Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento...

44
Departamento de Formarão Permanente Calendário de Reuniõe

Transcript of Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento...

Page 1: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

Departamento de Formarão Permanente C a l e n d á r i o d e R e u n i õ e

Page 2: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

©mg» N e 4 0 , J a n . / F e v . de 1 9 9 9

ÍNDICE

Notícias 3

A c t i v i d a d e s d o s D o c e n t e s 1 3

C e n t r o d e Documentação 1 7 A c t i v i d a d e s C u l t u r a i s 2 6 Q u e m é Q u e m 2 7

Informações G e r a i s 2 8

Opinião 3 2

Formação P e r m a n e n t e 3 3

Calendário d e Reuniões 3 7 Edições 3 9

Q u a l q u e r informação o u sugestão r e l a t i v a a o B o l e t i m I n f o r m a t i v o / I S P A

e n v i a r p a r a C a r l o s L o p e s ( F a x : 0 1 / 8 8 6 0 9 5 4 - E - m a i l : C l o p e s @ i s p a . p t )

F I C H A T É C N I C A

Publ icação B i m e s t r a l D is t r ibu ição G r a t u i t a

T i r a g e m - 5 0 0 0 e x e m p l a r e s

COORDENAÇÃO José A . C a r v a l h o T e i x e i r a

REDACÇÃO João P a u l o A m a r o

C a r l o s L o p e s N u n o E d u a r d o P e r e i r a

U l r i c a O o m

C O L A B O R A D O R E S N E S T E NÚMERO

António M e l o João V a l e n t e

António G o n z a l e z

COMPOSIÇÃO E G R A F I S M O M a n u e l G . P i n t o

F O T O G R A F I A P a u l o M i r a n d a

IMPRESSÃO V i c e n t e - A r t e s Gráficas, L d a . R u a 1 3 , n e 1 0 , A p a r t a d o 5 0 9 8

2 8 3 0 B a r r e i r o

DISTRIBUIÇÃO M a r i a A f o n s o C o x o

P R O P R I E D A D E I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a R. J a r d i m d o T a b a c o , 3 4 , 1 1 4 9 - 0 4 1 L i s b o a

T e l . : ( 0 1 ) 8 8 1 1 7 0 0 F a x : ( 0 1 ) 8 8 6 0 9 5 4

Page 3: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

I r o t o c o l o s d e C o l a b o r a ç ã o

C o n t e m p l a n d o a colaboração i n t e r - i n s t i t u c i o n a l n a s áreas d a investigação, d a intervenção, d a f o r -mação e d o s estágios d a L i c e n c i a t u r a e m P s i c o l o -g i a , o I S P A a s s i n o u r e c e n t e m e n t e p r o t o c o l o s d e colaboração c o m :

Núcleo de Psiquiatria Transcultural do Hospital Miguel Bombarda Núcleo de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (NEDM) do Hospital de Santa Maria CERCISA - Cooperativa para a Edu-cação das Crianças Inadaptadas do Seixal e Almada Associação de Mulheres Contra a Vio-lência Centro de Saúde dos Olivais

jon fe rênc ias d e A b e r t u r a

MESTRADO EM COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

E l Instituto Superioi de Psicoioyu Aplicada

MESTRADO* COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

N o p a s s a d o d i a 1 5 d e O u t u b r o t i v e r a m l u -g a r d u a s conferências p a r a a s s i n a l a r a a b e r -t u r a d o Mestrado de Comportamento Or-ganizac ional - 1998 / 2 0 0 0 , d i r i g i d o p e l o s Profs. Doutores Car-los Marques e Mare Scholten.

E m p r i m e i r o l u g a r , o Prof. Doutor Fernan-do P a c h e c o , S e c r e -

tário d e E s t a d o d a Indústria, p r o f e r i u u m a c o n f e -rência s u b o r d i n a d a a o t e m a Contributos do Com-portamento Organizacional e do Consumidor na Gestão da Indústria. S e g u i d a m e n t e , o Mestre Olivier Burgel, d o c e n t e d a W a r w i c k B u s i n e s s S c h o o l (Grã-Bretanha) p r o f e r i u u m a conferência s u b o r d i n a d a a o t e m a Internationalization of Small High-Tech Entreprises.

ABERTURA DE OUTROS CURSOS DE MESTRADO E PÓS-GRADUAÇÕES -1998 /2000

O Mestrado em Psicopatologia e P s i -c o l o g i a Cl ín ica i n i c i o u a s s u a s a c t i v i d a d e s c u r r i c u l a r e s e m 2 d e O u t u b r o p a s s a d o , c o m a p r e -sença d o Prof. Doutor Carlos Amaral Dias, m e m -b r o d a Direcção d o C u r s o .

E m 1 3 d e O u t u b r o a b r i u o Mestrado em Psicologia Educacional , c o m u m a sessão d e a b e r t u r a p r e s i d i d a p e l a Profa. Doutora Margarida Alves Martins, d a Direcção d o C u r s o . S e g u i u - s e u m b e b e r e t e q u e p r o p o r c i o n o u convívio e n t r e d o -c e n t e s e a l u n o s .

E m 2 3 d e O u t u b r o f o i a v e z d o Mestrado em Psicologia da Saúde i n i c i a r a s s u a s a c t i v i -d a d e s , c o m u m a sessão d e a b e r t u r a p r e s i d i d a p e l a Direcção d o C u r s o : Prof. Doutor Machado Caetano, Profa. Doutora Isabel Leal e Prof. Doutor Pais Ribeiro. E m s e g u i d a , d e c o r r e u o lançamento d o l i v r o " P s i c o l o g i a e Saúde", d a a u -t o r i a d o P r o f . D o u t o r P a i s R i b e i r o ( F P C E d a U n i v . d o P o r t o / I S P A ) e p u b l i c a d o p e l o I S P A n a Colecção E s t u d o s .

F i n a l m e n t e , e m 3 0 d e O u t u b r o t e v e l u g a r a a b e r t u r a d o c u r s o d e Mestrado em Etologia, também c o m o u m a sessão d e a b e r t u r a p r e s i d i d a p e l a Direcção d o C u r s o : Prof. Doutor Vítor Alma-da, Prof. Doutor Rui Oliveira e Prof. Doutor An-tónio José dos Santos. Também e s t a sessão d e a b e r t u r a f o i s e g u i d a p o r u m b e b e r e t e .

N e s s e m e s m o d i a , c o m a presença d e vários d o c e n t e s e a l u n o s , d e c o r r e u a i n d a a sessão d e a b e r t u r a d a Pós-Graduação em Reabilitação e Inserção Socia l e d a Pós-Graduação de Formação de Formadores, p r e s i d i d a p e l o Dr. José A. Carvalho Teixeira, S u b - D i r e c t o r d o I S P A e Dr. Arménio B. Sequeira, d a Direcção d e a m b o s o s c u r s o s .

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM R E -LAÇÃO DE AJUDA

E m 1 7 d e O u t u b r o p a s s a d o , o Prof. Doutor João Hipólito p r o f e r i u u m a conferência s u b o r d i n a -d a a o t e m a Carl Rogers Ontem e Hoje, q u e t e v e l u g a r n a S a l a d e A c t o s e a s s i n a l o u a a b e r t u r a d o Curso de Pós-Graduação em Relação de

jan./Fev. 99

Page 4: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N O T I C I A S

: 4

Jan./rev. 99

S= S3 jjy I

Ajuda - 1 9 9 8 / 2 0 0 0 , formação pós-graduada e m relação d e a j u d a q u e é o r g a n i z a d a p e l a E s c o l a d e M e s t r a d o s e E s t u d o s Pós-Graduados d o I S P A e d i r i g i d a p o r a q u e l e d o c e n t e .

Sessões de Aber tura

LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO E INSERÇÃO SOCIAL

N o p a s s a d o d i a 1 9 d e O u t u b r o d e c o r r e u n a S a l a d e A c t o s d o I S P A u m a Sessão d e A b e r t u r a d a Licenciatura em Reabilitação e Inserção So-cial, u m a d a s n o v a s l i c e n c i a t u r a s l e c c i o n a d a s n o I S P A p e l a p r i m e i r a v e z e m 1 9 9 8 / 9 9 e q u e é d i r i g i -d a p e l o Dr. Arménio B. Sequeira.

A m e s a d a Sessão d e A b e r t u r a f o i p r e s i d i d a p e l o Sr. Carlos Pratas, P r e s i d e n t e d a Direcção d a C o o p e r a t i v a I S P A - C R L e d e l a f i z e r a m p a r t e o Dr. José A. Carvalho Teixeira, S u b - D i r e c t o r d o I S P A , e m representação d o D i r e c t o r , o Dr. Arménio B. Sequeira, D i r e c t o r d a L i c e n c i a t u r a e m Reabilitação e Inserção S o c i a l , o Dr. Pedro Almeida, A d m i n i s -t r a d o r Pedagógico, a Sr.a D. Madalena Fonseca, funcionária d o C e n t r o d e Documentação e , t a m -bém, a Sr.a. D. Paula Lucas, r e p r e s e n t a n d o a A s -sociação d e E s t u d a n t e s d o I S P A ( A E I S P A ) .

C o m a presença d e t o d o s o s n o v o s a l u n o s , d o c e n t e s d a n o v a l i c e n c i a t u r a e funcionários d o I S P A , o s vários i n t e r v e n i e n t e s d e s t a c a r a m o s i g n i -f i c a d o d o a c o n t e c i m e n t o e d i r i g i r a m p a l a v r a s d e b o a s - v i n d a s a o s n o v o s a l u n o s . E m e s p e c i a l , o Dr. Arménio B. Sequeira, D i r e c t o r d a L i c e n c i a t u r a e m Reabilitação e Inserção S o c i a l d o I S P A , c a r a c -t e r i z o u o s a n t e c e d e n t e s históricos d e s t a n o v a l i c e n c i a t u r a e o p r o c e s s o q u e c o n d u z i u a o s e u r e -

c o n h e c i m e n t o o f i c i a l p e l o Ministério d a Educação, realçou a s p e c t o s a s s o c i a d o s a o s e u carácter i n o -v a d o r e d e g r a n d e u t i l i d a d e n o t e c i d o s o c i a l p o r -tuguês e m g e r a l e n o c a m p o d a reabilitação e m p a r t i c u l a r e d e l i m i t o u o s s e u s o b j e c t i v o s traçando, também, o p e r f i l d e saída d o s f u t u r o s l i c e n c i a d o s .

L I C E N C I A T U R A EM D E S E N V O L V I -MENTO C O M U N I T Á R I O E SAÚDE MENTAL

N o d i a 2 3 d e O u t u b r o d e c o r r e u também a Sessão d e A b e r t u r a d a L i c e n c i a t u r a e m Desen-volvimento Comunitário e Saúde Mental.

E s t a sessão f o i p r e s i d i d a p e l o P r e s i d e n t e d a Direcção d a C o o p e r a t i v a I S P A - C R L , Sr. Carlos Pratas. A m e s a e r a a i n d a constituída p e l o Dr. Car-valho Teixeira S u b - D i r e c t o r d o I S P A , e m r e p r e s e n -tação d o D i r e c t o r , Prof. Doutor José Orneias D i -r e c t o r d o C u r s o , o A d m i n i s t r a d o r Pedagógico Dr. Pedro Almeida, a funcionária Sra. D. Madalena Fonseca e m representação d o D i r e c t o r d a B i b l i o t e -c a e p e l o s d o c e n t e s Dr. Guilherme Ferreira, Dra. Isaura Pedro, Dr. Francisco Carreiro e Dra. Susana Maria.

Page 5: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N e s t a sessão f o r a m d a d a s a s b o a s - v i n d a s a o s n o v o s a l u n o s p o r t o d o s o s i n t e r v e n i e n t e s , t e n d o o P r e s i d e n t e d a Direcção d a C o o p e r a t i v a r e f e r i d o a impor tância d e s t e n o v o c u r s o n o q u a d r o d e d e s e n v o l v i m e n t o d a Instituição. O D i -r e c t o r d o c u r s o , Prof. Doutor José Orneias, n a s u a alocução realçou o s i g n i f i c a d o d e s t e c u r s o s u b l i n h a n d o o s e u carácter i n o v a d o r , a s u a emergência n o s p l a n o s s o c i a l e f o r m a t i v o e e n u -m e r a n d o o s s e u s o b j e c t i v o s , áreas d e intervenção e saídas p r o f i s s i o n a i s .

III Semaina Europeia de Prevenção das Toxicodependências P R O C E S S O S DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS DE F R A G I L I D A D E S O -CIAL

N o âmbito d a s i n i c i a t i v a s e d o s p r o g r a m a s e u r o p e u s d e prevenção d a toxicodependência d e c o r r e u d e 1 6 a 2 2 d e N o v e m b r o p a s s a d o a I I I S e m a n a Europeia de Prevenção das Tox i -codependências.

S e m a n a E u r o p e i a d e Prevenção d a Toxicodependência

E m P o r t u g a l , d« 1 6 a 33 d» N o y o m b r o <t» 1 9 9 8

O I S P A a s s o c i o u - s e a o espaço d e reflexão e u -r o p e u através d a realização d e conferências, c u j a f i n a l i d a d e f o i a d e p r o m o v e r a p a r t i l h a d e e x p e r -iências e m d i f e r e n t e s c o n t e x t o s s o c i a i s e q u e s e r e a l i z a r a m e m 2 0 e 2 1 d e N o v e m b r o , s u b o r -d i n a d a s a o t e m a P R O C E S S O S D E INTERVENÇÃO E M C O N T E X T O S D E F R A G I L I D A D E S O C I A L .

O s Profs. Doutores Antonio Fuertes ( U n i v . d e S a l a m a n c a , E s p a n h a ) e Dominique Dujardin ( U n i v . d e Ciências H u m a n a s d e E s t r a b u r g o , França) f o r a m o s c o n f e r e n c i s t a s c o n v i d a d o s , n u m a i n i c i a t i v a c o o r d e n a d a p e l o Dr. Carlos Simões ( I S P A ) e q u e c o n t o u c o m o a p o i o d a Comissão E u r o p e i a e d o P r o j e c t o V i d a .

N o v a d o u t o r a em p s i c o l o g i a

N o p a s s a d o d i a 1 7 d e N o v e m b r o a Dra . Maria Emíl ia M a r q u e s a p r e s e n -t o u e d e f e n d e u a s u a t e s e d e D o u t o r a m e n -t o e m P s i c o l o g i a n a F a c u l d a d e d e P s i -c o l o g i a e Ciências d a Educação d a U n i v e r s i d a d e d e C o i m b r a , i n t i t u -l a d a : Modelos de observação e teoria das transformações em Psicologia Clínica. O Júri c l a s s i f i c o u a s p r o v a s d e D o u t o r a m e n t o c o m Distinção e L o u v o r .

O ISPA NO ENCONTRO DE A I X - E N -PROVENCE DO "COMITÉ DE DIPLO-MAS DO DUFRES"

A c o n v i t e d o P r o f . R o b e r t R o l a n t , P r e s i d e n t e d o C A F O C d e N i c e (França), o Dr. Arménio B. Se-queira d e s l o c o u - s e a A i x d e 2 4 a 2 9 d e N o v e m b r o p a s s a d o p a r a p a r t i c i p a r n o Seminár io "Pour une démarche qualité dans la relation For-mateur/Publ ic en difficulté", n o q u a l a p r e s e n -t o u u m a comunicação s u b o r d i n a d a a o t e m a : A ex-periência do ISPA na Formação de Formadores: do DUF à Pós-Graduação.

Ç=» fã

V

Page 6: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

I <s3

t )

E s t e c o n v i t e v i s a -v a , i g u a l m e n t e , a participação n o e n -c o n t r o d o Comité d e D i p l o m a s d o D i p l o -m a Universitário d e Formação d e F o r -m a d o r e s d a Região S u l ( D U F R E S ) .

F o i p o r p r o p o s t a d a U n i v e r s i d a d e d e T o u l o u s e - l e - M i r a i l

(França) q u e o ISPA, através d o D r . Arménio S e -q u e i r a , p a s s o u a i n t e g r a r o " B u r e a u " d o Comité d e D i p l o m a s ( D U F R E S ) n o q u a l estão r e p r e s e n -t a d a s a p e n a s 4 d a s 8 u n i v e r s i d a d e s q u e c o n s -t i t u e m o Comité d e D i p l o m a s , e q u e t e m c o m o o b j e c t i v o a n a l i s a r , n a e s p e c i f i c i d a d e , a s questões d o Comité.

N a s j o r n a d a s d o Comité d e D i p l o m a s q u e s e r e a l i z a r a m n o s d i a s 2 6 e 2 7 d e N o v e m b r o p a s s a -d o , d a d a a e s p e c i f i c i d a d e d o p r o j e c t o d o I S P A , o g r u p o d a s o i t o u n i v e r s i d a d e s p r e s e n t e s e n t e n d e u q u e o p r o j e c t o d o I S P A d e Formação d e F o r -m a d o r e s d e v e r i a s e r a p r e s e n t a d o d e f o r m a m a i s c i r c u n s t a n c i a d a .

F i n a l m e n t e , o Comi té d e D i p l o m a s d o D U F R E S voltará a r e u n i r d e 2 8 a 3 0 d e A b r i l próxi-m o , e m M o n t p e l l i e r (França), t e n d o o P r o f . R o b e r t R o l a n t , P r e s i d e n t e d o C e n t r o Académico p a r a a Formação Contínua d e N i c e ( M E , França), p r o p o s -t o q u e a avaliação d a s a c t i v i d a d e s d e s e n v o l v i d a s p e l o Comité f o s s e c o m e n t a d a p e l o r e p r e s e n t a n t e d o I S P A .

I r o f e s s o r e s V i s i t a n t e s

E n t r e O u t u b r o e D e z e m b r o d o a n o p a s s a d o d e s l o c a r a m - s e a o I S P A o s s e g u i n t e s p r o f e s s o r e s v i s i t a n t e s e s t r a n g e i r o s , q u e l e c c i o n a r a m e m C u r s o s d e M e s t r a d o :

Mestrado em Psicologia Educacional Prof. Doutor R. Brissiaud ( I U F M , G e r g y , França)

Mestrado em Comportamento Organiza-cional Mestre Olivier Brugel ( W a r w i c k B u s i n e s s S c h o o l , U . K . )

Mestrado em Psicologia da Saúde Prof. Doutor John Weinman ( U n i t e d M e d i c a i & D e n t a l S c h o o l o f G u y ' s a n d S t . T h o m a ' s )

D e J a n e i r o a J u l h o d e 1 9 9 9 vão também e s t a r n o I S P A vários p r o f e s s o r e s v i s i t a n t e s e s t r a n g e i r o s , d e s i g n a d a m e n t e p a r a l e c c i o n a r e m n o Mestrado em Psicologia Educacional:

Prof. Doutor Michel Gilly ( U n i v . d e P r o v e n c e )

Prof. Doutor Claude Bastien ( U n i v . d e P r o v e n c e )

Prof. Doutor Michel Fayol ( U n i v . d e D i j o n )

Prof. Doutor J. C. Abric ( U n i v . d e P r o v e n c e )

Prof. Doutor C. Deschamps ( U n i v . d e L a u s a n n e ) Prof. Doutor R. Joulé ( U n i v . d e P r o v e n c e )

Dra. Rosemary Davidson ( B r i s t o l P o l y t e c h n i c )

O P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a , D i r e c t o r d o I S P A . c o m o P r o f . D o u t o r M i c h e l G l l l y , d u r a n t e a inauguração d e u m a exposição.

onferênc ia

D IALÉCTICAS DE I N C L U S Ã O / E X -CLUSÃO SOCIAL

N o âmbito d e u m C i c l o d e Conferências s o -b r e Dialécticas d e Inclusão/Exclusão S o c i a l , o r g a -n i z a d o p e l a L icenciatura em Reabil itação e Inserção Social ( D i r e c t o r - Dr. Arménio B. Se-queira), o Prof. Doutor Serge Ebersold , d a U n i v e r s i d a d e d e Ciências H u m a n a s d e E s t r a s b u r -

Page 7: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N O T I C I A S

I S P A

Licenciatura e m R E A B I L I T A Ç Ã O E I N S E R Ç Ã O S O C I A L

Ano Lectivo 1998 /99

D i a l é c t i c a s d e i n c l u s ã o / e x c l u s ã o s o c i a l (C ICLO D E CONFERÊNCIAS)

Conferencio:

Processos de Exclusão e Estratégias de Inserção Social

Orador: Prof. Doutor Serge Ebersoid

(Univ. de Ciências Humanas de Estrasburgo}

Dia 14 de Novembro , das 0 9 . 3 0 h às 12.30h

Rua Jardim do Tabaco, 34,1149441 LISBOA Tel.: (01) 881 17 00 - Fax: (01) 886 09 54

g o , e s t e v e n o I S P A e m 1 4 d e N o v e m b r o p a s s a d o e p r o f e r i u u m a conferência s u b o r d i n a d a a o t e m a Processos de exclusão e estratégias de inserção social.

CURSOS AVANÇADOS DE ETOLOGIA - 1998

O r g a n i z a d o s p e l a Uni-dade de I n v e s t i g a ç ã o em Eco-Etologia d o C e n -t r o d e Inves t igação d o I S P A e m colaboração c o m D e p a r t a m e n t o d e F o r m a -ção P e r m a n e n t e , r e a l i z a -r a m - s e n o d e c u r s o d o a n o p a s s a d o t rês acções d e formação d i r i g i d a s p o r f o r -m a d o r e s e s t r a n g e i r o s , n o q u a d r o d e u m p r o g r a m a d e Cursos Avançados de Etologia c o o r d e n a d o s p e l o Prof. Doutor Rui Oliveira.

2 0 a 2 2 / 4 / 9 8 Conflict and cooperation: The roots of social

behaviour Dr. Michel Taborsky

( K o n r a d L o r e n z I n s t i t u t e , V i e n a , Áustria)

2 4 a 2 6 / 9 / 9 8 Parental investment in animals

Dr. Kate Lêsseis ( N e t h e r l a n d s I n s t i t u t e o f E c o l o g y , H o l a n d a )

8 a 1 0 / 1 0 / 9 8 Hormonal activaction and di f ferent iat ion of male sexual behaviour in higher vertebrates

Dr. Jacques Balthazart ( U n i v . Liége, Bélgica)

F i n a l m e n t e , n o âmbito d o s Seminários d e E t o l o g i a - 1 9 9 8 , e m 1 3 d e O u t u b r o p a s s a d o o Dr. Ingo Schlupp ( Z o o l o g i s c h e s I n s t i t u t u n d Z o o l o g i s -c h e s M u s e u m d e H a m b u r g o , A l e m a n h a ) r e a l i z o u u m seminário s o b r e Species interaction in a uni-sexual/sexual mating complex: towards harmony? e e m 1 3 d e N o v e m b r o o Prof. Ronald J. Schuster-man ( U n i v . d a Califórnia, U S A ) d i r i g i u u m s e m i -nário s o b r e Animal social intelligence.

COGNITION AND CONTEXT S p e c i a l I s s u e o f Análise Psicológica

E d i t a d o p o r Ana Cristina Quelhas ( I S P A ) e Frederico Pereira ( I S P A ) f o i p u b l i c a d o p e l o I S P A u m número e s p e c i a l d a Análise Psicológica i n t i t u -l a d o Cognition and Context ( 1 9 9 8 ) , q u e reúne contribuições d e n u m e r o s o s a u t o r e s n a c i o n a i s e e s t r a n g e i r o s . E n t r e e s t e s últimos, d e s t a c a m - s e p e l a s u a importância, Philip N. Johnson-Laird ( P r i n c e t o n U n i v e r s i t y , U S A ) , George Butterworth ( U n i v e r s i t y o f S u s s e x , U . K . ) , Claude Bastien ( U n i -versité d e P r o v e n c e , França), Monica Bucciarelli (Universitá d i T o r i n o , I tál ia), Ruth M. J. Byrne ( U n i v e r s i t y o f D u b l i n , I r l a n d a ) , Michel Gilly ( U n i -versi té d e P r o v e n c e , França), Jean François Richard ( U n i v . d e P a r i s V I I I , França) e Mick Power ( U n i v . E d i n b u r g h , U . K ) , e n t r e o u t r o s .

E n t r e o s a u t o r e s p o r t u g u e s e s , além d e Frede-rico Pereira ( I S P A ) e Ana Cristina Quelhas ( I S P A ) , e s t e l i v r o c o n t o u c o m a participação d e Leonel Garcia-Marques ( F P C E d a U n i v . d e L i s b o a ) , Orlan-do Lourenço ( F P C E d a U n i v . d e L i s b o a ) Helena Marchand ( F P C E d a U n i v . d e L i s b o a ) , Luísa Mor-gado ( F P C E d a U n i v . d e C o i m b r a ) , Jorge Senos ( I S P A ) , T e r e s a G a r c i a - M a r q u e s ( I S P A ) e Teresa Almeida Rocha ( I S P A ) .

P e l o s s e u s conteúdos, e s t a i n i c i a t i v a e d i t o r i a l d o I S P A r e v e s t e - s e d e g r a n d e importância, n o m e a -

Jan./Fev. 99

Page 8: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

iMí Jan./Fev, 99

«3

Prof. D o u t o r Freder ico Pere i ra

d a m e n t e n o q u a d r o d a s a c t i v i d a d e s d a Unidade de Invest igação Cognição e Contexto , d o C e n t r o d e Investigação d o I S P A .

U n i d a d e d e Investigação Cognição e C o n t e x t o C I C L O DE CONFERÊNCIAS - 1998

C o m a coordenação científica d o Prof. Doutor Frederico Pereira, D i r e c t o r d o I S P A , t i v e r a m l u g a r n o p a s s a d o d i a 2 d e N o v e m b r o d u a s i m p o r t a n t e s i n i c i a t i v a s científicas r e a l i z a d a s n o âmbito d o C i c l o d e Conferências - 1 9 9 8 , o r g a n i z a d o p e l a Uni -dade de Investigação Cognição e Contexto d o C e n t r o d e Investigação d o I S P A :

Mental models and reasoning Phil Johnson-Laird P r i n c e t o n U n i v e r s i t y , U S A

D e o r i g e m i n g l e s a , Phil Johnson-Laird t r a n s f e -r a s e , há a l g u n s a n o s , d e C a m b r i d g e p a r a a U n i -v e r s i d a d e d e P r i n c e t o n .

A u t o r d a t e o r i a d o s m o d e l o s m e n t a i s , q u e t e m l a r g a m e n t e i n f l u e n c i a d o a investigação e m p s i c o l o g i a c o g n i t i v a , e m p a r t i c u l a r n o s domínios d o raciocínio e d a compreensão d a l i n g u a g e m . A t e o r i a d o s m o d e l o s m e n t a i s é h o j e r e c o n h e c i d a c o m o u m a t e o r i a p r i m o r d i a l p a r a a compreensão d o s p r o c e s s o s d e raciocínio, e m p a r t i c u l a r n o domínio d a dedução. E s t a f o i , aliás, u m a d a s p r i -m e i r a s conclusões d e u m r e c e n t e W o r k s h o p s o b r e estratégias d o raciocínio h u m a n o , r e a l i z a d o e m B r u x e l a s , e m Março d o c o r r e n t e a n o .

Reasoning and decision making Paolo Legrenzi Universitá V i t a - S a l u t e S a n R a f f a e l l e , Itália

N a s c i d o e m Itál ia, V e n e z a , e i n f l u e n c i a d o p e l a e s c o l a i n g l e s a n o domínio d o raciocínio, Paolo

{ \

Paolo Legrenzi [Onversita Sam:*

SUw Raffaaifi. iiâns;

I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a U n i d a d e d<! i n v e s t i g a ç ã o C o g n i ç ã o e C o n t e x t o

C I C L O D E C O N F E R Ê N C I A S 1 9 9 8 Coordenação C i e n t i f i c a P r o f , r r e d e r i c o P e r e i r a

Mental models and reasoning

Reasoning and decision making

I S P A - A u d i t ó r i o 1

A c e s s o L i v r e

Legrenzi c o l a b o r a d e s d e há m u i t o s a n o s c o m Phil Johnson-Laird, s e n d o q u e a m b o s t i v e r a m c o m o m e s t r e Peter Wason.

O s t r a b a l h o s m a i s r e c e n t e s c e n t r a m - s e e m r e d o r d o s p r o c e s s o s d e decisão, c o m a p r e o c u p a -ção d e a l a r g a r a t e o r i a d o s m o d e l o s m e n t a i s à e x -plicação d e s t e p r o c e s s o c o g n i t i v o .

s c t a s

I X C O L Ó Q U I O DE P S I C O L O G I A E EDUCAÇÃO

E d i t a d a s p e l a Profa. Doutora Margarida Alves Martins, S u b - D i r e c t o r a d o I S P A e C o o r d e n a d o r a d o D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l ,

Page 9: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N O T I C I A S

P r o f . a D o u t o r a M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s

f o r a m p u b l i c a d a s a s Actas do I X C O L Ó Q U I O DE P S I C O L O G I A E E D U -CAÇÃO, u m a publ icação q u e reúne a s comunicações e conferências q u e t i v e -r a m l u g a r n a q u e l a reunião científica p r o m o v i d a p e l o I S P A e q u e s e s u b o r d i n o u a o t e m a Dinâmicas rela-

cionais e eficiência educativa.

O Dr. José Morgado ( I S P A ) a s s i n a a N o t a d e A b e r t u r a d e s t e v o l u m e d e A c t a s n o q u a l s e p u b l i -c a m o s t e x t o s d a s conferências então p r o f e r i d a s p o r David Fontana ( U n i v . o f W a l e s , Grã-Bretan-h a ) , Erich Kirchler ( U n i v . d e V i e n a , Áustria), Maria Gouveia Pereira ( I S P A ) , Margarida Alves Martins ( I S P A ) , Francisco Peixoto ( I S P A ) , Ana Carita ( I S P A ) , Ivone Niza ( U n i v e r s i d a d e N o v a d e L i s b o a ) e Paulo Louro ( C M L / I S P A ) , e n t r e o u t r o s . Dinâmica d a e s c o l a e i d e n t i d a d e s s o c i a i s , a u t o - c o n c e i t o e r e s u l t a d o s e s c o l a r e s , representações d o s p r o f e s -s o r e s e d o s a l u n o s s o b r e o c o n f l i t o n a relação pedagógica, dinâmicas p a r a o s u c e s s o e m c o n t e x -t o e s c o l a r e o c o n f l i t o n a s a l a d e a u l a são a l g u n s d o s i m p o r t a n t e s t e m a s t r a t a d o s n e s t a publicação.

I X COLÓQUIO D E

P S I C O L O G I A E E D U C A Ç Ã O "Dinâmicas Relacionais :e t f k i cnc fa Educativa"

13.° C u r s o

ACONSELHAMENTO-SIDA PARA CLÍNICOS GERAIS E PSICÓLOGOS

C o m o a p o i o d o Programa CRIA d a C o m i s -são N a c i o n a l d a L u t a C o n t r a a S i d a d e c o r r e u d e 1 9 a 2 3 d e O u t u b r o p a s s a d o o 13° Curso Aconselha-mento-SIDA para Clínicos Gerais e Psicólogos, u m a i n i c i a t i v a c o n j u n t a d o ISPA e d o Instituto de Clínica Geral da Zona Sul.

D e s t i n a d a a cl ínicos gera is /méd icos d e família e a psicólogos, e s t a acção d e formação d e c o r r e u e m a m b a s a s instituições, t e v e duração d e 3 4 h e i n c l u i u conteúdos programáticos l i g a d o s a o s d e t e r m i n a n t e s d o s c o m p o r t a m e n t o s d e r i s c o , estratégias d e c o n f r o n t o c o m o r i s c o , a s e r o p o s i -t i v i d a d e e a doença, obstáculos à mudança d e c o m p o r t a m e n t o s , aquisição e t r e i n o d e c o m p e -tências p a r a o a c o n s e l h a m e n t o p ré- tes te e a c o n s e l h a m e n t o pós-teste, v a l o r e s e a t i t u d e s n o a c o n s e l h a m e n t o V I H / S I D A e a c o n s e l h a m e n t o f a -m i l i a r .

C o m o f o r m a d o r e s c o n t o u c o m o s Drs. Kama! Mansinho ( H o s p i t a l d e E g a s M o n i z ) , Teresa Paixão

Instituto Superior de Psicologia Aplicada D e p a r t a m e n t o de Formação P e r m a n e n t e

em colaboração com Instituto dc Clínica Geral da Zona Sul

NST1TUTO :

A C T A S

: Margarida Alve* Martin»

n 8 40 jan^Fgv. 99

j j y I

< ê > J

Page 10: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N O T I C I A S

JanJFev, 99

— i í © 4

( I n s t i t u t o N a c i o n a l D r . R i c a r d o J o r g e ) , José A. Carvalho Teixeira ( I S P A ) , Ana Benito-Garcia ( I n s t i -t u t o N a c i o n a l d e Saúde D r . R i c a r d o J o r g e ) , Victor Cláudio ( I S P A ) , Isabel Trindade (Serviço d e P s i -c o l o g i a d o C e n t r o d e Saúde d a P a r e d e ) e Ângela Vila-Real {ISPA).

B o l ó q u i o

DROGA: NOVAS REALIDADES

N a v i a d a descriminalização d o s c o n s u m i d o r e s

E m 2 0 e 2 1 d e N o v e m b r o , o r g a n i z a d o p e l o Programa Terapêutico "O Lugar da Manhã" c o m a colaboração d o ISPA d e c o r r e u o Colóquio - D R O G A : N O V A S R E A L I D A D E S ( N a v i a d a d e s -criminalização d o s c o n s u m i d o r e s ) , q u e s e c o n s t i t u -i u c o m o u m espaço d e d e b a t e e reflexão n o q u a l s e a p r e s e n t a r a m e d i s c u t i r a m a l t e r n a t i v a s t e r a -pêuticas à prisão d e s u j e i t o s t o x i c o d e p e n d e n t e s . F o r a m a s s e g u i n t e s a s áreas temáticas a b o r d a d a s :

— Inserção sócioprofissional — Redução d e r i s c o s — T r a t a m e n t o — Cooperação com a Justiça — Família

o r u m

S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicólogos PSICÓLOGO: ÉTICA E IDENTIDADE

N o s d i a s 2 0 e 2 1 d e N o v e m b r o d e c o r r e u n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o o Fórum Sindicato Nacional dos Psicólogos q u e f o i i n t e i r a m e n t e d e d i c a d o à temática P S I -C O L O G I A : ÉTICA E I D E N T I D A D E .

O r g a n i z a d o p o r a q u e l a associação s i n d i c a l n a c i o n a l d o s psicólogos, e s t a i m p o r t a n t e i n i c i a t i v a sócioprofissional c o n t o u c o m a presença d e n u -m e r o s o s p r o f i s s i o n a i s e e s t u d a n t e s e d e b a t e u o s s e g u i n t e s t e m a s :

- Psicólogo e identidade - Deontologia na avaliação psicológica - Quem é o nosso cliente - O relatório psicológico: Diferenças e

semelhanças - Ética e investigação - Psicoterapias, vários modelos e deon-

tologia(s) - Psicólogo e deontologia

E n t r e o s d o c e n t e s d o I S P A p a r t i c i p a r a m n e s t e Fórum: Margarida Alves Martins, Victor Cláudio, Jaime Coelho, Eduardo Sá, Maria Emília Marques, José Morgado, Pereira da Silva, Júlia Serpa Pimentel, Rui Bartolo Ribeiro e Miguel Pina e Cunha.

Centro de Documentação B I B L I O T E C A D O I S P A

1 0 h 0 0 / 2 0 h 3 0 1 0 h 0 0 / 1 3 h 0 0 - 1 4 h 0 0 / 1 7 h 0 0

I n f o r m a ç õ e s : C e n t r o d e Documentação d o I S P A R u a J a r d i m d o T a b a c o , 3 4 , 1 1 4 9 - 0 4 1 L i s b o a T e l . 8 8 1 1 7 0 0 - F a x : 8 8 6 0 9 5 4

Page 11: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N O T I C I A S

m smmmn dn i f taA J O P I E F O S T E R

M A I 1111 tt M c C O N A U Q I J M

CONTACTO " C o n t a c t o " / g S g s , '

e d r f h a s . p r o p o s t a s d e a n , f o i o d e s a f i o p f b p j o s ^ o p o r

HOME NAG

u m g r u p o d e a l u n o s N a s e m a n a prévis C a r l S a g a n , f,ói mòlvõpara refle^ão-e-àariversa n o /^ÈÓáo.AÉ^Piêê^^^h

EM H o m e n a g e m a Carl Sagan. S o b

a égide d o \ " S r . C o s m o s " várias i n i c i a t i v a s s e k e a l i i a r a m n e s t e I n s t i t u -\ !

t o . A B i b l i o t e c a e f e c t u o u u m a exposição d a s o b r a s d e C a f l S a g a n , p a r a além d e u m a m o s t r a d e dòcumentos r e f e r e n t e s ^ v i d a e o b r a d o a u t o r . N a L i v r a r i a , e s t e v e e m d e s t a q u e u m a b a n c a d e d i c a d a às edições d a E d i t o r a G r a ^ a , i m p u l s i o n a d o r a d a s o b r a s d e C a r l S a g a n . I /

/ Ann Druyan e s t e v e n o Auditório A r m a n d o dé^Castro,

n o d i a 2 3 d e N o v e m b r o . Vários o r a d o r e s de-várias-geraç-õè-s-d e i x a r a m t e s t e m u n h o s d e q u e a s p r o p o s t a s f e i t a s p o r C a r l S a g a n a t i n g e m v a s t o s públicos. Mariana Moreira, Hugo Patrí-cio, Carlos Lopes, António Gonzalez, Frederico Pereira e Gui-lherme Valente a p r e s e n t a r a m a n o s s a h o m e n a g e m a o a u t o r e A n n D r u y a n b r i n d o u a audiência c o m u m a m e n s a g e m c l a r a e s e n t i d a d e h o n e s t i d a d e n a s c a m i n h a d a s p e l o s a b e r . E s t a m o s -- I h e g r a t o s p e l a f o r m a h u m a n a c o m o n o s o f e r e c e u a Ciência.

T E R T Ú L I A

D i s c u r s o s s o b r e o H o m e m H« s e m a r c o d a (ièncio

TERTÚLIA Tertúlia a o r e d o r d a Ciência t e v e l u g a r n a n o i t e d e 5 . a f e i r a , 2 6 d e N o v e m b r o , n o B a r d o I S P A . O s

c o n v i d a d o s f o r a m Rui Mário Gonçalves q u e n o s t r o u x e d e s a f i o s d a área d a s A r t e s e d a s u a história, Desidério Murcho q u e d e f e n d e u a s razões d a F i l o s o f i a , Vitor Al-mada c o m u n i c o u a p a r t i r d a s u a p e r s p e c t i v a d e i n v e s t i g a d o r n a área d a B i o l o g i a / E t o l o g i a e Frederico Pereira d e u - n o s o t o q u e analítico. T e r t u l i o u - s e , s o b o s i g n o d a p l u r a l i d a d e , e m v o l t a d a ciência e d o s h o m e n s e m u l h e r e s q u e a c o n s t r o e m , d o s d e s a f i o s , p r o b l e m a s e s u a s soluções c o m q u e n o s c o n f r o n t a m o s c r i a -d o r e s , d a s questões filosóficas d a i d e n t i d a d e e d o s e n t i d o d a v i d a , d a e s p e c i f i c i d a d e d o h o m e m c o m o espécie, p a r a c i t a r a p e -n a s a l g u n s d o s t e m a s p o r o n d e n a v e g a r a m o s c o n v i d a d o s . C o m o t o d a s a s b o a s c o n v e r s a s , f i c a r a m e m a b e r t o p a r a f u t u r a s ocasiões ...

U m a n o t a d e a g r a d e c i m e n t o à colaboração p r e s t a d a n e s t e c o n j u n t o d e i n i c i a t i v a s , q u e f o i o r g a n i z a d o c o n j u n t a m e n t e p e l o s a l u n o s Tânia Vaz, Teresa Vasconcellos, Ema Evangelista, Marta Correia, Hugo Patrício, e m colaboração c o m o d o c e n t e António Gonzalez e c o m o a p o i o d a A . E . I . S . P . A . .

M 3 JiuFii.ll

f 1 * — *

5=» S 3 & j y I — 1

11 I I

Page 12: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N O T I C I A S • • • • • • • • I

JanJFev. 99

^ I

[Ê dição do Livro

Golf inhos-roazes do Sado: Estudos de Sons e Comportamento

C o m o n.° 4 d a Colec-ção T e s e s , a s E d i ç õ e s I S P A a c a b a m d e p u b l i c a r o l i v r o G o l f i n h o s do S a d o : E s t u d o s de S o n s e C o m p o r t a m e n t o , d a a u t o r i a d o Prof. Doutor Manuel Eduardo dos San-tos.

E s t a o b r a é u m a v e r -são r e v i s t a d a t e s e d e d o u t o r a m e n t o d a q u e l e d o -c e n t e , d e f e n d i d a n o a n o d e 1 9 9 7 n a U n i v e r s i d a d e d e L i s b o a . N e l a s e a p r e s e n t a u m a síntese d e c o n h e c i -m e n t o s a c e r c a d a b i o l o g i a , e t o l o g i a e emissões acús-t i c a s d e s t a espécie d e g o l f i n h o s , e s t u d a d a p e l o a u t o r t a n t o n a n a t u r e z a c o m o e m condições a r t i f i c i a i s . E m p a r t i c u l a r , e s t a t e s e d e s c r e v e t r a b a l h o s r e a l i z a d o s a o l o n g o d e d i v e r s o s a n o s , p e l o a u t o r e s e u s c o l a b o -r a d o r e s , s o b r e a s a c t i v i d a d e s e o a m b i e n t e acústico d a p r e c i o s a população d e g o l f i n h o s r e s i d e n t e n o e s -tuário d o S a d o e z o n a s c o s t e i r a s a d j a c e n t e s .

R e a l i z o u - s e n o d i a 4 d e D e z e m b r o o lançamento d e s t e l i v r o , n a L i v r a r i a d o I S P A , q u e c o n t o u c o m a presença d o a u t o r e d e a l u n o s , a m i g o s e c o n v i d a d o s . E s t e e v e n t o f o i também p r e t e x t o p a r a a l g u m a s notí-c i a s n a comunicação s o c i a l , n o m e a d a m e n t e u m a e n -t r e v i s t a d e página i n t e i r a n o Diár io d e Notícias d a q u e l e d i a , e várias referências n a s rádios.

1,1 —

MANUEL EDUARDO DOS SANTOS

: O 'n^stigoOor lança hoje. -«oWains• Roares do Suão: Hstu&w cfi; S:w> <> Vomn-artsincnto-. Um /Aro f/t*; sintetiza :;ma

\ decaaa íit; trabalho e no Quaf dMeuH IMM riescofitirta pnpna: H W p M f c u M d M l atr comtinKaçAo dos tAbnaii ao

astuéHO. Ar, í> \ , t-tiianxt rtos Santos fiwa também dos pmbittmas <j;.f! ameaçam a soowrséncia líatjuata fwrwiaçáo

G o l f i n h o s d o S a d o e m r i s c o | kmntiypdof <liz que as autoridades tem úu ;;er prudentes perante trefen Í IS pirawstas industriais e DorUiónas na mgii i | fHO«t«MH*VEi

M J M U J + I f i t a ^ r a » Htm Ni*

( ,» . í f i» i« .< .k í . ;» /< -» d o >>4<in." •

1 if f <JHi(..H » i»!Ml'Ull> ;

1 i s, v ,%

* «

C o n f e r ê n c i a

Pelo Prof. Ron Schusterman

O r g a n i z a d a p e l a Unidade de Investi-gação em Eco-Etologia, r e a l i z o u - s e n o d i a 1 3 d e N o v e m b r o n o I S P A u m a confe-rência d o Prof. Ronald J. Schusterman, d a U n i v e r s i d a d e d a Califórnia e m S a n t a C r u z , s o b r e o t e m a Animal social intelligence. O c o n f e r e n c i s t a , u m psicólogo d e r e n o m e n o e s t u d o d a percepção e d o s p r o c e s s o s c o g n i t i v o s n o s a n i m a i s , d e s e n v o l v e u a temática d a utilização d e c o n c e i t o s d e equivalência p o r d i v e r s o s mamíferos, s o b r e t u d o leões m a r i n h o s , t e n d o d e l e i t a d o a s d e z e n a s d e p e s s o a s q u e e n c h i a m a s a l a c o m o i n t e r e s s e científico d a s s u a s e x p e -riências e c o m o p r i m o r didáctico d o s e u d i s c u r s o . N o m e a d a m e n t e , f i c o u m a i s u m a v e z d e m o n s t r a d a a importância e o p o t e n -c i a l d a interligação e n t r e a s p e r s p e c t i v a s biológica e psicológica n o e s t u d o d a s i n t e r -acções s o c i a i s .

Page 13: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N T E

COMUNICAÇÕES, CONFERÊNCIAS E OUTRAS ACTIVIDADES

Prof . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a

C o o r d e n a d o r científico d o Cic lo de Conferências da Unidade de Invest i -gação Cognição e Contexto d o C e n t r o d e I nves t i gação d o I S P A q u e , e m 2 / 1 1 / 9 8 , o r g a n i z o u conferências p r o f e r i -d a d a s p e l o s Profs. Doutores Phil Johnson Laird ( P r i n c e t o n U n i v e r s i t y , U S A ) e Paolo Legrenzi ( U n i v . V i t a - S a l u t e , Itália).

P a r t i c i p o u n a m e s a - r e d o n d a s o b r e Desafios actuais da investigação aplicada às patologias da adolescência - O novo diálogo entre exegese científica e escuta clínica n o Simpósio Os Novos C a m i -nhos da(s ) Dependência(s) o r g a n i z a -d o p e l o C e n t r o d e E s t u d o s P s i c o s s o c i a i s d o I n s t i t u t o S u p e r i o r M i g u e l T o r g a e r e a l -i z a d o e m C o i m b r a e m 1 1 e 1 2 / 1 2 / 9 8 .

P r o f a D o u t o r a M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s

P a r t i c i p o u n a m e s a s o b r e Ética e in-vestigação n o Fórum S i n d i c a t o N a -cional dos Psicólogos - Ps icologia : Ética e I d e n t i d a d e , o r g a n i z a d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicólogos e r e a l i -z a d o n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8 .

Prof . D o u t o r C a r l o s A m a r a l D i a s

Comunicação i n t i t u l a d a O louco n o Colóquio In ternac iona l "O Terce i ro Excluído", r e a l i z a d o n a Fundação d e S e r r a l v e s ( P o r t o ) d e 7 a 2 2 / 1 1 / 9 8 .

P r o f a D o u t o r a I s a b e l L e a l

Moderadora d a m e s a - r e d o n d a s o b r e Ter invejas, ser-se invejado n o Encontro " Inve ja e Ciúme". No Quotidiano, na Clínica, o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e P e d o p s i q u i a t r i a d o H o s p i t a l D . Estefâ-n i a e r e a l i z a d o n o Auditório d o Fórum P i -c o a s e m 9 e 1 0 / 1 0 / 9 8 .

Prof . D o u t o r E u r i c o d e F i g u e i r e d o

P a r t i c i p o u n a m e s a - r e d o n d a s o b r e "Norma" e "Desvio" em épocas de mu-dança - Novos significados para con-ceitos tradicionais n o S i m p ó s i o O s Novos C a m i n h o s d a ( s ) D e p e n d ê n -c ia (s ) , o r g a n i z a d o p e l o C e n t r o d e E s t u -d o s P s i c o s s o c i a i s d o I n s t i t u t o S u p e r i o r M i g u e l T o r g a e r e a l i z a d o e m C o i m b r a e m 1 1 e 1 2 / 1 2 / 9 8 .

Comunicação i n t i t u l a d a O adoles-cente n o Colóquio In te rnac iona l "O Terceiro Excluído", r e a l i z a d o n a F u n -dação S e r r a l v e s ( P o r t o ) , d e 7 a 2 2 / 1 1 / 9 8 .

Prof. Doutor E m a n u e l J . Gonça lves P a r t i c i p o u e f e z p a r t e d a Comissão

Organizadora d o S impósio I n t e r n a -

c ional Behaviour and Conservat ion of L i t t o r a l F i s h e s , o r g a n i z a d o p e l a U n i d a d e d e Investigação e m E c o - E t o l o g i a d o I S P A , q u e s e r e a l i z o u d e 1 5 a 1 8 / 4 / 9 8 .

P a r t i c i p o u n a conferência O c e a n s E c o l o g y G o v e r n a n c e a n d G l o b a l C h a n g e , o r g a n i z a d a p e l a Fundação L u s o - A m e r i c a n a p a r a o D e s e n v o l v i m e n t o , c o m o I n s t i t u t o f o r E c o l o g i c a l E c o n o m i c s d a U n i v e r s i d a d e d e M a r y l a n d ( U S A ) , a U n i v e r s i d a d e d e L i s b o a e a U n i v e r s i d a d e N o v a d e L i s b o a e C e n t r o E c o m a n , r e a l -i z a d a e m L i s b o a e m 2 5 e 2 6 / 6 / 9 8 .

Comunicação i n t i t u l a d a Comparative behaviour and territoriality in intertidal and subtidal fish ( e m colaboração c o m Vítor C . A l m a d a ) , n o Seventh In terna-tional Behavioral Ecology Congress , r e a l i z a d o e m M o n t e r e y ( U S A ) , d e 2 7 / 7 a 1 / 8 / 9 8 .

P o s t e r i n t i t u l a d o Male sexual poly-morphism in the peacock blenny, Salaria pavo: integrating ultimate and proximate levels of analysis ( e m colaboração c o m R . F . O l i v e i r a , M . S . G r o b e r , A . V . M . Canário e V . C . A l m a d a ) n o ASAB S u m -m e r Mee t ing 1 9 9 8 " I n t r a s p e r i f i c Variation in Behaviour", q u e s e r e a l i -z o u e m U r b i n o (Itália), d e 2 a 4 / 9 / 9 8 .

Prof . D o u t o r E d u a r d o Sá

P a r t i c i p o u n a m e s a - r e d o n d a s o b r e Condições da inveja n o Encontro " I n -ve ja e Ciúme". N o Q u o t i d i a n o , n a Clíni-c a , o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e P e -d o p s i q u i a t r i a d o H o s p i t a l D . Estefânia e r e a l i z a d o n o Auditório d o Fórum P i c o a s e m 9 e 1 0 / 1 0 / 9 8 .

P a r t i c i p o u n a m e s a - r e d o n d a s o b r e Ética e investigação n o Fórum Sindica-to N a c i o n a l dos Psicólogos - P s i -cologia: Ética e Ident idade, o r g a n i z a -d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicólogos e r e a l i z a d o n o Auditório d o A r q u i v o N a -c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8 .

Prof . D o u t o r R u i O l i v e i r a D u r a n t e o mês d e A g o s t o d e s l o c o u -

- s e a o Laboratório d e N e u r o e n d o c r i n o l o -g i a d a A r i z o n a S t a t e U n i v e r s i t y W e s t ( P h o e n i x , A r i z o n a ) o n d e d e s e n v o l v e u e m colaboração c o m o P r o f . D r . M a t t h e w G r o b e r u m p r o j e c t o d e investigação s o b r e a s b a s e s neuroendócrinas d a s tácticas a l -t e r n a t i v a s d e reprodução e m p e i x e s .

F o i e l e i t o p a r a o C o n s e l h o (Council member) da Association for the Study of Animal Behaviour p a r a o s a n o s d e 1 9 9 9 e 2 0 0 0 .

Apresentou as seguin tes c o m u -nicações em reuniões científicas:

1 9 9 8 - R . F . O L I V E I R A , A . V . M . CANÁRIO & M . S . G R O B E R . H o r m o n e s a n d b e h a v i o u r i n l i t t o r a l f i s h e s : c u r r e n t s t a t u s a n d a c a s e s t u d y i n t h e p e a c o c k b l e n n y ( i n v i t e d t a l k ) . I n t e r n a t i o n a l Symposium on "Behaviour and Con-s e r v a t i o n of Li t toral F i s h e s " , I S P A , L i s b o a , 1 5 - 1 8 A p r i l .

1 9 9 8 - R F . O L I V E I R A , L A . C A R -N E I R O , R . A . B O R G E S & A . V . M . CANÁRIO. A n d r o g e n s a n d s o c i a l b e h a v i o u r i n a c i c h -l i d f i s h , Oreochromis mossambicus ( p o s t e r ) . T h e F S B I A n n u a l I n t e r n a t i o n a l S y m p o s i u m " T r o p i c a l F i s h B i o l o g y " , U n i -v e r s i t y o f S o u t h a m p t o n ( U . K . ) , 1 3 - 1 6 J u l y .

1 9 9 8 - R . F . O L I V E I R A , P . K . M C -G R E G O R , C . L A T R U F F E & M . R . CUSTÓ-D I O . F i d d l i n g a b o u t o n t h e b e a c h : v i s u a l s i g n a l l i n g a n d s e x u a l s e l e c t i o n i n t h e f i d -d l e r c r a b U c a t a n g e r i ( t a l k ) . 7 t h I n t e r n a -t i o n a l B e h a v i o r a l E c o l o g y C o n g r e s s , A s i l o -m a r C o n f e r e n c e G r o u n d s , P a c i f i c G r o v e , C a l i f o r n i a ( U S A ) , 2 7 J u l y - 1 A u g u s t .

1 9 9 8 - R.F. O L I V E I R A , M . S . G R O -B E R , A . V . M . CANÁRIO, E . J . GONÇALVES & V . C . A L M A D A . M a l e s e x u a l p o l y m o r -p h i s m i n t h e p e a c o c k b l e n n y : i n t e g r a t i n g u l t i m a t e a n d p r o x i m a t e l e v e l s o f a n a l y s i s . A S A B S u m m e r M e e e t i n g 9 8 " I n t r a s p e c i f i c D i f f e r e n c e s i n B e h a v i o u r " , U r b i n o ( I t a l y ) , 2 - 4 S e p t e m b e r . / " A S A B b e s t h i - t e c p o s t e r a w a r d " .

P r o f . 3 D o u t o r a C r i s t i n a Q u e l h a s F o i c o n v i d a d a a a p r e s e n t a r u m a c o -

municação n o S impós io R e a s o n i n g and Mental Models, q u e d e c o r r e u e m M a d r i d , a 6 e 7 d e N o v e m b r o d e 1 9 9 8 . A p r e s e n t o u u m t r a b a l h o , e m colaboração c o m R u t h B y r n e , i n t i t u l a d o Counterfactu-als conditionals and biconditionals.

Prof . Dr . M i g u e l F a r o V i a n a Comunicação i n t i t u l a d a O marketing

e a prestação de serviços de psicologia do desporto n o I I I Encontro In terna-c i o n a l de P s i c o l o g i a A p l i c a d a ao Desporto e ao Exercício, r e a l i z a d o n a U n i v e r s i d a d e d o M i n h o ( B r a g a ) d e 2 5 a 2 8 / 7 / 9 8 , n o q u a l também a p r e s e n t o u p o s t e r s s o b r e Adaptação para a popu-lação portuguesa da versão reduzida do Perfil de Estados de Humor (POMS) ( e m colaboração c o m R i t a C . S a n t o s e C a r l o s M a r q u e s ) , Monitorização psicológica da sobrecarga de treino no atleta de alto rendimento: Estudo no remo ( e m c o l a b o -ração c o m C a r l o s M a r q u e s ) , Implemen-tação de um programa de treino de modelagem e visualização mental num grupo de atletas de patinagem artística ( e m colaboração c o m A n a C R a m i r e s e C a r o l i n a P . C a r a p e t a ) , Auto-conceito e

n8 40

I I kJL P

jtry -

(&>S

Page 14: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

d Vi l 7 1 1 *m 'T«m >T»H iZ i

fst/ 00

0jy

participação desportiva ( e m colaboração c o m C a r o l i n a P . C a r a p e t a e A n a C . R a m i r e s ) e Monitorização dos níveis de coesão e percepção dos custos e benefí-cios articulados em duas equipas de hóquei em patins ( e m colaboração c o m V a n d a M . P e s s a n h a e F i l i p a C F e l g u e i r a s ) .

Prof. Doutor Miguel P i n a e C u n h a

P a r t i c i p o u n a m e s a s o b r e Ética e in-vestigação n o Fó rum S i n d i c a t o Na-cional dos Psicólogos - Psicologia: Ética e I d e n t i d a d e , o r g a n i z a d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicólogos e r e a l i -z a d o n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8 .

Prof . Dr . A . C o i m b r a d e M a t o s Conferência s u b o r d i n a d a a o t e m a O

ciúme nas relações objectais internas n o Encontro " Inve ja e Ciúme". No Quo-t id iano , na Cl ín ica, o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e P e d o p s i q u i a t r i a d o H o s p i t a l D . Estefânia e r a l i z a d o n o A u -d i t ó r i o d o Fórum P i c o a s e m 9 e 1 0 / 1 0 / 9 8 .

Dr. A r m é n i o B. S e q u e i r a

Comunicação c o n v i d a d a s o b r e For-mação pós-graduada em formação de formadores n o S e m i n á r i o I n t e r n a -cional QUALFOR r e a l i z a d o e m L i s b o a a 2 / 1 0 / 9 8 .

A c o n v i t e d o C o n s e l h o M u n i c i p a l d a J u v e n t u d e d a C â m a r a Munic ipa l de Lisboa a p r e s e n t o u u m a comunicação i n -t i t u l a d a Pelos caminhos dos handicaps, n a E s c o l a Secundária Virgílio F e r r e i r a .

P r e s i d i u a o Simpósio Estratégias de Formação: Novos modelos, n o v o s a l v o s e a p r e s e n t o u u m a comunicação s o b r e O trabalho cooperado como estratégia de formação e inovação n o Colóquio E u -ropeu " In te rv i r j u n t o d a s p e s s o a s com deficiência" r e a l i z a d o n a F I L , e m L i s b o a , d e 1 1 a 1 3 / 1 1 / 9 8 , d e c u j a Comis-são Científica fez p a r t e e n o q u a l a i n d a c o o r d e n o u , e m co labo ração c o m o s P r o f s . S e r g e E b e r s o l d ( U n i v . Ciências H u -m a n a s d e E s t r a s b u r g o ) e J . J . D e t r a u x ( U n i v . Liége), u m a m e s a - r e d o n d a s o b r e Metodologias de intervenção como medi-da de combater o stress.

Comunicação i n t i t u l a d a A experiência do ISPA na formação de formadores: do DUF à Pós-graduação n o S e m i n á r i o M é t i e r " F o r m a t e u r " — R e a l i t é s e t Perspect ives en Europe, r e a l i z a d o e m A i x (França) e m 2 5 / 1 1 / 9 8 .

Dr. J o ã o A z e v e d o e S i l v a Comunicação i n t i t u l a d a Ponto de

vista da Psicanálise n o 2 o Simpósio s o -bre a Ética da Vida e da Morte — A Cura em Saúde Mental é possível?, r e a l i z a d o n a Clínica d e S a n t o António, n a R e b o l e i r a , e m 2 4 / 1 0 / 9 8 .

Dr. José A . C a r v a l h o T e i x e i r a P a r t i c i p o u c o m o f o r m a d o r n o s módu-

l o s s o b r e Psicopatologia, infecção VIH e SIDA, Representações, crenças e atitudes em relação à SIDA e Aconselhamento pré e pós-teste, n o 1 3 ° Curso de Aconse-l h a m e n t o - S I D A p a r a C l í n i c o s Gera is e Psicólogos q u e , n o âmbito d o P r o g r a m a C R I A d a Comissão N a c i o n a l d e L u t a C o n t r a a S I D A , s e r e a l i z o u n o I n s t i -t u t o d e Clínica G e r a l d a Z o n a S u l e n o I S P A d e 1 9 a 2 3 / 1 0 / 9 8 .

Comunicação s o b r e A saúde dos té-cnicos de saúde n o 2 o Simpósio sobre A Ética da Vida e da Morte - A Cura em Saúde Mental é Possível?, r e a l i z a -d o n a Clínica d e S a n t o António, n a R e -b o l e i r a , e m 2 4 / 1 0 / 9 8 .

Comunicações s o b r e O Homem an-sioso e com perturbação de pânico e O que são psicoterapias existenciais? n o I o

Simpósio Psicoterapias Existencia is , r e a l i z a d o n o I S P A e m 7 / 1 1 / 9 8 .

Comunicação s o b r e Entrevista médi-ca - A excelência da comunicação, n a s Conferências Médicas do I C I L - I n s -tituto Clínico e Imunológico de L is -boa r e a l i z a d a s n o H o t e l S h e r a t o n ( L i s -b o a ) e m 1 1 / 1 1 / 9 8 .

Dr. V i c t o r C l á u d i o P a r t i c i p o u c o m o f o r m a d o r n o s módu-

l o s s o b r e Aconselhamento a famílias e sobre Representações, crenças e atitudes em relação à SIDA n o 1 3 ° C u r s o de Aconselhamento - S IDA para Clíni-cos Gera is e Psicólogos q u e , n o âm-b i t o d o P r o g r a m a C R I A d a Comissão N a -c i o n a l d e L u t a C o n t r a a S I D A , s e r e a l i z o u n o I n s t i t u t o d e Clínica G e r a l d a Z o n a S u l e n o I S P A d e 1 9 a 2 3 / 1 0 / 9 8 .

P a r t i c i p o u n a m e s a s o b r e Deontolo-gia e formação dos psicólogos n o Fórum Sindicato Nacional dos Psicólogos -Psicologia: Ética e Liberdade, o r g a n i -z a d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicólo-g o s d e q u e é P r e s i d e n t e , e q u e s e r e a l i -z o u n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8 .

Dr. P e d r o A l m e i d a R e a l i z o u u m w o r k s h o p s o b r e Treino

de competências psicológicas com atletas de futebol júnior: Apresentação de casos, n o Congresso Hispano-Português de P s i c o l o g i a d a A c t i v i d a d e F i s i c a e Desporto, r e a l i z a d a e m Mérida ( E s p a n -h a ) , d e 1 9 a 2 1 / 1 1 / 9 8 .

Comunicação i n t i t u l a d a Intervenção Psicológica e futebol júnior: Modelos e estratégias n o I I Encont ro I n t e r n a -c i o n a l de P s i c o l o g i a A p l i c a d a ao Desporto e ao Exercício, q u e s e r e a l i -z o u n a U n i v e r s i d a d e d o M i n h o ( B r a g a ) , d e 2 5 a 2 8 / 7 / 9 8 e n o q u a l também a p r e -s e n t o u p o s t e r s s o b r e Formulação de ob-jectivos no futebol: Desenvolvimento, im-plementação e avaliação de um progra-ma de treino ( e m colaboração c o m R i c a r -

d o Porém e José F e r n a n d o C r u z ) , Estilos de Liderança preferidos e dimensões in-dividuais: Estudo de validação do modelo de liderança de Chelladurai ( e m c o l a b o -ração c o m C r i s t i n a V . S i l v a , M . a R a q u e l Hipólito e M i g u e l F a r o V i a n a ) , A cultura das organizações desportivas na perspec-tiva do modelo de valores contrastantes ( e m colaboração c o m C a r l a Belém, P e d r o S a n t o s e M a r i a João G o u v e i a ) e Estudo de caso longitudinal da relação an-siedade-rendimento no futebol de alta competição: Papel das características e competências psicológicas individuais ( e m colaboração c o m M a r i a João G o u -v e i a e José F e r n a n d o C r u z ) .

D r a . D i l e t t e A z e v e d o e S i l v a Comunicação i n t i t u l a d a Ponto de

Vista da Psicologia Infantil n o 2° Simpó-sio sobre A Ética da Vida e da Morte - A Cura em Saúde Mental é Possí-v e l ? , r e a l i z a d o n a Clínica d e S a n t o A n -tónio, n a R e b o l e i r a , e m 2 4 / 1 0 / 9 8 .

Dr . J o s é M a n u e l P e r e i r a d a S i l v a P a r t i c i p o u n a m e s a s o b r e O relatório

psicológico: Diferenças e semelhanças n o F ó r u m S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s P s i c ó l o g o s - P s i c o l o g i a : É t ica e Ident idade , o r g a n i z a d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicólogos e r e a l i z a d o n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8 .

Dr. R u i B é r t o l o R i b e i r o P a r t i c i p o u n a m e s a s o b r e O relatório

Psicológico: Diferenças e semelhanças n o F ó r u m S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s P s i c ó l o g o s - P s i c o l o g i a : É t ica e Ident idade , o r g a n i z a d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicólogos e r e a l i z a d o n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8

Dr . J o s é M o r g a d o P a r t i c i p o u n a m e s a s u b o r d i n a d a a o

t e m a Quem é o nosso cliente n o Fórum Sindicato Nacional dos Psicólogos — Psicologia: Ética e Identidade, o r g a -n i z a d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicól-o g o s e r e a l i z a d o n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8 .

D r a . M a r i a E m í l i a M a r q u e s P a r t i c i p o u n a m e s a s o b r e Deontolo-

gia na avaliação psicológica n o Fórum Sindicato Nacional dos Psicólogos -Psicologia: Ética e Identidade, o r g a -n i z a d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicó-l o g o s e r e a l i z a d o n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8 .

D r a . Jú l ia S e r p a P i m e n t e l P a r t i c i p o u n a m e s a s o b r e O relatório

psicológico: Diferenças e semelhanças n o

Page 15: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

F o r u m S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Ps icó logos — P s i c o l o g i a : É t ica e Ident idade, o r g a n i z a d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicólogos e r e a l i z a d o n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8 .

Dr. V í t o r A m o r i m R o d r i g u e s Comunicação s o b r e O Homem com per-turbações somatoformes, Intuição e em-patia no encontro terapêutico e Conflitos existenciais, n o I o Simpósio Psicoter-apias Ex is tencia is , r e a l i z a d o n o I S P A e m 7 / 1 1 / 9 8 .

D r a . A n t ó n i a P e r d i g ã o Comunicação i n t i t u l a d a A filosofia de

Jaspers n o I o Simpósio Psicoterapias E x i s t e n c i a i s , r e a l i z a d o n o I S P A e m 7 / 1 1 / 9 8 .

Dr. Luís S o u s a R i b e i r o Comun icação s o b r e Cultura do

Sucesso - Drogas e família n o Colóquio "Droga: Novas R e a l i d a d e s " ( n a v i a d a descriminalização d o s c o n s u m i d o r e s ) , r e a l i z a d o n o I S P A e m 2 1 / 1 1 / 9 8 .

Dr . J a i m e C o e l h o Conferência i n t i t u l a d a Psicologia e

identidade, conferência d e a b e r t u r a d o F ó r u m S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Ps icó logos - P s i c o l o g i a : É t ica e Ident idade, o r g a n i z a d o p e l o S i n d i c a t o N a c i o n a l d o s Psicólogos e r e a l i z a d o n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o e m 2 0 e 2 1 / 1 1 / 9 8 .

D r . a M a r i a J o ã o G o u v e i a A p r e s e n t o u p o s t e r s s o b r e Regulação

dos níveis de activação pré-competitiva em atletas de basquetebol ( e m c o l a b o -ração c o m Túlia M . C a b r i t a ) , A cultura das organizações desportivas na per-spectiva do modelo de valores con-trastantes ( e m colaboração c o m C a r l a Belém, P e d r o S a n t o s e P e d r o A l m e i d a ) e Estudo de caso longitudinal da relação ansiedade-rendimento no futebol de alta competição: Papel das características e competências psicológicas individuais ( e m colaboração c o m P e d r o A l m e i d a n o I I Encont ro I n t e r n a c i o n a l de P s i -cologia Apl icada ao Desporto e ao Exercício, r e a l i z a d o n a U n i v e r s i d a d e d o M i n h o ( B r a g a ) , d e 2 5 a 2 8 / 7 / 9 8 .

P U B L I C A Ç Õ E S

Prof . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a C o - e d i t o r d o l i v r o Cogni t ion and

Context ( 1 9 9 8 ) . L i s b o a : I S P A , S p e c i a l I s s u e o f Análise Psicológica.

Cognition and Context: Introducting notes ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m A n a C r i s t i n a Q u e l h a s ) . I n A n a C r i s t i n a Q u e -l h a s e F r e d e r i c o P e r e i r a ( E d s . ) , Cogni -tion and Context. L i s b o a : I S P A , 1 - 1 2 .

P r o f a D o u t o r a M a r g a r i d a _ _ _ _ _ A l v e s M a r t i n s

E d i t o r a d a s Actas do IX Colóquio d e P s i c o l o g i a e E d u c a ç ã o — "Dinâmicas Relacionais e Eficiên-c ia E d u c a t i v a " . L i s b o a : I S P A , n a s q u a i s p u b l i c o u o t e x t o d a conferência i n t i t u l a d a : Dinâmica da escola e iden-tidades sociais ( 1 9 9 8 ) , I n M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s ( E d . ) , A c t a s d o I X Colóquio d e P s i c o l o g i a e Educação. L i s b o a : I S P A , A c t a s , 4 3 - 4 9 .

Prof . D o u t o r V í t o r C A l m a d a A r t i g o i n t i t u l a d o Dynamics of social

interactions during group formation in males of cichlid fish oreochromis mossambicus ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m R u i O l i v e i r a ) , Acta ethologica, v o l . I ( 1 - 2 ) , 5 7 - 7 0 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Short-term social modulation of 11-ketotestosterone levels in males of the cichlid fish Oreochromis mossambicus during male-female inter-actions ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m R i t a A . B o r g e s , R u i F . O l i v e i r a e A d e l i n o Canário), Acta ethologica, V o l . I ( 1 - 2 ) , 4 3 - 4 8 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Notes on the Social Behaviour of Gobius cobitis (Pisces, Gob-iidae) ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m Cláu-d i a F a r i a , E m a n u e l J . Gonçalves, M a r i a F . G i l , Céu B a p t i s t a e H e l e n a C a r r e i r o ) , Acta ethologica, v o l . I ( 1 - 2 ) , 4 9 - 5 6

P r o f 3 D o u t o r a I s a b e l L e a l E d i t o r a d o número temático s o b r e

Gravidez e Interrupção da Gravidez d a r e v i s t a Análise Psicológica ( 1 9 9 8 ) , n°3 (Sér ie X I V ) , n o q u a l p u b l i c o u o s s e g u i n t e s a r t i g o s :

Interrupção voluntária da gravidez: Que respostas emocionais? Que discurso psicológico? ( e m colaboração c o m A n a N o y a ) , Análise Psicológica, n°3 ( X V I ) , 4 3 1 - 4 3 9 .

O ventre sacia-se, os olhos não. O suporte social em adolescentes que prosseguiram a gravidez e mulheres que recorreram à interrupção voluntária da gravidez na adolescência ( 1 9 9 8 e m c o -laboração c o m A n a M a r g a r i d a Ourô) , Análise Psicológica, n°3 ( X V I ) , 4 4 1 - 4 4 6 .

Interrupção voluntária da gravidez e distúrbio pós-traumático de stress ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m M a r i a João M e n d e s C o s m e ) , Análise Psicológica, n°3 ( X V I ) , 4 4 7 - 4 6 2 .

Eu sou, tu és, ele era... Auto-con-ceito e interrupção voluntária da gravidez ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m A n a n o y a ) , Análise Psicológica, n°3 ( X V I ) , 4 6 3 - 4 6 7 .

P r o f a D o u t o r a A n a C r i s t i n a Q u e l h a s

C o - e d i t o r a d o l i v r o Cognit ion and Context ( 1 9 9 8 ) . L i s b o a : I S P A , Special

I s s u e of Análise Psicológica, n o q u a l p u b l i c o u :

Deductive reasoning and context variables ( 1 9 9 8 ) . I n A n a C r i s t i n a Q u e l h a s e F r e d e r i c o P e r e i r a ( E d s . ) , Cogni t ion and Context. L i s b o a : I S P A , 2 1 5 - 2 3 3 .

Cognition and Context: Introducting notes ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m F r e d -e r i c o P e r e i r a ) ( E d s . ) , Cogn i t ion and Context. L i s b o a : I S P A , 1 - 1 2 .

Pro f . D o u t o r M a n u e l E d u a r - d o d o s S a n t o s

P u b l i c o u o l i v r o i n t i t u l a d o Go l f i -nhos - R o a z e s do S a d o : Es tudo de Sons e Comportamento ( 1 9 9 8 ) . L i s b o a : I S P A , Colecção T e s e s , 4 .

Prof . D o u t o r R u i O l i v e i r a

A r t i g o i n t i t u l a d o Dynamics of social interactions during group formation in males of the cichlid fish Oreochromis mossambicus ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m Vítor C . A l m a d a ) , Acta ethologica, v o l . I ( 1 - 2 ) , 5 7 - 7 0 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Short-term social modulation of 11 -ketotestosterone levels in males of the cichlid fish Oreochromis mossambicus during male-female inter-actions ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m R i t a A . B o r g e s , Vítor C . A l m a d a e A d e l i n o Canário), Acta ethologica, v o l . I ( 1 - 2 ) , 4 3 - 4 8 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Chorusing by male European fiddler crabs, Uca Tangeri: a study of visual communication networks ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m F i o n a R . L . B u r f o r d e P e t e r K . M c G r e g o r ) , A c t a ethologica, v o l . I ( 1 - 2 ) , 3 3 - 4 1 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Maternal agression during the mouthbrooding cycle in the cichlid fish Oreochromis mossambicus ( 1 9 9 8 ) , Aggressive Behavior, 2 4 ( 3 ) , 1 8 7 - 1 9 6 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Know thine enemy: gathering information on fighting ability of potencial rivals in Siamese fighting fish ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m P . K . M c G r e g o r e C . L a t r u f f e ) Proceedings of t h e R o y a l S o c i e t y of L o n d o n Biology, 2 6 5 , 1 0 4 5 - 1 0 4 9 .

Prof . D o u t o r E m a n u e l J . G o n ç a l v e s

A r t i g o i n t i t u l a d o Notes on the Social Behaviour of Gobius cobitis ( P i s c e s , G o b -i i d a e ) ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m Cláu-d i a F a r i a , Vítor C . A l m a d a , M a r i a F . G i l , Céu B a p t i s t a e H e l e n a C a r r e i r o ) , Acta ethologica, V o l . I ( 1 - 2 ) , 4 9 - 5 6 .

A r t i g o i n t i t u l a d o A comparative study of territoriality in intertidal and subtidal blennioids (Teleostei: Blennioidei) ( 1 9 9 8 ) , E n v i r o n m e n t a l B io logy of F ishes, 5 1 , 2 5 7 - 2 6 4 .

Page 16: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

A C T I V I D A D E

á Jan.^ev, 99

A r t i g o i n t i t u l a d o Comparative be-haviour of two species of Lepadogaster (Pisces: Gobiesocidae) living at different depths ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m D . M . Gonça lves , V . C . A l m a d a e S . P . A l m e i d a ) , Journal of Fish Biology, 5 3 ( 2 ) , 4 4 7 - 4 5 0 .

Prof. Doutor José Luís Pais Ribeiro P u b l i c o u o l i v r o Psicologia e Saúde

( 1 9 9 8 ) . L i s b o a : I S P A , Colecção E s t u d o s , 6 . A r t i g o i n t i t u l a d o Atitudes de técnicos

de saúde e interrupção voluntária da gravidez ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m T e r e s a Araújo), Anál ise Psicológica, n°3 ( X V I ) , 4 6 9 - 4 7 9 .

Dr. Arménio B. Sequeira A r t i g o i n t i t u l a d o Breve história da

reabilitação cardíaca em doentes coro-nários ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m Cân-d i d a R o m e i r o e José A . C a r v a l h o T e i -x e i r a ) , In tegrar , n° 1 6 ( M a i o - A g o s t o ) , 2 9 - 3 2 .

Dr. José Morgado Nota de Abertura d a s Actas do I X

Colóquio de Psicologia e Educação — "Dinâmicas Relac ionais e Eficiência E d u c a t i v a " ( 1 9 9 8 ) , e d i t a d a s p o r M a r -g a r i d a A l v e s M a r t i n s e p u b l i c a d a s p e l o I S P A .

Dr. José A. Carvalho Teixeira A r t i g o i n t i t u l a d o Intervenção psi-

cológica em Centros de Saúde. O psicólo-go nos cuidados de saúde primários ( e m co labo ração c o m I s a b e l T r i n d a d e ) ( 1 9 9 8 ) , Análise Psicológica, n°2 ( X V I ) , 2 1 7 - 2 2 9 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Breve história da reabilitação cardíaca em doentes coro-nários ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m Cân-d i d a R o m e i r o e Arménio B . S e q u e i r a ) , Integrar, n° 1 6 ( M a i o - A g o s t o ) , 2 9 - 3 2 .

Dr. Victor Cláudio A r t i g o i n t i t u l a d o O processo de es-

quecimento dirigido e as alterações do estado de humor ( 1 9 9 8 ) , Análise P s i -cológica, n°2 ( X V I ) , 2 2 5 - 2 6 5 .

Dr. Francisco Peixoto A r t i g o i n t i t u l a d o Auto-conceito(s),

auto-estíma e resultados escolares: A in-fluência da repetência(s) no(s) auto-con-ceito(s) e na auto-estima de adoles-centes ( 1 9 9 8 ) . I n M a r g a r i d a A l v e s M a r -t i n s ( E d . ) , A c t a s do I X Colóquio de Psicologia e Educação. L i s b o a : I S P A , A c t a s , 5 1 - 6 9 .

Dra. Teresa Garcia-Marques Contextualizing the concept of con-

text ( 1 9 9 8 ) . I n A n a C r i s t i n a Q u e l h a s e F r e d e r i c o P e r e i r a ( E d s . ) , Cognition and Context. L i s b o a : I S P A , 4 5 - 6 5 .

Dra. Lourdes Mata A r t i g o i n t i t u l a d o O desenvolvimento

de competências ortográficas e as inter-acções sociais ( e m colaboração c o m M a r -t a M e n d e s d e A l m e i d a e M a r t a G u e r r e i r o ) ( 1 9 9 8 ) , Análise Psicológica, n°2 ( X V I ) , 3 2 1 - 3 2 9 .

Dr. Jorge Senos Counterfactual reasoning and con-

text: The affective function of downward counterfactuals ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m T e r e s a A l m e i d a R o c h a ) . I n A n a C r i s t i n a Q u e l h a s e F r e d e r i c o P e r e i r a ( E d s . ) , Cognition and Context. L i s b o a : I S P A , 2 3 5 - 2 5 0 .

A r t i g o i n t i t u l a d o Auto-estima, resulta-dos escolares e indisciplina. Estudo ex-ploratório numa amostra de adolescentes ( e m co laboração c o m T e r e s a D i n i z ) ( 1 9 9 8 ) , Análise Psicológica n°2 ( X V I ) , 2 6 7 - 2 7 6 .

Dra. Maria Gouveia Pereira A r t i g o s i n t i t u l a d o s Os adolescentes e

os pais: Diferentes percepções acerca do grupo de pares e Campo social do ado-lescente: O individual, o grupo e os out-ros ( e m colaboração c o m E r i c h K i r c h l e r ) ( 1 9 9 8 ) . I n M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s ( E d . ) , Actas do IX Colóquio de Psicologia e Educação. L i s b o a : I S P A , A c t a s , 1 9 - 4 1 e 7 1 - 9 7 .

Dra. Vera Monteiro A r t i g o i n t i t u l a d o Programa tutorial

em crianças do 4o ano de escolaridade: Benefícios cognitivos ( 1 9 9 8 ) , Anál ise Psicológica, n°2 ( X V I ) , 2 7 7 - 2 8 3 .

Dra. Teresa Almeida Rocha Counterfactual reasoning and con-

text: The affective function of downward counterfactuals ( 1 9 9 8 ) ( e m colaboração c o m J o r g e S e n o s ) . I n A n a C r i s t i n a Q u e -l h a s e F r e d e r i c o P e r e i r a ( E d s . ) , Cogni -t ion and Context . L i s b o a : I S P A , 2 3 5 -2 5 0 .

Dra. Ana Maria Pina Martins A r t i g o i n t i t u l a d o Avaliação psicológica

em psicossomática: Contributos para uma reflexão ( 1 9 9 8 ) , Análise Psicológ-ica, n°2 ( X V I ) , 2 4 3 - 2 4 7 .

A r t i g o i n t i t u l a d o A criança asmática: Relação e terreno alérgico ( 1 9 9 8 ) , Anál ise Psicológica, n°2 ( X V I ) , 2 4 9 -2 5 4 .

Dra. Ana Carita A r t i g o i n t i t u l a d o Professores, alunos

e mães: As suas representações sobre o conflito na relação pedagógica ( e m c o -laboração c o m C a t a r i n a T e l l e s d a S i l v a e D a r i a N u n e s H e n r i q u e s ) ( 1 9 9 8 ) . I n M a r -g a r i d a A l v e s M a r t i n s ( E d . ) , Actas do I X Colóquio de Psicologia e Educação. L i s b o a : I S P A , A c t a s , 9 9 - 1 0 7 .

Dr. Paulo Louro A r t i g o i n t i t u l a d o Atelier para alunos

do 2° ciclo ( 1 9 9 8 ) . I n M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s ( E d . ) , Actas do IX Colóquio de Psicologia e Educação. L i s b o a : I S P A , A c t a s , 1 2 7 - 1 4 2 .

Dra. Marta Guerreiro A r t i g o i n t i t u l a d o O desenvolvimento

de competências ortográficas e as inter-acções sociais ( e m colaboração c o m M a r -t a M e n d e s d e A l m e i d a e L o u r d e s M a t a ) ( 1 9 9 8 ) , Análise Psicológica, n°2 ( X V I ) , 3 2 1 - 3 2 9 .

S I C O L O G I A l i

* {

A C T A

TÁ-i

1M

X COLÓQUIO DE

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO Educação Pré-escolar

M o d e l o s , Investigação e Práticas E d u c a t i v a s

A C T A S

E d i t a d o p o r M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s

P u b l i c a d o p o r I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a

Page 17: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

Q 2 D C e n t r o d e Documentação

JOSÉ SARAMAGO

PRÉMIO NOBEL

DA LITERATURA 1998

V I D A E O B R A

1 9 2 2 - José S a r a m a g o n a s c e n a a l d e i a d e A z i n h a g a , C o n c e l h o d a Golegã, a 1 6 d e N o v e m b r o

1 9 2 4 - A família d e c i d e v i v e r n a C a p i t a l 1 9 4 0 - T r a b a l h a n a s o f i c i n a s d o s H o s p i t a i s C i v i s d e L i s b o a 1 9 4 4 - C a s a - s e p e l a p r i m e i r a v e z ; n a s c e a f i l h a V i o l a n t e 1 9 4 7 - P u b l i c a o r o m a n c e Terra do Pecado n a e d i t o r a M i n e r v a ( r e e d i t a d o

p e l a C a m i n h o e m 1 9 9 7 ) 1 9 6 6 - Q u a s e 2 0 a n o s d e p o i s p u b l i c a n a Portugália O s Poemas Possíveis

( r e e d i t a d o p e l a C a m i n h o e m 1 9 9 2 ) 1 9 6 9 - E n t r a p a r a o P a r t i d o C o m u n i s t a 1 9 7 0 - P u b l i c a o s e g u n d o l i v r o d e p o e m a s Provavelmente Alegria n a e d i -

t o r a L i v r o s H o r i z o n t e ( r e e d i t a d o p e l a C a m i n h o e m 1 9 8 5 ) 1 9 7 1 - É j o r n a l i s t a d o «Diário d e Notícias» 1 9 7 2 / 7 3 - T r a b a l h a n o «Diário d e L i s b o a c o m o c o m e n t a d o r político e c o -

o r d e n a d o r d o s u p l e m e n t o c u l t u r a l ; reúne a s crónicas e s c r i t a s p a r a «A Capital», e o «Jornal d o Fundão», s o b o título A B a g a -g e m d o V i a j a n t e

1 9 7 5 - E m A b r i l t o r n a - s e d i r e c t o r a d j u n t o d o «DN», d e o n d e s a i c o m o 2 5 d e N o v e m b r o ; p u b l i c a n o v o l i v r o d e p o e m a s , O Ano de 1993, n a e d i t o r a F u t u r a

1 9 7 6 - S a i o l i v r o d e crónicas Os Apontamentos, o n d e reúne o s e d i t o r i a i s e crónicas p u b l i c a d o s n o Diário d e L i s b o a

1 9 7 7 - R e g r e s s a a o r o m a n c e c o m Manual de Pintura e de Caligrafia p u b -l i c a d o n a d e s a p a r e c i d a e d i t o r a M o r a e s

1 9 7 9 - P r i m e i r a o b r a dramática, A Noite, o n d e o a u t o r r e m e m o r a a n o i t e d e 2 4 p a r a 2 5 d e A b r i l d e 7 4

1 9 8 0 / 8 1 - S a i o r o m a n c e Levantado do Chão e a peça Que farei com Este Livro; g a l a r d o a d o c o m o Prémio C i d a d e d e L i s b o a : p u b l i c a V i a g e m a P o r t u g a l

1 9 8 2 - Começa a p a l m i l h a r o c a m i n h o d a consagração c o m o r o m a n c e Memorial do Convento

1 9 8 3 - G a n h a o Prémio Literário Município d e L i s b o a e o d o P e n C l u b c o m Memorial do Convento

1 9 8 4 - R e s g a t a u m d o s heterónimos d e F e r n a n d o P e s s o a n o Ano da Morte de Ricardo Reis

1 9 8 6 - A n o d a Jangada de Pedra q u e s e t o r n a u m s u c e s s o m u n d i a l 1 9 8 7 - R e g r e s s a à e s c r i t a t e a t r a l : A Segunda Vida de Francisco de Assis 1 9 8 8 - C a s a c o m a j o r n a l i s t a P i l a r d e i R i o 1 9 8 9 - História do Cerco de Lisboa 1 9 9 0 - E s t r e i a m u n d i a l d a ópera Blimunda, i n s p i r a d a n o Memorial do

Convento, n o t e a t r o S c a l a d e Milão 1 9 9 1 - O Evangelho segundo Jesus Cristo 1 9 9 2 - P a s s a a v i v e r n a i l h a d e L a n z a r o t e . O r o m a n c e Levantado do

Chão g a n h a o prémio E n n i o F l a i a n o , n a Itália 1 9 9 3 — P u b l i c a In Domine Dei e r e c e b e o T h e I n d e p e n d e n t F o r e i g n F i c -

t i o n A w a r d , n a I n g l a t e r r a

1 9 9 4 - S a i o p r i m e i r o Cadernos de Lanzarote

1 9 9 5 - M a i s u m r o m a n c e , o Ensaio sobre a Cegueira, e o I I e I I I v o l s d o s diários; r e c e b e o m a i s i m p o r t a n t e galardão português, o Prémio Camões

1 9 9 7 - Todos os Nomes e o I V v o l u m e d o s diários 1 9 9 8 - U m c o n t o inédito, O conto da Ilha Desconhecida, é p u b l i c a d o

p e l a Assírio e A l v i m ; g a n h a o prémio N o b e l d a L i t e r a t u r a

B I B L I O G R A F I A

Poesia: Os Poemas Possíveis/ Portugália, 1 9 6 6 ; C a m i n h o , 1 9 8 2 Provavelmente Alegria / L i v r o s H o r i z o n t e 1 9 7 0 ; C a m i n h o 1 9 8 5 O Ano de 1993/ F u t u r a 1 9 7 5 ; C a m i n h o 1 9 8 7 O Ouvido, i n Poética dos Cinco Sentidos I L i v r a r i a B e r t r a n d , 1 9 7 9

Prosa: Terra do Pecado / E d i t o r i a l M i n e r v a , 1 9 4 7 ; C a m i n h o 1 9 9 7 Manual de Pintura e Caligrafia / M o r a e s , 1 9 7 7 ; C a m i n h o , 1 9 8 4 Objecto quase / M o r a e s 1 9 7 8 ; C a m i n h o , 1 9 8 4 Levantado do Chão / C a m i n h o , 1 9 8 0 Memorial do Convento / C a m i n h o , 1 9 8 2 ; C i r c u l o d e L e i t o r e s 1 9 8 4 O Ano da Morte de Ricardo Reis I C a m i n h o , 1 9 8 4 A Jangada de Pedra / C a m i n h o , 1 9 8 6 ; Círculo d e L e i t o r e s 1 9 8 7 História do Cerco de Lisboa I C a m i n h o 1 9 8 9 O Evangelho Segundo Jesus Cristo / C a m i n h o 1 9 9 1 Ensaio sobre a Cegueira / C a m i n h o , 1 9 9 5 Todos os Nomes I C a m i n h o , 1 9 9 7

Ensaio: As opiniões que o DL Teve I F u t u r a 1 9 7 4 Deste Mundo e do Outro / Arcárdia 1 9 7 1 ; C a m i n h o 1 9 8 5 A Bagagem do Viajante I F u t u r a 1 9 7 3 ; C a m i n h o 1 9 8 6 Os Apontamentos: crónicas políticas I S e a r a N o v a , 1 9 7 6 ; C a m i n h o , 1 9 9 0 Viagem a PortugalI Círculo d e L e i t o r e s 1 9 8 1 ; C a m i n h o 1 9 8 4

Teatro: A Noite I C a m i n h o , 1 9 7 9 Que Farei com este Livro? I C a m i n h o , 1 9 8 0 A Segunda Vida de Francisco de Assis / C a m i n h o , 1 9 8 7 In Nomine Dei I C a m i n h o , 1 9 9 3

Diários: • Cadernos de Lanzarote V o l . I - V , 1 9 9 4 - 9 8 / C a m i n h o

Para mais informação consultar: h t t p : / / a l f a r r a b i o . u m . g e i r a . p t / v e r c i a l / s a r a m a g o . h t m h t t p : / / w w w . c a l e i d a . p t / s a r a m a g o / o b r a s _ p u b l i c a d a s . h t m l

In Expresso, 11 de Outubro de 1998.

iM!

Page 18: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

C e n t r o d e Documentação

J O S E S A R A M A G O

N O I S P A

R e l e m b r a m o s o s d o i s m o m e n t o s e m q u e t i v e m o s a o p o r t u n i d a d e d e c o n t a c t a r c o m a s p a l a v r a s d o E S C R I T O R José S a r a m a g o . R e g i s t a m o s o m o m e n t o d a s u a l . a v i s i t a a o I S P A , e m 1 9 9 5 , a o p a r t i c i p a r n o I C o n g r e s s o E u r o p e u d e A n t r o p o l o g i a Literária (Psicanálise, L i t e r a t u r a e A r t e ) , o s e u t e s t e m u n h o n o s C a d e r n o s d e L a n z a r o t e e a s u a m e n s a g e m e s c r i t a n o L i v r o d e H o n r a d o I S P A . M a i s r e c e n t e m e n t e , e m M a i o d o c o r r e n t e a n o , f o i n o s s o c o n v i d a d o n a Tertúlia J a r d i m d o T a b a c o , o n d e o e s c r i t o r p r o c u r o u r e s p o n d e r à questão «Porque escrevo?». Não é d e m a i s a g r a d e c e r a h o n r a q u e n o s d e u c o m a s s u a s v i s i t a s e , m a i s u m a v e z , d i z e r :

o s n o s s o s p a r a b é n s p e l o N o b e l d a L i t e r a t u r a !

J v r o d e H o n r a d o I S P A

f- ií 99

l r = S 3

" A n d a u m h o m e m n u m c o r r o p i o d e c o n g r e s s o s , simpósios, m e s a s r e d o n d a s , e q u a s e s e m p r e v a i e s q u e c e n d o o q u e o u -v i u e o q u e d i s s e . Há m u i t a s razões p a r a c r e r ( e f i r m e m e n t e o c r e i o ) q u e e s t e d i a d e h o j e está g u a r d a d o p a r a a m i n h a memória."

2 d e Março d e 1 9 9 5 (José S a r a m a g o )

Cadernos tie Lanzarote

I d e M a r ç o

E m L i s b o a , p a r a u m c o n g r e s s o d e A n t r o p o l o g i a L i t e -rár ia, o r g a n i z a d o p e l o I n s t i t u t o d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a . C o n f e s s o q u e não t i n h a a m a i s p e q u e n a i d e i a d o o b j e c -t i v o o u d o conteúdo d e s t a d i s c i p l i n a , p a r a m i m t o t a l m e n -t e n o v a . H a v i a l i d o , c o m t o d a a atenção d e q u e s o u c a p a z , o t e x t o , não a s s i n a d o , d e apresentação d o respec-t i v o p r o g r a m a , m a s não p u d e a d i a n t a r g r a n d e c o i s a . D e l e r e t i v e a p e n a s , p o r s e r e m , a i n d a a s s i m , d e m a i s fác i l compreensão, a s s e g u i n t e s p a l a v r a s : « A fer t i l ização c r u -z a d a d a L i t e r a t u r a , A r t e s , t e o r i a d a C u l t u r a , Ps icanál i -s e , n o s s e u s s a b e r e s p e l o m e n o s q u a n t o n a s s u a s p e r p l e x i d a d e s , o r i g i n a m isso a q u e a q u i s e c h a m a A n -t r o p o l o g i a L i terár ia.» É c e r t o q u e não m e d e i x a r a m m a i s i n f o r m a d o q u a n t o à substância r e a l d o a s s u n t o , m a s s e m -p r e p o d e r i a d a r u m a def in ição s e m a p e d i s s e m . E n o r m e f o i , p o i s , o m e u a l í v i o , q u a n d o p e r c e b i q u e n e m o E d u a r d o L o u r e n ç o n e m a L u c i a n a S t e g a g n o P i c c h i o s a b i a m m a i s d o q u e e u e não s e i m p o r t a v a m d e o d e -c l a r a r p u b l i c a m e n t e . F i z e r a m - n o n a s s u a s conferências i n a u g u r a i s , q u e , p o r j á v i r e m e s c r i t a s , não p u d e r a m b e n e f i c i a r d a s l u z e s s u p l e m e n t a r e s f a c i l i t a d a s p o r F r e d e r i c o P e r e i r a , d i r e c t o r d o I S P A , n o d i s c u r s o d c a b e r -t u r a . L u c i a n a f e z rir t o d a a g e n t e q u a n d o c o n t o u q u e , i n -d e c i s a s o b r e s e d e v e r i a a c e i t a r o u não o c o n v i t e , r e s o l v e u , d e R o m a , p e d i r s o c o r r o a o E d u a r d o , q u e , d e V e n c e , l h e r e s p o n d e u a s s i m : «An t ropo log ia l i terár ia é o q u e t e n s a n d a d o a f a z e r t o d a a v ida.» S e j a o u não s e j a , o c e r t o é q u e a s conferências d e u m e o u t r o f a r i a m a m e s m a e x c e l e n t e figura e m q u a l q u e r c o n g r e s s o s i m p l e s -m e n t e l i terár io .

I n Cadernos sle Lanzarote, vot.3p.55.

Page 19: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

C e n t r o d e Documentação

B sico logia Gera l e Cogni t iva

COGNITIVE PSYCHOLOGY

E d e l m a n , G . M . ( 1 9 9 5 ) . Biologia da consciência: as raízes do pensamento. L i s b o a : I n s t i t u t o P i a g e t , 3 9 4 p p .

E y s e n c k , M . W . , & K e a m p , M . T . ( 1 9 9 8 ) . Cognitive psycholo-gy: A s tudents handbook. ( 3 . a e d . ) H o v e : P s y c h o l o g y P r e s s , 5 4 2 p p .

K a r m i n o f f - S m i t h , A . ( 1 9 9 4 ) . Más alia de la modularidad: La ciência cognitiva desde la perspectiva del desarrollo. M a d r i d : A l i a n z a E d i t o r i a l , 2 9 2 p p .

S m y t h , M . M . , C o l l i n s , A . F . , & M o r r i s , P . E . e t a l . ( 1 9 9 4 ) . Cognition in action. ( 2 . a e d . ) . H o v e : L E A , 4 5 5 p p .

S t r o n g m a n , K . T . ( 1 9 9 8 ) . A psicologia da emoção. L i s -b o a : C l i m e p s i , 3 0 4 p p .

'•: iologia M e t c a l f e , J . ( E d . ) ( 1 9 9 8 ) . The brain: Degeneration,

damage and disorder. B e r l i n : S p r i n g e r 2 7 0 p p . R o b e r t , D . ( E d . ) ( 1 9 9 7 ) . Neurobiology. B e r l i n : S p r i n g e r ,

3 7 1 p p . S a l d a n h a , L . & Ré, P . ( E d s . ) ( 1 9 9 7 ) . One hundred years

of Portuguese oceanography: In footsteps of king Carlos de Bragança. L i s -b o a : M u s e u B o c a g e . 4 5 3 p p .

T o a t s , F . ( E d . ) ( 1 9 9 8 ) . Control of behav ior . B e r l i n : S p r i n g e r , 1 8 7 p p .

W h a t s o n , T . , & S t i r l i n g , V . ( 1 9 9 8 ) . Development and flexibility. B e r l i n : S p r i n g e r , 1 9 2 p p .

1 s

Control of Behaviour

\ 4 v , «

B Psicologia do Desenvolvimento e Educação

A i n s c o w , M . ; P o r t e r , G . ; W a n g , M . ( 1 9 9 7 ) . C a m i n h o s para a s esco las inc lus ivas. L i s b o a : I . I . E . , 6 7 p p .

A n t u n e s , F . ( 1 9 9 8 ) . Políticas Educati-vas para Portugal, anos 80-90. L i s b o a . I n s t i t u t o d e I n o -vação E d u c a c i o n a l , 1 7 1 p p .

A t w e b , B . ; S t e p h e n , K . & W e e k s , P . ( E d s . ) ( 1 9 9 8 ) . Ac-tion research in practice. L o n d o n : R o u t l e d g e , 3 5 0 p p .

B a s t i a n i , J . ( 1 9 9 5 ) . Working with parents: A whole-school approach. L o n d o n : N F E R - R o u t l e d g e , 1 1 4 p p .

B a s t i a n i , J . ; W o l f e n d a l e , S . ( E d s . ) ( 1 9 9 6 ) . Home-school work in britain. L o n d o n : D a v i d F u l t o n P u b l i s h e r s , 1 6 8 p p .

C o n s e l h o E u r o p e u p a r a o s R e f u g i a d o s ( C P R ) ( 1 9 9 4 ) . O asilo em Portugal, ( v o l . I e I I ) L i s b o a : C P R , 1 0 3 6 p p .

C o l e , M & C o l e , S . ( 1 9 9 7 ) . The developmental at mental children. ( 3 t h e d . ) . U . K . : F r e e m a n , 7 1 9 p p .

D o w l i n g , E . , & O s b o r n , E . ( E d s . ) ( 1 9 9 4 ) . The family and the school. L o n d o n : R o u t l e d g e . , 1 9 1 p p .

F o n s e c a , J . M . ( 1 9 9 8 ) . O paradoxo da inovação empre-sarial. O e i r a s : Metáfora, 1 8 2 p p .

Magalhães, J . P . ( 1 9 9 4 ) . Ler e escrever no mundo rural do antigo regime. B r a g a : U n i v e r s i d a d e d o M i n -h o , I n s t i t u t o d e Educação, 5 9 5 p p .

M a r t i n s , M . A . ( O r g . ) ( 1 9 9 8 ) . IX Colóquio de Psicologia da Educação: Dinâmicas, referência e eficiência educativa. L i s b o a : I S P A , 1 4 2 p p

M u n n , P . ( E d . ) ( 1 9 9 3 ) . Parents and schools: Customers, managers or partners? L o n d o n : R o u t l e d g e , 1 8 2 p p .

N e t o , R . , & D u a r t e , M . ( 1 9 9 7 ) . O.S.M.E.: Estabilidade e crises. L i s b o a : C e n t r a d e Informação J a q u e s D e -l o r s , 1 2 5 p p .

O . E . C . D . ( 1 9 9 7 ) . Parents as partness in schooling. P a r i s : O E C D , 2 0 8 p p .

P a c h e c o , J . A ( 1 9 9 5 ) . A avaliação dos alunos na per-spectiva da reforma: Propostas de trabalho. P o r -t o : P o r t o E d i t o r a , 1 8 9 p p .

R i b e i r o , I . M . ( 1 9 9 8 ) . Contadas de um director de tur-ma. L i s b o a : I n s t i t u t o d e Inovação E d u c a c i o n a l , 5 5 p p .

Sá, E . & C u n h a , M . J . ( 1 9 9 6 ) . Abandono e adopção: O nascimento da família. C o i m b r a : A l m e d i n a , 1 6 8 p p .

W o l f e n d a l e , S . ( 1 9 9 2 ) . Empowering parents and teach-ers: Working for children. L o n d o n : C a s s e i , 1 6 6 p p .

W o l f e n d a l e , S . e t a l . ( E d s . ) ( 1 9 9 6 ) . The profession and practice of educacional psychology: future direc-tions. L o n d o n : C a s s e i E d u c a t i o n a l .

B sicologia Social / Psicologia do Desporto

B u c e t a , J . M . ( 1 9 9 8 ) . Psicologia del entrenamiento deportivo. Madrid: Dynkinson, 462 pp.

Ericsson, K. A. (Ed.) (1996). The road to excellence: The acqisition of expert performance in the arts

n140 J u J F e v . S S

T , = 3 =

1

Page 20: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

0 £ P C e n t r o d e Documentação

H* 40

i k y I =* I

a n d sciences, sports and games. M a h w a h : L e a , 3 6 9 p p .

F o n s e c a , J . M . ( 1 9 9 8 ) . O paradoxo da inovação empresarial. O e i r a s : Metáfora, 1 8 2 p p .

M o r a n , A . P . ( 1 9 9 6 ) . The psychology of concentration in sport per-formers: A cognitive analysis. H o v e : P s y c h o l o g y P r e s s , 3 1 7 p p .

R a a l t e , J . L . V . & B r e w e r , B . W . ( E d s . ) ( 1 9 9 8 ) . Exploring sport and exercise psychology. W a s h i n g t o n : A P A , 4 8 7 p p .

S o u s a , A . ( 1 9 9 0 ) . Introdução à gestão: Uma abor-dagem sistémica. L i s b o a : V e r b o .

Lídia Jorge

siquiatria / Psicopatologia / Psicanálise

B o u r g u i g n o n , A . e t a l . ( E d s . ) . ( 1 9 8 9 ) . Traduire Freud. P a r i s : P U F , 3 7 9 p p .

C a r m o , M . I . A . C . ( 1 9 9 8 ) . Contribuição para o estudo das doenças do comportamento alimentar em populações portuguesas. L i s b o a : s . i . , 3 0 1 p p .

C h a b e r t , C . ( 1 9 9 8 ) . O Rorschach na clínica do adulto. L i s b o a : C l i m e p s i , 2 6 4 p p .

C h b a n i , H . & Pérez-Sánchez, M . ( 1 9 9 8 ) . O quotidiano e o inconsciente. L i s b o a : C l i m e p s i , 1 6 3 p p .

F r i t h , U . ( 1 9 9 5 ) . Autismo. Salamanca: Alianza, 2 7 4 p p . K l e i m m a n , A . ( 1 9 8 6 ) . Rethinking psychiatry: From cul-

tural category to personal experience. N . Y o r k : F r e e P r e s s , 2 3 7 p p .

M i l l e r , A . ( 1 9 9 8 ) . O drama de ser uma criança e a bus-ca do verdadeiro eu. L i s b o a : E d . P a z , 1 0 6 p p .

P e t r i e , K . J . & W e i m m a n , J . A . ( E d s . ) . ( 1 9 9 7 ) . Percep-tions of health and illness. A m s t e r d a m H a r w o o d A c a d e m i c P u b l i s h e r s , 5 0 1 p p .

R i b e i r o , J . L . P . ( 1 9 9 8 ) . P s i -cologia e saú-d e . L i s b o a : I S P A , 4 4 4 p p .

W i l l i a m s , M . H . ( 1 9 8 7 ) . Col-lected Papers of Martha Har-ris and Esther Bick. W o r c e s -t e r : C l u n i e P r e s s , 3 4 4 p p

W i l l i a m s , M . H . ( 1 9 9 8 ) . Les écrits de Mar-tha Harris et d'Esther Bick. S . i . : H u b l o t , 3 8 2 p p .

PSIC0Í.0 CI A 1

H -4 H

Lídia J o r g e ( 1 9 9 2 ) . A última Dona. L i s b o a : D . Q u i x o t e , 3 3 7 p p .

Lídia J o r g e ( 1 9 9 4 ) . Notícia da cidade silvestre. L i s b o a : D . Q u i x o t e , 3 5 3 p p .

Lídia J o r g e ( 1 9 9 5 ) . O dia dos prodígios. ( 7 . a e d . ) . L i s -b o a : D . Q u i x o t e , 2 0 5 p p .

Lídia J o r g e ( 1 9 9 5 ) . O cais das merendas. ( 5 . a e d . ) . L i s -b o a : D . Q u i x o t e , 2 4 7 p p .

Lídia J o r g e ( 1 9 9 5 ) . A costa dos murmúrios. ( 9 . a e d . ) L i s b o a : D . Q u i x o t e , 2 5 9 p p .

Lídia J o r g e ( 1 9 9 7 ) . A Maçon. L i s b o a : p p .

Lídia J o r g e ( 1 9 9 8 ) . O jardim sem limites. L i s b o a : D . Q u i x o t e , 3 9 6 p p .

Lídia J o r g e ( 1 9 9 8 ) . Marido e outros contos. ( 2 . a e d . ) L i s b o a : D . Q u i x o t e , 1 4 4 p p .

Lídia J o r g e ( 1 9 9 8 ) . O v a l e da paixão. L i s b o a : D . Q u i x o t e , 3 9 6 p p .

D . Q u i x o t e , 1 3 6

Car l Sagan S a g a n , C . & T u r c o , R . ( 1 9 9 1 ) . O caminho que nenhum

homem trilhou. L i s b o a : G r a d i v a , 4 9 1 p p . S a g a n , C . ( 1 9 9 7 ) Cosmos. ( 5 . a e d . ) L i s b o a : G r a d i v a ,

4 1 0 p p . S a g a n , C . & D r u y a n , A . ( 1 9 9 7 ) . Sombras de antepassa-

dos esquecidos. L i s b o a : G r a d i v a , 4 3 8 p p . S a g a n , C . ( 1 9 9 7 ) . O Cérebro de Broca. ( 3 . a e d . ) L i s b o a :

G r a d i v a , 2 9 5 p p . S a g a n , C . ( 1 9 9 7 ) . Contacto. ( 2 . a

e d . ) L i s b o a : G r a d i v a , 4 5 6 p p .

S a g a n , C . ( 1 9 9 8 ) ( 2 . a e d . ) . Biliões e biliões. L i s b o a : G r a d i v a , 2 5 2 p p .

S a g a n , C . ( 1 9 9 8 ) ( 2 . a e d . ) . Um mundo infestado de demó-nios. L i s b o a : G r a d i v a , 4 5 0 p p .

T e r z i a n , Y & B i l s o n , E . ( 1 9 9 8 ) . O universo de Carl Sagan. L i s b o a : U n i v e r s i d a d e d e A v e i r o / G r a d i v a , 3 7 0 p p .

CARL

KOMASCÍ

MiftrfiM»rVi

B a l i n t , M . ( 1 9 9 8 ) . O médico, o seu doente e a doença. L i s b o a : C l i m e p s i , 3 4 4 p p .

C a b r a l , M . V . & P a i s , J . M . ( c o o r d ) . ( 1 9 9 8 ) . Jovens por-tugueses de hoje. O e i r a s : C e l t a , 4 2 3 p p .

C a r d o s o , R . M . ( c o o r d ) ( 1 9 9 8 ) . A outra metade da medicina - monografias breves de psicologia médica. L i s b o a : C l i m e p s i , 1 9 4 p p .

Page 21: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

Y / / / \ r j K ' / M o C e n t r o d e Documentação

N ú m e r o s Temát icos de Periódicos

C o u r t o i s , S . , W e r t h , N . e t a l . ( 1 9 9 7 ) . O livro negro do c o m u n i s m o . L i s b o a : Q u e t z a l , 8 7 8 p p .

H a l l i d a y , T . ( E d . ) - ( 1 9 9 8 ) . The senses and comunication. N e w Y o r k : V e r l a g , 2 3 6 p p .

M o r e l , A , Hervé, F . & F o n t a i n e , B . ( 1 9 9 8 ) . Cuidados ao toxi-codependente. L i s b o a : C l i m e p s i , 3 1 6 p p .

N o r b e r t , E . ( 1 9 7 3 ) . La civilizacion des Moeurs. P a r i s : Calomann-Lévy, 3 4 2 p p .

S e a r l , J . R . ( 1 9 9 8 ) . A descoberta da mente. L i s b o a : I n -s t i t u t o P i a g e t , 3 0 4 p p .

D i f u s ã o Bibi iográf ic i .....

-.mmmmmmMa

Volume 4 Número 2 Outubro 1998 ISSN 0*72-4662

l O M P O R T A M E N T O

JRGANIZACIONAIT

I " E HE S T Ã O ~

In, 'Hl

Numero Temático: Gestão da Inovação

Editor: Miguel Pina e Cunha

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

• B r o c h u r a d o C e n t r o d e Documentação ( d i s -tribuição g r a t u i t a )

• B o l e t i m Bibliográfico (Temático) n.° 3 7 , S e t e m -b r o - D e z e m b r o 1 9 9 7 .

• B o l e t i n s Temáticos s o b r e "Solidão" e " S o n h o " . • B o l e t i m I n f o r m a t i v o - N o v a s aquisições, n.° 3 ,

J u l h o - D e z e m b r o d e 1 9 9 8 . • L i s t a d o s l i v r o s e x i s t e n t e s n a área d e " E t o l o g i a "

e " P s i c o m e t r i a " . • L i s t a d o s V i d e o g r a m a s d a V i d e o t e c a • L i s t a d o s t e s t e s d e Avaliação Psicológica. • Repertório d e T e s e s d e D o u t o r a m e n t o e D i s s e r -

tações d e M e s t r a d o 1 9 9 8

Comportamento Organizacional e Gestão, 4 ( 2 ) , 1 9 9 8 . "Gestão da Inovação"

Educação S o c i e d a d e & C u l t u r a s , 1 0 , 1 9 9 8 . "Pau lo Freire"

L ' O r i e n t a t i o n S c o l a i r e e t P r o f e s s i o n e l l e , 2 7 ( 2 ) , 1 9 9 8 , "L experience scolaire"

N e u r o p s y c h i a t r i e d e 1 ' e n f a n c e e t d e 1 ' a d o l e s c e n c e , 4 6 ( 7 -8 ) , 1 9 9 8 , "Conflit"

P s y c h o l o g i e Française, 4 3 ( 3 ) , 1 9 9 8 , "L'aut isme: I'op-tion biologique. 2. Prise en charge"

R e v u e Française d e Pédagogie, n° 1 2 3 , 1 9 9 8 , "La vio-lence à 1'école: approches européenes"

R e v u e Française d e Pédagogie, n° 1 2 4 , 1 9 9 8 , "Socio-logie de 1'education"

Brava História

j» Licenciaturas

% Centro de investigação

Escola de Mestrados

l i Departamento de Formação Permanente

4 ? Centro de Documentação

4é Serviço de Apoio aos Alunos

Docentes

Sector Editorial

Boletim informativo

Novidades

O ISPA na Internet a partir de Janeiro de 1999.

Informações i m p o r t a n t e s p a r a o s e s t u d a n t e s

d e P s i c o l o g i a , n o m e a d a m e n t e o Serviço d e

A p o i o a o s A l u n o s , L i c e n c i a t u r a s e C e n t r o d e Inves t igação.

Page 22: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

C e n t r o d e Documentação SI

E m Olhar Sobre

m.

5 = ©

= 3 © 4 @ 3 <

C h a b e r t , C . ( 1 9 9 8 ) . O R o r s c h a c h n a cl ínica do adulto. L i s b o a : C l i m e p s i , 2 6 4 p p .

( T r a d . Dr.a Luísa Cunha e Dr. José Pereira da Silva, Prefácio Prof.3 Doutora Maria Emília Marques)

T r a d u z i d a e p r e f a c i a d a p e l o s d o c e n t e s d o I S P A : D r . a Luísa C u n h a e D r . José P e r e i r a d a S i l v a , e Prof.a

Doutora Maria Emilia Marques, a p r e s e n t e o b r a d e Catherine Chabert vem c o l m a t a r u m a l a c u n a , n o m e r c a -d o e d i t o r i a l português n a área d a s técnicas p r o j e c t i v a s .

N a opinião d e M a r i a Emí-l i a M a r q u e s :

«Este l i v r o d e C a t h e r i n e C h a b e r t c o n t i n u a , e a p r o f u n -d a , a s concepções d o R o r s -c h a c h q u e , d e s d e o s s e u s primórdios, s e m p r e s e o r i e n -t a r a m p a r a a s ligações c o m a p s i c o p a t o l o g i a e q u e , d e s d e o próprio u s o q u e s e m p r e f e z H e r m a n n R o r s c h a c h , s e f u n -d a m e n t o u n u m a m e t o d o l o g i a q u e f a z i a d a análise e d a interpretação o bastião e s s e n c i a l , e f o i o q u a d r o teórico psicanalítico, q u e l h e f o i a c r e s c e n t a d o p o s t e r i o r m e n t e , q u e v e i o r e c o n f i r m a r a s s u a s e n o r m e s p o t e n c i a l i d a d e s .

( . . . ) A o c o n s t i t u i r o R o r s c h a c h e o s vários e l e m e n -t o s q u e o c a r a c t e r i z a m , a própria aplicação, o m a t e r i a l e o s d i v e r s o s f a c t o r e s d e cotação n u m a s e m i o l o g i a p r e c i s a , e s t a b e l e c i d a s o b r e d e t e r m i n a d o s e i x o s i n t e r -p r e t a t i v o s ( . . . ) , q u e p e r m i t e m a c e d e r às q u a l i d a d e s e à n a t u r e z a d o f u n c i o n a m e n t o m e n t a l , t a l c o m o f o i , e c o n t i n u a a s e r e s t a b e l e c i d o n a s p e r s p e c t i v a s f r e u d i -a n a s e pós-freudianas, C h a b e r t r e n o v o u e a p r o f u n d o u a s p o s s i b i l i d a d e s q u e o i n s t r u m e n t o R o r s c h a c h t e m p a r a s e r c o n s i d e r a d o c o m o u m utensílio d o m i n a d o p e l a coerência e congruência e n t r e t e o r i a e metodologia.».

Após e s t a e x c e l e n t e o b r a , f i c a m o s a a g u a r d a r , a saída a n u n c i a d a d a o b r a d e N i n a R a u s c h d e T r a u b e n -b e r g e M a r i a - F r a n c e B o i z o u - O Rorschach em clínica infantil, p e l a C l i m e p s i .

T e r z i a n , Y & B i l s o n , E . ( O r g s . ) ( 1 9 9 8 ) . O u n i v e r s o d e C a r l S a g a n . L i s b o a : U n i v e r s i d a d e d e A v e i r o / G r a d i v a , 3 7 0 p p .

T r a t a - s e d e u m l i v r o i n t e g r a d o n a Colecção G r a d i -v a / U n i v e r s i d a d e d e A v e i r o , q u e reúne a r t i g o s s e u s , d e a s t r o n o m i a e d e 2 4 c i e n t i s t a s d e g r a n d e prestígio m u n d i a l . O s t e x t o s d e s t e s a u t o r e s c o r r e s p o n d e m às intervenções d e h o m e n a g e m , p r o m o v i d a s p e l a U n i v e r -s i d a d e d e C o r n e l l , d o s 6 0 a n o s d e S a g a n , r e a l i z a d o e m 1 9 9 4 . N u m d o s t e x t o s , " A i d a d e d a exploração", C a r l S a g a n g u i a - n o s c o m u m a m e n s a g e m d e esperança:

" A t e r r a é u m p a l c o m u i t o p e q u e n o n u m a g i g a n -t e s c a a r e n a cósmica. P e n s e m o s e m t o d o s o s r i o s d e s a n g u e d e r r a m a d o s p o r t o d o s a q u e l e s g e n e r a i s e i m p e r a d o r e s , p r e s i d e n t e s e p r i m e i r o s - m i n i s t r o s e líderes d e p a r t i d o s políticos p a r a q u e n a glória e n o t r i -u n f o p u d e s s e m t o r n a r - s e o s s e n h o r e s momentâneos d a e s q u i n a d e u m p o n t o . P e n s e m o s n a s c r u e l d a d e s i n -findáveis i n f l i n g i d a s p e l o s h a b i t a n t e s d e o u t r a p a r t e d o p o n t o . C o m o são f r e q u e n t e s o s s e u s m a l - e n t e n d i d o s . C o m o s e m o s t r a m a n s i o s o s p o r s e m a t a r e m u n s a o s o u t r o s . C o m o f e r v e m o s s e u s ód ios . A s n o s s a s posições, a n o s s a imaginária importância, a ilusão d e q u e t e m o s u m l u g a r p r i v i l e g i a d o n o u n i v e r s o , p a r e -c e m - m e p o s t a s e m c a u s a p o r e s t e p o n t o d e l u z pálida. O n o s s o p l a n e t a é u m p o n t o solitário n a g i g a n t e s c a escuridão cósmica e n v o l v e n t e . N a n o s s a o b s c u r i d a d e , e m t o d a e s t a vastidão, não há n e n h u m indício d e q u e virá alguém p a r a n o s s a l v a r d e nós próprios. ( . . . )

T e m - s e d i t o q u e a a s t r o n o m i a é u m a experiência h u m i l d e e , a c r e s c e n t a r i a , f o r t a l e c e d o r a d e caráter. P a r a m i m , e s t a é u m a d a s m u i t a s demonstrações, f e i t a s através d a a s t r o n o m i a , d a l o u c u r a d o s p r e c o n -c e i t o s h u m a n o s . P a r a m i m , e s t a i m a g e m realça a n o s -s a r e s p o n s a b i l i d a d e d e l i d e r a r m o s m a i s g e n t i l m e n t e u n s c o m o s o u t r o s e d e p r e s e r v a r m o s e a c a r i n h a r m o s o p o n t o azul-pálido, o único l a r q u e a l g u m a v e z c o -n h e c e m o s . ( . . . )

S e s e n t i r m o s u m a ânsia insuperável d e s e r m o s c e n t r a i s e i m p o r t a n t e s , s a b e m o s o q u e p o d e m o s f a z e r . P o d e m o s l e v a r a sério a admoestação d a s g r a n d e s r e -ligiões, q u e a m a i o r i a d e nós p r o f e s s a , p a r a t e r m o s u m a a t i t u d e d e m a i o r compaixão e d e m a i o r c a r i n h o . P o d e m o s t r a b a l h a r n o s e n t i d o d a auto-suf ic iência económica d o s m i l milhões d e p e s s o a s m a i s p o b r e s d o p l a n e t a . P o d e m o s a s s e g u r a r q u e desvendámos a s p e r i g o s a s predisposições q u e há e m nós e o s e r r o s d e -s e s p e r a d o s q u e c o m e t e m o s a o l o n g o d a n o s s a história. P o d e m o s t o r n a r impensável q u e o s n o s s o s f i -l h o s cresçam i g n o r a n t e s . P o d e m o s p r o t e g e r e a c a r i -n h a r o a m b i e n t e planetário q u e n o s sustém e a o s o u -t r o s q u e o s p a r t i l h a m c o n n o s c o . P o d e m o s , c a d a u m d e nós, d e s e m p e n h a r u m p a p e l d e s t e m i d o n o p r o c e s s o democrático. P o d e m o s s u s t e n t a r a h o n e s t i d a d e e o a l -truísmo d o s d i r i g e n t e s q u e e l e g e m o s . P o d e m o s j u l g a r o n o s s o p r o g r e s s o p e l a c o r a g e m d a s n o s s a s p e r g u n t a s e p e l a p r o f u n d i d a d e d a s n o s -s a s r e s p o s t a , a n o s s a v o n t a d e d e a c e i t a r m o s o q u e é v e r -d a d e i r o e m d e t r i m e n t o d o q u e é confor tável . S e q u e r e m o s s e r i m p o r t a n t e s - e não p a s s i -v a m e n t e , d e v i d o à espécie o u g r u p o étnico e m q u e p o r a c i -d e n t e n a s c e m o s , o u a o p l a n e -t a n o q u a l s u r g i m o s , m a s p o r c a u s a d o méri to d a s n o s s a s acções - s a b e m o s o q u e t e m o s d e f a z e r . " ( p p . 2 1 1 - 2 1 2 ) L

Page 23: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

Q 2 P C e n t r o d e Documentação

iil ot íc ia • i f i i i i

P e t e r W i e s e n t h a i ( E d . P a z ) , D r . C a r l o s L o p e s ( D i r e c t o r d a B i b l i o t e -c a d o I S P A ) , D r . 8 P a u t a C o s t a e D r . f A l b i n a D i a s (Psicólogas n a L i g a P o r t u g u e s a C o n t r a o C a n c r o ) e a P r o f . a D o u t o r a I s a b e l L e a l ( I S P A )

O r g a n i z a d o p e l o C e n t r o de D o c u m e n t a ç ã o do I S P A , e m associação c o m a Edi tora P a z Mul-t imédia , r e a l i z o u - s e n o p a s s a d o d i a 1 1 d e N o v e m -b r o , o lançamento d o s l i v r o s : " O d r a m a d e s e r u m a criança" d e A l i c e M i l l e r , e " P a r a r d e f u m a r - o méto-d o m a i s fácil p a r a t o d o s " d e A l l e n C a r r . I n s e r i n d o - s e n a s a c t i v i d a d e s c u l t u r a i s d o I S P A , n o âmbito d a p r o -

m o ç ã o d o l i v r o e d a l e i t u r a , c o n t o u c o m a presença d a Prof.a Dou-tora Isabel Leal ( I S P A ) q u e a p r e s e n t o u a o b r a d e A l i c e M i l l e r e d a s Dr.as Paula Costa e Al-bina Dias, ps icó logas n a L i g a P o r t u g u e s a C o n t r a o C a n c r o , q u e d i s s e r t a r a m s o b r e a o b r a d e A l l e n C a r r ' s .

O D r a m a de s e r uma criança, d e A l i c e M i l l e r , é a p r i m e i r a o b r a d a a u -t o r a t r a d u z i d a e m português. N o s a n o s 7 0 , d e u u m p a s s o e m f r e n t e n a área d a p s i c o l o g i a e d a p s i c o t e -r a p i a , e n s i n o u - n o s a c o m p r e e n d e r , s e n t i r e r e s o l v e r o s p r o b l e m a s c o m o s n o s s o s p a r c e i r o s e a s n o s s a s crianças. D e s c o b r i n d o q u e c o m a resolução d o s c o n -f l i t o s i n t e r n o s , d a s mágoas e s c o n d i d a s e d o s o u t r o s p r o b l e m a s q u e e s c a p a m a o n o s s o E u , n a s c e a p l e n a consciência d e q u e não d e p e n d e m o s d e p o d e r n e m d i n h e i r o p a r a s e r m o s f e l i z e s o u v i v e r e m s o c i e d a d e .

M e m b r o d a Sociedade de Internacional de Psi-canálise, a f i r m a q u e a m a i o r i a d o s n o s s o s p r o b l e m a s psíquicos provém d e m a u s t r a t o s n a infância. " ( • • • ) Pessoas que descobriram o seu passado, que apren-deram na sua terapia a clarificar os seus sentimen-tos e a perscrutar as causas reais destes, já não sofrem a compulsão de deslocarem a sua raiva para inocentes. São capazes de odiar o hediondo e de amar o que merece ser amado. Como ousam saber quem mereceu o seu ódio, podem desenvencilhar-se

Prof. 3 Doutora Isabel Leal

na realidade sem caírem na cegueira da criança maltratada que tem de encobrir os pais e, por conseguinte, necessita de bodes expiatórios. (...)

O futuro da demo-cracia depende deste passo do indivíduo. To-dos os apelos ao amor e ao bom senso serão in-úteis enquanto estes passos no sentido da clarificação dos sentimentos forem entravados. Não podemos combater o ódio com argumentos, temos é de compreender as suas origens e fazer uso de fer-ramentas que permitam a sua resolução." ( p p . 9 7 - 9 8 )

S e g u n d o A r n o G r u e n , "Trata-se de uma obra pio-neira, uma leitura indispensável à compreensão das consequências dos nossos modos de educarmos as crianças."

11M W ÊÊ I H 1HÉ •••• • :.

O s u c e s s o d o l i v r o d e A l l e n C a r r ' s - P a r a r de f u m a r - t e m c o m o b a s e a s u a g r a n d e força s u g e s t i v a , n o s e n t i d o d e n o s l i b e r t a r d a s c o n -v i c ções d e s e r m u i t o difícil d e i x a r d e f u m a r . O método f u n c i o n a c o m o u m a " l a v a g e m a o cére-b r o " c o n t r a a s m e n t i r a s q u e a l i m e n t a m a ilusão d e p r a z e r e r e l a x a m e n -t o , c o m a s q u a i s a i n -dústria d o t a b a c o t r a b a l h a à décadas, p a r a a ruína d a n o s s a saúde.

D e s t a c a m o s a s e g u i n t e " c h e c k l i s t " , c o m o i n d i -c a d o r a d a m e n s a g e m d e A l l e n C a r r ' s a o l o n g o d a o b r a , d e f o r m a a P A R A R D E F U M A R .

« S e você s e g u i r e s t a s instruções m u i t o s i m p l e s q u e a q u i f o r m u l o , p o d e c r e r q u e está a a s s e g u r a r o êxito d a q u i l o a q u e s e propôs.

1 . Faça o propósito f i r m e d e n u n c a , m a s m e s m o n u n c a , f u m a r , m a s c a r p a s t i l h a o u q u a l q u e r o u t r o p r o d u t o q u e c o n t e n h a n i c o t i n a , e m a n t e n h a - s e f i r m e n e s t a determinação.

2 . T e n h a s e m p r e b e m p r e s e n t e n o s e u espírito o s e g u i n t e : você não v a i p e r d e r n a d a . C o m e s t a afirmação, não q u e r a p e n a s s i g n i f i c a r q u e a s u a s i t u -ação f i n a n c e i r a v a i m e l h o r a r q u a n d o p a s s a r a s e r u m não-fumador ( s e m p r e s o u b e i s s o ) ; n e m q u e , e m b o r a não e x i s t a n e n h u m a razão r a c i o n a l p a r a f u m a r ,

iM

- — - I >—*

0 = S 3

00

Page 24: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

Q2D C e n t r o d e Documentação

você, a o fazê-lo, p e n s e q u e obtém q u a l q u e r t i p o d e p r a z e r , o u estímulo, p o r q u e senão não f u m a r i a , o q u e não é v e r d a d e . O q u e q u e r o d i z e r é q u e o c i g a r -r o não c o n f e r e n e m v e r d a d e i r o p r a z e r n e m q u a l q u e r t i p o d e a p o i o . S e a s s i m p e n s a , está a i l u d i r - s e , t a l c o m o s e s e p u s e s s e a b a t e r c o m a cabeça n a p a r e d e , c o n v e n c i d o d e q u e v a l e r i a a p e n a , p o i s , d e -p o i s , q u a n d o p a r a s s e , i r i a a c h a r i s s o m u i t o agradável!

3 . C h a m a d o " f u m a d o r i n v e r t e r a d o " não e x i s t e . Você é a p e n a s u m d o s m i l h a r e s d e indivíduos q u e s e d e i x o u a p a n h a r p o r e s s a a r m a d i l h a i n s i d i o s a . D a m e s m a f o r m a q u e m i l h a r e s d e o u t r o s e x - f u m a d o r e s , q u e o u t r o r a j u l g a r a m não s e r possível f u g i r , também você c o n s e g u i u e s s a p r o e z a .

4 . S e e m q u a l q u e r m o m e n t o d a s u a v i d a , f o s s e a v a l i a r o s prós e o s c o n t r a s d e f u m a r a conclusão a l -cançada s e r i a s e m p r e a m e s m a : «Deixa d e f u m a r , não s e j a s doido.» N a d a poderá a l t e r a r e s s a v e r d a d e . É u m a l o u c u r a f u m a r . S e m p r e f o i , e s e m p r e será a s -s i m . U m a v e z c o n v i c t o d e q u e t o m o u a decisão c o r -r e c t a , n u n c a m a i s s e t o r t u r e , d u v i d a n d o d e l a .

5 . Não t e n t e não p e n s a r n o c i g a r r o , o u a f l i g i r - s e p o r e s t a r c o n s t a n t e m e n t e a p e n s a r n e l e . M a s , s e m -p r e q u e i s s o aconteça - s e j a h o j e , amanhã, o u até a o r e s t o d a s u a v i d a - P e n s e a n t e s : Q U E B O M ! S O U U M NÃO-FUMADOR!

6 . NÃO u s e q u a l q u e r t i p o d e s u b s t i t u t o . NÃO f i q u e c o m o s s e u s c i g a r r o s . NÃO e v i t e o u t r o s f u m a d o r e s . NÃO a l t e r e e m n a d a o m o d o d e v i d a só

p o r q u e d e i x o u d e f u m a r .

S e s e g u i r a s instruções a c i m a a p r e s e n t a d a s , e m b r e v e experimentará a vivência d o m o m e n t o d a r e v -elação. M a s :

7 . Não f i q u e à e s p e r a q u e e s s e m o m e n t o c h e g u e . C o n t i n u e a v i v e r d a f o r m a d o c o s t u m e . D e s -f r u t e d a s c o i s a s b o a s d a v i d a e e n f r e n t e a s más. V a i v e r q u e e s s e m o m e n t o chegará b e m depressa.» ( p p . 1 7 7 - 1 7 8 )

U m a p a l a v r a d e a g r a d e c i m e n t o p a r a o r e s p o n -sável d a E d i t o r a P a z , o S r . P e t e r W i e s e n t h a l , p e l o e m p e n h o e cooperação d e m o n s t r a d o s e p e l o "exóti-c o m a g u s t o biológico" o f e r e c i d o a o s p r e s e n t e s .

D e s e j a m o s m a i s u m a v e z à E d i t o r a P a z o s m a i o r e s êx i tos n a s o n d a d e n o s a p r o x i m a r d a s g r a n d e s o b r a s n a s áreas a f i n s d a s P s i c o t e r a p i a s .

U m agradecimento especial à equipa do Centro de Documentação, p e l a organização d e s t e lança-m e n t o .

9.° COLÓQUIO DE PSICOLOGIA CLÍNICA GÉNERO E PSICOLOGIA

I S P A , 2 6 e 2 7 de Março de 1 9 9 9

E m Março d e 1 9 9 9 v a i d e c o r r e r n o I S P A , o r g a n i z a d o p e l o Núcleo d e C o o r d e -nação d a Área d e P s i c o l o g i a Clínica, o 9 a Colóquio d e P s i c o l o g i a C l i n i c a - Género e P s i c o l o g i a , c o m a f i n a l i d a d e p r i n c i p a l d e p r o m o v e r u m a i n i c i a t i v a c i e n t i f i c a f o c a l i z a d a e m temáticas q u e a s questões d o género s e x u a l c o l o c a m à P s i c o l o g i a Clínica, e m b o r a a b e r t a a o u t r a s áreas d a p s i c o l o g i a e d o c o n h e c i m e n t o científico.

Está a c t u a l m e n t e b e m e s t a b e l e c i d o q u e a s diferenças e x i s t e n t e s n a n o s s a s o -c i e d a d e e n t r e h o m e n s e m u l h e r e s p o d e m t e r e f e i t o s s i g n i f i c a t i v o s n o s e u b e m - e s t a r p s i -cológico e físico, e n a s u a inserção s o c i a l , d e t a l m a n e i r a q u e , p o r e x e m p l o , há d i f e -renças e v i d e n t e s e n t r e o s r e s p e c t i v o s padrões d e saúde, doença e e s t a t u t o p r o f i s s i o n a l .

E s s a s diferenças d e género são e s p e c i a l m e n t e i m p o r t a n t e s p a r a a s m u l h e r e s , u m a v e z q u e h a b i t u a l m e n t e s e t r a d u z e m e m d e s i g u a l d a d e s s o c i a i s e discriminação, a s -s o c i a d a s a u m a m a i o r valorização s o c i a l d o s h o m e n s . E n v o l v e m também a s questões a s s o c i a d a s à violência c o n t r a a s m u l h e r e s .

A discriminação s o c i a l d a s m u l h e r e s é e s p e c i a l m e n t e r e l e v a n t e e d e l a p o d e m r e -s u l t a r d i f i c u l d a d e s d e d e s e n v o l v i m e n t o e d e adaptação q u e s e r e f l e c t e m n e g a t i v a m e n t e n o b e m - e s t a r psicológico e n a saúde física e m e n t a l , a o m e s m o t e m p o q u e s e p o d e m i d e n t i f i c a r d e s i g u a l d a d e s n a a c e s s i b i l i d a d e s a o s c u i d a d o s d e saúde e à obtenção d e a p o i o psicológico p o r p a r t e d o s g r u p o s específicos d e m u l h e r e s , n o m e a d a m e n t e p e r t e n -c e n t e s a g r u p o s s o c i a i s d e s f a v o r e c i d o s o u a m i n o r i a s étnicas e c u l t u r a i s .

Page 25: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

v i - ? N E T P S I S P

OSI) C e n t r o d e Documentação

• e s t a q u e

Por to E d i t o r a w w w . p o r t o e d i t o r a . p t

Um dos sites mais visitados. De salientar que a Porto Editora disponibiliza vários serviços, como o Dicionário da Língua Portuguesa On Line, a Livraria Virtual, o Jornal Rumos Digital, o Net Prof (Clube de Professores) e o Klik in (Clube dos Estudantes).

Psicologia do Desporto

Exorcise ana Sport Psychokjyy

A P A D iv is ion 4 7 D i v i s i o n 4 7 i s f o r E x e r c i s e a n d S p o r t P s y c h o l o g y h t t p : / / w w w . p s v c . u n t . e d u / a p a d i v 4 7 /

A s s o c i a t i o n for t h e A d v a n c e m e n t o f A p p l i e d S p o r t s P s y c h o l o g y ( A A A S P ) h t t p : / / s p o t . C o l o r a d o . E D U / ~ a a a s p /

G e r m a n A s s o c i a t i o n of S p o r t P s y c h o l o g i s t s h t t p : / / w w w . u n i - l e i p z i q . d e / ~ a s p / e n g l i s r i . h t m

N o r t h A m e r i c a n S o c i e t y f o r P s y c h o l o g y of S p o r t a n d P h y s i c a l A c t i v i t y ( N A S P S P A ) h t t p : / / a r o v e . u f l . e d u / ~ n a s p s p a /

E P S y s t e m s - E P A r t i c l e s , a r t i c l e s a b o u t s p o r t p s y c h o l o g y c o n t a i n l i n k s to r e s o u r c e s in t h i s f ie ld . h t t p : / / w w w . e n h a n c e d - p e r f o r m a n c e . c o m / n i d e f - f e r / a r t i c l e s . h t m l

T h e M e n t a l E d g e , I n f o r m a t i o n a b o u t s p o r t p s y c h o l o g y ; i n c l u d e s a l i s t o f r e a d i n g s in s p o r t p s y c h o l o g y h t t p : / / w w w . u l t r a n e t . c o m / ~ d u p c a k / m n t l e d a e . h t m l

Mind T o o l s - S p o r t s P s y c h o l o g y h t t p : / / w w w . p s y c h w w w . c o m /

S p o r t a n d E x e r c i s e P s y c h o l o g y h t t p : / / s p o t . c o l o r a d o . e d u / ~ c o l l i n s i /

r • utros S i t e s

C a l v i n a n d H o b e s a t M a r t i n ' s h t t p : / / w w w . c p . d u l u t h . m n . u s / ~ z i q o l o t / c a l v i n . h t m

T h e S c i e n c e E x p l o r e r h t t p : / / w w w . e x p l o r a t o r i u m . e d u / s c i e n c e - e x p l o r e r /

B e h a v i o r Net h t t p : / / w w w . b e h a v i o r . n e t /

I n t e r n a t i o n a l A s s o c i a t i o n for C r o s s - C u l t u r a l P s y c h o l o g y h t t p : / / w w w . f i t . e d u / C a m p u s L i f e / c l u b s - o r g / i a c c p /

Psychology D e p a r t m e n t s in Britain a n d I re land h t t p : / / w w w , p s y c h . b a n o o r . a c . u k / d e p t p s y c h / B I P s y - c h D e p t s / B I P s y c h D e p t s . h t m l

M e d ^ e b

h t t p : / / w w w . q e n . e m o r y . e d u / M E D W E B / k e y w o r d / m e n t a I h e a l t h ~ p s y c h i a t r y ~ p s y c h o l o g y , h t m I

L i n k s to S o c i a l P s y c h o l o g y T o p i c s h t t p : / / w w w . w e s l e y a n . e d u / s p n / s o c i a l . h t m

C l i n i c a l P s y c h o l o g y R e s o u r c e s h t t p : / / w w w . p s y c h o l o q i e . u n i - b o n n . d e / k a p / l i h o m e . h t m

h t t p : / / w w w . y o r k . a c . u k / i n s t / c t i p s y c h / w e b / P s y - C L E / P s y C L E . h t m l

Community P s y c h Net

WWW.CMMTVPSYCH.NKT

h t t p : / / w w w . c m m t y p s y c h . n e t /

D i r e c t ó r i o e - j o u r n a l s h t t p : / / w i s o . u n i - a u g s b u r g . d e / s o z i o / h a r t m a n n / p s y - c h o / j o u r n a l s . h t m l

G l e i t m a n , H. ( 1 9 9 5 ) . A n i n t e r n e t a n c i l l a r y to p s y c h o l o g y ( 4 t h e d . ) W . W . Nor ton C o . : h t t p : / / w w w w e b . w w n o r t h . c o m / n o r t h o n . c o m / n o r - t o n / q r i p . h t m l

Wil l iam J a m e s : E s s a y s u b R a d i c a l E m p i r i c i s m : h t t p : / / w w w . p s y c h o l o q i e . u n i - b o n n . d e / o n l i n e - d o c u - m e n t s / l i t w w . h t m

A m e r i c a n A c a d e m y of A l e r g y , A s t h m a & I m -m u n o l o g y O n l i n e h t t p : / / w w w . a a a a i . o r g /

H e a l t h i n e . c o m h t t p : / / w w w . h e a l t h - l i n e . c o m /

Di rec tó r io A m b i e n t e h t t p : / / w w w . n e t m a i s . p t / a m b i e n t e /

I h d i toras L a w r e n c e E r l b a u m h t t p : / / w w w . e r l b a u m . c o m

B l a c k w e l l

h t t p : / / w w w . b l a c k w e l l p u b l i s h e r s . c o . u k /

C a m b r i d g e

h t t p : / / w w w . c u p . c a m . a c . u k

E l s e v i e r h t t p : / / w w w . e l s e v i e r . n l

C = S 3 fLAJ j I =3 1

\

Page 26: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

c t iv idades C u l t u r a i s S I M W

Memór ia , Amanhã

Para a Fernanda

nMI

=3 I

D i s s e - s e j á q u e José C a r d o s o P i r e s e r a o s s e u s

l i v r o s . Q u e não h a v i a d e s c o n t i n u i d a d e e n t r e o

h o m e m , o e s c r i t o r e a o b r a . O e x c e s s i v o r i g o r e m

c o n f i r m a r a asserção é inút i l . P a r a a q u e l e s q u e o

c o n h e c e r a m , q u e o a c o m p a n h a r a m e m g r a u s d e

cons tânc ia e p r o x i m i d a d e d i v e r s a s , e s s a i d e i a

p a r e c e a d q u i r i d a . L e m b r o - m e d e l e p o r m e a d o s d e

s e s s e n t a u m a t a r d e d e s á b a d o n o Diário de

Lisboa; d e z a n o s d e p o i s , n a preparação d e u m a

delegação d e e s c r i t o r e s e e d i t o r e s à F e i r a d o L i v r o

d e S . P a u l o ; o u a i n d a , m a i s d e z a n o s v o l v i d o s ,

q u a n d o l h e p e d i u m Prefácio p a r a u m a edição d e

Os Pescadores d e R a u l B randão . N e s s a a l t u r a ,

c o n v e r s á m o s l o n g a m e n t e e a i d e i a f o r t e q u e

r e t e n h o é a d a e s p a n t o s a i den t i f i cação d e u m

h o m e m c o m o m e l h o r d a c u l t u r a d a s u a época e

d o s e u país. Falámos d e l i t e r a t u r a e d o s a n o s d e

s o m b r a , d o C a r l o s d e O l i v e i r a , q u e e l e c i t a v a n o

início d e s s e Prefácio. M a s n e m u m a única v e z d e l e

própr io o u d o s s e u s l i v r o s . A admiração c a l a - s e .

Separámo-nos p e l a ú l t ima v e z às d u a s d a manhã

d a n o i t e d a Tertúl ia n o I S P A , f a z q u a s e u m a n o .

E s t i v e m o s à p o r t a d e c a s a m a i s d e u m a h o r a ,

p o r q u e e l e i n s i s t i a , e e u r e s i s t i a a e n t r a r , p e n s a n -

d o q u e o s e u e s t a d o d e saúde a c o n s e l h a v a a

moderação. E s t r a n h a i d e i a e s t a d e moderação, d e

u m h o m e m c a l m o , a c a l m a d o o b s e r v a d o r , q u e

não a c a l m a d e u m m o d e r a d o .

Amanhã, o h o m e m é u m a memór ia , m a s p e r -

m a n e c e i n t a c t o o Caminheiro f i e l , d a s Histórias de

Amor a o Delfim, d a Balada à profundíssima Valsa,

l e n t a , c o m o são a s p a r t i d a s d a q u e l e s q u e f i c a m a

n o s s o l a d o , v i v o s n o v i g o r d a s u a o b r a , c o m o s e

n o s l e g a s s e m u m Livro de Bordo r e p l e t o d e

memorações.

António M e l o

Page 27: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

ANA Crist ina Carvalho MARTINS

N a s c i d a e m L i s b o a , n o a n o d e 1 9 6 6 , A n a C r i s t i n a C a r v a l h o M a r t i n s l i c e n c i o u - s e e m P s i c o l o g i a S o c i a l e d a s Organizações p e l o I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a e m 1 9 9 2 , c o m média f i n a l d e 1 5 v a l o r e s . P o s s u i o M e s -t r a d o e m C o m p o r t a m e n t o O r g a n i z a c i o n a l d o m e s m o

I n s t i t u t o ( 1 9 9 3 / 1 9 9 5 ) .

F o i a n i m a d o r a sócio-cultural d e u m C e n t r o d e D i a d e T e r c e i r a I d a d e d e 1 9 8 6 a 1 9 8 9 .

E n t r e 1 9 8 9 e 1 9 9 2 t r a b a l h o u e m várias o r g a -nizações n a área d a gestão d e r e c u r s o s h u m a n o s , t e n d o a s s u m i d o funções n o âmb i to d a f o r m a ç ã o p r o f i s s i o n a l ( l e v a n t a m e n t o d e n e c e s s i d a d e s , ges tão d a logíst ica, concepção d e p r o g r a m a s e m o n i t o r i a ) , d a descr ição e a n á l i s e d e f u n ç õ e s , d o r e c r u t a m e n t o e se lecção e d o a c o l h i m e n -to d e p e s s o a l .

E m 1 9 9 1 e f e c t u o u , a i n d a , u m estágio d e i n - ves t igação n o I n s t i t u t o d e Ciênc ias S o c i a i s d a U n i v e r s i d a d e N o v a d e L i s b o a , s o b a supervisão d i -r e c t a d o P r o f . D o u t o r J o r g e V a l a .

Estávamos e m 1 9 9 2 q u a n d o i n g r e s s o u n o e n -s i n o por tuguês , c o m o d o c e n t e d o I n s t i t u t o P o r - tuguês d e Administ ração d e M a r k e t i n g , o n d e l e c -c i o n o u a c a d e i r a d e P s i c o l o g i a S o c i a l . E f o i n o m e s m o a n o q u e a s s u m i u a docênc ia d a s a u l a s teór ico-prát icas d e P s i c o l o g i a S o c i a l I d o I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a , e n q u a n t o a s s i s -t e n t e e s t a g i á r i a . N o s a n o s i m e d i a t a m e n t e s e g u i n t e s p a s s o u a l e c c i o n a r , i g u a l m e n t e , a s c a d e i r a s d e P s i c o l o g i a S o c i a l I I ( 1 9 9 3 / 9 4 -1 9 9 7 / 9 8 ) , d e P s i c o l o g i a d a s Relações I n t e r p e s -s o a i s e Dinâmica d e G r u p o s ( 1 9 9 4 / 9 5 ) e d e S e m i -nário d e 4 ° a n o ( 1 9 9 5 / 9 6 - 1 9 9 7 / 9 8 ) n a Á r e a d e P s i c o l o g i a S o c i a l e d a s O r g a n i z a ç õ e s , b e m c o m o a d e C o g n i ç ã o A m b i e n t a l ( 1 9 9 6 / 9 7 ) d o M e s t r a d o e m P s i c o l o g i a e E d u c a ç ã o A m b i -e n t a i s .

A c t u a l m e n t e é A s s i s t e n t e n o I S P A , l e c c i o -n a n d o a s a u l a s teór icas d e P s i c o l o g i a S o c i a l I , d e P s i c o l o g i a d a s Relações I n t e r p e s s o a i s e Dinâmica d e G r u p o s e o Seminár io d e Estágio ( B ) n a área s u p r a - r e f e r i d a , b e m c o m o a c a d e i r a d e P s i c o l o g i a S o c i a l d o B a c h a r e l a t o e L i c e n c i a t u r a e m D e -s e n v o l v i m e n t o C o m u n i t á r i o e S a ú d e Menta l .

P a r a a lém d a docência, t e m a s s u m i d o o u t r a s funções i n t e r n a s - F o r m a d o r a d o D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e , M e m b r o d o Núcleo d e Coordenação d a Área d e P s i c o l o g i a S o c i a l e d a s Organizações, d a A s s e m b l e i a d e R e p r e s e n t a n t e s , d o G a b i n e t e d e Estágios e d a Redacção d a R e v i s t a "Anál ise Ps ico lóg ica" , Secre tár ia Pedagógica d o M e s t r a d o e m C o m p o r t a m e n t o O r g a n i z a c i o n a l , O r i -e n t a d o r a d e M o n o g r a f i a s d e f i m d e c u r s o - e funções d e art iculação c o m a c o m u n i d a d e - D i a -gnóst ico e d e l i n e a m e n t o d e in tervenção n o âmb i to d e p r o j e c t o s d e R e c o l h a S e l e c t i v a d e M a t e r i a i s p a r a R e c i c l a g e m c r i a d o s p o r a u t a r q u i a s , a p o i o à in tervenção comuni tá r ia p r o m o v i d a p e l a Câmara M u n i c i p a l d e O e i r a s n o âmbi to d o P r o g r a m a U R B A N .

É, i g u a l m e n t e , m e m b r o d a U n i d a d e d e I n v e s t i -gação "Cognição e C o n t e x t o " d o C e n t r o d e I n v e s -t igação d o I S P A .

V e m c o l a b o r a n d o c o m o I n s t i t u t o d o E m p r e g o e Formação P r o f i s s i o n a l c o m o m o n i t o r a d e f o r - mação n o âmbi to d a Dinâmica d e G r u p o s .

T e m - s e d e d i c a d o à invest igação e m P s i c o l o g i a S o c i a l A p l i c a d a a o s c o n t e x t o s Jurídico, O r g a n i z a -c i o n a l e A m b i e n t a l e à P s i c o l o g i a d o S e n s o - C o -m u m , a c t i v i d a d e q u e s e t e m t r a d u z i d o e m p u b l i -cações d e a r t i g o s e e m comun icações a p r e s e n -t a d a s e m simpósios n a c i o n a i s .

Publicações M a r t i n s , A . C . e F o n s e c a , A . ( 1 9 9 2 ) . M a u s t r a t o s a

m e n o r e s : d o s e n s o - c o m u m a o d i s c u r s o n o r m a t i v o . I n J . B a r r o s o e R . Gonçalves ( E d s . ) , Psicologia e in-tervenção social de Justiça. P o r t o : Associação d o s Psicólogos P o r t u g u e s e s .

S o u s a , E . , M a r t i n s , A . C . e F o n s e c a , A . ( 1 9 9 3 ) . A c o n s -trução s o c i a l d o s m a u s t r a t o s ( I ) . Análise Psicológi-ca, 1 ( X I ) , 7 5 - 8 6 .

M a r t i n s , A . C . ( 1 9 9 6 ) . A influência d o e s t a t u t o s o c i a l d o s a r g u i d o s , d o s a u t o s d o s c r i m e s e d o nível d e e s p e -cialização e m D i r e i t o s o b r e o j u l g a m e n t o jurídico: O c a s o d o s m a u s t r a t o s a m e n o r e s . Análise Psicológi-ca, 4 ( X I V ) , 6 0 1 - 6 1 9 .

M a r t i n s , A . C . ( 1 9 9 7 ) . O j u l g a m e n t o d o s m a u s t r a t o s a m e n o r e s n o s e i o d a família. E f e i t o s d o nível d e e s -pecialização e m D i r e i t o e d o p a r e n t e s c o d o a g r e s -s o r . Análise Psicológica, 1 ( X V ) , 1 3 9 - 1 4 8 .

M a r t i n s , A . C . ( 1 9 9 7 ) . A s questões i r r e l e v a n t e s e a c a t e -gorização d a s estratégias d e t e s t e d e hipóteses a c e r c a d o s o u t r o s : U m ( n o v o ) e n v i e s a m e n t o d o i n -v e s t i g a d o r ? E x e m p l o d e aplicação d o c o e f i c i e n t e K a p p a . Análise Psicológica, 1 ( X V ) , 8 7 - 9 5 .

M a r t i n s , A . C . ( N o p r e l o ) . (In)formação, e i s a questão! U m e s t u d o r e l a t i v o à influência d a informação a c e r -c a d o s c a n d i d a t o s s o b r e o d e s e m p e n h o d e l e i g o s , i n i c i a d o s e e s p e c i a l i s t a s e m selecção d e p e s s o a l . Revista Portuguesa de Gestão.

I s 40

, .-»—r

Page 28: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N F O R M A Ç Õ E S G E R A I S H l f l l ! • I

Jan./Fev.99

mg

— ] 1

MESTRADOS E CESES M e s t r a d o e m P s i c o p a t o l o g i a

e P s i c o l o g i a Cl ín ica

1 1 :: ji í: i: :: 1 I

MESTRADO" PSICOPATOLOGIA PSICOLOGIA CLINICA

: •• . . '. • , • • , : • •• - ,• :

E m 1 9 / 6 / 9 8 , a Dra. Esmeralda Luísa Macedo c o n c l u i u o M e s t r a d o e m P s i c o p a t o l o g i a e P s i c o l o g i a Clíni-c a c o m dissertação i n t i t u l a d a Funda-mentos epistemológicos da Tabela de Bion. O Júri , constituído p e l o s Profs. Doutores Judite Silva Corte-Real ( I S P A ) , Carlos Amaral Dias ( I S P A ) e Manuela Fleming ( I n s t i t u t o d e Ciências B iomédicas A b e l S a l a z a r ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m , p o r m a i o r i a .

E m 3 0 / 6 / 9 8 , a D r a . Lu ísa Maria Carreira Ferreira Mascoli c o n c l u i u o M e s t r a d o e m P s i c o p a t o l o -g i a e P s i c o l o g i a Clínica c o m d i s s e r -tação i n t i t u l a d a Reacções ao stress e avaliação perceptiva pessoal dos militares da Guarda Nacional Repu-blicana. O Júr i , consti tuído p e l o s Profs. Doutores Isabel Leal ( I S P A ) , Frederico Pereira ( I S P A ) e Eduardo Sá ( F P C E d a U n i v . d e C o i m b r a / I S P A ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m .

E m 1 8 / 7 / 9 8 , a Dra. Maria da Conceição Mateus G u i m a r ã e s Ol ive i ra c o n c l u i u o M e s t r a d o e m P s i c o p a t o l o g i a e P s i c o l o g i a Clínica c o m dissertação i n t i t u l a d a O Senhor Negritude: Um caso de suicídio, de-pressão e dor mental. O Júri, c o n s t i -tuído p e l o s Profs. Doutores Isabel Leal ( I S P A ) , Carlos Amaral Dias ( I S P A e Manuel Matos ( F P C E d a

U n i v . d e L i s b o a ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m , p o r u n a n i m i d a d e .

E m 2 / 1 0 / 9 8 , a Dra. Ana Cr is-t ina Se que i ra de Almeida c o n -c l u i u o M e s t r a d o e m P s i c o p a t o l o g i a e P s i c o l o g i a Clínica c o m dissertação i n t i t u l a d a Ensaio para a informatiza-ção da Tabela de Bion. O Júri, c o n s -tituído pelos Profs. Doutores Judite Silva Corte-Real ( I S P A ) , Carlos Ama-ral Dias ( I S P A ) e Manuela Fleming ( I n s t i t u t o d e Ciências Médicas A b e l S a l a z a r , P o r t o ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m , p o r u n a n i m i d a d e .

E m 7 / 1 0 / 9 8 , a Dra. Ana Sofia Mart ins S i l va Fre i re c o n c l u i u o M e s t r a d o e m P s i c o p a t o l o g i a e P s i -c o l o g i a Clínica c o m d isser tação i n t i t u l a d a Valores sociais dos estu-dantes da Universidade do Algarve dos respectivos progenitores. O Júri, constituído p e l o s Profs. Doutores Isabel Leal ( I S P A ) , José Luís Pais Ribeiro ( F P C E d a U n i v . d o P o r t o / I S P A ) e Jorge Vala ( I S C T E ) , c l a s s i f i -c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m .

M e s t r a d o e m P s i c o l o g i a L e g a l

i - " . ' : :

Centra de EMttdo* Judlotãrto

Ooc*m«s do F*o^W*<Je d* Dlte-to da Untv d» Usboe

MESTRADC >* P S I C O L O G I A L E G A L

1W (OlíMéJlM-S.li HOOÍ.KBO.

•a»

E m 2 5 / 6 / 9 8 , a D r a . I s a b e l Maria Afonso Fernandes c o n c l u i u o M e s t r a d o e m P s i c o l o g i a L e g a l c o m dissertação i n t i t u l a d a Atitudes pe-rante a pessoa toxicodependente de membros ou aderentes de partidos políticos. O Júri, constituído p e l o s Profs. Doutores António Francisco Mendes Pedro ( I S P A ) , Luís Soczka ( I S P A ) e Manuel Matos ( F P C E d a

U n i v . d e L i s b o a ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m , p o r u n a n i m i d a d e .

M e s t r a d o e m P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l

I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a

MESTRADO* PSICOLOGIA EDUCACIONAL

E m 2 1 / 7 / 9 8 , o Dr. João Carlos Antunes Vaz c o n c l u i u o M e s t r a d o e m P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l c o m d i s -sertação i n t i t u l a d a Atitudes dos pro-fessores face às funções do psicólo-go na escola. O Júri, constituído p e -l o s Profs. Doutores Manuel Tavares ( U n i v . M o d e r n a ) , Margarida Alves Martins ( I S P A ) e António José dos Santos ( I S P A ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m .

E m 2 1 / 7 / 9 8 , a Dra. Valentina Correia Chitas c o n c l u i u o M e s t r a -d o e m P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l c o m dissertação i n t i t u l a d a Práticas edu-cativas e parentais e comportamen-to social da criança. O Júri, c o n s t i -tuído p e l o s Profs. Doutores Moisés Martins ( U n i v . d o M i n h o ) , António José dos Santos ( I S P A ) e Glória Ra-malho ( I S P A ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m .

E m 1 / 1 0 / 9 8 , o Dr. Mário Fer-nando R a m a l h e t e Vidigal c o n -c l u i u o M e s t r a d o e m P s i c o l o g i a E d u -c a c i o n a l c o m dissertação i n t i t u l a d a Os desvios do raciocínio por efeito da forma e do conteúdo e a comple-mentaridade explicativa das teorias cognitivas e sociais. O Júri, c o n s t i -tuído p e l o s Profs. Doutores Albino Lopes ( I S C T E ) , Isabel Matta ( I S P A ) e Margarida Alves Martins ( I S P A ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m , p o r u n a n i m i d a d e .

Page 29: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N F O R M A Ç Õ E S G E R A I S

M e s t r a d o e m E t o l o g i a

MESTRADO ETOLOGIA

E m 1 / 1 0 / 9 8 , o Dr. João Carlos Pereira Mendes c o n c l u i u o M e s t r a -d o e m E t o l o g i a c o m dissertação i n t i -t u l a d a Organização social e vocaliza-ções no Pavão Azul ( P a v o C r i s t a t u s ) . O Jú r i , cons t i tu ído pelos Profs. Doutores Manuel Eduardo dos San-tos ( I S P A ) , Paulo Gama Mota ( U n i v . d e C o i m b r a ) e Rui Oliveira ( I S P A ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m , p o r u n a n i m i d a d e .

M e s t r a d o e m C o m p o r t a m e n -to O r g a n i z a c i o n a l

MESTRADO* COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

E m 2 3 / 7 / 9 8 , a D r a . M a r i a Paula Lopes Castelão c o n c l u i u o M e s t r a d o e m C o m p o r t a m e n t o O r g a -n i z a c i o n a l c o m dissertação i n t i t u l a d a Homens e mulheres em armas: O

confronto de duas identidades. O J ú r i , cons t i t u ído p e l o s Profs. Doutores Lígia Amâncio ( I S C T E ) , J o r g e Correia Jesuíno ( I S C T E ) e Or-lindo Gouveia Pereira ( I S P A ) , c l a s s i -f i c o u a p r o v a c o m M u i t o B o m , p o r u n a n i m i d a d e .

CESE e m S a ú d e Menta l C o m u n i t á r i a

(ost(hito Superior de Psicoiog In A

C.E.S.E.* SAÚDE MENTAL COMUNITÁRIA

E m 2 3 / 7 / 9 8 , Elísio M e n d e s Amaro Barros c o n c l u i u o C E S E e m Saúde M e n t a l Comun i tá r ia c o m m o n o g r a f i a i n t i t u l a d a O pedido de ajuda do toxicodependente. O Júri, constituído p e l o s Drs. Isaura Pedro ( I S P A ) , Nuno Miguel (Serviço d e Prevenção e T r a t a m e n t o d a T o x i -codependência) e Sandra Almeida ( I S P A ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m 1 6 v a l o r e s .

E m 2 3 / 7 / 9 8 , Maria João Cor-re ia Malho c o n c l u i u o C E S E e m Saúde M e n t a l Comun i tá r ia c o m m o n o g r a f i a i n t i t u l a d a Criança, família, escola - Que relação?. O Júri , constituído p e l o s Dra. Isaura Pedro ( I S P A ) , Profa Doutora Mar-garida Alves Martins ( I S P A ) e San-dra Almeida ( I S P A ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m 1 8 v a l o r e s .

E m 2 7 / 7 / 9 8 , João José Fer -nandes Garcia c o n c l u i u o C E S E e m Saúde M e n t a l Comun i tá r ia c o m m o n o g r a f i a i n t i t u l a d a Liderança co-munitária. O Júri, constituído p e l o s Drs. Isaura Pedro ( I S P A ) , João Paulo Amaro ( I S P A ) e Maria João Vargas Moniz ( A E I P S ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m 1 9 v a l o r e s .

E m 2 3 / 7 / 9 8 , Geórg ia Mar ia Cavalcanti Araújo Reis c o n c l u i u o C E S E e m Saúde M e n t a l Comunitária c o m m o n o g r a f i a i n t i t u l a d a Acom-panhamento individual com doentes mentais em processo de reabilitação psiquiátrica. O Júri, constituído p e -l o s Drs. Isaura Pedro ( I S P A ) , Gui-lherme Ferreira ( H o s p i t a l M i g u e l B o m b a r d a ) e Maria João Vargas Mo-niz ( A E I P S ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m 1 6 v a l o r e s .

E m 2 3 / 7 / 9 8 , Maria Manuela M o n t e i ro S e r r a n h o c o n c l u i u o C E S E e m Saúde M e n t a l Comunitária c o m m o n o g r a f i a i n t i t u l a d a Bairro das Galinheiras: Caracterização do bairro e seus modos de vida. O Júri, constituído p e l o s Drs. Isaura Pedro ( I S P A ) , Filipe Reis ( I S C T E ) e João Paulo Amaro ( I S P A ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m 1 4 v a l o r e s .

CESE e m R e a b i l i t a ç ã o

Instituto Superior de Psicologia A

O.fE.S.EE.. REABILITAÇÃO

E m 2 5 / 9 / 9 8 , Cláudia Regina P e r e i r a Q u a r e s m a c o n c l u i u o C E S E e m Reabilitação c o m m o n o -g r a f i a i n t i t u l a d a As atitudes dos en-fermeiros face à integração socio-profissional do indivíduo paraplégi-co. O Júri, constituído p e l o s Drs. Ar-ménio Sequeira ( C e n t r o N a c i o n a l d e Reabilitação/ISPA), Maria João Sil-veira ( C e n t r o N a c i o n a l d e R e a b i l i -tação/ISPA) e Maria Manuel Nunes (Núcleo d e A p o i o s E d u c a t i v o s d e S e i x a l ) , c l a s s i f i c o u a p r o v a c o m 1 8 v a l o r e s .

N o d i a 2 6 / 1 0 / 9 8 , João Paulo da F o n s e c a e S o u s a c o n c l u i u o

f tí

BA

c

Page 30: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

N F O R M A Ç Õ E S C E R A I S

n M O

C E S E e m Reabilitação c o m m o n o -g r a f i a i n t i t u l a d a Envelhecer na família. O Júr i , const i tuído p e l o s Drs. Arménio B. Sequeira ( I S P A / C e n t r o N a c i o n a l d e Reabilitação), José A. Carvalho Teixeira ( I S P A ) e Sónia Raquel Seixas ( I S P A ) , c l a s s i f i -c o u a p r o v a c o m 1 3 v a l o r e s .

Licenciatura em Psicologia

truttHuta Superior do PsteeHogía Aplicada

A M O i J E C T f V O

98/99 LICENCIATURA

PSICOLOGIA

Pswooioga EducactofuH,

Psicologia O t a c a ft

Psicologia Social e das OÍC

C O N D I Ç Õ E S D E A C E S S O

Psicologia Clínica

A n a P a u l a G o n ç a l v e s d o s Santos - F a s e d e separação - i n d i -viduação s e g u n d o M . M a h l e r e b u -l i m i a

Ana Crist ina Nisa Francisco - L u t o patológico e d i f i c u l d a d e s d e separação - individuação

Ana Fi l ipa Queirós Ribe i ro Sobreira - A c u l p a b i l i d a d e n a e s -c o l h a a m o r o s a d a m u l h e r vítima d e m a u s t r a t o s

Rita Maria Grave Estoura -Auto-eficácia, a u t o - e s t i m a e c o m -p o r t a m e n t o s s e x u a i s d e r i s c o - E s -t u d o exploratório e m m u l h e r e s d o s 1 7 a o s 2 0 a n o s

Mar ia João A l e x a n d r e de S o u s a G a m e i r o - Auto-ef icácia, a u t o - e s t i m a e c o m p o r t a m e n t o s s e x -u a i s d e r i s c o - E s t u d o exploratório e m m u l h e r e s p r o f i s s i o n a l m e n t e a c t i -v a s , c o m i d a d e s c o m p r e e n d i d a s e n -t r e o s 1 7 e o s 2 0 a n o s

S u s a n a F i g u e i r e d o H e n -riques - I d o s o - Satisfação d e v i d a e a c t i v i d a d e s

Maria Margar ida Mi raga ia Rodr igues - Aniquilação d a d o r . U m c o n t r i b u t o p a r a a compreensão d a toxicodependência

Ana Luísa Pereira Baptista -Competências psicológicas d e c o n -f r o n t o e m j o g a d o r e s s e n i o r e s d e a n -d e b o l

Sofia Margarida Peralta Fer-nandes - O cérebro e n v e l h e c i d o : A questão d a demência

M a g d a F e r n a n d a P e r e i r a A n t u n e s - Representação d e doença e a c t i v i d a d e s d e a u t o c u i d a -d o s e m s u j e i t o s c o m d i a b e t e s m e l l i -t u s t i p o I I

C a t a r i n a I s a b e l Mota de Bastos - Representações s o c i a i s d a toxicodependência

Patrícia Maria Vieira Correia Lopes - C o m p o r t a m e n t o d e r e t i r a -d a e depressão - E s t u d o d o s c o m -p o r t a m e n t o s d e r e t i r a d a : u m a a b o r -d a g e m p r e v e n t i v a e m saúde m e n t a l i n f a n t i l

M a r i a F e r n a n d a N u n e s Viana - A t i t u d e s d o s p s i q u i a t r a s e m relação à S I D A

Sónia Rodrigues Sa lema de Andrade - B u l i m i a n e r v o s a e i n s a t -isfação n a i m a g e m c o r p o r a l

Felícia Gartner Wizenberg -O e n i g m a d a comunicação: E s t u d o d e c a s o d e três crianças q u e a p r e -s e n t a m p s i c o s e i n f a n t i l

F i l i p a V a s c o n c e l o s G u i -marães - S e x u a l i d a d e e s q u e c i d a -E s t u d o c o m p a r a t i v o

Maria C lara d 'Almada Bur-guete Simões Rodrigues - U m a h istór ia s e m - f i m : Dimensões d o f e m i n i n o e d o m a t e r n o e m m u l h e r e s q u e s o f r e r a m a b o r t o espontâneo r e c o r r e n t e n o p r i m e i r o t r i m e s t r e d a g r a v i d e z

Maria Adel ina C a s t a n h e i r a Isidoro - Além d o d e s e j o . . . D i m e n -sões psicológicas d o f e m i n i n o e d o m a t e r n o n o i n s u c e s s o gravíd ico r e c o r r e n t e

Car la Helena da Rocha J a -nuário - S o n h o s a d i a d o s - D i m e n -sões Psicológicas d o f e m i n i n o e d o m a t e r n o n o i n s u c e s s o gravíd ico r e c o r r e n t e

Maria T e r e s a R e s e n d e A n -d r é F o n s e c a - M a l - m e - q u e r . . . B e m - m e - q u e r o u a s consequências

d a depressão pós-parto n o d e s e n -v o l v i m e n t o d a criança

Júlia Cláudia Pereira Vinhas Martins - M e n o p a u s a : O f i m d e u m c i c l o e o início d e o u t r o

M a r i a José F o n t e S a n t a Nepomuceno - O d i a b o d a s viúvas

T â n i a D u a r t e de A l m e i d a Morei ra da F o n s e c a - Crenças p a r e n t a i s e m relação à educação e m situação F . I . V . e não F . I . V . - E s t u d o c o m p a r a t i v o

M a r i a José M e s q u i t a de Carvalho Machado - O s m e n i n o s r e c l u s o s - U m a avaliação d o s e u d e -s e n v o l v i m e n t o através d a e s c a l a d e G r i f f i t h s

Ana Margarida Vieira Maurí-cio - Definição d e f a c t o r e s d e r i s c o d a q u e i m a d u r a : Construção d e u m questionário

Maria I r e n e de Melo L o u -reiro - O b e m - e s t a r psicológico d o i d o s o e m d o i s c o n t e x t o s r e s i d e n c i a i s

Ana Rita Pereira Piçarra - O m u n d o d a música - A comunicação n a s crianças a u t i s t a s ( E s t u d o d e c a s o d e três crianças)

Ana Alexandra Jorge Duarte Honrado - F i l h o s d e esperança -E s t u d o c o m p a r a t i v o d o d e s e n v o l v i -m e n t o i n f a n t i l e m crianças d e 6 m e s e s e 1 a n o n a s c i d a s d e g r a v i d e z n a t u r a l e d e g r a v i d e z F I V

Ana Sof ia Mendes Gonçal -ves - A aliança terapêutica e m t e r -a p i a d e a p o i o d e orientação p s i -canalítica

Sandra Cristina Martins Reis de Brito - Depressão n u m a p o p u -lação d e d o e n t e s c o m lúpus e r i t e m -a t o s o

Albertina Rita Gama da C o s -ta - Missão d e v i d a c u m p r i d a . . . d e n -t r o d o possível: E s t u d o c o m p a r a t i v o d o d e s e n v o l v i m e n t o i n f a n t i l e m c r i -anças d e 4 e 6 a n o s d e i d a d e n a s c i -d a s d e g r a v i d e z n a t u r a l e d e g r a v i d e z F I V

Paula Cr is t ina G o m e s Bre -gante Avelino - A satisfação d o s u t e n t e s d e C e n t r o s d e Saúde.

C a r l a L i n a C o u c e l o - O André q u e r f u g i r

Andreia Miranda Fernandes Lima - C o m o c r i a r o s e u g r u p o d e a j u d a mútua - E n s a i o teórico

Page 31: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

R i t a G o n z a g a R o d r i g u e s Ferreira Gaspar - T e a t r o terapêu-t i c o - P a r t i c i p a r e o p t i m i z a r relações p e s s o a i s ( U m e s t u d o exploratório c o m d o e n t e s p a r t i c i p a n t e s n o G . T . T . H J . M . )

Ana Rosa Velez Tapadinhas - Estratégias d e c o p i n g f a c e a o a d o e c e r d a m a m a

F e r n a n d a M a r i a d e A s -cenção Pereira Ribeiro - S a t i s -fação s e x u a l e r e l a c i o n a m e n t o c o n -j u g a l n a g r a v i d e z

Psicologia Educacional

B á r b a r a S a n t o s G o m e s Afonso Silva - A influência d a p u b -l i c i d a d e t e l e v i s i v a n a s decisões d e c o m p r a d a s crianças c o m 9 e 5 a n o s

Rita Isabel Gomes Freitas -Situações d e c o n f l i t o n a s a l a d e a u l a : Representações d e a l u n o s d o e n s i n o secundário

José M a n u e l H e n r i q u e s M e n d e s - Representações d e a l u n o s d o 12° a n o s o b r e c o n f l i t o n a s a l a d e a u l a

S u z e l L o u r d e s d e A b r e u Almeida - Comunicação e n t r e c r i -anças: E s t u d o c o m p a r a t i v o d a s competências c o m u n i c a t i v a s e n t r e crianças s u r d a s e o u v i n t e s d o I o e 2 o a n o s d o e n s i n o básico

Sónia Raquel Pereira Malta Marroaz Seixas - E x p e c t a t i v a s d e p a i s d e crianças c o m síndroma d e D o w n e d u c a d a s e m d o i s c o n t e x t o s e d u c a t i v o s d i f e r e n t e s : E n s i n o r e g u -l a r e e n s i n o e s p e c i a l

Patrícia Damásio Reis Horta - E f e i t o s d e u m t r e i n o fonémico n a evolução d a consciência fonológica e d a e s c r i t a espontânea e m crianças pré-escolares

M ó n i c a F i l i p a P e r e i r a d e Sousa Machado Fernandes Mon-teiro - À d e s c o b e r t a d e f u n c i o n a l i -d a d e d a l e i t u r a e d a e s c r i t a : 6 e s t u -d o s d e c a s o c o m intervenção b a s e a -d a e m a c t i v i d a d e s d e a p r e n d i z a g e m f u n c i o n a i s , m o t i v a d o r a s e s i g n i f i c a t i -v a s p a r a a criança

Maria Júlia Nogueira Acaba-do Graça L o p e s - A u t o - e s t i m a , a u t o - c o n c e i t o , identificação g r u p a i e v a l o r e s e s c o l a r e s e m a d o l e s c e n t e s c o m i n s u c e s s o e s c o l a r

Luísa Virgínia Naia Bicas da Rocha - Evolução d a s estratégias d e aquisição d a l e i t u r a n o p r i m e i r o a n o d e e s c o l a r i d a d e

Leonor Castanho Lombo da Cunha Rêgo - A t i t u d e s d e crianças f a c e a o síndroma d e D o w n - I n f l u -ência d o c o n t a c t o e s c o l a r e género s e x u a l

Carla Cristina Moreiras Sér-gio - Representações e e x p e c t a t i -v a s d o s p r o f e s s o r e s f a c e à relação escola-família

Car la Emília da Si lva C a m -pino - A u t o - c o n c e i t o , a u t o - e s t i m a , relação c o m o s p a i s e r e s u l t a d o s e s -c o l a r e s

Susana Cristina Cate las E n -carnação - Representação s o b r e o c o n f l i t o n a s a l a d e a u l a e m a l u n o s d o 9 o a n o d e e s c o l a r i d a d e

António Neves Carvalho - O c o n f l i t o n a s a l a d e a u l a : R e p r e s e n -tações d e a l u n o s d o 6 o e 9 o a n o s

Manue l F r a n c i s c o P e r e i r a F e r r e i r a - Representação d e a l u n o s d o 2 o e 3 o c i c l o f a c e à i n d i s -c i p l i n a

Psicologia Social e das Organizações

S a r a J o a n a S o u s a Mar t ins de Sá Pires - A t i t u d e s f a c e à a u -t o r i d a d e i n s t i t u c i o n a l n a adolescên-c i a

M a r i a N a t á l i a M e n d e s de A l m e i d a L e o n B e r n a r d o -Tradução, adaptação e aferição d o Inventário d e E s t i l o s d e A p r e n d i z a -g e m a u m a a m o s t r a universitária

M a n u e l A n t ó n i o J o a q u i m Diogo - A s relações e n t r e g r u p o s d o m i n a n t e s e g r u p o s d o m i n a d o s c o m u m d o s f a c t o r e s e x p l i c a t i v o s d a violência n a s c l a q u e s d e f u t e b o l

D i n i z M a r q u e s F r a n c i s c o L o p e s - Val idação s o c i a l d a s opiniões: F u n c i o n a l i d a d e d o c o n s e n -s o e d e v a r i a b i l i d a d e

C é l i a M a r i a d o s S a n t o s Jorge - I m p a c t o d o s e l f - m o n i t o r i n g n a eficácia d a estratégia publicitária

J o a n a A l v e s G a u d ê n c i o Coelho - Perpecção d e u m s i s t e m a d e avaliação d e d e s e m p e n h o

Mar ia G r a ç a d a S i l v a R o -drigues de Araújo - A t i t u d e f a c e a o anúncio e p r o t a g o n i s m o d o p r o -d u t o n o anúncio: Relação c o m eficá-c i a publicitária

António José Rocha - S i n i s -t r a l i d a d e rodoviária n a condução a u -tomóvel: U m a a b o r d a g e m e s t r u t u r a l

Paula Cristina da Silva Costa Diogo - Situação d e e m p r e g o e m recém-licenciados e m P s i c o l o g i a : E s -t u d o exploratório s o b r e a n a t u r e z a e a s consequências d o s u b e m p r e g o e estratégias d e c o p i n g u t i l i z a d a s

Filipa Alexandra Pisco Pola Pereira - A t i t u d e s d e e s t u d a n t e s d e M e d i c i n a e d e D i r e i t o f a c e à e u -tanásia: U m e s t u d o c o m p a r a t i v o

J o s é A n t ó n i o V a l e n ç a Gonçalves - E s t u d o d o a b s e n t i s m o e d a satisfação n o t r a b a l h o n u m a e m p r e s a d e telecomunicações e m situação d e redução d e e f e c t i v o s

Marta Garcia Rodrigues Cal - E n t r e v i s t a s i t u a c i o n a l p a r a a s e -lecção d e p i l o t o s d a Força Aérea P o r t u g u e s a

Pat r íc ia A l e x a n d r a Le i tão Martins - O r e g i m e d e horário d e t r a b a l h o e a v i d a s o c i a l e doméstica: Satisfação e estratégias d e c o p i n g

O B O L E T I M I N F O R M A T I V O

E R R O U

N o n°38 publicámos e r r o -n e a m e n t e o n o m e d o l i c e n c i a d o e m P s i c o l o g i a (área d e P s i c o l o -g i a Clínica) João Miguel A n -t u n e s Domingues . D o f a c t o a p r e s e n t a m o s a s n o s s a s d e s c u l -p a s e a p r o v e i t a m o s p a r a c o r r i -g i r :

João Migue l A n t u n e s Domingues - Evolução d o p e r -f i l psicológico d o t o x i c o d e p e n -d e n t e e m c o m u n i d a d e terapêu-t i c a

Page 32: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

João Valente

A arte

como invenção do símbolo

no lugar de nós-mesmos

© 4

A a r t e e x p r e s s a , o u m e l h o r , r e p r e s e n t a

o s i m b ó l i c o e é n e l e q u e t o d a a

l i n g u a g e m r e a p a r e c e . P o r é m , não p o d e m o s r e -

d u z i r a a r t e a u m a m e r a l i n g u a g e m , q u e r e l a

s e j a p e r f e i t a o u m e n o s p e r f e i t a .

O c e r t o é q u e o s s ímbo los são o l u g a r o n d e

a a r t e s e m o v e , b e m o u m a l p a r a nós, j á q u e é

d e s s e m u n d o s i m b ó l i c o q u e a d v é m g r a n d e

p a r t e d o m is té r io d a a r t e .

M a s p o d e m o s i g u a l m e n t e o l h a r a a r t e p o r

u m o u t r o n íve l , n o m e a d a m e n t e p e l a a b o r d a g e m

d a s f o r m a s , d a s d i m e n s õ e s , d a p r o f u n d i d a d e e

d o s t o n s c r o m á t i c o s q u e e l a c o n s i g n a . É, n a

m e s m a , a r t e . O m o d o d e o l h a r é q u e s e a l t e r o u ,

m a s o p r o b l e m a m a n t é m - s e . I s t o é , a f o r m a

c o m o s e c a p t a m a s i m a g e n s , d a p a r t e d e q u e m

o b s e r v a é d e t e r m i n a n t e n a apreciação d o o b j e c t o

f i n a l . E e s s e o b j e c t o f i n a l , é f r u t o d a n o s s a c o n -

t e m p l a ç ã o o u , s i m p l e s m e n t e , d a n o s s a a d m i -

r a ç ã o p e l a o b r a . Se rá t a l v e z d e s p r o p o s i t a d o

c h a m a r - l h e o b j e c t o , p o i s j á não s e t r a t a d e u m

o b j e c t o , m a s s i m d a sensação v i s u a l q u e a n o s -

s a m e n t e i n t e g r o u e q u e l h e c o n f e r i u u m d e t e r -

m i n a d o s i g n i f i c a d o . O u c h e g a m o s l á , a o n d e

q u e r q u e s e j a , o u não c h e g a m o s . A aprec iação

d a a r t e é s u b j e c t i v a e s e m p r e s e r á . E m b o r a

d a q u i não d e c o r r a n a d a q u e i n v a l i d e u m a p o s s i -

b i l i d a d e d e c o n t a b i l i z a ç ã o d o s p r o c e s s o s d a

" g e s t a l t " q u e h a b i t u a l m e n t e a t r i bu ímos .

P o r s u a v e z , a a r t e f i r m a - s e n u m c o n t e x t o ,

n u m espaço e n u m l o c a l a p r o p r i a d o s à a s s i m i -

lação e à c o n t e m p l a ç ã o . É a o r i g e m d e t o d o s o s

m u s e u s . Não são o s m u s e u s q u e p r e c i s a m d a

a r t e , a a r t e é q u e p r e c i s a d o s m u s e u s e d o s e s -

paços v o c a c i o n a d o s p a r a expos ições , c o m o a q u i

n o I S P A , p o r e x e m p l o .

S e j a c o m o f o r , a a r t e é s e m p r e u m a r e p r e -

s e n t a ç ã o d o M u n d o o u d o s m u n d o s q u e e l e

c o n t e m . Não h o u v e , p o r e s s a razão, n e n h u m a

c iv i l ização q u e d e s c u r a s s e o u m e n o s p r e z a s s e a

a r t e . E l a é o coração d e t o d o s nós , a a l m a q u e

f a z e m o s e r e f a z e m o s e m t o d o s o s i n s t a n t e s d a

v i d a . C o m e l a , não só c a p t a m o s m e l h o r o M u n d o ,

a r e a l i d a d e n e l e c o n t i d a , b e m c o m o o mis té r io

d a s c o i s a s . A a r t e i n a u g u r a o s a b o r s e m p r e r e n o -

v a d o d a s p o s s i b i l i d a d e s h u m a n a s , n a l u t a c o n s -

t a n t e e , d i r i a , e t e r n a , e n t r e a q u i l o q u e f o m o s e

o q u e s o n h a m o s a i n d a s e r .

Page 33: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

a i ta men to de Formação Permanente 2»

R róximas Iniciativas

2 ° Curso

AS EXPRESSÕES NA EVOLUÇÃO DA PRÁTICA DA P S I C O L O G I A 9 d e J a n e i r o a 2 0 d e Março d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos, e d u c a d o r e s d e infância, p r o f e s s o r e s , t e r a p e u t a s o c u p a c i o n a i s , a n i m a d o r e s s o c i o c u l t u r a i s

F i n a l i s t a s d e P s i c o l o g i a

Coordenação Dr. Arménio B. Sequeira ( C e n t r o N a c i o n a l d e Reabilitação/ISPA)

Formadora Dra. Isabel Andrea (Fundação C a l o u s t e G u l b e n k i a n )

Duração 3 0 h o r a s

Local I S P A

4o Curso

NEUROPSICOLOGIA C L I N I C A 9 d e J a n e i r o a 1 8 d e D e z e m b r o d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos Médicos F i n a l i s t a s d e P s i c o l o g i a F i n a l i s t a s d e M e d i c i n a

Coordenação Dr. Manuel Domingos ( U n i d a d e d e N e u r o l o g i a e N e u r o p s i c o f i s i o l o g i a - Laboratório d e N e u r o p s i c o l o -g i a d o H o s p i t a l d e S . José)

Formadores Dr. Manuel Domingos ( H o s p i t a l d e S . José) Dra. Ana Paula Silva ( H o s p i t a l F e r n a n d o d a F o n s e c a ) Dra. Rita Almeida ( H o s p i t a l d o s C a p u c h o s ) Dr. Góis Horácio ( H o s p i t a l d e E g a s M o n i z ) Dra. Solla Peralta ( H o s p i t a l d e S . José)

Duração 9 0 h o r a s

Organização D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e d o I S P A Divisão d e N e u r o p s i c o l o g i a e N e u r o p s i c o f i s i o l o g i a d a Associação d o s Psicólogos P o r t u g u e s e s ( A P -P O R T )

Local I S P A

I o Curso

APROFUNDAMENTO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA 9 d e J a n e i r o a 2 9 d e J u n h o d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos Clínicos Psicólogos E d u c a c i o n a i s F i n a l i s t a s d e P s i c o l o g i a Clínica e E d u c a c i o n a l

Coordenação Dra. Ana Pina Martins ( I S P A )

Formadores Dr. José Manuel Pereira da Silva ( I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a ) Dra. Graça Barahona ( D e p a r t a m e n t o d e P e d o -p s i q u i a t r i a d o H o s p i t a l D . Estefânia) Terapeuta Ana Maria Caetano ( D e p a r t a m e n t o d e P e d o p s i q u i a t r i a d o H o s p i t a l D . Estefânia) Dr. José Carlos Coelho Rosa ( S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e Psicanálise) Professor João Costa ( D e p a r t a m e n t o d e P e d o -p s i q u i a t r i a d o H o s p i t a l D . Estefânia Dra. Margarida Fornelos ( D e p a r t a m e n t o d e P e d o -p s i q u i a t r i a d o H o s p i t a l D . Estefânia) Dr. Manuel Domingos ( U n i d a d e d e N e u r o l o g i a e N e u r o f i s i o l o g i a d o H o s p i t a l d e S . José) Dra. Cecília Galvão Azevedo (Núcleo d e P s i c o l o g i a d o H o s p i t a l D . Estefânia) Dra. Isabel Gerivaz (Serviço d e P s i c o l o g i a d o H o s p i -t a l M i g u e l B o m b a r d a ) Dra. Helena Dulce Gonçalves ( C R I N A B E L ) Dr. João Lima ( C e n t r o d e Saúde d e L o u r e s ) Dra. Sandra Moura (Associação P o r t u g u e s a d e S u r d o s ) Professor Pedro Onofre ( C e n t r o d e E s t u d o s d e A p o i o à Criança e Família) Dra. Júlia Pimentel ( I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a ) Dra. Ana Maria Pina Martins ( I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a ) Dra. Carlota Ribeiro Ferreira ( C e n t r o d e R e a b i l i -tação d e P a r a l i s i a C e r e b r a l C . G u l b e n k i a n ) Dra. Maria João Silveira ( I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i -c o l o g i a A p l i c a d a / C e n t r o d e Reabilitação d a A r e o s a ) Dra. Isabel Trindade (Serviço d e P s i c o l o g i a d o C e n -t r o d e Saúde d a P a r e d e )

Módulos - Criança e a d o l e s c e n t e 9 / 1 a 2 7 / 1 / 9 9 - A d u l t o e i d o s o 1 1 / 1 a 2 9 / 1 / 9 9 - P s i c o m o t r i c i d a d e 6 / 2 a 2 0 / 3 / 9 9 - P s i c o p a t o l o g i a d a l i n g u a g e m 4 / 2 a 2 5 / 3 / 9 9 - N e u r o p s i c o l o g i a 2 / 3 a 1 8 / 3 / 9 9 - Deficiência 1 0 / 4 a 7 / 5 / 9 9 - P s i c o l o g i a d a saúde 7 / 4 a 1 7 / 5 / 9 9 - C o n t e x t o l e g a l 8 / 5 a 1 2 / 6 / 9 9 - C o n t e x t o e d u c a t i v o 1 / 6 a 1 5 / 6 / 9 9 - Psicossomática 1 4 / 7 a 2 9 / 7 / 9 9

- 1 • » — '

,—j §

(23\M

33

Page 34: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

Departamento de Formação Permanente H i l i

â 5 9 T ,

A

Duração Módulos d e 1 2 h o r a s Módulos d e 2 4 h o r a s Módulos d e 3 6 h o r a s

Local I S P A

3o Curso P S I C O L O G I A DA G R A V I D E Z E DA M A T E R -N I D A D E - N Í V E L 1 8 d e J a n e i r o a 2 9 d e J a n e i r o d e 1 9 9 9

Destinatários Técnicos d e saúde

P r o f e s s o r e s e e d u c a d o r e s

Formadores Profa. Doutora Isabel Leal ( I S P A ) Dra. Conceição Faria ( D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a d a M a t e r n i d a d e D r . A l f r e d o d a C o s t a / I S P A )

Duração 1 2 h o r a s

Local I S P A

5o Curso R E C R U T A R E S E L E C C I O N A R 1 4 d e J a n e i r o a 3 0 d e J a n e i r o d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos

F i n a l i s t a s d e P s i c o l o g i a

Formadora Dra. Isabel Perestrelo Rezende (Psicóloga, C o n s u l -t o r a d e R e c u r s o s H u m a n o s )

Duração 2 4 h o r a s

Local I S P A

I o Curso P E R T U R B A Ç Õ E S D O C O M P O R T A M E N T O A L I M E N T A R 1 6 d e J a n e i r o a 2 7 d e Março d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos, médicos, n u t r i c i o n i s t a s , d i e t i s t a s e e n -f e r m e i r o s F i n a l i s t a s d o s r e s p e c t i v o s c u r s o s

Coordenação Dr. Abel Matos Santos ( C o n s u l t a d e Doenças d o C o m p o r t a m e n t o A l i m e n t a r , H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a )

Formadores Prof. Doutor Daniel Sampaio ( H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a / F M L )

Prof3 Doutora Isabel do Carmo ( H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a ) Dra. Dulce Bouça ( H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a ) Dra. Maria João Brito ( H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a ) Dra. Zulmira Jorge ( H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a ) Dr. Abel Matos Santos ( H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a -N E D M ) Dra. Ana Cristina Miranda ( H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a - N E D M ) Dra. Patrícia Almeida Nunes ( H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a )

Duração 3 0 h o r a s

Organização D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e d o I S P A Núcleo d e Doenças d o C o m p o r t a m e n t o A l i m e n t a r ( N D C A ) d o H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a Núcleo d e E n d o c r i n o l o g i a , D i a b e t e s e M e t a b o l i s m o ( N E D M ) d o H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a

Local I S P A

I o Curso EDUCAÇÃO A M B I E N T A L P laneamento , I m p l e m e n t a ç ã o e Gestão de Programas: Aspectos Comportamentais 1 8 d e J a n e i r o a 2 9 d e Março d e 1 9 9 9

Destinatários A u t a r c a s , g e s t o r e s , técnicos d e a u t a r q u i a s Q u a d r o s técnicos i n t e r e s s a d o s n a s problemáticas a m b i e n t a i s Técnicos d a Administração C e n t r a l Psicólogos E n g e n h e i r o s d o a m b i e n t e

Formadores Dra. Ana Cristina Martins ( I S P A ) Dr. Pedro Zany Caldeira ( I S P A ) Dra. Olga Romão ( I S P A )

Duração 6 0 h o r a s

Local I S P A

3o Curso T É C N I C A R O R S C H A C H 2 8 d e J a n e i r o a 2 5 d e F e v e r e i r o d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos F i n a l i s t a s d e P s i c o l o g i a

Coordenação Prof.a Doutora Maria Emília Marques ( I S P A )

Formador Dr. Pedro Aleixo (ISPA)

Page 35: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

Departamento de Formação Permanente c j f = r >

Duração 2 5 h o r a s

Local I S P A

2° Curso C O N S U L T A P S I C O L Ó G I C A E M C E N T R O S D E SAÚDE 6 d e J a n e i r o a 1 5 d e D e z e m b r o d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos ( p r e f e r e n c i a l m e n t e a t r a b a l h a r e / o u e s -t a g i a r e m C e n t r o s d e Saúde) F i n a l i s t a s d a L i c e n c i a t u r a e m P s i c o l o g i a ( p r e f e r e n -c i a l m e n t e a e s t a g i a r e m C e n t r o s d e Saúde)

Formadora Dr. Isabel Trindade (Serviço d e P s i c o l o g i a d o C e n -t r o d e Saúde d a P a r e d e )

Duração 4 0 h o r a s

Local I S P A

SERVIÇO DE SUPERVISÃO

O R I E N T A Ç Ã O E S C O L A R E P R O F I S S I O N A L - 1 9 9 9 6 d e J a n e i r o a 1 9 d e M a i o d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos q u e exerçam funções n o âmbito d a o r i -entação e a c o n s e l h a m e n t o v o c a c i o n a l d e públicos c o m d e s v a n t a g e m Psicólogos q u e exerçam funções e m c o n t e x t o d e a c o n s e l h a m e n t o v o c a c i o n a l n o u t r a s áreas d a a c t i v i -d a d e Psicólogos q u e f r e q u e n t a r a m o s I o , 2 o e 3 o C u r s o s d e Orientação V o c a c i o n a l

Orientadores Dra. Helena Alves (Psicóloga, C o n s e l h e i r a d e O r i e n -tação) Dr. Jorge Camarate (Psicólogo, C o n s e l h e i r o d e O r i -entação)

Duração 2 x mês e m horário pós-laboral

Local I S P A

2o Curso A C O N S E L H A M E N T O E A C O M P A N H A M E N -T O NA I N S E R Ç Ã O S O C I O P R O F I S S I O N A L 2 0 d e F e v e r e i r o a 8 d e Março d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos, sociólogos, técnicos d e serviço s o c i a l Técnicos d e reabilitação

C o n s e l h e i r o s d e c e n t r o s d e e m p r e g o Técnicos d e orientação v o c a c i o n a l e p r o f i s s i o n a l C o n s e l h e i r o s d a s U N I V A s

Formador Dr. François Gonzalez de Quijano (Psicólogo d o T r a -b a l h o , C o n s e l h e i r o d e Orientação V o c a c i o n a l )

Duração 3 0 h o r a s

Local I S P A

1° Curso

S A Ú D E M E N T A L E C U L T U R A 4 a 6 d e F e v e r e i r o d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos P s i q u i a t r a s e I n t e r n o s d e P s i q u i a t r i a Clínicos G e r a i s A s s i s t e n t e s S o c i a i s T e r a p e u t a s O c u p a c i o n a i s E n f e r m e i r o s F i n a l i s t a s d e P s i c o l o g i a

Coordenação Dra. M.a Inês Silva Dias ( H o s p i t a l M i g u e l B o m b a r d a )

Formadores Profa. Doutor Juan Mezzich ( M o u n t S i n a i S c h o o l o f M e d i c i n e , U S A ) Dra. M.a Inês Silva Dias ( H o s p i t a l M i g u e l B o m b a r d a ) Dra. Isabel Almeida Fernandes ( H o s p i t a l M i g u e l B o m b a r d a ) Dra. Margarida Roovers de Almeida ( H o s p i t a l M i g u e l B o m b a r d a )

Duração 1 8 h o r a s

Organização D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e d o I S P A Núcleo d e P s i q u i a t r i a T r a n s c u l t u r a l d o H o s p i t a l M i g u e l B o m b a r d a

Local I S P A

3o Curso P S I C O L O G I A D A G R A V I D E Z E D A M A -T E R N I D A D E - N Í V E L 2 2 6 d e F e v e r e i r o a 1 9 d e J u n h o d e 1 9 9 9

Destinatários Técnicos d e Saúde P r o f e s s o r e s e e d u c a d o r e s

Coordenação Dra. Conceição Faria ( D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a d a M a t e r n i d a d e D r . A l f r e d o d a C o s t a / I S P A )

n140

=4 §

i r

Page 36: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

< J F f > Departamento de Formação Permanente

^0

. afi fFev. 99

í ^

Formadores P r o f 3 . Doutora Isabel Leal ( I S P A ) D r a . Conceição Faria ( D p t . 0 d e P s i c o l o g i a d a M a t e r -n i d a d e D r . A l f r e d o d a C o s t a / I S P A ) Dr. Vítor Neto ( H o s p i t a l d e E g a s M o n i z ) Dr. Pedro Sá e Melo ( M a t e r n i d a d e D r . A l f r e d o d a C o s t a ) Dra. Maria de Jesus Correia ( D p t . 0 d e P s i c o l o g i a d a M a t e r n i d a d e D r . A l f r e d o d a C o s t a )

Duração 4 4 h o r a s

Local I S P A

I o Curso F O R M A Ç Ã O P E D A G Ó G I C A I N I C I A L D E F O R M A D O R E S 1 5 d e Março a 3 1 d e M a i o d e 1 9 9 9

Destinatários Indivíduos c o m experiência d e formação p r o f i s s i o n a l e q u e n u n c a t i v e r a m q u a l q u e r formação p e d a -gógica específica Indivíduos q u e a p r e s e n t a m motivação c o n s i s t e n t e p a r a s e i n i c i a r e m n a a c t i v i d a d e f o r m a t i v a F i n a l i s t a s d e P s i c o l o g i a

Gestão e Formação d e Coordenação

Dr. Joaquim Ferro (GFC C o n s u l t o r e s , L d a .

Duração 1 0 0 h o r a s

Organização D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e d o I S P A G F C - Gestão e Formação d e C o n s u l t o r e s , L d a .

Local I S P A

4o Curso O R I E N T A Ç Ã O E S C O L A R E P R O F I S S I O N A L 1 0 d e A b r i l a 3 d e J u l h o d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos F i n a l i s t a s d e P s i c o l o g i a

Coordenação Dr. Arménio B. Sequeira (ISPA)

Formadores Dra. Maria Helena Alves (Psicóloga, C o n s e l h e i r a d e Orientação) Dr. Jorge Camarate (Psicólogo, C o n s e l h e i r o d e O r i -entação)

Duração 3 0 h o r a s

Local I S P A

2o Curso A S M U L H E R E S E A S I D A A c a l e n d a r i z a r

Destinatários Psicólogos Técnicos d e saúde Técnicos d e reabilitação Técnicos d e serviço s o c i a l E s t u d a n t e s d e P s i c o l o g i a

Coordenação Prof. Doutor Machado Caetano (Fundação P o r -t u g u e s a A C o m u n i d a d e C o n t r a a S I D A ) Dr. José A. Carvalho Teixeira ( I S P A )

Duração 1 5 h o r a s

Local I S P A

S° Curso A N A L I S E P S I C O D I N A M I C A D O D E S E N H O 1 3 d e A b r i l a 1 9 d e J u n h o d e 1 9 9 9

Destinatários Psicólogos e o u t r o s técnicos q u e n a s u a a c t i v i d a d e p r o f i s s i o n a l u t i l i z e m o d e s e n h o c o m o i n s t r u m e n t o d e observação, p s i c o t e r a p i a , e t c . F i n a l i s t a s d e P s i c o l o g i a (até 1 0 ) poderão i n s c r e v e r -s e c o m o o b s e r v a d o r e s

Formador Dr. Jaime Coelho ( I S P A )

Duração 4 0 h o r a s

Local I S P A

Informações e Inscrições I S P A R u a J a r d i m d o T a b a c o , 3 4 , 1 1 4 9 - 0 4 1 - L i s b o a T e l . : 8 8 1 1 7 0 0 F a x : ( 0 1 ) 8 8 6 0 9 6 4

Departamento de Formação Permanente

Page 37: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

L E N D Á R I O DE R E U N I Õ E S

Reuniões no ISPA Reuniões Nacionais 1 6 / 1 / 9 9

Simpós io P S I C O P A T O L O G I A E P S I C O L O G I A

Organização: C a d e i r a d e P s i c o p a t o l o g i a G e r a l ( 3 o

a n o ) / D F P

Informações: S e c r e t a r i a d o d o Dpt°. d e Formação P e r -m a n e n t e , I S P A , R u a J a r d i m d o T a b a c o , 3 4 - 1 1 4 9 - 0 4 1 L i s b o a

T e l . : ( 0 1 ) 8 8 1 1 7 7 5 , F a x : 8 8 6 0 9 5 4

6 / 2 / 9 9

I I I S e m i n á r i o I n t e r d i s c i p l i n a r e m N e u r o p s i c o l o g i a N E U R O P S I C O L O G I A D A S D O E N Ç A S D E G E N E R A T I V A S E D E S M I E L I N I Z A N T E S

Organização: D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e

Informações: S e c r e t a r i a d o d o Dpt°. d e Formação P e r -m a n e n t e , I S P A , R u a J a r d i m d o T a b a c o , 3 4 - 1 1 4 9 - 0 4 1 L i s b o a

T e l . : ( 0 1 ) 8 8 1 1 7 7 5 , F a x : 8 8 6 0 9 5 4

2 6 e 2 7 / 3 / 9 9

9 . ° Co lóqu io d e P s i c o l o g i a Cl ín ica G É N E R O E P S I C O L O G I A

O Q U I O P S I C O L O G I A C L Í N I C A

B i G é n e r o H| e P s i c o l o g i a W 2 6 e 2 7

Organização: Núcleo d e Coordenação d a A r e a d e P s i c o l o g i a Clínica.

Informações: Comissão O r g a n i z a d o r a , Núcleo d e Coordenação d a Área d a P s i c o l o g i a Clínica, I S P A , R u a J a r d i m d o T a b a c o , 3 4 , 1 1 4 9 - 0 4 1 L i s b o a

Tel . : (01) 881 17 00, Fax: (01) 886 09 54

7 a 9 / 1 / 9 9

J o r n a d a s d a Assoc iação P o t u g u e s a d e T e r a p i a d o C o m p o r t a m e n t o T E R A P I A C O G N I T I V O - C O M P O R T A M E N -T A L : I N V E S T I G A Ç Ã O , P R Á T I C A E I N T E -GRAÇÃO C O M T E R A P I A FARMACOLÓGICA C o i m b r a

Informações: S e c r e t a r i a d o (Luís J o r g e / S a n d r a M o r a ) , Clínica Psiquiátrica d o H . U . C , A p a r t a d o 9 0 0 1 , 3 0 4 9 C o i m b r a C o d e x

T e l . : ( 0 3 9 ) 4 0 0 4 0 0 ( E x t . 1 2 7 1 2 / 1 2 7 0 5 ) , F a x : ( 0 3 9 ) 8 2 8 2 9 1

4 a 6 / 3 / 9 9

I N T E R F A C E S DA P S I C O L O G I A Évora

Informações: Comissão O r g a n i z a d o r a , D e p a r t a m e n t o d e P e d a g o g i a e Educação, U n i v e r s i d a d e d e Évora, Palá-c i o d a Inquisição, 7 0 0 0 Évora

T e l . : 0 6 6 7 4 4 5 2 2 , F a x : 0 6 6 7 4 4 5 2 1

5 e 6 / 2 / 9 9

I . a s J O R N A D A S N A C I O N A I S D A S O C I E -D A D E P O R T U G U E S A D E P S I C O S S O M Á -T I C A

A P a r t e e o T o d o : M o d e l o s e I n t e r v e n -ção e m Ps icossomát ica C a r a m u l o

Informações: S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e P s i c o s -somática, R u a P r o f . F r a n c i s c o G e n t i l , n°8 , 2°B, 1 6 0 0 L i s b o a .

Reuniões no Estrangeiro

1 4 a 1 6 / 1 / 9 9

I N T E R N A T I O N A L C O N F E R E N C E : E M E R G -I N G I S S U E S I N P S Y C H O L O G Y H y d e r a b a d (índia)

Informações: C o n f e r e n c e O r g a n i s e r , S w i n b u r n e P s y -c h o l o g y , S w i n b u r n e U n i v e r s i t y o f T e c h n o l o g y , J o h n S t r e e t , H a w t h o r n , V i c t o r i a 3 1 2 2 (Austrália)

T e l . : 6 1 0 3 9 2 1 4 5 2 0 9 , F a x : 6 1 0 3 9 8 1 9 0 5 7 4

2 7 / 6 a 2 / 7 / 9 9

X X V I I C O N G R E S S O I N T E R A M E R I C A N O D E P S I C O L O G I A C a r a c a s ( V e n e z u e l a )

Informações: S I P - 9 9 , A P D O 4 7 0 1 8 , guaramos, Caracas , 1041 (Venezuela)

L o s C h a -

i n i M í m

—3 1

M I

Page 38: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

A L E N D A R I O DE E U N I O

ns 40

an./Fev. 99

i k y I

4 a 9 / 7 / 9 9

6 * E U R O P E A N C O N G R E S S O F P S Y C H O -L O G Y - E U R O P E A N 1 M E T A M O R P H O S I S T H E T A S K O F P S Y C H O L O G Y R o m a (Itália)

Informações: S c i e n t i f i c C o m m i t t e e . D i p a r t e m e n t o d i p s i c o l o g i a . L o c . S a D u c c h e s s a . 0 9 1 2 3 C a g l i a r i (Itália),

T e l . : 3 9 - 7 0 - 2 9 1 0 4 , F a x : 3 9 - 7 0 - 2 9 1 0 4

4 a 8 / 7 / 9 9

S E C O N D W O R L D C O N G R E S S F O R P S Y -C H O T H E R A P Y : M I T H - D R E A M - R E A L I T Y V i e n a (Áustria)

Informações: W C P H e a d O f f i c e , R o s e n b u r s t e n s t r a s s e 8 / 3 / 8 , A - 1 0 1 0 V i e n a (Áustria)

T e l . : 4 3 - 1 - 5 1 2 0 4 4 4 , F a x : 4 3 - 1 - 5 1 2 0 5 7 0

9 a 1 1 / 7 / 9 9

2 n d I N T E R N A T I O N A L C O N F E R E N C E O N T H E ( N O N ) E X P R E S S I O N O F E M O T I O N S I N H E A L T H A N D D I S E A S E T i l b u r g ( H o l a n d a )

Informações: M r s . T i n i e A a r t s , C o n f e r e n c e S e c r e t a r i a t . D e p a r t m e n t o f P s y c h o l o g y , T i l b u r g U n i v e r s i t y , P O B o x 9 0 1 5 3 , 5 0 0 0 L e T i l b u r g ( H o l a n d a )

T e l . : 3 1 - 1 3 - 4 6 6 2 1 7 5 , F a x : 3 1 - 1 3 - 4 6 6 2 3 7 0

1 a 5 / 8 / 9 9 •

I X C O N F E R Ê N C I A E U R O P E I A D E P S I C O -L O G I A D O D E S E N V O L V I M E N T O I l h a d e S p e t s e s (Grécia)

Informações: P r o f . E l i a s B e s e v e g i s , D e p . o f P s y c h o l o -g y , U n i v e r s i t y o f A t h e n s , S c h o o l o f P h i l o s o p h y , P a n e p i s -t i m i o p o l i s , I l i s s i a , 1 5 7 8 4 A t e n a s (Grécia).

T e l . : 3 0 - 1 - 7 2 4 9 0 0 0 0 , F a x : 3 0 - 1 - 7 2 4 8 9 7 9

2 4 a 2 8 / 8 / 9 9 8 > h E U R O P E A N C O N F E R E N C E F O R R E -S E A R C H O N L E A R N I N G A N D I N S T R U -C T I O N G o t e b o r g (Suécia)

Informações: E A R L I 1 9 9 9 , D e p a r t m e n t o f E d u c a -t i o n , G o t e b o r g U n i v e r s i t y , B o x 3 0 0 , S E 4 0 5 3 0 G o t e b o r g (Suécia)

T e l . : 4 6 - 3 1 - 7 7 3 2 4 6 8 , F a x : 4 6 - 3 1 - 7 7 3 2 4 6 2

2 0 a 2 2 / 1 1 / 9 9

C O N G R E S S O M U N D I A L - E N F A N T S V I -C T I M E S B r u x e l a s (Bélgica)

Informações: Congrés E n f a n t s - V i c t i m e s , L e J o u r n a l d e s P s y c h o l o g u e s , 5 1 R u e d e 1 ' E c h i q u i e r , 7 5 0 1 P a r i s (França)

T e l . : 3 3 ( 1 ) 4 5 2 3 3 8 4 8 , F a x : 3 3 ( 1 ) 4 5 2 3 3 8 4 5

2 3 a 2 8 / 7 / 2 0 0 0

X X V I I I N T E R N A T I O N A L C O N G R E S S O F P S Y C H O L O G Y E s t o c o l m o (Suécia)

Informações: 2 7 t * I n t e r n a t i o n a l C o n g r e s s o f P s y -c h o l o g y , S w e d i s h P s y c h o l o g i c a l A s s o c i a t i o n , B o x 3 2 8 7 , S - 1 0 3 6 5 E s t o c o l m o (Suécia).

T e l . : 4 6 - 8 - 6 9 6 - 9 7 - 6 0 , F a x : 4 6 - 8 - 2 4 - 7 8 - 5 5

REVISTA

UNIVERSITÁRIA

d e PSICOLOGIA

E m e l a b o r a ç ã o o n . ° 1

A r t i g o s p a r a publicação d e v e m s e r e n v i a d o s p a r a N E R U P - Núcleo E d i t o r d a R U P , R u a J a r d i m d o T a b a c o , 3 4 , 1 1 4 9 - 0 4 1 L i s b o a , a o c u i d a d o d e S é r g i o O l i v e i r a .

Page 39: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

índice

O r g a n i z a t i o n a l i n n o v a t i o n : A n o v e r v i e w o f t o p i c s , m o d e l s a n d r e s e a r c h d i r e c t i o n s • Miguel Pina e Cunha & Theo M. M. Verha l len • Inovação tecnológica e padrões d e c o m p o r t a m e n t o o r g a n i z a -c i o n a l : U m a interpretaçãoda l i t e r a t u r a • Manuel La ran ja • U m m o d e l o d a influência d a gestão s o b r e o c o m p o r t a m e n t o i n o v a d o r n a s organizações • Mark Anthony Robben • P a r c e r i a s estratégicas p a r a o d e s e n v o l v i m e n t o d e n o v o s p r o d u t o s • Murray R. Millson, S . P. Ra j & David Wi lemon • C o m e r -c i a l i z a n d o inovações: L i g a n d o t e o r i a e prática • Raphae l Amit • Inovação: Utilização d o p o d e r p a r a c o m b a t e r a b u r o c r a c i a • Deborah Dougherty & Cynth ia Hardy • O p a p e l d a f l e x i b i l i d a d e n o d e -s e n v o l v i m e n t o d e n o v o s p r o d u t o s : U m e s t u d o empírico • S tefan H. T h o m k e • D a t e o r i a à prática: C o n t r a s t a n d o m o d e l o s e r e a l i d a d e s n a inovação d e p r o d u t o s • Car la Carr i lho Lopes & Miguel Pina e Cunha • Competição através d e p r o d u t o s : Lições d o s v e n c e d o r e s • Jean-Phi l ippe D e s c h a m p s & P. Ranganath Nayak • A gestão estratégica d e inovação n o s e c t o r d o s serviços f i n a n c e i r o s : U m e s -t u d o empírico • S tephen A. W. Drew

III, V o l u m e 4 Níimcro 2 O u t u b r o 1 9 '

" I I I ^ l i ,

c o m p o r t a m e n t o

E r g a n i z a c i o n a i T

1 E 0ESTÃO ** i

I I jjjjj Gestão da Inovação

™ Miguel Pina e Cunha

Instituía Superior da Psicologia Apliei

Sumário N o t a d e A b e r t u r a • I sabe l Pereira Leal • S o b r e a m a t e r n i d a d e • Maria de J e s u s Correia • M a t e r -n i d a d e n a adolescência: C o n t r i b u t o s p a r a u m a a b o r d a g e m d e s e n v o l v i m e n t a l • I s a b e l S o a r e s / I n ê s Jongenelen • A m a t e r n i d a d e n a adolescência n u m c o n t e x t o d e a b u s o s e x u a l n a família • Maria José Gi l /Patr íc ia L u c a s • D a r s e m ( s e ) p e r d e r • Maria José Gil • A n s i e d a d e s p e r i n a t a i s e m m u l h e r e s c o m g r a v i d e z d e r i s c o e e m m u l h e r e s c o m g r a v i d e z n o r m a l • Paula I s a b e l Rato • «Querer s e r mãe... u m l o n g o c a m i n h o a percorrer!» U m c a s o d a c o n s u l t a G E M F ( G r u p o d e E s t u d o s d e M o r t e F e t a l ) • Patr icia Lucas • U m f i l h o t e r o u não t e r : O c a s o d e I s a b e l • Maria de J e s u s Correia • I n t e r -rupção voluntár ia d a g r a v i d e z : Q u e r e s p o s t a s e m o c i o n a i s ? Q u e d i s c u r s o psicológico? • A n a N o y a / I s a b e l Pereira Leal • O v e n t r e s a c i a - s e , o s o l h o s não. O s u p o r t e s o c i a l e m a d o l e s c e n t e s q u e p r o s s e g u i r a m a g r a v i d e z e m u l h e r e s q u e r e c o r r e r a m à interrupção voluntária d a g r a v i d e z n a adolescên-c i a • Ana Margarida O u r ô / I s a b e l Pereira Lea l • Interrupção voluntária d a g r a v i d e z e distúrbio pós-traumático d e s t r e s s • Maria João Mendes C o s m e / I s a b e l Pereira Leal • E u s o u , t u és, e l e e r a . . . A u t o - c o n c e i t o e Interrupção Voluntária d a G r a v i d e z • Ana N o y a / I s a b e l Pereira Leal • A t i -t u d e s d e Técnicos d e Saúde e Interrupção Voluntária d a G r a v i d e z • José L. Pais R i b e i r o / T e r e s a Araújo

L E I T U R A S M O N O G R A F I A S E DISSERTAÇÕES CALENDÁRIO D E COLÓQUIOS, C O N G R E S S O S , SEMINÁRIOS R E V I S T A S R E C E B I D A S

H* 3 SÉRIE X V !

fm A N A L I S E W P S I C O L O G C A

GRAVIDEZ E INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ

índice

N o t a d e a b e r t u r a • José Morgado • C l a s s r o o m c o n t r o l a n d c h i l d b e h a v i o u r p r o b l e m s • David Fontana • C a m p o s o c i a l d o a d o l e s c e n t e : O i n d i v i d u a l , o g r u p o d e p a r e s e o s o u t r o s • Er ich Kirchler , Maria Gouveia Pereira • Dinâmica d e e s c o l a e i d e n t i d a d e s s o c i a i s • Margarida Alves Martins • A u t o - c o n c e i t o ( s ) , a u t o - e s t i m a e r e s u l t a d o s e s c o l a r e s : A inf luência d a repetência n o ( s ) a u t o -c o n c e i t o ( s ) e n a a u t o - e s t i m a d e a d o l e s c e n t e s • F ranc isco Peixoto • O s a d o l e s c e n t e s e o s p a i s : D i f e r -e n t e s percepções a c e r c a d o g r u p o d e p a r e s • Maria Gouveia Pereira • P r o f e s s o r e s , a l u n o s e mães: A s s u a s representações s o b r e o c o n f l i t o n a relação pedagógica • Ana Car i ta , Catar ina Te l les da S i lva , Daria Nunes Henr iques • Dinâmicas p a r a o s u c e s s o e m c o n t e x t o e s c o l a r • I vone Niza, I n -ácia San tana • O c o n f l i t o n a s a l a d e a u l a • Maria da Gráça Fernandes • A t e l i e r p a r a a l u n o s d o 2.° c i c l o • Paulo Louro

P S I C O L O G I A E r . I . i CAÇÃO íj« acinte «i> Zi ~ i 1« E '

I'M

; • . = o = >

Page 40: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

índice N o t a d e a b e r t u r a • Margar ida Alves Mart ins • L i t e r a c i a e educação pré-escolar • Margarida Alves Martins • Memórias e histórias: 0 p a p e l d a representação d e experiências d e v i d a n o d e s e n -v o l v i m e n t o c o g n i t i v o • I s a b e l Matta • D e G a t a B o r r a l h e i r a a C i n d e r e l a : Crónica d e u m a paixão • João Formosinho • P e r s p e c t i v e c o n s t r u c t i v i s t e e t o p t i o n s c o m m u n i c a t i v e s d a n s l a c o n d u t i o n d e p e -t i t s g r o u p e s d ' a p p r e n t i s s a g e à 1'école m a t e r n e l l e ( L e c a s d e l a découverte d u l a n g a g e écrit) • Laura Bonica • Representação s o c i a l d a criança e m i d a d e pré-escolar e m E d u c a d o r e s d e Infância e P r o f e s -s o r e s d o 1.° c i c l o d o E n s i n o Básico • Maria Luisa F o n s e c a Grácio • Método e Práticas E d u c a t i v a s d a Associação d e J a r d i n s E s c o l a s João d e D e u s • Horácio P. G. Ferreira Sara iva • A Formação d e A u x i l i a r e s d e Acção E d u c a t i v a c o m o f a c t o r d e q u a l i d a d e d a Educação Pré-Escolar • José J o a q u i m Mateus Lopes • J a r d i m d e infância/família, q u e relação? • I s a u r a Pedro, Lourdes Mata • Q u a n -d o a s r o t i n a s s e t r a n s f o r m a m e m a c o n t e c i m e n t o s n o j a r d i m d e infância • Maria Paula Aguiar , Maria T e r e s a Ferrão • Orientações C u r r i c u l a r e s p a r a a Educação Pré-Escolar: Análise d e u m p r o c e s -s o • Maria I s a b e l R a m o s Lopes da Si lva • Orientações C u r r i c u l a r e s p a r a a Educação Pré-escolar • António Pedro Si lva • Orientações C u r r i c l a r e s p a r a a Educção Pré-escolar e práticas e d u c a t i v a s • Maria E l isa Rolo Chale ta • A importância d o s m e c a n i s m o s semióticos n a s interacções d e t u t e l a : A p e r s p e c t i v a r e f e r e n c i a l • F ranc isco Peixoto • I d e n t i d a d e p e s s o a l e dimensões d a acção e d u c a t i v a n o J a r d i m d e Infância t e n d o c o m o referência o c o n s t r u c i o n i s m o s o c i a l • Esperança do Rosário J a l e s Ribeiro • T e o r i a s implícitas d o d e s e n v o l v i m e n t o e d a educação • Maria I s a u r a Almeida • R e p r e -sentações d e E d u c a d o r e s d e Infância d o 1.° c i c l o d o E n s i n o Básico s o b r e o p a p e l d o J a r d i m d e Infân-c i a e E s c o l a Primária e s o b r e a Criança e n q u a n t o a l u n o • Maria Luisa Fonseca Grácio • P e n s a r a a r t e e a expressão i n f a n t i l : U m a p e r s p e c t i v a d e intervenção e d u c a t i v a • I s a b e l Lemos Carva lho • A s a c t i v i d a d e s e x p r e s s i v a s e c r i a t i v a s são experiências científicas • Pedro Soares Onofre • A c -t i v i d a d e s e x p r e s s i v a s - U m e s p e l h o q u e f a l a • Maria I s a u r a Almeida • Animação d e m e r c a d o s -U m a experiência d e educação i n f o r m a l • Mirna Montenegro Pa iva , I n ê s de Paula Fernandes • A evolução d a s conceptualizações i n f a n t i s s o b r e a e s c r i t a n o s e n t i d o d a fonetização • Ana Crist ina S i l -va • L i n g u a g e m e s c r i t a n o j a r d i m d e infância: O q u e p e n s a m f u t u r o s e d u c a d o r e s d e infância? • Lour-des Mata • Importância d e d e s e n v o l v e r p r e c o c e m e n t e a s competências d a l e i t u r a - e s c r i t a • Maria Amélia Martins • M o n t a g e m e dinamização d e u m a b i b l i o t e c a i n f a n t i l • Virginia Maria dos Santos

G O L F I N H O S D O S A D O : E S T U D O S D E S O N S E C O M P O R T A M E N T O I S P A , Colecção T e s e s 4 , 1 9 9 8 , p p . 2 8 4

índice A g r a d e c i m e n t o s R e s u m o S u m m a r y

PARTE I . INTRODUÇÃO 1 . Apresentação 2 . Caracterização biológica d o g o l f i n h o - r o a z 3 . C o m p o r t a m e n t o e v i d a s o c i a l 4 . Percepção e Comunicação 5 . L i t e r a t u r a e x i s t e n t e s o b r e o s g o l f i n h o s - r o a z e s d o S a d o 6 . O b j e c t i v o s d o p r e s e n t e t r a b a l h o

PARTE I I . MÉTODOS 7 . A área d e e s t u d o 8 . M e t o d o l o g i a

PARTE I I I . R E S U L T A D O S 9 . C o m p o r t a m e n t o e padrões d e a c t i v i d a d e d o s g o l f i n h o s - r o a z e s 1 0 . Repertório d e vocalizações d o s g o l f i n h o s - r o a z e s 1 1 . Análise d a ocorrência d o s s i n a i s 1 2 . O u t r o s r e g i s t o s acústicos subaquáticos

PARTE IV. DISCUSSÃO 1 3 . Discussão g e r a l 1 4 . Considerações f i n a i s

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A N E X O 1 A N E X O 2 A N E X O 3

Page 41: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

A p r e s e n t a m o s n e s t a r u b r i c a o s e s t u d a n t e s q u e o b t i v e r a m n o t a d e 2 0 v a l o r e s n a M o n o g r a f i a d e F i m d e C u r s o d e 1 9 9 8 .

PSICOLOGIA C L I N I C A P S I C O L O G I A EDUCACIONAL

"O K."

J u r i constituído p e l o P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a ; P r o f . D o u t o r António José d o s S a n -t o s e o M e s t r e L u i s R i b e i r o .

Ana Teresa Pargana Calado

"Sat isfação de s u j e i t o s d iabét icos em relação a o s cu idados de saúde"

J u r i const i tu ído p e l o s D r s . José C a r v a l h o T e i x e i r a , E d u a r d o C o e l h o M o o s e I s a b e l T r i n d a d e .

Fátima Cristina da Silva Ribeiro Gameiro

"A letra sen te o sent ido"

J u r i constituído p o r P r o f . D r . C a r l o s A m a r a l D i a s , D r . a D e o l i n d a P a e s L e i t e e M e s t r e L u i s S o u s a R i b e i r o .

Hélder G. A. Soares

JÊÊÊk

€1 s t

"O c o n c e i t o d e n ú m e r o d e c i m a l e m a lunos do 4 . ° e 6 . ° ano de escolar idade c o m a l t o e b a i x o d e s e m p e n h o e m Matemát ica" .

J u r i constituído p e l a P r o f . a D o u t o r a I s a b e l M a t t a , P r o f . 3 D o u t o r a Glór ia R a m a l h o e M e s t r e A n a C r i s t i n a S i l v a .

Célia Cristina Marques Augusto

"Conceptual izações de adul tos a n a l f a -betos a c e r c a da l inguagem escr i ta . "

J u r i constituído p e l o s M e s t r e s : A n a C r i s t i n a S i l v a , L o u r d e s M a t a e F r a n c i s c o P e i x o t o .

Diana Braz

"Representações de a lunos do 12 . ° ano sobre o conflito na s a l a de au la"

J u r i consti tuído p e l o P r o f . D o u t o r António C a n d e i a s , P r o f a . D o u t o r a M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s e M e s t r e A n a C a r i t a .

José Manuel Mendes

"Evolução do perfil psicológico do toxi -c o d e p e n d e n t e e m c o m u n i d a d e t e r a -pêut ica"

J u r i const i tu ído p e l o P r o f . D o u t o r E u r i c o F i g u e i r e d o , D r . J a i m e C o e l h o e D r . D o m i n -g o s .

João M. A. Domingues

" R e p r e s e n t a ç õ e s s o c i a i s d o s p r o f e s -s o r e s d e E d u c a ç ã o E s p e c i a l s o b r e o s u c e s s o educa t i vo de a l u n o s c o m n e -c e s s i d a d e s educat ivas espec ia is . "

J u r i consti tuído p e l o P r o f . D o u t o r A n t o n i o C a n d e i a s , M e s t r e José M o r g a d o e D r a . M a r i a M a n u e l N u n e s .

José Maria de Castro Silva

P S I C O L O G I A SOCIAL E DAS ORGANIZAÇÕES

"Determinantes do e m p e n h a m e n t o or-g a n i z a c i o n a l : i m p a c t o d a i d e n t i d a d e soc ia l , das n e c e s s i d a d e s de desenvolv i -m e n t o e do c o m p r o m i s s o c o m p o r t a -menta l . "

J u r i constituído p e l o s M e s t r e s : A n a C r i s t i n a M a r t i n s , F r a n c i s c o N u n e s , Virgílio A m a r a l .

Carlindo Xavier

" V a l i d a ç ã o s o c i a l d a s o p i n i õ e s : f u n -c ional idade do c o n s e n s o e da variabi l i -dade."

J u r i const i tu ído p e l o P r o f . D o u t o r L e o n e l G a r c i a - M a r q u e s , M e s t r e M a r i a G o u v e i a P e r e i r a e P r o f . D o u t o r J o r g e V a l a .

"Atitudes ambienta is , satisfação a m b i -enta l , ident idade conce lh ia , caracter ís-t i c a s soc io-demográf icas e c o m p o r t a -mentos ambien ta is : um es tudo exp lo -ratório no Concelho de Loures ."

J u r i constituído p e l o P r o f . D o u t o r L u i s S o c z k a , M e s t r e s : A n a C r i s t i n a M a r t i n s e Virgílio A m a r a l .

Olga Branco

Diniz Lopes

— i i > — i

Page 42: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

1 * ento de

Instituto Superior de Psicologia Aplicada Formação Permanente

I § P A Departamento de

Em colaboração com Núcleo de Psiquiatria Transcultural do Hospital Miguel Bombarda

1.° C u r s o

S A Ú D E M E N T A L E C U L T U R A

C o m a participação d o

Prof. Juan E. M o u n t S i n a i S c h o o l o f M e d i c i n e ( U S A )

4 n 6 d e F e v e r e i r o d e I f 9 9

Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa Tel. (01) 881 17 00 Fax (01) 886 09 54

Page 43: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

I S P A Departamento de

Formação Permanente I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a

r A c ç õ e s d e F o r m a ç ã o

P r ó x i m a s In ic ia t ivas (1° Trimestre 1999)

Neuropsicologia Clínica (4° curso) Consulta Psicológica em Centros de Saúde (2° curso) Saúde Mental e Cultura (1° curso) Aprofundamento em Avaliação Psicológica (1° curso) Técnica Rorschach (3° curso) Simpósio Psicopatologia e Psicologia Recrutar e Seleccionar (5° curso) Psicologia da Gravidez e Maternidade Nível 1 (3° curso) Psicologia da Gravidez e Maternidade Nível 2 (3° curso) As Expressões na Evolução da Prática da Psicologia (2° curso) Aconselhamento e Acompanhamento

na Inserção Socio-Profissional (2° curso) Educação Ambiental: Planeamento, Implementação e Gestão

de Programas: Aspectos Comportamentais (1° curso) Perturbações do Comportamento Alimentar (1° curso) As Mulheres e a SIDA (2° curso) Supervisão em Orientação Escolar e Profissional Saúde Mental e Cultura (1° Curso)

Simpósio Psicopatologia e Psicologia III Seminário Interdisciplinar de Neuropsicologia Simposium Sexologia e Disfunções Sexuais Simposium Perturbações do Comportamento Alimentar

90 h 30 h 18 h

240 h 25 h 4 h

24 h 12 h 44 h 20 h

30 h

60 h 30 h 16 h 50 h 18 h

4 h 8 h 4 h 4 h

Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa Tel. (01) 881 17 00 Fax (01) 886 09 54

Page 44: Centro de Documentação - Departamento d Formarãe Permanento ecd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-40-1999.pdf · 2014. 10. 30. · Centro de Documentaçã o 17 Actividades

S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e Ps icaná l i se I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a

Em associação com: F e d e r a t i o n Europeènne d e P s y c h a n a l y s e ( F E P )

I n t e r n a t i o n a l C o n f e r e n c e FAIRBAIRN AND RELATIONAL THEORY TODAY

O c t o b e r 2 8 , 2 9 , 3 0 , 3 1 - 1 9 9 9 L i s b o n

W i t h t h e C o - o p e r a t i o n o f I n t e r n a t i o n a l A s s o c i a t i o n f o r t h e H i s t o r y o f P s y c h o a n a l y s i s B r i t i s h P s y c h o - a n a l y t i c a l S o c i e t y S c o t t i s h I n s t i t u t e o f H u m a n R e l a t i o n s S c o t t i s h A s s o c i a t i o n o f P s y c h o a n a l y t i c P s y c h o t h e r a p y