NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário...

12
NOTA DE ABERTURA Com a publicação do número de Abril do Boletim Informativo, é com satisfação que assinalamos a sua edição regular, particularmente quando se comemoram 30 Anos de Vida Académica e o I.S.PA. ocupa lugar ímpar no panorama do ensino superior particular e cooperativo do nosso país. O vasto conjunto de actividades de formação, investigação e intervenção que tem sido divulgado dá conta disso mesmo, bem como o intercâmbio crescente com outras instituições, nacionais e estrangeiras. Nesta altura em que comemoramos 30 Anos de Vida Académica é oportuno recordar que um longo caminho foi percorrido desde que, em 1962, foi criado o Instituto de Ciências Psicopedagógicas, que veio a adoptar a designação de Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 1964. Esse caminho tem uma história. A história de um crescimento e desenvolvimento que nos trouxe até à maturidade institucional que hoje vivemos e que, em si mesma, é também um ponto de partida e abertura a novas possibilidades de desenvolvimento. É assim que, no presente, enfrentamos a tarefa de escrever a história e o desafio de projectar o futuro. Para além das secções habituais, continuamos neste número a divulgação de informações gerais sobre Licenciaturas concluídas (Psicologia Clínica) e Locais de Estágio (Psicologia Educacional).

Transcript of NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário...

Page 1: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

N O T A D E A B E R T U R A

Com a publicação do número de Abril do Boletim Informativo, é com satisfação que assinalamos a sua edição regular, particularmente quando se comemoram 30 Anos de Vida Académica e o I.S.PA. ocupa lugar ímpar no panorama do ensino superior particular e cooperativo do nosso país. O vasto conjunto de actividades de formação, investigação e intervenção que tem sido divulgado dá conta disso mesmo, bem como o intercâmbio crescente com outras instituições, nacionais e estrangeiras.

Nesta altura em que comemoramos 30 Anos de Vida Académica é oportuno recordar que um longo caminho foi percorrido desde que, em 1962, foi criado o Instituto de Ciências Psicopedagógicas, que veio a adoptar a designação de Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 1964. Esse caminho tem uma história. A história de um crescimento e desenvolvimento que nos trouxe até à maturidade institucional que hoje vivemos e que, em si mesma, é também um ponto de partida e abertura a novas possibilidades de desenvolvimento. É assim que, no presente, enfrentamos a tarefa de escrever a história e o desafio de projectar o futuro.

Para além das secções habituais, continuamos neste número a divulgação de informações gerais sobre Licenciaturas concluídas (Psicologia Clínica) e Locais de Estágio (Psicologia Educacional).

Page 2: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

iiiiii ) > ©Itettiinnn I S P A

if]

l i ! i i l

N O T I C I A S

3 0 A N O S D O I S P A

D e c o r r e u n o p a s s a d o d i a 18 d e Março a f e s t a d e Aniversário d o s 3 0 a n o s d o 1 S P A . D e l a f e z p a n e u n i j a n t a r c o n \ i \ i o e n t r e d o c e n t e s , funcionários c r e p r e s e n t a n t e s d a Associação d e E s t u d a n t e s e a i n d a u n i a f e s t a p r o p r i a m e n t e d i t a . c o m m u s i c a a o v i v o , b e b i d a s , m u i t a c o n v e r s a , e t c . . a b e r t a a t o d a a população e s c o l a r I s p i a n a . D e a s s i m i l a r f o i o f a c t o d e t e r e m e s t a d o p r e s e n t e s c e r c a d e 4 0 0 pessoas o q u e r e p r e s e n t a , s e m dúvida, o inegável " a m o r à c a m i s o l a " q u e u m a g r a n d e p a r t e d o s d o c e n t e s , funcionários e a l u n o s d o I S P A têm p e l a n o s s a instituição. N o próximo número, c o n t a m o s p u b l i c a r u m a r e p o r t a g e m a l a r g a d a não só s o b r e a f e s t a m a s também c o m d e p o i m e n t o s de p e r s o n a l i d a d e s q u e estão o u e s t i v e r a m l i g a d a s a o I S P A p a r a n o s d a r e m a s u a p e r s p e c t i v a o u c o n t a r e m u m p o u c o d a História d a n o s s a E s c o l a P a r a já a s comemorações p r o s s e g u e m c o m a I S e m a n a Académica d e A l f a m a .

O Director. Prof. Doutor Frederico Pereira e o Presidente da Cooperativa. Dr. Carlos Trintão, no momento em que se partia O Bolo de Aniversário.

I S E M A N A ACADÉMICA D E A L F A M A

D e 2 9 d e Março a 3 d e A b r i l d e c o r r e a / Semana Académica de Alfama, u m a i n i c i a t i v a i n t e g r a d a n a s Comemorações d o s 3 0 A n o s d e V i d a Académica e o r g a n i z a d a c o n j u n t a m e n t e p e l o I S P A . J u n t a d e F r e g u e s i a d e S a n t o Estevão e .Associação de E s t u d a n t e s d o I S P A . O p r o g r a m a i n c l u i u m c o n j u n t o v a s t o e v a r i a d o d e a c t i v i d a d e s c u l t u r a i s - t e a t r o , c i n e m a , b a i l a d o , música e p o e s i a , e n t r e o u t r a s - e u m a v i s i t a d a s crianças d a E s c o l a Primária d a J u n t a d e F r e g u e s i a a o I S P A .

COLABORAÇÃO C O M A U N I V E R S I D A D E AUTÓNOMA D E M A D R I D

O P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a . D i r e c t o r d o I S P A . d e s l o c o u - s c r e c e n t e m e n t e a M a d r i d , o n d e r e a l i z o u c o n t a c t o s c o m a f a c u l d a d e d e P s i c o l o g i a d a U n i v e r s i d a d e autónoma d e M a d r i d c o m a finalidade d e v i r a e s t a b e l e c e r u m convénio e n t r e e s s a instituição e o I S P A , e a n o s s a inclusão n u m P I C ( P r o j e c t o Interuniversitário d e Cooperação) n o âmbito d o P r o g r a m a E r a s m u s .

P R O T O C O L O D E COOPERAÇÃO I S P A 7 A P A V

A o a b r i g o d o p r o t o c o l o d e Cooperação I S P A / A P A V , d e c o r r e u n o I S P A , n o s d i a s 13 e 2 7 d e Março, u m a acção d e formação p a r a voluntários d a Associação P o r t u g u e s a d e A p o i o à Vítima. N e s t e e v e n t o , c o o r d e n a d o p e l o s D r s . P e r e i r a d a S i l v a ( I S P A ) e R o s a B e s s a ( A P A V ) , f o r a m p r e l e c t o r e s o s D r s . C o i m b r a d e M a t o s ( I S P A ) , T e i x e i r a d a M o t a (Fórum Justiça e L i b e r d a d e ) e Malène R o d r i g u e s ( I n s t i t u t o S u p e r i o r d e Serviço S o c i a l d e L i s b o a ) .

P R O T O C O L O D E COLABORAÇÃO C O M O M O V I M E N T O D A E S C O L A M O D E R N A

O I S P A , através d o D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l , c e l e b r o u u m p r o t o c o l o d e colaboração c o m o Movimento da Escola Moderna, v i s a n d o o d e s e n v o l v i m e n t o d e p r o j e c t o s d e formação c o n t i n u a d e P r o f e s s o r e s e d e p r o j e c t o s d e investigação e d e intervenção n a área d a Educação.

P R O T O C O L O D E COLABORAÇÃO C O M A L I G A P O R T U G U E S A D O S D E F I C I E N T E S M O T O R E S

O I S P A a s s i n o u u m p r o t o c o l o d e colaboração c o m a Liga Portuguesa dos Deficientes Motores, q u e r e g u l a a realização d e estágios e s c o l a r e s n a q u e l a instituição, p o r p a r t e d e f i n a l i s t a s d o I S P A .

P R O J E C T O ACADÉMICO

O P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a , D i r e c t o r d o I S P A , e s t e v e e m L u g a n o , Suiça, a c o n v i t e d o " C e n t r o Interuniversitário T i c i n e s e " , c o m v i s t a à preparação d e u m p r o j e c t o académico d e i n t e r e s s e c o m u m .

A C O R D O D E C O O P E R A Ç Ã O I S P A - C N I G

F o i a s s i n a d o u m a c o r d o d e colaboração c i e n t i f i c a e técnica e n t r e o I S P A e o C e n t r o N a c i o n a l d e Investigação Geográfica, d o Ministério d o P l a n o e O r d e n a m e n t o d o Território.

Page 3: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

I S P A / F A C . P S I C O L O G I A D E G E N E V E

O P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a , D i r e c t o r d o I S P A , deslocar-se-á a Genève p a r a r e n e g o c i a r o p r o t o c o l o d e colaboração c o m a F a c u l d a d e d e P s i c o l o g i a e Ciências d a Educação d a U n i v e r s i d a d e d e Genève.

I S P A / U N I V E R S I D A D E D E S . P A U L O

O P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a deslocar-se-á a S . P a u l o , a c o n v i t e d e c o l e g a s b r a s i l e i r o s , p a r a p r o g r a m a r u m a colaboração c o m U n i v e r s i d a d e s B r a s i l e i r a s , q u e s o l i c i t a m o d e s e n v o l v i m e n t o n o B r a s i l d a a c t i v i d a d e científica-pedagógica d o I S P A e d e f i n i r o p e r f i l d e s t a colaboração.

2 o E N C O N T R O D E A N T R O P O L O G I A F E N O M E N O L Ó G I C A E E X I S T E N C I A L

«s p a s s a d o s d i a s 2 6 e 2 7 / 0 3 / 9 3 r e a l i z o u - s e n o s p i t a l d o C o n d e d e F e r r e i r a ( P o r t o ) o 2o Encontro

de Antropologia Fenomenológica e Existencial, c u j o o b j e c t i v o p r i n c i p a l f o i o d e c o n t r i b u i r p a r a o r e p e n s a r d a F e n o m e n o l o g i a c o m o f u n d a m e n t o d a investigação e d o c o n h e c i m e n t o psicopatológicos. N o âmbito d a s áreas temáticas - Preocupações E s s e n c i a i s d o H o m e m (existência/morte, solidão, l i b e r d a d e e p r o j e c t o e x i s t e n c i a l ) e E n c o n t r o Terapêutico - o s m e m b r o s d o G r u p o d e E s t u d o s d e P s i c o l o g i a e P s i c o p a t o l o g i a Fenomenológicas e E x i s t e n c i a i s d o I . S . P . A . a p r e s e n t a r a m u m c o n j u n t o d e várias comunicações.

4 o C U R S O D E FORMAÇÃO E M A C O N S E L H A M E N T O S I D A P A R A CLÍNICOS G E R A I S E PSICÓLOGOS

D e 1 2 a 1 6 / 0 4 / 9 3 decorrerá n o I . S . P . A . o 4" Curso de Formação em Aconselhamento SIDA para Clínicos

wQerais e Psicólogos, n o q u a l colaborarão o s D r s . " a m a i M a n s i n h o (Serviço d e I n f e c t o - C o n t a g i o s a s d o

H o s p i t a l E g a s M o n i z ) t T e r e s a Paixão e F r a n c i s c a A v i l e z ( I n s t i t u t o R i c a r d o J o r g e ) e S a n t o s L u c a s ( E s c o l a N a c i o n a l d e Saúde Pública). E n t r e o s d o c e n t e s d o I . S . P . A . participarão:

P r o f * . D o u t o r a I s a b e l L e a l - Modificação d e a t i t u d e s e c o m p o r t a m e n t o s ( p o n t o d e v i s t a psicológico);

D r * . Ângela V i l a - R e a l - V a l o r e s e a t i t u d e s n o a c o n s e l h a m e n t o , a s s o c i a d a s à m o r t e , s e x u a l i d a d e e contágio;

D r . José C a r v a l h o T e i x e i r a - P s i c o p a t o l o g i a e P s i c o l o g i a r e l a c i o n a d a s c o m a S I D A . A c o n s e l h a m e n t o Pré e Pós-Teste;

D r . V i c t o r Cláudio - A c o n s e l h a m e n t o a Famílias.

5 o C O L Ó Q U I O D E P S I C O L O G I A C L I N I C A

C o m o h a b i t u a l m e n t e , realizar-se-á e m O u t u b r o próximo ( d i a s 2 5 a 2 7 / 1 0 / 9 3 ) o 5o Colóquio de Psicologia Clinica, o r g a n i z a d o p e l o D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a Clínica d o I . S . P . A . e e s t e a n o i n t e g r a d o n a s Comemorações d o s 3 0 a n o s d e V i d a Académica. O 5 o Colóquio s u b o r d i n a - s e à temática Sexualidade e Sida d e inegável i n t e r e s s e e a c t u a l i d a d e . Prevê-se a publicação a c u r t o p r a z o d o p r i m e i r o anúncio e c o n v i t e à apresentação d e p r o p o s t a s d e comunicação.

V I M E E T I N G D A E F P S A

D e 1 9 a 2 4 d e A b r i l decorrerá, e m Amsterdão, o V I M e e t i n g d a E u r o p e a n F e d e r a t i o n o f P s y c h o l o g y S t u d e n t s A s s o c i a t i o n s . O r e p r e s e n t a n t e Português n o E x e c u t i v e B o a r d d a E F P S A , B r u n o R a s g a , coordenará u m d o s c i n c o s u b - g r u p o s d e s t e e n c o n t r o , s u b o r d i n a d o a o t e m a " P s y c h o t h e r a p y T r a i n i n g i n E u r o p e " .

V I I SEMINÁRIO D A S ÁREAS

A Secção Pedagógica d a A E I S P A levará a e f e i t o n o s próximos d i a s 2 1 , 2 2 e 2 3 d e A b r i l o VU Seminário das Áreas, c o m o o b j e c t i v o d e i n f o r m a r o s a l u n o s d o T r o n c o C o m u m s o b r e a s d i f e r e n t e s opções c u r r i c u l a r e s e x i s t e n t e s n o I S P A .

P R O J E C T O E P S I A S

O C N I G e n c o m e n d o u a o Núcleo d e E s t u d o s d e E c o l o g i a S o c i a l d o I S P A a realização d e u m e s t u d o epidemiológico e sócio-ecológico d o B a i r r o d a L i b e r d a d e , n o âmbito d o p r o j e c t o E P S I A S ( P r o g r a m a s S E E R d a C E E e S T R I D E d a J N I C T ) . O e s t u d o será c o o r d e n a d o e m a m b a s a s instituições p e l o P r o f . D o u t o r Luís S o c z k a , e a e q u i p a d e investigação será constituída p e l a D r * . M a r i a A l i c e G a m e i r o ( A s s i s t e n t e d e P s i q u i a t r i a n a F a c u l d a d e d e Ciências Médicas, U n i v e r s i d a d e N o v a d e L i s b o a ) , p e l o D r . F e r n a n d o R a t o (Psicólogo d o C e n t r o d e P s i c o l o g i a Clínica e P s i c o t e r a p i a s d e L i s b o a ) , p e l a D r * . E d u a r d a M e l o ( C e n t r o d a s T a i p a s ) e p e l a e s t u d a n t e f i n a l i s t a d e P s i c o l o g i a S o c i a l , M a r i a João B o r g e s . O e s t u d o versará a v e r t e n t e psicológica d o i m p a c t o a m b i e n t a l d a construção d o e i x o N o r t e - S u l e m L i s b o a .

C U R S O D E PÓS-GRADUAÇÃO E M REABILITAÇÃO

N o âmbito d o C u r s o d e Pós-Graduação e m Reabilitação -1 9 9 2 / 9 3 r e a l i z o u - s e , n o p a s s a d o mês d e Março, u m seminário s o b r e Organizações e G r u p o s d e A j u d a Mútua. d i r i g i d o p e l a D r * . S a r a h C l a r k s o n , d a S e l f - H e l p U n i t , d e L o n d r e s . A D r * . S a r a h C l a r k s o n l e c c i o n o u também n o C u r s o d e Saúde M e n t a l Comunitária.

Page 4: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

COMUNICAÇÕES, CONFERÊNCIAS E O U T R A S A C T I V I D A D E S R E A L I Z A D A S O U P O R R E A L I Z A R

P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a

O P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a estará p r e s e n t e n o C o n g r e s s o d a Federação E u r o p e i a d e Psicanálise q u e decorrerá e m V i e n a , e m A b r i l .

P r o f . D o u t o r C a r l o s B a r r a c h o

F o i c o n v i d a d o p e l a Câmara M u n i c i p a l d e L i s b o a a a p r e s e n t a r , e m M a i o , u m a comunicação d e n t r o d o Colóquio " L i s b o a , C i d a d e Mágica".

P r o f . D o u t o r C . A . M a r q u e s & D r . M . P . C u n h a

" A b o r d a g e m Ergonómica d o s A c i d e n t e s d e Viação e m P o r t u g a l " I E u r o p e a n S y m p o s i u m o f E r g o n o m i c s E s t o r i l , 2 7 - 2 8 F e v e r e i r o 1 9 9 2 .

I n t e g r a a direcção, r e c e n t e m e n t e e l e i t a , d o I n s t i t u t o d e Psicanálise. P r o f . D o u t o r C . A . M a r q u e s ; D r . M . P . C u n h a &

D r . J . G o m e s

P r o f * . D o u t o r a E l i s a b e t h S o u s a

A P r o f . D o u t o r a E l i s a b e t h S o u s a f o i c o n v i d a d a a m i n i s t r a r u m c u r s o b r e v e s o b r e "Problemas Actuais em Psicologia Social", n o pólo Universitário d e B e j a d a U n i v e r s i d a d e M o d e r n a . * A m e s m a d o c e n t e participará n u m simpósio s o b r e "Prevenção Rodoviária", n a reunião q u e , p r o x i m a m e n t e , s e realizará e m B r a g a s o b r e Tráfego Rodoviário.

P r o f * . D o u t o r a M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s

Comunicação i n t i t u l a d a " C o n c e p t u a l i s a t i o n s s u r l e l a n g a g e écrit e t a p p r e n t i s s a g e d e l a l e c t u r e " n o q u a d r o d e u m Colóquio o r g a n i z a d o p e l o Instituí National de Recherche Pédagogique - Département politiques pratiques et acteurs de 1'education q u e t e v e l u g a r e m P a r i s , n o s d i a s 2 5 e 2 6 d e Março d e 1 9 9 2 .

Participação n a M e s a r e d o n d a i n t i t u l a d a "Língua m a t e r n a e e s c o l a r i d a d e - d i f i c u l d a d e s n a inserção s o c i a l " n o q u a d r o d o C o n g r e s s o I n t e r n a c i o n a l " A Criança n o M u n d o d e Língua P o r t u g u e s a " q u e t e v e l u g a r e m L i s b o a , d e 1 1 a 15 d e F e v e r e i r o d e 1 9 9 2 .

M e m b r o d a E q u i p a d e Coordenação d a área d e D e s e n v o l v i m e n t o P e s s o a l e S o c i a l , n o I n s t i t u t o d e Inovação E d u c a c i o n a l .

C o n s u l t o r a d e u m p r o j e c t o d e investigação d e s e n v o l v i d o n o q u a d r o d a F a c u l d a d e d e P s i c o l o g i a e Ciências d a Educação d a U n i v e r s i d a d e d e L i s b o a s o b a direcção d a P r o f . D o u t o r a L u z C a r i s o b r e " T r e i n o meta-fonológico e a p r e n d i z a g e m d a l e i t u r a e m crianças d e m e i o d e s f a v o r e c i d o " .

C o n v i d a d a a p r o f e r i r u m a conferência s o b r e "Evolução da Escola antes do Ensino Formal" n a U n i v e r s i d a d e d e Évora, e m 1 9 / 0 3 / 9 3 .

" A S i n i s t r a l i d a d e Rodoviária e m P o r t u g a l n o s últimos D e z A n o s : u m a p e r s p e c t i v a ergonómica" Seminário "Segurança e S i n i s t r a l i d a d e Rodoviária" I . S . P . A . , L i s b o a , 8 - 9 A b r i l 1 9 9 2 .

P r o f . D o u t o r A r m a n d o C a s t r o

M e m b r o d o Júri d e Agregação e m Ciência Política e m J a n e i r o d e 1 9 9 3 e m e m b r o d o Júri p a r a P r o f e s s o r e s Catedráticos e m E c o n o m i a e D e s e n v o l v i m e n t o e m F e v e r e i r o d e 1 9 9 3 , n a U n i v e r s i d a d e d o M i n h o .

D r . José A . C a r v a l h o T e i x e i r a

Neurolépticos. A s p e c t o s psicológicos a s s o c i a d o s à t e r a p i a c o m psicofármacos (Seminário d e Introdução à P s i c o f a r m a c o l o g i a , I . S . P . A . ) ; Relação Terapêutica e m P s i c o t e r a p i a s E x i s t e n c i a i s (2° E n c o n t r o d e A n t r o p o l o g i a Fenomenológica e E x i s t e n c i a l , P o r t o ) .

C o n v i d a d o a f a z e r u m a intervenção s o b r e "Introdução às Psicoterapias Existenciais", e m 8 / 0 5 / 9 3 , n a S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e P s i c o t e r a p i a s B r e v e s .

D r * . A n a C r i s t i n a Q u e l h a s e P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a

F o i a c e i t e comunicação n o I I I E u r o p e a n C o n g r e s s o f P s y c h o l o g y ( 4 a 9 J u l h o , T a m p e r e , Finlândia)

D r * . A n a C r i s t i n a Q u e l h a s

F o i a c e i t e comunicação n o 5 o C o n g r e s s o d a E A R L I ( E u r o p e a n C o n f e r e n c e f o r R e s e a r c h o n L e a r n i n g a n d I n s t r u c t i o n ) a r e a l i z a r e m A i x - e n - P r o v e n c e , e m A g o s t o d e 1 9 9 3 .

Page 5: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

D r . F r a n c i s c o P e i x o t o D r . V i c t o r Cláudio

I I I Simpósio d e Invest igação e m P s i c o l o g i a ; A . P . P . , L i s b o a , O u t u b r o d e 1 9 9 2 . M e s a R e d o n d a " D e s e n v o l v i m e n t o d a s Interacções Mãe-Criança" . A p r e s e n t o u também u m a comunicação s u b o r d i n a d a a o t e m a "Interacção d e T u t e l a Mãe-Criança: Dinâmicas I n t e r a c t i v a s e P r o c e d i m e n t o s d e Resolução I n d i v i d u a l " . -

V I I Colóquio d e P s i c o l o g i a e Educação, I S P A , N o v e m b r o d e 1 9 9 2 . M e s a R e d o n d a " C o n t e x t o s E d u c a t i v o s e A u t o - C o n c e i t o " . A p r e s e n t o u d u a s comunicações c o n j u n t a s c o m M a t a , L . s u b o r d i n a d a s a o s t e m a s "Análise d a Inf luência d e A l g u m a s Variáveis n o A u t o - C o n c e i t o e n a A u t o - E s t i m a d e Crianças e m I d a d e E s c o l a r " e " E s t u d o Exploratório p a r a a Adaptação d a E s c a l a d e A u t o - C o n c e i t o d e S u s a n H a r t e r p a r a Pré-Adolescentes" . A p r e s e n t o u a i n d a , n a M e s a R e d o n d a " A Formação S o c i a l d o P e n s a m e n t o " u m a comunicação s u b o r d i n a d a a o t e m a "Interacção d e T u t e l a Mãe-Criança: Inf luência d a T a r e f a p a r a Pré-A d o l e s c e n t e s " . N o w o r k s h o p "Apprentissage et Developpement: Vapport de la théorie de Vygotsky", Bordéus, D e z e m b r o d e 1 9 9 2 , a p r e s e n t o u u m a comunicação s u b o r d i n a d a a o t e m a "Interactions de guidage mère-enfant: Effets du materiel sur les procedures et les dynamiques interactives".

D r a . Z i l d a F i d a l g o

C o n v i t e p a r a p a r t i c i p a r n u m a W o r k s h o p o r g a n i z a d a p e l o Laboratoire de Psychologie Différentielle da Universidade de Bordéus II, e m D e z e m b r o d e 1 9 9 2 , s o b r e o t e m a "Perspectives Vygostkiennes". A s comunicações d e s t e e n c o n t r o serão p u b l i c a d a s d u r a n t e o c o r r e n t e a n o .

Comunicação a c e i t e p a r a a Conferência d a E A R L I , q u e terá l u g a r e m A g o s t o d e 1 9 9 3 , e m A i x - e n -P r o v e n c e , c u j o título é "Mother-Child Tutorial Interaction in Dyads from Different Social and Cultural Backgrounds".

Colaboração c o m a D G E B S (Direcção G e r a l d o E n s i n o Básico e Secundário) - Elaboração d e t e x t o s d e a p o i o p a r a o s a l u n o s , p a r a o s n o v o s p r o g r a m a s d e P s i c o l o g i a d o 12° a n o , n o âmbito d a P s i c o l o g i a d o D e s e n v o l v i m e n t o e d a L i n g u a g e m .

D r . V i t o r A m o r i m R o d r i g u e s

Hipnóticos (Seminário d e Introdução à P s i c o f a r m a c o l o g i a p a r a E s t u d a n t e s , I . S . P . A . ) ; O S i g n i f i c a d o d a Transcendência (2° E n c o n t r o d e A n t r o p o l o g i a Fenomenológica e E x i s t e n c i a l , P o r t o ) .

1 0 Seminário d e P s i c o t e r a p i a s , I S P A , L i s b o a , M a i o d e 1 9 9 2 , - "Aliança Terapêutica: Núcleo d e P s i c o t e r a p i a C o g n i t i v a " .

W o r l d C o n g r e s s o f C o g n i t i v e T h e r a p y , T o r o n t o , J u n h o d e 1 9 9 2 , - " I n f o r m a t i o n P r o c e s s i n g a n d D e p r e s s i o n : T h e R o l e o f R e t r i e v a l I n h i b i t i o n a n d D e s i n h i b i t i o n " .

C o n g r e s s o I b e r o a m e r i c a n o d e P s i c o l o g i a , M a d r i d , J u l h o d e 1 9 9 2 , - " O P r o c e s s o d e e s q u e c i m e n t o n a s Alterações C o g n i t i v a s d a Depressão".

11 Simpósio N a c i o n a l d e Investigação e m P s i c o l o g i a , O u t u b r o d e 1 9 9 2 , - " D o D e s e j o d e r e c o r d a r à I m p o s s i b i l i d a d e d e e s q u e c e r " , e m colaboração c o m o P r o f . D o u t o r M i c h a e l P o w e r .

PUBLICAÇÕES

P r o f . D o u t o r A r m a n d o C a s t r o

Introdução, m e t a s e índice a o l i v r o d e M . J . R , " E c o n o m i a Política" f e i t o e m 1 7 9 5 , Edição d o B a n c o d e P o r t u g a l .

Comunicação a o C o n g r e s s o Hispano-Português s o b r e o s d e s c o b r i m e n t o s e m O u t u b r o d e 1 9 9 2 ( n o p r e l o ) .

" T e o r i a d o C o n h e c i m e n t o Científico" - r e p u b l i c a d a s o b r e o título "Ciência d o C o n h e c i m e n t o Científico", e a m p l i a d a c o m m a i s d o i s v o l u m e s p a r a já ( n o p r e l o ) .

Comunicação n o Colóquio p r o m o v i d o p e l a Área d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l ( a p u b l i c a r n a R e v i s t a Análise Psicológica).

P r o f . D o u t o r Emílio S a l g u e i r o

B r e v e s Considerações s o b r e a Importância d o Avanço n o s C o n c e i t o s Teóricos p a r a o P r o g r e s s o e m P s i c o t e r a p i a Psicanalítica d a Criança, p u b l i c a d o n a R e v i s t a P o r t u g u e s a d e P e d o p s i q u i a t r i a , 1 9 9 3 , n° 4 .

P r o f * . D o u t o r a M a r g a r i d a A l v e s M a r t i n s

C o - a u t o r a d e u m l i v r o p u b l i c a d o p e l a Direcção G e r a l d o E n s i n o Básico, i n t i t u l a d o " D o c u m e n t o s d e A p o i o à R e f o r m a E d u c a t i v a e m Língua M a t e r n a " , e n v i a d o a t o d a s a s e s c o l a s d o p a i s p o r e s s a Direcção G e r a l , e m A b r i l d e 1 9 9 2 .

D r a . M a r i a G o u v e i a P e r e i r a

F o i a c e i t e a s u a comunicação s u b o r d i n a d a a o t e m a "Educação S e x u a l : Q u e I n t e r l o c u t o r e s o s A d o l e s c e n t e s P r i v i l e g i a m ? " p e l o C o n g r e s s o I b e r o m e r i c a n o d e P s i c o l o g i a , n o C h i l e , e m J u l h o próximo.

Page 6: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

B o l e t i m I S P A PROVAS D E D O U T O R A M E N T O

A s p r o v a s d e d o u t o r a m e n t o d o D r . António C a n d e i a s d e c o r r e m n o s d i a s 1 e 2 / 0 4 / 9 3 n a F a c u l d a d e d e P s i c o l o g i a e d e Ciências d a Educação d a U n i v e r s i d a d e d o P o r t o . O D r . António C a n d e i a s defenderá u m a t e s e s o b r e "Educar de Outra Forma - A Escola Oficina n" 1 de Lisboa 1905-1930" e apresentará p r o v a c o m p l e m e n t a r i n t i t u l a d a "Políticas Educativas Contemporâneas: Críticas e Alternativas".

L E I E SAÚDE M E N T A L : CONFERÊNCIA I N T E R N A C I O N A L

O P r o f . D o u t o r José O m e l a s coordenará u m a m e s a s o b r e " P r o j e c t o s d e E m p r e g o A p o i a d o " n a Conferência I n t e r n a c i o n a l q u e . d e 2 8 a 3 0 / 0 6 / 9 3 , v a i r e a l i z a r - s e e m L i s b o a s o b r e Emprego Apoiado em Meio Competitivo de Trabalho, o r g a n i z a d a p e l a Associação p a r a o E s t u d o e Integração P s i c o s s o c i a l .

C O N G R E S S O I N T E R N A C I O N A L

A P r o f . D o u t o r a E l i z a b e t h S o u s a e o D r . José P e r e i r a d a S i l v a participarão n o XLX Congresso Internacional de Lei e Saúde Mental, q u e s e realizará e m L i s b o a d e 1 3 a 1 7 d e J u n h o d e 1 9 9 3 .

COMUNICAÇÃO S O C I A L

N a s u a edição d e 1 5 d e F e v e r e i r o , o j o r n a l " T e m p o M e d i c i n a " p u b l i c o u e n t r e v i s t a c o m o D r . José C a r v a l h o T e i x e i r a s o b r e a próxima realização, n o I . S . P . A . , d o 4o

Curso de Formação em Aconselhamento SIDA para Clínicos Gerais e Psicólogos ( 1 2 a 1 6 / 0 4 / 9 3 ) , o r g a n i z a d o c o n j u n t a m e n t e c o m o I n s t i t u t o d e C l i n i c a G e r a l d a Z o n a S u l . P a r a além d a s áreas temáticas d o c u r s o , f o r a m f o c a d o s o s s e u s o b j e c t i v o s e s u b l i n h a d a a importância d e d a r r e s p o s t a a n e c e s s i d a d e s d e formação d e médicos e psicólogos, n u m a i n i c i a t i v a inédita n o n o s s o p a i s .

E U R O P E A N J O U R N A L O F P S Y C H O L O G Y O F E D U C A T I O N

EDITOR: M Gty France ASSOCIATE EDITORS: F. Camgafc. Hfc P. LigHL UIÍM Kiigoont F. Pewi Poimgat KM. Penet-Clermoit SwUsnanct W. Sctinadsr. Germany

ASSISTANT EDITOR U W. f a r a BOOK REVIEWS: J. C. Fiayse. France

0 E.J.P.L é publicado tnmestralmente, em Março, Junho, Setembro e Dezembro. Cada Série é formada por quatro números, dois dos quais podem ser temáticos.

Preço d e A s s i n a t u r a p a r a 1 9 9 3 Instituições - E s c : 7,700500 . . . Individual - E s c : 5,000500

Números Temáticos - E s c : 2 .800S00 Números não Temáticos - E s c : 2.300SOO

IVA incluído à taxa de 5%

EDITORIAL BOARD

M . A l v e s M a n m s . P o r t u g a l F. B a c r w , F i a n c s J . 3airráo. P o r t u g a l N . B e n n e t t . U K. JL-P. B r o n c k a r t . S u t h e r l a n d M . B r o s s a r d . F r a n c a i B r u n . S w i u e n a n o C . C o l l . S p a i n E . O e C o r t e . B e l g i u m A . D e m e t n o u . G r e e c e L B e n a k . D e n m a r k W . O o i s e . S w i t z e r l a n d N . E n r w i s t l e . U . K. M E s t e b a n . S o a m M . F a y d , F r a n c e A . G u r i c k a . P o l a n d I. h i e , Y u g o s l a v i a M . K a l m a r . H u n g a r y H . J . K o r n a d t . G e r m a n y A . K o s s a k o w s k y . G e r m a n y K L o c e w i i k s . N e t n e r t a n d s

D. M a g n u s s o n . B w e o e n F. M a r t o n . S w e d e n A. M c K e n n a . I r e l a n d F. C s e r . S w i t z e r l a n d J . - L P a o u r . F r a n c e A . P a l m o n a n . I t a l y R. P a r m e n t i e r . B e l g i u m M . - G . récíieux. . " r a n c e J . P e r r o n . C a r , a o a Z. P o n t e c o r v o , I t a l y LP. " o u r t o i s . B e l g i u m j . P r u c f i a . C i e c n o s o v a m a H . P. R o t o n s o n . U . K. 5 . P o l l e n . A u s t r i a V . R u o t s o v . R u s s i a P . S J U e r e r s e n . G e r m a n y T. S l a m a - C a z a c u . R o m a n a M T a u i a . F i n l a n d : T c n u c a . I t a l y

Z. V a n o e n o i a s - H o i o e r . B e l g i u m Z V a n L i e s n o u t . N e t h e r l a n d s 3 . V e r g n a u d . F r a n c e : W e i n e r t . G e r m a n y D. W o o d . U . K . R. Y o u n g . C a n a d a

Números Temáticos P s y c h o l o g y a n d t h e L e a r n i n g o f M a t h e m a t i c s | V o L L Q* 2 |

Guest Editor G . V e r g n a u d

P s v c h o l o g y o f A s s e s s m e n t i n E d u c a U o n 1 a ' 21 Guest Editor D . S a t t e r t y

J u v e n i l e S u b s t a n c e U s e a n d H u m a n D e v e l o p m e n t : N e w P e r s p e c t i v e i n R e s e a r c h a n d P r e v e n ú o n i Y o L i a ' 41 Guest Editors: H K . S i l b e r e i s e n & N . L G a l a m b o s

K n o f t l e d g e A c q u i s i U o n b y T e x t a n d P i c t u r e i V o L 1 1 a* 21 Guest Editors: G . Denh ié re & H . M a n d l

E a r l y L i t e r a c y | M f t * 4 Guest Editor E . F e r r e i r o

I n f a n c y a n d E d u c a t i o n : P s v c h o l o g i c a l C o n s i d e r a U o n s ( V o l IV. a ' 2 1 Guest Editors: B . H o p k i n s . M . G . P è c h e u x . & H .

P a p o u s e k

T h e P s v c h o l o g y o f S t u d e n t L e a r n i n g . H i g h e r E d u c a U o a ÍVOLIV.BMI Guest Editors: N . E n t w i s d e & F . M a n o n

A s s e s s m e n t s o f teaming D e v e l o p m e n t P o t e n c i a l : T h e o r y a n d P r a c t i c e s i V o L V . a ' 2 1 Guest Editors: F . P . B u c h e l & J . - L P a o u r

P s v c h o l o g y o f L e a r n i n g P h v s i c s V o l . V. a ' 4 1 Guest Editors: J . B l i s s i s A . W e i l - B a r a i s

W r i t i n g : P s y c h o l o g i c a l R e s e a r c h t o E d u c a u o n a l P e r s p e m e s ;VoL \ 1 a J 21 Guest Editors: P . B o s c o l o . E . Espé re t . & M . F a y o l

I n t e r a c u o n a l L e a r n i n g S i t u a u o n s w i t h C o m p u t e r s | V o L \ l I . a ' 4 l Guest Editors: A B l a v e . P . L i g h t . & V . R u b t s o v

The Child's Functioning al School Special Number Poitiers 1988

Guest Editors: S. Ehrlich & A. Florin

Faça o seu pedido enviando Cheque ou Vale de Correio para: EJPE/mm • Rua Jardim do Tabaco. 44 -1100 Lisboa/Portusal

liliílll

Page 7: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

IMOKMACÒLS GERAIS

L I C E N C I A D O S E M P S I C O L O G I A - A R E A D E P S I C O L O G I A CLÍNICA

N o d e c u r s o d e 1 9 9 2 e e m J a n e i r o d e 1 9 9 3 concluíram a s u a L i c e n c i a t u r a e m P s i c o l o g i a , Área d e P s i c o l o g i a Clínica, 7 0 a l u n o s q u e a p r e s e n t a r a m e d i s c u t i r a m M o n o g r a f i a d e f i m d e c u r s o . I n i c i a m o s n e s t e número a publicação d a l i s t a d o s l i c e n c i a d o s , q u e terá continuação n o próximo número.

. A n a d a Conceição M e s q u i t a - " S e r e e s t a r n o m u n d o c o m i n c a p a c i d a d e f u n c i o n a l e deformação c o r p o r a l -Depressão e a u t o - c o n c e i t o e m s u j e i t o s c o m a r t r i t e reumatóide".

. A n a Luísa P i n t o C a r r e i r a - " P e r f i l psicológico d e c a s a i s inférteis e m p r o c e s s o d e F . I . V . , através d o M M P I .

. A n a P a u l a d a R o c h a A l v e s F r o t a - " C o n t r i b u t o s p a r a a p e s q u i s a d e r e s p o s t a B a n ( b a n a l i d a d e ) n a Técnica Z u l l i g e r , e m crianças d o s 6 a o s 8 a n o s " .

. A n a b e l a P o l i d o C a r v a l h o - " E s t u d o exploratório s o b r e a angústia d e c u l p a b i l i d a d e e m indivíduos s e r o p o s i t i v o s " .

• A d e l a i d e T e r e s a Tomás F e r r e i r a - " C o n t r i b u t o p a r a o e s t u d o n o r m a t i v o d o d e s e n h o d a família d e crianças e m i d a d e e s c o l a r " .

• A l e x a n d r a P a u l a P e r e i r a d e C a r v a l h o S e a b r a -"Adaptação psicológica a o diagnóstico d e s e r o p o s i t i v i d a d e p a r a o H I V ( e s t u d o exploratório)".

• Cláudia M o t a C o e l h o - " O a m o r m a t e r n o : d o m i t o a u m a o u t r a r e a l i d a d e . E n s a i o teórico-clínico a propósito d e três j o v e n s m u l h e r e s q u e m a t a r a m o s s e u s f i l h o s " .

. E l i s a M a n u e l a F r e i t a s M o r e i r a - " E s t u d o d a a n s i e d a d e e m s u j e i t o s c o m hipertensão a r t e r i a l e s s e n c i a l " .

. Graça M a r i a d e C a r v a l h o Q u a r e s m a e C o s t a -" E s t u d o d a c a p a c i d a d e d e abstracção e m crianças c o m d i f i c u l d a d e d e a p r e n d i z a g e m e a n o x i a n e o n a t a l " .

. I s a b e l G u i d o L a c e r d a P r e s u n c i a d e J e s u s -"Repercussões n a i m a g e m c o r p o r a l d e a d o l e s c e n t e s g r a v e m e n t e q u e i m a d o s n o período d e latência - e s t u d o exploratório".

• J o r g e A l e x a n d r e C a i a d o G o m e s - " E s t u d o d o s m a u s t r a t o s físicos e m crianças n u m a p e r s p e c t i v a i n d i v i d u a l e sistémica: e s t u d o d e c a s o " .

José M a n u e l R o b a l o B r a n c o - " I n c e s t o p a i / f i l h a : possíveis c a u s a s e consequências p a r a a vítima".

José P e d r o F e r n a n d e s d a F o n s e c a - " C o n t r i b u t o p a r a o e s t u d o d a a g r e s s i v i d a d e n o alcoólico crónico".

J u s t a M a r i a P e r e i r a d e G o u v e i a F e r r e i r a C o r r e i a -" E s t u d o d o A u t o - C o n c e i t o n a M u l h e r P r o s t i t u t a " .

Luís E d u a r d o d e P a i v a F a r i a d a c u l t u r a à dependência".

"Toxicodependência:

Luís R o b e r t P a u l a N o g u e i r a - "Contribuição p a r a o e s t u d o n o r m a t i v o d o t e s t e d a cópia e reprodução d e memória d e f i g u r a s geométricas c o m p l e x a s e m crianças d o s 5 a o s 8 a n o s " .

L u r d e s A p a r e c i d a M o t a B a r b o s a - " A j u s t a m e n t o c o n j u g a l e m c a s a i s inférteis".

M a r g a r i d a M a r i a M e n d e s A g r a - "Informação, b i o f e e d b a c k electromiográfico e e f e i t o p l a c e b o - U m e s t u d o e x p e r i m e n t a l d e r e l a x a m e n t o m u s c u l a r " .

M a r i a A d e l i n a E d u a r d o d e O l i v e i r a - " A máscara e m R o r s c h a c h c o m o m o d a l i d a d e d e expressão d a relação d e o b j e c t o n u m a população d e a d o l e s c e n t e s " .

M a r i a d o C a r m o L i v r a m e n t o D u r a n - " A dimensão l i m i t e d a i m a g e m d o c o r p o n a s m u l h e r e s m a s t e c t o m i z a d a s " .

M a r i a d a Conceição V a l i d o Clérigo - " E s t u d o d a angústia n u m g r u p o d e d o e n t e s c o m S I D A através d o T . A . T .

M a r i a C r i s t i n a Cabeçadas N e t o M a r q u e s d a S i l v a -"Avaliação c o m p a r a t i v a d o s níveis d e a n s i e d a d e , atenção e inteligência e m g i n a s t a s d e competição q u a n d o s u b m e t i d o s a técnicas d e r e l a x a m e n t o " .

M a r i a d e Fátima T r i g u i n h o L o p e s - " L o c u s d e c o n t r o l o e vivência d a d o r n o pós-operatório ( e s t u d o exploratório)".

M a r i a L e o n a r d a T e i x e i r a d a S i l v a - " D o r crónica: c o m p o r t a m e n t o s d e d o r e estratégias d e c o p i n g ( e s t u d o exploratório)".

M a r i a T e r e s a E r n e s t o d a S i l v a - " E s t u d o d a expressão d a a g r e s s i v i d a d e e m crianças vítimas d e m a u s t r a t o s físicos e m m e i o f a m i l i a r " .

M a r i a T e r e s a d a S i l v a P e r e i r a C a s t a n h e i r a - " A I d e n t i d a d e S e x u a l n o H e r o i n o d e p e n d e n t e " .

P a u l a C r i s t i n a d e O l i v e i r a C a l a d o Zêzere -"Depressão e m d e f i c i e n t e s v i s u a i s não-congénitos".

, ; :::.: ;I.í;.! 'íl ! í. r ;í. ' : i •!!!; :. í;: ;.•:.: : 7 ; ; : ; v i ; r ::;: í;:í!;:.; í :,:;; ..

Page 8: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

8 um BaDMfimm I§PA P a u l o A l e x a n d r e d e S o u s a N e v e s - "Percepção d e a p o i o s o c i a l r e c e b i d o p o r s u j e i t o s e m l i b e r d a d e c o n d i c i o n a l . Q u e reinserção s o c i a l ? " .

S o f i a d e B a s t o s Ambrósio - "Representação f a m i l i a r e m crianças s e p a r a d a s d a família".

T e r e s a I s a b e l Mendonça e C o s t a - "Criação e e n s a i o d e u m questionário p a r a e s t u d o d a relação e n t r e v i d a s e x u a l e a f e c t i v a , e c o m p o r t a m e n t o n o p a r t o d e m u l h e r e s primí p a r a s " .

T e r e s a P a u l a d e O l i v e i r a M a r q u e s - " P e s q u i s a d e tçaços d e p e r s o n a l i d a d e c o m u n s a o s indivíduos d e o x i g e n o t e r a p i a d e l o n g a duração domiciliária - O . L . D . " .

T e r e s a S o f i a A l e x a n d r a M a r t i n s - " E s t u d o exploratório d a r e s p o s t a e m o c i o n a l a o diagnóstico d e infecção p e l o H I V " .

( c o n t i n u a n o próximo número)

C U R S O D E POS-GRADUAÇÃO E M REABILITAÇÃO 9 1 / 9 2

N o d e c u r s o d o mês d e Março concluíram a Pós--Graduação e m Reabilitação 9 1 / 9 2 , m e d i a n t e apresentação e discussão pública d a m o n o g r a f i a f i n a l , o s s e g u i n t e s f o r m a n d o s :

. M a r i a d a Conceição V i e i r a d e A n d r a d e - " Q u a l i d a d e d e V i d a n a A r t r i t e Reumatóide d o A d u l t o " .

. M i g u e l S a n t o s C o s t a - " A t i t u d e s d o s P r o f e s s o r e s p e r a n t e a Integração d e Crianças c o m N e c e s s i d a d e s E d u c a t i v a s E s p e c i a i s " .

. P a u l a S o u s a C o s t a - "Reabilitação Psiquiátrica".

ESTÁGIOS D E P S I C O L O G I A E D U C A C I O N A L

O s estágios d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l são r e a l i z a d o s e m d i v e r s o s serviços e instituições, s e n d o o p r o c e s s o d e colocação d i r i g i d o p e l o Núcleo d e Coordenação r e s p e c t i v o . N o p r e s e n t e a n o l e c t i v o o s estágios têm-se r e a l i z a d o n o s s e g u i n t e s serviços e instituições:

. Direcção R e g i o n a l d e Educação d e L i s b o a :

- E s c o l a n° 5 2 - E s c o l a n° 1 5 7 - E s c o l a n° 2 d e C a r c a v e l o s - E s c o l a n° 2 d o S e i x a l - E s c o l a n° 4 d e O e i r a s - E s c o l a C + S Q u i n t a d e M a r r o c o s - E s c o l a C + S P a r e d e - E s c o l a Secundária L u m i a r I - E q u i p a d e E n s i n o E s p e c i a l I n t e g r a d o d e A l m e i r i m - E q u i p a d e E n s i n o E s p e c i a l I n t e g r a d o d e S i n t r a

Serviço T u t e l a r d e M e n o r e s

V o z d o Operário

Colégio d o S a g r a d o Coração d e M a r i a

Direcção d e Serviços d e Orientação e Intervenção Psicopedagógica ( L o u r e s )

C e n t r o d e P a r a l i s i a C e r e b r a l d a Fundação C a l o u s t e G u l b e n k i a n

L i g a P o r t u g u e s a d o s D e f i c i e n t e s M o t o r e s

P R Ó X I M O N U M E R O D E

ANÁLISE PSICOLÓGICA

NUMERO NÃO

TEMÁTICO

( M A I O 1 9 9 3 )

Page 9: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

C E N T R O D E D O C U M E N T A Ç Ã O i s p a I n i

C o n f o r m e anunciámos n o B o l e t i m a n t e r i o r , a p r e s e n t a m o s o o r g a n o g r a m a d o C e n t r o d e documentação d o I . S . P . A . . v ^ Y * ' *

( y» v * E s t e C e n t r o é constituído p o r três s e c t o r e s J<êiblioteca, V i d e o t e c a e T e s t o t e c a - e s t a n d o a r e s p o n s a b i l i d a d e d e c a d a u m d e l e s a c a r g o d e u m d o c e n t e d o I . S . P . A . .

O C e n t r o d e Documentação i n t e g r a a i n d a d o i s núcleos q u e f u n c i o n a m c o m o a p o i o a o s três s e c t o r e s r e f e r i d o s -núcleo d e informática e núcleo d e a u d i o - v i s u a i s .

A coordenação d o s s e c t o r e s e núcleos q u e c o n s t i t u e m o C e n t r o é a s s e g u r a d a p e l a D r * . A n a C r i s t i n a Q u e l h a s e

) p o r C a r l o s L o p e s .

N o i n t u i t o d e c o n s t r u i r m o s u m espaço d o c u m e n t a l r e a l m e n t e dinâmico e c r i a t i v o , t o r n a - s e a i n d a necessário u m a m a i o r interacção e n t r e o C e n t r o d e Documentação e o s s e u s u t i l i z a d o r e s ( p r o f e s s o r e s , a l u n o s , i n v e s t i g a d o r e s , . . . ) . E s p e r a m o s a s s i m p o d e r c o n t a r c o m a s sugestões d e t o d o s , d e f o r m a a q u e a n o s s a orientação vá m a i s a o e n c o n t r o d a s n e c e s s i d a d e s

0 m a i s a c t u a i s .

Centro Documentação

Dr1 Ana Cristina Quelhas Carlos Lopes

Núcleo Audio-Visuais

Paulo Miranda José Narciso

Videoteca

Dr. Manuel Eduardo dos Santos

Núcleo Informático

Joaquim Basto Carlos Lopes

Biblioteca

Dr* Ana Cristina Quelhas

SERVIÇO B IB L IO G R Á F IC O

Publicações periódicas e x i s t e n t e s n a B i b l i o t e c a d o ' ; r e l e v a n t e s p a r a a P s i c o l o g i a e Educação. I . S . P . A . , m a i s

Análise Psicológica A p r e n d e r A u s t r a l i a n J o u r n a l o f E d u c a t i o n B o l e t i m d e l I n s t i t u t o d e Ciências d e l a E d u c a c i o n B o l e t i m d o I n s t i t u t o d e Orientação P r o f i s s i o n a l B r i t i s h J o u r n a l o f E d u c a t i o n P s y c h o l o g y C a d e r n o s d e Educação d e Infância C a d e r n o s d e C . O . O . M . P . C a n a d i a n J o u r n a l o f R e h a b i l i t a t i o n C o g n i t i o n a n d I n s t r u c t i o n D i s a b i l i t y , H a n d i c a p a n d S o c i e t y Educação E d u c a t i o n e t R e c h e r c h e E d u c a t i o n a l P s y c h o l o g y E d u c a t i o n a l R e s e a r c h Q u a r t e r l y E u r o p e a n J o u r n a l o f P s y c h o l o g y o f E d u c a t i o n E u r o p e a n J o u r n a l o f S p e c i a l N e e d s E d u c a t i o n F o r t h e L e a r n i n g o f M a t h e m a t i c s F o r m a r Inovação I n t e r n a t i o n a l J o u r n a l o f E d u c a t i o n a l R e s e a r c h Intervenção J o u r n a l o f E d u c a t i o n a l P s y c h o l o g y J o u r n a l o f I n s t r u c t i o n a l P s y c h o l o g y L a n g u a g e a n d E d u c a t i o n M a r g e m - R e v i s t a d e Educação E s p e c i a l O r i e n t a m e n t i P e d a g o g i c i O r i e n t a t i o n S c o l a i r e e t P r o f e s s i o n n e l l e P s i c o l o g i a R e c h e r c h e e n E d u c a t i o n R e v i s t a d e Ciências d e l a E d u c a c i o n R e v i s t a d e Educação R e v u e B e l g u e d e P s y c h o l o g i e e t d e P e d a g o g i e Saúde E s c o l a r

F i g . 1 - O r g a n o g r a m a d o C e n t r o d e Documentação

O C e n t r o d e Documentação s u r g e d e s t a f o r m a c o m o u m a n o v a r e a l i d a d e n a E s c o l a . T r a t a - s e d e u m espaço d o c u m e n t a l q u e e f e c t u a a r e c o l h a d e informação, q u e a a n a l i s a e a põe à disposição d o s s e u s u t i l i z a d o r e s , n u m a p e r s p e c t i v a d e a p o i o a o e s t u d o , e n s i n o e investigação científica e à c u l t u r a .

N o próximo número, a s s i n a l a r e m o s a s publicações periódicas e x i s t e n t e s n a B i b l i o t e c a n a área d e P s i c o l o g i a d a Criança e d o D e s e n v o l v i m e n t o .

Colecções

. A d v a n c e s i n R e s e a r c h o n T e a c h i n g

l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l i

Page 10: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

110 B o l e t i m H§PA

C A L E N D Á R I O D E R E U N I Õ E S

I S P A

- 12 a 16/04/93

4 o C U R S O D E F O R M A Ç Ã O E M A C O N S E L H A M E N T O S I D A P A R A CLÍNICOS G E R A I S E P S I C Ó L O G O S Informações: S e c r e t a r i a d o I S P A

E X T E R I O R

- 1 e 2 / 0 4 / 9 3

I V C O N G R E S S O I N T E R N A C I O N A L D E P S I Q U I A T R I A D O D E S E N V O L V I M E N T O -V I V E R N A E U R O P A D O S A N O S 2 0 0 0 L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: D r * . Fátima I s m a i l , Clínica Psiquiátrica Universitária d e L i s b o a , H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a , A v . P r o f . E g a s M o n i z , 1 6 9 9 L i s b o a C o d e x F a x : ( 0 1 ) 7 9 5 1 2 4 6

1 e 2/04/93

- 30/04 e 01/05/93

C O L Ó Q U I O " P S I C O L O G I A N O D E S P O R T O " Organização e informações n a A E I S P A .

- 14 e 15/05/93

I C O L Ó Q U I O " A M B I E N T E : P S I C O L O G I A , E D U C A Ç Ã O E P O L Í T I C A S A M B I E N T A I S " Organização d o Núcleo d e E s t u d o s e m E c o l o g i a S o c i a l d o I S P A . Informações: S e c r e t a r i a d o I S P A

- 21 e 22/05/93

V I I S E M I N Á R I O D E P S I C O L O G I A E P S I C O P A T O L O G I A CLÍNICA S O B R E " P E R V E R S Õ E S " Organização d a c a d e i r a d e P s i c o p a t o l o g i a d o A d u l t o , d o 4 o a n o d e P s i c o l o g i a Clínica. Informações: S e c r e t a r i a d o I S P A .

- S e t e m b r o / 9 3 ( d a t a a d e f i n i r )

Vm C O L Ó Q U I O D E P S I C O L O G I A E E D U C A Ç Ã O Organização d a Área d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l / / E u r o p e a n J o u r n a l o f P s y c h o l o g y o f E d u c a t i o n

- 25 a 27/10/93

5* C O L Ó Q U I O D E P S I C O L O G I A CLÍNICA Organização d a Área d e P s i c o l o g i a Clínica T e m a : S e x u a l i d a d e e S I D A

I I I C O N G R E S S O I N T E R N A C I O N A L S O B R E E S T I L O S D E V I D A E C O M P O R T A M E N T O S A D I T I V O S : D R O G A , Á L C O O L E T A B A C O L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: D r * . Fátima I s m a i l , Clínica Psiquiátrica Universitária d e L i s b o a , H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a , A v . P r o f . E g a s M o n i z , 1 6 9 9 L i s b o a C o d e x F a x : ( 0 1 ) 7 9 5 1 2 4 6

- 1 a 3/04/93

1" E N C O N T R O I N T E R N A C I O N A L D E P S I Q U I A T R I A , SAÚDE M E N T A L E E C O L O G I A Informações: D e p a r t a m e n t o d e Educação P e r m a n e n t e ( a / c T e r e s a P i r e s ) , H o s p i t a l Júlio d e M a t o s , A v . d o B r a s i l , 5 3 - 1 7 0 0 L i s b o a T e l . : ( 0 1 ) 7 9 7 1 1 4 1 ( E x t . 2 1 1 )

- 2 a 5 / 0 4 / 9 3

B R I T I S H P S Y C H O L O G I C A L S O C I E T Y A N N U A L C O N F E R E N C E B l a c k p o o l (Grã-Bretanha) Informações: C o n f e r e n c e O f f i c e , S t . A n d r e w s H o u s e , 4 8 P r i n c e s s R o a d E a s t , L e i c e s t e r L E I 7 D R , Grã-B r e t a n h a T e l : 0 5 3 3 5 5 7 1 2 3

- 4 a 7/04/93

4 è m e C O N G R È S I N T E R N A T I O N A L E D ' E D U C A T I O N F A M I L I A L E F r i b o u r g (Suiça) Informações: I n s t i t u t d e P s y c h o l o g i e , R o u t e d e s Fougères, C H - 1 7 0 0 F r i b o u r g , S u i s s e

•,!;;.-,:,:,:;:: ^1 N • nil HT;!:! ,! HL • J ' l 'Tli-i l : , III!

Page 11: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

B o f e t f a f i U S I P A 1 1

- 5 a 6/04/93 13 e 14/05/93

SEMINÁRIO I N T E R N A C I O N A L - F A C T O R E S H U M A N O S N O T R Á F E G O RODOVIÁRIO B r a g a ( P o r t u g a l ) Informações: Laboratório d e P s i c o l o g i a . U n i v . d o M i n h o . R . A b a d e d a L o u r e i r a , 4 7 0 0 B r a g a

C O L Ó Q U I O " C I D A D E M A G I C A " - B E M E S T A R PSICOLÓGICO E V I D A N A C I D A D E L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e P s i c o l o g i a Clínica. A v . 5 d e O u t u b r o . 1 0 - I o E s q . . S a l a 4 . 1 0 0 0 L i s b o a T e l . : ( 0 1 ) 5 7 1 1 1 8 F a x : ( 0 1 ) 5 3 4 1 9 4

- 5 a 7 / 0 4 / 9 3

O C O N G R E S S O D E P S I C O L O G I A C O N D U C T A L P a l m a d e M a i o r c a ( E s p a n h a ) Informações: D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a (Área d e P e r s o n a l i d a d , Evaluación y T r a t a m i e n t o Psicológico), V a l l d e m o s s a , K m 7 , 5 , 0 7 0 7 1 P a l m a d e M a i o r c a , E s p a n h a T e l : ( 9 7 1 ) 1 7 3 0 3 8 F a x : ( 9 7 1 ) 1 7 3 4 7 3

- 20 e 21/05/93

D C U R S O D E S O C I O L O G I A D A SAÚDE Informações: G E P O G , C o n s e l h o Científico d a F a c u l d a d e d e M e d i c i n a d e L i s b o a , A v . P r o f . E g a s M o n i z , 1 6 0 0 L i s b o a T e l . : ( 0 1 ) 7 9 7 2 9 8 8

14 a 16/04/93 - 20 e 21/05/93

3rd I N T E R N A T I O N A L C O N F E R E N C E " C O M P U T E R H I S T O R Y C L A S S R O O M " Informações: Calçada Marquês d e A b r a n t e s , n° 1 0 - 3 o

E s q . , 1 2 0 0 L i s b o a T e l . : ( 0 1 ) 3 9 5 4 2 6 3 / 4 / 5 F a x : ( 0 1 ) 3 9 5 3 3 5 9

H SEMINÁRIO D E INVESTIGAÇÃO E M EDUCAÇÃO MATEMÁTICA M o n f o r t i n h o ( P o r t u g a l ) Informações: I s a b e l C a b r i t a , D e p a r t a m e n t o d e Didáctica e T e c n o l o g i a E d u c a t i v a , U n i v e r s i d a d e d e A v e i r o , 3 8 0 0 A v e i r o

- 14 a 17/04/93

6 o C O N G R E S S O E U R O P E U D E P S I C O L O G I A S O C I A L E D A S O R G A N I Z A Ç Õ E S A l i c a n t e ( E s p a n h a ) Informações: Área d e P s i c o l o g i a S o c i a l , F a c u l t a t d e P s i c o l o g i a , U n i v e r s i t a t d e V a l e n c i a , A v . B l a s c o I b a n e z , 2 1 , 4 6 0 1 0 V a l e n c i a , E s p a n h a T e l . : ( 9 6 ) 3 9 8 4 1 3 1 F a x : ( 9 6 ) 3 8 6 4 6 6 8

- 27 a 29/05/93

I I I J O R N A D A S D A E S C O L A S U P E R I O R D E E D U C A Ç Ã O D E B E J A / R E F O R M A E D U C A T I V A : U M D E S A F I O À E S C O L A ? B e j a ( P o r t u g a l ) Informações: E S E B e j a . R u a Marquês d e P o m b a l , 7 8 0 0 B e j a T e l . : ( 0 8 4 ) 2 3 1 1 7 F a x : ( 0 8 4 ) 3 2 6 8 2 4

- 14 a 17/04/93

E P I D E M I O L O G I A E M P S I Q U I A T R I A E SAÚDE M E N T A L - N O V A S P E R S P E C T I V A S I N T E R N A C I O N A I S L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: U n i t u r i s m o , A m o r e i r a s S h o p p i n g C e n t e r , L o j a s 2 0 3 1 / 2 , 1 0 0 0 L i s b o a T e l . : ( 0 1 ) 6 9 0 4 9 4 F a x : ( 0 1 ) 3 8 8 6 3 6 9

- 30/05 a 3/06/93

X v n è m e CONGRÈS I N T E R N A T I O N A L E P O U R L A P R E V E N T I O N D U S U I C I D E Montréal (Canadá) Informações: P r o f . B r i a n L . M i s h a r a , a / s L a b o r a t o i r e d e R e c h e r c h e e n E c o l o g i e H u m a i n e e t S o c i a l e , Université d u Québec à M o n t r e a l , C P . 8 8 8 8 , S u c c . A . , Montréal, Québec, Canadá H 3 C 3 P 8

- 6 a 8 / 0 5 / 9 3

3 r d I N T E R N A T I O N A L C O N G R E S S O F B E H A V I O U R - C O G N I T I V E T H E R A P H Y A S S O C I A T I O N S O F L A T I N C O U N T R I E S T o u l o u s e (França) Informações: D r a . Françoise H e i m , C e n t r e M e d i c a l T e y n i e r , P l a c e A . A b b a l , F - 3 1 0 0 T o u l o u s e , F r a n c e

- 1 a 5 / 0 6 / 9 3

1 1 t h W O R L D C O N G R E S S O F S E X O L O G Y R i o d e J a n e i r o ( B r a s i l ) Informações: L K A s s e s s o r i a e Promoção, R u a P e r e i r a , 9 - T i j u c a , 2 0 5 1 1 - R i o d e J a n e i r o , B r a s i l T e l . : ( 0 2 1 ) 2 8 4 - 1 6 4 2 F a x : ( 0 2 1 ) 2 6 4 - 2 9 4 4

C o s t a

Page 12: NOTA DE ABERTURA - cd.ispa.ptcd.ispa.pt/ficheiros/paginas/microsites/bi-2-1993.pdf · Aniversário dos 30 ano ds o 1SPA. ... Primária da Junta de Freguesia ISPA ao . COLABORAÇÃO

1 2 i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i IBdDlcBÍtilHIi - 6 a 1 0 / 0 6 / 9 3

3 r d E U R O P E A N C O N F E R E N C E O N T R A U M A T I C S T R E S S B e r g e n ( N o r u e g a ) Informações: P L U S r e i s e r A / S . P . O . B o x 9 4 6 . 5 0 0 1 B e r g e n . N o r u e g a T e l . : 4 7 5 9 0 2 0 6 3 F a x : 4 7 5 9 0 2 0 9 1

- 6 a 1 2 / 0 6 / 9 3

9° C O N G R E S S O M U N D I A L D E P S I Q U I A T R I A - A P S I Q U I A T R I A P A R A O SÉCULO X X I R i o d e J a n e i r o ( B r a s i l ) Informações: S e c r e t a r i a d o - J Z Promoções e A s s e s s o r i a d e C o n g r e s s o s . R u a V i s c o n d e S i l v a , 5 2 / 5 0 5 . 2 2 2 7 1 R i o d e J a n e i r o , B r a s i l T e l . : ( 0 2 1 ) 2 8 6 - 2 8 4 6 F a x : ( 0 2 1 ) 2 2 6 - 9 3 5 1

- 7 a 9 / 0 6 / 9 3

I V CONFERÊNCIA I N T E R N A C I O N A L S O B R E SOBREDOTAÇÃO - C A P A C I D A D E S E M R I S C O L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: C P C I L , A p a r t a d o 4 5 3 5 . 1 5 1 1 L i s b o a C o d e x T e l . : ( 0 1 ) 4 5 7 8 9 4 9

- 1 1 a 1 3 / 0 6 / 9 3

4 è m e CONGRÈS D E PSYCHOTHÉRAPIE D E G R O U P E D ' E N F A N T S A u x e r r e (França) Informações: C I R P P A , 1 5 A v d u Géneral-Rollet, 8 9 0 0 A u x e r r e , F r a n c e

- 1 7 a 1 9 / 0 6 / 9 3

X I X C O N G R E S S O I N T E R N A C I O N A L D A A C A D E M I A M U N D I A L D A L E I E SAÚDE M E N T A L L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: I A L M H - X I X I n t e r n a t i o n a l C o n g r e s s , A p a r t a d o 6 9 , C a x i a s , 2 7 8 0 O e i r a s T e l . : ( 0 1 ) 4 4 2 5 3 4 1 / 4 4 3 2 1 2 6 F a x : ( 0 1 ) 4 4 3 0 5 3 2

- 2 3 a 2 7 / 0 6 / 9 3

1 6 t h E U R O P E A N C O N F E R E N C E O F T H E I N T E R N A T I O N A L N E U R O P S Y C H O L O G Y S O C I E T Y L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: A l e x a n d r e C a s t r o C a l d a s . C e n t r o d e E s t u d o s E g a s M o n i z , H o s p i t a l d e S a n t a M a r i a , 1 6 0 0 L i s b o a T e l . : ( 0 1 ) 7 9 3 4 4 8 0

- 2 7 a 3 0 / 0 6 / 9 3

C O N F E R E N C E O N T E S T U S E W I T H C H I L D R E N A N D Y O U T H O x f o r d (Grã-Bretanha) Informações: D e p a r t m e n t o f E d u c a t i o n a l P s y c h o l o g y , E d u c a t i o n B u i l d i n g , 5 0 4 , U n i v e r s i t y o f T e x a s a t A u s t i n . T e x a s 7 8 7 1 2 ( U S A ) T e l . : ( 5 1 2 ) 4 7 1 4 4 0 7 F a x : ( 5 1 2 ) 4 7 1 4 6 0 7

- 2 8 a 3 0 / 0 6 / 9 3

C O N F E R Ê N C I A I N T E R N A C I O N A L - E M P R E G O A P O I A D O E M M E I O C O M P E T I T I V O D E T R A B A L H O L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: Associação p a r a o E s t u d o e Integração P s i c o s s o c i a l . A l a m e d a d a Encarnação, 3 5 , 1 8 0 0 L i s b o a T e l . : ( 0 1 ) 8 5 1 1 2 5 0 F a x : ( 0 1 ) 8 5 1 6 2 2 3

- 2 9 / 0 6 a 0 2 / 0 7 / 9 3

l l e F O R U M P R O F E S S I O N E L D E S P S Y C H O L O G U E S - V I O L E N C E S : P E N S E R , A G I R , T R A N S F O R M E R P a r i s (França) Informações: L e J o u r n a l d e P s y c h o l o g u e s , 18 b d C a m i l l e F l a m a r i o n , 1 3 0 0 1 M a r s e l h a , França

- 2 2 a 2 7 / 0 6 / 9 3

8 t h W O R L D C O N G R E S S / S P O R T P S Y C H O L O G Y L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: S e c r e t a r i a d o / A B C T u r i s m o , A v . G u e r r a J u n q u e i r o - 19 B , 1000 L i s b o a ( P o r t u g a l ) F a x : 351 (1) 803282