CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do...

22
CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Caracteristicas do Mercantilismo Mercantilismo (3a. Parte) (3a. Parte) DISCIPLINA DISCIPLINA : Comércio Exterior : Comércio Exterior FONTE FONTE : DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. : DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004. São Paulo: 2004. www.boscotorres.co m.br Prof. Bosco Torres

Transcript of CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do...

Page 1: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

1

CE_05.3_Surgimento e CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Caracteristicas do

MercantilismoMercantilismo(3a. Parte)(3a. Parte)

DISCIPLINADISCIPLINA: Comércio Exterior: Comércio Exterior

FONTEFONTE: DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. : DIAS, Reinaldo. RODRIGUES, Waldemar. Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: Comércio Exterior Teoria e Gestão. Atlas. São Paulo: 2004.2004.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 2: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

2

SURGIMENTO DOSURGIMENTO DOMERCANTILISMO - Portugal – século XVMERCANTILISMO - Portugal – século XV

O O reirei dede PortugalPortugal assumiu o poder absoluto: assumiu o poder absoluto:centralizando o poder de Estado, centralizando o poder de Estado, submetendo a nobreza,submetendo a nobreza,estreitando os vínculos com os comerciantes,estreitando os vínculos com os comerciantes, incentivando as descobertas de novas terras,incentivando as descobertas de novas terras, incentivando a expansão marítima através das incentivando a expansão marítima através das

rotas do atlântico, pacífico, índico e rotas do atlântico, pacífico, índico e mediterrâneo.mediterrâneo.

Esse fenômeno, de formação de estados Esse fenômeno, de formação de estados absolutistas, se espalha a partir do século xv absolutistas, se espalha a partir do século xv para Espanha, França e Inglaterra.para Espanha, França e Inglaterra.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 3: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

3

Formação das Unidades Formação das Unidades GovernamentaisGovernamentais

Antes do aparecimento do ESTADO NACIONAL, Antes do aparecimento do ESTADO NACIONAL, em diferentes épocas existiram unidades em diferentes épocas existiram unidades governamentais sob a forma de governamentais sob a forma de comunascomunas (a menor subdivisão administrativa), (a menor subdivisão administrativa),cidades-Estadoscidades-Estados e e feudosfeudos (zona de influência preponderante). (zona de influência preponderante).

E as UNIDADES ECONÔMICAS formaram-se nesta E as UNIDADES ECONÔMICAS formaram-se nesta ordem: a família; o feudo; a comunidade da ordem: a família; o feudo; a comunidade da vila; a cidade; a liga das cidades.vila; a cidade; a liga das cidades.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 4: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

4

Desenvolvimento daDesenvolvimento daSuficiência dos EstadosSuficiência dos Estados

Os ESTADOS (países) centralizados Os ESTADOS (países) centralizados surgiram gradativamente e surgiram gradativamente e desenvolveram desenvolveram mecanismos para se mecanismos para se tornarem auto-suficientestornarem auto-suficientes::medidas econômicas especializadas,medidas econômicas especializadas,dinheiro,dinheiro,crédito, crédito, instituições, instituições, práticas comerciais.práticas comerciais.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 5: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

5

Influência dos Burocratas e Influência dos Burocratas e ComerciantesComerciantes

Com o surgimento desses novos Com o surgimento desses novos Estados, necessitou-se deEstados, necessitou-se deburocratasburocratas para administrá-los e para administrá-los e comerciantescomerciantes para financiá-los. para financiá-los.

É com base nesses dois grupos sociais É com base nesses dois grupos sociais

que surge o que surge o MERCANTILISMOMERCANTILISMO..www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 6: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

6

Influência do Comércio no Influência do Comércio no Desenvolvimento dos EstadosDesenvolvimento dos Estados

O deseO desenvolvimento dos estados (países) nvolvimento dos estados (países) ocorreu por meio do estreitamento do ocorreu por meio do estreitamento do vínculo entrevínculo entrea riqueza dos comerciantes (a a riqueza dos comerciantes (a

burguesia mercantil) eburguesia mercantil) eo Estado fortalecido.o Estado fortalecido.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 7: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

Crescimento do Comércio,Crescimento do Comércio,Riqueza e PoderRiqueza e Poder

O crescimento do comércio traziaO crescimento do comércio trazia

- - mais mais riquezasriquezas para o Estado e, para o Estado e, portanto, portanto,

- mais - mais poderpoder para o Estado, o qual dava para o Estado, o qual dava

- mais - mais segurançasegurança e e rentabilidaderentabilidade às rotas às rotas marítimas e aos monopólios exigidos marítimas e aos monopólios exigidos pelos comerciantes.pelos comerciantes.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

7www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 8: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

8

Evolução do Comércio MundialEvolução do Comércio Mundial

Com o fortalecimento do ESTADO, Com o fortalecimento do ESTADO, ocorreu um grande salto rumo a um ocorreu um grande salto rumo a um futuro futuro COMÉRCIOCOMÉRCIO MUNDIALMUNDIAL no final do no final do século XV, decorrente do(a)século XV, decorrente do(a)

- avanço marítimo no - avanço marítimo no AtlânticoAtlântico;;

- descoberta (por Portugal) de uma - descoberta (por Portugal) de uma nova rota para a nova rota para a ÍndiaÍndia;;

- descoberta da - descoberta da AméricaAmérica pela Espanha. pela Espanha.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 9: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

9

Evolução do comércio mundialEvolução do comércio mundial

.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 10: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

10

Início do intercâmbioInício do intercâmbiomundial de mercadoriasmundial de mercadorias

Explorações de novas terras,Explorações de novas terras,Zonas de colonização (América e África),Zonas de colonização (América e África),Feitorias comerciais de Portugal e Feitorias comerciais de Portugal e

Espanha, Espanha, Incremento do comércio entre os países Incremento do comércio entre os países

europeus,europeus,Incorporação de novas regiões ao Incorporação de novas regiões ao

comércio originário da Europa.comércio originário da Europa.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 11: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

11

Intercâmbio mundialIntercâmbio mundialde mercadorias (Séc XVI)de mercadorias (Séc XVI)

A penetração comercial européia A penetração comercial européia chegara às duas costas do pacífico;chegara às duas costas do pacífico;– Os navios espanhóis faziam a rota do Os navios espanhóis faziam a rota do

Peru a Europa através da região onde Peru a Europa através da região onde se localiza hoje o Panamá, e se localiza hoje o Panamá, e

– Os portugueses chegavam às ilhas da Os portugueses chegavam às ilhas da atual Indonésia.atual Indonésia.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 12: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

12

Abundância de mercadoriasAbundância de mercadoriasleva à queda nos preçosleva à queda nos preços

Esses dois movimentos de Esses dois movimentos de PortugalPortugal e e EspanhaEspanha provocaram na Europa a chamada “provocaram na Europa a chamada “revolução revolução dos preçosdos preços”, decorrente da super oferta de ”, decorrente da super oferta de produtos por conta do produtos por conta do comércio comércio internacional:internacional:abundante quantidade de especiarias abundante quantidade de especiarias

vindas da Ásia e vindas da Ásia e enorme quantidade de metais preciosos enorme quantidade de metais preciosos

com origem na América Espanhola.com origem na América Espanhola.www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 13: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

13

Dados do Comércio Exterior NascenteDados do Comércio Exterior Nascente

15031503 – primeiro carregamento de metais – primeiro carregamento de metais preciosos das Antilhas;preciosos das Antilhas;

15191519 – início da pilhagem tesouro dos astecas – início da pilhagem tesouro dos astecas do México. (pilhagem = roubo, saque, do México. (pilhagem = roubo, saque, principalmente feito por tropas principalmente feito por tropas conquistadoras);conquistadoras);

15341534 – começa a pilhagem do tesouro dos – começa a pilhagem do tesouro dos incas do Peru;incas do Peru;

15211521 a a 16601660 – 18 mil ton de prata e 200 ton ouro – 18 mil ton de prata e 200 ton ouro foram transferidas da América para a Espanha.foram transferidas da América para a Espanha.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 14: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

14

Metais preciosos eMetais preciosos eo aumento dos preçoso aumento dos preços

A REVOLUÇÃO DOS PREÇOS foi causada por A REVOLUÇÃO DOS PREÇOS foi causada por esse enorme afluxo de esse enorme afluxo de metais preciososmetais preciosos da da América para Espanha, quantidade esta que América para Espanha, quantidade esta que gerou uma inflação sem precedentes. gerou uma inflação sem precedentes.

Com a súbita desvalorização da moeda, os Com a súbita desvalorização da moeda, os preços nominais de todos os produtos preços nominais de todos os produtos internos tiveram que se elevar.internos tiveram que se elevar.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Metais preciososMetais preciosos

Page 15: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

15

Poderio de Portugal e EspanhaPoderio de Portugal e EspanhaMonopólio do Monopólio do comércio de especiariascomércio de especiarias que que

exercia no oceano Índico.exercia no oceano Índico.

Produção Produção açucareiraaçucareira do Brasil: do Brasil: Em 1570: 180 mil arrobas Em 1570: 180 mil arrobas = 2,64 mil ton = 2,64 mil ton Em 1580: 350 mil arrobas Em 1580: 350 mil arrobas = 5,14 mil ton = 5,14 mil ton Em 1600: 1,2 milhão arrobas = 17,64 mil tonEm 1600: 1,2 milhão arrobas = 17,64 mil ton

Produção das Produção das MINASMINAS de suas colônias de suas colônias americanas.americanas.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 16: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

16

O Tratado de TordesilhasO Tratado de TordesilhasO poderio de O poderio de PORTUGALPORTUGAL e e

ESPANHAESPANHA, em fins do século , em fins do século XV e XVI, era tal que, em 1494, XV e XVI, era tal que, em 1494, tentaram dividir o mundotentaram dividir o mundo em em suas respectivas áreas de suas respectivas áreas de influência, assinando, sob os influência, assinando, sob os auspícios do Papa, o TRATADO auspícios do Papa, o TRATADO DE TORDESILHAS.DE TORDESILHAS.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Tratado de TordesilhasTratado de Tordesilhas

Page 17: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

17

Holanda como potênciaHolanda como potênciacomercial e marítimacomercial e marítima

Mas, apesar de seu poderio (imensos territórios Mas, apesar de seu poderio (imensos territórios e feitorias comerciais), e feitorias comerciais), PORTUGALPORTUGAL e e ESPANHAESPANHA não conseguiram converter-se em não conseguiram converter-se em verdadeiras metrópoles comerciais e/ou verdadeiras metrópoles comerciais e/ou industriais.industriais.

No século XVI a HOLANDA despontava como No século XVI a HOLANDA despontava como potência comercial e marítima, fortalecida potência comercial e marítima, fortalecida pelas relações com a coroa portuguesa que pelas relações com a coroa portuguesa que negociava os produtos obtidos no além-mar.negociava os produtos obtidos no além-mar.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 18: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

18

Associação de Portugal com HolandaAssociação de Portugal com Holanda

PORTUGALPORTUGAL, com um ativo comércio , com um ativo comércio oriental, e necessitando de capitais, oriental, e necessitando de capitais, estabeleceu uma estabeleceu uma sociedade comercialsociedade comercial com os banqueiros e comerciantes com os banqueiros e comerciantes HOLANDESESHOLANDESES, para a montagem do , para a montagem do complexo açucareiro no brasilcomplexo açucareiro no brasil..

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 19: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

19

Associação de Portugal com HolandaAssociação de Portugal com Holanda

Nessa associação, ficaram encarregadosNessa associação, ficaram encarregados

- os - os portuguesesportugueses, da , da produçãoprodução: : colonizadores, terras, escravos e colonizadores, terras, escravos e primeira refinação do açúcar;primeira refinação do açúcar;

- os - os holandesesholandeses, do , do financiamentofinanciamento do do empreendimento, a comercialização nos empreendimento, a comercialização nos mercados europeus e a segunda mercados europeus e a segunda refinação do açúcar;refinação do açúcar;

- a - a ambosambos, o , o transportetransporte do produto p/ do produto p/ Europa.Europa.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 20: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

20

Franceses e Ingleses também Franceses e Ingleses também exploram a Américaexploram a América

Em seguida, Em seguida, francesesfranceses ee inglesesingleses sese juntaramjuntaram aosaos holandesesholandeses no processo no processo de exploração e pilhagem dos novos de exploração e pilhagem dos novos mundos, mundos, fundando colônias, feitorias, fundando colônias, feitorias, dominando rotas comerciais, dominando rotas comerciais, atacando as frotas espanholas e atacando as frotas espanholas e

portuguesas.portuguesas.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Page 21: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

21

Franceses e inglases também Franceses e inglases também exploram a Américaexploram a América

Estes países no seu conjunto (Estes países no seu conjunto (EspanhaEspanha, , PortugalPortugal, , HolandaHolanda, , InglaterraInglaterra e e FrançaFrança) ) recolheram uma extraordinária riqueza das recolheram uma extraordinária riqueza das terras descobertas, cuja acumulação terras descobertas, cuja acumulação contribuiu de forma decisiva para a contribuiu de forma decisiva para a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, iniciada no REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, iniciada no século XVIII.século XVIII.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres

Revolução IndustrialRevolução Industrial

Page 22: CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo 1 CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo (3a. Parte) DISCIPLINA: Comércio Exterior.

CE_05.3_Surgimento e Caracteristicas do Mercantilismo

22

Teorias dosTeorias dospensadores econômicospensadores econômicos

Os pensadores econômicos do período Os pensadores econômicos do período (sec XVI e XVIII), desenvolveram um (sec XVI e XVIII), desenvolveram um conjunto de idéias que tornaram o conjunto de idéias que tornaram o comércio exterior um dos mais comércio exterior um dos mais poderosos instrumentos da política poderosos instrumentos da política econômica.econômica.

www.boscotorres.com.br Prof. Bosco Torres