César cool

10

Click here to load reader

Transcript of César cool

Page 1: César cool

César Cool

Page 2: César cool

Biografia

Nascido em 1950, Benicarló Castellón, Espanha, professor de Psicologia Evolutiva e da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona. Foi um dos principais coordenadores da reforma educacional espanhola e consultor do MEC na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, aqui no Brasil. Escreveu Psicologia e Currículo (Ed. Ática), Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula, (Ed. Artmed). É relevante também a contribuição de César Coll, pesquisador espanhol que baseou seus trabalhos nas teorias de Piaget, Vigotsky, Ausebel e Bruner

Page 3: César cool

No decorrer dos debates sobre a reforma educacional brasileira em meados de 1990, ficou decidido que o modelo para as mudanças seria implementado na Espanha sob a coordenação de César Coll, da Universidade de Barcelona. Sua efetiva participação como assessor técnico na elaboração dos PCNs, onde segundo ele era composto por um grupo amplo designado pelo Ministério com representantes de universidades e professorado das diversas áreas.

Page 4: César cool

Segundo César Coll, Os PCNs não são um currículo prescritivo oficial, mas sim um referencial de currículo, ou seja, os PCNs são referências para a educação infantil , o ensino fundamental e médio de todo o País e cujo objetivo do PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.

Page 5: César cool

O Ensino contextualizado

Page 6: César cool

O currículo escolar deve estar de acordo com a realidade da localidade no qual ela está inserida, e dessa forma acompanhar as mudanças da sociedade, correspondendo assim as necessidades e os interesses das crianças, jovens e adultos. Mas somente isso não é necessário para uma eficácia e garantia da aprendizagens desses alunos, também se faz necessário a união e participação dos gestores ( professores, gestores, pais e alunos, Sendo assim a qualidade do sistema educacional depende muito além dos PCNs.

O Ensino contextualizado

Page 7: César cool

O Ensino contextualizado César Coll (2003) apresenta ainda que além dessas

exigências básicas, três aspectos dever ser considerados imprescindíveis: Relacionar o currículo a projetos sociais e culturais dentro do contexto social. Isto equivale dizer que o currículo não deve ser apenas de natureza puramente técnica. O currículo também deve viabilizar a concepção construtivista: como se ensina e como se aprende; e Insistir na atenção à diversidade de capacidades, interesses e motivação dos alunos, dá ênfase ao conceito de Inteligências Múltiplas, que está diretamente relacionado às propostas construtivistas.

Page 8: César cool

O Ensino contextualizado A aprendizagem dos conteúdos não se dá de

forma mecânica, mas permitindo o desenvolvimento de capacidades e de criar coordenações mentais, ou seja, o fato de como ensinar influencia muito neste processo de forma significativa. ), Os professores então devem criar estratégias de ensino com o intuito de criar situações de aprendizagem para a classe de forma específica.

Page 9: César cool

O Ensino contextualizado Para Coll a aprendizagem significativa

requer duas condições: o conteúdo deve ser significativo, isto é, ser utilizável pelo aluno, quando necessário; e o aluno deve estar motivado.

“ A aprendizagem dos conteúdos não se dá de forma sistêmica, mas de forma a permitir a apropriação, permitindo o desenvolvimento de capacidades e de coordenadas mentais.

Page 10: César cool

Bibliografia Bibliografia http://educarparacrescer.abril.com.br/apre

ndizagem/materias_296370.shtml educação.atarde.uol.com.br/?p = 16792 http://meuartigo.brasilescola.com/educaca

o/teoria-socio-construtivista-um-olhar-sobperspectiva-.htm

COLL, Cesar. Psicologia e Currículo. Ed. Ática- 2003

http://www.hottopos.com/harvard1/coll.htm