Como Criar Porcos

9
Como Criar Porcos 2 Partes:Alojando os SuínosCriando os Porcos Não importa se estiver planejando criar porcos para vender, consumir a carne ou tê-los como animais de estimação, você precisará saber como alojá-los e prestar cuidados básicos. Os suínos são animais valiosos tanto pela carne quanto pelo esterco que produzem. O aumento do consumo de produtos orgânicos tem tornado os consumidores mais conscientes quanto à origem das carnes, sendo que muitos preferem comprar de pequenos produtores locais em vez de grandes fazendas corporativas. Role o mouse até o Passo 1 para aprender sobre o processo de criação de suínos. Parte 1 de 2: Alojando os Suínos 1 Construa uma pocilga (“chiqueiro”). Os suínos precisam de um local seco e seguro para viver, que possa protegê-los das intempéries e fornecer espaço suficiente para se movimentarem. Algumas pessoas afirmam que um suíno adulto precisa de apenas

description

Como Criar Porcos

Transcript of Como Criar Porcos

Page 1: Como Criar Porcos

Como Criar Porcos

2 Partes:Alojando os SuínosCriando os Porcos

Não importa se estiver planejando criar porcos para vender, consumir a carne ou tê-los como animais de estimação, você precisará saber como alojá-los e prestar cuidados básicos. Os suínos são animais valiosos tanto pela carne quanto pelo esterco que produzem. O aumento do consumo de produtos orgânicos tem tornado os consumidores mais conscientes quanto à origem das carnes, sendo que muitos preferem comprar de pequenos produtores locais em vez de grandes fazendas corporativas. Role o mouse até o Passo 1 para aprender sobre o processo de criação de suínos.

Parte 1 de 2: Alojando os Suínos

1

Construa uma pocilga (“chiqueiro”). Os suínos precisam de um local seco e seguro para viver, que possa protegê-los das intempéries e fornecer espaço suficiente para se movimentarem. Algumas pessoas afirmam que um suíno adulto precisa de apenas 1,85 m² de espaço para viver. Contudo, para criar porcos realmente saudáveis, você deverá alojá-los com cerca de 4,65 m² de espaço para cada um.[1] Ao projetar o chiqueiro, lembre-se de que ele será melhor se tiver o comprimento duas vezes maior do que a largura.

Page 2: Como Criar Porcos

Ao fazer os projetos, também tenha em mente que os porcos tendem a fazer as necessidades deles próximos a uma fonte de água, portanto, posicione-a na extremidade mais afastada do chiqueiro, longe da ração e das camas dos suínos.

Se você tiver um celeiro com baias vazias, considere a possibilidade de criar os porcos dentro dele. Apenas lembre-se que você terá que evacuar o esterco produzido.

Anúncio

2

Instale uma cerca de arame resistente ao redor da pocilga. Empregue uma cerca entrelaçada que não permita a passagem dos porcos, colocando uma placa na parte inferior para desencorajar possíveis escavações. Para fazer isso da melhor maneira, mapeie a área em que você abrigará os suínos e, em seguida, construa a cerca ao redor dela. Quando a cerca estiver pronta, instale uma malha de arame soldado no seu interior para que os porcos não consigam movê-la.[2]

Uma cerca elétrica móvel é uma boa opção para porcos que circulação por outras partes da fazenda, sendo conduzidos para dentro e para fora da pocilga.

3

Page 3: Como Criar Porcos

Inclua pelo menos um telhado parcial, pois os suínos podem sofrer queimaduras se não estiverem protegidos da incidência da luz solar direta em climas quentes. Em temperaturas mais baixas, os suínos buscarão proteção do frio e do vento. A melhor opção é um telhado de três águas que possa ser posicionado dentro da área cercada. Muitos criadores de porcos recomendam que sejam fornecidos pelo menos de 1,40 a 1,85 m² de sombra. O telhado não precisa ter mais do que 1,20 m de altura.[3]

Lembre-se de deixar uma abertura parcial sob os beirais da estrutura, de forma que o calor possa escapar durante os meses mais quentes do ano.

No inverno, coloque feno dentro do abrigo para que os filhotes possam aquecer-se.

4

Considere a possibilidade de fornecer uma poça de lama para os suínos tomarem banho. É verdade, porcos amam lama. Eles têm dificuldade para regular a temperatura corporal e, quando expostos a calores intensos, uma poça de lama funciona como uma piscina de natação para esses animais. Para construir um banho de lama, seccione uma parte da pocilga. Você pode construir um cocho ou uma cerca baixa para manter a lama apenas em um local. Amontoe o solo onde ficará o banho de lama e, a partir daí, adicione água à área uma ou duas vezes ao dia (talvez mais se você viver em um clima particularmente quente.[4]

A lama também ajuda a reduzir os riscos dos porcos pegarem piolhos, permite que eles cavem no chão (uma coisa que eles realmente gostam de fazer) e mantém a pele deles em boa condição.

5

Pense no que fará com todo o esterco. Um porco de 50 kg pode produzir cerca de 800 g de esterco por dia. Você pode utilizar essa matéria para fertilizar jardins ou culturas. Considere a possibilidade de vender o esterco para outros fazendeiros ou jardineiros locais que possam não dispor de um estoque imediato.

Page 4: Como Criar Porcos

Parte 2 de 2: Criando os Porcos

Page 5: Como Criar Porcos

1

Considere a época do ano ao planejar a compra dos filhotes de suínos. Eles crescem melhor durante tempos quentes (entre 15,5 °C e 21 °C é o ideal). Se possível, inicie seu projeto de criação de porcos no começo da primavera ou no fim do verão – dessa forma, quando os leitõezinhos estiverem crescendo mais intensamente, estarão nas melhores condições. Por mais incrível que pareça, um porquinho de 23 kg, se tiver acesso à água e alimentos constantemente, crescerá até 113 kg em aproximadamente 100 dias. Isso funciona como um “estirão de crescimento”.

2

Compre os filhotes de suínos. Independentemente de estar criando os porcos como animais de estimação ou pela carne, você precisará selecionar um filhote saudável de um bom reprodutor. A menos que você tenha dinheiro sobrando, concentre sua pesquisa em fazendas locais que tenham porquinhos à venda. Ao procurá-los, evite comprar qualquer um que esteja se coçando ou tossindo. Se você perceber que 20% (ou mais) dos porcos na fazenda visitada parecerem doentes, considere a possibilidade de comprá-los em outro lugar.[5]

Tenha em mente que, ao visitar uma exposição onde diversos criadores estejam exibindo seus porcos, os animais provavelmente estarão bastante estressados. Eles também se tornam mais susceptíveis a doenças.

3

Page 6: Como Criar Porcos

Forneça água suficiente ao porquinho. Os suínos bebem muita água; em média, eles consumirão de 8 a 15 litros por dia. Mantenha um cocho enterrado e encha-o com água limpa ao longo do dia. Se você simplesmente colocar o recipiente no solo, o porquinho provavelmente irá virá-lo para brincar com ele.

4

Escolha uma boa ração para os suínos. Como você pode imaginar, os porcos são bons de boca. Em geral, planeje usar rações previamente misturadas para garantir que os animais tenham uma dieta balanceada. Um leitãozinho de 23 kg precisa alimentar-se de uma ração comercial contendo pelo menos 16% de proteína, enquanto para um de 57 kg basta uma mistura com 14% de proteína – embora alguns fazendeiros prefiram manter as rações a 16%. Um filhote de suíno deve ganhar 0,45 kg por dia.

Page 7: Como Criar Porcos

5

Dê alguns restos de comida aos porcos. Os suínos muitas vezes são considerados locais vivos para descarte de resíduos orgânicos – o que é um sentimento bastante preciso. Contudo, mantenha a ração como prato e principal e forneça as sobras como acompanhamentos. Você poderá dar sobras de frutas, legumes, carnes, podas de jardim e até mesmo ovos podres. Tome cuidado apenas para não alimentar os porcos somente com sobras.[6]

Tenha em mente que coisas venenosas para o ser humano, como folhas de ruibarbo ou certas sementes, também são venenosas para os suínos. Você também deverá evitar alimentar os suínos com batatas e carnes cruas, pois ambas podem ser venenosas ou conter bactérias prejudiciais.

Alguns fazendeiros profissionais acreditam que seja melhor cozinhar qualquer alimento do cardápio humano se desejar servi-lo para os porcos. Fazer isso é uma forma de proteger os suínos das bactérias prejudiciais que esses alimentos podem conter.[7]

Page 8: Como Criar Porcos

6

Proteja os porcos de parasitas internos. Os suínos têm uma tendência de desenvolver parasitas internos, pois cavam na lama e no esterco durante o dia todo. Peça que um veterinário local prescreva um vermífugo que matará todos os parasitas que ele possa ter. Esse procedimento é recomendado a cada quatro a seis semanas.[8]

7

Venda os suínos. Se estiver planejando vende-los, faça-o quando eles tiverem crescido até cerca de 90 a 114 kg. Quando os porcos estiverem prontos para serem vendidos em um mercado, eles serão cotados com base no tamanho e saúde. Leve os porcos para um leilão pecuário ou para lojas locais e individuais. Outra opção seria negociar com um açougue local.

Anúncio

Dicas

Lembre-se de checar a segurança da cerca rotineiramente. Os porcos são animais inteligentes, que certamente cavarão. Eles detectarão qualquer fraqueza na cerca e fugirão se houver uma oportunidade.

Não compre filhotes muito jovens, pois eles devem permanecer com a mãe por seis semanas.

Page 9: Como Criar Porcos

Pesticidas aprovados podem ser usados em porcos para controlar piolhos e pulgas.

Anúncio

Avisos

Nunca alimente um porco com carne crua. A carne poderá conter doenças, e as regulações da ANVISA proíbem a venda da carne de porcos que foram alimentados com carne crua.

Materiais Necessários

Tábuas de madeira

Cerca de arame

Água

Cocho

Ração

Um porco