Cipa: metalúrgicos da Ato nesta quarta-feira GM precisam ... · Trabalhadores da GM vão às urnas...

4
Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá ANO 31 - Nº 1.065 www.sindmetalsjc.org.br De 25 de fevereiro a 5 de março de 2014 Ato nesta quarta-feira marca 10 anos da história do Pinheirinho Cipa: metalúrgicos da GM precisam votar em candidatos de luta Pág. 2 Pág. 4 Pág. 3

Transcript of Cipa: metalúrgicos da Ato nesta quarta-feira GM precisam ... · Trabalhadores da GM vão às urnas...

Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá

Ano 31 - nº 1.065www.sindmetalsjc.org.brDe 25 de fevereiro a 5 de março de 2014

Ato nesta quarta-feira marca 10 anos da história do Pinheirinho

Cipa: metalúrgicos da GM precisam votar em candidatos de luta

Pág. 2 Pág. 4

Pág. 3

file:///D:/Douglas/Jornais/do%20Metalurgico/Jornal%201031%20phantom/18-05-12-Metal%C3%BArgicos-da-Volvo-conquistam-um-dos-maiores-acordos-do-pa%C3%ADs-segundo-o-DIEESE-cr%C3%A9ditos-Felipe-Rosa.jpg

Escolha cipeiros combativos!RÁPIDAS

Internacional

Trabalhadores da GM vão às urnas e elegem nova Cipa esta semana

Esta é uma semana de grande im-portância para os trabalhadores da GM. Na quinta-feira, dia 27, haverá eleição de Cipa na fábrica.

Para escolher entre as dezenas de candidatos, é preciso saber diferen-ciar quem está de fato do lado do trabalhador e aqueles que só defen-dem os interesses da empresa.

A gente sabe que a GM tenta eleger, de todo jeito, os candidatos que fecham os olhos para os proble-mas que colocam em risco a saúde da peãozada.

Por isso, o Sindicato e a CSP-Conlutas apoiam somente candida-tos que têm disposição para lutar em defesa dos direitos do trabalhador.

Afinal de contas, os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais não param de aumentar na fábrica. En-quanto isso, a GM faz de tudo para

Após dez dias de intercâmbio nos Estados Unidos, dirigentes do nosso Sindicato e cipeiros voltaram com a certeza de que é preciso for-talecer ainda mais a luta internacio-nal da classe trabalhadora.

A delegação brasileira participou de um intercâmbio com o IAM (In-ternational Association of Machi-nists and Aerospace Workers), sin-dicato dos trabalhadores do setor aeronáutico.

Um dos aspectos que chamou a atenção dos dirigentes foi a política antissindical da Embraer.

A empresa brasileira tem três fá-bricas nos Estados Unidos e em ne-nhuma delas há permissão para que os funcionários se organizem por meio do sindicato.

Na cidade de Nashville, a Em-braer nem reconhece o sindicato.

“Vamos fazer uma campanha, junto com o sindicato IAM, em de-fesa dos direitos dos trabalhadores que fazem avião e para que a Em-braer respeite a liberdade sindical nos Estados Unidos”, contou o dire-tor do Sindicato Valmir Diniz Ferrei-ra, o Babão.

Em intercâmbio, dirigentes sindicais conhecem política antissindical da Embraer nos EUA

Está na hora de devolver a pesquisa feita pelo Sindicato

Os metalúrgicos que ainda não devolveram a pesquisa reali-zada pelo Sindicato podem entregar suas respostas direta-mente na sede ou subsedes da entidade ou para qualquer um de nossos diretores na fábrica. É muito importante que todos participem. Assim, poderemos conhecer melhor a opinião dos trabalhadores para que possa-mos aperfeiçoar o atendimento à categoria e organizar melhor nossas lutas. Não é preciso se identificar no questionário.

Greves continuam nos Correios e na Guarda de Jacareí

Os trabalhadores dos Correios de todo o país e da Guarda Civil de Jacareí continuam em greve. No caso dos Correios, já são quase 30 dias de parali-sação contra a privatização do plano de saúde da categoria. Em audiência de conciliação ocorrida na segunda-feira, dia 24, não houve acordo, já que a empresa não apresentou nenhuma nova proposta. Na Guarda Civil, já são 70 dias em greve. De forma arbitrária, o prefeito de Jacareí, Hamil-ton Ribeiro (PT), insiste em descontar os dias parados e adotar medidas de punição às lideranças do movimento. Todo nosso apoio aos traba-lhadores!

Sindicato contrata estagiário para Comissão da Verdade

O Sindicato está selecionando estagiário para atuar junto à Comissão da Verdade dos metalúrgicos. É requisito ser estudante do 4º ou 5º ano dos cursos superiores de História, Biblioteconomia, Ciências Sociais ou Filosofia. Os interessados devem enviar currículo com e-mail, telefone e informações sobre a trajetória profissional, educacional e política para [email protected],com o assunto: “Estágio Comissão da Verdade”. As inscrições podem ser feitas até o dia 26. O edital está no site.

Jornada de trabalhoEnquanto a Embraer continua

com sua jornada de 43h semanais, nos EUA todas as fábricas de avião praticam a jornada de 40h. Já os salários dos trabalhadores norte-americanos são maiores do que os nossos. Isso tem de mudar!

fugir de suas responsabilidades. Só mesmo com uma Cipa de luta

poderemos enfrentar as manobras da empresa.

Portanto, na hora de votar, es-colha candidatos apoiados pelo Sindicato!

22 Jornal do Metalúrgico2

O Sindicato já começou a cadastrar os ex-funcionários da Philips que têm direito a receber a correção da multa de 40% do FGTS, referente às perdas dos planos Verão e Collor. Terão direito os trabalhadores com carteira assinada entre 1/12/1988 a 31/3/1990. O atendimento é de segunda

a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 28, na sede do Sindicato.

Cadastro de ex-funcionários da Philips segue até dia 28

Delegação brasileira em frente à Embraer, nos Estados Unidos

Time de cipeiros apoiados pelo Sindicato

Ato no INSS marca Dia de Combate à LERna luta para ter as doenças ocupa-cionais reconhecidas pelo INSS.

Os trabalhadores entregaram uma carta para ser encaminhada ao ministro da Previdência, Garibaldi Al-ves. Entre outros pontos, o Sindica-to reivindica políticas que punam as empresas e garantam condições de trabalho e saúde aos trabalhadores.

O Sindicato realizou uma mani-festação nos corredores do INSS, em São José dos Campos, nessa segun-da-feira, dia 24.

A manifestação foi uma forma de marcar o Dia Mundial de Combate às LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomus-culares Relacionados ao Trabalho),

celebrado oficialmente em 28 de fevereiro.

Uma comissão do Sindicato e de trabalhadores da Sun Tech, Embraer, GM, TI Automotive e Haldex foi re-cebida pela gerência do INSS.

No encontro, a comissão relatou os problemas enfrentados pelos le-sionados no dia a dia das fábricas e

Outras fábricas

Alestis - inscrição até o dia 26 de fevereiro. Eleição: dia 28.

Prolind - inscrição até 1º de março. Eleição: dia 10.

Saúde do trabalhador

Tanda Melo

file:///D:/Douglas/Jornais/do%20Metalurgico/Jornal%201031%20phantom/18-05-12-Metal%C3%BArgicos-da-Volvo-conquistam-um-dos-maiores-acordos-do-pa%C3%ADs-segundo-o-DIEESE-cr%C3%A9ditos-Felipe-Rosa.jpg

Venha desfilar no bloco Acorda Peão

Concentração começa às 9h

Sábado de Carnaval RÁPIDAS

Mulheres preparam ato do 8 de Marçona Praça Afonso Pena, em São José

Dia Internacional da Mulher

O 8 de Março, Dia Internacional de Luta da Mulher, será marcado por um ato na Praça Afonso Pena, em São José dos Campos.

A manifestação terá início às 9 horas da manhã.

Um dos principais temas do 8 de Março este ano será a luta pelo fim da violência contra as mulheres, que tem tirado a vida de muitas companheiras.

“Queremos reivindicar a constru-ção de casas abrigos para as vítimas

Chegou a hora da folia! O bloco Acorda Peão sai às ruas neste sábado de Carnaval, por volta das 10 horas.

Este ano, o bloco traz o samba-enredo “O Gigante Acordou”, em referência às grandes manifestações que sacudiram o país em 2013, mas também traz críticas ao escândalo do Metrô paulista e aos gastos com a Copa do Mundo.

As companheiras do MML (Movi-mento Mulheres em Luta) e os apo-sentados da Admap, por exemplo, vão organizar as suas alas. Venha participar você também: é só chegar para a con-centração, que começa a partir das 9h (leia texto abaixo).

Os carros-alegóricos estão receben-do os últimos detalhes para saírem às ruas no sábado.

Tanda Melo

Conselho deRepresentantesreúne-se dia 15

O Conselho de Representantes do Sindicato realiza a primeira reunião do ano no dia 15 de março, às 9h, em nossa sede. Vamos dar início às discussões e organização das lutas de 2014. O Conselho é uma das princi-pais instâncias de decisão da nossa categoria e é composto por dirigentes sindicais, delega-dos do 11º Congresso, cipeiros e membros de Comissão de Fá-brica. Todos estão convocados. “Certamente, 2014 será um ano de grandes lutas e desafios. Por isso, é preciso começar desde já a organização da categoria”, afirma o diretor do Sindicato Edson Alves da Cruz.

Apoio à mobilização dos trabalhadores em TI na Embraer

Os trabalhadores em TI (tecnologia da informação) estão em mobilização no estado por reajuste de salário e aumento do piso. A pauta também inclui PLR e reajuste do vale-refeição. Na última semana, os companheiros fizeram uma greve. Dentro da Embraer, houve forte adesão à paralisação por parte dos trabalhadores da Sonda, que presta esse tipo de serviço dentro da fabricante de aviões. O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região declara seu apoio e solidariedade à mobilização dos trabalhadores de TI.

Após greve,operário da Metal G tem conquistas Após cinco dias de greve, os trabalhadores da Metal G Industrial, em Caçapava, conquistaram PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e eleição de Cipa - até então, inexistentes na fábrica -, além de reajuste no vale-alimentação e outros benefícios.O vale-alimentação será reajustado em 63%, que passa de R$ 107 para R$ 170 ao mês. A empresa também se comprometeu a resolver o problema do atraso da entrega dos holerites.

de violência doméstica, mais dele-gacias da mulher abertas 24 horas, melhor iluminação pública para coibir estupros, entre outros pedidos ”, disse Janaína dos Reis, do Movimento Mulheres em Luta da CSP-Conlutas Vale do Paraíba.

Outro ponto da pauta é a criação de vagas nas creches para as traba-lhadoras poderem deixar seus filhos e filhas enquanto trabalham.

É importante a presença de todos neste ato, homens e mulheres!

O aquecimento antes do bloco Acorda Peão tomar as ruas de São José dos Campos começa às 9 horas da manhã, no terreno do Sindicato loca-lizado na rua Francisco Paes, 316, no Centro.

É a hora de esquentar os tamborins e partir com muita animação pra rua.

Ouça o sambapela Internet

Para ter o samba-enredo na ponta da língua no dia do desfile, bom é ouvi-lo antes. Isso pode ser feito por meio do site do Sindicato. Acesse: sindmetalsjc.org.br/multimi-dia/audios.

Para baixar o samba deste ano e até mesmo os anterio-res, acesse: soundcloud.com/sindmetal-sjc/

TRADIÇÃO NA CIDADEPelo 16º ano seguido, o bloco sai às ruas usando samba e muita irreverência para tratar dos acontecimentos que deram o que falar no último período

Confira a letra do samba-enredo "O Gigante Acordou"Letra e música: Renato Bento Luiz

O gigante acordou, junho é festa, fez a quadrilha dançarO efeito da dança da multidão:Baixou a passagem de ônibuse recuou a inflaçãoE o Metrô que era para a população...virou caixinha, explode a corrupção!

Nossa, acaba com essa pressão. Mais médicos para o povo e vai prendendo o Mensalão!Papa Francisco reza e pede ajuda, senão toda autoridade vai acabar na Papuda!

Mas lá vem Copa do Mundo... “Esse gigante tem que ter sono profundo”Eu sou governo, não quero acordar. “Lei 12.850 eu vou aplicar!”Ai que mico: sitiou o Leilão de Libra, fez lembrar o AI-5 (BIS)

Os puxadores Rosângela e Renatão, no ano passado

Ato exigirá fim da violência contra a mulher

Em São José, o povo não vai esquecer...No Carnaval, o samba não pode morrer!Acorda Peão vai juntar gente bambaSenão, acaba toda escola de samba.

Eu vou fazer barulho pro gigante acordar“Junho e julho” quero ver continuarAcorda Peão pra traidor não tem ajudaDeixou meu bloco, foi dançar na Papuda

Oôô, venha pra rua que o gigante acordou / Oôô, venha pra rua que o gigante levantou

Carnaval 2014 São José dos Campos

2Jornal do Metalúrgico 3

A partir do dia 6 de março, começa o plantão de atendimento para declaração do Imposto de Renda dos me-talúrgicos. Este ano, a declaração é obrigatória para pessoas físicas que tiveram rendimentos acima de R$ 25.661,70 em 2013. O atendimento será feito na Admap (Praça Carlos Maldonado Campoy, 8, próximo ao Sindicato), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 18h. Sócios pagam apenas R$ 30.

Atendimento para declaração do Imposto de Renda começa dia 6

Rapper Emicida: “Somos Todos Pinheirinho” Num show realizado sábado, no Sesc, o rapper Emicida fez uma homenagem aos moradores do Pinheirinho. O cantor colocou no palco uma faixa com a inscrição “Somos Todos Pinheirinho”

Orgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá • Rua Maurício Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: [email protected] - São José dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Colaboração: Conselho Editorial - Edição: Rodrigo Correia - Redação: Ana Soares, Douglas Dias, Manuela Moraes e Shirley Rodrigues. Editoração e Ilustração: Bruno Galvão - Fotolito e Impressão: UniSind Gráfica Ltda (11) 3271-1137

Expediente

Jornal do Metalúrgico 4

Nesta quarta-feira, dia 26

Ato relembra 10 anos do Pinheirinho

Para pagar juros da dívida

5% de reajuste

Prefeito pega carona em gatilho de servidor

Governo Dilma corta R$ 44 bi do OrçamentoO ministro da Fazenda Guido

Mantega anunciou na última quin-ta-feira, dia 20, um corte de R$ 44 bilhões do Orçamento Público.

O corte servirá para pagar as dí-vidas do governo com os grandes bancos internacionais.

A redução deve afetar áreas so-ciais, como a Previdência e o pro-grama Minha Casa, Minha Vida.

Para se ter uma ideia, esse valor supera o gasto com educação para todo ano, de R$ 42 bilhões.

A Câmara Municipal de São José aprovou, no dia 13, a aplicação do gatilho de 5% aos salários do prefei-to Carlinhos Almeida (PT), do vice, Itamar Coppio (PMDB), e dos secre-tários de governo.

Com o reajuste, os vencimentos passam para R$ 21.383 (prefeito), R$ 14.245 (vice) e R$ 10.691 (se-cretários). Os reajustes vieram na ca-rona do gatilho conquistado na luta pelos servidores municipais.

O dia 26 de fevereiro de 2004 entrou para a história da luta por moradia no Brasil. Naquela data, centenas de famílias sem-teto ocuparam o Pinheirinho, uma área que estava abandonada há 30 anos.

Dez anos depois, esses mo-radores voltarão a se reunir em duas manifestações para reafir-mar que a luta por moradia não acabou.

As atividades acontecem nes-ta quarta-feira, dia 26, em dois horários: às 9h, em frente ao Pi-nheirinho, e às 17h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo So-corro, local que abrigou as famí-lias após a violenta desocupação, em janeiro de 2012.

Exposição e vídeosNa igreja, haverá mostra de

fotos e exibição de vídeos que re-tratam a ocupação.

“O Pinheirinho é um marco na luta por moradia, com visibilidade nacional. Os governos tentaram acabar com o movimento, mas não conseguiram. São 10 anos de uma luta que terá continuida-de mesmo após a construção das novas casas, exigindo moradia para todos”, afirma o advogado e liderança dos moradores, Toni-nho Ferreira.

Segundo a Auditoria Cidadã da Dí-vida, o valor do corte não é suficiente para pagar sequer um mês de juros e amortizações da dívida pública.

Para a organização, a única forma de enfrentar o problema da dívida com os bancos seria realizando uma ampla e profunda auditoria, prevista na Constituição de 1988, mas nun-ca realizada. Afinal, essa conta já foi paga!

Em quatro anos de governo Dil-ma, os cortes no orçamento já so-

Cronologia da luta por moradia em São José

mam R$ 176 bilhões. A previsão de gastos com juros e

amortizações da dívida pública fe-deral em 2014 supera incríveis R$ 1 trilhão.

“Enquanto a população reivindi-ca mais investimentos sociais, como saúde e educação, o governo faz o jogo dos banqueiros. As ruas exigem do governo Dilma mudanças na po-lítica econômica, que hoje só favo-rece os mais ricos”, diz o diretor do Sindicato Renato Junio de Almeida.

Em 2012, uma ação ajuizada pelo PSTU determinou que o então pre-feito e seus secretários devolvessem o dinheiro referente ao gatilho rece-bido indevidamente em 2009.

“O gatilho é uma conquista dos servidores municipais, que, de fato, dão duro na rede pública e merecem o reajuste. Pegar carona no benefício dos trabalhadores é, no mínimo, imo-ral”, afirma o diretor do Sindicato José Dantas Sobrinho.

Gerente amigão O tal gerente Hudson, do 1º turno do F-40, na Embraer, já recomeçou a perseguição aos trabalhadoes da área. Como se não bastassem as diversas advertências distribuídas no

ano passado, logo no começo deste ano o cara já demitiu

dois companheiros. Tô de olho!

Rei do camaroteNa Wirex Cable, o tal

Anderson Fuga adora infernizar a vida dos trabalhadores que param pra tomar um

cafezinho. Mas quando é a vez dele molhar a garganta,

o cara de pau faz a galera da cozinha atravessar a fábrica só pra levar café e água fresca. Tá se achando o rei do camarote? Vou cassar essa credencial VIP!

RH ocupadoOs trabalhadores da GM têm reclamado que o atendimento do RH, que já não era grande

coisa, agora é inexistente. Há vários dias a galera não

consegue ser atendida e só fica escutando a gravação de uma

secretária eletrônica. Acho melhor parar com isso!

Respeito passa longe...Na Rosemberg Domex a tal

Débora, gerente de produção, acha que voltamos à época da ditadura. A figura adora gritar no meio da fábrica e sempre trata os trabalhadores sem o menor respeito, na base da grosseria. Vou ter que te dar uma aula de boas maneiras?

Técnico atacanteO técnico de segurança Cleber

Martins, da MSA, coleciona ataques na fábrica. Primeiro o cara proibiu as bermudas, depois a camiseta da SIPAT, e agora chegou a tirar fotos da galera no café pra cortar isso também. O pior é que a

diretoria dá corda. Cuidado ou vai cair todo mundo junto!

Líder na Bundy foliaNo 2º turno da linha Volks, na TI Bundy, o líder quer forçar os trabalhadores a rodarem duas máquinas ao mesmo tempo e fica o tempo todo fazendo pressão nos lesionados e nos cipeiros. Se liga rapaz, se isso

não melhorar vamos fazer uma Bundy folia neste Carnaval!

Prefeito Carlinhos: carona no gatilho

Dezembro de 2003 150 famí-lias ocupam as casas populares construídas pela CDHU, no bairro Campo dos Alemães.

Janeiro de 2004 Ação violenta da Polícia Militar desocupa as casas.

Janeiro de 2004 Sem ter para onde ir, famílias ocupam uma área chamada “Campão”, também no Campo dos Ale-mães, e mais uma vez enfren-

tam a repressão.

26 de fevereiro de 2004 Sem-teto ocupam o Pinheirinho. A área estava abandonada há 30 anos.

22 de janeiro de 2012 Tropa de Choque da PM invade a área e re-tira todas as famílias de suas casas.

Agosto de 2013 Governo anun-cia a construção das casas para as famílias desalojadas. Bairro vai se chamar Pinheirinho dos Palmares.

Tanda Melo