COLÉGIO E CURSO CAEScursocaes.com.br/pdfs/1585754793.pdf · Exercícios 01 - (Fuvest) "Diante do...

36
Departamento de Estudos Sociais COLÉGIO E CURSO CAES Curso de Aperfeiçoamento para Exames de Seleção História 1

Transcript of COLÉGIO E CURSO CAEScursocaes.com.br/pdfs/1585754793.pdf · Exercícios 01 - (Fuvest) "Diante do...

Departamento de Estudos Sociais

COLÉGIO E CURSO CAES Curso de Aperfeiçoamento para Exames de Seleção

História 1

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

A República Velha

Exercícios

01 - (Fuvest) "Diante do meu charuto muito doutor de lei ficou menor do que um anão de circo de cavalinho"

(Ponciano de Azeredo Furtado, personagem criado por José Candido de Carvalho, em O CORONEL E O LOBISOMEM).

Tomando como referência o texto, identifique o fenômeno nele retratado e explique suas raízes e permanências.

02 - (Unesp) "Ao despontar do Século XX, quase alheios à evo-lução da cultura brasileira e com certo atraso, vários estilos eu-ropeus continuavam chegando ao Brasil. Coube ao Movimento de 22 imprimir, de modo ruidoso, uma reviravolta e novo rumo à criação cultural brasileira."

A partir do texto acima, estabeleça os vínculos entre as transformações sociais urbanas e o fenômeno cultural denomi-nado Semana de Arte Moderna.

03 - (Unesp) "Entendi que não era lícito assistir indiferentemen-te a esta luta [política na Câmara Federal], cujos resultados po-deriam acarretar a ruína da República. Dirigi-me para este fim aos governadores dos Estados, onde reside iniludivelmente a força política deste regime. (...) Outros deram à minha política a denominação de Política dos Governadores. Teriam acertado se dissessem Política dos Estados."

(Campos Sales: DA PROPAGANDA À REPÚBLICA)

A partir do texto acima, explique o fenômeno político deno-minado "Política dos Governadores" e relacione algumas de suas conseqüências para a República Velha.

04 - (Unesp) "O Exército Brasileiro, ligado ao advento e à con-solidação da forma republicana de governo, cresceu e passou a abrigar em suas fileiras elementos provenientes das classes médias. Os tenentes, ao contrário da alta oficialidade solidária aos reclamos da oligarquia, passaram a constituir grupo coeso na identificação dos interesses mais gerais da nação."

A partir do texto, discorra: a) acerca da posição assumida pelos oficiais de baixa patenteem relação aos vícios da vida republicana;b) sobre as principais reivindicações do movimento tenentista.

05 - (Unicamp) "Tens que combater três inimigos: a sacristia, o capital e o quartel. O primeiro é a noite, o segundo é a fome, o terceiro é a morte."

(Jornal A QUESTÃO SOCIAL, publicado em Santos em 1896.)

Explique esta afirmação dos operários socialistas brasileiros do final do século XIX.

06 - (Unicamp) "Meu pai era um gigante, caçador de léguas, um feroz domador de onças pretas, terror do mato, assombra-ção das borboletas... ...Hoje sou gente grande. Sou comissário de café. Tenho viadutos encantados. Minha ci-dade é esse tumulto colorido que aí passa levando as fábricas pelas rédeas pretas de fumaça!"

(Cassiano Ricardo, poesia Brasil-Menino, em MARTIM CERERÊ, 1928)

a) A partir do texto, explique o processo econômico que propi-ciou o desenvolvimento urbano de São Paulo.b) De que maneira o passado e o presente de São Paulo sefundem nesses versos?

07 - (Unicamp) O anarquismo é uma doutrina política que, a partir da segunda metade do século XIX, teve presença mar-cante no movimento operário internacional. a) Cite 3 características do anarquismo.b) Que atividades político-sociais os anarquistas realizaram nomovimento operário brasileiro nas duas primeiras décadas doséculo XX?

08 - (Unicamp) Em março de 1897, assim se pronunciou o jor-nal carioca O PAIZ sobre o movimento de Canudos: "O que de um golpe abalava o prestígio da autoridade cons-tituída e abatia a representação do brio de nossa pátria no seu renome, na sua tradição e na sua força era o movimento arma-do que, à sombra do fanatismo religioso, marchava acelerado contra as próprias instituições (...).

Não há quem a esta hora não compreenda que o monar-quismo revolucionário quer destruir (...) a unidade do Brasil."

(citado por Euclides da Cunha em OS SERTÕES)

a) Quais os temores existentes no Brasil com relação ao movi-mento de Canudos?b) Que motivos levaram os sertanejos da Bahia a aderirem à-quele movimento?

09 - (Unicamp) Em 26 de setembro de 1924, o presidente Ar-thur Bernardes decretava:

"É considerado feriado nacional o dia Primeiro de Maio, consagrado à confraternidade universal das classes operárias e à comemoração dos mártires do trabalho. Revogam-se as dis-posições em contrário." a) Por que o governo de Arthur Bernardes se apropriou de umadata símbolo das lutas operárias?b) Explique a origem dessa data para o movimento operário in-ternacional.

10 - I. O regime republicano instituído em 1889 pode ser interpre-

tado como uma espécie de ajustamento político às mudanças ocorridas na sociedade e na economia do país. II. Canudos foi um episódio de rebeldia contra o sistema de

dominação rural. III. Na "política dos governadores", Minas Gerais e Rio Grandedo Sul desempenharam os papéis mais importantes, seguidosde São Paulo.

A(s) questão(ões) seguinte(s) é(são) composta(s) por três proposições I, II e III que podem ser falsas ou verdadeiras. e-xamine-as identificando as verdadeiras e as falsas e em segui-da marque a alternativa correta dentre as que se seguem: a) se todas as proposições forem verdadeiras.b) se apenas forem verdadeiras as proposições I e II.c) se apenas forem verdadeiras as proposições I e III.d) se apenas forem verdadeiras as proposições II e III.e) se todas as proposições foram falsas.

11 - (Fuvest) Com a instalação da República no Brasil, algumas mudanças fundamentais aconteceram. Entre elas, destacam-se: a) a militarização do poder político e a universalização da cida-dania.b) a descentralização do poder político e um regime presidenci-alista forte.c) um poder executivo frágil e a criação de forças públicas es-taduais. d) a aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos e a institu-ição do voto secreto.e) a fundação do Banco do Brasil e a descentralização do poderpolítico.

12 - (Cesgranrio) A industrialização brasileira no início do sécu-lo XX é definida como um "processo de substituição de impor-tações", como pode ser observado na: a) relação entre o crescimento da indústria e o declínio dasvendas do café, após o Convênio de Taubaté.b) instalação de empresas multinacionais no Brasil, desde o sé-culo XIX, atraídas pelo fim da escravidão.c) adoção de políticas protecionistas, desde o Império, tornandoproibitivas as importações.d) transferência maciça de mão-de-obra industrial e capitaisnorte-americanos para o Brasil.e) expansão industrial, durante a Primeira Guerra Mundial,quando ficaram restritas as importações pelo Brasil.

13 - (Fatec) Em CANGACEIROS E FANÁTICOS, Rui Facó re-gistra:

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

"... os senhores das classes dominantes e seus porta-vozes recusavam-se a acreditar na realidade: milhares de párias do campo armados em defesa da própria sobrevivência, em luta, ainda que espontânea, não consciente, contra a monstruosa e secular opressão latifundiária e semifeudal, violando aberta-mente o mais sagrado de todos os privilégios estabelecidos desde o começo da colonização européia do Brasil - o monopó-lio da terra nas mãos de uma minoria a explorar a imensa maio-ria." O texto acima, referente ao período da República Velha do Brasil, trata: a) da organização dos quilombos, onde se abrigavam os escra-vos fugitivos.b) dos entraves que os inglesas impuseram às manufaturasportuguesas face às restrições ao tráfico negreiro.c) das revoltas violentas de trabalhadores rurais contra o poderoligárquico.d) das revoltas das camadas populares oprimidas, influenciadaspor filosofias externas.e) da existência de grandes contingentes de trabalhadores ru-rais destituídos de propriedade, no período anterior à Procla-mação da República.

14 - (Fuvest) "Voto de cabresto", "curral eleitoral", "eleição a bico de pena", "juiz nosso", "delegado nosso", "capangas" e "apadri-nhamento" são expressões que lembram em nosso país o: a) liberalismo. d) coronelismo.b) totalitarismo. e) comunismo.c) messianismo.

15 - (Fuvest) A Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu em São Paulo escritores e artistas, foi um movimento: a) de renovação das formas de expressão com a introdução demodelos norte-americanos.b) influenciado pelo cinema internacional e pelas idéias propa-gadas nas universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.c) de contestação aos velhos padrões estéticos, às estruturasmentais tradicionais e um esforço de repensar a realidade bra-sileira.d) desencadeado pelos regionalismos nordestino e gaúcho, quedefendiam os valores tradicionais.e) de defesa do realismo e do naturalismo contra as velhas ten-dências românticas.

16 - (Fuvest) A revolução de 1924, movimento tenentista, rela-cionou-se: a) aos desejos de reformas econômicas e sociais de carátersocialista que acarretassem a superação da República oligár-quica e elitista.b) à violência praticada pelos governos republicanos controla-dos pelas oligarquias paulista e mineira contra lideranças ope-rárias e camponesas.c) aos anseios por reformas políticas moralizadoras de cunholiberal que não se chocavam com os princípios de ordenaçãoconstitucionais da República.d) ao caráter conservador do governo Epitácio Pessoa, cuja po-lítica repressiva desencadeou o movimento de intervenção fe-deral nos estados oposicionistas.e) à luta pela superação de caráter espoliativo e dependente daeconomia brasileira, visando obter maior prestígio no concertointernacional.

17 - (Fuvest) No Brasil, a década de 20 foi um período em que: a) velhos políticos da República, como Rui Barbosa, PinheiroMachado e Hermes da Fonseca, alcançaram grande projeçãonacional.b) as forças de oposição às chamadas "oligarquias carcomidas"se organizaram, sem contudo apresentar alternativas de mu-dança.c) as propostas de reforma permanecendo letra morta, não seconfigurou nenhuma polarização político-ideológica.d) a aliança entre os partidos populares e as dissidências oli-gárquicas culminou com a derrubada da República Velha naseleições de 1º de março de 1930.e) ocorreram agitações sociais e políticas, movimentos arma-dos, entre eles a Coluna Prestes, e várias propostas de reformaforam debatidas.

18 - (Fuvest-gv) No final do século XIX e início do século XX o Nordeste foi assolado pelos cangaceiros, bandos armados que roubavam, seqüestravam e matavam em seu próprio benefício ou a serviço de chefes políticos. Contribuíram para o apareci-mento desse grande contingente de marginalizados: a) os movimentos revolucionários republicanos dos fins do Im-pério.b) a grande migração de nordestinos para a colheita da borra-cha na Amazônia.c) a propaganda da guerrilha comunista entre os camponeses.d) o processo de urbanização e industrialização que expulsoumuitos camponeses de suas terras.e) a concentração da propriedade, o aumento demográfico e osefeitos da seca.

19 - (Unesp) A República Brasileira, na última década do Sécu-lo XIX, caminhava para a consolidação da oligarquia dos coro-néis-fazendeiros. A crise econômico-financeira agravava as condições de vida na cidade e no campo. A rebelião de Canu-dos pode ser entendida como movimento de: a) hesitação dos mandatários políticos em desfechar medidasrepressivas contra a gente oprimida.b) tensão social agravada pela expulsão dos camponeses queatuavam nas frentes pioneiras catarinenses e paranaenses.c) resistência da população sertaneja contra a estrutura agrário-latifundiária e as medidas repressivas oficiais.d) descontentamento dos fanáticos que buscavam efetivar prá-ticas liberais burguesas.e) rebeldia dos jagunços que se opunham à rede de açudes eàs campanhas de combate às secas.

20 - (Unesp) No início da Primeira República (1889-1930), a o-ligarquia governante teve que enfrentar, no sertão baiano, um movimento social denominado: a) Cabanagem.b) Campanha Civilista.c) Levante do Contestado.d) Revolta de Canudos.e) Revolução Farroupilha.

21 - (Unitau) O germe da crise oligárquica na República Velha encontra-se na industrialização e no crescimento da vida urba-na, que fizeram surgir: a) novas forças sociais e políticas.b) o regime militar.c) a influência de valores políticos externos, vindos com os imi-grantes.d) a inserção do Brasil como prioridade da revolução comunistainternacional.e) as grandes periferias urbanas formadas por imigrantes vin-dos do interior.

22 - (Unitau) O movimento tenentista teve vários momentos, cu-jo ápice foi: a) a Revolta do Forte de Copacabana.b) o Estado de Sítio permanente do governo Artur Bernardes.c) a Coluna Paulista.d) a Coluna Prestes.e) a Intentona Comunista.

23 - (Unitau) No governo Rodrigues Alves (1902-1906), ocorreu a revolta da vacina, que estava contextualizada: a) na modernização e no saneamento do Rio de Janeiro.b) na modernização e no saneamento do Brasil como um todo.c) no combate às doenças epidêmicas promovido pela ONU.d) na recepção aos imigrantes.e) na oposição entre os setores rural e urbano.

24 - (Unitau) O declínio das oligarquias, no período final da Re-pública Velha, teve como contraponto o surgimento de segmen-tos sociais identificados com o modo de vida urbano. Indique-os: a) Burguesia industrial, classes médias urbanas e classe operá-ria.b) Sindicatos, associações e grêmios recreativos.c) Burguesia rural, classes militares e classe operária.d) A burocracia estatal, o clero e o povo.e) Os imigrantes, a burguesia industrial e o clero.

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

25 - (Unitau) "...o maior líder sertanejo do Brasil e comandante do maior e mais importante movimento camponês de luta pela posse da terra e de resistência à opressão dos latifundiários da história brasileira."

A frase acima refere-se a: a) Manoel Vinagre, líder da Cabanagem.b) Francisco Sabino Alvares da Rocha Vieira, líder da Sabina-da.c) Raimundo Gomes, líder da Balaiada.d) Antonio Conselheiro, líder de Canudos.e) Luis Carlos Prestes, líder Tenentista.

GABARITO

1. Trata-se do "coronelismo" praticado principalmente na Primei-ra República. Grandes produtores rurais tornaram-se chefes po-líticos locais e determinavam através de diversos métodos quaisdeveriam ser os candidatos eleitos.2. A década de 20 no Brasil, marca-se pela crise das velhas oli-garquias e uma série de movimentos políticos e sociais que de-sembocaram na revolução de 1930. A Semana de Arte Moder-na expressou a busca por uma identidade nacionalista de cultu-ra.3. Consolidação da Política do Café com Leite. Baseava-se naautonomia para os Estados, em contrapartida estes não fariamoposição no Governo Federal.4. a) Eram positivistas e pretendiam reformas às velhas oligarqui-as.b) Voto secreto e universal, ensino básico obrigatório.5. O texto refere-se à igreja, à burguesia cafeeira, aos peque-nos industriais e ao exército. O contexto é a condição dos ope-rários e camponeses no Brasil.6. a) São Paulo sempre esteve presente nas atividades econômi-cas do país, como o bandeirismo, a cafeicultura, etc.b) São Paulo foi pólo de irradiação de bandeiras, passava decomerciante de gado para minas, de produtor de café à indus-trialização.7. a) Combate às formas capitalistas, burguesas, sem estado econtra qualquer forma de opressão.b) Formaram o movimento anarco-sindicalista, comissão operá-ria brasileira, etc.8. a) A acusação do movimento ser monarquista e fanático religio-so.b) A miséria e a pobreza em que os camponeses viviam.9. a) Como forma de manipulação da classe trabalhadora.b) Massacre de trabalhadores em greve nos EUA no final doséculo XIX.10) B 11) B 12) E 13) C14) D 15) C 16) C 17) E18) E 19) C 20) D 21) A22) D 23) A 24) A 25) D

A Era Vargas (1930–1945)

Exercícios

01 – (Fuvest) Compare e explique as relações entre o governo brasileiro e o operariado, antes e depois de 1930.

02 – (Fuvest) "Vitoriosa a revolução, abre-se uma espécie de vazio de poder por força do colapso político da burguesia do ca-fé e da incapacidade das demais frações de classe para assu-mí-lo, em caráter exclusivo. O Estado de compromisso é a res-posta para esta situação. Embora os limites da ação do Estado sejam ampliados para além da consciência e das intenções de seus agentes, sob o impacto da crise econômica, o novo go-verno representa mais uma transação no interior das classes dominantes, tão bem expressa na intocabilidade sagrada das relações sociais no campo". (Boris Fausto, A REVOLUÇÃO DE 1930: HISTORIOGRAFIA E HISTÓRIA)

a) Explicite o que o autor apresenta como "Estado de compro-misso".b) Qual a relação entre "O Estado de compromisso" e a "into-cabilidade sagrada das relações sociais no campo"?

03 – (Fuvest) "Os benefícios que conquistastes devem ser am-pliados aos operários rurais, aos que, insulados nos sertões, vi-vem distantes das vantagens da civilização. Mesmo porque, se não o fizermos corremos o risco de assistir ao êxodo dos cam-pos e superpovoamento das cidades - desequilíbrio de conse-qüências imprevisíveis, capaz de enfraquecer ou anular os efei-tos da campanha de valorização integral do homem brasileiro, para dotá-lo de vigor econômico, saúde física e energia produti-va".

(Getúlio Vargas, discurso de 1° de maio de 1941)

a) A quais "benefícios" se refere o Presidente Vargas?b) Posteriormente, quando os "benefícios" foram estendidosaos trabalhadores rurais, essas medidas, além de não impedi-rem o êxodo, também não eliminaram a miséria. Porque?

04 – (Fuvest-gv) A Revolução de 1930 conduziu à adoção de diversas medidas em favor dos operários do Brasil. Quais foram essas medidas? Essas medidas podem ser consideradas como meramente paternalistas? Em caso de resposta negativa, até que ponto elas trouxeram um benefício real?

05 – (Ufes) "DEIXA LISBOA O CONTINGENTE DA FEB O público apinhou o cais e as elevações da capital portuguesa para despedir-se dos soldados brasileiros - Dois 'pracinhas' fi-cam em terra - Marcada para o dia 17 a chegada ao Rio".

(O GLOBO, 05-09-45)

Em plena Segunda Guerra Mundial e durante o governo au-toritário do Estado Novo no Brasil, o presidente Vargas assinou decreto que levou o Brasil a entrar nesse conflito, de cujo tér-mino no ano de 1995 se comemorou o cinqüentenário. A parti-cipação do Brasil foi por meio da FEB, composta por soldados brasileiros. Explique como tal participação e, posteriormente, o fim da Guerra, com a vitória dos aliados, contribuíram para o término do Estado Novo no Brasil.

06 – (Unesp) O Estado Novo (1937-1945) foi marcado pelo seu caráter centralizador, intervencionista e autoritário. As forças opositoras ao regime valiam-se dessas características para de-nunciar a "ação fascista" do governo. No processo de crise desse Estado, cujo desfecho foi a de-posição de Vargas, avalie a importância da participação do Brasil na Guerra em oposição ao nazi-fascismo.

07 – (Unicamp) Diferenças significativas distinguem o sindica-lismo operário brasileiro das primeiras décadas do século 20, do sindicalismo criado após 1930 pela legislação trabalhista do governo Vargas. Quais são essas diferenças?

08 – (Unicamp) Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas discursava à nação através do rádio: "A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacio-nais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os parti-dos políticos inquietavam o nosso povo"

a) Que argumentos Vargas usou para implantar o Estado No-vo?b) Cite duas características do Estado Novo.

09 – (Cesgranrio) O regime político conhecido como Estado Novo implantado por golpe do próprio Presidente Getúlio Var-gas, em 1937, pode ser associado à(ao): a) radicalização política do período representada pela AliançaNacional Libertadora, de orientação comunista e a Ação Inte-gralista Brasileira, de orientação fascista.b) modernização econômica do país e seu conflito com as prin-cipais potências capitalistas do mundo, que tentavam lhe barraro desenvolvimento.c) ascensão dos militares à direção dos principais órgãos públi-cos, porque já se delineava o quadro da Segunda Guerra Mun-dial.

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

d) democratização da sociedade brasileira em decorrência daascensão de novos grupos sociais como os operários.e) retorno das oligarquias agrárias ao poder, restaurando-se aFederação nos mesmos moldes da República Velha.

10 – (Faap) "O Rio Grande, sem correr o menor risco,

Amarrou, por telegrama, os cavalos no obelisco."

A marcha de Lamartine Babo fala, com humor, da Revolu-ção: a) de 1889 - que depôs D. Pedro IIb) de 1891 - que resultou na Renúncia do Marechal Deodoro daFonsecac) de 1930 - que depôs Washington Luizd) de 1932 - em que São Paulo exigia uma Carta Constitucionale) de 1964 - que depôs João Goulart

11 – (Faap) "Batemo-nos pelo Estado Integralista. Queremos a reabilitação do princípio de autoridade, que esta se respeite e faça respeitar-se. Defendemos a família, a instituição funda-mental cujos direitos mais sagrados são proscritos pela burgue-sia e pelo comunismo." Este texto, pelas idéias que defende, é provável que tenha sido escrito por: a) Jorge Amadob) Carlos Drummond de Andradec) Mário de Andraded) Oswald de Andradee) Plínio Salgado

12 – (Fei) O Estado Novo, período que se seguiu ao golpe de Getúlio Vargas (10/11/1937 até 29/10/1945) caracterizou-se: a) pela centralização político-administrativa, eliminação da au-tonomia dos estados e extinção dos partidos políticos;b) pela proliferação de partidos políticos, revogação da censura,descentralização político-administrativa;c) pelo apoio ao comunismo internacional;d) pelo movimento tenentista, reconhecimento dos partidos deesquerda e estabelecimento das eleições diretas;e) pela formação de uma Assembléia Constituinte que votaria aConstituição de 1937, conhecida como a mais liberal da Repú-blica.

13 – (FGV) Durante a maior parte do Estado Novo (1937-1945), a política externa brasileira pode ser caracterizada por uma: a) orientação pragmática frente aos Estados Unidos e à Alema-nha nazista.b) subordinação total aos interesses dos Blocos Soviéticos ePan-Americano.c) orientação de dependência relativa com relação à Itália e aoJapão. d) subordinação integral aos Estados Unidos e à Europa aliada.e) orientação de alinhamento automático aos países da Améri-ca Latina.

14 – (Fuvest) Na história da República brasileira, a expressão "Estado Novo" identifica: a) o período de 1930 a 1945, em que Getúlio Vargas governouo país de forma ditatorial, só com o apoio dos militares, sem ainterferência de outros poderes.b) O período de 1950 a 1954, em que Getúlio Vargas governoucom poderes ditatoriais, sem garantia dos direitos constitucio-nais.c) o período de 1937 a 1945, em que Getúlio Vargas fechou oPoder Legislativo, suspendeu as liberdades civis e governoupor meio de decretos-leis.d) o período de 1945 a 1964, conhecido como o da redemocra-tização, quando foi restabelecida a plenitude dos poderes daRepública e das liberdades civis.e) o período de 1930 a 1934, quando se afirmou o respeito aosprincípios democráticos, graças à Revolução Constitucionalistade São Paulo.

15 – (Mackenzie) Inconformado com a dissolução de seu parti-do, inspirado nas idéias fascistas, liderado por Belmiro Valverde e Severo Fournier, na madrugada de 11 de maio de 1938, ata-

cou o Palácio Guanabara sitiando o Presidente Vargas. Trata-va-se de um grupo: a) comunista. d) queremista.b) aliancista. e) tenentista.c) integralista.

16 – (Puccamp) No Brasil, o PTB (Partido Trabalhista Brasilei-ro) que procurou arregimentar os Sindicatos e os trabalhadores, e o PSD (Partido Social Democrático) que reunia os setores mais conservadores da sociedade foram criados a) por decreto, durante a vigência do Regime controlado pelosmilitares.b) após a decretação da anistia política no final do Governo deJoão Figueiredo.c) no período em que vigorou o Regime Parlamentarista após arenúncia de Jânio Quadros.d) pelos trabalhadores, logo após o movimento popular pelaseleições diretas.e) nos momentos finais do Estado Novo sob a inspiração diretade Getúlio Vargas.

17 – (Pucsp) No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do Tra-balho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao go-verno de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis tra-balhistas existentes no país. Tais leis representaram a: a) conquista evidente do movimento operário sindical e partida-riamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialis-tas e responsável pela ascensão de Vargas ao poder.b) participação do Estado como árbitro na mediação das rela-ções entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permi-tindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização dasreivindicações trabalhistas.c) inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novodesde sua implantação em 1937, desviando Vargas das inten-ções nacionalistas presentes no início de seu governo.d) atuação controladora do Estado brasileiro sobre os sindica-tos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar,a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da histó-ria brasileira.e) pressão norte-americana, que se tornou mais clara após1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e so-cialistas presentes nos movimentos operário e camponês.

18 – (Ufes) "Foi a ascensão das classes sociais urbanas, com a deposição do governo Washington Luís, em 1930, que criou novas condições sociais e políticas para a conversão do Estado Oligárquico em Estado Burguês. Esse foi o contexto em que o Governo Getúlio Vargas, nos anos 1930-1945, passou a pôr em prática novas diretrizes políticas quanto às relações entre assa-lariados e empregadores".

(Ianni, Octávio - ESTADO E PLANEJAMENTO ECONÔMICO NO BRASIL (1930 - 1970). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977, p. 34).

Conforme o texto, novas diretrizes políticas passaram a nor-tear o governo Vargas, especialmente após 1937, quando foi decretado o Estado Novo, que intensificou a regulamentação das relações entre as classes patronais e os trabalhadores, no processo de industrialização vivido pelo Brasil no período pos-terior a 1930. O espírito dessa intervenção estatal se expressa na a) negação de práticas valorizadas pelo fascismo, como o cor-porativismo e a máquina de propaganda.b) tentativa de aproximar a política trabalhista, cada vez mais,dos integralistas, com vistas a aliciar Plínio Salgado para a che-fia do PTB.c) busca da harmonia social caracterizada pelo fortalecimentodo Estado, que passa a tutelar as divergências e conflitos ba-seados em interesses particularistas.d) valorização exclusiva dos trabalhadores nacionais, objeti-vando dar-lhes oportunidade de alcançar o poder e assim fazerprevalecer sua ideologia, conforme legislação que previa expul-são dos judeus e outros estrangeiros, residentes no Brasil.e) concessão do direito de greve aos trabalhadores e do de"lockout" aos empresários, com o fim de dirimir conflitos traba-lhistas.

19 – (Ufes)

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

O mapa acima destaca a ferrovia Vitória-Minas e o Porto de Tubarão, em Vitória, partes do complexo exportador da CVRD - Companhia Vale do Rio Doce, historicamente criada em 1942, para extração, transporte e comercialização de minério de ferro. Atualmente, caracteriza um aspecto do funcionamento dessa ferrovia e desse terminal exportador o(a): a) transporte de todo o minério de ferro de Carajás para expor-tação por Vitória.b) substituição do transporte de minério pelo de grãos, tendoem vista a transformação da estrada de tráfego de minério emferrovia de tráfego agrícola.c) desativação da atividade exportadora do Porto de Tubarão,que foi transformado em porto apenas importador de carvãomineral.d) transformação de grande parte da ferrovia em mineroduto,com vistas ao escoamento do minério e à liberação de trechosda estrada para transporte de produtos já industrializados.e) escoamento não só do minério de ferro de Minas Gerais,como também de outras cargas variadas, inclusive agrícolas,das regiões centrais do Brasil para o litoral capixaba, com vistasà exportação.

20 – (Ufpe) A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabili-zação na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chama-do "vazio do poder". Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"? a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentoupreencher esse "vazio", procurando aliança com outros esta-dos, como Rio Grande do Sul.b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militaresem chegar ao poder.c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação In-tegralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliançacom o PTB de Vargas.e) A política dos governadores e o aparecimento de movimen-tos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.

21 – (Ufpe) Quais os fatos, entre os a seguir relacionados, que ocorreram durante o Estado Novo, no governo de Getúlio Var-gas? 1. Os partidos políticos foram extintos e a imprensa escrita e fa-lada foi controlada pelo DIP. 2. O plano Cohen, forjado pelo governo Vargas, justificou umaintervenção armada no próprio governo.3. A Semana de Arte Moderna revolucionou o mundo das Le-tras e das Artes Plásticas.4. O Governo do Brasil assinou contrato com indústrias alemãspara a construção de usinas nucleares em Angra dos Reis. 5. A queima de café para controlar preços e regular a produçãofoi denominada de "cotas de sacrifício."

Estão corretos apenas os itens: a) 1, 2, 3 e 4;b) 2, 3, 4 e 5;c) 1, 3, 4 e 5;d) 1, 2 e 5;e) 1, 3 e 4.

22 – (Unesp) Decretada a extinção da Aliança Nacional Liber-tadora em 1935, seus membros, os não moderados, organiza-ram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Var-

gas. Assinale a alternativa que apresenta a ação política sub-seqüente e relacionada com a referida insurreição: a) A proposta anti-imperialista e antilatifundiária, contida noprograma da ANL, foi completamente abandonada.b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou otemor que havia ao comunismo.c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos queaguardavam julgamento, foram colocados em liberdade.d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribu-iu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a sus-pensão definitiva do pagamento da dívida externa.

23 – (Unesp) Depois de muitos movimentos operários; lutas e reivindicações trabalhistas, os sindicatos foram legalizados: a) no decurso da Revolução Paulista de 1924.b) através do Ato Institucional número 5 de 1968.c) no Governo Provisório de Vargas (1930-1934).d) durante a Campanha do Contestado.e) nos primórdios da República Oligárquica.

24 – (Unesp) "Subitamente, parecia que a esquerda havia ga-nho vida. Mais de 1600 sedes locais da 'Aliança Nacional Liber-tadora' haviam brotado (...). A plataforma da 'Aliança' pedia o cancelamento das 'dívidas imperialistas', a nacionalização das empresas estrangeiras e a liquidação dos latifúndios. Os radica-lizantes estavam igualmente ativos na direita. Um movimento fascista chamado Integralismo vinha por igual força...".

(Thomas Skidmore, DE GETÚLIO A CASTELO).

O texto refere-se a dois importantes e antagônicos movi-mentos, sobre os quais é verdadeiro afirmar que ocorreram: a) na Primeira República e motivaram a Revolução de 1930.b) no governo Jânio Quadros e provocaram a sua renúncia.c) na década de 30 e antecederam o golpe de Estado de 1937.d) no Estado Novo e foram importantes para o processo de re-democratização.e) no segundo governo Vargas (1951-54) e contribuíram para oagravamento da crise política que levou ao suicídio do Presi-dente.

25 – (Unitau) Considere as seguintes proposições: I - A Constituição, de 25 de Março de 1824, instituía a religião Católica Romana como sendo oficial do Estado brasileiro. II - A Carta Constitucional, de 24 de Fevereiro de 1891, esta-belecia para o Brasil um Estado Federativo, um sistema de go-verno parlamentarista e o sufrágio universal. III - A Constituição, de 16 de Julho de 1934, instituía uma única Câmara, subordinando ainda as suas decisões ao Poder Exe-cutivo. IV - A extinção da autonomia dos Estados e a hipertrofia do Po-der Executivo caracterizavam a Constituição de 10 de Novem-bro de 1937.

A alternativa que contém afirmações corretas é: a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I e IV. e) I e III.

GABARITO 1. Antes os operários eram tratados como marginais e eramduramente reprimidos pelo governo. Posteriormente, Var-gas criou uma legislação trabalhista procurando tutelar ooperariado pelo governo.2. a) "Compromisso" entre a classe dominante, agregando se-tores sociais e econômicos e o proletariado urbano em tor-no das propostas populistas de Getúlio Vargas, para a ma-nutenção dos 'status quo' vigente.b) O "Estado de compromisso" não abrange o homem docampo no que concerne aos direitos trabalhistas.3. a) Legislação trabalhista para os trabalhadores urbanos.b) O êxodo rural ocorreu devido a fatores como a atraçãoexercida pela cidade grande. No meio rural os proprietáriosburlavam as leis trabalhistas o que originou os "bóias-frias",mal remunerados e contando apenas com o trabalho tem-porário.

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

4. Getúlio Vargas criou em 1930 o Ministério do Trabalho,Indústria e Comércio. Aprovou a legislação trabalhista quegarantia salário mínimo, previdência social, sindicatos, etc.Com essas medidas Vargas consegue ter o operariado co-mo aliado. O caráter paternalista de certas medidas é ine-gável mas trouxe um mínimo de direitos aos trabalhadores.5. A entrada do Brasil na II Guerra trouxe uma contradiçãoinsustentável para o governo de Vargas pois, internamente,o país vivia uma ditadura do tipo fascista e externamente,combatia o nazi-fascismo ao lado das democracias. A vitó-ria das democracias forçou no Brasil o processo de rede-mocratização.6. O Brasil criou a FEB e a FAB, patrulhou o atlântico sul eenviou tropas para a Itália, ao lado dos aliados.7. Antes, o operariado e o sindicalismo eram tratados comocasos de polícia. Com Vargas, houve a incorporação dossindicatos ao Estado (corporativismo).8. a) O Plano Cohen, uma Ação Comunista para desestabilizaro país.b) Ditadura, censura, nacionalismo, etc.09) A 10) C 11) E 12) A 13) A14) C 15) C 16) E 17) B 18) C19) E 20) C 21) D 22) B 23) D24) C 25) D

Questões do PISM

01 – A citação abaixo é parte do romance de Lima Barreto, Numa e a Ninfa, publicado originalmente em 1915: “Chegada que é uma facção ao poder, trata imediatamente de esbanjar a fortuna pública, a fim de manter e angariar prosélitos; e os cuidados materiais e intelectuais, os de assistência e saúde pública, ficam de lado, para quando? Para quando se consolidar no poder a retumbante agremiação política que está sempre balançando.”

BARRETO, Lima. Numa e Ninfa. Apud. SEVCENKO, Nicolau Sevcenko. Literatura como missão, 3 ed., São Paulo: Brasiliense, 1989, p. 170.

Utilizando a citação acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA, a respeito da história da Primeira República (1889-1930): a) O regime republicano instituiu o voto direto, para homensmaiores de 21 anos e alfabetizados. Estavam excluídos dovoto, além dos analfabetos e das mulheres, os soldados epadres.b) Além de garantir a liberdade de reunião e a criação dossindicatos, a Constituição de 1891, da Primeira República,definiu uma série de direitos dos trabalhadores, como a jornadade 8 horas diárias e as férias remuneradas, criando um conflitoentre o governo e os patrões.c) A Primeira República representou a fase de apogeu naprodução de uma nova matéria prima – a borracha, que se tornou o segundo produto de exportação do Brasil, entre 1890 e 1920. d) Durante a Primeira República, temos o proliferação deindústrias no Brasil, muitas delas financiadas com o capitalacumulado pelos cafeicultores. A maioria das indústrias era debens de consumo, como os tecidos, e empregaram muitosimigrantes.e) Uma das políticas econômicas mais representativas doperíodo foi criada por Rui Barbosa e recebeu o nome de “Encilhamento”. O Plano, por um lado, facilitou o financiamento para empresários, mas por outro, com a ampliação da emissão do papel-moeda, acelerou a inflação.

02 – Leia o fragmento de texto abaixo “O período conhecido como Estado Novo, que vai de 10 de

novembro de 1937 (promulgação da nova constituição) a 29 de outubro de 1945 (deposição de Vargas), permanece envolto em uma nuvem de relativo esquecimento. O espírito de democratização que marcou o pós-45, aparentemente, jogou uma pá de cal no período anterior, na suposição de ter sido uma época de exceção que deve ser esquecida o mais rápido possível. Nada melhor do que o silêncio para garantir o esquecimento.”

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. (et.alli). Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982, p. 7.

A respeito do Estado Novo, assinale a alternativa CORRETA: a) Em 1937, o governo anunciou a descoberta de um “complôcomunista” para a tomada do poder. Tratava-se de uma farsacriada pelo próprio governo, com o apoio dos integralistas, parafundamentar o golpe de Estado.b) Vargas dissolveu o Congresso Nacional e convocou novaseleições para a Assembléia Constituinte, que foi encarregadade preparar a nova constituição de 1937.c) O governo Vargas implantou, em 1941, o DIP (Departamentode Imprensa e Propaganda), que foi responsável por financiaros empresários do setor de comunicação de massa.d) A industrialização sofreu sérios abalos durante o EstadoNovo, pois Vargas favoreceu o capital estrangeiro, estimulandoas empresas multinacionais.e) O Estado Novo é marcado pela extensão da legislaçãotrabalhista para os trabalhadores rurais.

03 – “Façamos a Revolução antes que o povo a faça.” A frase acima, de Antônio Carlos, presidente de Minas

Gerais ao final da década de 1920, evidencia a atitude de significativos setores envolvidos com a Revolução de 1930. É CORRETO dizer que tal sentença revela: a) a disposição da burguesia industrial de romper com a ordemoligárquica, através de uma aliança com o proletariado.b) a aspiração dos tenentes a uma república federativa, quevalorizasse os estados em detrimento da União. c) a disposição de mudanças que ampliassem a participação dediferentes grupos oligárquicos, sem acarretar a supremaciapolítica da classe média e de setores populares urbanos.d) a orientação modernizante da Aliança Liberal, que defendia aindustrialização do País e a superação da economia agro-exportadora. e) a insatisfação de Minas Gerais com a aliança entre SãoPaulo e Rio Grande do Sul, que garantiu a vitória eleitoral de Júlio Prestes em 1930.

04 – Sobre o processo de industrialização no Brasil, leia as afirmativas abaixo: I - Durante a Primeira República, o Rio de Janeiro se transformou no principal centro industrial do país, graças à abundância de energia hidráulica e à grande presença de imigrantes com conhecimentos técnicos. II – A Primeira Guerra Mundial interrompeu o processo de industrialização do país, dada a impossibilidade de importar matérias-primas. III – a crise de 1929 e o declínio das exportações de café, reduziu-se a capacidade de importação da economia brasileira, levando o governo a adotar medidas que acabaram impulsionando a industrialização substitutiva.

Após a leitura, pode-se afirmar que: a) Apenas I e II estão erradas.b) Apenas II e III estão erradas.c)Todas estão erradas.d) Apenas I e III estão erradas.e) Todas estão certas.

05 – A opção por lutar contra o nazi-fascismo colocou em xeque a manutenção de uma ditadura no Brasil, contribuindo para o declínio do Estado Novo, um processo que culminou em 1945, mas que teve início bem antes. Todas as afirmações abaixo relacionam-se com o contexto de declínio do Estado Novo, EXCETO: a) Devido à crescente oposição a seu governo, Vargascomeçou, em 1942, a se movimentar no sentido de preparar atransição controlada de um Estado autoritário para um regimemais aberto.b) O Ministro do Trabalho fez uma campanha de popularizaçãoda figura de Vargas nos meios de comunicação, principalmenteatravés do programa radiofônico “Hora do Brasil”, com oobjetivo de assegurar o apoio popular a Vargas.c) A turbulência política do período expressa-se no movimentoqueremista de 1945, cujas principais palavras de ordem eram“Queremos Getúlio” e “Constituinte com Getúlio”. Oqueremismo ganhou as ruas, deixando as elites civis e militarespreocupadas com as intenções continuístas de Vargas.

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

d) Com a renúncia de Vargas, em 1945, João Goulart é eleitoPresidente da República.Os militares reagem e, por meio de umgolpe de estado, nomeiam o General Eurico Gaspar Dutra paraa presidência, cujo governo inconstitucional se estende até1950.e) Na conjuntura final do Estado Novo, foram criados osprincipais partidos políticos brasileiros atuantes até o Golpe de1964: a UDN, o PSD e o PTB. A constituição de partidos decaráter nacional rompia com a tradição regionalista da políticapartidária brasileira.

06 – Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao período em questão.

“Na década de 1920 era nítida a preocupação de se discutir a identidade e os rumos da nação brasileira. Todos tinham algo

a dizer - políticos, militares, empresários, trabalhadores, médicos, educadores, mas também artistas e intelectuais.

Como deveria ser o Brasil moderno? Através da literatura, das artes plásticas, da música, e mesmo de manifestos, os artistas

e intelectuais modernistas buscaram compreender a cultura brasileira e sintonizá-la com o contexto internacional.” (OLIVEIRA,

Lúcia Lippi.(org) Navegando na História - A Era Vargas: Os Anos 20)

a) O Tenentismo, com seu programa reformista, possuía umdiscurso nacionalista e defendia as instituições republicanas.b) O Modernismo, com sua crítica aos padrões instituídos,ainda tinha um discurso elitizado, que não atingia a grandemaioria da população, formada por analfabetos.c) A urbanização e a industrialização transformaram os centrosurbanos, mas não alteraram as desigualdades no campo.d) A Teologia da Libertação trazia, do interior da Igreja Católica,uma crítica contundente às desigualdades sociais. e) Os trabalhadores estavam em processo de organização elutavam por melhores condições de vida e trabalho.

GABARITO Questões do PISM

01 - B 02 – A 03 - C 04 - A 05 – D 06 - D

Questões do PISM

01 - (Pucsp)

I- Leia atentamente o texto a seguir:"Portos tecnicamente obsoletos, cidades desprovidas de in-

fra-estrutura básica, epidemias crônicas no campo e nos cen-tros urbanos, economia predominantemente agrária e rudimen-tar, manutenção do trabalho escravo e do regime monárquico em uma sobrevida já sem sentido: essas são algumas imagens do Brasil na segunda metade do século XIX. O anacronismo é flagrante. As sociedades européias estavam nesse mesmo momento vivendo a excitação e o atordoamento causados pelo dinamismo tecnológico e pela velocidade das transformações sociais. Eram condições demasiadamente contrastantes para que os contemporâneos não reconhecessem nelas os valores do atraso e da civilização. E, no caso dos brasileiros, era inevi-tável que o desejo de acertar o passo com a atualidade do de-senvolvimento europeu resultasse em projetos que ambiciona-vam a modernização.

Foi nesse entrecruzamento de tempos e ritmos distintos que o transporte ferroviário foi implantado no país e as locomotivaspassaram a circular transportando homens, mercadorias, e so-nhos."

II - Observe cuidadosamente os textos a seguir:

"CHEGADA DO TREM À ESTAÇÃO: GUAYCURUS.

Início do século. Endomingados, os habitantes de uma regi-ão do interior do país comemoram, com ares de conquista, a chegada de uma nova locomotiva, mais veloz. A solenidade do ritual convida a supor que aquilo que reúne o grupo não é ape-nas a novidade, mas a crença, otimista de verem diminuída, graças ao ritmo dos avanços tecnológicos, a distância que os separa do modernidade."

"GRAXA, FULIGEM E PROGRESSO.

Homens que estiveram, nas primeiras décadas desse sécu-lo, envolvidos diretamente no expansão da malha ferroviária brasileira pelo interior do país posam com orgulho, exibindo com dignidade as marcas da graxa e da fuligem inscritas em seus corpos - na esperança, talvez, de que essas marcas, co-mo tatuagens provisórias, possam testemunhar seu engaja-mento na aventura modernizante. O progresso é a finalidade. E esses personagens se fizeram registrar misturados, quase con-fundidos, à máquina - ela própria uma sublime representante da modernidade."

III - A partir de sua leitura e observação, construa um texto sín-tese no qual você deverá articular o significado da implantação do transporte ferroviário, no Brasil, na passagem do século XIX para o XX, com 2 (dois) temas de sua escolha dentre os 5 (cin-co) sugeridos a seguir. Indique os temas de sua opção nas primeiras linhas da dissertação. 1. Lavoura cafeeira e modelo agro-exportador vigente no Brasilentre os séculos XIX e XX.2. Projetos e tentativas de inscrição do Brasil nos quadros damodernidade.3. A viabilização das iniciativas de industrialização no país.4. A afirmação da ideologia do progresso no ambiente culturalnacional.5. O alargamento da dependência de capitais estrangeiros nodesenvolvimento da economia nacional.

02 - (Ufmg) Analise o texto: "(...) dentro da ordem constitucional, deverão ser garantidos

em toda a plenitude os direitos da reunião e associação, pare-cendo oportuno o ensaio dos tribunais arbitrais mistos, para di-rimir os conflitos entre operários e patrões.

A participação dos operários nos lucros industriais em ter-mos razoáveis, constitui programa do partido a que me acho fi-liado em Minas Gerais.

Essa participação que pode ser livremente ensaiada, evi-dentemente vantajosa aos operários, sê-lo-á também aos in-dustriais, porque estimula a produção, evita ou reduz os des-perdícios, barateia os custos dos produtos, diminui os motivos de greve e estabiliza o operário na fábrica."

(Plataforma apresentada pelo Sr. Dr. Arthur da Silva Bernardes, lida no banquete oferecido aos candidatos da convenção de 09 de julho de 1921 no

Rio de Janeiro).

a) Com base na leitura do texto, IDENTIFIQUE os novos atorespolíticos que emergem no cenário brasileiro nessa época.b) CITE três medidas institucionais implementadas para rever-ter a instabilidade criada pela atuação da classe operária.

03 - (Ufpr) Durante as três primeiras décadas da República Ve-lha, a implantação das atividades industriais em diversas cida-des brasileiras teve como resultado a formação de um contin-gente de trabalhadores urbanos de origem nacional e estrangei-ra. Em relação ao operariado brasileiro desse período, pergun-ta-se: a) Como se caraterizavam as relações entre capital e trabalho equais as principais reivindicações dos trabalhadores?b) Quais as formas de organização e de luta dos trabalhadoresurbanos?

04 - (Ufpr) "Termo aplicado para definir o mandonismo, o coro-nelismo é derivado de um dos postos honoríficos da Guarda Nacional dos tempos do Império". (ALENCAR, F. HISTÓRIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA. Rio de Janei-

ro, Livro Técnico, 1985, p.180 e seguintes) Pergunta: Qual a influência do coronelismo na vida política da 1ª República

brasileira?

05 - (Unesp) "O nome CANGAÇO vem do conjunto de armas carregadas por homens que prestavam serviços de proteção e defesa a chefes políticos locais. Suas armas eram tantas que pesavam sobre seus ombros como pesa a CANGA sobre o pescoço do boi. Daí o nome CANGACEIROS. Entretanto, nem sempre estiveram à disposição dos chefes políticos locais".

Responda: a) Qual era a zona de ação do cangaço?b) Por que surgiu esse fenômeno social?

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

c) Quais acontecimentos e transformações estruturais concorre-ram para seu fim?

06 - (Unesp) Um líder anarquista assim se manifestou sobre a greve geral dos operários de 1917 em São Paulo: "Diga-se an-tes de tudo, que a greve geral, de 1917 não pode de maneira alguma se equiparar, sob qualquer aspecto que seja examina-da, com outros movimentos (...) Isso não, absolutamente não! A greve geral de 1917 foi um movimento espontâneo do proletari-ado sem interferência, direta ou indireta, de quem quer que se-ja. Foi uma manifestação explosiva, conseqüente de um longo período de vida tormentosa que então levava a classe trabalha-dora."

(Edgard Leuenroth, "O Estado de S. Paulo", 27/03/1966).

A partir deste depoimento: a) destaque, copiando, a parte do texto que evidencia as idéiasanarquistas do referido líder;b) caracterize as condições de trabalho da classe operária, nodecorrer da República Velha, demonstrando a sua "vida tor-mentosa".

07 - (Ufpr) No final do século XIX e início do século XX, por de-trás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra.

Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.

08 - (Unesp) Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entende.

09 - (Fuvest) "Tinha razão o camponês que declarou no VIII Congresso dos Sovietes: tudo vai bem. Mas, se a terra é para nós, o pão é para vocês, isto é, para os comissários; a água é para nós, mas o peixe para vocês; as florestas são para nós, mas a madeira para vocês."

("lzvestia" de Kronstadt, 25/03/1921, cit. in Henri Arvon -A REVOLTA DE KRONSTADT).

a) Em que sentido essa denúncia chocava-se com o projetobolchevique de todo poder aos sovietes?b) Qual a política implementada posteriormente por Stálin emrelação ao campesinato?

10 - (Unesp) No processo de implantação do socialismo na URSS houve dois momentos distintos, tomando-se o ano de 1928 como referência. No primeiro, por iniciativa de Lênin, fo-ram toleradas algumas práticas capitalistas. No segundo, a par-tir de 1928, tiveram início os Planos Qüinqüenais e a era estali-nista. a) Qual a denominação do programa leninista que facultou arestauração de algumas práticas capitalistas? b) Discorra sobre duas prioridades do primeiro Plano Qüinqüe-nal (1928-1933).

11 - (Unicamp) Em 1924, após a morte de Lenin, dois dos mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique se opuseram: pa-ra Trotsky, tratava-se de defender a revolução permanente; pa-ra Stalin, tratava-se de defender o socialismo em um só país. Stalin venceu essa disputa e, a partir de então, a figura de Trotsky foi sendo progressivamente retirada dos documentos soviéticos.

A partir da leitura do texto: a) transcreva o trecho que explica a divergência entre Trotsky eStalin.b) explique por que o stalinismo precisou varrer a imagem deTrotsky da história soviética.

12 - (Ufpe) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.

Os historiadores designam por República Velha o períodoque se estende de 1889 a 1930. Sobre acontecimentos históri-cos deste período, identifique as proposições verdadeiras e fal-sas.

( ) Os bancos emissores e a oligarquia açucareira do Nordes-te foram responsáveis pela "política dos governadores". ( ) O poder político, neste período, esteve controlado pelas o-ligarquias estaduais e a Revolução de 1930 tenta pôr fim a esta influência. ( ) O coronelismo é um fenômeno político que surge, no Bra-sil, na Primeira República. ( ) O fenômeno do banditismo social, no Brasil, está associa-do com a questão religiosa e a maçonaria. ( ) Para os historiadores, o assassinato de Delmiro Gouveia está relacionado com a concorrência que a sua fábrica de li-nhas fazia aos ingleses e a sua inimizade com Rosa e Silva.

13 - (Ufba) Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma dos itens corretos. "Nos anos iniciais do século XX, reinava um clima de tensão e grande rivalidade na Europa.” ......................................................................................................

As ambições imperialistas associadas ao nacionalismo exal-tado fomentavam todo um clima internacional de tensões e a-gressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento".

(COTRIM, p. 337-8)

As informações do texto, associadas aos conhecimentos sobre a expansão do capitalismo e a Primeira Guerra Mundial, permitem afirmar: (01) As ambições imperialistas citadas no texto caracterizavama política externa de nações que tinham alcançado plena indus-trialização e cuja produção extrapolava a capacidade de con-sumo de suas próprias populações.(02) O pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo fran-cês constituíam-se movimentos nacionalistas responsáveis, en-tre outros fatores, pela instalação das tensões e agressividadesreferidas no texto.(04) A adoção de uma política de alianças, no período anteriorà Primeira Guerra Mundial, decorreu da necessidade de contero avanço de interesses capitalistas norte-americanos no mer-cado europeu.(08) O período histórico a que o texto se refere é também de-nominado de "paz armada", por ter registrado o avanço da pro-dução de armamentos pesados e o crescimento dos efetivosmilitares.(16) O continente africano também foi envolvido pelas ambi-ções imperialistas, registrando-se o choque de interesses fran-ceses, ingleses e alemães, na disputa pela posse de terrasdesse continente.(32) As exportações de produtos manufaturados brasileiros fo-ram prejudicadas durante a Primeira Guerra Mundial, visto te-rem sido privadas do mercado consumidor, representado pelospaíses beligerantes.Soma ( )

14 - (Ufpr) Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço a-propriado a soma dos itens corretos.

Tema recorrente da política contemporânea, o nacionalismo tem-se constituído em foco permanente de conflito. Sobre ele, é correto afirmar que: (01) A Primeira Guerra foi precedida pelo confronto de diferen-tes projetos expansionistas. É o caso da Rússia, que pretendiaavançar sobre territórios do Império Austro-Húngaro e do Impé-rio Turco, dizendo-se protetora dos povos eslavos. Ou da Sér-via, que, ao pretender unificar os eslavos do Sudeste da Euro-pa, formando a Grande Sérvia, também se chocava com os in-teresses desses Impérios.(02) A Segunda Guerra, igualmente, foi precedida de discursosnacionalistas, embora com novas feições. É o caso do fascismoitaliano, embalado nos sonhos de reconstrução das glórias doImpério Romano, ou do nazismo alemão, defensor da unifica-ção dos povos germânicos e da reconstrução do seu Império,então denominado III Reich.(04) A vitória do nacionalismo indiano (1947) e o fracasso fran-co-britânico na guerra contra o Egito (1956) desencadearamuma onda de nacionalismo nas antigas colônias européias naÁfrica e na Ásia. Aliando-se a outros países de passado coloni-al, como os latino-americanos, formaram uma terceira força in-

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

ternacional - Terceiro Mundo, situado entre o Capitalismo e o Socialismo. (08) Nos anos 80-90, novamente os movimentos nacionalistasabalam a política internacional. O já frágil "império" soviético vêsua unidade desfazer-se diante do separatismo das RepúblicasBálticas - Letônia, Estônia e Lituânia. A partir de então, outrasrepúblicas assumem o mesmo propósito, pondo fim à URSS.Entre os "eslavos do sul", as disputas de croatas e sérvios lan-çam a Iugoslávia numa violenta guerra civil.Soma = ( )

15 - (Ufba) Assinale as proposições corretas, some os números a elas associados e marque no espaço apropriado.

TEXTO I: "O caráter intolerável atingido pelo desemprego entre as duas guerras, na Grã-Bretanha, deve-se à conjugação da sua amplitude com a sua duração. O desemprego devastou re-giões inteiras: (...)

Por toda a parte, lojas fechadas, casas arruinadas, janelas com tábuas e cartão no lugar de vidros. Únicos ofícios próspe-ros: o dos corretores de apostas. Nesta existência sem espe-rança, recorre-se desesperadamente ao jogo, às apostas."

(Bedarida apud MARQUES, p. 33)

TEXTO II: "Alemanha, 1923: dinheiro vira papel de parede '(...) em 1923, no auge da crise econômica, iniciou-se o ano com o dólar valendo 18.000 marcos. Em julho, a moeda americana chegou a 160.000 marcos e, em novembro, os alemães preci-savam amontoar 2,5 trilhões de marcos para comprar 1 dólar. Naquele mês, em Berlim, um pão, que no começo do ano já va-lia fantásticos 250 marcos, passou a custar 200 bilhões de mar-cos. As donas-de-casa passaram a ir às compras carregando baldes de dinheiro.' "

(Veja apud MARQUES, p. 40)

TEXTO III: "Na Rússia a revolução da classe trabalhadora teve êxito. Mas a desilusão, a fome e a miséria, que se seguiram à I Guerra Mundial, atraíram muitos recrutas às fileiras dos revolu-cionários, em toda parte. (...) Isso ocorreu particularmente na Itália e na Alemanha. Os capitalistas desses países tiveram pe-la frente uma classe trabalhadora revolucionária que lhes ame-açava o poder."

(Huberman apud MARQUES, p. 36)

Tomando-se por base a análise dos textos e os conheci-mentos sobre o período entre guerras, pode-se afirmar: (01) O texto I retrata a situação de sociedades em crise, nasquais as necessidades básicas não são satisfeitas, e a deses-perança leva à busca de dinheiro fácil através do jogo.(02) No texto II, as referências à utilização do dinheiro comopapel de parede e à quantidade de dinheiro utilizado pelas do-nas-de-casa nas compras demonstram a desvalorização damoeda e a crise inflacionária vivida pelos alemães, nos anossubseqüentes à Primeira Guerra Mundial.(04) As "fileiras dos revolucionários", referidas no texto III, queameaçavam o poder dos capitalistas da Itália e da Alemanhapossibilitaram a afirmação do poder socialista na Europa Cen-tral, nos anos trinta.(08) Os textos I, II e III prenunciam em sociedades diferentes, aevolução da crise econômica que afetou o mundo nos anos vin-te deste século, provocando significativas transformações eco-nômico-financeiras e sociopolíticas.(16) Os textos I, II e III retratam as condições sociais que am-pliaram a contestação à democracia liberal e favoreceram o de-senvolvimento da proposta fascista como alternativa válida.Soma ( )

16 - (Uel) "... nas últimas décadas do século XIX (...) o perfil do estado começou a mudar (...), surgiram novas cidades no fértil norte paranaense, e pelo sul chegaram colonos gaúchos em busca de novas terras..."

A mudança de perfil a que o texto se refere deveu-se a) à cultura açucareira e à extração madeireira.b) às entradas e bandeiras e à descoberta do ouro.c) ao aparecimento das ferrovias e à expansão do café.d) às missões jesuíticas e à decadência da mineração.e) ao surgimento da indústria e à criação do gado.

17 - (FGV) I. Na primeira República a expressão "socialização de perdas" pode ser aplicada às sucessivas compras de exce-dentes da produção da indústria leve nacional por parte do go-verno. II. Apesar de seus limites regionais, a burguesia do café consti-tui-se numa classe articulada, capaz de expressar seus interes-ses através do PRP (Partido Republicano Paulista) e de suasassociações de classe.III. Controlados por uma elite reduzida, os partidos republicanosdecidiam os destinos da política nacional e indicavam os candi-datos à presidência da República. IV. A República concretizou a autonomia estadual, dando plenaexpansão aos interesses de cada região. No plano político,houve a formação de partidos republicanos restritos a cada Es-tado, sendo que fracassaram ou tiveram vida efêmera as tenta-tivas de organização de partidos nacionais.V. A maioria da população brasileira votou, ao longo da Primei-ra República, para a escolha de seus representantes junto àsAssembléias Legislativas, Câmara do Deputados, Senado ePresidência da República, sendo que o presidente eleito indica-va os Governadores.

Acerca da Primeira República (1889-1930) é correto APE-NAS o afirmado em a) I, II e IV.b) I, III e V.c) II, III e IV.d) II, IV e V.e) III, IV e V.

18 – (Fgv) Acerca da greve geral de 1917, em São Paulo: I - A greve teve início em duas fábricas têxteis, abrangendo pra-ticamente toda a classe trabalhadora da cidade, num total de 50 mil pessoas e, durante alguns dias, controlando os bairros ope-rários do Brás, da Moóca e do Ipiranga. II - O comitê de Defesa Proletária, formado em São Paulo no curso da greve geral de 1917, tinha como pontos principais de seu programa: aumento dos salários, proibição do trabalho de menores de 14 anos, abolição do trabalho noturno de mulheres e menores de 18 anos, jornada de 8 horas de trabalho, garantia de emprego e respeito ao direito de associação. III - O governo mobilizou tropas, a Marinha mandou dois navios de guerra para Santos e, com a mediação de um comitê de jor-nalistas, os trabalhadores obtiveram um aumento salarial e promessas de atendimento das demais reivindicações. IV - A greve, apesar de contar no início com a adesão apenas da metade da classe trabalhadora da cidade de São Paulo, constituiu-se em grande sucesso, todas as reivindicações foram atendidas pelas entidades patronais e as lideranças operárias elogiadas publicamente pela realização do movimento. V - O município sofreu intervenção do governo federal, as lide-ranças operárias detidas e enviadas para campos de prisionei-ros em outros estados do país e a jornada de 8 horas de traba-lho foi legalizada.

É correto afirmar apenas o contido em: a) I, II, III.b) I, II, IV.c) II, III, V.d) I, III, IV.e) II, IV, V.

19. (Pucsp) Recentemente as páginas de um jornal paulista fo-ram ocupadas pela polêmica entre um renomado filósofo e umconhecido político do nordeste brasileiro. Este último foi apon-tado por seu debatedor como sendo praticante de "coronelis-mo".

A expressão "coronelismo", cunhada na década de 30, no Brasil, diz respeito a uma prática política que se define: a) pela articulação de governadores dos estados mais podero-sos com o objetivo de sustentar algum candidato ao poder exe-cutivo.b) pelo controle político regional exercido através de favoreci-mentos e constrangimentos pessoais.c) pelo comando de "lobbies" no Congresso Nacional com a fi-nalidade de assegurar posições pessoais.d) pela aliança de proprietários de terras com setores politiza-dos do Exército.

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

e) pela utilização de canais de comunicação de massa com ob-jetivos políticos.

20 - (Pucsp) "(O movimento) não se rendeu... resistiu até o es-magamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5 ao entardecer, quando caíram seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, à frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados."

A chacina empreendida pelo Exército em 1897, no interior do Nordeste, e com a qual o leitor de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, entra em contato, tem uma de suas explicações: a) na necessidade, por parte do governo, de afirmar a irreversi-bilidade do projeto republicano.b) no fato de que o movimento seria uma extensão do Cangaçona região, provocando a reação dos latifundiáriosc) no objetivo do Estado republicano em conter quaisquer mani-festações socialistas que inculcassem ideologias revolucioná-rias nos camponeses.d) na tentativa do Exército de impedir que os tenentes deserto-res continuassem sua pregação pelo interior do país.e) na pressão exercida, pelo Vaticano, sobre as Forças Arma-das, com o objetivo de barrar o crescimento de igrejas alternati-vas.

21 - (Uel) No Brasil, na denominada República Velha, as oligar-quias se eternizavam no poder graças ao controle a) das filiações partidárias através do voto secreto.b) das eleições indiretas para os cargos majoritários.c) da política dos governadores e da máquina do coronelismo.d) do poder moderador que privilegiava o poder regional.e) do voto universal que permitia a participação popular.

22 - (Uel) O coronelismo, fenômeno social e político típico da República Velha, embora suas raízes se encontrem no Império, foi decorrente da a) promulgação da Constituição Republicana que institui a cen-tralização administrativa, favorecendo nos Estados as fraudeseleitorais.b) supremacia política dos Estados da região sul - possuidoresde maior poder econômico - cuja força advinha da maior parti-cipação popular nas eleições.c) montagem de modernas instituições - autonomia estadual,voto universal - sobre estruturas arcaicas, baseadas na grandepropriedade rural e nos interesses particulares.d) instituição da Comissão Verificadora de Poderes que possuiaautonomia para determinar quem deveria ser diplomado depu-tado - reconhecendo os vitoriosos nas eleições.e) predominância do poder federal sobre o estadual, que possi-bilitava ao governo manipular a população local e garantir à oli-garquia a elaboração das leis.

23. (Ufmg) Em 1893, o peregrino Antônio Conselheiro se insta-lou, com seus seguidores, na fazenda abandonada de Canu-dos, às margens do rio Vaza-Barris, no nordeste da Bahia.Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre omovimento de Canudos, EXCETO:a) A República proclamada em 1889 mostrou a sua face ditato-rial na crueza com que massacrou Canudos, onde praticamentenão deixou sobreviventes.b) Belo Monte ou Canudos foi criado como refúgio sagrado con-tra as secas da região e as leis seculares da República.c) Canudos se destacou, entre outros movimentos messiânicosda época, pela oposição frontal à Monarquia e pela adoção daRepública como sistema de governo.d) Euclides da Cunha, enviado ao 'front' como correspondentede O ESTADO DE SÃO PAULO, escreveu uma série de repor-tagens, ponto de partida para OS SERTÕES.e) O exército brasileiro utilizou, para reprimir o movimento, oque havia de mais moderno, na época, em armamentos, comocanhões Krupp e bombas de dinamite.

24 - (Ufmg) "O AVANTI!, jornal socialista que se publica em S. Paulo, comentando sobre a pouca concorrência que teve um comício contra os acidentes no trabalho, realizado pela União dos Sindicatos da mesma localidade, diz que se o proletariado não contribuiu para dar importância ao ato é porque está con-vencido da inutilidade dos meios de luta revolucionários. (...) Se

o proletariado se compenetrou da inutilidade dos meios revolu-cionários, não alcançamos a compreender como, com o seu'bom senso', não segue os socialistas parlamentares que hátanto tempo o convidam para guiá-lo 'pelo bom caminho justo eseguro que conduz ao triunfo'."

(Notas de Polêmica. A VOZ DO TRABALHADOR. Órgão da Confederação Operária Brasileira.

Rio de Janeiro, 15 de agosto de 1908. Ano 1, n. 4, p. 1.)

Esse texto é ilustrativo da oposição política entre a) Anarco-sindicalistas versus Socialistas Utópicos.b) Anarco-sindicalistas versus Socialistas.c) Anarquistas versus Comunistas.d) Mutualistas versus Socialistas.e) Socialistas versus Comunistas.

25 - (Ufmg) Leia o texto. "Na Bruzundanga, como no Brasil, todos os representantes do povo, desde o vereador até o presidente da república, eram eleitos por sufrágio universal e, lá, como aqui, de há muito que os políticos tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral este elemento perturbador - 'o voto'. Julga-vam os chefes e capatazes políticos que apurar os votos dos seus concidadãos era anarquizar a instituição e provocar um trabalho infernal na apuração porquanto cada qual votaria em um nome, visto que, em geral, os eleitores têm a tendência de votar em conhecidos ou amigos. Cada cabeça, cada sentença; e para obviar os inconvenientes de semelhante fato, os mesá-rios de Bruzundanga lavravam as atas conforme entendiam e davam votações aos candidatos, conforme queriam. (...) Às ve-zes semelhantes eleitores votavam até com nome de mortos, cujos diplomas apresentavam aos mesários solenes e hieráti-cos que nem sacerdotes de antigas religiões".

(BARRETO, Lima. OS BRUZUNDANGAS. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. p. 65-66)

Todas as alternativas contêm afirmações que confirmam o comportamento eleitoral criticado na sátira de Lima Barreto, EXCETO: a) O domínio político dos coronéis rurais garantia a mecânicaeleitoral fraudulenta operada através do voto de curral.b) O interesse das elites agrárias e a exclusão das demaisclasses sociais da política estavam garantidos nesse sistemapolítico-eleitoral.c) O sistema eleitoral descrito como corrupto estava na base dapolítica dos governadores, posta em prática pelas oligarquiasna chamada República Velha.d) O sistema eleitoral fraudulento foi consolidado, no fim dosanos 20, através da ação decisiva da Aliança Liberal.e) O voto de cabresto era uma forma de manipulação do eleito-rado seja através da compra de voto seja através da troca dovoto por favores.

26 - (Ufmg) A POLÍTICA DOS GOVERNADORES, instituída no governo Campos Sales (1898-1902), significou a resolução da contradição instituída pela Constituição de 1891.Essa contradi-ção se dava entre: a) a naturalização compulsória e a livre escolha da cidadaniabrasileira.b) a política de valorização do café e a indústria nascente.c) o bicameralismo e a democracia indireta.d) o federalismo e o presidencialismo.e) os presidentes militares e os cafeicultores paulistas.

27 - (Ufmg) Durante os anos 20, a República Brasileira foi mar-cada por uma grande crise. Todas as alternativas apresentam evidências dessa crise, EXCETO: a) A Campanha Civilista de Rui Barbosa pela presidência daRepública.b) A eclosão das revoltas tenentistas pela moralização do Esta-do.c) A erupção de inúmeras greves e movimentos sociais dos tra-balhadores urbanos.d) A ocorrência de atos de banditismo social como o cangaço.e) A decretação do estado de sítio no governo Artur Bernardes.

28 - (Ufpe) O tenentismo foi um movimento empreendido por jovens oficiais militares durante a Primeira República. Dentre as

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

alternativas a seguir, aponte a que se identifica com as aspira-ções desse movimento: a) A moralização dos costumes e a idéia de soldados-corporação.b) A idéia do soldado-cidadão que devia intervir no processopolítico, a defesa do voto secreto, a centralização do poder e aindependência do poder judiciário, e o ensino público.c) A defesa do voto secreto e universal, incluindo os analfabe-tos e mulheres e a reforma administrativa na direção da des-centralização do poder.d) A centralização do poder do Estado, a reforma do Ensino e aintervenção "moderadora" nos movimentos populares e nos go-vernos civis despreparados, dentro do princípio do "soldado-profissional."e) Apoio às oligarquias locais, incentivo ao ensino privado e re-ligioso, moralização da administração pública e o recolhimentodos militares aos quartéis.

29 - (Unaerp) "Cabo de enxada, grossas as mãos... Caneta e lápis são ferramentas muito delicadas. A lida é outra: labuta pesada de sol a sol, nos campos e nos currais... Ler o quê? Escrever o quê? Mas agora é preciso: a eleição vem aí, e o alistamento rende a estima do patrão, a gente vira pessoa."

(Mário Palmério, VILA DOS CONFINS, p.62)

No texto anterior, o escritor Mario de Palmério, faz alusões a práticas eleitorais freqüentes no sistema político brasileiro, re-velando a força e o poder dos "coronéis". Com relação ao ex-posto, é incorreto afirmar: a) O sistema eleitoral da República Velha, era baseado no votoaberto, isto é, os eleitores tinham que declarar publicamente ocandidato de sua preferência.b) A procedência do voto podia ser identificada e causar sériosproblemas para o eleitor que não votasse nos candidatos apoi-ados pelos grandes fazendeiros, mais conhecidos como coro-néis.c) Em troca de "favores" concedidos, os "coronéis" exigiam queas pessoas votassem nos candidatos políticos por eles indica-dos.d) Cumprindo ordens dos coronéis, os jagunços controlavam ovoto de cada eleitor, caracterizando-se assim o "voto de cabres-to".e) A Comissão Verificadora das eleições foi instituída pelo Con-gresso Nacional, com a tarefa de reconhecer a validade dos re-sultados das eleições, caracterizando, assim, uma justiça eleito-ral idônea e independente.

30 - (Cesgranrio) Considerando-se as relações internacionais presentes na conjuntura pré-1 � Grande Guerra, podemos afir-mar que: I - As rivalidades anglo-germânicas foram agravadas pela cons-trução da Estrada de Ferro Berlim-Bagdá. II - As pretensões da Rússia de dominar os Estreitos de Bósforo e Dardanelos aumentaram os seus conflitos com o Império Tur-co. III - As desavenças entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam diretamente ligadas à disputa pela anexação da Bós-nia-Herzegovina pela Inglaterra. IV - A morte do futuro Imperador Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo, na Bósnia, precipitou o início da Guerra. V - A união da Inglaterra, França e Japão para formar a Tríplice Entente foi uma maneira de neutralizar a Tríplice Aliança, que unia Alemanha, Rússia e Itália.

Estão corretas as afirmativas: a) somente I, II e III.b) somente I, II e IV.c) somente I, III e V.d) somente II, III e IV.e) somente III, IV e V.

31 - (Fuvest) Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, ou-torgaram a alguns o status de 'povos estatais' e lhes confiaram o governo, supuseram silenciosamente que os outros povos

nacionalmente compactos (como os eslovacos na Tchecoslo-váquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslávia) chegassem a ser parceiros no governo, o que naturalmente não aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, a-crescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fo-ra, para uma parte de sua população. (... ) Os Estados recém-criados, por sua vez, que haviam recebido a independência com a promessa de plena soberania nacional, acatada em i-gualdade de condições com as nações ocidentais, olhavam os Tratados das Minorias como óbvia quebra de promessa e como prova de discriminação."

(Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO)

A alternativa mais condizente com o texto é: a) após a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidossolaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aosnovos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Mi-norias, o que criou condições de conflitos entre diferentes po-vos reunidos em um mesmo Estado.b) o surgimento de novos Estados-nações se fez respeitandoas tradições e instituições dos povos antes reunidos nos impé-rios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial.c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabelece-ram, no mundo contemporâneo, o sistema de dominação carac-terístico da Idade Média.d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primei-ra Guerra terem tido algumas características arbitrárias em re-lação aos novos Estados-nações do Leste europeu, o desen-volvimento histórico destas regiões demonstra que foi possível uma convivência harmoniosa e gradativamente ocorreu a inte-gração entre as minorias e as maiorias nacionais. e) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiramsatisfazer os vários povos do Leste europeu. O que perturboua convivência harmoniosa foi o movimento de refugiados dasrevoluções comunistas.

32 - (Mackenzie) A respeito do envolvimento dos E.U.A. na Primeira Grande Guerra é INCORRETO afirmar que: a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México,prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos pa-ra os E.U.A.b) os E.U.A. financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fron-te.c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em ris-co os investimentos norte-americanos na Europa.d) contrariando o Congresso, o presidente dos E.U.A. rompeu aneutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.e) a adesão dos E.U.A. desequilibrou as forças em luta, dandoum novo alento à Entende.

33 - (Puccamp) A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em população e importância econômica, a) acarretou a criação da Liga Pan-Germânica encarregada deefetivar o "Anschluss".b) contribuiu para a concretização do Pacto Germânico-Soviético de não agressão, firmado entre Guilherme II e NicolauII.c) contribuiu para a formação, dentro da Sérvia de sociedadessecretas, tais como a Mão Negra fundada em 1921.d) contribuiu para a criação de um clima favorável para a acei-tação dos princípios do socialismo utópico.e) acarretou a difusão das idéias que apontavam as contradi-ções do liberalismo.

34 - (Unirio) Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guer-ra Mundial (1914-1918), destacamos o(a): a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Tur-co.b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússiacom o Império Austro-Húngaro.d) descontentamento da França frente à ocupação no Marro-cos.e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão daSérvia no Império Austro-Húngaro.

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

35 - (Fatec) Em O ÚLTIMO CZAR, Eduard Radzinsky cita di-versos registros de Nicolau II: - "9 de janeiro. Disposição de ânimo alarmante entre os revolu-cionários e grande propaganda do proletariado".- "28 de janeiro. Eventos de extraordinária importância, com umpotencial de graves conseqüências para a situação do Estado,não estão distantes".- "5 de fevereiro. A animosidade aumenta. Demonstrações es-pontâneas das massas serão a primeira etapa e também a úl-tima no caminho para excessos impiedosos e insensatos, nomais horrível dos acontecimentos: uma revolução anárquica".

Sobre a Revolução de fevereiro de 1917, é correto afirmar que a) a burguesia liberal apoiava a insurreição popular para instau-rar no país um regime constitucional e parlamentar, ampliandoo poder dos bolcheviques.b) desejava substituir um regime liberal-burguês por outro ope-rário-socialista.c) as forças no poder eram: burguesia liberal, mencheviques esocial-revolucionários.d) seu plano baseava-se na reforma agrária e na estatizaçãodos bancos e das fábricas.e) seu caráter revolucionário baseava-se no proletário e nocamponês.

36 - (Fgv) A abolição do princípio da propriedade privada, a es-tatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por: a) Stálin, em agosto de 1929.b) Lênin, em outubro de 1917.c) Trotsky, em abril de 1924.d) Kerensky, em fevereiro de 1917.e) Kornilov, em setembro de 1921.

37 - (Puccamp) No contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques a) uniram-se numa organização contra-revolucionária para der-rubar o poder conquistado pelos Mencheviques.b) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores partici-pando normalmente de eleições.c) defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores sóchegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado. d) formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos milita-res.e) alteraram sua denominação para Partido da Ditadura proi-bindo toda oposição ao Regime Socialista.

38 - (Puccamp) "... derrota na guerra, deserções, motins milita-res contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, aviltamento dos salários, incapacidade governamen-tal e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à: a) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.b) descolonização Afro-Asiática em 1945.c) rebelião Boxer na China em 1900.d) Segunda Guerra Mundial em 1939.e) Revolução Russa em 1917.

39 - (Ufmg) Analise os textos. "O que conta é que tenham a certeza de que não existirão mais proprietários fundiários no campo, e que serão eles, cam-poneses, que decidirão suas coisas, que organizarão a sua própria existência."

"O que se produziu é uma insurreição e não uma composi-ção. A insurreição das massas populares não precisa de justifi-cação. Nós demos têmpera à energia revolucionária dos operá-rios e dos soldados. Nós forjamos abertamente a vontade das massas para a insurreição. Nosso levante alcançou a vitória."

Esses textos expressam o sentimento de vitória a) dos comunards, em 1871.b) dos democratas russos, em 1905.c) dos espartaquistas, em 1919.

d) dos líderes do Contestado, em 1912.e) dos líderes da Revolução Russa, em 1917.

40 - (Fatec) "Os sofrimentos dos combatentes e da retaguarda levaram-nos a associar espontaneamente o regime capitalista e a guerra, a considerar que esta guerra não era a 'sua guerra'; o prestígio das classes dirigentes, que não souberam evitar o conflito, nem abreviá-lo ou poupar as vidas humanas, debilitou-se tanto mais quanto o enriquecimento rápido e espetacular de toda uma parte dessas classes contrastava com o luto e a afli-ção das massas. Por um momento submergidos, no início das hostilidades, pela vaga nacionalista, os conflitos de classe rea-parecem, mais vigorosos e exacerbados por quatro anos de mi-séria. As classes dirigentes têm consciência do fato, e o medo do contágio revolucionário cria em seu meio um intenso terror que se manifesta na vontade de destruir este novo Estado, on-de, pela primeira vez, o socialismo transporta-se do terreno da teoria para o das realidades. A união do mundo branco está rompida; doravante não haverá mais neutros; conscientemente ou não, é em relação à Revolução Russa - objeto de receios e repulsa para uns, de esperança para outros - que se classifica-rão governos, partidos e simples particulares."

(CROUZET, M. - HISTÓRIA GERAL DAS CIVILIZAÇÕES 15 – A ÉPOCA CONTEMPORÂNEA)

A partir da descrição do autor, é correto afirmar que: a) o socialismo seria a única solução para evitar uma luta declasses.b) o medo do socialismo levaria o empresariado a apoiar açõescontrárias, e isso provocou, mais tarde, o estabelecimento dofascismo e do nazismo.c) a passagem das idéias do socialismo à prática levou toda aEuropa a se conscientizar do perigo comum.d) a união do mundo branco rompeu-se e, após a RevoluçãoRussa, provocou reflexos imediatos na libertação dos povos co-loniais.e) a Europa saiu da guerra mais nivelada politicamente, pois aguerra acabou com as grandes fortunas, dando chances parauma estabilização sócio-econômica.

GABARITO: 1 - Os tópicos que devem ser ressaltados em cada tema são: TEMA 1: a expansão cafeeira, a continuidade do modelo colo-nial agro-exportador. TEMA 2: o fim do tráfico escravista e a introdução do trabalho assalariado, a industrialização do Barão de Mauá, os transpor-tes públicos e ferroviários, as atividades creditícias, o telégra-fo. TEMA 3: os lucros do café, o fim do tráfico escravista, a tarifa Alves Branco, o pequeno mercado interno, o boicote gover-namental. TEMA 4: o positivismo, o romantismo. TEMA 5: a dependência do mercado consumidor internacio-nal, a divisão mundial do trabalho, a parceria inglesa nos em-preendimentos de Mauá.

2 - a) Os operários e os industriais. b) Direito de associação; participação nos lucros da empresae tribunais para julgar questões trabalhistas.

3. a) As relações eram consideradas selvagens, de grandeexploração onde o proletariado reivindicava melhorias nascondições de trabalho e uma legislação trabalhista.b) Se organizavam em sindicatos e comitês para organizaremas categorias e promover as greves. A Imprensa operáriatambém foi uma forma importante de organização e luta.

4 - Foi importante para garantir a política oligárquica a nível municipal e regional.

5 - a) O sertão nordestino, pequenas vilas e lugarejos.b) Pela miséria, pobreza e concentração latifundiária.c) A necessidade de controle social com a ameaça "Banditis-ta".

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

6 - a) "A greve geral de 1917 foi um movimento espontâneo doproletariado sem interferência, direta ou indireta ..."b) Sem condições de saúde pública, leis trabalhistas, direitoscivis e forte exploração da mão-de-obra.

7 -A política de blocos militares antagônicos (Tríplice Aliança e Entende) e a disputa colonialista que acirrou os ânimos e con-duziu à guerra.

8. Ela foi assim chamada pois ocorreu para pôr fim a váriosconflitos espalhados pela Europa. Países que integraram aTríplice Entende: Inglaterra, França e Rússia.

9 - a) Na medida em que o projeto bolchevique prometia acabarcom as desigualdades sociais, através de conselhos popula-res.b) Stalin provocou a coletivisação forçada do campo e neutra-lizou o poder dos Gulaks.

10 - a) Nova Política Econômicab) Indústria pesada e a coletivização da agricultura.

11 - a) "Para Stalin, tratava-se de defender o socialismo em um sópaís..."b) Trotsky defendia a revolução permanente e via em Stalinum modelo de estado fixo, não dinâmico.

12 - F V V F V 13 - 01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59

14 - 01 + 02 + 04 + 08 = 15 15 - 01 + 02 + 08 + 16 = 27

16 - C 17 - C 18 - A 19 - B 20 - A 21 - C 22 - C

23 - C 24 - B 25 - D 26 - D 27 - A 28 - B

29 - E 30 - B 31 - A 32 - D 33 - E 34 - A 35 - C

36 - B 37 - C 38 - E 39 - E 40 - B

Questões do PISM

Primeira República

01 - (PISM 3 – 2003): Leia o seguinte fragmento de texto: “O fato de ter sido a proclamação [da República] um fenô-

meno militar, em boa parte desvinculado do movimento republi-cano civil, significa que seu estudo não pode, por si só, explicar a natureza do novo regime. O advento da República não pode ser reduzido à questão militar e à insurreição das unidades mili-tares aquarteladas em São Cristóvão.”

CARVALHO, José Murilo de. A Formação das almas: o imaginário da repú-blica no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 35.

Utilizando a citação acima e seus conhecimentos sobre a história dos anos finais do Império no Brasil, assinale a alterna-tiva INCORRETA: No final da Guerra do Paraguai, o exército brasileiro começou a ser marcado por uma posição republicana, já que os militares não se sentiam representados pela elite política civil do Império. a) O movimento republicano, organizado desde 1870, era mui-to forte entre os cafeicultores do Oeste Paulista, que viam naRepública o caminho para o desenvolvimento econômico.b) As idéias positivistas, adotadas principalmente pelos jovensda elite instruída mas também pelos militares, influenciaram apropagação do movimento republicano.c) Vários republicanos adotaram a bandeira do federalismo,como um caminho para a autonomia provincial; outros, comomuitos militares, defendiam o ideal de uma república centraliza-da.d) Um dos pontos que uniam os republicanos – civis ou milita-res, cafeicultores ou profissionais liberais, era a defesa do fimda escravidão.

02 - (PISM 3 – 2003): A citação abaixo é parte do romance de Lima Barreto, Numa e a Ninfa, publicado originalmente em 1915:

“Chegada que é uma facção ao poder, trata imediatamente de esbanjar a fortuna pública, a fim de manter e angariar prosé-litos; e os cuidados materiais e intelectuais, os de assistência e saúde pública, ficam de lado, para quando? Para quando se consolidar no poder a retumbante agremiação política que está sempre balançando.”

BARRETO, Lima. Numa e Ninfa. Apud. SEVCENKO, Nicolau Sevcenko. Li-teratura como missão, 3 ed., São Paulo: Brasiliense,1989, p. 170.

Utilizando a citação acima e seus conhecimentos, assinale a alternativa INCORRETA, a respeito da história da Primeira Re-pública (1889-1930): a) O regime republicano instituiu o voto direto, para homensmaiores de 21 anos e alfabetizados. Estavam excluídos do vo-to, além dos analfabetos e das mulheres, os soldados e padres.b) Além de garantir a liberdade de reunião e a criação dossindicatos, a Constituição de 1891, da Primeira República, defi-niu uma série de direitos dos trabalhadores, como a jornada de8 horas diárias e as férias remuneradas, criando um conflito en-tre o governo e os patrões.c) A Primeira República representou a fase de apogeu naprodução de uma nova matéria prima – a borracha, que se tor-nou o segundo produto de exportação do Brasil, entre 1890 e1920.d) Durante a Primeira República, temos o proliferação de in-dústrias no Brasil, muitas delas financiadas com o capital acu-mulado pelos cafeicultores. A maioria das indústrias era debens de consumo, como os tecidos, e empregaram muitos imi-grantes.e) Uma das políticas econômicas mais representativas do perí-odo foi criada por Rui Barbosa e recebeu o nome de “Encilha-mento”. O Plano, por um lado, facilitou o financiamento para empresários, mas por outro, com a ampliação da emissão do papel-moeda, acelerou a inflação.

03 - (PISM 3 – 2004): “Façamos a Revolução antes que o povo a faça.”

A frase acima, de Antônio Carlos, presidente de Minas Ge-rais ao final da década de 1920, evidencia a atitude de significa-tivos setores envolvidos com a Revolução de 1930. É CORRE-TO dizer que tal sentença revela: a) a disposição da burguesia industrial de romper com a or-dem oligárquica, através de uma aliança com o proletariado.b) a aspiração dos tenentes a uma república federativa, quevalorizasse os estados em detrimento da União.c) a disposição de mudanças que ampliassem a participaçãode diferentes grupos oligárquicos, sem acarretar a supremacia política da classe média e de setores populares urbanos. d) a orientação modernizante da Aliança Liberal, que defendiaa industrialização do País e a superação da economia agro-exportadora.e) a insatisfação de Minas Gerais com a aliança entre SãoPaulo e Rio Grande do Sul, que garantiu a vitória eleitoral de Júlio Prestes em 1930.

04 - (PISM 3 – 2005): Sobre o processo de industrialização no Brasil, leia as afirmativas abaixo: I - Durante a Primeira República, o Rio de Janeiro se transfor-mou no principal centro industrial do país, graças à abundância de energia hidráulica e à grande presença de imigrantes com conhecimentos técnicos. II - A Primeira Guerra Mundial interrompeu o processo de indus-trialização do país, dada a impossibilidade de importar maté-rias-primas. III - Com a crise de 1929 e o declínio das exportações de café, reduziu-se a capacidade de importação da economia brasileira, levando o governo a adotar medidas que acabaram impulsio-nando a industrialização substitutiva.

Após a leitura, pode-se afirmar que: a) Apenas I e II estão erradas.b) Apenas II e III estão erradas.c) Apenas I e III estão erradas.d) Todas estão erradas.e) Todas estão certas.

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

05 - (PISM 3 – 2006): Com base no texto e em seus conheci-mentos, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao perío-do em questão.

“Na década de 1920 era nítida a preocupação de se discutir a identidade e os rumos da nação brasileira. Todos tinham algo a dizer - políticos, militares, empresários, trabalhadores, médi-cos, educadores, mas também artistas e intelectuais. Como de-veria ser o Brasil moderno? Através da literatura, das artes plásticas, da música, e mesmo de manifestos, os artistas e inte-lectuais modernistas buscaram compreender a cultura brasileira e sintonizá-la com o contexto internacional.”

(OLIVEIRA, Lúcia Lippi.(org) Navegando na História - A Era Vargas: Os A-nos 20)

a) O Tenentismo, com seu programa reformista, possuía umdiscurso nacionalista e defendia as instituições republicanas.b) O Modernismo, com sua crítica aos padrões instituídos, a-inda tinha um discurso elitizado, que não atingia a grande maio-ria da população, formada por analfabetos.c) A urbanização e a industrialização transformaram os cen-tros urbanos, mas não alteraram as desigualdades no campo. d) A Teologia da Libertação trazia, do interior da Igreja Católi-ca, uma crítica contundente às desigualdades sociais.e) Os trabalhadores estavam em processo de organização elutavam por melhores condições de vida e trabalho.

06 - PISM 3 – 2007): A citação, a seguir, é uma crítica à atitude dos cafeicultores e das elites políticas brasileiras durante a Re-pública Oligárquica.

O quadro, a seguir, apresenta a pauta de exportações do Brasil entre 1889 e 1913.

Com base nesses dados e em seus conhecimentos, res-ponda às questões abaixo a respeito do Convênio de Taubaté (1906) e seus efeitos. a) Qual foi a principal política adotada sob impacto do Convêniode Taubaté?b) É correto afirmar que essa política contribuiu para que nãose verificasse uma elevação significativa da participação de ou-tros produtos (além do café) na pauta exportadora do Brasil noperíodo? Justifique sua resposta.

07 - (PISM 3 – 2007): Leia, com atenção, o seguinte fragmento de texto:

Essas reflexões sobre a sociedade brasileira da Primeira República (1889-1930) podem ser exemplificadas através dos três movimentos que serão descritos a seguir. Leia as descri-ções abaixo e, em seguida, marque a alternativa CORRETA. I) O conflito de Canudos (1893-1897), no início da República,foi fruto da associação entre forte conteúdo religioso (o messia-nismo de Antônio Conselheiro) e carência social. A cidade deCanudos tornou-se uma comunidade livre, com a propriedadecomum da terra, e atraía os desempregados e miseráveis dosertão. Por isso, desagradava aos latifundiários, ao governo e àIgreja, tendo sido destruída pelas tropas republicanas.II) A Revolta da Vacina (1904) foi uma manifestação ocorridano Rio de Janeiro contra a política higienista de vacinação obri-gatória, que, juntamente com as reformas urbanas (o “bota-abaixo”), revelou a forte resistência da população ao controleque as autoridades (governo, médicos, polícia) tentavam exer-cer sobre os trabalhadores.

III) A Revolta da Chibata (1910) foi um levante de marinheirosque reivindicavam o fim dos castigos corporais, folgas sema-nais e aumento dos salários. Mas, principalmente, reclamavam"os direitos sagrados que as leis da República nos facultam." Oconflito demonstrou a dificuldade do governo republicano paralidar com as questões sociais.

Assinale a alternativa CORRETA. a) Todas as afirmativas estão corretas.b) Todas as afirmativas estão incorretas.c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.e) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

08 - (PISM 3 – 2008): Observe, atentamente, o gráfico abaixo. Com base nele e em seus conhecimentos, responda ao que se pede.

Relação entre os lucros da exportação do café e da evolu-ção da produção industrial brasileira – 1913 a 1919

a) Qual a principal informação apresentada pelo gráfico?b) Identifique o episódio que marcou a história internacional noperíodo retratado no gráfico e analise seu impacto sobre a eco-nomia brasileira.

09 - (PISM 3 – 2008): Sobre o contexto histórico dos primeiros governos republicanos, leia, com atenção, as afirmativas abai-xo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. I - Durante o governo provisório, o Marechal Deodoro da Fon-seca tomou várias medidas. Dentre elas, destacam-se a trans-formação das províncias em capitanias (princípio federalista), a união entre Igreja e Estado (laicização) e a outorga da constitu-ição de 1891. II - O governo de Floriano Peixoto caracterizou-se pelos enfren-tamentos políticos da Revolução Federalista e da Revolta da Armada. Enquanto o primeiro movimento eclodiu no Rio Gran-de do Sul entre os chamados federalistas e republicanos, o se-gundo eclodiu no Rio de Janeiro e exigiu a renúncia do presi-dente. Acusados de conspiração contra a República, os movi-mentos foram fortemente reprimidos. III - O período conhecido como República das Espadas (1889-1894), sob controle dos militares, só expirou quando assumiu o poder o primeiro presidente civil Prudente de Moraes, legítimo representante da oligarquia cafeeira paulista. a) Todas estão corretas.

b) Todas estão incorretas.c) Apenas a I e a II estão corretas.d) Apenas a I e a III estão corretas.e) Apenas a II e a III estão corretas.

10 - (PISM 3 – 2009): Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o Brasil foi palco de uma série de revol-tas sociais no campo. Entre elas destacaram-se a revolta de

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

Canudos e o movimento do Contestado. Acerca desses acon-tecimentos, marque a opção INCORRETA. a) As revoltas foram a expressão do descontentamento popularem relação às difíceis conjunturas sociais as quais as popula-ções mais pobres estavam submetidas.b) Possuíam entre suas motivações o componente religioso, namedida em que suas crenças e aspirações fundamentavam-sena tradição cristã.c) As revoltas assumiram caráter político, uma vez que foramvistas como ameaças ao poder dos coronéis e da Igreja Católi-ca.d) Ambas as revoltas foram duramente reprimidas, resultandono extermínio de um significativo número de trabalhadores ru-rais.e) Tais movimentos aspiravam ao socialismo, defendendo,pelo regime do padroado, a separação entre Igreja e Esta-do.

11 - (PISM 3 – 2009): Observe as ilustrações e os textos abai-xo. Em seguida responda ao que se pede.

a) A quais movimentos culturais e a quais contextos se referemas duas fotos com seus respectivos textos?b) Com suas próprias palavras, indique e analise duas críticasdo movimento 2 ao movimento 1.

11 - (PISM3 – 2010): Sobre a estrutura econômica e social brasileira das três primeiras décadas do século XX assinale a alternativa INCORRETA.

a) O modelo agroexportador baseado no latifúndio, baixonível técnico e grande exploração da mão de obra que ca-racterizou o século XIX brasileiro, manteve-se nas primeirasdécadas do século XX.b) Com a expansão da produção cafeeira, São Paulo aospoucos iria se tornar um importante polo econômico do pa-ís, com a expansão industrial, do mercado de trabalho e con-sumo, além de acelerado desenvolvimento urbano.c) O extrativismo do látex para a obtenção da borracha alcan-çou seu ápice na primeira década do século XX. No entanto, osinvestimentos ingleses no plantio de seringais na Ásia levaramao decréscimo dessa atividade no Brasil.d) Diante da elevada oferta de café brasileiro no mercadointernacional, na primeira década do século XX, levando àqueda nos preços, representantes dos principais estadoscafeicultores exigiram do governo medidas protecionistas.e) Ao longo de todo o período, a economia foi pautadapelo investimento em indústrias de base, concentrando as i-niciativas econômicas na cidade, em detrimento do campo.

Era Vargas

01 - (PISM 3 – 2003): Leia o fragmento de texto abaixo “O período conhecido como Estado Novo, que vai de 10 de

novembro de 1937 (promulgação da nova constituição) a 29 de outubro de 1945 (deposição de Vargas), permanece envolto em uma nuvem de relativo esquecimento. O espírito de democrati-zação que marcou o pós-45, aparentemente, jogou uma pá de cal no período anterior, na suposição de ter sido uma época de exceção que deve ser esquecida o mais rápido possível. Nada melhor do que o silêncio para garantir o esquecimento.” OLIVEIRA, Lúcia Lippi. (et.alli). Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar

Editores, 1982, p. 7.

A respeito do Estado Novo, assinale a alternativa CORRE-TA: a) Em 1937, o governo anunciou a descoberta de um “complôcomunista” para a tomada do poder. Tratava-se de uma farsacriada pelo próprio governo, com o apoio dos integralistas, parafundamentar o golpe de Estado.b) Vargas dissolveu o Congresso Nacional e convocou novaseleições para a Assembléia Constituinte, que foi encarregadade preparar a nova constituição de 1937.c) O governo Vargas implantou, em 1941, o DIP (Departa-mento de Imprensa e Propaganda), que foi responsável por fi-nanciar os empresários do setor de comunicação de massa.d) A industrialização sofreu sérios abalos durante o EstadoNovo, pois Vargas favoreceu o capital estrangeiro, estimulandoas empresas multinacionais.e) O Estado Novo é marcado pela extensão da legislação traba-lhista para os trabalhadores rurais.

02 - (PISM 3 – 2005): A opção por lutar contra o nazi-fascismo colocou em xeque a manutenção de uma ditadura no Brasil, contribuindo para o declínio do Estado Novo, um processo que culminou em 1945, mas que teve início bem antes. Todas as a-firmações abaixo relacionam-se com o contexto de declínio do Estado Novo, EXCETO: a) Devido à crescente oposição a seu governo, Vargas come-çou, em 1942, a se movimentar no sentido de preparar a transi-ção controlada de um Estado autoritário para um regime maisaberto.b) O Ministro do Trabalho fez uma campanha de populariza-ção da figura de Vargas nos meios de comunicação, principal-mente através do programa radiofônico “Hora do Brasil”, com oobjetivo de assegurar o apoio popular a Vargas.c) A turbulência política do período expressa-se no movimen-to queremista de 1945, cujas principais palavras de ordem eram“Queremos Getúlio” e “Constituinte com Getúlio”. O queremis-mo ganhou as ruas, deixando as elites civis e militares preocu-padas com as intenções continuístas de Vargas.d) Com a renúncia de Vargas, em 1945, João Goulart é eleitoPresidente da República.Os militares reagem e, por meio de umgolpe de estado, nomeiam o General Eurico Gaspar Dutra paraa presidência, cujo governo inconstitucional se estende até1950.e) Na conjuntura final do Estado Novo, foram criados os prin-cipais partidos políticos brasileiros atuantes até o Golpe de

HISTÓRIA 1

CADERNO DE EXERCÍCIOS

1964: a UDN, o PSD e o PTB. A constituição de partidos de ca-ráter nacional rompia com a tradição regionalista da política partidária brasileira.

03 - (PISM 3 – 2006): Os trechos que se seguem foram extraí-dos do “Diário de Getúlio Vargas” (publicado pela FGV, em 1995) e se referem ao um episódio político ocorrido no Brasil durante o I Governo Vargas. Leia-os atentamente e, em segui-da, responda ao que se pede.

“Irrompe o movimento revolucionário em São Paulo. Todo o tempo absorvido nas providências para combatê-lo. Morosida-des, confusões, atropelos, deficiências de toda ordem, felonias, traições, inércia. Algumas dedicações revolucionárias. Um ato impressionante a solidariedade do Rio Grande, através de Flo-res da Cunha. A unanimidade do Norte, a solidariedade e cola-boração dos demais estados...” (10 e 11 de julho de 1932) “Verificada a rendição incondicional dos rebeldes, deposto o governo, assumiu a interventoria do coronel Herculano de Car-valho. Passadas as primeiras demonstrações de alegria, come-ça-se a tratar da desmobilização, do regresso das tropas às su-as sedes, do socorro à população de São Paulo, do restabele-cimento da correspondência e dos transportes etc.” (3 de outu-bro de 1932)

a) A que episódio Getúlio Vargas se refere?b) No que diz respeito à estruturação do sistema político-administrativo, qual é a principal mudança operada no PrimeiroGoverno Vargas e de que modo isso afetou o poder político deSão Paulo?c) Qual era a principal reivindicação feita pelos revolucioná-rios?

04 - (PISM 3 – 2007): A imagem abaixo ilustra o encontro entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos durante a II Guerra Mundial. Sobre o envolvimento do Brasil nesse conflito, marque a alternativa INCORRETA.

a) Após romper relações diplomáticas com os países do Eixo, oBrasil teve vários navios mercantes torpedeados por submari-nos alemães, o que provocou centenas de mortes.b) A indignação provocada pelos torpedeamentos fortaleceu acampanha em favor da entrada do Brasil na Guerra. Dessacampanha, participaram diversas entidades, entre elas a UniãoNacional dos Estudantes (UNE).c) Ao formar uma força expedicionária, o Governo Vargas tinhaum duplo objetivo: fortalecer as Forças Armadas brasileiras, pa-ra garantir a manutenção do apoio militar ao regime do EstadoNovo e projetar o Brasil no cenário internacional, como aliadoespecial dos Estados Unidos da América (EUA).d) A Segunda Guerra Mundial prejudicou a economia brasileira,pois os países da Europa, que eram os principais consumidoresdos bens de consumo fabricados no Brasil, deixaram de impor-tar em função do declínio da capacidade de consumo provoca-do pela Guerra.e) A participação do Brasil na Guerra evidenciou uma contradi-ção, pois, ao mesmo tempo em que apoiava as forças aliadas

na sua luta contra os regimes autoritários nazi-fascistas, manti-nha internamente um regime ditatorial.

05 - (PISM 3 – 2008): O Governo de Getúlio Vargas (1930-1945) notabilizou-se pela sistematização da legislação traba-lhista. Das alternativas abaixo, indique aquela que NÃO corres-ponde à política trabalhista de Vargas. a) Criação do Ministério do Trabalho, órgão fundamental para a

construção da imagem de Vargas como o "pai dos pobres", a-migo e protetor dos trabalhadores.b) Criação da Justiça do Trabalho, encarregada de dirimir con-flitos entre empregados e empregadores. c) Regulamentação do salário mínimo, que deveria correspon-der às necessidades básicas de um trabalhador. d) Criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS), que facilitou as demissões pelos empresários. e) Fixação da “Unicidade Sindical” e a definição de que apenasos sindicatos legalizados poderiam defender os direitos da ca-tegoria que representavam perante o Estado.

Departamento de Estudos Sociais

COLÉGIO E CURSO CAES Curso de Aperfeiçoamento para Exames de Seleção

História 2

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

A Primeira Guerra Mundial

A Revolução Russa de 1917

Exercícios

01 - Além da burocracia que servia diretamente o czar, a auto-cracia na Rússia ainda podia contar com mais dois pilares. Quais? Todo poder emanava do imperador. O código penal punia

qualquer questionamento à sua autoridade, bem como a ex-pressão de desejos de mudanças no governo. Todas as pro-postas tendentes a incluir os representantes da população no processo de tomada de decisões, mesmo em caráter apenas consultivo, eram rejeitadas; (...) O czar detinha a autoridade po-lítica como propriedade da dinastia, sendo seu dever passá-la adiante, intacta, para o herdeiro.

Tradicionalmente, os setores mais privilegiados da socieda-de serviam o czar diretamente, no exército ou na burocracia, enquanto os setores menos favorecidos cultivavam suas terras e a de seus servidores. O czar reconhecia a soberania como privilégio seu, recebendo lealdade tanto da burocracia quanto do exército permanente, o maior do mundo. Por último, também era respeitado pela Igreja Ortodoxa, corpo eclesiástico da Rús-sia. A Igreja apoiava a monarquia e mantinha-se afastada da política e dos conflitos sociais e disputas ideológicas que agita-vam o país.

PIPES, 1997, p. 25.

02 - ELABORE um parágrafo dissertando sobre a posse e o uso da terra na Rússia czarista.

03 - O capitalismo seria levado à ruína no dia em que as forças produtivas alcançassem seu máximo desenvolvimento e a ex-ploração dos trabalhadores atingisse níveis insustentáveis. Te-ria lugar um novo sistema, o socialismo, que, por sua vez, daria lugar ao comunismo, sociedade sem classes, cujos meios de produção seriam propriedade coletiva.

+ (...) a burguesia não só forjou as armas que trazem a mor-te para si própria, como também criou os homens que irão em-punhar estas armas. EXPLIQUE essa afirmação de Marx, ex-plicitando a que homens e armas ele se refere.

04 - Ao fixar a primeira tarefa do proletariado, após a tomada do poder, Marx explicita aquela que acredita ser a fonte principal da desigualdade e da exploração entre os homens. CITE essa fonte.

Exercícios

01 - O Manifesto de Zimmerwald expressa uma convicção cor-rente entre os revolucionários russos e a maioria dos socialistas de toda a Europa, acerca dos motivos que levaram ao desen-cadeamento da Primeira Guerra Mundial. CITE essa convicção.

02 - Com base na análise das medidas anunciadas por Lênin, EXPLIQUE a amplitude das mudanças almejadas por ele.

A Revolução Socialista: avanços, re-trocessos e consolidação

Exercícios

01 – No final do século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escon-dia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para es-sa instabilidade.

02 – Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de "Mundial" e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.

03 – Qual a divergência entre Stalin e Trotsky que conduziu à disputa pelo poder na URSS em 1925? Qual o desfecho dessa disputa?

04 – "Tinha razão o camponês que declarou no VIII Congresso dos Sovietes: tudo vai bem. Mas, se a terra é para nós, o pão é para vocês, isto é, para os comissários; a água é para nós, mas o peixe para vocês; as florestas são para nós, mas a madeirapara vocês."

("lzvestia" de Kronstadt, 25/03/1921, cit. in Henri Arvon – A REVOLTA DE KRONSTADT).

a) Em que sentido essa denúncia chocava-se com o projetobolchevique de todo poder aos sovietes?b) Qual a política implementada posteriormente por Stálin emrelação ao campesinato?

05 – Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acon-tecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?

06 – No processo de implantação do socialismo na URSS hou-ve dois momentos distintos, tomando-se o ano de 1928 como referência. No primeiro, por iniciativa de Lênin, foram toleradas algumas práticas capitalistas. No segundo, a partir de 1928, ti-veram início os Planos Qüinqüenais e a era estalinista. a) Qual a denominação do programa leninista que facultou arestauração de algumas práticas capitalistas?b) Discorra sobre duas prioridades do primeiro Plano Qüinqüe-nal (1928-1933).

07 – Em 1924, após a morte de Lenin, dois dos mais destaca-dos dirigentes do Partido Bolchevique se opuseram: para Trotsky, tratava-se de defender a revolução permanente; para Stalin, tratava-se de defender o socialismo em um só país. Sta-lin venceu essa disputa e, a partir de então, a figura de Trotsky foi sendo progressivamente retirada dos documentos soviéti-cos.

A partir da leitura do texto: a) transcreva o trecho que explica a divergência entre Trotsky eStalin.b) explique por que o stalinismo precisou varrer a imagem deTrotsky da história soviética.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO Na(s) questão(ões) a seguir escreva nos parênteses a soma

dos itens corretos.

08 – "Nos anos iniciais do século XX, reinava um clima de ten-são e grande rivalidade na Europa”. As ambições imperialistas associadas ao nacionalismo exaltado fomentavam todo um cli-ma internacional de tensões e agressividade. Sabia-se que a guerra entre as grandes potências poderia explodir a qualquer momento".

(COTRIM, p. 337-8)

As informações do texto, associadas aos conhecimentos sobre a expansão do capitalismo e a Primeira Guerra Mundial, permitem afirmar: (01) As ambições imperialistas citadas no texto caracterizavama política externa de nações que tinham alcançado plena indus-trialização e cuja produção extrapolava a capacidade de con-sumo de suas próprias populações.(02) O pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo fran-cês constituíam-se movimentos nacionalistas responsáveis, en-tre outros fatores, pela instalação das tensões e agressividadesreferidas no texto.(04) A adoção de uma política de alianças, no período anteriorà Primeira Guerra Mundial, decorreu da necessidade de conter o avanço de interesses capitalistas norte-americanos no mer-cado europeu.(08) O período histórico a que o texto se refere é também de-nominado de "paz armada", por ter registrado o avanço da pro-dução de armamentos pesados e o crescimento dos efetivosmilitares.(16) O continente africano também foi envolvido pelas ambi-ções imperialistas, registrando-se o choque de interesses fran-ceses, ingleses e alemães, na disputa pela posse de terrasdesse continente.

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

(32) As exportações de produtos manufaturados brasileiros fo-ram prejudicadas durante a Primeira Guerra Mundial, visto te-rem sido privadas do mercado consumidor, representado pelospaíses beligerantes.Soma ( )

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado

a soma dos itens corretos.

09 – Tema recorrente da política contemporânea, o nacionalis-mo tem-se constituído em foco permanente de conflito. Sobre ele, é correto afirmar que: (01) A Primeira Guerra foi precedida pelo confronto de diferen-tes projetos expansionistas. É o caso da Rússia, que pretendiaavançar sobre territórios do Império Austro-Húngaro e do Impé-rio Turco, dizendo-se protetora dos povos eslavos. Ou da Sér-via, que, ao pretender unificar os eslavos do Sudeste da Euro-pa, formando a Grande Sérvia, também se chocava com os in-teresses desses Impérios.(02) A Segunda Guerra, igualmente, foi precedida de discursosnacionalistas, embora com novas feições. É o caso do fascismoitaliano, embalado nos sonhos de reconstrução das glórias doImpério Romano, ou do nazismo alemão, defensor da unifica-ção dos povos germânicos e da reconstrução do seu Império,então denominado III Reich.(04) A vitória do nacionalismo indiano (1947) e o fracasso fran-co-britânico na guerra contra o Egito (1956) desencadearamuma onda de nacionalismo nas antigas colônias européias naÁfrica e na Ásia. Aliando-se a outros países de passado coloni-al, como os latino-americanos, formaram uma terceira força in-ternacional - Terceiro Mundo, situado entre o Capitalismo e oSocialismo.(08) Nos anos 80-90, novamente os movimentos nacionalistasabalam a política internacional. O já frágil "império" soviético vêsua unidade desfazer-se diante do separatismo das RepúblicasBálticas - Letônia, Estônia e Lituânia. A partir de então, outrasrepúblicas assumem o mesmo propósito, pondo fim à URSS.Entre os "eslavos do sul", as disputas de croatas e sérvios lan-çam a Iugoslávia numa violenta guerra civil.Soma = ( )

10 – Considerando-se as relações internacionais presentes na conjuntura pré -1ª Grande Guerra, podemos afirmar que: I - As rivalidades anglo-germânicas foram agravadas pela cons-trução da Estrada de Ferro Berlim-Bagdá. II - As pretensões da Rússia de dominar os Estreitos de Bósforo e Dardanelos aumentaram os seus conflitos com o Império Tur-co. III - As desavenças entre a Sérvia e o Império Austro-Húngaro estavam diretamente ligadas à disputa pela anexação da Bós-nia-Herzegovina pela Inglaterra. IV - A morte do futuro Imperador Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, em Sarajevo, na Bósnia, precipitou o início da Guerra. V - A união da Inglaterra, França e Japão para formar a Tríplice Entente foi uma maneira de neutralizar a Tríplice Aliança, que unia Alemanha, Rússia e Itália.

Estão corretas as afirmativas: a) somente I, II e III.b) somente I, II e IV.c) somente I, III e V.d) somente II, III e IV.e) somente III, IV e V.

11 – Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, outorgaram a alguns o status de 'povos estatais' e lhes confiaram o gover-no, supuseram silenciosamente que os outros povos nacional-mente compactos (como os eslovacos na Tchecoslováquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslávia) chegassem a ser parcei-ros no governo, o que naturalmente não aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua população. (... ) Os Estados recém-criados, por

sua vez, que haviam recebido a independência com a promes-sa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de con-dições com as nações ocidentais, olhavam os Tratados das Mi-norias como óbvia quebra de promessa e como prova de dis-criminação."

(Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO)

A alternativa mais condizente com o texto é: a) após a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidossolaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aosnovos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Mi-norias, o que criou condições de conflitos entre diferentes po-vos reunidos em um mesmo Estado.b) o surgimento de novos Estados-nações se fez respeitandoas tradições e instituições dos povos antes reunidos nos impé-rios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial.c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabelece-ram, no mundo contemporâneo, o sistema de dominação carac-terístico da Idade Média.d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primei-ra Guerra terem tido algumas características arbitrárias em re-lação aos novos Estados-nações do Leste europeu, o desen-volvimento histórico destas regiões demonstra que foi possíveluma convivência harmoniosa e gradativamente ocorreu a inte-gração entre as minorias e as maiorias nacionais.e) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiramsatisfazer os vários povos do Leste europeu. O que perturboua convivência harmoniosa foi o movimento de refugiados dasrevoluções comunistas.

12 – A respeito do envolvimento dos E.U.A. na Primeira Grande Guerra é INCORRETO afirmar que: a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México,prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos pa-ra os E.U.A.b) os E.U.A. financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fron-te.c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em ris-co os investimentos norte-americanos na Europa.d) contrariando o Congresso, o presidente dos E.U.A. rompeu aneutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.e) a adesão dos E.U.A. desequilibrou as forças em luta, dandoum novo alento à Entente.

13 – Ao término da Primeira Grande Guerra, as potências ven-cedoras responsabilizaram a Alemanha pela guerra e foi-lhe imposto um tratado punitivo, o Tratado de Versailles, que teve como conseqüências: a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações po-líticas de esquerda - como o movimento espartaquista - criseeconômica e desemprego.b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização doEstado Alemão, recuperação econômica e incorporação deGdansk.c) anexação das colônias de Togo e Camarões, a afirmaçãodos ideais liberais e democráticos e a valorização do marco a-lemão.d) prosperidade econômica, rearmamento alemão, desmem-bramento da Alemanha e fortalecimento dos partidos liberais.e) surgimento da República Democrática Alemã e da RepúblicaFederal Alemã, fortalecimento do nazismo, militarismo e diminu-ição do desemprego.

14 – Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada: a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava soba tutela da Alemanha. b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e aInglaterra.c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Darda-nelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto àformação da Grande Sérvia.d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterraligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando,e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

15 – A Primeira Guerra Mundial, que enfraqueceu a Europa em população e importância econômica, a) acarretou a criação da Liga Pan-Germânica encarregada deefetivar o "Anschluss".b) contribuiu para a concretização do Pacto Germânico-Soviético de não agressão, firmado entre Guilherme II e NicolauII.c) contribuiu para a formação, dentro da Sérvia de sociedadessecretas, tais como a Mão Negra fundada em 1921.d) contribuiu para a criação de um clima favorável para a acei-tação dos princípios do socialismo utópico.e) acarretou a difusão das idéias que apontavam as contradi-ções do liberalismo.

16 – I. "... longe (...) das melodiosas valsas vienenses (...) eram au-díveis os lamentos das nacionalidades abortadas pela prepo-tência dos grandes impérios..."II. "... o capitalismo se transformou num sistema de opressãocolonial e de asfixia financeira da intensa maioria da populaçãodo globo por um punhado de países avançados..."

Aos excertos pode-se associar: a) a Comuna de Paris.b) a Primeira Guerra Mundial.c) o conflito Sino-Soviético.d) o Congresso de Viena.e) a política da Santa Aliança.

17 – Em 1919, Wílson (Estados Unidos), Lloyd George (Ingla-terra) e Clemenceau (França) definiram a Paz de Versalhes, em que: a) a Alemanha foi considerada culpada pela Guerra e submeti-da a indenizações e retaliações territoriais, semeando o des-contentamento e o revanchismo.b) os bolcheviques, liderados por Lenin, tiveram apoio inglêspara assumir o governo russo, estabelecendo o primeiro Estadosocialista.c) os russos brancos, estabeleceram uma aliança com a Ale-manha e conduziram a Rússia à Guerra Civil.d) a Itália, sob a liderança de Mussolini pode organizar, financi-ada pela França, a marcha sobre Roma. e) estabeleceu a nazificação alemã que se fundamentou no ar-mamentismo e na busca do "espaço vital", ou seja, na geopolí-tica da conquista territorial.

18 – A Primeira Guerra Mundial alterou profundamente o mapa político europeu, que passa a mostrar I - a desagregação do Império Russo, a dissolução da Áustria-Hungria e do Império Turco. II - a devolução da Alsácia-Lorena à Bélgica e a região do Sarre à França. III - os novos Estados da Europa Centro-Oriental e Balcânica.

Quais estão corretas? a) Apenas I.b) Apenas II.c) Apenas III.d) Apenas I e II.e) Apenas I e III.

19 – As duas Guerras Mundiais, marcadas pelo expansionismo europeu, deixaram conseqüências profundas. A implosão do Império Soviético está contribuindo para frear o perigoso con-fronto Leste-Oeste. O cotidiano europeu, no entanto, ainda a-presenta cenas sombrias. A Guerra Civil na ex-Iugoslávia, en-tremeada da brutalidade que gera indignação, tem raízes remo-tas e profundas porque: a) expressa ressentimentos étnico-nacionalistas e diferençasculturais nos Bálcãs.b) o Pacto Nazista-Soviético colocou os Estados do Báltico sobdomínio russo.c) o colapso do comunismo abriu caminho para a transição ca-pitalista bem sucedida.d) na federação multinacional iugoslava, o comunismo foi edifi-cado sobre base camponesa, e não operária. e) o Tratado de Paz, que consagrou o desmembramento doImpério Austro-Húngaro, pôs fim ao velho antagonismo que de-ra origem à Primeira Guerra Mundial.

20 – "A guerra atual é, por parte de ambos os grupos de potên-cias beligerantes, uma guerra (...) conduzida pelos capitalistas pela partilha das vantagens que provêm do domínio sobre o mundo, pelos mercadores do capital financeiro (bancário), pela submissão dos povos fracos etc."

("Resolução sobre a Guerra", publicada no jornal PRAVDA em abril de 1917.)

O texto oferece uma interpretação característica dos bol-cheviques sobre a a) Guerra Russo-Japonesa.b) Guerra da Coréia.c) Guerra da Criméia.d) Primeira Guerra Mundial.e) Primeira Guerra Balcânica.

21 – Dentre os fatores que conduziram à Primeira Guerra Mun-dial (1914-1918), destacamos o(a): a) nacionalismo eslavo aliado à desagregação do Império Tur-co.b) acordo militar anglo-germânico visando à partilha da África.c) desequilíbrio internacional provocado pela aliança da Rússiacom o Império Austro-Húngaro.d) descontentamento da França frente à ocupação no Marro-cos.e) oposição do Imperador Francisco Ferdinando à admissão daSérvia no Império Austro-Húngaro.

22 – Em O ÚLTIMO CZAR, Eduard Radzinsky cita diversos re-gistros de Nicolau II: - "9 de janeiro. Disposição de ânimo alarmante entre os revolu-cionários e grande propaganda do proletariado".- "28 de janeiro. Eventos de extraordinária importância, com umpotencial de graves conseqüências para a situação do Estado,não estão distantes".- "5 de fevereiro. A animosidade aumenta. Demonstrações es-pontâneas das massas serão a primeira etapa e também a úl-tima no caminho para excessos impiedosos e insensatos, nomais horrível dos acontecimentos: uma revolução anárquica".

Sobre a Revolução de fevereiro de 1917, é correto afirmar que a) a burguesia liberal apoiava a insurreição popular para instau-rar no país um regime constitucional e parlamentar, ampliandoo poder dos bolcheviques.b) desejava substituir um regime liberal-burguês por outro ope-rário-socialista.c) as forças no poder eram: burguesia liberal, mencheviques esocial-revolucionários.d) seu plano baseava-se na reforma agrária e na estatizaçãodos bancos e das fábricas.e) seu caráter revolucionário baseava-se no proletário e nocamponês.

23 – "Quando a terra pertencer aos camponeses e as fábricas aos operários e o poder aos sovietes, aí teremos a certeza de possuir alguma coisa pela qual lutar e por ela lutaremos!"

(HILL, Christopher, "Lenin e a Revolução Russa". Rio de Janeiro, Zahar, 1967.)

Com essas palavras de ordem, o socialismo tinha por meta: a) abolir a propriedade privada, a luta de classes e a dominaçãodo homem pelo homem.b) extinguir as relações religiosas, familiares e filantrópicas, ins-tituindo formas comunitárias de convivência.c) promover o desenvolvimento por meio da distribuição darenda e da consolidação de um Estado assistencial.d) instaurar uma sociedade organizada em associações profis-sionais, com base na competência.e) garantir a presença do Estado, que funcionaria como media-dor das relações interclasses sociais.

24 – Leia o seguinte texto:

"É ingênuo esperar a maioria 'formal' dos bolcheviques; ne-nhuma revolução espera isso. ... Precisamente as ruinosas va-cilações da 'Conferência Democrática' devem esgotar e esgota-rão a paciência dos operários de Petrogrado e Moscou! A histó-ria não nos perdoará se não tomarmos agora o Poder."

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

Diga quem o escreveu: a) Lênin;b) Yeltsin;c) Trotsky;d) Rosa de Luxemburgo;e) Kerensky.

25 – "Levantou-se, então, um trabalhador, de aspecto rude, ter-rivelmente indignado, furibundo: - Falo em nome dos proletários de Petrogrado, disse brutalmente - Somos pela insurreição. Vo-cês façam o que o que bem entenderem. Mas eu os previno: se deixarem que os Sovietes sejam destruídos, vocês morrerão para nós."

(John Reed) O texto anterior relaciona-se com:

a) a atuação dos conselhos de representantes de trabalhado-res, soldados e camponeses, na Revolução Russa de outubrode 1917.b) a resistência dos comunistas, integrantes do Congresso dosSovietes da União, à eleição de Boris Yeltsin como presidenteda URSS.c) a organização do Exército Vermelho por Stálin, durante aRevolução Russa de fevereiro de 1917.d) ao golpe político implementado por membros do Soviete Su-premo, em agosto de 1991, contra as reformas de Michail Gor-batchev.e) a resistência do proletariado e militares ao programa intitula-do Nova Política Econômica, defendida e posta em prática porLenin.

26 – Vladimir Ilitch Lênin justificou a Nova Política Econômica sob a alegação de que ia dar "um passo atrás, para dar dois passos à frente". A NEP (1921 - 1927) pretendia: a) a concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados e odesenvolvimento da previdência social.b) criar um estado corporativo organizado pelo povo e partido eencontrar a harmonização do capital e do trabalho.c) instaurar os planos qüinqüenais, estatizando toda a econo-mia.d) manter a economia planejada, permitindo, entretanto, a exis-tência de uma economia de mercado e livre iniciativa em certossetores.e) implantar as fazendas estatais (Sovkhozes) e as cooperati-vas (Kolkhozes).

27 – No contexto da Revolução Russa (1917), os Bolcheviques a) uniram-se numa organização contra-revolucionária para der-rubar o poder conquistado pelos Mencheviques.b) defendiam a conquista do poder pelos trabalhadores partici-pando normalmente de eleições.c) defendiam a posição segundo a qual os trabalhadores sóchegariam ao poder pela luta revolucionária com a formação de uma ditadura do proletariado. d) formaram o "Exército Vermelho" liderado pelos antigos milita-res. e) alteraram sua denominação para Partido da Ditadura proi-bindo toda oposição ao Regime Socialista.

28 – "... derrota na guerra, deserções, motins militares contra os superiores, greves nas fábricas, falta de gêneros alimentícios e combustíveis nas principais cidades, queda na produção, avil-tamento dos salários, incapacidade governamental e crescente miséria das massas." O quadro descrito no texto conduziu à: a) derrota dos franceses no Vietnã em 1954.b) descolonização Afro-Asiática em 1945.c) rebelião Boxer na China em 1900.d) Segunda Guerra Mundial em 1939.e) Revolução Russa em 1917.

29 – "... ou o poder se transfere para as mãos dos operários, soldados e camponeses revolucionários; e, nesse caso, signifi-cará a abolição total da tirania dos donos de terras, o aniquila-mento imediato dos capitalistas, a proposta urgente de uma paz justa. A terra estará garantida para os camponeses, o controle da indústria assegurado aos operários. Haverá pão para os que têm fome e essa guerra absurda chegará ao fim!..."

Pode-se associar ao texto a Revolução a) Americana. d) Gloriosa.b) Francesa. e) Puritana.c) Russa.

30 – O fragmento a seguir estabelece uma relação entre a Re-volução Francesa, de 1789, e a Revolução Russa, de 1917. "Para os socialistas da segunda metade do XIX (...) a Revolu-ção francesa é portadora de uma esperança que tem um nome mas não possui ainda um rosto. Tudo muda com 1917. A partir de então a Revolução socialista possui um rosto: a Revolução francesa deixa de ser a matriz a partir da qual pode e deve ela-borar-se uma outra revolução libertadora."

(Furet, F. "Ensaios sobre a Revolução Francesa", Lisboa, A Regra do Jogo, 1978, p. 138.)

Essa relação é possível, entre outros fatores, pois a) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesateve efeitos apenas nacionais e a Russa expandiu-se para alémde suas fronteiras.b) as duas revoluções contiveram, em seu interior, variadaspropostas e revelaram, ao final, a vitória de projetos socialmen-te transformadores.c) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesafoi dirigida pelos "sans-culottes" e a Russa pelos bolcheviques.d) as duas revoluções manifestaram caráter exclusivamente po-lítico, sendo ambas portadoras de propostas liberais e socialis-tas.e) a primeira delas foi inspiradora da segunda, mas a Francesateve caráter burguês e a Russa aristocrático.

31 – O Governo Provisório foi deposto; a maioria de seus membros está presa. O poder soviético proporá uma paz de-mocrática imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega ao comitês camponeses dos bens dos grandes proprietários, da Coroa e da Igreja (...). Ele estabelecerá o controle operário so-bre a produção, garantirá a convocação da Assembléia Consti-tuinte (...). O Congresso decide que o exercício de todo o poder nas províncias é transferido para os sovietes dos deputados operários, camponeses e soldados, que terão de assegurar uma disciplina revolucionária perfeita.

("Declaração do Congresso dos Sovietes, novembro de 1917." In Ferro, M. A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974, p.126.) Sem a participação das forças locais, sem uma organização a partir de baixo dos camponeses e operários, por si mesmos, é impossível construir uma nova vida. Poderia responder-me que os sovietes serviram precisamente para esta função de criar uma organização a partir de baixo. Mas a Rússia hoje é uma República Soviética só no nome. (...) No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática.

(Kropotkin, P. "CARTA A LENIN", 04.03.1920. In: Tragtenberg, M. (org.). Kropotkin. Textos escolhidos. Porto Alegre: LPM, p. 179.)

Após a leitura dos dois fragmentos, relativos à Revolução Russa de 1917, considere as afirmações a seguir: I - No primeiro fragmento, o mencionado "governo provisório" é o governo czarista, vigente na Rússia antes da revolução de1917, e derrubado por esta.II - A "paz democrática" proposta a todas as nações, menciona-da no primeiro fragmento, refere-se à suspensão da participa-ção russa na Primeira Guerra Mundial.III - O segundo fragmento, escrito dois anos e meio após o pri-meiro, concorda com a idéia, expressa no primeiro fragmento,de que o poder deve ficar nas mãos dos sovietes.IV - O segundo fragmento discorda do primeiro, ao afirmar queo poder deve ficar com os comitês do partido, e não com os so-vietes.V - O segundo fragmento concorda com a idéia, indicada noprimeiro fragmento, de atribuir todo o poder aos sovietes, masafirma que isso não ocorreu ainda.

Indique quais das afirmações anteriores são corretas. a) I, II e Vb) II, III e Vc) I, III, IVd) III, IV e Ve) I, II e IV

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

32 – "Durante a Revolução de 1917, quase todas as nacionali-dades da Rússia enxergaram na queda do czarismo e, depois, na do governo provisório a oportunidade para recuperarem sua liberdade."

(FERRO, Marc. HISTÓRIA DAS COLONIZAÇÕES: DAS CONQUISTAS ÀS INDEPENDÊNCIAS - SÉCULOS XIII A XX.

São Paulo, Companhia das Letras, 1996.)

Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre a questão das nacionalidades na URSS, EXCETO a) A tese da revolução mundial promoveu uma revisão pelosbolcheviques do princípio da autodeterminação dos povos.b) Lenin, enquanto líder expressivo da Revolução Russa, sem-pre se manifestou contra o princípio da autodeterminação dos povos. c) O direito à autodeterminação dos povos, embora proclamadopelos revolucionários de 17, nunca foi efetivamente praticado. d) O fracasso na resolução do problema das nacionalidades pe-lo governos comunistas ficou evidente no momento da fragmen-tação da antiga URSS.

33 – A respeito da Revolução russa de 1917, julgue os seguin-tes itens. (1) Ocorrida em meio à Primeira Guerra Mundial, estabeleceuuma ruptura política e social, iniciando uma radical transforma-ção da Rússia dos czares.(2) Em um primeiro momento, a burguesia russa assumiu o po-der; em seguida, com a ascensão bolchevista, a revolução tor-nou-se proletária.(3) Nos primeiros anos do novo regime, sob a liderança de Le-nin, foram tomadas medidas de nacionalização da indústria, dereorganização da sociedade e de combate à contra-revolução.(4) Com Stalin, que governou a União Soviética durante váriosanos, consolidou-se a abertura política do regime, pela adoçãodo pluripartidarismo e de medidas descentralizadoras.

34. Leon Trotski argumentava em 1904 que a tese política de-fendida por Lênin poderia "conduzir a organização do partido asubstituir o partido, o Comitê central a substituir a organizaçãodo partido, e finalmente um 'ditador' a substituir o Comitê cen-tral".

(Trotski, "NOSSAS TAREFAS POLÍTICAS", Brochura redigida e publi-cada em 1904, em Genebra).

Assinale a alternativa com o nome do responsável pelo re-gime que, na prática, confirmou a previsão de Trotski. a) Bukharin. d) Brejnev.b) Stalin. e) Molotov.c) Kalinin.

GABARITO 1. A política de blocos militares antagônicos (Tríplice Alian-ça e Entente) e a disputa colonialista que acirrou os ânimose conduziu à guerra.2. Ela foi assim chamada pois ocorreu para pôr fim a váriosconflitos espalhados pela Europa. Países que integraram aTríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.3. Stalin era a favor de consolidar a Revolução Russa e de-pois expandi-la. Trotsky queria aproveitar-se do momento eexpandir a Revolução, consolidando-a em cada país. Stalinfoi vitorioso.4. a) Na medida em que o projeto bolchevique prometia aca-bar com as desigualdades sociais, através de conselhospopulares.b) Stalin provocou a coletivisação forçada do campo e neu-tralizou o poder dos Gulaks.5. As derrotas sofridas pela Rússia na Primeira GuerraMundial provocaram a crise do czarismo e a derrubada doEstado liberal que o substituiu, favorecendo a ascensão dosbolcheviques (socialistas revolucionários) que tomaram opoder em outubro de 1917, implantando o Estado socialista.6. a) Nova Política Econômicab) Indústria pesada e a coletivização da agricultura.7. a) "Para Stalin, tratava-se de defender o socialismo emum só país..."b) Trotsky defendia a revolução permanente e via em Stalinum modelo de estado fixo, não dinâmico.8. 01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59 9. 01 + 02 + 04 + 08 = 15

10) B 11) A 12) D 13) A 14) C15) E 16) B 17) A 18) E 19) A20) D 21) A 22) C 23) A 24) A25) A 26) D 27) C 28) E 29) C30) B 31) B 32) B 33) V V V F34) B

A Crise De 1929

Exercícios

01 - A crise econômica de 1929, por sua profundidade e exten-são, atingiu todo o mundo ligado ao capitalismo. Quais foram os efeitos dessa crise no Brasil, sob os aspectos econômico e polí-tico?

02 – "NOVA YORK, 29 (U.P.) - Os diretores de meia dúzia das maiores instituições financeiras desta cidade, com recursos que somam aproximadamente sete bilhões de dólares, reuniram-se às primeiras horas da noite de ontem (... ) para discutir a situa-ção da Bolsa, em face das últimas baixas das cotações dos títu-los. Foi noticiado, que nessa reunião foi deliberado prepararem-se planos de mobilização de toda a potencialidade financeira daquelas instituições, a fim de evitar novos desastres. (...) A Bolsa de Títulos abriu com uma baixa de proporções sem pre-cedentes. (...)

BERLIM, 29 (A.B.) - A crise verificada nas praças de Nova York e Amster-dam causou nova inquietação na Bolsa de Berlim."

"Folha da Manhã". São Paulo, 30 de outubro de 1929

a) Cite dois fatores que contribuíram para a crise de 29 nosEUA.b) Explique as razões da internacionalização da crise de 29.

03 – Em seu discurso de posse na presidência dos Estados U-nidos, Roosevelt, em 1933, acusava a profunda crise econômi-ca e social: "... grande quantidade de cidadãos desempregados vê surgir à sua frente o problema sinistro de existência, e um número igualmente grande labuta com escassa remuneração." Ao mesmo tempo, Roosevelt propunha: "Esta nação exige a-ção, e ação imediata."

(Franklin Delano Roosevelt, DOCUMENTOS HISTÓRICOS DOS ESTADOS UNIDOS).

Esta ação deu-se através de uma nova política econômica, o NEW DEAL. Apresente duas características desta política.

04 – Após a 1ª Guerra Mundial os Estados Unidos se tornaram o país mais rico do mundo, consolidando o chamado "sonhoamericano". Essa riqueza provinha em grande parte do cresci-mento e do avanço técnico da indústria, o que por um lado re-sultava na maior oferta de produtos industrializados baratos,mas por outro ocasionava um crescente desemprego de operá-rios substituídos por máquinas. O desemprego e as altas apli-cações de dinheiro no mercado de ações ajudaram a desenca-dear uma crise de repercussão mundial.Identifique essa crise e analise suas principais conseqüênciaspara os Estados Unidos.

05 – "Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pe-dira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras quer tratores em vez de peque-nas famílias nas terras. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, a gente gostaria do trator, gosta-ria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos nas ter-ras e expulsa-nos dela. Não há quase diferença entre esse tra-tor e um tanque de guerra. Ambos expulsam os homens que lhes barram o caminho, intimidando-os, ferindo-os."

(John Steinbeck, AS VINHAS DA IRA, 1972)

a) De acordo com o texto, como pode ser caracterizada a situa-ção do camponês norte-americano após a crise de 1929?b) Cite duas medidas adotadas pelo programa de reformas deRoosevelt (New Deal) para solucionar os problemas sociais cri-ados pela crise de 1929.

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

06 – "Violar a lei tornou-se um verdadeiro business*, fonte de imensos lucros, dirigido por profissionais com a concordância de muitas pessoas honestas... É preciso reconhecer que burlar a Lei Seca exigia um verdadeiro esforço intelectual... Tratava-se de conseguir a mercadoria, de entregá-la, vendê-la, em su-ma de conquistar uma freguesia... Os acertos de contas se fa-ziam abertamente... Mais de mil assassinatos marcaram a guer-ra do gim em Manhattan."

(Anka Muhlstein, A ILHA PROMETIDA: A HISTÓRIA DE NOVA YORK DO SÉCULO AOS NOSSOS DIAS. S.P.: Cia. das Letras, 1991, p.186

e 187.) *business: negócio.

a) Por que a Lei Seca foi votada e aprovada nos Estados Uni-dos em 1917?b) Por que a violação da Lei Seca nos Estados Unidos se tor-nou, ao mesmo tempo, crime e caminho para a ascensão soci-al?

07 – O Entre-Guerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu conjunto, como um período de crises econômicas. Assina-le a opção que expressa corretamente um problema relaciona-do às conjunturas desse período: a) A rápida recuperação da produção européia foi impulsionadapelos novos mercados abertos pela expansão colonial.b) A crise alemã de 1924 representou um desdobramento dadecadência da economia dos EUA, o principal centro econômi-co do mundo.c) A crise de 1929, iniciada nos EUA, propagou-se rapidamen-te, pelos países capitalistas, cujas economias estavam em in-terdependência com a norte-americana.d) Os desajustes da economia mundial tiveram como principalcausa o abalo provocado pela Revolução Russa.e) A reconversão foi caracterizada pela expansão da industriali-zação, em escala mundial, principalmente em economias peri-féricas.

08 – Da Grande Depressão, ocorrida no mundo capitalista com a crise econômica de 1929, resultou: a) o desemprego, o reforço do liberalismo e a modernização dosetor industrial.b) a arte expressionista, um avanço dos movimentos anarquis-tas e o Nazi-Fascismo.c) o intervencionismo estatal, múltiplos problemas sociais e no-va corrida armamentista.d) o surgimento do neoliberalismo, o fim da hegemonia euro-péia e a popularidade das correntes culturais existencialistas.e) o sucesso dos partidos socialistas ocidentais, o recuo do de-semprego e o início de uma aproximação com a União Soviéti-ca.

09 – "A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos".

(Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L'EUROPE, T. I. Flamarion )

O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Es-tados Unidos, da qual resultou: a) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a práti-ca da intervenção do Estado na economia.b) o aumento do número das sociedades acionárias e da espe-culação financeira.c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento aoconsumidor.d) a imediata valorização dos preços da produção industrial efim da acumulação de estoques.e) o crescimento acelerado das atividades de empresas indus-triais e comerciais, e o pleno emprego.

10 - Sobre a crise do capitalismo, na década de 1930, e o co-lapso do socialismo, na década de 1980, pode-se afirmar que: a) a primeira reforçou a concepção de que não se podia deixaruma economia ao sabor do mercado, e o segundo a de que,uma economia não funciona sem mercado.b) ambos levaram à descrença sobre a capacidade do Estadoresolver os problemas colocados pelo desemprego em massa.c) assim como a primeira, também o segundo está provocandouma polarização ideológica que ameaça o Estado de Bem-estarSocial.

d) ambos, provocando desemprego e frustração, fizeram apa-recer agitações fascistas e terroristas contando com amplo res-paldo popular.e) enquanto a primeira reforçou a convicção dos defensores docapitalismo, o segundo fez desaparecer a convicção dos defen-sores do socialismo.

11. "(...) Há neste momento nos Estados Unidos cerca de 14milhões de desempregados, e, como muitos deles têm família,20 a 30 milhões de homens e mulheres vivem de esmolas, pri-vadas ou públicas (...). O espetáculo de uma grande nação deque um quarto se encontra reduzido à impotência produz emo-ções bem mais fortes do que uma estatística em preto e bran-co. Desde que põe pé neste país, o estrangeiro compreende derepente que em nenhum momento a Europa imaginou a doloro-sa intensidade da depressão dos Estados Unidos."

(MAUROIS, André, ESTALEIROS AMERICANOS. 1933)

A recuperação econômica dos EUA, após a Crise de 1929, ocorreu através do NEW DEAL (1933-1938). Todas as alternativas apresentam instrumentos de ação do NEW DEAL, EXCETO: a) A administração de Reassentamento, que transferiu famíliasque ocupavam terras de qualidade inferior.b) A Lei Anti-Truste, que proibia o controle de 60% do mercadopor uma empresa ou associação de empresas.c) A Lei da Cerveja e do Vinho e da Vigésima Primeira Emenda,que pôs fim à Lei Seca.d) A Lei de Assistência Civil à Conservação e ao Refloresta-mento, que criava frentes de trabalho para os jovens e desem-pregados.e) A Lei do Ajustamento Agrícola, que subsidiava os fazendei-ros que reduzissem a sua produção.

12 - Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios ba-seada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram. a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercadosconsumidores.c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.e) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.

13 - A crise capitalista desencadeada em 1929 nos EUA e na Europa Ocidental estendeu-se para a América Latina contribu-indo para: a) a revogação de todas as tarifas protecionistas, o intervencio-nismo estatal e a substituição de importações.b) abalar o poder das oligarquias e o surgimento de regimespopulistas e ditaduras conservadoras.c) a modernização do campo através do deslocamento de mão-de-obra que sobrevivia precariamente nas cidades.d) Juan Domingo Perón destacar-se como governante populistano México. e) a ruptura da estrutura de espoliação do povo latino-americano.

14 - A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados U-nidos. A primeira medida governamental que procurou, inter-namente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas principais desse pro-grama foi o(a): a) encerramento dos investimentos governamentais em obrasde infra-estrutura.b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na econo-mia.c) imediata suspensão da emissão monetária.d) política de estímulo à criação de novos empregos.e) redução dos incentivos à produção agrícola.

15 - O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por: a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polari-zação ideológica entre fascismo e comunismo.b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia ecoexistência fraterna entre fascismo e comunismo.

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliançaentre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o avanço fascista naEuropa.d) prosperidade das economias capitalista e socialista e apare-cimento da guerra fria entre os E.U.A e a U.R.S.S.e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético esurgimento do capitalismo monopolista.

GABARITO 1. No Brasil a crise de 29 provocou uma queda nas expor-tações do café, desestabilizando a elite dominante, atravésda ruptura da política do café com leite e precipitando a Re-volução de 30.2. a) Falta de planejamento econômico e a superprodução.b) A internacionalização da economia criou uma interde-pendência do capital e dos países.3. Intervenção do estado na economia, obras públicas paraempregar a população e empréstimos para os pequenosproprietários etc.4. Foi a crise de 1929 ocasionada por uma superprodução.Colocou os EUA em uma grande depressão econômica.5. a) Os trabalhadores estavam desempregados e as má-quinas acentuavam suas condições precárias.b) Financiamento ao pequeno proprietário, emprego à popu-lação para o trabalho em obras públicas.6. a) Crise econômica e fruto de campanhas moralistas.b) Possibilitou o enriquecimento rápido e a ligação com ou-tras contravenções dominadas pela máfia (ex: Chicago)07) C 08) C 09) A 10) A 11) B12) B 13) B 14) D 15) A

O Nazi-Facismo

Exercícios

01 - Como se deu a ascensão de Hitler na conjuntura alemã, no período entre guerras, e quais as conseqüências do nazis-mo?

02 - Para os cristãos como, por exemplo, São Bento, o criador das ordens religiosas no Ocidente, no século VI, e Calvino, re-formador protestante, no século XVI, e para os fundadores do socialismo científico, Marx e Engels, no século passado, o tra-balho foi visto como uma atividade virtuosa e humanizadora: "Ora et labora", propunha o primeiro; "O ócio é pecado", decre-tava o segundo, e "É pelo trabalho que o homem progride e se humaniza", consideravam os terceiros. Já os nazistas coloca-ram no portão de entrada dos seus campos de concentração a divisa de que o trabalho liberta ("Arbeit macht frei"). Com essas referências e seus conhecimentos de História Con-temporânea, comente o nazismo à luz dos conceitos de civiliza-ção e barbárie.

03 - "É um privilégio para um escritor ter presenciado o fim de três Estados: a Republica de Weimar, o Estado fascista e a Re-pública Democrática Alemã. Não creio que eu viva o bastante para ver o fim da República Federal."

(Heiner Muller, 1992)

Situe historicamente, caracterizando-os, os Estados a que o autor se refere.

04 - "O princípio de liderança não estabelece nenhuma hierar-quia no Estado totalitário (...). Essa ausência de autoridade hie-rárquica no sistema totalitário é demonstrada pelo fato de que, entre o supremo poder (o Fuehrer) e os governos, não existem níveis intermediários definidos (...). O desejo do Fuehrer pode encarnar-se em qualquer momento, sem que o próprio Fuehrer esteja ligado à qualquer hierarquia, nem mesmo àquela que ele mesmo possa ter criado. (...) cada cidadão se sente diretamen-te confrontado com o desejo do Líder."

(Hannah Arendt. "As origens do totalitarismo".)

a) Tendo como referência o texto, caracterize Estado totalitário.b) Cite um regime político totalitário.

05 - Na década de 1920, o fascismo surge como uma posição política de crítica às democracias liberais e ao comunismo sovi-ético por considerar que essas duas formas de governo destro-em o valor supremo da nação e da pátria, quer pela corrupção econômica e política, que pregando o internacionalismo proletá-rio que enfraquece as forças do Estado nacional. Sobre quais ideais se forma o fascismo e em que países con-segue se impor como forma de governo?

06 - Em 1933, o movimento nazista assume o poder na Ale-manha, transformando Hitler no chefe da nação e fundador do III Reich. O Estado alemão deixa de ser nazista somente ao fim da Segunda Guerra Mundial. a) Quais os princípios nazistas que levaram à união do povo a-lemão num único Reich?b) Qual o papel da guerra na política do III Reich?

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO Na(s) questão(ões) a seguir, escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

07 - O período de 1919 a 1939, pelos componentes que o cons-tituíram, marcados por esperanças e frustrações, é tido como um dos mais críticos da época contemporânea. Dos esforços para superar a devastação da Primeira Guerra Mundial, se en-caminha para a recuperação e logo em seguida para o novo conflito mundial. A respeito desse período é correto afirmar que: (01) A frustração e o inconformismo do alemães, submetidos àscláusulas do Tratado de Versalhes, levaram - nos a chamar es-se acordo de "Diktat".(02) A Liga das Nações (ou Sociedade das Nações), criada a-pós a Primeira Guerra Mundial, recebeu apoio de todas as po-tências e teve atuação decisiva para evitar todas as crises in-ternacionais da década de 1930.(04) A URSS participou ativamente da política internacional eu-ropéia na década de 1920.(08) Nesse período houve a vitória das ditaduras do tipo nazi -fascista na Itália e na Alemanha, além de regimes autoritários em diversos países, como Portugal e Espanha. (16) A crise de 1929 e a grande depressão econômica que elagerou, desencadearam também crises políticas, reacenderamnacionalismos econômicos e políticos, facilitaram a ascensãode ditaduras e contribuíram para o advento da Segunda GuerraMundial.Soma = ( )

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

08 - Assinale as proposições corretas, some os números a elas associados e marque no espaço apropriado.

TEXTO I: "O caráter intolerável atingido pelo desemprego entre as duas guerras, na Grã-Bretanha, deve-se à conjugação da sua amplitude com a sua duração. O desemprego devastou re-giões inteiras: (...) Por toda a parte, lojas fechadas, casas arrui-nadas, janelas com tábuas e cartão no lugar de vidros. Únicos ofícios prósperos: o dos corretores de apostas. Nesta existência sem esperança, recorre-se desesperadamente ao jogo, às a-postas." (Bedarida apud MARQUES, p. 33)

TEXTO II: "Alemanha, 1923: dinheiro vira papel de parede '(...) em 1923, no auge da crise econômica, iniciou-se o ano com o dólar valendo 18.000 marcos. Em julho, a moeda americana chegou a 160.000 marcos e, em novembro, os alemães preci-savam amontoar 2,5 trilhões de marcos para comprar 1 dólar. Naquele mês, em Berlim, um pão, que no começo do ano já va-lia fantásticos 250 marcos, passou a custar 200 bilhões de mar-cos. As donas-de-casa passaram a ir às compras carregando baldes de dinheiro.'" (Veja apud MARQUES, p. 40)

TEXTO III: "Na Rússia a revolução da classe trabalhadora teve êxito. Mas a desilusão, a fome e a miséria, que se seguiram à I Guerra Mundial, atraíram muitos recrutas às fileiras dos revolu-cionários, em toda parte. (...) Isso ocorreu particularmente na Itália e na Alemanha. Os capitalistas desses países tiveram pe-la frente uma classe trabalhadora revolucionária que lhes ame-açava o poder." (Huberman apud MARQUES, p. 36) Tomando-se por base a análise dos textos e os conheci-mentos sobre o período entre guerras, pode-se afirmar:

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

(01) O texto I retrata a situação de sociedades em crise, nasquais as necessidades básicas não são satisfeitas, e a deses-perança leva à busca de dinheiro fácil através do jogo.(02) No texto II, as referências à utilização do dinheiro comopapel de parede e à quantidade de dinheiro utilizado pelas do-nas-de-casa nas compras demonstram a desvalorização damoeda e a crise inflacionária vivida pelos alemães, nos anossubseqüentes à Primeira Guerra Mundial.(04) As "fileiras dos revolucionários", referidas no texto III, queameaçavam o poder dos capitalistas da Itália e da Alemanhapossibilitaram a afirmação do poder socialista na Europa Cen-tral, nos anos trinta.(08) Os textos I, II e III prenunciam em sociedades diferentes, aevolução da crise econômica que afetou o mundo nos anos vin-te deste século, provocando significativas transformações eco-nômico-financeiras e sociopolíticas.(16) Os textos I, II e III retratam as condições sociais que am-pliaram a contestação à democracia liberal e favoreceram o de-senvolvimento da proposta fascista como alternativa válida.Soma ( )

09 – Leia o texto que se segue. Uma das ironias deste estranho século é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro, cujo objetivo era a derru-bada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz, fornecendo-lhe o incentivo - o medo - pa-ra reformar-se após a Segunda Guerra Mundial, e, ao estabele-cer a popularidade do planejamento econômico, oferecendo-lhe alguns procedimentos para sua reforma.

Eric Hobsbawm. "Era dos Extremos - o breve século XX" (1941 - 1991)

Em relação a acontecimentos marcantes do século XX, jul-gue os seguintes itens. (0) A corrida armamentista, o jogo de alianças e as disputas in-terimperialistas levaram à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), após a qual, o Japão, a Alemanha e a Itália assumiram odomínio do mundo.(1) Iniciada pelos bolchevistas, a Revolução Russa de 1917,sob liderança menchevista, implantou o primeiro Estado socia-lista da História, tendo em Trotsky seu comandante supremo por duas décadas. (2) O New Deal (novo pacto), implementado por Roosevelt emmeio aos efeitos devastadores da crise de 1929, representou asubstituição do liberalismo pela fundamental presença do esta-do na organização da economia e da sociedade.(3) De forma geral, os regimes fascistas, que floresceram a par-tir dos anos vinte, caracterizam-se, entre outros aspectos, porterem sido expansionistas, militares, antiliberais, antidemocráti-cos e anticomunistas.

10 – Entre Mussolini e Hitler, há em seus programas, pontos em comum, como a: a) mobilização contínua das massas através de apelos naciona-listas e a manutenção de uma política de apoio aos socialistas.b) idéia de centralização administrativa e o fortalecimento dosmercados de troca, principalmente ingleses.c) organização militar da juventude e a não-intervenção do Es-tado na vida econômica e política.d) necessidade de fortalecimento do Estado e a adoção do cor-porativismo como base da reestruturação das relações sociais.e) produção de um ideal bélico que acentuasse o gênio militardos fascistas e a incorporação das minorias étnicas ao Estadocom plena liberdade.

11 – Em relação ao período compreendido entre as duas guer-ras mundiais (de 1919 a 39), caracterizado pela crise do Estado e da sociedade liberal, assinale a afirmativa correta: a) O nazismo consolidou uma política interna de miscigenaçãoracial e social visando a preparar a Alemanha para a expansãoterritorial.b) O fascismo encontrou dificuldades sucessivas para implantaro corporativismo, pois sofreu uma violenta oposição dos setoresconservadores da burguesia e da classe média italiana.c) A ausência de uma política de auto-suficiência obrigou os re-gimes nazifascistas a compensar suas deficiências econômicascom o expansionismo militar.d) A expansão da doutrina comunista na Europa, com a conso-lidação da Revolução Russa, favoreceu a Aliança com os co-

munistas italianos e alemães, cujo apoio propiciou a ascensão nazifascista. e) Nazismo e fascismo são doutrinas baseadas no nacionalis-mo e no totalitarismo, cuja política intervencionista buscava aestabilidade do Estado.

12 – No conjunto das ideologias e práticas empreendidas pelos regimes nazifascistas, consolidados no período do Entre-Guerras (1919 -1939), identificamos características próprias do modelo fascista implantado na Itália. Dentre essas característi-cas destacamos o corporativismo, que pregava a: a) perseguição racista às minorias étnicas, religiosas e o anti-semitismo.b) implantação imediata de um sistema econômico comunista.c) limitação do autoritarismo político dos líderes fascistas.d) integração das organizações sindicais com o governo do Es-tado fascista.e) restrição da ação militar italiana aos territórios do norte da Á-frica.

13 – Sobre os movimentos Fascistas afirma-se: I. Os movimentos fascistas se enquadram nos totalitarismos dedireita, que visam garantir a propriedade privada contra o avan-ço político dos comunistas.II. Como o avanço eleitoral dos comunistas é sempre maior emépoca de crise econômica e social, o período posterior à 1ªGuerra Mundial foi propício aos extremismos políticos.III. Na Itália, onde primeiramente se definiu o totalitarismo de di-reita, constituiu-se um Estado corporativista, uma ideologia mili-tarista, expansionista e de exaltação nacional.IV. Na Alemanha os azares da guerra e a depressão dos anos30 propiciaram a tomada do poder por Hitler, que definiu um Estado totalitário, monopartidário intervencionista, militarista, nacionalista, expansionista e acima de tudo, racista. V. Outros países europeus experimentaram regimes de direitano mesmo período, como por exemplo a Espanha e Portugal.

São corretas as afirmações: a) I - III e V apenasb) II e IV apenasc) I - II e III apenasd) III e IV apenase) todas são corretas

14 – Entre as duas Grandes Guerras Mundiais (1918-1939) o-correram alguns eventos históricos relevantes merecendo des-taques a: a) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra daCoréia e a proclamação da República no Egito.b) quebra da Bolsa de Nova York, a proclamação da RepúblicaPopular da China e a criação do Estado de Israel.c) deflagração da guerra entre Grécia e Turquia, a eleição depresidentes socialistas na França e em Portugal e a constitui-ção do Pacto de Varsóvia.d) ascensão do Nazismo alemão, o início da Nova Política Eco-nômica na Rússia e a deflagração da Guerra Civil na Espanha.e) ascensão do Fascismo italiano, a criação do Mercado Co-mum Europeu e a invasão do Afeganistão pela União Soviética.

15 – O período entre as duas guerras mundiais (1919-1939) foi marcado por: a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polari-zação ideológica entre fascismo e comunismo.b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia ecoexistência fraterna entre fascismo e comunismo.c) estagnação das economias socialista e capitalista e aliançaentre os E.U.A. e a U.R.S.S. para deter o avanço fascista naEuropa.d) prosperidade das economias capitalista e socialista e apare-cimento da guerra fria entre os E.U.A e a U.R.S.S.e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético esurgimento do capitalismo monopolista.

16 – "Mas, um socialismo, liberado do elemento democrático e cosmopolita, cai como uma luva para o nacionalismo".

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

Esta frase de Charles Maurras, dirigente da "Action Françai-se", permite aproximar o seu pensamento da ideologia: a) fascista. d) comunista.b) liberal. e) democrática.c) socialista.

17 - A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu: a) pelas mãos do exército alemão que quis desforrar-se dashumilhações impostas pelo Tratado de Versalhes.b) através de uma ação golpista cuja ponta de lança foram asforças paramilitares do partido nazista.c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os co-munistas.d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg, parachefiar uma coalizão governamental.e) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na I-tália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.

18 – O regime franquista espanhol (1939 - 1975) pode ser ca-racterizado como: a) uma ditadura de tipo misto, que se baseou tanto no poder dogeneral Franco, quanto na figura carismática do rei.b) uma ditadura fascista, semelhante à de Mussolini, procuran-do converter a região do Mediterrâneo em área sob sua influên-cia.c) uma ditadura pessoal, baseada exclusivamente na figura dogeneral Franco, que recusou a formação de instituições coleti-vas.d) uma ditadura fascista, idêntica à de Mussolini e de Hitler, aponto de o general Franco enviar tropas para combater a UniãoSoviética.e) uma ditadura fascista, que evitou amplas mobilizações demassa, com forte influência católica.

19 – As Brigadas Internacionais, formadas por voluntários de vários países, inclusive do Brasil, lutando ao lado dos republi-canos juntamente com anarcosindicalistas e liberais de esquer-da contra o clero e oficiais fascistas apoiados pela Itália e Ale-manha, confrontaram-se: a) na Guerra Civil Russa.b) na Revolução Cubana.c) na Guerra Franco-Prussiana.d) na Guerra Civil Espanhola.e) na Revolução dos Cravos, em Portugal.

20 – Os princípios da doutrina fascista, podem ser resumidos nos seguintes aspectos: a) primazia do cidadão sobre o Estado, mobilização de grandesmassas urbanas contra ameaças às liberdades públicas.b) nacionalismo, racismo, militarismo, hierarquização da socie-dade, corporativismo e totalitarismo.c) internacionalismo, anticapitalismo, cooperativismo, antimilita-rismo, igualitarismo, pluripartidarismo e anti-semitismo.d) fortalecimento do Estado, democracia parlamentar, incre-mento das organizações operárias e liberalismo econômico. e) racismo, nacionalismo, federalismo, cooperativismo, milita-rismo, sindicalismo, livre cambismo, anticlericalismo e desesta-tismo.

21 – "O Fascismo italiano e o Nazismo alemão conquistaram o respaldo de muitos setores da população, conseguindo um fi-nanciamento junto à alta burguesia. Assim puderam resolver a crise do capitalismo, com a instalação de ditaduras de direita que garantiram a ordem do sistema, os lucros e as proprieda-des." Servindo de exemplo a muitos países também atingidos pelos efeitos da Grande Depressão, o totalitarismo: a) reforçou o desenvolvimento armamentista, preparando o ter-reno para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.b) transformou a Alemanha no país mais rico e poderoso da Eu-ropa, ameaçada em sua supremacia apenas pela Dinamarca.c) organizou e contribuiu para a evolução do bloco capitalista,sob o controle dos Estados Unidos.d) desenvolveu a tendência de cooperação entre os Estados.e) reacendeu as velhas disputas nacionalistas existentes, des-de o século XIX, entre a Grécia e a Turquia.

22 – No pós-guerra, a situação de miséria e a crise de 1929 provocaram o descrédito da população no capitalismo liberal e, simultaneamente, criaram condições favoráveis para a expan-são das idéias socialistas. Com isso, na Itália e na Alemanha, a) as burguesias industrial e financeira apoiaram os regimesnazi-fascistas, temerosas com o avanço das idéias socialistas.b) surgiram os movimentos operários de caráter reformista,conduzidos habilmente pela maioria socialista aliada ao Estado.c) os partidos políticos mais expressivos associaram-se com ointuito de restaurar a credibilidade do Estado.d) houve um amplo pacto social com o objetivo de estabilizar avida econômica e política desses países.e) houve o agravamento das tensões sociais, e a ditadura foi aopção de consenso para que se restabelecessem a ordem e ajustiça.

23 – O cinema passa-nos, muitas vezes, uma imagem românti-ca do Período Entre Guerras. Essa imagem da realidade que antecedeu a Segunda Guerra se desfaz, quando se sabe que, EXCETO: a) os Estados Nacionais montam sua poderosa engenharia be-licista.b) os extremismos nacionalistas promovem verdadeiras cruza-das racistas.c) o regime stalinista põe em marcha sua violenta política ex-pansionista.d) a economia capitalista sofre uma forte queda na crise de1929.e) a tendência liberal dos governos é ameaçada pela tendênciaautoritária.

24 – Ao tipo de Estado criado por Mussolini, cuja organização estava fundamentada no sistema de sindicatos patronais e de trabalhadores, deu-se o nome de a) democrático.b) republicano.c) oligárquico.d) parlamentar.e) corporativo.

25 – O projeto de lei sobre imigração, apresentado pelo atual ministro do Interior do governo conservador francês de Alain Jupé, resultou numa série de manifestações de protesto. Inú-meras vezes, essa política governamental foi comparada, pela imprensa francesa, com as práticas do governo colaboracionis-ta de Vicky, durante a Segunda Guerra Mundial. Tal comparação demonstra que o quadro apresentado nas duas épocas reflete uma forte influência da seguinte corrente política: a) totalitarismob) neoberalismoc) nacionalismo exaltadod) conservadorismo romântico

26 – Observe a tabela que mostra os RESULTADOS ELEITO-RAIS PARA O REICHSTAG (ALEMANHA, 1928 - 1933):

Todas as alternativas são confirmadas pelos dados dessa tabela, EXCETO: a) Ao longo do período, o Partido Católico de Centro é o queapresenta o eleitorado mais fiel.

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

b) Ao longo do período, o comportamento do eleitorado tende ase deslocar da esquerda (PCA e PSDA) para a direita (PPA,PPNA e Nazista).c) Ao longo do período, o PSDA é o único partido que mantémtanto o eleitorado de esquerda quanto o de centro. d) Após a crise de 1929, todos os partidos, com exceção doComunista, perdem votos para o Nazista.e) Em 1933, a direita (PPA, PPNA e Nazista) detinha a prefe-rência da maioria absoluta dos eleitores.

27 – "A restrição do espaço democrático é uma das caracterís-ticas principais do período entre as duas guerras [1918-1939]."

(DROZ, B. & ROWLEY, A. HISTÓRIA DA SÉCULO XX. Lisboa: Dom Quixote, 1988. p. 149.)

Todas as alternativas apresentam acontecimentos que con-firmam essa citação, EXCETO: a) A guerra Civil Espanhola.b) A Marcha sobre Roma.c) A Revolução dos Jovens Turcos.d) O fim da República de Weimar.e) Os expurgos soviéticos.

28 – "Os verdadeiros chefes não têm nenhuma necessidade de cultura e ciência".

(H. Goering) "Quando ouço a palavra cultura, ponho a mão no revólver."

(J. Goebbels)

"Os intelectuais são como as rainhas que vivem das abelhas trabalhadoras."

(A. Hitler)

"Sem espírito militar a escola alemã não poderá existir. Um pro-fessor pacifista é um palhaço ou um criminoso. Deve ser exter-minado."

(Ministro Schewemm - Bavária)

"Professores alemães ... nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o sagrado propósito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na morte."

(F. Weachter)

Contextualizando historicamente as declarações anteriores, de lideranças nazistas na Alemanha, pode-se afirmar que a) o nazismo não tinha nenhum projeto para as áreas de edu-cação e cultura, pois dentro da perspectiva do culto ao corpo eda obediência sem questionamentos, aquelas lhes eram com-pletamente indiferentes.b) ao contrário da produção cultural, à qual eram refratários, osnazistas permitiram a permanência das diretrizes educacionaisda República de Weimar.c) tanto a educação como a cultura foram áreas enquadradasdentro dos pressupostos básicos do regime transformando-seem instrumentos ideológicos de controle e propaganda.d) o Estado nazista interveio fortemente somente nas escolasfreqüentadas por alunos não-arianos e filhos de pais bolchevi-ques.e) educação e militarização da sociedade eram projetos exclu-dentes dentro do projeto nazista de dominação.

29 - Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que NÃO representa uma característica da doutrina político-ideológica nazista: a) O racismo, que se baseia na alegação de que existe uma ra-ça superior a todas as outras e que, devido a esta superiorida-de, ela tem o direito de governar ou mesmo eliminar as demais.b) O militarismo, que se explícita na alegação de que a guerra,para a nação dos indivíduos da raça superior, é algo positivoporque possibilita um fortalecimento ainda maior desta raça.c) O totalitarismo, que se fundamenta na alegação de que todosos interesses individuais devem estar subordinados à vontade einteresse do Estado.d) O expansionismo, que se expressa na alegação de que anação constituída pelos indivíduos de raça superior tem o direi-to de conquistar o espaço territorial de outras nações.e) o internacionalismo, que se apoia na alegação de que a exis-tência de nações impede o desenvolvimento da Humanidade,sendo necessária a destruição das barreiras nacionais, sejam

culturais, políticas ou econômicas, em prol da constituição de uma sociedade mundial.

30 - Leia o seguinte texto, retirado de uma declaração do prefei-to de Guernica, em 1937. "Guernica foi ferida, mas não morrerá. Da árvore brotarão no-vas folhas verdes em toda primavera, seus filhos a ela retorna-rão, suas casas serão reconstruídas, suas igrejas escutarão novamente seus hinos e preces (...) Guernica, símbolo de nos-sas liberdades nacionais e símbolo da ferocidade do fascismo internacional, não pode morrer".

(Editora Abril, HISTÓRIA DO SÉCULO XX.)

Julgue os itens adiante, referentes ao período entre guerras (1918-1939).

(0) A década de 1930, marcada por uma das maiores criseseconômicas mundiais - a Grande Depressão - assistiu a umavigorosa e tensa polarização ideológica entre esquerda (frentespopulares) e direita (partidos fascistas).(1) O caráter periférico da Espanha, especialmente em funçãode seu atraso econômico, impediu que a Guerra Civil Espanho-la (1936-39) tivesse uma possível vinculação com o quadro po-lítico europeu da época.(2) O impacto da implantação de regimes fascistas em paísescomo Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e Japão acabou por fazer refluir a trajetória socialista da União Soviética, minando seu esforço de consolidação. (3) Liderada pelos Estados Unidos, a Liga das Nações foi umaexperiência vitoriosa de ordenamento das relações internacio-nais, tendo inclusive impedido que os regimes totalitários prati-cassem a política expansionista que preconizavam.

31 – O período "entre-guerras", compreendido entre 1919 e 1939, caracterizou-se pela eclosão de crises que atingiram a Europa. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre esse período. a) Na Alemanha, a nomeação de Hitler para a chancelaria, em1933, consolidou o Partido Nazista, que, baseando-se em umaação política totalitarista, implementou a expansão do Estadoalemão e alterou a ordem política internacional.b) Na França, a crise econômica da década de 30 foi superadacom a anexação de ricos territórios alemães, como a Alsácia-Lorena e o Rhur, como reparação pelas perdas francesas naPrimeira Guerra Mundial.c) Na Itália, a vitória do Partido Fascista nas eleições de 1922permitiu uma aliança político-partidária de comunistas, fascistase socialistas, que proclamaram uma República Parlamentar,derrubando a monarquia italiana.d) Na União Soviética, a ascensão de Stálin, a partir de 1924,determinou a substituição dos planos qüinqüenais de economia,idealizados por Lênin, pela NEP (Nova Política Econômica).e) Na Tchecoslováquia, o grande número de colonos alemãesfavoreceu as alianças como o III Reich alemão, o que permitiuque os Tchecos invadissem as regiões de Dantzig e da PrússiaOriental, em 1939.

32 –

(NOVAIS, Carlos Eduardo e RODRIGUES, Vilmar. CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTES. São Paulo, Ática, 1991)

A charge anterior reflete um momento crucial do período en-tre-guerras, onde a burguesia capitalista faz, em alguns países da Europa, a opção por salvaguardar a sua posição de classe dominante a qualquer custo. Este momento pode ser traduzido por um(a):

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

a) receio com relação ao avanço da classe trabalhadora e umatentativa de responder ao colapso econômico do sistema capi-talista.b) receio com relação aos avanços do comunismo e do pensa-mento liberal de base keynesiana.c) receio da intromissão norte-americana nos assuntos nacio-nais, o que levaria a burguesia desses países a uma subordi-nação ao capital norte-americano. d) tentativa de impedir a deterioração das economias nacionaisa deter o avanço de ideologias de cunho liberal-autoritário.e) tentativa de frear o sucesso da social-democracia alemã e i-taliana que apontava para possibilidades de uma melhor distri-buição da renda nacional.

33 – O Nazismo e o Fascismo surgiram: a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com prega-ções em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivode solucionar crises generalizadas diante da desorganização,após a Primeira Guerra Mundial.b) da esperança de conseguir estabilidade na união das "dou-trinas liberais" de tendências individualistas.c) com a instituição do parlamentarismo da Itália e na Alema-nha, agregando partidos populares.d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do go-verno às camadas lideradas pelos sindicatos e socialistas. e) do coletivismo pregado pelos marxistas.

34 – Os Tratados de Paz assinados ao fim da Primeira Guerra Mundial "aglutinaram vários povos num só Estado, outorgaram a alguns o status de 'povos estatais' e lhes confiaram o gover-no, supuseram silenciosamente que os outros povos nacional-mente compactos (como os eslovacos na Tchecoslováquia ou os croatas e eslovenos na Iugoslávia) chegassem a ser parcei-ros no governo, o que naturalmente não aconteceu e, com igual arbitrariedade, criaram com os povos que sobraram um terceiro grupo de nacionalidades chamadas minorias, acrescentando assim aos muitos encargos dos novos Estados o problema de observar regulamentos especiais, impostos de fora, para uma parte de sua população. (... ) Os Estados recém-criados, por sua vez, que haviam recebido a independência com a promes-sa de plena soberania nacional, acatada em igualdade de con-dições com as nações ocidentais, olhavam os Tratados das Mi-norias como óbvia quebra de promessa e como prova de dis-criminação."

(Hannah Arendt, AS ORIGENS DO TOTALITARISMO)

A alternativa mais condizente com o texto é: a) após a Primeira Guerra, os Tratados de Paz estabelecidossolaparam a soberania e estabeleceram condicionamentos aosnovos Estados do Leste europeu através dos Tratados das Mi-norias, o que criou condições de conflitos entre diferentes po-vos reunidos em um mesmo Estado.b) o surgimento de novos Estados-nações se fez respeitandoas tradições e instituições dos povos antes reunidos nos impé-rios que desapareceram com a Primeira Guerra Mundial. c) os Tratados de Paz e os Tratados das Minorias restabelece-ram, no mundo contemporâneo, o sistema de dominação carac-terístico da Idade Média. d) apesar dos Tratados de Paz estabelecidos depois da Primei-ra Guerra terem tido algumas características arbitrárias em re-lação aos novos Estados-nações do Leste europeu, o desen-volvimento histórico destas regiões demonstra que foi possível uma convivência harmoniosa e gradativamente ocorreu a inte-gração entre as minorias e as maiorias nacionais. e) os Tratados de Paz depois da Primeira Guerra conseguiramsatisfazer os vários povos do Leste europeu. O que perturboua convivência harmoniosa foi o movimento de refugiados dasrevoluções comunistas.

35 – O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi: a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos naTchecoslováquia.b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidadelivre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos. c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Ingla-terra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.

d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria daAlemanha.e) a invasão da Petrônia por tropas alemãs, quebrando o PactoGermânico-Soviético.

GABARITO 1. Hitler surgiu com um discurso nacionalista e salvacionistapara uma Alemanha mergulhada em grave crise econômicae social. Trouxe consigo a reconstrução da Alemanha e a IIGuerra Mundial.2. Nos campos de concentração nazistas os prisioneiros sóescapavam da morte enquanto eram úteis. A frase de efeito"O trabalho liberta" seria uma camuflagem aos olhos da o-pinão pública e dos recém chegados. O trabalho nestescampos é o resultado do ódio racial dos alemães e serviude motivo para a selvageria praticada contra judeus, comu-nistas e outras minorias consideradas "prejudiciais"ao regi-me de Adolf Hitler.3. A República de Weimar foi criada após a I Guerra Mundi-al até o III Reich (Estado fascista), com Hitler e a RepúblicaDemocrática surgiu no contexto da Guerra Fria com a divi-são da Alemanha após a II Guerra Mundial.4. a) Surgiu no período entre-guerras sobretudo na Itália e naAlemanha, tendo como características: O monopartidaris-mo, a suspensão dos direitos individuais, militarismo, o anti-comunismo e o culto ao líder.b) O Nazismo na Alemanha.5. Estado forte, anti-liberal, anti-democrático, nacionalismoe totalitarismo. Na Alemanha (nazismo), na Espanha (Fran-quismo) e Portugal (salazarismo)6. a) Nacionalismo, reconstrução, patriotismo, soberania.b) Garantias do espaço vital para a reconstrução da naçãoalemã.

7. 01 + 08 + 16 = 25 8. 01 + 02 + 08 + 16 =27

9. F F VV

10) D 11) E 12) D 13) E 14) D15) A 16) A 17) D 18) D 19) D20) B 21) A 22) A 23) C 24) E25) C 26) C 27) C 28) C 29) E30) V F FF 31) A 32) A 33) A 34) A

35) C

Questões do PISM III 01 – (UFJF/PISM III-2003) Leia atentamente o texto abaixo: “Na verdade, mesmo os orgulhosos EUA, longe de serem um porto seguro das convulsões de continentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos (...). Em suma: entre as guerras, a economia mundial capitalista pareceu desmoronar. Ninguém sabia exatamente como se poderia recuperá-la.”

HOBSBAWN, Eric A Era dos extremos. São Paulo, Companhia das Letras, 2000, p. 91.

Assinale a alternativa CORRETA: a) Após a crise de 1929, fortaleceu-se o liberalismo econômico.b) Enquanto a crise da economia capitalista acentuava-se noentre-guerras, fortaleciam-se os regimes democráticos.c) A Europa, principal credor dos Estados Unidos no entre-guerras, não foi afetada pela crise de 1929.d) Uma das principais alterações na ordem capitalista, após1930, foi o aumento da intervenção do Estado na economia.e) Atingindo fundamentalmente o sistema bancário, a crise de1929 não alcançou a produção industrial, estimulada pelocrescimento do consumo.

02 – (UFJF/PISM III-2005) Leia, com atenção, o texto abaixo: “A Revolução foi filha da guerra no século XX: especificamente a Revolução Russa de 1917, que criou a União Soviética, transformada em superpotência pela segunda fase da ‘Guerra dos trinta e um anos’ (1914-1945)” HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p.

61.

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

Com essas palavras, Hobsbawm atesta a forte relação entre as duas guerras mundiais e a trajetória da Rússia no “breve século XX”. Leia as afirmativas abaixo: I – A participação da Rússia na I Guerra causou inúmeros problemas no país, como a crise de abastecimento da população, que suscitou vários levantes populares, comprometendo a legitimidade do governo de Nicolau II. II – Diante da crise, os bolcheviques entraram em cena, organizando greves e passeatas. O crescente descontentamento levou à queda do Czar, em março de 1917, precipitando os acontecimentos que levariam à Revolução de Outubro. III – O papel decisivo desempenhado pela URSS na vitória dos Aliados sobre o Eixo, na II Guerra, contribuiu para transformar a URSS em superpotência no pós-Guerra.

Após a leitura, pode-se afirmar que: a) Apenas I e II estão corretas.b) Apenas II e III estão corretas.c) Todas estão corretas.d) Apenas I e III estão corretas.e) Todas estão erradas.

03 – (UFJF/PISM III-2006) Das citações abaixo, indique aquela que NÃO se refere ao século XX: a)“Apesar de tudo, neste século houve revoluções para melhor, [como] a emergência da mulher, após séculos de repressão”. (Rita Levi Montalcini) b) “O cercamento foi a causa principal de todas as mudanças(...) Privado de seus recursos, pouco restou aoaldeão. Seu trabalho artesanal deixou de ser rentável:infelizmente, havia uma outra fonte que dispunha de tudo aloja”. (George Sturt)c) Tecnologicamente coloco o desenvolvimento da eletrônicaentre os fatos mais significativos do século”. (Raymond Firth)d) “A onipresença do tema do consumo (...) o consumocomanda um sistema de relações entre as categorias sociais,segundo o qual os objetos possuídos são os marcadores dasposições sociais”. (Robert Castel)e) “Os EUA já se haviam tornado a maior economia do mundo,produzindo mais de um terço de sua produção industrial (...) foia Grande Depressão que interrompeu temporariamente essaascensão”. (Eric Hobsbawn)

04 – (UFJF/PISM III-2006) Leia o seguinte texto: “Fui detido pela milícia fascista no dia 13 de dezembro de

1943. Eu tinha vinte e quatro anos, pouco juízo, nenhuma experiência. (...) Quando lá cheguei, em fins de janeiro de 1944, os judeus italianos no campo eram uns cento e cinqüenta. Poucas semanas depois, já passavam de seiscentos. Eram, em geral, famílias inteiras detidas pelos fascistas ou pelos nazistas porque lhes faltara prudência ou foram delatados.(...)” (LEVI, Primo. É isso um homem?)

Essa é uma breve descrição da chegada ao campo de concentração de judeus “Auschwitz”. Sobre esse momento da história da humanidade, leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. I – O campo de concentração e extermínio de judeus “Auschwitz” pode ser considerado um dos maiores símbolos do nazismo. Resultou da experiência totalitária que se manifestou na Europa no entre-guerras. II – Regimes de inspiração fascista desenvolveram-se também na Península Ibérica e só desapareceram em meados da década de 1970, recebendo os nomes de salazarismo em Portugal e franquismo na Espanha. III – Essa onda de fascismo que atingiu a Europa no Entre-Guerras não chegou a influenciar os governos latino-americanos, que naquele período vivenciavam experiências democrático-liberais sob inspiração norte-americana.

a) Todas estão corretas.b) Todas estão incorretas.c) Apenas a I e a II estão corretas.d) Apenas a I e a III estão corretas.e) Apenas a II e III estão incorretas.

05 – (UFJF/PISM III-2006) Acerca dos dois conflitos mundiais que marcaram a história, leia as afirmações abaixo e, em

seguida, marque a alternativa CORRETA. I – A I Grande Guerra foi precedida de um sistema de “equilíbrio de poder”, a Paz Armada, que contribuiu para o adiamento de sua eclosão. Já a II Guerra foi sucedida por um sistema de equilíbrio de poderes, a Guerra Fria. II – No campo cultural, a I Guerra foi intensamente retratada no cinema, em clássicos como Casablanca; ao passo que a II Guerra coincidiu com a Belle Époque, um período de riqueza, ostentação e valorização das artes. III – Na I Guerra, a Rússia lutou ao lado dos EUA e Inglaterra; ao passo que, na II Guerra, o antagonismo ideológico fez com que URSS e EUA lutassem em campos opostos.

a) Todas estão corretas.b) Todas estão incorretas.c) Apenas a I e a II estão corretas.d) Apenas a I e a III estão corretas.e) Apenas a II e III estão incorretas.

06 - A respeito do Mundo do Trabalho na década de 1920, leia as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a alternativa CORRETA. I – Empresários colocam em prática a organização científica do trabalho, também denominada de taylorismo. II – Difusão do trabalho em “linha de montagem”, na qual cada trabalhador ocupa um posto e realiza uma tarefa específica. III – Aumentou a necessidade de qualificação do trabalhador, em função da complexidade da tarefa que ele deveria executar. IV – O fordismo/taylorismo resultou num aumento substantivo da produtividade nas indústrias que o adotaram.

a) Todas estão corretas.b) Todas estão incorretas.c) A I, II e IV estão corretas.d) A I, II e III estão corretas.e) A II, III e IV estão corretas

Questão Aberta

01 – O texto abaixo se refere ao período conhecido nos EUA como New Deal. Leia-o atentamente.

“Quando chegamos a Washington em 1933, descobrimos que os negócios e a indústria da nação semelhavam a um trem que houvesse descarrilado e caído num fosso. Nossa primeira tarefa consistia em tirá-lo do fosso, recolocá-lo nos trilhos e leva-lo até às oficinas. Nossa tarefa seguinte consistia em consertá-lo, consertar o eixo quebrado que o fizera sair do trilho, consertar o motor que já estava gasto de tanto ser mal usado”.

Discurso de campanha de Franklin D. Roosevelt em Chicago – outubro de 1936 In: SYRETT, Harold C. (org.) Documentos Históricos dos Estados

Unidos. Trad. de Otávio Mendes Cajado, ed. Cultrix, São Paulo. s/d. pág. 298.

Com base no texto e em seus conhecimentos, aponte os principais resultados do New Deal para a economia e a sociedade dos EUA, nesse período.

GABARITO 01) D 02) D 03) B 04) C 05) E06) C

Questões do PISM:

Entre Guerras

01 - (PISM 3 – 2003): Leia atentamente o texto abaixo: “Na verdade, mesmo os orgulhosos EUA, longe de serem

um porto seguro das convulsões de continentes menos afortu-nados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos (...). Em suma: entre as guerras, a economia mundial capitalista

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

pareceu desmoronar. Ninguém sabia exatamente como se po-deria recuperá-la.”

HOBSBAWN, Eric A Era dos extremos. São Paulo, Companhia das Letras, 2000, p. 91.

Assinale a alternativa CORRETA: a) Após a crise de 1929, fortaleceu-se o liberalismo econômi-co.b) Enquanto a crise da economia capitalista acentuava-se noentre-guerras, fortaleciam-se os regimes democráticos.c) A Europa, principal credor dos Estados Unidos no entre-guerras, não foi afetada pela crise de 1929.d) Uma das principais alterações na ordem capitalista, após1930, foi o aumento da intervenção do Estado na economia.e) Atingindo fundamentalmente o sistema bancário, a crise de1929 não alcançou a produção industrial, estimulada pela cres-cimento do consumo.

02 - (PISM 3 – 2004): Questão 01 O texto abaixo se refere ao período conhecido nos EUA

como New Deal. Leia-o atentamente. “Quando chegamos a Washington em 1933, descobrimos

que os negócios e a indústria da nação semelhavam a um trem que houvesse descarrilado e caído num fosso. Nossa primeira tarefa consistia em tirá-lo do fosso, recolocá-lo nos trilhos e le-va-lo até às oficinas. Nossa tarefa seguinte consistia em con-sertá-lo, consertar o eixo quebrado que o fizera sair do trilho, consertar o motor que já estava gasto de tanto ser mal usado”.

Discurso de campanha de Franklin D. Roosevelt em Chicago – outubro de 1936 In: SYRETT, Harold C. (org.) Documentos Históricos dos Estados Unidos. Trad. de Otávio Mendes Cajado, ed. Cultrix, São Paulo. s/d. pág.

298.

Com base no texto e em seus conhecimentos, aponte os principais resultados do New Deal para a economia e a socie-dade dos EUA, nesse período.

03 - (PISM 3 – 2006): Leia o seguinte texto: “Fui detido pela milícia fascista no dia 13 de dezembro de

1943. Eu tinha vinte e quatro anos, pouco juízo, nenhuma expe-riência. (...) Quando lá cheguei, em fins de janeiro de 1944, os judeus italianos no campo eram uns cento e cinqüenta. Poucas semanas depois, já passavam de seiscentos. Eram, em geral, famílias inteiras detidas pelos fascistas ou pelos nazistas por-que lhes faltara prudência ou foram delatados.(...)” (LEVI, Pri-mo. É isso um homem?)

Essa é uma breve descrição da chegada ao campo de con-centração de judeus “Auschwitz”. Sobre esse momento da his-tória da humanidade, leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA. I. O campo de concentração e extermínio de judeus “Ausch-witz” pode ser considerado um dos maiores símbolos do nazis-mo. Resultou da experiência totalitária que se manifestou naEuropa no entre-guerras.II. Regimes de inspiração fascista desenvolveram-se tambémna Península Ibérica e só desapareceram em meados da déca-da de 1970, recebendo os nomes de salazarismo em Portugale franquismo na Espanha.III. Essa onda de fascismo que atingiu a Europa no Entre-Guerras não chegou a influenciar os governos latino-americanos, que naquele período vivenciavam experiências de-mocrático-liberais sob inspiração norte-americana.

a) Todas estão corretas.b) Todas estão incorretas.c) Apenas a I e a II estão corretas.d) Apenas a I e a III estão corretas.e) Apenas a II e III estão incorretas.

04 - (PISM 3 – 2007): Todas as citações, a seguir, foram extra-ídas de livros de um importante economista norte americano, John M. Keynes (KEYNESIANISMO), e referem-se à Crise de 1929 e à Grande Depressão dos anos 1930, EXCETO: a) “A retração no comércio e os prejuízos que estão ocorrendonos negócios são tão maus quanto os piores que já ocorreramna história moderna do mundo.”b) “Nos três principais países industrializados do mundo, Grã-Bretanha, Alemanha e Estados Unidos, estimo que 12 milhõesde trabalhadores industriais estejam parados.”

c) “A solução para a crise está na redução da intervenção doEstado na economia e naredução dos gastos governamentais.”d) “Nos grandes países agrícolas – no Canadá, na Austrália ena América do Sul – milhões de pequenos produtores se vêem arruinados pela queda dos preços de seus produtos.” e) “Um declínio dos preços tão severo quanto o que estamosexperimentando ameaça a solidez de toda a estrutura financei-ra. Bancos e banqueiros são cegos por natureza. Eles não vi-ram o que estava chegando.”

05 - (PISM 3 – 2009): No final de 2008, o mundo foi envolvido numa crise financeira que atingiu, e ainda atinge, a vida de to-dos. Neste período, muitas referências foram feitas à crise eco-nômica de 1929. A charge abaixo é exemplar:

Com base na charge e em seus conhecimentos, responda ao que se pede. a) Qual a principal diferença de comportamento entre os em-presários de 1929 e os atuais, expressa pela charge acima?b) Com base em seus conhecimentos, identifique uma seme-lhança e uma diferença entre as duas conjunturas históricas.

Guerras Mundiais

01 - (PISM 3 – 2004): Leia as afirmativas abaixo, referentes à II Guerra Mundial. I. O principal fator desencadeador do conflito foi a posturaexpansionista dos países comunistas, os quais avançavam desde a década de 30 sobre a esfera de influência das potên-cias capitalistas. II. Ao final da Guerra, a Alemanha foi dividida em quatrozonas de ocupação (inglesa, francesa, norte-americana e sovié-tica).III. Ao final do conflito, foi criada a ONU, com o objetivo deassegurar a paz e a segurança internacionais, promover rela-ções amistosas entre as Nações, produzir uma cooperação in-ternacional para resolver os problemas sócio-econômicos, cul-turais e humanitários.

Marque a alternativa CORRETA: a) I e II estão corretas.b) I e III estão corretas.c) II e III estão corretas.d) Todas estão corretas.e) Todas estão erradas.

02 - (PISM 3 – 2006): Acerca dos dois conflitos mundiais que marcaram a história, leia as afirmações abaixo e, em seguida, marque a alternativa CORRETA. I. A I Grande Guerra foi precedida de um sistema de “equilí-brio de poder”, a Paz Armada, que contribuiu para o adiamentode sua eclosão. Já a II Guerra foi sucedida por um sistema deequilíbrio de poderes, a Guerra Fria.II. No campo cultural, a I Guerra foi intensamente retratada nocinema, em clássicos como Casablanca; ao passo que a IIGuerra coincidiu com a Belle Époque, um período de riqueza,ostentação e valorização das artes.III. Na I Guerra, a Rússia lutou ao lado dos EUA e Inglaterra;

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

ao passo que, na II Guerra, o antagonismo ideológico fez com que URSS e EUA lutassem em campos opostos.

a) Todas estão corretas.b) Todas estão incorretas.c) Apenas a I e a II estão corretas.d) Apenas a I e a III estão corretas.e) Apenas a II e III estão incorretas.

03 - (PISM3 – 2009):

Com base nas imagens acima e em seus conhecimentos, responda ao que se pede.

a) Cite dois episódios envolvendo os Estados Unidos e a Rús-sia, que foram determinantes para o final da Primeira GuerraMundial.b) Aponte duas razões que sustentam a afirmação de que aSegunda Guerra Mundial foi uma continuação da Primeira. Jus-tifique sua resposta.

03 - (PISM3 – 2010): Leia atentamente o texto abaixo:

De fato, as guerras têm sido, infelizmente, os fatores mais frequentes das transformações históricas mais dramá-ticas – e mais ruidosas! – na história das sociedades. E a guerra que envolveu quase todos os países da Europa e teve repercussões em escala mundial – a Primeira Grande Guerra – acelerou, com certeza, mudanças mais vastas do que as guer-ras anteriores.

KONDER, Leandro. Cultura e política nos anos críticos. In: REIS FILHO, Daniel Aarão et al. (org.). O século XX:

o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. p. 63.

Entre as alternativas abaixo, indique aquela que NÃO cor-responde ao período. a) Para a Alemanha, a derrota significou a perda de terri-tórios, a obrigação de pagar indenizações aos aliados ven-cedores e a redução de seu efetivo militar.b) Foi criada a Liga das Nações em 1920, integrada por paísesde todos os continentes, com o objetivo de agir como mediado-ra dos conflitos internacionais, buscando-se a preservação dapaz.c) Os Estados Unidos, financiadores e abastecedores dospaíses em conflito, tiveram expressivorescimento industrial durante e no imediato pós-guerra.d) Foram constituídos governos centralizadores com ideolo-gia de direita, a exemplo de Portugal (Salazarismo) e Espa-nha (Franquismo).e) Houve o fortalecimento de regimes democráticos na AméricaLatina, a exemplo da Argentina e Brasil.

Revolução Russa

01 - (PISM 3 – 2005): Leia, com atenção, o texto abaixo: “A Revolução foi filha da guerra no século XX: especifica-

mente a Revolução Russa de 1917, que criou a União Soviéti-ca, transformada em superpotência pela segunda fase da ‘Guerra dos trinta e um anos’ (1914-1945)” HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p.

61.

HISTÓRIA 2

CADERNO DE EXERCÍCIOS

Com essas palavras, Hobsbawm atesta a forte relação entre as duas guerras mundiais e a trajetória da Rússia no “breve sé-culo XX”. Leia as afirmativas abaixo: I. A participação da Rússia na I Guerra causou inúmeros pro-blemas no país, como a crise de abastecimento da população,que suscitou vários levantes populares, comprometendo a legi-timidade do governo de Nicolau II.II. Diante da crise, os bolcheviques entraram em cena, orga-nizando greves e passeatas. O crescente descontentamento le-vou à queda do Czar, em março de 1917, precipitando os acon-tecimentos que levariam à Revolução de Outubro.III. O papel decisivo desempenhado pela URSS na vitória dosAliados sobre o Eixo, na II Guerra, contribuiu para transformar aURSS em superpotência no pós-Guerra.

Após a leitura, pode-se afirmar que: a) Apenas I e II estão corretasb) Apenas II e III estão corretasc) Apenas I e III estão corretasd) Todas estão corretase) Todas estão erradas