Clipping 100 anos

41

description

 

Transcript of Clipping 100 anos

Page 1: Clipping 100 anos
Page 2: Clipping 100 anos

%HermesFileInfo:E-2:20120410:

E2 Esportes TERÇA-FEIRA, 10 DE ABRIL DE 2012 O ESTADO DE S. PAULO

Domingo

16h00 Santos x Catanduvense

16h00 Palmeiras x Comercial

16h00 Ponte Preta x Corinthians

16h00 Linense x São Paulo

16h00 Oeste x Ituano

16h00 Mirassol x Portuguesa

16h00 Paulista x Bragantino

16h00 Mogi Mirim x XV de Piracicaba

16h00 Guaratinguetá x São Caetano

16h00 Botafogo x Guarani

PG J V E D SG

1º São Paulo 43 18 13 4 1 22

2º Corinthians 43 18 13 4 1 16

3º Santos 36 18 11 3 4 23

4º Guarani 36 18 11 3 4 9

5º Palmeiras 35 18 10 5 3 13

6º Mogi Mirim 34 18 10 4 4 10

7º Bragantino 29 18 8 5 5 2

8º Ponte Preta 28 18 8 4 6 4

9º Mirassol 22 18 5 7 6 4

10º Oeste 22 18 5 7 6 0

11º São Caetano 22 18 5 7 6 1

12º Ituano 20 18 5 5 8 7

13º Linense 20 18 5 5 8 10

14º Paulista 19 18 6 1 11 5

15º Portuguesa 18 18 4 6 8 5

16º XV de Piracicaba 17 18 5 2 11 6

17º Botafogo 16 18 5 1 12 17

18º Guaratinguetá 14 18 4 2 12 21

19º Catanduvense 13 18 2 7 9 12

20º Comercial 11 18 3 2 13 19

3º colocadono Paulista, o Santos soma 36pontos – supera o Guarani nosaldo de gols – contra 35 doPalmeiras e 34 do Mogi Mirim

J unto algumas leituras de on-tem para compor minha colu-na de hoje. A primeira refere-seà coluna do colega “boleiro”

Paulo Calçade, que toma o caso doCorinthians para falar da insuficiên-cia da renovação dos elencos profis-sionais pelas categorias de base.

Ocupando a mesma página do Ca-

derno de Esportes do Estadão de ontemestá a ótima reportagem de Jamil Chadesobre o “futebol absoluto” do Barcelo-na. A nova forma de jogar, essa que vemdesafiando rivais de todo mundo, e queseria uma espécie de evolução do fute-bol total holandês, cunhado no Ajax eexportado por Johan Cruyjff para o pró-prio Barcelona. O Barça atual seria a evo-

lução desse futebol total, um patamarnovo que é justamente burilado nas ca-tegorias de base do clube catalão.

Um texto complementa o outro.Os garotos, na “cantera” do Barcelo-

na, são educados desde cedo em tornode três princípios fundamentais: con-trole e posse de bola, qualidade técnicado jogador e um sentimento coletivo debusca da vitória a cada jogo.

Esses princípios são o que são: dog-mas, martelados dia após dia nas cabe-ças dos jovens em formação. Uma verda-deira lavagem cerebral – no bom senti-do da expressão. E, pode-se apostar, foiapenas com base nessa teimosia, nessacoerência, que o clube criou seu futebolvistoso e classudo, capaz de condenar àobsolescência o futebol-força e imporsua marca ao nosso presente futebolísti-co. É o clube da moda, o time a ser bati-do, mas também o xodó da mídia e omodelo a ser imitado.

Tudo bem, mas o paradigma do Barce-lona, que parece tão fácil de seguir, nofundo é inimitável, ou, pelo menos, mui-to difícil de ser mimetizado.

Para fazê-lo, seria preciso mudar porcompleto toda uma filosofia de traba-lho das categorias de base brasileiras,ainda viciadas em produzir atletas for-tes e rapidamente vendáveis no merca-do. Há exceções, é claro, mas, comoaponta Calçade, existem também amea-ças vindas de outros fatores, externos.Um deles, a voracidade de empresáriose investidores, que não têm qualquerinteresse em que o jogador em evoluçãopermaneça por muito tempo no clubeque o forma. Pelo contrário, mercado-ria que é, o jogador precisa circular, erápido, para que dê lucro. Enquanto es-se problema não for resolvido, ou ame-nizado, não vejo como jovens promes-sas possam abastecer o time principaldo clube em que se formam.

E há, claro, a questão da filosofia detrabalho. Ou melhor, a ausência dela.A proverbial falta de convicção dobrasileiro em si mesmo tem sido res-ponsável pela imitação acrítica demodelos exteriores. Se a onda é o fu-tebol-força, busca-se jovens com saú-de de vaca premiada, na imortal ex-pressão de Nelson Rodrigues.

Mas, assim como a imitação do fu-tebol-força criou apenas um simula-cro de futebol europeu, com jogadastoscas, entradas viris e chutões, a imi-tação pura e simples do Barça nãoproduzirá senão times com obsessãopela posse de bola, sem saber o quefazer com ela.

Por enquanto é o que se vê por aí. Épouco. Seria preciso um pouco maisde pensamento no futebol brasileiro.E fé em seu próprio futuro. Não pode-mos esperar que essas virtudes ve-nham por si sós. Cabe a nós.

■ Classificados para as oitavas ■ Já rebaixados

A base, o Barça e nós

Dia de bronca deMuricy na volta dotime ao trabalho

‘O Santos só nãolevou o Brasil à lua’,brinca Pelé

DISPUTA ACIRRADA

● FUTEBOLCAMPEONATO ALEMÃOWerder Bremen x Borussia Monchengladbach15h / BANDSPORTSCAMPEONATO ITALIANOChievo x Milan15h45 / REDETV / ESPN BRASILCAMPEONATO ESPANHOLBarcelona x Getafe16h / ESPN INTERNACIONALTAÇA LIBERTADORESDeportivo Quito x Defensor18h30 / FOX SPORTSZamora x Arsenal20h45 / FOX SPORTSAtlético Nacional x Peñarol23h / FOX SPORTS

● BASQUETENBBBrasília x Bauru19h / SPORTVSão José x Pinheiros21h / SPORTV 2

[email protected]

O melhor da TV

“O Santos só não levou o Brasilpara a lua”. Essa foi a declaraçãode Pelé na solenidade do lança-mento do livro “100 Anos de Fu-tebol Arte”, no Salão de Mármo-re da Vila Belmiro, ontem, abrin-do as comemorações do centená-rio de fundação do Santos. Pelérecordou a sua chegada ao clubelevado por Valdemar de Brito,afirmou que não ganhou nada so-zinho, e falou da importância doseu time para o País se tornar co-nhecido mundialmente.

Uma das frases do Rei quemais arrancaram aplausos de tor-cedores presentes à cerimôniafoi quando ele disse que antes deMessi ser comparado a ele (Pe-lé) tem que se tornar melhor queNeymar. “Por enquanto, ele é só

mais experiente”, disse o Rei.O lançamento do livro, de au-

toria do jornalista e escritorOdir Cunha, contou com a pre-sença de ex-jogadores que atua-ram entre as décadas de 50 e 70.O presidente Luis Alvaro de Oli-veira Ribeiro não compareceupor estar com problemas de saú-de e foi representado pelo viceOdílio Rodrigues Filho. Tam-bém não participaram da soleni-dade jogadores do time atual.

Pelé disse ainda que a presi-dente Dilma Rousseff está empe-nhada em cumprir as exigênciasda Fifa, assumidas pelo governoLula, na questão da venda de be-bidas alcoólicas e da meia entra-da e previu que a Copa de 2014no Brasil vai ser a melhor de to-dos os tempos. “O caderno deencargos da Fifa foi aceito pelopresidente Lula e a presidenteDilma já assumiu a responsabili-dade de fazer o máximo paracumpri-lo. Vai dar tudo certo e aCopa no Brasil vai ser a melhorde todos os tempos.” / S.F.

Paulista Série A1

Campeonato Paulista

HernaneMOGI MIRIM

Gols

Futuro de Ronaldinho eJoel será decidido na 5ª

Boleiros

13■ Ameaçados pelo descenso

JF DIORIO/AE

Taça Libertadores

CLASSIFICAÇÃO

ERNESTO RODRIGUES/AE-19/9/2011

Artilheiro

19ª RODADA

SEGUNDA-FEIRAPAULO CALÇADE

TERÇA-FEIRALUIZ ZANIN

QUINTA-FEIRAWAGNER VILARON

SEXTA-FEIRAEDUARDO MALUF

SÁBADOMARCOS CAETANO

DOMINGOUGO GIORGETTI

Na abertura dos festejospela comemoração docentenário, o Rei ressalta aimportância do time para oreconhecimento do País

Sanches Filho / SANTOSESPECIAL PARA O ESTADO

O técnico Muricy Ramalho terá asemana inteira – a primeira datemporada – para fazer corre-ções e treinos táticos como partedapreparação visandoàsfasesde-cisivasda Libertadores e do Cam-peonato Paulista. Porém, o pri-meiro dia de trabalho, após a fol-ga de ontem, vai começar poruma forte cobrança do treinador.

Muricy não engoliu a derrota

de virada por 2 a 1 contra o SãoCaetano, domingo, no ABC. Amudança de atitude vai ter de co-meçar no domingo, na Vila Bel-miro, contra o já rebaixado Ca-tanduvense, jogo que, acima detudo, terá importância especialpor fazer parte das comemora-ções do centenário santista.

Muricy já antecipou que vai es-calar todos os titulares, apesarda proximidade com a partidacontra o The Strongest, da Bolí-via, pela última rodada do Grupo1 da Libertadores, quatro dias de-pois, também na Vila Belmiro.

Além de o jogo fazer parte doprograma comemorativo do cen-tenário santista, Muricy terá deescalar a força máxima porque,com os reservas, haveria o riscode novo tropeço e da perda do

direito de decidir a vaga para assemifinais do Paulista em casa.

O Santos é o 3.º colocado, com36 pontos, e, em caso de derrota,poderá ser superado pelo Guara-ni (também soma 36 pontos,mas perde no saldo de gols), Pal-meiras (35) e Mogi Mirim (34).

Hoje faz um ano que MuricyRamalho estreou como treina-

dor do Santos, no empate por 0 a0 contra o Americana, no está-dio Décio Vitta, em Americana,pela fase de classificação doCampeonato Paulista de 2011.

Como quatro dias depois o ti-me teria de derrotar o Cerro Por-teño, em Assunção, para se man-ter vivo na Libertadores, dos titu-lares jogaram apenas Neymar,Elano e Zé Eduardo. E, se Muricynão conseguiu ganhar o primeirojogo, teve a compensação com avitória de campeão em Assunção,por 2 a 1, na conquista do título.

Bernardo assina. O meia Ber-nardo finalmente assinou con-trato com o Santos ontem, atédezembro. O meia, que aindapertence ao Vasco, será apresen-tado oficialmente hoje, no CTRei Pelé. Como as inscrições pa-ra o Campeonato Paulista estãoencerradas ele já está inscrito co-mo jogador do Vasco na Liberta-dores, Bernardo terá de aguar-dar o Campeonato Brasileiro pa-ra vestir a camisa do clube.

No entanto, o Santos ainda nãodesistiu de convencer a Conme-bol a inscrevê-lo na Libertadores.Oregulamentooficialdizque“umjogador não pode atuar por maisde um clube no mesmo Torneio”.Bernardo não jogou pelo Vasco,porém, foi inscrito com a camisa20. Fica, portanto, a dúvida. O mestre. Pelé mostra o livro no lançamento na Vila Belmiro

RIO

O futuro do Flamengo na tempo-rada será definido na quinta-fei-ra. Sofrendo forte pressão políti-ca para demitir Joel Santana erescindir o contrato de Ronaldi-nho Gaúcho, a presidente Patrí-cia Amorim tenta contornar a si-tuação e evitar mais turbulência,pelo menos até a partida contrao Lanús (ARG), no Engenhão.

O time precisa vencer e torcerpor empate entre Olimpia(PAR) e Emelec (EQU), em As-sunção, para avançar às oitavasde final da Libertadores.

Escolhido como bode expiató-

rio do mau momento por algunscartolas e torcedores, Ronaldi-nho chegou a deixar o campo de-pois da vitória sobre o Vasco, do-mingo, falando em “sair (do clu-be) pela porta da frente”, no quepode ser interpretado como o de-sejo de deixar o Flamengo breve-mente ou simplesmente ao fimde seu compromisso, em 2014.

O fato é que mudanças drásti-cas devem ocorrer caso a impro-vável classificação não se concre-tize. Joel e Ronaldinho seriam osprimeiros de uma lista que podeincluir outros nomes.

No treino de ontem, Patríciaconversou com membros da co-

missão técnica, o técnico JoelSantana e alguns jogadores. O go-leiro Felipe faltou à reapresenta-ção e alegou que viajou para SãoPaulo de carro e não conseguiuretornar a tempo por causa dotrânsito. Ele deve ser multado.

Adriano em confusão. Na ma-drugada da sexta para sábado,Adriano se envolveu em umaconfusão com uma vizinha. Eleestava em casa com amigos, emum condomínio de luxo na Barrada Tijuca, e ouvia música em altovolume. Irritada, a moradoratambém ligou seu som e fez umareclamação na delegacia do bair-ro. Os amigos do Imperador inva-diram a casa da mulher e retira-ram o equipamento de som.

A assessoria do jogador confir-mou o incidente, mas disse queAdriano não estava presente.

Um ano na Vila. Muricy comemora hoje o 1º aniversário à frente do Santos e promete trabalho para timeentrar forte nos jogos decisivos

Treinador não gostou daapresentação diante doSão Caetano, domingo,e vai conversar sériocom os atletas hoje

LUIZZANIN

Page 3: Clipping 100 anos

%HermesFileInfo:E-2:20120414:

E2 Esportes SÁBADO, 14 DE ABRIL DE 2012 O ESTADO DE S. PAULO

Amanhã

16h00 Santos x Catanduvense

16h00 Palmeiras x Comercial

16h00 Ponte Preta x Corinthians

16h00 Linense x São Paulo

16h00 Oeste x Ituano

16h00 Mirassol x Portuguesa

16h00 Paulista x Bragantino

16h00 Mogi Mirim x XV de Piracicaba

16h00 Guaratinguetá x São Caetano

16h00 Botafogo x Guarani

PG J V E D SG

1º São Paulo 43 18 13 4 1 22

2º Corinthians 43 18 13 4 1 16

3º Santos 36 18 11 3 4 23

4º Guarani 36 18 11 3 4 9

5º Palmeiras 35 18 10 5 3 13

6º Mogi Mirim 34 18 10 4 4 10

7º Bragantino 29 18 8 5 5 2

8º Ponte Preta 28 18 8 4 6 4

9º Mirassol 22 18 5 7 6 4

10º Oeste 22 18 5 7 6 0

11º São Caetano 22 18 5 7 6 -1

12º Ituano 20 18 5 5 8 -7

13º Linense 20 18 5 5 8 -10

14º Paulista 19 18 6 1 11 -5

15º Portuguesa 18 18 4 6 8 -5

16º XV de Piracicaba 17 18 5 2 11 -6

17º Botafogo 16 18 5 1 12 -17

18º Guaratinguetá 14 18 4 2 12 -21

19º Catanduvense 13 18 2 7 9 -12

20º Comercial 11 18 3 2 13 -19

■ Classificados para as oitavas ■ Já rebaixados

O Santos abriuas comemora-ções de seucentenário on-tem com umafesta de cine-

ma, literalmente. A Vila Belmirovirou uma grande sala de proje-ção para 1.000 convidados paraa première do filme Santos, 100anos de Futebol Arte.

Na Vila, a exibição abriu ofi-cialmente as comemorações pe-lo centenário do clube. Dirigen-tes, ex-dirigentes, jogadores dotime atual e do passado forma-ram a plateia que assistiu ao fil-me, lançado pela produtora Ca-nal Azul e que será lançado em

DVD – o site oficial do clube játem feito a pré-venda.

O filme é um retrato em 93 mi-nutos da história que hoje com-pleta 100 anos. Contada a partirde depoimentos de santistas ilus-tres e de jogadores da fase de ou-ro do Santos, a película tenta tra-çar um perfil de tudo o que acon-teceu com o clube. O período deouro, Pelé, as conquistas, a fasede penúria nos anos 80 e 90 e aressurreição a partir da geraçãode Robinho e Diego são o fio con-dutor da história.

Segundo a diretora da obra, Li-na Chamie, a ideia era agradarnão só aos santistas, mas aosamantes do futebol em geral.“Os santistas eu já tinha ganha-do. Então fizemos um filme queseja agradável também aos torce-dores de outros times”, disse Li-na na exibição do filme, em ses-são para jornalistas.

A grande ausência no filme éCoutinho. O parceiro mais afina-

do de Pelé foi o único entrevista-do que não autorizou sua inclu-são no documentário.

Muricy, apenas mais um fã.Um dia antes de o Santos com-pletar 100 anos de existência,Muricy Ramalho recordou on-tem seus tempos de tiete de Pe-lé, maior jogador da história doclube e também do futebol mun-dial. O técnico lembrou de passa-gens as quais se recorda commuito carinho e festejou o fatode já ter conseguido dividir gló-rias atuais do time com o consa-grado ex-atleta.

“A primeira passagem maismarcante que tenho dele era dequando eu ainda era criança.Quando menino, eu já era só-cio do São Paulo e fre-quentava a parte social doclube, mas quando o San-tos jogava com o São Pau-lo no Morumbi eu ia emum morrão que ficava

atrás do estádio para ficar vendoo Pelé dali”, disse o treinador,lembrando dos tempos em que oestádio são-paulino ainda não es-tava com suas arquibancadas to-talmente prontas, durante seuperíodo de construção.

Em seguida, o comandantelembrou que, por causa do gran-de prestígio de Pelé, o Santos usa-va um portão alternativo do está-dio para deixar o local e passavapor dentro da sede social do SãoPaulo, fato que permitia ao en-tão garoto Muricy ver o ex-cami-sa 10 santista mais de perto.

“Cada time tinha um grandejogador. No Corinthians era o Ri-vellino, no Palmeiras era o Ade-mir da Guia e no Santos era o

Pelé. Quando o Santos jogava noMorumbi, o time deixava o está-dio por um portão de saída secre-to para não ter contato com a tor-cida. E a gente ia até lá para ver oPelé passar”, contou.

Muricy também lembrou dostempos em que enfrentou Pelécomo jogador, ressaltando que éum orgulho para ele poder diri-gir o time cuja história foi imorta-lizada pelo astro maior do fute-bol. “Fico feliz por ter recebidouma chance de trabalhar em umdos melhores times do mundo.O Santos tem uma marca muitoforte no exterior”, ressaltou.

Já ao falar da convivência maispróxima que passou a ter comPelé desde quando se tornou téc-nico do Santos, Muricy destacoua histórica comemoração do tri-campeonato da Taça Libertado-res da América do ano passado.O treinador lembrou que foi leva-do pelo Rei do Futebol de mãosdadas até o centro do gramado

do Estádio do Pacaembu e disseter ficado impressionado com ofôlego que o astro de 71 anos deidade ainda tem.

“O pior é que ele (Pelé) ganhoude mim na corrida, fiquei tãopreocupado que fui fazer unsexames depois. Eu agradeço aDeus porque sou um cara aben-çoado, pois só acontecem coisasboas na minha vida”, comemo-rou Muricy. / SANCHES FILHO

Cinema naVila paraos grandesídolos

Online. Especial 100 anosesportes.estadao.com.brFotos. Memorial das

Conquistasfotos.estadao.com.br

Especiais. 12 entrevistas dePelé

www.estadao.com.br/especiais

100 anos de glórias

● FUTEBOLCOPA INGLATERRALiverpool x Everton8h30 / ESPN BRASILCAMPEONATO INGLÊSNorwich x Manchester City8h45 / ESPN INTERNACIONALCAMPEONATO ALEMÃOSchalke 04 x Borussia Dortmund10h30 / ESPN BRASILBayern de Munique x Mainz13h30 / ESPN BRASIL / ESP. INTER.CAMPEONATO ITALIANOMilan x Genoa13h / ESPN INTERNACIONALUdinese x Internazionale15h45 / SPORTV 2 / ESPN BRASILCAMPEONATO ARGENTINOIndependiente x Racing16h / ESPORTE INTERATIVOSan Martin x Velez Sarsfield20h30 / ESPORTE INTERATIVOCAMPEONATO ARGENTINO - 2ª DIVISÃORiver Plate x Huracan

18h15 / ESPN BRASILCOPA DA LIGA DA FRANÇALyon x Olympique de Marselha16h / SPORTVCAMPEONATO ESPANHOLLevante x Barcelona17h / ESPN INTERNACIONALCAMPEONATO GAÚCHOInternacional x Cerâmica18h30 / SPORTV

● TÊNISTORNEIO DE CASABLANCA10h / FOX SPORTSTORNEIO DE HOUSTON15h30 / BANDSPORTS

● VÔLEISUPERLIGA FEMININAUnilever x Osasco10h / GLOBO / SPORTV /ESPORTE INTERATIVO

● GINÁSTICA ARTÍSTICAMEETING

10h / SPORTV 2

● BASQUETELIGA FEMININAAmericana x Ourinhos18h / SPORTV 2LIGA DAS AMÉRICASFormosa x Bauru18h / FOX SPORTSCapitanes x Cocodrilos20h / FOX SPORTSPortland Trail Blazers x Dallas Mavericks23h30 / ESPN INTERNACIONAL

● BOXEBrandon Rios x Richard Abril0h / SPORTV

● ATLETISMOMARATONA DE PARIS3h30 (AMANHÃ) / SPORTV

● FÓRMULA 1GP DA CHINA4h (AMANHÃ) / GLOBO

O melhor da TVPaulista Série A1

CLASSIFICAÇÃO

HernaneMOGI MIRIM

● 9h30. Jogo de ídolos santis-tas veteranos na Vila Belmiro.

● 10h. Lançamento da MedalhaComemorativa do Centenário

● 11h. Jogo Nós contra a rapa,com uma partida entre o timetitular do Santos diante de100 crianças, na Vila.

● 14h. Contagem regressiva noRelógio do Centenário, com quei-ma de fogos. Em seguida, showstambém na Praia do Gonzaga.

Elenco vai‘jogar’ com100 crianças

Gols

19ª RODADA

■ Ameaçados pelo descenso

PROGRAMAÇÃO DE HOJE

Se depender do técnico MuricyRamalho, a participação dos joga-dores do time do Santos será rá-pida e sem riscos. No jogo batiza-do de “Nós contra a rapa”, emque os atletas enfrentarão 100meninos numa partida-exibiçãoprogramada para durar 30 minu-tos, o técnico pretende limitar abrincadeira. A intenção é deixarque os atletas participem, no má-ximo, de 15 minutos.

“A gente vai participar da fes-ta, mas sem jogar. Quem vai sedivertir são os outros. Nós te-mos compromisso sério no do-mingo, temos de estar prepara-dos”, disse, referindo-se à parti-da contra a Catanduvense, na Vi-la Belmiro, pelo Paulista.

13

FOTOS ALEX SILVA/AE

Artilheiro

Na telona. Borges, Neymar e companheiros assistem ao documentário do centenário na Vila

Clube exibiu ontem emseu estádio o filme‘Santos, 100 anos deFutebol Arte’ paraconvidados especiais

Leia o Estadão no Tablet.Saiba como em:estadão.com.br/celular/ipad

estadão.com.br

Hoje na web

EMOÇÃO.Ahistória do

Santos em umbelo filme

Page 4: Clipping 100 anos
Page 5: Clipping 100 anos
Page 6: Clipping 100 anos
Page 7: Clipping 100 anos
Page 8: Clipping 100 anos
Page 9: Clipping 100 anos
Page 10: Clipping 100 anos
Page 11: Clipping 100 anos
Page 12: Clipping 100 anos
Page 13: Clipping 100 anos
Page 14: Clipping 100 anos
Page 15: Clipping 100 anos
Page 16: Clipping 100 anos
Page 17: Clipping 100 anos
Page 18: Clipping 100 anos
Page 19: Clipping 100 anos
Page 20: Clipping 100 anos
Page 21: Clipping 100 anos
Page 22: Clipping 100 anos
Page 23: Clipping 100 anos
Page 24: Clipping 100 anos
Page 25: Clipping 100 anos
Page 26: Clipping 100 anos
Page 27: Clipping 100 anos
Page 28: Clipping 100 anos
Page 29: Clipping 100 anos
Page 30: Clipping 100 anos
Page 31: Clipping 100 anos
Page 32: Clipping 100 anos
Page 33: Clipping 100 anos
Page 34: Clipping 100 anos
Page 35: Clipping 100 anos
Page 36: Clipping 100 anos
Page 37: Clipping 100 anos
Page 38: Clipping 100 anos
Page 39: Clipping 100 anos
Page 40: Clipping 100 anos
Page 41: Clipping 100 anos