Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico

3
Filosofia 11ºano Conhecimento vulgar e conhecimento científico Senso Comum: Crenças amplamente aceites por muitos seres humanos. Dá resposta prática aos problemas do dia-a-dia (pragmático) – ditados, provérbios populares. Transmitidas de geração em geração, não se pensando na possibilidade de serem erradas. É um conhecimento dogmático (não questionamos o seu valor de verdade) e acrítico (não é alvo de críticas nem falsificações). Tem um valor prático e utilitário. É superficial por não se preocupar em nos dar a verdade acerca do funcionamento do mundo. Resulta da experiência coletiva acumulada ao longo do tempo por várias sociedades e culturas. Não tem um autor particular nem indivíduos especialistas nos assuntos em causa. De natureza qualitativa. Não interessa tanto a quantidade/rigor/objetividade do conhecimento, o que o torna um conhecimento qualitativo e subjetivo (dependente da interpretação individual). Não tem uma base metódica e sistemática. É ametódico e assistemático (os conhecimentos não formam um conjunto organizado e coerente, são adquiridos experimentalmente e não de forma premeditada. Há várias posições incompatíveis relativas ao mesmo assunto (contraditório). Conhecimento científico: Baseiam-se no estudo do comportamento da natureza. Carácter Explicativo da Natureza (restrito/de especialidade).

description

Filosofia 11º ano

Transcript of Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico

Filosofia 11anoConhecimento vulgar e conhecimento cientfico

Senso Comum: Crenas amplamente aceites por muitos seres humanos.D resposta prtica aos problemas do dia-a-dia (pragmtico) ditados, provrbios populares. Transmitidas de gerao em gerao, no se pensando na possibilidade de serem erradas. um conhecimento dogmtico (no questionamos o seu valor de verdade) e acrtico (no alvo de crticas nem falsificaes). Tem um valor prtico e utilitrio. superficial por no se preocupar em nos dar a verdade acerca do funcionamento do mundo. Resulta da experincia coletiva acumulada ao longo do tempo por vrias sociedades e culturas.No tem um autor particular nem indivduos especialistas nos assuntos em causa. De natureza qualitativa.No interessa tanto a quantidade/rigor/objetividade do conhecimento, o que o torna um conhecimento qualitativo e subjetivo (dependente da interpretao individual). No tem uma base metdica e sistemtica. ametdico e assistemtico (os conhecimentos no formam um conjunto organizado e coerente, so adquiridos experimentalmente e no de forma premeditada. H vrias posies incompatveis relativas ao mesmo assunto (contraditrio).

Conhecimento cientfico: Baseiam-se no estudo do comportamento da natureza.Carcter Explicativo da Natureza (restrito/de especialidade). Resultado de investigao metdica.Confronto com os factos (metdico). O seu valor no se limita a um aspeto prtico.A cincia nasce para explicar o conhecimento prtico, mas tambm tem em si um objetivo prtico, embora menos acentuado. Tem valor terico. Tem mais valor explicativo que o conhecimento vulgar.Devido ao seu rigor cientfico, tem mais valor explicativo em relao ao conhecimento vulgar. H preocupao em termos de conexo de ideias. sistemtico e organizado. Usa a matemtica como auxiliar do raciocnio e uma linguagem rigorosa.Tem natureza quantitativa. revisvel.O facto de ser confrontado com os factos faz com que seja um conhecimento revisvel que procura constantemente formas de ser aperfeioado. Os cientistas no acreditam ingenuamente nas aparncias.Vai para alm das impresses sensveis.

Senso comumConhecimento cientfico

Parte da cultura popular.Revisvel.

Acrtico.Objetivo e crtico.

Prtico e utilitrio.Prtico e terico.

Assistemtico.Sistemtico.

Ametdico.Metdico.

Descritivo.Explicativo.

Ilude-se pelas aparncias.Vai para l das aparncias.

Natureza qualitativa.Natureza quantitativa.

Leis Cientficas: regularidades que o ser humano pensa ter descoberto na anlise dos fenmenos da natureza.Teorias Cientficas: conjuntos sistematizados e organizados das leis.

O que torna cientfica uma teoria ou lei?1) Uma teoria cientfica se permite prever novos fenmenos e factos, dando conta deles.2) Uma lei cientfica quando fornece muita informao ou informao relevante acerca do mundo.