Cibercultura e a corrente heloítica

19
CIBERCULTURA CIBERCULTURA E A E A CORRENTE HELOÍTICA CORRENTE HELOÍTICA PATRICIA HELENA SILVA PATRICIA HELENA SILVA NTEM 2015 – UFF/EAD Uberaba/MG

Transcript of Cibercultura e a corrente heloítica

Page 1: Cibercultura e a corrente heloítica

CIBERCULTURACIBERCULTURA E A E A CORRENTE HELOÍTICACORRENTE HELOÍTICA

PATRICIA HELENA SILVAPATRICIA HELENA SILVA

NTEM 2015 – UFF/EAD

Uberaba/MG

Page 2: Cibercultura e a corrente heloítica

CiberculturaCibercultura

A cibercultura é a relação entre as tecnologias de A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. É um grande movimento virtual e na década de 1970. É um grande movimento virtual e cultural que vem sendo construído a partir da introdução cultural que vem sendo construído a partir da introdução da internet no cotidiano das pessoas e que ganha força da internet no cotidiano das pessoas e que ganha força total com as novas tecnologias de informação e total com as novas tecnologias de informação e comunicação que alteram os processos de comunicação, comunicação que alteram os processos de comunicação, de produção, de criação e de circulação de bens e de produção, de criação e de circulação de bens e serviços.serviços.

Page 3: Cibercultura e a corrente heloítica

Tecnologias na educaçãoTecnologias na educação O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais

tecnológica deve ser acompanhado da conscientização de que tecnológica deve ser acompanhado da conscientização de que há a necessidade de incluir nos currículos escolares as há a necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias.tecnologias.

A aprendizagem A aprendizagem consiste numa mudança consiste numa mudança da estrutura cognitiva do da estrutura cognitiva do sujeito e assenta na sujeito e assenta na forma como ele: forma como ele:

Percebe;Percebe;Seleciona; Seleciona; Organiza;Organiza;Atribui significados aosAtribui significados aos

objetos e conhecimento.objetos e conhecimento.

Page 4: Cibercultura e a corrente heloítica

As tecnologias digitais em rede estão na base da As tecnologias digitais em rede estão na base da sociedade, elas estruturam os processos: sociedade, elas estruturam os processos:

de aprender;de aprender;de ensinar;de ensinar;de pensar;de pensar;de conhecer;de conhecer;de produzir.de produzir.

Os educadores devem estar preparados para usar toda Os educadores devem estar preparados para usar toda

essa tecnologia que, como ferramentas, promovem:essa tecnologia que, como ferramentas, promovem: A inovação;A inovação;A interação;A interação;A cooperação;A cooperação;A autonomia.A autonomia.

Page 5: Cibercultura e a corrente heloítica

O educador é o mediador entre o educando e a O educador é o mediador entre o educando e a tecnologia, e deve agir sem medo de inovar contribuindo tecnologia, e deve agir sem medo de inovar contribuindo para a criação do pensamento crítico e criativo em seus para a criação do pensamento crítico e criativo em seus alunos. alunos.

Page 6: Cibercultura e a corrente heloítica

Alguns exemplos de tecnologias educacionais: Alguns exemplos de tecnologias educacionais:

• Uso da internet nas escolas: Com a internet, os alunos e os Uso da internet nas escolas: Com a internet, os alunos e os professores teriam acessos a novas culturas, realidades, em todo professores teriam acessos a novas culturas, realidades, em todo o mundo, desenvolvendo seus conhecimentos;o mundo, desenvolvendo seus conhecimentos;

• Uso de tablets em sala de aula: O tablet pode ser usado para Uso de tablets em sala de aula: O tablet pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos, é uma ferramenta de fácil transporte e que pode com jogos, é uma ferramenta de fácil transporte e que pode ajudar muito no ambiente educacional;ajudar muito no ambiente educacional;

Page 7: Cibercultura e a corrente heloítica

• Introdução de jogos para facilitar o ensino: O desenvolvimento Introdução de jogos para facilitar o ensino: O desenvolvimento

de jogos além de prender a atenção do aluno, facilita seu de jogos além de prender a atenção do aluno, facilita seu

aprendizado;aprendizado;

• Utilização de softwares específicos para demonstração prática Utilização de softwares específicos para demonstração prática

de algumas teorias, tornando o conteúdo mais prazeroso e de algumas teorias, tornando o conteúdo mais prazeroso e

consequentemente com maior facilidade na construção do consequentemente com maior facilidade na construção do

conceito a que se propõe;conceito a que se propõe;

• Utilização das redes sociais, através da criação de grupos Utilização das redes sociais, através da criação de grupos

fechados, para discussão sobre problemas propostos em sala;fechados, para discussão sobre problemas propostos em sala;

• Realização de pesquisas pelos alunos , a fim de conduzir o Realização de pesquisas pelos alunos , a fim de conduzir o

processo de construção do conhecimento.processo de construção do conhecimento.

Page 8: Cibercultura e a corrente heloítica

A pedagogia escolar destina-se a investigar A pedagogia escolar destina-se a investigar estruturas, fatos, processos, contextos referentes à estruturas, fatos, processos, contextos referentes à educação escolar, à instrução e ao ensino. Segundo educação escolar, à instrução e ao ensino. Segundo Libâneo (2002),Libâneo (2002),

““(A pedagogia) constitui-se como campo de investigação específico cuja (A pedagogia) constitui-se como campo de investigação específico cuja fonte é a própria prática educativa e os portes teóricos providos pelas fonte é a própria prática educativa e os portes teóricos providos pelas demais ciências da educação e cuja tarefa é o entendimento global e demais ciências da educação e cuja tarefa é o entendimento global e intencionalmente dirigido dos problemas educativos. [...] Compõe o intencionalmente dirigido dos problemas educativos. [...] Compõe o conjunto das ciências da educação, mas se destaca delas por assegurar conjunto das ciências da educação, mas se destaca delas por assegurar a unidade e dar sentido à contribuição das demais ciências, já que lhe a unidade e dar sentido à contribuição das demais ciências, já que lhe cabe o enfoque globalizante e unitário do fenômeno educativo...”cabe o enfoque globalizante e unitário do fenômeno educativo...”

Page 9: Cibercultura e a corrente heloítica

As teorias modernas da educação hoje apresentam-se As teorias modernas da educação hoje apresentam-se em várias versões, variando das abordagens tradicionais em várias versões, variando das abordagens tradicionais às mais avançadas, conforme se situem em relação aos às mais avançadas, conforme se situem em relação aos seus temas básicos:seus temas básicos: a natureza do ato educativo;a natureza do ato educativo;a relação entre sociedade e educação;a relação entre sociedade e educação;os objetivos e conteúdos da formação;os objetivos e conteúdos da formação;as formas institucionalizadas de ensino;as formas institucionalizadas de ensino;a relação educativa.a relação educativa.

Entre as diversas tendências de pensamento, a visão Entre as diversas tendências de pensamento, a visão

holística oferece pistas para encontrar novos holística oferece pistas para encontrar novos pressupostos e propostas educacionais. pressupostos e propostas educacionais.

Page 10: Cibercultura e a corrente heloítica

Corrente Corrente HeloíticaHeloítica

As correntes heloísticas têm como característica comum a visão As correntes heloísticas têm como característica comum a visão global, total, integral dos fenômenos, o conhecimento em rede, a global, total, integral dos fenômenos, o conhecimento em rede, a complexidade, a intersubjetividade.complexidade, a intersubjetividade.

As correntes heloísticas se classificam em:As correntes heloísticas se classificam em:

Holismo;Holismo;Teoria da Complexidade;Teoria da Complexidade;Teoria naturalista do conhecimento;Teoria naturalista do conhecimento;Ecopedagogia;Ecopedagogia;Conhecimento em rede.Conhecimento em rede.

Fundamentação: Fundamentação: A realidade como espaço que não pode ser A realidade como espaço que não pode ser fragmentado com o risco de se perder o seu sentido e significado fragmentado com o risco de se perder o seu sentido e significado humano.humano.

Page 11: Cibercultura e a corrente heloítica

HolismoHolismo

Tem origem no grego Tem origem no grego holos holos e significa inteiro ou e significa inteiro ou todo. O projeto educativo holístico visa conscientizar todo. O projeto educativo holístico visa conscientizar para o fato de que as pessoas pertencem ao universo e para o fato de que as pessoas pertencem ao universo e que o desenvolvimento da espécie humana depende de que o desenvolvimento da espécie humana depende de um projeto mundial de preservação da vida (LIBÂNEO, um projeto mundial de preservação da vida (LIBÂNEO, 2005). 2005).

Page 12: Cibercultura e a corrente heloítica

Teoria da ComplexidadeTeoria da Complexidade

É uma abordagem metodológica dos fenômenos em É uma abordagem metodológica dos fenômenos em que se apreende a complexidade das situações que se apreende a complexidade das situações educativas, em oposição ao pensamento simplificador. educativas, em oposição ao pensamento simplificador. Aplicado à pedagogia, o pensamento complexo Aplicado à pedagogia, o pensamento complexo pressupõe a integração no ato pedagógico de múltiplas pressupõe a integração no ato pedagógico de múltiplas dimensões, o que requer o diálogo com várias dimensões, o que requer o diálogo com várias orientações de pensamento, reconhecendo que nenhuma orientações de pensamento, reconhecendo que nenhuma teoria pedagógica é capaz, sozinha, de atender a teoria pedagógica é capaz, sozinha, de atender a necessidades educativas sociais e individuais necessidades educativas sociais e individuais (LIBÂNEO, 2005). (LIBÂNEO, 2005).

Page 13: Cibercultura e a corrente heloítica

Teoria naturalista do conhecimentoTeoria naturalista do conhecimento

Essa teoria compreende que o conhecimento Essa teoria compreende que o conhecimento humano está ligado ao plano biológico, bioindividual e humano está ligado ao plano biológico, bioindividual e biosocial. O conhecimento humano nunca é pura biosocial. O conhecimento humano nunca é pura operação mental. Toda ativação da inteligência está operação mental. Toda ativação da inteligência está entretecida de emoções. Divulga uma pedagogia da entretecida de emoções. Divulga uma pedagogia da complexidade, ou seja, que saiba trabalhar com complexidade, ou seja, que saiba trabalhar com conceitos transversáteis, abertos para a surpresa e o conceitos transversáteis, abertos para a surpresa e o imprevisto (ASSMANN, 1996 apud LIBÂNEO, 2005). imprevisto (ASSMANN, 1996 apud LIBÂNEO, 2005).

Page 14: Cibercultura e a corrente heloítica

EcopedagogiaEcopedagogia

Vem do grego Vem do grego óicos óicos e significa morada, espaço habitado, e significa morada, espaço habitado,

propõe a recuperação do sentido humano do espaço habitado propõe a recuperação do sentido humano do espaço habitado

abrangendo tanto a dimensão biosférica quanto as dimensões abrangendo tanto a dimensão biosférica quanto as dimensões

socioinstitucionais e mentais (MORAES, 2000 apud socioinstitucionais e mentais (MORAES, 2000 apud

LIBÂNEO, 2005). Os princípios da ecopedagogia acentuam a LIBÂNEO, 2005). Os princípios da ecopedagogia acentuam a

unidade de tudo o que existe, a interrelação e auto-organização unidade de tudo o que existe, a interrelação e auto-organização

dos diferentes ecossistemas, o reconhecimento do global e do dos diferentes ecossistemas, o reconhecimento do global e do

local na perspectiva de uma cidadania planetária, a local na perspectiva de uma cidadania planetária, a

centralidade do ser humano no processo educativo e a centralidade do ser humano no processo educativo e a

intersubjetividade, a educação voltada para a vida cotidiana intersubjetividade, a educação voltada para a vida cotidiana

(LIBÂNEO, 2005). (LIBÂNEO, 2005).

Page 15: Cibercultura e a corrente heloítica

Conhecimento em redeConhecimento em rede

Essa teoria destaca que o conhecimento se constrói Essa teoria destaca que o conhecimento se constrói socialmente, não no sentido de assimilação da cultura socialmente, não no sentido de assimilação da cultura anteriormente acumulada, mas no sentido de que ele anteriormente acumulada, mas no sentido de que ele emerge nas ações cotidianas, rompendo-se com a emerge nas ações cotidianas, rompendo-se com a separação entre conhecimento científico e conhecimento separação entre conhecimento científico e conhecimento cotidiano. Nesse sentido, a escola é um espaço/tempo de cotidiano. Nesse sentido, a escola é um espaço/tempo de relações múltiplas entre múltiplos sujeitos com saberes relações múltiplas entre múltiplos sujeitos com saberes múltiplos, que aprendem/ensinam o tempo todo, múltiplos, que aprendem/ensinam o tempo todo, múltiplos conteúdos de múltiplas maneiras (ALVES, múltiplos conteúdos de múltiplas maneiras (ALVES, 2001 apud LIBÂNEO, 2005).2001 apud LIBÂNEO, 2005).

Page 16: Cibercultura e a corrente heloítica

OBJETIVOS GERIAS DA EDUCAÇÃO OBJETIVOS GERIAS DA EDUCAÇÃO HELOÍSTICAHELOÍSTICA

Descobrir novas respostas para os desafios da época Descobrir novas respostas para os desafios da época atual, pela aquisição do conhecimento científico que atual, pela aquisição do conhecimento científico que estabeleça pontes com a filosofia, com as tradições espirituais, estabeleça pontes com a filosofia, com as tradições espirituais, com as artes.com as artes.

Recuperar o prazer pelo processo de autodescoberta, e a Recuperar o prazer pelo processo de autodescoberta, e a curiosidade natural pelos conhecimentos.curiosidade natural pelos conhecimentos.

Desenvolver a autodisciplina fundamentada no amor e Desenvolver a autodisciplina fundamentada no amor e dedicação a aquilo que se gosta.dedicação a aquilo que se gosta.

Estimular o cultivo pessoal dos valores universais Estimular o cultivo pessoal dos valores universais humanos (amor, compaixão, verdade, harmonia,...) pelo humanos (amor, compaixão, verdade, harmonia,...) pelo contato com as tradições espirituais.contato com as tradições espirituais.

Page 17: Cibercultura e a corrente heloítica

Desenvolver no aluno uma consciência ética não Desenvolver no aluno uma consciência ética não dogmática – a espiritualidade.dogmática – a espiritualidade.

Cultivar e ampliar todas as potencialidades do aluno, Cultivar e ampliar todas as potencialidades do aluno, estimulando a iniciativa, a sensibilidade, à imaginação, a estimulando a iniciativa, a sensibilidade, à imaginação, a criatividade, a autoconfiança, gerando um convívio social criatividade, a autoconfiança, gerando um convívio social mais harmonioso e consciente.mais harmonioso e consciente.

O pensamento holístico é uma tendência que oferece pistas O pensamento holístico é uma tendência que oferece pistas para se encontrar pressupostos e propostas educacionais novas para se encontrar pressupostos e propostas educacionais novas para a questão de que a nova sociedade desejada por todos para a questão de que a nova sociedade desejada por todos requer uma nova educação. E essas devem fazer eco às requer uma nova educação. E essas devem fazer eco às angústias e às esperanças dos homens nesse século.angústias e às esperanças dos homens nesse século.

Page 18: Cibercultura e a corrente heloítica

BibliografiaBibliografia

LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. In: LIBÃNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 19-63.SANTOS, Edméa. A cibercultura e a educação em tempos de mobilidade e redes sociais: conversando com os cotidianos. (PROPED / UERJ ALGUNS SITES CONSULTADOS (EM 16/02/2015)http://www.ipv.pt/millenium/20_ect5.htmhttps://www.youtube.com/watch?v=kNoh6QcaiTA&feature=youtu.be&d=800x600ALGUNS SITES CONSULTADOS (EM 17/02/2015)http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional Site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacionalhttp://www.drb-assessoria.com.br/1tpm.pdf

Page 19: Cibercultura e a corrente heloítica

BibliografiaBibliografiaALGUNS SITES CONSULTADOS (EM 18/02/2015)http://monografias.brasilescola.com/pedagogia/pedagogiaholistica-um-novo-olhar-na-educacao.htm https://fmaria.wordpress.com/visao-holistica-da-educacao/http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/T1SF/Akiko/03.pdf