Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em...

25
Colaboração e co- criação em redes sociais

Transcript of Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em...

Page 1: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Colaboração e co-criação em redes sociais

Page 2: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Retomando

Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve:

• Ter conteúdo atrativo• Ter conteúdo relevante

Page 3: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Retomando

Chegamos a conclusão que:• Fotos e vídeos chamam mais atenção que

textos..• Que dependendo da plataforma, devemos

trabalhar o conteúdo...

Page 4: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Isso basta?

Page 5: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Eu suponho que não!

Se os consumidores vivem em um universo audiovisual, aquilo que queremos vender deve chamar mais que atenção!

Concordam?

Page 6: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Antes de prosseguirmos, me digam: por que os

jogos são tão fascinantes?

Page 7: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Vamos listar:

Page 8: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Diante disso, podemos chegar a conclusão de que o

nosso consumidor quer mais que um conteúdo

atrativo e relevante, certo?

Page 9: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Pra começar, vamos considerar:

• O nosso consumidor não é passivo, nem ativo, ele é CRIATIVO e quer ser visto desta forma.

• Ele quer ser instigado• Ele quer que o seu trabalho seja melhor que o

do vizinho• Ele quer sempre ganhar alguma coisa!Lembram dos jogos?

Page 10: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

O que podemos fazer?

1. Proporcionar plataformas de redes – os

consumidores gostam de estar em rede com pessoas que têm interesses e desejos similares com os seus. As organizações podem potenciar este desejo ao criar comunidades de indivíduos com similaridade de gostos.

Page 11: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

2. Usar blogs e outras ferramentas de social media para engajar os consumidores – os consumidores sentem-se mais envolvidos com os produtos e organizações quando lhes é permitido submeter o seu feedback.

O que podemos fazer?

Page 12: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

3. Integrar as ferramentas de promoção tradicional como as da internet para engajar os consumidores – as pessoas estão mais inclinadas a falar através de passa-palavra e no social media sobre um produto quando estão engajadas com este.

O que podemos fazer?

Page 13: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

4. Facultar informação – os consumidores estão mais inclinadas a falar acerca das empresas ou produtos quando sentem que sabem muito sobre estas.

O que podemos fazer?

Page 14: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

5. Ser escandaloso – as pessoas têm uma maior vontade de falar acerca de coisas que acham, de certa forma, escandalosas.

O que podemos fazer?

Page 15: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

6. Dar exclusividade – as pessoas gostam de se sentir especiais e esse sentimento pode ser reforçado através da oferta de produtos, informação e ofertas especiais que estão disponíveis para um grupo exclusivo de consumidores.

O que podemos fazer?

Page 16: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Um exemplo

Page 17: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Gerando suspense

Page 18: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.
Page 19: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.
Page 20: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Novo álbum de Thom Yorke é o 1º torrent pago da história

• O BitTorrent, plataforma que há anos é o maior expoente da pirataria, parece dar seus primeiros passos para que artistas possam ganhar dinheiro com o compartilhamento p2p. É o caso de Thom Yorke, vocalista do Radiohead, que lançou seu novo álbum, “Tomorrow's Modern Boxes”, por meio do serviço do BitTorrent cobrando US$ 6 pelo download.

É o primeiro torrent pago da história, segundo o BitTorrent. O formato possui algumas vantagens para o artista, que pode entregar o conteúdo diretamente aos consumidores sem intermediários e ainda receber por isso. Além disso, graças ao modo como funciona os torrents, não há custos de armazenamento do álbum, já que toda a distribuição é feita pelos usuários que possuem o álbum guardado em seu computador e o compartilham com aqueles que tentam baixá-lo.

Page 21: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Polyfauna

Page 22: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

O pacote do torrent oferece o álbum, composto de 8 músicas, e um videoclipe. O BitTorrent possui um sistema de distribuição legítima de música, chamado BitTorrent Bundles, e Yorke não é o primeiro a experimentá-lo. No entanto, artistas como Moby e Madonna também publicaram álbuns na plataforma, mas de forma gratuita.

“É um experimento para ver se as mecânicas do sistema são algo que o público em geral consegue compreender”, afirma Yorke, reconhecendo que o uso do torrent de forma comercial ainda é estranho para o público. “Se funcionar bem, pode ser uma forma eficiente de entregar algum controle do comércio na internet de volta às pessoas criativas”, completa ele. Yorke e sua banda, o Radiohead, já são familiares com novas formas alternativas de distribuição. Em 2007, os fãs poderiam pagar o que quisessem pelo álbum In Rainbows. Recentemente, a banda lançou material inédito por meio de um aplicativo próprio para smartphones.

Novo álbum de Thom Yorke é o 1º torrent pago da história

Page 23: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

E quanto as empresas com as quais trabalhamos? O que podemos fazer por elas?

Page 24: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Suponhamos a sua empresa quer:

1. transformar seu consumidor em um propagador de sua marca;

2. Estreitar o relacionamento com o consumidor;

3. Conhecer o consumidor melhor;4. Coletar feedbacks para trabalhar

novas campanhas ou novos produtos.

Page 25: Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.

Exercício: Fazendo com que o consumidor se envolva

Imaginem uma ação de comunicação para a empresa que escolheram, mas para isso:

• Definam uma rede social a ser utilizada.• Definam o objetivo da ação• Definam como o consumidor vai colaborar• Definam o que ele vai ganhar com essa

colaboração• Definam como vai ser o feedback que o

consumidor vai receber.