3343-9948

NÚCLEO dE dEFESA dA MULHERFórum José Júlio Leal Fagundes, Setor de Múltiplas Atividades Sul, Trecho 3, Lotes 4/6, BL 4 – TérreoTelefone: 3103-1926 / 3103-1928

PLANTÃO Fórum José Júlio Leal Fagundes, Setor de Múltiplas Atividades Sul, trecho 3, Lotes 4/6 – Bloco I Telefone: 3103-1765

Page 6: Cartilha da Mulher