Coach O Que Vc Realmente Quer Pra Sua Vida

21
O que você realmente quer pra sua vida? a QUE EU SEMPRE QUIS Fernanda Peris Por que algumas escolhas não dão certo na sua vida e COMO viver realmente pelos seus valores e o que realmente lhe importa. Em 5 passos.

description

Coach O Que Vc Realmente Quer Pra Sua Vida

Transcript of Coach O Que Vc Realmente Quer Pra Sua Vida

O que você realmente querpra sua vida?

a QUE EUSEMPRE

QUIS

Fernanda Peris

Por que algumas escolhas não dãocerto na sua vida e COMO viver realmente pelos seus valores e o

que realmente lhe importa. Em 5 passos.

2014A Vida Que Eu Sempre Quis

Autora: Fernanda PerisProgramação Visual: André OliveiraRevisão: Fernanda Peris

Contato: [email protected]ágina Facebook: http://www.facebook.com/avidaqueeusemprequis2

A Vida Que Eu Sempre Quiswww.avidaqueeusemprequis.com.br

a QUE EUSEMPRE

QUIS

Que talUM PRATO DE BARATAS?

Olá! Que bom que você veio até aqui.

Significa que você quer subir de patamar na sua vida e fazer escolhas verdadeiramente inteligentes.

Achou a pergunta curiosa?

Intrigante?

Nojenta?

Pois é, a maioria das pessoas acharia essa pergunta minimante repulsiva ou até mesmo idiota, caso ela não tivesse um contexto.

Vamos a ele?

Imagine que estamos em um show onde eu tenho uma mala com um milhão de dólares.

Observe bem... Um milhão de dólares.

Para ganhar esse um milhão de dólares a única coisa que você precisa é comer seis, seis baratinhas criadas em laboratório. Que tal?

Mas olha, é pra visualizar a mala de dinheiro mesmo. Pense no que você poderá fazer com todo esse dinheiro, na lavagem gastrintestinal que você fará para não ter prejuízos na sua saúde... (hehehe).

Visualize a mala.

E então, Comeria umas baratinhas??

Pense agora em dois milhões de dólares... melhorou?

Lembre‐se que dois milhões de dólares são mais do que 4 milhões de reais.

Como sua vida seria diferente?

O que você poderia ser, ter ou fazer?

Bem, a resposta a essa pergunta sempre será baseada nos seus VALORES. Naquilo que é realmente importante para você.

Eu não estou falando aqui do dinheiro, mas do que ele representa. E também não estou falando do fato de NÃO comer as baratinhas. Mas do que isto representa. Tenha certeza que, para cada uns de nós seria diferente. Em maior ou menor grau.

E isso também vai variar um pouco em cada fase da sua vida.

Todas as escolhas que você faz estão baseadas nos seus valores e nas suas crenças. Os valores regem a sua vida. As crenças sustentam os valores.

Mas vamos falar hoje de valores, que é aquilo que faz VOCÊ AGIR COMO VOCÊ AGE.

O QUE SÃO VALORES?

De uma forma bem simples, Valores são coisas IMPORTANTES PARA VOCÊ. São um conjunto de características importantes na sua vida que definem como você se relaciona consigo mesmo e com o outro.

São regras que você estabelece como sendo fundamentais na sua vida.

Algumas pessoas definem valor de forma diferente. Algumas acham que eles mudam de acordo com o tempo, outros acham que não.

Para efeito do nosso exercício e objetivo, isso não faz diferença.

O que é importante aqui é saber que toda motivação que você tem para fazer o que deseja fazer e o que você faz, vem daquilo que você entende como importante para você e a isso estamos chamando, aqui, de valores.

Exemplo de valores: Conexão e amor

Humildade

Autoexpressão

Segurança

Respeito

Compartilhar

Contribuir

Liberdade

Estima

Transcendência

Misericórdia

Acolhimento

Saúde e disposição

Realizar

Justiça

Disciplina

Gratidão

Integridade

Honestidade

Igualdade

Responsabilidade

Competitividade

Evolução e crescimento

Alegria

Paz mental

Paz

Contribuir

Valores são coisas pelas quais vocêmata ou morre.

Por causa dos valores, às vezes nos comportamos da forma que não aprovamos ou não estamos acostumados, simplesmente porque aquilo é muito importante para nós.

Já conheceu aquela pessoa completamente pacífica que um dia resolve “rodar a baiana”?

Pois é, pode saber que nesse momento ela teve um valor fundamental corrompido e a dor de ferir o valor foi muito maior do que a vergonha de reagir, então a pessoa reage.

Um Comportamento INADEQUADOPENSE AGORA EM ALGUM COMPORTAMENTO INDESEJADO QUE VOCÊ TENHA.

Ou algum comportamento que você tem, mas não gosta. Pode ser QUALQUER coisa, desde contar centavos, fazer questão de alguma coisa, ficar bravo além da conta... algo que você faz mas não gostaria de fazer porque te causa incômodos ou acaba trazendo outros problemas. Mesmo assim você faz.

Pode ser alguma coisa que te prejudique de certa forma como fumar, deixar de ligar para alguém, não cumprir prazos, qualquer coisa.

Agora responda essa pergunta: Se esse comportamento lhe trouxesse uma única coisa positiva o que seria?

Eu sei. Você vai responder de imediato: NADA!

Mas tenha paciência e olhe mais a fundo POR QUE você faz o que faz? Que ganhos você tem com isso? Traz‐te paz? Sensação de controle? Poder? O quê? Vamos ver um exemplo:

Eu GRITO com meu filho quando ele m e n t e e i n s i s t e e m m e n t i r . (Comportamento indesejado)

1. Por que você faz isso? Por que quero que ele seja alguém verdadeiro e íntegro. (consequência desejada)2. O que isso significa para você? Significa que fui bom pai. 3. O que significa ser um bom pai para você? Significa que cumpri meu papel de educar alguém de bem. 4. E o que é isso em uma palavra? Amor.5. Conexão e amor são importantes para você? Sim, muito.

Ok.

Observe que famílias diferentes que têm o mesmo comportamento, elas o têm por motivos diferentes. Então a pergunta DE NUMERO TRÊS tem infinitas respostas diferentes.

Ele poderia dizer, por exemplo, que detesta mentiras, e quer que o filho não seja um mentiroso porque algo importante para ele é INTEGRIDADE, OU TRANSPARÊNCIA, OU LEALDADE.

Não importa qual seja. A questão é que a atitude é tomada para atender um valor importante na alma.

Se você não achar uma palavra na lista para o que quer expressar, não importa, escreva em forma de frase. O mais importante aqui é ir fundo e descobrir o que, no final das contas você está buscando.

E o resumo de tudo aqui é:

TODO COMPORTAMENTO INDESEJADO TRAZ CONSIGO UMA INTENÇÃO POSITIVA. QUALQUER UM que você tenha.

Por isso o ditado: “De boa intenção o inferno está cheio...” (hahaha)Mesmo com boas intenções às vezes fazemos coisas ruins.

Agora, antes de passar para a próxima parte faça os exercícios com você mesmo.

Escreva‐os à mão. Isso vai acessar áreas cerebrais e fazer você ir à razão do motivo.

Mãos à obra!

1. Cite um comportamento indesejado. (aquele que mais lhe incomoda)2. Se esse comportamento lhe trouxesse uma única coisa positiva o que seria?3. O que isso representa para você?4. Como você descreveria isso em uma palavra?5. Isso (a palavra) é importante pra você?6. Como isso (esse valor) aparece na sua vida? O que mais você faz para ter isso?

Agora você já sabe porque algumas pessoas fazem o que fazem mesmo sabendo que estão erradas. Eles querem atender valores! Aquilo que lhes é importante na vida!

ALGO QUE A MAIORIA IGNORA

Uma coisa que a maioria das pessoas não se dá conta é a definição de valores e como ele se representa na sua vida, ou seja, é o que vamos chamar aqui de CRITÉRIO DE VALORES.

Critério de valores é a forma pelo qual o valor é ou não atendido.

É como você define os seus valores e O QUE VOCÊ FAZ com a crença de que aquilo representa este valor.

Vamos aos exemplos.

Imagine que você tenha como valor número um RESPEITO.

Comece a pensar o que é respeito para você, o que é falta de respeito e como isso afeta sua vida e seu comportamento.

EXEMPLO 1. Respeito para mim é poder se expressar como ser humano e poder falar aquilo que está pensando ou lidando sem reservas. Desta forma isto me afeta da seguinte maneira, quando minha filha de dez anos discute comigo, eu permito que ela diga o que está sentindo mesmo que eu não goste. Assim, ela se sente respeitada e eu me sinto respeitada quando posso fazer isto também. Porque meu critério de valores para RESPEITO é: Me sinto respeitada quando posso me expressar e dou a oportunidade dos outros fazerem o mesmo.

EXEMPLO 2. Para o meu avô, respeito também é um valor muito importante, mas para ele respeito é: Honrar uma pessoa, sobretudo mais velha, se conter, falar baixo e não ofender aos outros. Em uma situação hipotética de conflito, em um momento em que eu quisesse expressar uma raiva por exemplo, e dizer o que vejo de errado, meu avô diria que SOU UMA PESSOA SEM RESPEITO.

Assim, duas pessoas que têm o mesmo valor com critérios e definições diferentes podem discordar ou brigar simplesmente porque enxergam aquele valor sendo atendidos de forma extremamente oposta.

Isso porque além dos valores, você deve ter claros os critérios de valores, ou seja como que aquilo se representa na sua vida, ou o que significa aquele valor ou palavra para você.

Uma das causas da insatisfação no trabalho e infelicidade é que achamos sempre que nossos valores são leis e esperamos de todas as formas que as pessoas os atendam.

Sendo assim, se alguém é desrespeitoso comigo segundo meus critérios, eu penso imediatamente que ele está errado, como se estivesse infringindo uma lei clara e óbvia.

A infelicidade é ter valores fortes na sua vida e esperar que os outros os atendam. Não lhe parece insano colocar nas mãos do outro algo que é tão importante, até mesmo fundamental, na sua vida?

Você já se pegou dizendo coisas do tipo: “Quando fulano faz isso, ele tira minha paz mental”“Não consigo ser feliz num trabalho que age de tal forma”“Não dá pra ter calma com uma pessoa que age desse jeito” Existe uma infinidade de valores e cada um deles tem por trás uma história que dá total significado e sentido para as pessoas, logo, quando alguém corrompe um valor seu, na maioria dos casos ela não está querendo te atacar especificamente, mas está agindo pelas suas próprias regras pessoais e com a intenção de atingir seus próprios valores ou aquilo que é importante para ela, e que, talvez, assim como você, ela ache que é uma regra Universal. E que você tem a OBRIGAÇÃO DE ENTENDER.

Aí fica impossível harmonia e construção de qualquer coisa.Qualquer pessoa que já teve esse tipo de problema com um amigo, filho ou parente sabe o quanto é difícil chegar num acordo num caso desses. Muita discussão, mas ninguém chega a lugar nenhum. Por que cada um tem seus valores como regras universais.

NUNCA ESTARÃO SATISFEITOS. NUNCA ESTARÃO PLENOS. PORQUE ESPERAM QUE O MUNDO ATENDA OS SEUS VALORES.

Assim ficam, como a gente diz aqui no Rio de Janeiro, “na mão do palhaço”.

Não é ilógico que nós dependamos de pessoas ou de fatores externos para ter nossos valores atendidos? Porque aquilo que é mais importante para nós, nós deixamos nas mãos de outrem? SEJA DAS PESSOAS, DOS AMIGOS, DO MARIDO OU DO GOVERNO?

Que tal levar uma vida onde você poderá ter seus valores e aquilo que é importante para você atendido todos os dias ou quando você quiser?

Quer aprender? Então continua aqui!! Vamos lá?

Liberdade e felicidade condicionaisA causa da insatisfação e infelicidade

Imagine que você pudesse ter todos esses valores seus atendidos todos os dias sem esperar nada de ninguém... Parece lhe mentira?

Pois não é.

E eu vou ensinar pra você tudinho aqui como se faz.

É o seguinte, pra começar, você precisa entender que ninguém é obrigado a ter pensar ou atender seus valores.

Os seus valores ou aquilo que é importante pra você deve ser atendido e alimentado por você mesmo, afinal, o mundo não gira em torno do nosso umbigo.

Bem, e quanto as pessoas que me afrontam, me incomodam, e ferem meus valores?

Para você digo a frase seguinte: Ninguém pode tirar a sua paz, a não ser que você permita. Difícil? Não. Mais fácil do que você imagina.

Você vai fazer assim:1. Faça aquele exercício de valores lá em cima.2. Descubra umas 6 coisas (valores) que são importantes para você.3. Agora vá analisando a lista de cima a baixo validando grau de importância. Por

exemplo, vamos supor que sua lista tenha dado: Conexão e amor, Transparência, sucesso, reconhecimento e bem estar. Para você fazer a análise você começa perguntando o que é mais importante? Conexão e amor ou transparência? Conexão e amor ou sucesso? E todo aquele que sair com a resposta você compara com todos os outros até sair o número 1 Daí você risca ele e começa de novo com o próximo até fazer uma lista dos 5 mais importantes para você. Sempre se imagine numa situação onde você precise escolher entre um e outro.

4. Agora é o passo mais importante. A hora de avaliar os critérios de cada valor. Pegue o valor número 1 e pergunte o que é isso para mim? Então responda. Por exemplo, se o numero 1 for CONEXÃO E AMOR, PODE SER QUE conexão e amor pra você seja: Conexão e amor é quando recebo amor das pessoas que amo. Ou, conexão e amor é quando tenho momentos especiais com as pessoas que amo, etc. A maioria das pessoas daria uma resposta desse tipo. Analisando sua resposta. Se pergunte: Quando posso ter conexão e amor? Depende só de mim? Posso ter agora se eu quiser. Observe que segundo os critérios das respostas acima, não.

5. Estabeleça ou crie novos critérios para os seus valores, os quais você possa atender todos os dias ou quando desejar.

LIBERTE-SE DE UMA VEZ

Certa vez tive um cliente cujo valor importante para ele era sucesso. E ao perguntar para ele o que é sucesso ele me respondeu:

Sucesso para mim é quando faço um gol de bicicleta ou extremamente diferenciado e a torcida vibra com toda emoção!

A Resposta foi: nunca e não sei.

Como alguém estabelece um critério tão alto para um valor tão importante? Não que ele não deva ter isso como meta, mas dizer que o valor só será atendido quando tal coisa acontecer é viver numa profunda agonia e insatisfação eternas, porque mesmo que ele passe por esse momento, quando será que terá de novo essa oportunidade? As chances são mínimas!

Então propus a ele que tivesse o valor sucesso atendido todos os dias.O que seria possível?

Depois de pensar muito ele me respondeu:

Posso sentir ou perceber que tenho sucesso quando dou o melhor de mim em qualquer coisa que eu faço.

Uau! Quanta diferença!! Com esse critério, ele poderia ter sucesso naquela hora!!

Observe: DEPENDIA DELE. PODERIA SER MANTIDO POR ELE. ESTAVA NAS MÃOS DELE.

Não havia nenhum critério externo para que ele tivesse esse valor atendido.

A minha proposta é que NESSE MOMENTO você faça a mesma coisa com a sua lista de valores. Vamos lá?

Eu vou te dar alguns exemplos:

Conexão e amor é quando eu posso ouvir alguém com amor e ser transparente com ele.Conexão e amor é quando dou amor aos meus filhosSinto conexão e amor quando expresso meus sentimentos a qualquer pessoaSinto ou tenho conexão e amor quando contribuo com alguém.

Não é para você criar qualquer coisa. Tem que fazer sentido para você. Mas tem que ser:

· CRIADO POR VOCÊ · MANTIDO POR VOCÊ· E FÁCIL DE FAZER A QUALQUER HORA

Vou citar mais alguns exemplos.

Tenho respeito em minha vida porque respeito o que eu quero e faço o melhor para mim.

Tenho respeito em minha vida porque sei e posso respeitar os outros.

Tenho sucesso em minha vida porque posso me superar todos os dias, sempre que quiser.

Reconhecimento para mim é quando eu cuido de mim mesma como retribução a pessoa incrível que sou

Reconhecimento eu tenho quando percebo o bom trabalho que fiz até hoje.

Agora faça isso com todos os seus valores e sinta como é prazeroso e maravilhoso ter seus valores atendidos e mantidos por você todos os dias sempre que desejar.

SEJA FELIZ, E DEPOIS TENHA O QUE QUISER.

A maioria das pessoas têm uma resposta pronta e formatos fechados sobre como ela pensa que deve ser o mundo e como as pessoas devem se comportar.

A questão é que cada um tem uma história diferente e cada um a constrói com base naquilo que é importante para si mesmo. Não importa se seu vizinho é um rebelde porque é dessa forma que ele achou de expressar sua liberdade ou se ele é um chato porque foi a forma que ele encontrou de ter o controle sobre as coisas.

O importante é você saber que tudo estará bem no seu mundo quando você aproveitar o fato de que seus valores e tudo aquilo que lhe importa poderá e deverá ser criado mantido e realizado por você e que por isso você pode ter paz mental e criar a realidade que você quiser.

Esperar para que algo aconteça para que você seja feliz é a forma mais trabalhosa e complicada de criar infelicidade. A felicidade e a plenitude você pode ter agora. Com todas essas coisas e valores que lhes são importantes sendo atendidos. Basta trocar os critérios por critérios que você tenha que fazer e possa fazê‐los todos os dias.

Quando isso acontece, temos o controle das nossas vidas nas nossas mãos. Não dependemos mais das coisas ou pessoas, nós simplesmente nos conectamos com elas por simples amor e conexão. Estamos livres. Não dependemos de nada. Podemos criar qualquer coisa.

Porque estamos inteiros. E para quem é inteiro e completo, o céu não é o limite.

Mas e os outros, eles não têm que me respeitar? Não.Eles não têm que atender meus limites? NãoEles não têm que ser bons? Ter? Não.

Ninguém TEM QUE fazer nada para atender o que é importante para você. Você pode influenciá‐los, amá‐los, mas de fato, ninguém nasceu para atender suas expectativas. Nem você as atende!

Você também não nasceu para atender a expectativa de ninguém. Cada um é responsável pela construção da sua felicidade e liberdade e quando conquistamos isso, queremos contribuir e ajudar a fazer um mundo melhor. Nos tornamos melhores, mais amorosos, generosos e livres.

Mas comece com você e por você.

Certa vi um professor de filosofia dando uma entrevista na tv e ele disse algo que nunca mais esqueci. E relembro a cada vez que começo a cair na teia de me irritar quando alguém faz algo que não gosto:

“Se você depende de algo ou alguém para ter seus valores atendidos você não é livre. Se você não é livre, você é escravo. E escravo não tem direito à nada. Nem à felicidade.”

Então eu me lembro dos meus valores. Lembro que liberdade é um valor importante pra mim e eu posso me sentir livre escolhendo como quero me sentir. Retomo todos os meus critérios de valores.

Volto ao meu centro. E a partir daí, posso ser quem eu quiser. Porque eu tenho o controle, o poder e total liberdade sobre minha vida e tudo que é importante para mim.E como homem livre que sou, posso sentir, ver, pensar e criar o que eu quiser.

Inclusive, A VIDA QUE EU SEMPRE QUIS.

Há muito amor aqui para vocês,

Fernanda Peris.Master e Executive Coach.

avidaqueeusemprequis.com.br

a QUE EUSEMPRE

QUIS