â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites ›...

10
â 10 - FEV. 94 Of ] 3 Coordenação: Dr. José Carvalho Teixeini Dr. Pedro Almeida Bruno Rasga NOTA DE ABERTURA Em conjunto c o m as habituais Notícias, neste número d o Boletim Informativo destacam-se a realização, e m 15 e 16 de Abril próximos, do VIII Colóquio de Psicologia c Educação, a aprovação da candidatura do CE.S E . e m Reabilitação do ISPA ao Programa Operacional HORIZON e ainda, a publicação do Quinquagésimo Número da Análise Psicológica. Após as habituais Actividades dos Docentes, informa-se sobre os protocolos de colaboração e x i s t e n t e s e n t r e o ISPA e outras instituições nacionais. Aproveitamos a oportunidade para desejar bom trabalho aos Órgãos da Escola recentemente eleitos.

Transcript of â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites ›...

Page 1: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

â N° 1 0 - F E V . 9 4

O f ]

3 Coordenação: D r . José Carvalho T e i x e i n i D r . P e d r o A l m e i d a B r u n o Rasga

NOTA D E A B E R T U R A

E m c o n j u n t o c o m a s h a b i t u a i s Notícias, n e s t e número d o B o l e t i m I n f o r m a t i v o d e s t a c a m - s e a realização, e m 1 5 e 1 6 d e A b r i l próximos, d o VIII Colóquio de Psicologia c Educação, a aprovação d a c a n d i d a t u r a d o C E . S E . e m Reabilitação d o I S P A a o Programa Operacional HORIZON e a i n d a , a publicação d o Quinquagésimo Número d a Análise Psicológica.

Após a s h a b i t u a i s Actividades dos Docentes, i n f o r m a - s e s o b r e o s p r o t o c o l o s d e colaboração e x i s t e n t e s e n t r e o I S P A e o u t r a s instituições n a c i o n a i s .

A p r o v e i t a m o s a o p o r t u n i d a d e p a r a d e s e j a r b o m t r a b a l h o a o s Órgãos da Escola r e c e n t e m e n t e e l e i t o s .

Page 2: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

IM©Minm E S P A

NOTICIAS

V I I I C OLÓQUIO P S I C O L O G I A E EDUCAÇÃO

O D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l d o I S P A organiza e m 15 e 16 d e A b r i l próximo o V I I I Colóquio P s i c o l o g i a e Educação, e s t e a n o d e d i c a d o às temáticas: Modelos de Intervenção em Psicologia Educacional e Politicas Educativas.

P R O G R A M A H O R I Z O N

A c a n d i d a t u r a d o C E . S E . e m Reabilitação d o I S P A f o i a c e i t e n o Programa HORIZOS. p o r d e s p a c h o d e 2 2 / 1 2 / W d e S . E . v \ o Secretário d e E s t a d o d o E m p r e g o e Formação P r o f i s s i o n a l .

C O N S E L H O C I E N T I F I C O

N a s u a reunião d o p a s s a d o d i a 2 1 d e J a n e i r o , o C o n s e l h o C i e n t i f i c o e l e g e u o s s e u s n o v o s P r e s i d e n t e e V i c e -- P r e s i d e n t e . O P r o f . D o u t o r C a r l o s A m a r a l D i a s é o n o v o P r e s i d e n t e d o C o n s e l h o Científico d o I S P A . s e n d o V i c e - P r e s i d e n t e o P r o f . D o u t o r V i c t o r A J m a d a .

SESSÃO S O L E N E

C o n f o r m e havíamos a n u n c i a d o , n o p a s s a d o d i a 2 1 d e J a n e i r o r e a l i z o u - s e a Sessão Solene de Entrega de Diplomas de Licenciatura. Mestrados e Pós-Graduações. q u e d e c o r r e u n o Auditório d o I S P A . p e r a n t e n u m e r o s a assistência d e e . \ - a l u n o s e s e u s f a m i l i a r e s . F o r a m e n t r e g u e s d i p l o m a s d a Licenciatura em Psicologia, do Mestrado de Psicopatologia e Psicologia Clínica, d o Mestrado de Psicologia Educacional e d o Curso de Pós-(iraduação em Reabilitação. A m e s a q u e p r e s i d i u a e s t a Sessão S o l e n e e r a constituída p e l o D r . João C a r l o s Trincão ( P r e s i d e n t e d a Direcção d o I S P A - C R L ) . P r o f . D o u t o r C a r l o s A m a r a l D i a s ( P r e s i d e n t e d o C o n s e l h o Científico). P r o f . D o u t o r F r e d e r i c o P e r e i r a ( D i r e c t o r ) . P r o f . D o u t o r C a r l o s B a r r a c h o ( P r e s i d e n t e d o C o n s e l h o Pedagógico). P r o P . D o u t o r a E l i z a b e t h S o u s a ( P r e s i d e n t e d o Núcleo d e Coordenação d a Área d e P s i c o l o g i a S o c i a l e d a s Organizações) e D r . José C a r v a l h o T e i x e i r a ( S u b d i r e c t o r ) .

ELEIÇÕES P A R A O S ÓRGÃOS D A E S C O L A

N o p a s s a d o d i a 3 I / O I / U 4 r e a l i / a r a i n - s e eleições p a r a o s órgãos d a E s c o l a , d e s i g n a d a m e n t e p a r a a . Issemhleia de Representantes c ('onselho Pedagógico. N o próximo número i n f o r m a r e m o s s o b r e a n o v a constituição d o s órgãos.

SERVIÇO D E SUPERVISÃO E M P S I C O L O G I A E D U C A C I O N A L

O D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l d o I S P A lançou u m Serviço de Supenisâo em Psicologia Educacional. d e s t i n a d o a Psicólogos a trabalhar e m c o n t e x t o e s c o l a r , c o m a f i n a l i d a d e d e d i s p o n i b i l i z a r supervisão da prática p r o f i s s i o n a l n o âmbito d o a p o i o psicopedagógico às a c t i \ i d a d e s e f e c t i v a s , d o aconselhamento v o c a c i o n a l e. a i n d a , d a avaliação c intervenção c o m A h u i o s c o m N e c e s s i d a d e s E d u c a t i v a s E s p e c i a i s .

A N A L I S E PSICOLÓGICA - 5 0 NÚMEROS

C o m a publicação d o n° 2 d a Série X I . i n n número temático d e d i c a d o a o Comportamento Organizacional c o o r d e n a d o p e l o P r o f . D o u t o r . O . G o u v e i a P e r e i r a , a t i n g i r a m - s e o s 50 números d a Análise Psicológica, e m 16 a n o s d e a c t i v i d a d e e d i t o r i a l contínua, u m a situação ímpar e n t r e a s publicações científicas p o r t u g u e s a s n a área d a P s i c o l o g i a .

D E P A R T A M E N T O D E FORMAÇÃO P E R M A N E N T E

O C o n s e l h o D i r e c t i v o , n a s i m reunião d e 18 d e J a n e i r o p a s s a d o , d e c i d i u c r i a r u m Departamento de Formação Permanente, s o b p r o p o s t a d o s D r s . Arménio S e q u e i r a e José C a r v a l h o T e i x e i r a . E s t e d e p a r t a m e n t o t e m p o r finalidades coordenar a s várias acções d e formação já e x i s t e n t e s n o I S P A (Formação Contínua d e P r o f e s s o r e s . Formação e m A c o n s e l h a m e n t o - S I D A p a r a Médicos e Psicólogos, e n t r e o u t r a s ) e p l a n i f i c a r o d e s e n v o l v i m e n t o f u m r o d e s t a área d e a c t i v i d a d e . P a r a a coordenação d a instalação d o D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e , o C o n s e l h o D i r e c t i v o n o m e o u o D r . José C a r v a l h o T e i x e i r a e c o n v i d o u a D r 3 . A n a C a r i t a e o D r . R u i Bártolo R i b e i r o .

SEMINÁRIOS D E ESTATÍSTICA

A P r o P . D o u t o r a Glória R a m a l h o coordenará a realização d e Senúnários d e Estatística, p r e v e n d o - s e d e s d e já a realização d e seminários s o b r e o s s e g u i n t e s t e m a s : T r a t a m e n t o Estatístico d e D e s i g n s Pré-Teste - Pós-Teste: utilização d e m o d e l o s l i n e a r e s ; Introdução à análise da Interacção e n t r e competência e t r a t a m e n t o : utilização d e m o d e l o s l i n e a r e s . Introdução a o s m o d e l o s l o g l i n e a r e s .

, ; : , ; . Í : , , . ; Í ; ; , : ' . . , , , , i Í : ; , I ; . . ; ; Í ;;, ,!;;;•.,.: ; : . : - Í ! : : : : . : ; . . : : : ; ; : . ; : : : : ; : , : : . : ! , , : ' , ; , • ; , : ! ! : , ^ , , . . : Í . ih

Page 3: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

D E B A T E : S I D A . . . E U NÃO!

I n t e g r a d o n a S e m a n a d a Prevenção o r g a n i z a d a p e l a s a l u n a s A l e x a n d r a Brandão ( 2 o a n o ) , M a r g a r i d a D i a s (2° a n o ) e Patrícia R o b a l o ( 4 o a n o d e Clínica), d e c o r r e u e m 1 1 d e J a n e i r o , n o Auditório d o I S P A , u m d e b a t e i n t i t u l a d o Sida... Eu Não!, c o m a colaboração c a p o i o d a A E I S P A . O o b j e c t i v o p r i n c i p a l d e s t a i n i c i a t i v a , n a q u a l c o l a b o r a r a m a c t i v a m e n t e vários D o c e n t e s d o I S P A , f o i o d e lançar u m a acção d e informação s o b r e S I D A , c o n f o r m e se i n f o r m a m a i s a d i a n t e .

5" A N O D E CLÍNICA - REUNIÃO D E T R A B A L H O

O Núcleo d e Coordenação d a Área d e P s i c o l o g i a Clínica r e a l i z o u , n o p a s s a d o d i a 19 d e J a n e i r o , u m a Reunião de Alunos e Docentes do 5o ano, c o m a f i n a l i d a d e d e f a z e r o balanço d o f u n c i o n a m e n t o d o s Seminários d e Estágio e Seminários d e M o n o g r a f i a r e s p e c t i v o s .

CALENDÁRIOS D O S 5 0 S A N O S

R e c o r d a - s c q u e o C o n s e l h o Pedagógico d e t e r m i n o u es te a n o l e c t i v o u m Calendário para os 5os anos, q u e e s t a b e l e c e o início e fim d o s Seminários A e B , b e m c o m o as r e s p e c t i v a s interrupções p a r a férias. E s s e calendário é o s e g u i n t e :

Seminário B (Estágio)

Início - 1 1 / 1 0 / 9 3 F i m - 3 0 / 0 6 / 9 4

Interrupção a p e n a s n o s períodos d e férias d o N a t a l e d a Páscoa.

Seminário A ( M o n o g r a f i a )

Início - 1 1 / 1 0 / 9 3 F i m - 3 0 / 0 6 / 9 4

Interrupção a p e n a s n o s períodos d e férias d o N a t a l , Páscoa e época d e frequências.

T e m a s Avançados

Início - 1 1 / 1 0 / 9 3 F i m - 3 0 / 0 6 / 9 4

C o n s o a n t e calendário e l a b o r a d o p e l o s Núcleos d e Coordenação d a s Áreas.

R E S U M O S D A S COMUNICAÇÕES D O 5" COLÓQUIO D E P S I C O L O G I A CLÍNICA

O D e p a r t a m e n t o d e P s i c o l o g i a Clínica e d i t o u o s Resumos das Comunicações e Conferências r e a l i z a d a s n o 5° Colóquio d e P s i c o l o g i a Clínica s o b r e " S e x u a l i d a d e s c S I D A " , q u e d e c o r r e u n o I S P A e m O u t u b r o p a s s a d o . O s i n t e r e s s a d o s e m o b t e r e s se s R e s u m o s poderão fazê-lo n a Secção d c F o l h a s .

I S P A , : I • 3 mil

I C O N G R E S S O N A C I O N A L D E P S I C O L O G I A D A SAÚDE

C o m n u m e r o s a assistência r c a l i z o u - s e , n o s p a s s a d o s d i a s 2 6 , 2 7 e 2 8 d e J a n e i r o , n o Auditório d o A r q u i v o N a c i o n a l d a T o r r e d o T o m b o , o / Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, u m a reunião científica d o âmbito n a c i o n a l q u e a t i n g i u p l e n a m e n t e o s o b j e c t i v o s p r o p o s t o s : d e b a t e r a m - s e vários a s p e c t o s d o d e s e n v o l v i m e n t o d a P s i c o l o g i a d a Saúde c m P o r t u g a l , n o m e a d a m e n t e f e z - s e u m balanço d a intervenção psicológica n o s serviços d e saúde e p c r s p e c l i v o n - s e o f u t u r o d a e s p e c i a l i d a d e . R c a l i z o u - s e u m c o n j u n t o m u i t o n u m e r o s o d e conferências e comunicações ( 6 0 ) r e f e r e n t e s a áreas m u i t o d i v e r s i f i c a d a s d a intervenção/investigação psicológica e m saúde (prevenção, p e d i a t r i a , o n c o l o g i a , S I D A , doenças v a s c u l a r e s , c a n c r o , diálise e transplantação, e n t r e o u t r a s ) c, a i n d a , a a c t i v i d a d e s d o s Psicólogos e m m a t e r n i d a d e s , h o s p i t a i s pediátricos, u n i d a d e s d e reabilitação c c e n t r o s d c saúde. O êxito r e g i s t a d o p o r e s t a i n i c i a t i v a científica, q u e marcará a história d a P s i c o l o g i a d a Saúde n o n o s s o país, d e v e - s e a u m a organização c o n j u n t a d a Divisão de Psicologia Clínica e da Saúde da APPORT e d o departamento de Psicologia Clínica d o I S P A .

Conclusões d o I C o n g r e s s o d e P s i c o l o g i a d a Saúde

N e s t a i n i c i a t i v a c o n j u n t a d o I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a ( I S P A ) e d a Associação d o s Psicólogos P o r t u g u e s e s ( A P P O R T ) l o r n o t i - s e c l a r o q u e o s serviços d c saúde p r e c i s a m d o s psicólogos, p o r q u e e s t a r i n f o r m a d o s o b r e o q u e f a z b e m o u m a l à saúde é necessário m a s não é s u f i c i e n t e p a r a m u d a r c o m p o r t a m e n t o s . É necessário i n v e s t i g a r c i n t e r v i r s o b r e a s crenças e a t i t u d e s c m relação à saúde c à doença p a r a p r o m o v e r a mudança e f e c t i v a d e c o m p o r t a m e n t o s , c o n d u c e n t e à promoção d a saúde e à prevenção d a doença. I s t o só será possível através d e t e c n o l o g i a s psicológicas c i m p l a n t a n d o psicólogos n o s serviços d e saúde, t r a b a l h a n d o a o l a d o d o s o u t r o s técnicos d c saúde n o s c a m p o s d a educação e d a prevenção. E u r g e n t e q u e e m P o r t u g a l s e j a r e c o n h e c i d o - d e f a c t o c d e d i r e i t o - o p a p e l d a P s i c o l o g i a e d o s psicólogos n o s serviços d c saúde, d e f o r m a a d a r r e s p o s t a a n e c e s s i d a d e s c r i a d a s p e l o s próprios d e s e n v o l v i m e n t o s d a M e d i c i n a e c o n t r i b u i r p a r a a humanização d o s serviços d e saúde. E u r g e n t e d e f i n i r o s o b j e c t i v o s , a s f o r m a s d e organização e d e integração p r o f i s s i o n a l d o s psicólogos n o s serviços d c saúde, c m colaboração e s t r e i t a c o m o s o u t r o s técnicos d c saúde, p a r t i c u l a r m e n t e c o m o s p r o f i s s i o n a i s d a M e d i c i n a . P o r o u t r o l a d o , é necessário i m p l e m e n t a r a formação c m P s i c o l o g i a d a Saúde, a o s níveis académico c p r o f i s s i o n a l d i r i g i d a a o s próprios psicólogos, m a s também a o s o u t r o s técnicos d e saúde.

• I I M I l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l m i n i u m i i l i i i i i iH i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i i im i imMi i

Page 4: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

M c t f f i m m E S F A

O f u t u r o cLi P s i c o l o g i a d a Saúde n o n o s s o p a i s . d e p e n d e e n i g r a n d e p a r l e , d a colaboração e organização d o s psicólogos i n l e r e s s a d o s n e s l a área. p a r a j u n t o s d e f i n i r e m q u a l a i d e n t i d a d e d o psicólogo d a saúde e m P o r t u g a l , n u m esforço i n t e g r a d o n a s organizações e u r o p e i a s já e x i s t e n t e s , c o m o a E u r o p e a n A s s o c i a t i o n o f H e a l t h P s y c h o l o g y c u j o a p o i o es te c o n g r e s s o v a l o r i z o u . P o r o u t r o l a d o . d e p e n d e d o r e c o n h e c i m e n t o , p o r p a r t e d o s vários órgãos e p r o f i s s i o n a i s l i g a d o s á Saúde, d o p a p e l d o psicólogo c o m o p r o f i s s i o n a l d e saúde c a p a / d e c o l a b o r a r e m e q u i p a s m u l t i d i s c i p l i n a r e s p a r a a j u d a r a p r o m o v e r a saúde d o cidadão português.

: — : : :

ACTIVIDADES DOS DOCENTES

COMUNICAÇÕES, CONFERENCIAS E OUTRAS A C T I V I D A D E S REALIZADAS

OU POR R E A L I Z A R

Prof. Doutor Frederico Pereira

r C U R S O D E FORMAÇÃO P A R A P R E - G R A D U A D O S E M P S I C O L O G I A D A SAÚDE

O r g a n i z a d o p e l o T e n t a A v ançado d e P s i c o l o g i a d a Saúde (5° a n o d e P s i c o l o g i a Clínica) e p e l o Núcleo d e Investigação c m P s i c o l o g i a d a Saúde/ISPA rcalizar-sc-á c m 2 4 e 2 5 / 0 6 / 9 4 o 2 o

C u r s o d e Formação p a r a Pré-Graduados e m P s i c o l o g i a d a Saúde, es te a n o s o b r e Psicologia da Saúde e SIDA. O c u r s o c d i r i g i d o a o s Estudantes de Psicologia, d e qualquer a r c a . q u e s e j a m d o I S P A o u não. A s inscrições p o d e m s e r f e i t a s n a S e c r e t a r i a d o I S P A .

C o n v i d a d o , n a q u a l i d a d e d e Uniting Professor, a c o l a b o r a r n o s seminários de pós-graduação e doutoramento ( P s y c h a n a l y s e e t L i t e r a t u r e ) d o Laboratório d e A n t r o p o l o g i a Literária d o I n s t i t u i C h a r l e s V . d a U n i v e r s i d a d e d e P a r i s V I I .

M e m b r o d o C o n s e l h o Científico d a Learning and Instruction (The Journal of European Association for Research on Learning and Instruction), e d i t a d a p e l a P e r g a m o n P r e s s .

SEMINÁRIO - T R A B A L H O D E E Q U I P A E M REABILITAÇÃO

N u m a organização c o n j u n t a d o r e c e n t e m e n t e c r i a d o D e p a r t a m e n t o d e Formação P e r m a n e n t e e d o C E . S E . e m Reabilitação realizar-se-á e m A b r i l próximo u m Seminário sobre Trabalho de Equipa em Reabilitação. d e s t i n a d o a Técnicos d e Reabilitação e d e Saúde. B r e v e m e n t e d a r e m o s m a i s notícias s o b r e e s t a i n i c i a t i v a .

N E U R O P S I C O L O G I A

O D r . M a n u e l D o m i n g o s , psicólogo d a U n i d a d e d e N e u r o l o g i a e N e u r o f i s i o l o g i a d o H o s p i t a l d e São José. r e a l i z a e s te mês d e F e v e r e i r o d u a s sessões d e Introdução à Xeuropsicologia. n o âmbito d a s a c t i v i d a d e s d o T e m a Avançado d e P s i c o l o g i a d a Saúde, d o 5 o a n o d e P s i c o l o g i a Clínica

4 * C O N F E R E N C I A E U R O P E I A S O B R E L E I E P S I C O L O G I A

D e 6 a 9 d e A b r i l próximo realizar-se-á e m B a r c e l o n a ( E s p a n h a ) , a 4 a Conferência E u r o p e i a s o b r e L e i e P s i c o l o g i a , o r g a n i z a d a p e l o Colégio O f i c i a l d o s Psicólogos d a Catalunha e p e l a E u r o p e a n A s s o c i a t i o n o f Psy c h o l o g y a n d L a w . Estão p r e v i s t o s simpósios s o b r e Agressão e Violência. Adopção. I Etimologia. Prisão. Testemunho e Peritagem Psicológica, e n t r e o u t r o s .

Prof. Doutor Carlos Barracho

Participação n o Colóquio I n t e r n a c i o n a l s o b r e Communication. Espace et Societé (Actual i té et perspectives des theories d'Abraham Moles), q u e se realizará e m 7 e 8 d e A b r i l d e 1 9 9 4 e m E s t r a s b u r g o (França), c o m o patrocínio d a U N E S C O e d o C o n s e l h o d a E u r o p a .

C o n v i d a d o p e l o Ministério d a C u l t u r a e Comunicação d a República d e C a b o V e r d e p a r a C o o r d e n a d o r Científico e Pedagógico d o Projecto de Formação dos Recursos Humanos dos Órgãos de Comunicação Social d a q u e l e país.

Prol'. Doutora Elizabeth Sousa

C o n v i d a d a p e l o I n s t i t u t o Português d e E s t u d o s S u p e r i o r e s a r e a l i z a r u m c i c l o d e conferências n o domínio d a Psicologia da Comunicação.

Prof. Doutor Luís Soczka

M e m b r o d o Júri das Provas de Doutoramento do L i e . Américo B a p t i s t a , n o I n s t i t u t o S u p e r i o r d e Ciências Biomédicas A b e l S a l a z a r , d o P o r t o .

I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I 1 I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I H

Page 5: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

Prof". Doutora Glória Ramalho Prof. Doutor Jorge Correia Jesuíno

Promoção c organização d c Seminários de Estatística n o I S P A . s o b r e o s s e g u i n t e s t e m a s : ( I ) T r a t a m e n t o Estatístico d e D e s i g n s P r c - T c s t c - Pós-Tcstc: utilização d c m o d e l o s l i n e a r e s : ( 2 ) Introdução à análise d a Interacção e n t r e competência e tratamento: ( 3 ) utilização d c m o d e l o s l i n e a r e s . Introdução a m o d e l o s l o g l i n c a r c s .

A r t i g o i n t i t u l a d o Características dos Gestores de Topo: 1'ina Abordagem Qualitativa, c m colaboração c o m o s P r o f s . D o u t o r e s O . G o u v e i a P e r e i r a e L u i s A n t e r o R c t o . Análise Psicológica ( 1 9 9 3 ) . I f ' 2 ( X I ) . 1 7 9 - 1 9 9 .

Prof*. Doutora Elizabeth Sousa

Prof. Doutor José Orneias

Participação n o D e b a t e s o b r e SIDA... Eu VA»/, r e a l i z a d o n o I S P A c m 1 1 / 0 1 p a s s a d o , c o m u m a intervenção s o b r e " S a f e r S e x " e o u t r a n u m d e b a t e s o b r e f i l m e s p r o j e c t a d o s .

A r t i g o e m colaboração c o m a D r a . M a r t a C a l a d o . ( 'lima Organizacional e Suas Significações: Literatura Revisitada. Análise Psicológica ( 1 9 9 3 ) . n° 2 ( X I ) . 2 0 1 - 2 1 1 .

Prof*. Doutora Isabel Leal

Prof. Doutor António Candeias

C o n v i d a d o p a r a o C o n s e l h o E d i t o r i a l d a r e v i s t a "Inovação", d o I n s t i t u t o d e Inovação E d u c a c i o n a l , q u e publicará a s u a t e s e d e D o u t o r a m e n t o " E d u c a r d e O u t r a F o r m a : A E s c o l a O f i c i n a N° 1 d e L i s b o a . 1 9 0 5 - 1 9 3 0 " .

A r t i g o i n t i t u l a d o Psicologia da Saúde: Contributos para a descrição do seu estado actual e perspectivas futuras no ISPA. e m colaboração c o m o D r . José A . C a r v a l h o T e i x e i r a , n a publicação d a A P P O R T " A Organização d o s Serviços d e P s i c o l o g i a e m P o r t u g a l " ( 1 9 9 3 ) . 4 1 - 5 1 .

Prof*. Doutora Isabel Leal e Dr. José Carvalho Teixeira

Participação c o n j u n t a , c o m a D r a . T e r e s a Paixão ( d a Comissão N a c i o n a l d e L u t a C o n t r a a S I D A ) , na sessão i n t i t u l a d a O que é que eu sei?, i n t e g r a d a n o D e b a t e SIDA... Eu Não!, realizado n o I S P A e m 1 1 / 1 / 9 4 .

Dr. Victor Cláudio

Comunicação i n t i t u l a d a Prevenção: modo de usar!, no D e b a t e SIDA... Eu Não!, r e a l i z a d o n o I S P A e m 1 1 / 1 / 9 4 .

PUBLICAÇÕES

Prof. Doutor Frederico Pereira

Análise Psicológica: 16 anos, 50 números, a b e r t u r a d o n° 2 ( X I ) d e 1 9 9 3 d a Análise Psicológica, número temático s o b r e C o m p o r t a m e n t o O r g a n i z a c i o n a l .

Prof. D o u t o r O. Gouveia Pereira

Comportamento Organizacional: Uma Panorâmica Sistémica, n o t a d e a b e r t u r a d a Análise Psicológica ( 1 9 9 3 ) . n °2 (XI ) . 1 6 9 - 1 7 7 .

Dr. Miguel Pina e Cunha

Nota de leitura s o b r e o l i v r o " C u l t u r e s a n d O r g a n i z a t i o n s . S o f t w a r e o f t h e M i n d " , d e G e e r t H o f s t e d e ( 1 9 9 1 ) . n a Análise Psicológica ( 1 9 9 3 ) . n° 2 ( X I ) . 2 8 3 - 2 8 4 .

Dr. José A. Carvalho Teixeira

Nota de leitura s o b r e o l i v r o " P s i c o t e r a p i a E x i s t e n c i a l " , d e V . A . A n g e r a m i - C a m o n ( 1 9 9 3 ) , n a Análise Psicológica ( 1 9 9 3 ) . n° 2 ( X I ) . 2 8 5 - 2 8 6 .

Nota de investigação s o b r e "Representações S o c i a i s d a S I D A e n t r e o s Médicos", e m colaboração c o m P e d r o Antão, V a n d a C o s t a . V i l m a F l o r e s e I s a b e l M a r q u e s , n a Análise Psicológica ( 1 9 9 3 ) . n° 2 ( X I ) . 2 8 7 - 2 9 0 .

Dr. Luís Silva Pereira

Nota de leitura s o b r e o l i v r o " M a l a d e s d ' H i e r . M a l a d e s d ' A u j o u r d ' h u i " d e C l a u d i n e H e r z l i c h e J a n i n e P i e r r e t ( 1 9 9 0 ) . n a Análise Psicológica ( 1 9 9 3 ) . n° 2 ( X I ) . 2 8 4 - 2 8 5 .

P a r t i c i p a n u m w o r k s h o p s o b r e Toxicodependência. o r g a n i z a d o p e l o G a b i n e t e d e Prevenção d a Toxicodependência d a Câmara M u n i c i p a l d e L i s b o a , n o d i a 2 3 / 0 2 / 9 4 . às 9 . 3 0 h . n o Pátio A l f a c i n h a ( L i s b o a ) .

Page 6: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

M e n t e m I S P A

INFORMAÇÕES GERAIS

P R O T O C O L O S DO ISPA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES (NACIONAIS)

O I S P A t e m p r o t o c o l o s d e colaboração c o m várias instituições n a c i o n a i s , q u e a b r a n g e m a s áreas d e investigação, intervenção, estágios c formação.

— Direcção G e r a l d o E n s i n o Básico e Secundário

— C e n t r o d c Saúde M e n t a l I n f a n t i l d c L i s b o a

— C e n t r o R e g i o n a l d o S u l d o C e n t r o d e E s t u d o s e P r o f i l a x i a d a D r o g a

— Radiodifusão P o r t u g u e s a

— E s c o l a S u p e r i o r d e Educação d o I n s t i t u t o Politécnico d e Setúbal

— Laboratório d e Fonética d a F a c u l d a d e d e L e t r a s d e L i s b o a

— Divisão d e Orientação E d u c a t i v a d a Direcção G e r a l d o E n s i n o Básico e Secundário d o Ministério d e Educação

— C e n t r o d e D i a Comunitário d e D o e n t e s M e n t a i s - O l i v a i s

— F a c u l d a d e d e P s i c o l o g i a e d e Ciências d a Educação d e C o i m b r a

— Aquário V a s c o d a G a m a

— I n s t i t u t o d e Psicanálise

— E s c o l a S u p e r i o r d e Educação J e a n P i a g e t

— Associação P o r t u g u e s a d e P s i q u i a t r i a d a Infância e d a Adolescência

— I n s t i t u t o S u p e r i o r d o Serviço S o c i a l d e C o i m b r a

— Direcção G e r a l d e Administração Pública

— E s c o l a S u p e r i o r d e Polícia

— H o s p i t a l M i g u e l B o m b a r d a

— I T T - Páginas A m a r e l a s

— Prevenção Rodoviária P o r t u g u e s a

— D e p a r t a m e n t o d e Z o o l o g i a e A n t r o p o l o g i a d a F a c u l d a d e d e Ciências d e L i s b o a

— C e n t r o d e E s t u d o s Judiciários

— Associação d e A p o i o à Vítima

— C e n t r o d e E s t u d o s e Animação C u l t u r a l - C E D A C / C R L

— Direcção d o s Serviços d e Saúde d a T A P - A i r P o r t u g a l

— M o v i m e n t o d a E s c o l a M o d e r n a

— L i g a P o r t u g u e s a d o s D e f i c i e n t e s M o t o r e s

— C e n t r o N a c i o n a l d e Informação Geográfica d o Ministério d o P l a n o e O r d e n a m e n t o d o Território

- C e n t r o d a s T a i p a s

- Serviço N a c i o n a l d c P a r q u e s c Conservação d a N a t u r e z a

- S o c i e d a d e A V o z d o Operário

- D R E L / S P O - Direcção R e g i o n a l d a Educação d c L i s b o a ( S e r v iço d c P s i c o l o g i a e Orientação)

- Associação P o r t u g u e s a d e Saúde M e n t a l

- Associação d e E s c o l a s d c S i n t r a - C e n t r o d c Formação

- C e n t r o d e Formação " F o r m a r p a r a E d u c a r "

- C a m a r a M u n i c i p a l d c L i s b o a - P r o j e c t o " A p o i o a o s S e m A b n g o d a C i d a d e d e L i s b o a "

- C e n t r o d e Saúde d a P a r e d e

- I n s t i t u t o Português d e R e u m a t o l o g i a

- Comissão d o P r o j e c t o d e A p o i o à Família e à Criança

- U n i v e r s i d a d e Católica P o r t u g u e s a

SIDA... E U NÃO!

F o i d e S I D A q u e se f a l o u n o I n s t i t u t o S u p e r i o r d e P s i c o l o g i a A p l i c a d a a o l o n g o d o d i a 1 1 d e J a n e i r o d e 1 9 9 4 . N o d e b a t e "Sida... Eu Não!", f o r a m d i s c u t i d a s a s questões e s s e n c i a i s n o âmbito d a informação e a s questões m a i s polémicas a o nível d o s c o m p o r t a m e n t o s . F a l o u - s e d e prevenção, d e discriminação, d e s e x o s e g u r o e d e t u d o a q u i l o q u e a audiência lançou p a r a a m e s a . D e s d e a s c a m p a n h a s d e prevenção às práticas s e x u a i s m a i s c o r r e n t e s , p a s s a n d o p e l a f r a g i l i d a d e d o s c o n c e i t o s m a i s e s t i g m a t i z a n t e s , t u d o f o i q u e s t i o n a d o , v i s t o e r e v i s t o , n u m diálogo a b e r t o e n t r e a segurança d o c o n h e c i m e n t o d o s m e s t r e s e a pertinência d a s opiniões d o s discípulos. D r . C a r v a l h o T e i x e i r a . P r o f . D o u t o r a I s a b e l L e a l . D r . V i c t o r Cláudio. D r 1 . T e r e s a Paixão. P r o f . D o u t o r José O r n e i a s , D r 1 . F e r n a n d a R i b e i r o e D r 1 . M a r i a José P e d r o s o f o r a m a l g u n s d o s m e s t r e s p r e s e n t e s .

T u d o começou c o m F i l i p e e s u a s m a r i o n e t a s e d e p o i s f o i u m "vê se t e a v i a s " d e e s c l a r e c i m e n t o s , críticas e sugestões. E a i n d a h o u v e t e m p o p a r a o p r e e n c h i m e n t o d e questionários d e avaliação d a informação s o b r e S I D A . p a r a a projecção d e filmes e p a r a a distribuição d e m a t e r i a l i n f o r m a t i v o e " p r e v e n t i v o " ( n o m e a d a m e n t e o f a m o s o p r e s e r v a t i v o m a s c u l i n o e o i n o v a d o r p r e s e r v a t i v o f e m i n i n o ) g e n t i l m e n t e c e d i d o p e l o laboratório Paracélsia. O s i n t e r v a l o s d e s t e d e b a t e p o d i a m a i n d a s e r p r e e n c h i d o s p o r u m p a s s e i o p e l o I n s t i t u t o , o n d e se e n c o n t r a v a e x p o s t a u m a selecção d e q u a d r o s d o p i n t o r Hélder B e r n a r d o e u m a p e q u e n a exposição d e c a r t a z e s a l u s i v o s a o t e m a d o d e b a t e . R e s u m i n d o , f o i u m a acção d e sensibilização d o s e s t u d a n t e s universitários p a r a o p r o b l e m a d a S I D A . d e d i c a d a às dúvidas e às i n c e r t e z a s d e q u e m e s t e v e p r e s e n t e , f a l a r s o b r e S I D A f o i o q u e se propôs e f o i i s s o q u e a c o n t e c e u !

A l e x a n d r a Brandão. M a r g a r i d a D i a s . Patrícia R o b a l o

lllillllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllH

Page 7: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

Mteíõnm ISPA ANALISE PSICOLÓGICA (1993), N" 2 (Série XI)

C O M P O R T A M E N T O O R G A N I Z A C I O N A L

Sumário

Analise Psicológica: 16 anos. 50 números

F r e d e r i c o P e r e i r a

Sola de Abertura

O r Undo G o u v e i a P e r e i r a

Característic as dos (iestores de Topo: Uma Abordagem Qualitativa

J o r g e C o r r e i a Jesuíno. O r l i n d o G o u v e i a P e r e i r a . Luís A n t e r o R c t o

('lima Organizacional e Suas Significações: Literatura Revisitada

M a r t a C a l a d o . E l i z a b e t h S o u s a

Síveis de Análise no Estudo da Identidade Social

Lígia Amâncio

Using Multiple Paradigms in Organizational Research: First Results

J o h n Hassard

Les Theories de la Dissonance Cognitive

A l a i n C l e m e n c e

Heurística, Enviesamentos e Erros Inferenciais na Mecânica da Avaliação Psicológica

Mário R o d r i g u e s Simões

A Implementação de Progressos de Qualidade Total (PQT's)

A d r i a n o C a b r a l Polónia

Subsídios para uma Caracterização da Problemática da Segurança no Trabalho, no Sector da Construção Civil e Obras Públicas

P a u l o F e r r e i r a R o d r i g u e s

L e i t u r a s

N o t a s d e I n v estigação

Notícias d e Colóquios. C o n g r e s s o s . Seminários

Calendário d e Colóquios. C o n g r e s s o s , Seminários

R e v i s t a s r e c e b i d a s

C E N T R O DE DOCUMENTAÇÃO ISPA

SERVIÇO BIBLIOGRÁFICO

Publicações periódicas e x i s t e n t e s n a B i b l i o t e c a d o I S P A . m a i s r e l e v a n t e s n a área d a Psicologia da Saúde:

• A m e r i c a n P s y c h o l o g i s t

. Análise Psicológica ( N o s Temáticos)

• Anuário d e P s i c o l o g i a

• B o l e t i m d e P s i c o l o g i a

• B u l l e t i n d e P s y c h o l o g i e

. H e a l t h Psy c h o l o g y

• J o r n a l d e P s i c o l o g i a

. J o u r n a l d e s Psy c h o l o g u e s

. P r o f e s s i o n a l P s y c h o l o g y : R e s e a r c h a n d P r a c t i c e

. P s i c o l o g i a

. P s y c h o l o g i s t

. R e v i s t a d e P s i c o l o g i a

Colecções

. Annual Review of Psychology, V o l . 3 2 . 1 9 8 1 - V o l . 44. 1 9 9 3 .

N o próximo número a s s i n a l a r e m o s a s publicações periódicas e r e s p e c t i v a s colecções r e s p e i t a n t e s à área d e Psicologia da Linguagem e informações r e l a t i v a s às F o n t e s d e Informação e x i s t e n t e s n o C e n t r o d e Documentação.

Lista de livros adquiridos e recentemente publicados na área de Psicologia da Saúde:

A n g e l S i m o n . M . ( 1 9 9 3 ) . P s i c o l o g i a d e l a s a l u d . A p l i c a c i o n e s c l i n i c a s v estratégias d e i n t e r v e n c i o n . M a d r i d : E d . Pirâmide.

B a c k m a n . M . . ( 1 9 8 9 ) . T h e psv c h o l o g v o f t h e p h y s i c a l l y i l l p a t i e n t : A c l i n i c i a n ' s g u i d e . N e w Y o r k : P l e n u m P r e s s .

B e l a r . C . D e a r d o r f f . W . & K e l l y . K . ( 1 9 8 7 ) . P r a c t i c e o f c l i n i c a l h e a l t h p s y c h o l o g y . N e w J e r s e y : P e r g a m o n P r e s s .

B o t e l h o . [. . A l m e i d a . J . . G e a d a . M . & J u s t o . J . ( E d s . ) ( 1 9 9 0 ) . A p s i c o l o g i a n o s serviços d e saúde. P o r t o : A P P O R T .

Page 8: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

8 B o l e t i m I S P A

C l i c r c n , S . ( E d . ) ( 1 9 8 9 ) . P s y c h o s o m a t i c m e d i c i n e : T h e o r y , p s y c h o l o g y a n d p r a c t i c e . M a d i s o n : I n t e r n a t i o n a l U n i v e r s i t y P r e s s .

F i s c h e r , S . , & R e a s o n , J . ( E d s ) . H a n d b o o k o f l i f e s t r e s s c o g n i t i o n a n d h e a l t h . C h i c h e s t e r : J o h n W i l e y .

K a r o l y , P . ( E d ) ( 1 9 8 5 ) . M e a s u r e m e n t s t r a t e g i e s i n h e a l t h p s y c h o l o g y . N e w Y o r k : J o h n W i l e y .

M a e s , S . , S p i e l b e r g , C , D e f a r e s , P . , & S a r a s o n , I . ( E d s ) . ( 1 9 8 8 9 0 ) . T o p i c s i n h e a l t h p s y c h o l o g y . C h i c h e s t e r : J o h n W i l e y .

O s t r o w , D . ( E d ) ( 1 9 9 0 ) . B e h a v i o u r a l a s p e c t s o f A I D S . N e w Y o r k : P l e n u m M e d i c a l B o o k C o n i p .

S t o n e , G . , W e i s s , S . , M a t a r a z z o , J . , M i l l e r , N . , R o d i n , J . , B e l a r , C , F o l l i k , M„ & S i n g e r , J . ( E d s ) ( 1 9 8 7 ) . H e a l t h p s y c h o l o g y : A d i s c i p l i n e a n d a p r o f e s s i o n . C h i c a g o : T h e U n i v e r s i t y o f C h i c a g o P r e s s .

S a r a f i n o , E . ( 1 9 9 0 ) . H e a l t h p s y c h o l o g y : B i o p s y c l i o s o c i a l i n t e r a c t i o n s . N e w Y o r k : J o h n W i l e y . .

S w e e t , J . , R o z e n s k y , R . , & T o v i a n , S . ( E d s ) ( 1 9 9 1 ) . H a n d b o o k o f c l i n i c a l p s y c h o l o g y i n m e d i c a l s e t t i n g s . N e w Y o r k : P l e n u m P r e s s .

N O T A I N F O R M A T I V A

D e u e n t r a d a n a B i b l i o t e c a u m n o v o periódico:

A n n a l s I n t e r n a t i o n a l s d e Çrimjnojogie, S o c i e d a d e I n t e r n a c i o n a l d e C r i m i n o l o g i a , V o l . 3 1 , 1 9 9 3 .

I n f o r m a m o s o s u t i l i z a d o r e s , q u e f o i c r i a d a r e c e n t e m e n t e u m a n o v a área temática n o espaço d a B i b l i o t e c a :

C7 - P s i c o l o g i a d a Saúde.

DIFUSÃO BIBLIOGRÁFICA

D u r a n t e o m e s d e J a n e i r o , e n c o n t r a m - s c disponíveis, p a r a c o n s u l t a , o s s e g u i n t e s d o c u m e n t o s :

. B o l e t i m Bibliográfico, n° 2 7 O u t u b r o - D e z e m b r o 1 9 9 3 .

. B o l e t i m I n f o r m a t i v o n° 6 , d e N o v e m b r o - D e z e i n b r o , r e f e r e n t e à l i s t a d a s últimas aquisições d e l i v r o s .

. B o l e t i m r e f e r e n t e à l i s t a d o s l i v r o s e x i s t e n t e s n a área d c P s i c o l o g i a E d u c a c i o n a l .

T E S T O T E C A

A organização e classificação d o s t e s t e s n e s t e s e c t o r é a s e g u i n t e :

1 Nível

e Organização

1.1 - G l o b a l 1.2 - Realização 1.3 - D e s e n v o l v i m e n t o 1.4 - Funções e P r o c e s s o s C o g n i t i v o s 1.5 - F a c t o r G 1.6 - M u l t i f a c t o r i a l s e Aptidões S i m p l e s

2 - I n s t r u m e n t a l

2 .1 - S e n s o r i a i s e Psicofísicas 2 . 2 - P s i c o m o t r i c i d a d e , Coordenação

G r a f o - P e r c e p t i v a 2 . 3 - Atenção e Concentração 2.4 - Retenção e Memória 2 . 5 - L i n g u a g e m e L e i t u r a 2 . 6 - Avaliação Neuro-Psicológica

3 - P e r s o n a l i d a d e

3 .1 - Questionários M u l t i d i m e n s i o n a i s 3 . 2 - Questionários Específicos 3 . 3 - P r o j e c t i v a s

4 - I n t e r e s s e s , Motivação e C o n h e c i m e n t o s

4 . 1 - C o n h e c i m e n t o s e Nível E s c o l a r P r o v a s V o c a c i o n a i s e d e A d a p t a b i l i d a d e

4 . 2 - P r o v a s V o c a c i o n a i s e d e I n t e r e s s e s E s c o l a r e s e P r o f i s s i o n a i s

4 . 3 - V a l o r e s , A t i t u d e s e Motivações E s c o l a r e s e P r o f i s s i o n a i s

5 - C o m p o r t a m e n t o e M e i o

5 .1 - E s c a l a s d e A t i t u d e s 5 . 2 - Avaliação d e A m b i e n t e s 5 . 3 - Auto-Percepção c Adaptação 5 . 4 - Competências, F u n c i o n a l i d a d e c A u t o n o m i a

6 - M a t e r i a i s e P r o g r a m a s d e Intervenção

6 .1 - A c o n s e l h a m e n t o e Clínica 6 . 2 - Gestão e Dinâmica O r g a n i z a c i o n a l 6 . 3 - P s i c o p e d a g o g i a c D e s e n v o l v i m e n t o 6 . 4 - P l a n e a m e n t o d e C a r r e i r a s e D e s e n v o l v i m e n t o

C u r r i c u l a r 6 . 5 - O r l o f o n i a e Reeducação P s i c o m o t o r a 6 . 6 - B i o f e e d b a c k

Page 9: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

CALENDÁRIO D l : REUNIÕES

I S P A - 24 a 27/03/94

- 15 e 16/04/94

V I I I C O L Ó Q U I O P S I C O L O G I A E EDUCAÇÃO -" M O D E L O S D E INTERVENÇÃO E M P S I C O L O G I A E D U C A C I O N A L " . "POLÍTICAS E D U C A T I V A S " Informações: S e c r e t a r i a d o I S P A .

A N N U A L C O N F E R E N C E O F T H E B R I T I S H P S Y C H O L O G I C A L S O C I E T Y B r i g h t o n (Grã-Bretanha) Informações: T h e B r i t i s h P s y c h o l o g i c a l S o c i e t y . S t . A n d r e w s H o u s e . 4 8 . P r i n c e s s R o a d E a s t . L e i c e s t e r L E 1 7 D R . Grã - B r e t a n h a . T e l : 0 5 3 3 - 5 4 9 5 6 8 F a x : 0 5 3 3 - 4 7 0 7 8 7

5 a 8/04/94

- 22 e 23/04/94

SEMINÁRIO - T R A B A L H O D E E Q U I P A E M REABILITAÇÃO Infonnações: A / c Direcção d o C . E . S . E . e m Reabilitação/ / I S P A .

I V C O N G R E S S O D E P S I C O L O G I A A M B I E N T A L T e n e r i f e ( E s p a n h a ) Informações: D e p t . d e P s i c o l o g i a C o g n i t i v a . S o c i a l y O r g a n i z a c i o n a l . C a m p u s d e Guajará. U n i v e r s i d a d d e L a L a g u n a . 3 8 2 0 5 S . / C . d e T e n e r i f e . Canárias. E s p a n h a . T e l : 9 2 2 - 6 0 9 3 4 2 F a x : 9 2 2 - 6 0 9 3 0 1

E X T E R I O R

- 23/02/94

W O R K S H O P S O B R E TOXICODEPENDÊNCIA Informações: G a b i n e t e d e Prevenção d a Toxicodependência d a Câmara M u n i c i p a l d e L i s b o a . T e l : 0 1 - 3 6 2 2 0 8 8 / 3 4 5 6

- 24 e 25/02/94

4 t h I N T E R N A T I O N A L C O N F E R E N C E O N W O M E N A N D M E N T A L H E A L T H L o n d r e s (Grã-Bretanha) Informações: M s . L e e W i l d i n g . I n s t i t u t e o f P s y c h i a t r y . D e C r e s p i g n y P a r k . D e n m a r k H i l l . L o n d o n S E 5 8 A F . Grã-Bretanha. T e l : 0 7 1 - 9 1 9 - 3 1 7 0

- 2 a 4/03/94

E S C O L A E C O M U N I D A D E L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: S o c i e d a d e P o r t u g u e s a d e P s i c o l o g i a Comunitária. R . D . P e d r o V . 6 0 - I o . 1 2 0 0 L i s b o a

- 6 a 8/04/94

T H E S E C O N D B R I T I S H C O N F E R E N C E O N C R I T I C A L T H I N K I N G A N D E D U C A T I O N N o r w i c h (Grã-Bretanha) Informações: D r . A l e c F i s h e r . C e n t r e f o r R e s e a r c h o n C r i t i c a l T h i n k i n g ( C R I T ) . S c h o o l o f E c o n o m i c & S o c i a l S t u d i e s . U n i v e r s i t y o f E a s t A n g l i a . N o r w i c h . N R 4 7 T J . Grã-Bretanha.

- 6 a 9/04/94

C R E A T I V E P O T E N T I A L , E X P L O R I N G A N D D E V E L O P I N G P a v i a (Itália) Informações: P r o f . D r . O m e l l a D e n t i c i . Universitá d e g l i S t u d i d i P a v i a . I s t i t u t o d i P s i c o l o g i a . P i a z z a B o t t a 6 . 1 - 2 7 1 0 0 P a v i a . Itália. F a x : 3 9 - 3 8 2 - 3 8 6 2 7 2

- 6 a 8/04/94

I V CONFERÊNCIA E U R O P E I A D E P S I C O L O G I A JURÍDICA B a r c e l o n a ( E s p a n h a ) Informações: G r a n V i a d e I a s C o r t s C a t a l a n e s 7 5 1 . B I . A - 2 1 - 0 8 0 1 3 . B a r c e l o n a ( E s p a n h a )

! l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l l ! I I I I H

Page 10: â N° 10 - FEV 9. 4 - ISPAcd.ispa.pt › ficheiros › paginas › microsites › bi-10-1994.pdf · interrupções para férias Ess.e calendári seguinteo é o : Seminário B (Estágio)

I I I I I 1 0 I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I I B o l e t i m I

- 2 1 a 2 3 / 0 4 / 9 4

S I D A - A P P R O C H E P S Y C H O L O G I Q U E D E L A P R E V E N T I O N E T D E L ' A I D E D A N S L ' E S P A C E EUROPEÉN M o n d o r f ( L u x e m b u r g o ) Informações: F . E . R . I . P . , c / o D o m a i n e T h e r m a l , B P 5 2 - L - 5 6 0 1 M o n d a r f - L e s - B a i n s , L u x e m b u r g o .

- 2 5 a 2 7 / 0 4 / 9 4

T H E R H Y T M S O F E D U C A T I O N I N W H I T E H E A D ' S P H I L O S O P H Y L i l l e (França) Informações: C e n t r e d e R e c h e r c h e e t d ' E t u d e s e n S c i e n c e s d e l ' E d u c a t i o n ( C R E S E ) , S e r v i c e I n f o r m a t i o n / / C o m m u n i c a t i o n , Université C a t h o l i q u e , 6 0 B o u l e v a r d V a u b a n B P 1 0 9 , 5 9 0 1 6 L i l l e C c d e x , F r a n c e .

PRÓXIMO NÚMERO D E

ANÁLISE PSICOLÓGICA

2 7 a 3 0 / 0 4 / 9 4

C O N G R E S S O I N T E R N A C I O N A L - CIÊNCIA, MÍSTICA, POÉTICA E CONSCIÊNCIA L i s b o a ( P o r t u g a l ) Informações: S e c r e t a r i a d o , I n s t i t u t o P i a g e t , A p a r t a d o 8 2 2 8 , 1 8 0 3 L i s b o a C o d c x , P o r t u g a l .

- 2 9 e 3 0 / 0 4 / 9 4

J O R N A D A S D E EDUCAÇÃO P A R A A D U L T O S -EDUCAÇÃO D E A D U L T O S E M P O R T U G A L : SITUAÇÃO E P E R S P E C T I V A S Informações: S e c r e t a r i a d o , Núcleo d e Assistência Psicológica e Formação d e A d u l t o s ( N A P F A ) , F a c u l d a d e d e P s i c o l o g i a e d e Ciências d a Educação d a U n i v e r s i d a d e d c C o i m b r a , R u a d o Colégio N o v o , 3 0 0 0 C o i m b r a , P o r t u g a l .

P S I C O L O G I A

E D U C A C I O N A L

(MARÇO 1994)