CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos...

29
1 ENTENDA OS DIFERENTES CORTES DE TECIDO ÓSSEO DISPONIBILIZADOS PELO BANCO DE TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS UNIOSS E SUAS APLICAÇÕES. CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES

Transcript of CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos...

Page 1: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

1

E N T E N D A O S D I F E R E N T E S C O R T E S D E T E C I D O Ó S S E O

D I S P O N I B I L I Z A D O S P E L O B A N C O D E T E C I D O S

M U S C U L O E S Q U E L É T I C O S U N I O S S E S U A S A P L I C A Ç Õ E S .

CONHEÇA OS CORTES

ODONTOLÓGICOS E SUAS

APLICAÇÕES

Page 2: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

2

S O B R E A U N I O S SA Unioss é referência mundial em fornecimento de tecido ósseo, sendo responsável por mais da metade dos transplantes de ossos realizados no Brasil. Um dos primeiros bancos de tecidos musculoesqueléticos do país, a Unioss atende regularmente mais de 6 mil profissionais, com resultados garantidos.

No banco de tecidos musculoesqueléticos da Unioss, o cirurgião-dentista conta com biomateriais seguros e de qualidade, processados e armazenados rigorosamente de acordo com a legislação do setor. Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição, é monitorado pela Anvisa e pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), o que dá ainda mais credibilidade ao processo.

Somos responsáveis pelo fornecimento de tecidos de mais da metade dos transplantes ósseos do Brasil.

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 3: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

3

A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie. São cada vez mais utilizados por cirurgiões-dentistas, por inúmeras vantagens, tais como: segurança e qualidade; grande disponibilidade de material; e pós-operatório mais tranquilo e menos doloroso, uma vez que não há necessidade de mais de uma intervenção cirúrgica — como é o caso dos autoenxertos.

O tecido ósseo homógeno, após ser retirado do doador (já falecido), passa por rigorosos controles em todos os processos, inclusive de armazenamento e distribuição. Esses biomateriais são conservados em bancos de tecidos musculoesqueléticos, em temperatura apropriada, até o seu uso.

Em seu banco de ossos, a Unioss disponibiliza tecidos congelados e liofilizados, de modo a atender às diversas necessidades dos profissionais do setor.

B I O M A T E R I A I S H O M Ó G E N O S

S E G U R A N Ç A E Q U A L I D A D E

G R A N D E D I S P O N I B I L I D A D E D E M A T E R I A L

P Ó S - O P E R A T Ó R I O M A I S T R A N Q U I L O E M E N O S D O L O R O S O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 4: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

4

Os ossos longos são divididos em regiões anatômicas, que têm como diferença a sua morfologia quanto à espessura da cortical e o trabeculado interno, permitindo assim diferentes cortes para atender a diferentesnecessidades clínicas.

I N T R O D U Ç Ã O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 5: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

LINHA DE TECIDOS

LIOFILIZADOS IRRADIADOS

5

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 6: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

6

O tecido ósseo, após o processamento, é liofilizado. Nessa etapa, ele é congelado a 80 graus negativos, e a umidade é removida, passando do estado sólido para o gasoso, sem que haja fase líquida no processo. Dessa forma, mantém-se a qualidade do balanceamento glicoproteico da matriz óssea.

No procedimento de liofilização, a umidade final do tecido é de 3%, o que impede o desenvolvimento de qualquer tipo de micro-organismo, além de permitir o seu armazenamento em temperatura ambiente. No fim do ciclo de liofilização, ainda em condição estéril, os vidros são fechados a vácuo, aumentando assim a vida útil do tecido.

O tecido ósseo liofilizado, mesmo já sendo estéril, passa por um processo de irradiação gama, em que recebe uma carga de 25 Kg.

O S S O H O M Ó L O G O L I O F I L I Z A D O I R R A D I A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 7: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

7

BLOCO ESPONJOSO:

10x10x5mm20x10x5mm

Bloco de ossos esponjoso de epífise apresentando uma medular bem organizada e uniforme e alta resistência à compressão, devendo ser hidratado em solução fisiológica, 15 minutos antes do uso.

O S S O H O M Ó L O G O E M B L O C O L I O F I L I Z A D O I R R A D I A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 8: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

8

APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES:

Por se tratar de um osso com rápida vascularização, é indicado para enxertos onlay, confecção de Bone Ring, entre outras técnicas.

O tempo para a reabertura e colocação dos implantes é em torno de 5 a 7 meses, dependendo da anatomia do defeito, vascularização e espessura do leito, entre outros fatores a serem considerados pelo cirurgião.

O S S O H O M Ó L O G O E M B L O C O L I O F I L I Z A D O I R R A D I A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 9: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

9

TRITURADO DE OSSO CÓRTICO-ESPONJOSO COM TAMANHOS:

Partícula entre 0,2 a 0,9mm;Embalagens de 0,5cc, 1cc e 2cc.

Deve ser hidratado, 15 minutos antes do uso, em solução fisiológica.

O S S O H O M Ó L O G O T R I T U R A D O M É D I O L I O F I L I Z A D O I R R A D I A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 10: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

10

APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES:

Indicado para preenchimento de defeitos alveolares, cistos, sinus lift, preenchimento de gaps, defeitos ósseos periodontais e peri-implantares. O tempo estimado para reabertura é em torno de 4 a 6 meses, dependendo da anatomia do defeito, vascularização e espessura do leito, entre outros fatores a serem considerados pelo cirurgião.

O S S O H O M Ó L O G O T R I T U R A D O M É D I O L I O F I L I Z A D O I R R A D I A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 11: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

11

TRITURADO DE OSSO CÓRTICO-ESPONJOSO COM TAMANHOS:

Partícula entre 1 a 2mm;Apresentado em embalagens de 1cc e 2cc.

Deve ser hidratado, 15 minutos antes do uso, em solução fisiológica.

O S S O H O M Ó L O G O T R I T U R A D O G R O S S O L I O F I L I Z A D O I R R A D I A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 12: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

12

APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES:

Indicado para aumento de espessura do rebordo no sentido vertical e horizontal, sinus lift, cistos, entre outras técnicas.

O tempo estimado para reabertura é em torno de 5 a 6 meses, dependendo da anatomia do defeito, vascularização e espessura do leito, entre outros fatores a serem considerados pelo cirurgião.

O S S O H O M Ó L O G O T R I T U R A D O G R O S S O L I O F I L I Z A D O I R R A D I A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 13: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

LINHA DE TECIDOS

CONGELADOS

13

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 14: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

14

Após ser captado do doador, o tecido ósseo passa por diversos procedimentos até ser congelado, a uma temperatura de -80°C. Esses biomateriais ficam armazenados nos ultracongeladores dos bancos de ossos, aparelhos responsáveis por conservar os tecidos e mantê-los na temperatura adequada.

Quando saem dos bancos, os tecidos precisam ser mantidos em temperatura adequada, e, após o descongelamento, devem ser utilizados em até seis horas.

O S S O H O M Ó L O G O C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 15: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

15

20x10x6mm (2g)

Cortical fina e resistente (1 a 2mm), com a parte medular bem organizada e uniforme e alta resistência à compressão.

B L O C O C Ó R T I C O - E S P O N J O S O D E E P Í F I S EC O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 16: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

16

20x10x6mm (2g)

Cortical de 2 a 3mm, altamente resistente, com a parte medular bem organizada e uniforme e alta resistência à compressão.

B L O C O C Ó R T I C O - E S P O N J O S O D E M E T Á F I S E C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 17: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

17

APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES:

Por se tratar de um osso com rápida vascularização, é indicado para enxertos onlay, parciais ou em maxilas atróficas. O tempo para a reabertura e colocação do implante é em torno de 5 a 7 meses, dependendo da anatomia do defeito, vascularização e espessura do leito, entre outros fatores a serem considerados pelo cirurgião.

B L O C O C Ó R T I C O - E S P O N J O S O D E E P Í F I S E O U M E T Á F I S E C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 18: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

18

BLOCO CÓRTICO-ESPONJOSO:

12x10x6mm (1,3g)15x10x6mm (1,5g)

Cortical fina e resistente, com a parte medular bem organizada e uniforme e alta resistência à compressão.

C A B E Ç A F E M U R A L – B L O C O C Ó R T I C O - E S P O N J O S O C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 19: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

19

APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES:

Por se tratar de um osso com rápida vascularização, é indicado para enxertos onlay em pequenas regiões e confecção de Bone Ring. O tempo para a reabertura e colocação dos implantes é em torno de 5 a 7 meses, dependendo da anatomia do defeito, vascularização e espessura do leito, entre outros fatores a serem considerados pelo cirurgião.

C A B E Ç A F E M U R A L – B L O C O C Ó R T I C O - E S P O N J O S O C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 20: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

20

20x10x6mm (3g)

Puramente cortical, podendo apresentar uma pequena porção modular.

B L O C O C O R T I C A L C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 21: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

21

APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES:

Por se tratar de um osso compacto, a sua vascularização e remodelação é mais lenta, portanto, seu tempo de reabertura é maior, sendo recomendado entre 10 e 12 meses. É indicado para enxertos onlay e para ser articulado.

B L O C O C O R T I C A L C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 22: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

22

1 ml - 0,9g2 ml - 1,8g5 ml - 4,5g

P A R T I C U L A D O 2 5 0 a 9 0 0 u m C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 23: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

23

APLICAÇÕES MAIS FREQUENTES:

Indicado para preenchimento de defeitos alveolares, cistos, sinus lift, preenchimento de gaps, entre outras técnicas. Sua remodelação é rápida, podendo ser reaberto para receber implantes com 5 a 6 meses.

P A R T I C U L A D O 2 5 0 a 9 0 0 u m C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 24: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

24

O S S O P A R T I C U L A D O C O N G E L A D O

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 25: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

25

É quando o tecido ósseo é personalizado para um determinado caso, esculpido sobre BIO-MODELO (modelo prototipado).

P R O C E S S A M E N T O S P E R S O N A L I Z A D O S

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 26: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

26

O planejamento e solicitação de tecido ósseo personalizado deve seguir o protocolo abaixo:

1. Após a tomografia, solicitar o bio-modelo (é indiferente que ele seja transparente ou opaco).

2. Sobre o bio-modelo, confeccionar em silicone o modelo do osso desejado, respeitando o volume de tecido mole necessário para recobri-lo, áreas de levantamento de seio e espessura máxima de 5mm.

3. Encaminhar o bio-modelo com a parte em silicone para o Banco de Tecidos Unioss.

P R O T O C O L O PA R A P R O C E S S A M E N T O S P E R S O N A L I Z A D O S

4. A confecção do osso personalizado depende da avaliação por parte do banco.

5. Após a confirmação por parte do banco, de que a peça pode ser confeccionada, a solicitação deve ser confirmada pelo cirurgião solicitante.

6. O tecido será personalizado em osso córtico-modular da epífase, região de trocanter ou patela,dependendo da anatomia da peça.

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 27: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

27

7. Por se tratar de um lote de processamento, o tempo para a liberação do tecido varia entre 60 e 70 dias, tempo necessário para a liberação dos exames após processamento.

Importante:• Não risque o bio-modelo com caneta, lápis ou qualquer outro produto

que possa causar a contaminação do tecido durante o processamento.

• A responsabilidade do planejamento da peça a ser personalizada é do cirurgião.

W W W . U N I O S S . C O M . B R

Page 28: CONHEÇA OS CORTES ODONTOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES - … · 3 A Unioss trabalha com tecidos ósseos homógenos, que são biomateriais que têm origem em um doador da mesma espécie.

28

E X E M P L O S D E P R O C E S S A M E N T O S P E R S O N A L I Z A D O S

W W W . U N I O S S . C O M . B R