Coleta e Preparação de Material Biológico

3

Click here to load reader

Transcript of Coleta e Preparação de Material Biológico

Page 1: Coleta e Preparação de Material Biológico

Coleta e Preparação de Material Biológico

A Coleta e Preparação de Material Não Biológico(CPMNB) é muito importante para qualquer análise laboratorial, seja ela química, biológica, bioquímica, forense, e todo e qualquer tipo de analise que identifique uma causa para uma disfunção, prevenção, entendimento ou mesmo um mapeamento para pesquisas. Esta análise pode ser feita em matérias líquido, semi-líquido, semi-sólidos, pastosos, sólidos e gasosos.

Quando falamos em coleta e preparação estamos falando respectivamente das etapas pré-analítica e analítica de algum exame laboratorial ou de campo. A coleta de qualquer amostragem que tem fins de examinação deve ser o mais minuciosa possível, respeitando as peculiaridades de cada exame.è importante que sejam respeitados no procedimento todos os protocolos de seguranças.

Atualmente sabemos que cada produto industrializado ou não, já passaram por uma análise ao longo de sua fabricação, por isso enfatizamos a importância da coleta de amostragem que seja representativa de um todo, e respeite os critérios biológicos presentes nessas amostras, portanto não pode ocorrer nenhum tipo de contaminação que inviabilize a amostra, e o seu manejo deve situar-se adequadamente com o seu procedimento operacional padrão.

Não se usa o mesmo método de coleta e preparação para todas as amostras biológicas, pois cada material é diferente do outro, portanto cada um possui seu procedimento.

Page 2: Coleta e Preparação de Material Biológico

Coleta e Preparação de Material Não Biológico

A importância da Análise Química nos dias atuais é incontestável. Praticamente, tudo o que comemos eu usamos, foi submetidos a pelo menos um tipo de análise durante sua produção.

A escolha da amostra que será analisada é uma etapa muito importante e que influencia o resultado a ser obtido. Em muitos, casos, a escolha da amostra que será submetida à análise química é uma tarefa complicada, envolvendo diversas etapas.

Um exemplo muito claro desse tipo de problema é o caso de uma carga de minério de prata, composta por vários vagões de trem carregados com o minério. O comprador e o vendedor precisam acertar o preço da carga e, esse preço, dependera do teor de prata contida no minério. O químico vai determinar esse teor de prata no minério através de análise química. Cada análise será feita com amostra de, no Maximo, 1g. Essa pequena amostra, entretanto, deve ser representativa de toda a carga de minério. A carga de minério por sua vez e constituída por fragmentos de diversos tamanhos e com composições diferentes. Toda essa diferença deve estar representada na pequena amostra que vai para o laboratório.

Amostragem – é o conjunto de operações que permite chegar a uma pequena porção representativa da composição média do todo, a partir de uma grande quantidade de material.

Órgãos Oficiais Internacionais que pesquisam matérias de interesse econômico (ex.: Carvão, petróleo, minério, etc.),estabelecem normas que devem ser seguidas na amostragem desses matérias.

A amostragem de grandes lotes de matérias envolve três etapas:

Coleta da amostra bruta; Preparação da amostra de laboratório(Redução da amostra bruta); Preparação da amostra para análise.