ConstruBusiness Rumo a 2022 · 2011-07-29 · O Brasil e os grandes eventos esportivos –Copa do...

5
20/1/2011 BRASIL -ITÁLIA : DECONCIC/FIESP PARTICIPA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL “ITALY FOR SPORT” O Brasil e os grandes eventos esportivos – Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 foram destaque para novas parcerias de negócios no setor da construção. No último dia 18, em Roma, Itália, na sede do Instituto Italiano para o Comércio Exterior (ICE), José Carlos de Oliveira Lima Vice-Presidente da Fiesp e também Presidente do Conselho Superior da Indústria da Construção (Consic), com o objetivo de fomentar as relações de negócios entre os dois países, proferiu palestra sobre a importância da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção no atual cenário de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, face aos eventos esportivos programados para essa década: Olimpíadas Militares 2011, Copa das Confederações 2013, Copa 2014, Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016. O evento reuniu, além da comitiva brasileira e dos representantes italianos, mais de 330 empresários relacionados ao setor da construção e serviços, interessados em investir no Brasil. O dirigente da Fiesp, enfatizou que “o Brasil pretende se posicionar entre as 5 maiores economias mundiais até 2022 e o crescimento do país vai além dos grandes eventos esportivos”. Outro destaque do evento, foi o vídeo “Brasil para Investidores”, apresentado pelo Deconcic/Fiesp, ratificando as oportunidades de negócios no Brasil. Oliveira Lima, após apresentação de sua palestra, propôs a realização de uma Missão Empresarial Itália- Brasil, a ser realizada na Feicon/Batimat, no Brasil, em março próximo, sob a coordenação da Fiesp. “Pretendemos com essa ação, evoluir nessas novas ações e parcerias estratégias entre os dois Países”. Massimo Mamberti - C.E.O e Diretor do Instituto Italiano para o Comércio Exterior, Pietro G. Celi - Diretor Geral do Ministério de Desenvolvimento Econômico Italiano, Cesare Trevisani - Vice Presidente da Confederação de Indústrias Italianas, Sr. Gianni Loretti - Vice Diretor do ICE/SP e Maria Carmela Ottaviano – Diretora de Projetos Especiais (ICE/Itália), representantes do setor público e privado italiano, em seus pronunciamentos reafirmaram o grande interesse de investimento italiano no Brasil. ANO 1/12 – Nº02 JAN/11 ConstruBusiness - Rumo a 2022 9º Congresso Brasileiro da Construção

Transcript of ConstruBusiness Rumo a 2022 · 2011-07-29 · O Brasil e os grandes eventos esportivos –Copa do...

20/1/2011

BRASIL - ITÁLIA : DECONCIC/FIESP PARTICIPA DE SEMINÁRIO INTERNACIONAL “ITALY FOR SPORT”

O Brasil e os grandes eventos esportivos – Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 foram destaque para novas

parcerias de negócios no setor da construção.

No último dia 18, em Roma, Itália, na sede do InstitutoItaliano para o Comércio Exterior (ICE), José Carlos deOliveira Lima Vice-Presidente da Fiesp e tambémPresidente do Conselho Superior da Indústria daConstrução (Consic), com o objetivo de fomentar asrelações de negócios entre os dois países, proferiupalestra sobre a importância da Cadeia Produtiva daIndústria da Construção no atual cenário deoportunidades de negócios e investimentosinternacionais, face aos eventos esportivos programadospara essa década: Olimpíadas Militares 2011, Copa dasConfederações 2013, Copa 2014, Olimpíadas eParaolimpíadas 2016.O evento reuniu, além da comitiva brasileira e dosrepresentantes italianos, mais de 330 empresáriosrelacionados ao setor da construção e serviços,interessados em investir no Brasil.

O dirigente da Fiesp, enfatizou que “o Brasil pretende se posicionar entre as 5 maiores economias mundiais até 2022e o crescimento do país vai além dos grandes eventos esportivos”. Outro destaque do evento, foi o vídeo “Brasil paraInvestidores”, apresentado pelo Deconcic/Fiesp, ratificando as oportunidades de negócios no Brasil.

Oliveira Lima, após apresentação de sua palestra,propôs a realização de uma Missão Empresarial Itália-Brasil, a ser realizada na Feicon/Batimat, no Brasil, emmarço próximo, sob a coordenação da Fiesp.“Pretendemos com essa ação, evoluir nessas novasações e parcerias estratégias entre os dois Países”.Massimo Mamberti - C.E.O e Diretor do InstitutoItaliano para o Comércio Exterior, Pietro G. Celi -Diretor Geral do Ministério de DesenvolvimentoEconômico Italiano, Cesare Trevisani - Vice Presidenteda Confederação de Indústrias Italianas, Sr. GianniLoretti - Vice Diretor do ICE/SP e Maria CarmelaOttaviano – Diretora de Projetos Especiais (ICE/Itália),representantes do setor público e privado italiano, emseus pronunciamentos reafirmaram o grandeinteresse de investimento italiano no Brasil.

ANO 1/12 – Nº02 JAN/11

ConstruBusiness - Rumo a 20229º Congresso Brasileiro da Construção

Rodadas de Negócios:

No período das rodadas de negócios, a comitiva Fiesp,formada pelo Diretor do Departamento, Carlos RobertoPetrini, pelo membro do Comitê de JovensEmpreendedores, Pedro Rinaldi e o gerente da área,Claudinei Florencio, além do Presidente do Consic,atenderam mais de 70 empresários com interessedireto em investir no setor da indústria da construçãobrasileira. José Carlos de Oliveira Lima, fez um balançopositivo dos encontros, considerando que essa procurae desejo, dos europeus, em alcançar os negóciosbrasileiros, ratifica que o Brasil, é um dos principaispaíses que receberá investimentos estrangeiros nospróximos anos.

Debates:

No encerramento, Diretor do ICE (Roma) foi presenteado com um exemplar doLivro Técnico – edição especial, do Construbusiness/2010 - seguido deexplanação sobre o objetivo desse importante estudo da Cadeia Produtiva daConstrução, visando contribuições do setor privado, para um Plano de Estado,aos próximos governos brasileiros. Também foi entregue a todos osparticipantes, “CD ROM”, coletânea do evento brasileiro, com dados técnicosatualizados.

Participações:

Mássimo Mamberti - Diretor geral do ICE, Gianni Loreti (Diretor do ICE em SP),Cesare Trevisani - Vice-Presidente da CONFINDÚSTRIA, Pietro G. Celi - DiretorGeral do Ministério de Desenvolvimento Econômico e Política Internacional,Luciano Fetto - Presidente da Cameradi Comércio Italiano-Brasiliana, fizeramparte da comitiva italiana. Pelo Brasil, marcaram presenças: Joel Benin –assessor especial do Ministro Orlando Silva (Ministério do Esporte), Vicente dePaula Loureiro - Secretaria de Projetos de Urbanismo Regional e Metropolitano–RJ, Ernani Teixeira Torres Filho (BNDES), Roberto Kauffamann(Firjan/Sinduscon-RJ).

21/01/2011FIESP VISITA OBRAS DO METRÔ EM ROMA E À EMBAIXADA DO BRASIL

Visita às instalações das obras em andamento do Metrô fez parte do programa do Seminário Internacional - "Italy for

Sport", promovido pelo Instituto Italiano para o Comércio Exterior.

No segundo do programa, em Roma, o Diretor do Departamento da Indústria da Construção - Deconcic/FIESP,Roberto Petrini, acompanhado do Membro Efetivo do CJE - Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP, PedroRinaldi, demais participantes da comitiva brasileira, visitaram as obras em andamento, do trecho B1, que contempla 4estações projetadas para atender cerca de 24 mil passageiros/hora em cada direção. Esse trecho terá 5 km deextensão - complementar à linha B e está previsto para ser inaugurado em março de 2012.

Simultaneamente as rodadas de negócios, a programação permitiu amplo debate entre as autoridades, empresáriose a comitiva brasileira. Entre as principais perguntas destacaram-se aquelas relacionadas sobre os mecanismos deentrada nos negócios brasileiros, com foco direto nas joint-ventures, parcerias, aquisições e fusões.

(Da esq. Para dir.) José Carlos de Oliveira Lima, GianniLoreti (ICE) e Maria Carmela Ottaviano (ICE)

O Diretor de produção da "Salini Construttori", Engº GiovanniSaggio, anfitrião do grupo, explanou sobre o uso de tecnologiasexclusivas para esta importante obra, auxiliando a superação dasgrandes variações do terreno - onde durante as escavações sãofrequentemente encontradas peças arqueológicas, além de muitadificuldade por conta do afloramento de água, da não interrupçãodo tráfego e da segurança de prédios históricos, tombados pelopatrimônio histórico mundial.

FIESP É RECEPCIONADA NA EMBAIXADA BRASILEIRA NA ITÁLIA

Concluindo a programação do Seminário Internacional, a Comitiva Brasileira, foi recebida pelo Embaixador do Brasil,em Roma - José Viegas Filho, que comunicou a todos que sua assessoria já havia lhe informado, que o evento noInstituto Italiano havia alcançado os objetivos de seus promotores.

Durante a visita, José Carlos de Oliveira Lima, Vice-Presidente da Fiesp, Presidente do Conselho Superior daIndústria da Construção (Consic), presenteou o Embaixadorcom um exemplar do Caderno Técnico do Construbusiness2010. Enfatizou tratar-se de um estudo da cadeiaprodutiva, elaborado por renomadas consultoriasbrasileiras, com o objetivo de projetar investimentos nasáreas de habitação e infraestrutura até 2022.

Explicou ainda, que o conteúdo é uma contribuição paraum "Plano de Estado", alinhado com a política decontinuidade do Governo, em sua três esferas.

O dirigente deu destaque, ao apoio que o setor temrecebido do Governo Lula, e espera que essa sintoniacontinue com a atual Presidente Dilma Rousseff, quetambém foi e será uma grande aliada, para garantir odesenvolvimento sustentado do Brasil, para que no ano dobicentenário da independência, possa ocupar o posto entreas cinco maiores economias do mundo. Por sua vez oEmbaixador garantiu total apoio da estrutura da embaixadapara assegurar a continuidade das ações de integração dasempresas brasileiras com empresários italianos

24/01/2011

BRASIL SERÁ O “PAÍS” CONVIDADO DE HONRA NA BATIMAT 2011, EM PARIS

Deconcic e Embaixada do Brasil em Paris coordenarão projeto Batimat 2011, com apoio da Direção Geral dos

organizadores do Evento

Como ação imediata já está em andamento, o planejamento para a realização conjunta de um SeminárioInternacional, a ser realizado no período da Batimat2011, em Paris, com a participação do setor público e privado,para tratar das oportunidades de negócios entre os dois países, com foco aos grandes eventos esportivos, a seremrealizados no Brasil nesta década.

"O Brasil tem se projetado mundialmente, como uma das nações com maior estabilidade, econômica, financeira epolítica, para receber investimentos internacionais", afirmou Oliveira Lima, durante a apresentação do Projeto.Concluiu informando que na edição de 2009, a Fiesp liderou um grupo de 100 empresários, com extensaprogramação de atividades, durante o período da feira, o que permitiu um avanço de conhecimento para todoseles.

No último dia 21/jan, o Vice-presidente da Fiesp, Presidente doConselho Superior da Ind. da Construção, José Carlos de OliveiraLima, esteve em reunião na Embaixada do Brasil em Paris, com aChefe do Setor de Promoção Comercial (Secom) Sra. BerthaGadelha e com a nova Diretora da Divisão da Construção - ReedExpositions, Sra. Stéphanie Auxenfants, para apresentar e definiro plano de ação brasileiro para o Projeto - Batimat 2011 - Feirada Construção, a ser realizada em novembro/11, na cidade deParis.Durante as tratativas, concluiu-se que a Fiesp, por meio doDepartamento da Indústria da Construção (Deconcic), e oSecom, farão a coordenação conjunta para viabilizar uma grandeparticipação dos empresários brasileiros, que queiram buscarnovas tecnologias, parcerias, fusões, joint-ventures.

Ao longo da reunião a Sra. Stéphanie Auxenfants, informou que aprevisão de visitantes brasileiros, deverá ultrapassar facilmente onúmero de 2009, que foi de 1300 visitantes. Para 2011 a feira contarácom mais de 2000 expositores, divididos em 7 pavilhões, em diversasáreas, para receber os 400 mil visitantes, esperados para este ano.Como o Brasil será o convidado de honra, há planos para uma grandeárea brasileira no evento. "queremos contar com a Fiesp, paraviabilizar esse grande acontecimento", concluiu a nova diretora daBATIMAT.

Com essa definição, o Setor de Promoção Comercial, da EmbaixadaBrasileira, dará todo o apoio na elaboração e execução desse projeto,afirmou a Sra. Bertha Gadelha. "estamos muito otimistas e a exemplodo que foi realizado em 2009, queremos ampliar os negócios entre osdois países, e esse evento é uma grande oportunidade, para viabilizaresses negócios", concluiu.Ao término da reunião, Oliveira Lima, fez uma rápida explanação sobre o projeto - Construbusiness 2010, que prevêinvestimentos até 2022, nas áreas de habitação e Infraestrutura.

24/01/2011

FIESP E SORBONNE AVANÇAM EM ACORDO DE COOPERAÇÃO, PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Capacitação de mão de obra, tanto no nível técnico como superior, fizeram parte das propostas de acordo de

cooperação entre as duas instituições.

Entre as disciplinas sugeridas, ganharam destaque: Direito Internacional, Tecnologia dos Materiais, Métodos eSistemas de Padronização, Arquitetura Sustentável, Planejamento Urbano e Produção em Escala de ResidênciasPopulares

Em reunião realizada no dia 21/jan, concluindo a programação da ComitivaBrasileira, que já havia participado de evento em Roma, em atividadecomplementar em Paris, José Carlos de Oliveira Lima, Vice-Presidente daFiesp e Presidente do Conselho Superior da Indústria da Construção(Consic/Fiesp), esteve na Sorbonne, Universidade de Paris, para avançar noAcordo de Cooperação para Qualificação da Mão de Obra brasileira,iniciado em 2009.

O Prof. Guillermo Hillcoat, Directeur de la Chairedes Amériques, querecebeu a Comitiva Brasileira, na Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne,afirmou que será muito bom para as duas instituições, se os objetivosforem alcançados. Comentou ainda que atualmente são 12 unidadeseducacionais, com autonomia para a criação de polos científicos, bi-nacionais.

Como desdobramento imediato, a Sorbonne, em conjuntocom o Deconcic/Fiesp, promoverá até abril deste ano, umWorkShop, a ser realizado no Brasil, na Fiesp, envolvendotodas as entidades da cadeia produtiva da construção, oque servirá de subsídios para concluir o projeto, quepoderá ser implantado ainda esse ano.

Igualmente, como ocorrido em todos os importantesencontros, A reunião teve em seu fechamento aapresentação do Construbusiness 2010, realizado pelaFiesp.

Pedro Rinaldi, Carlos Roberto Petrini, GuillermoHillcoat, José Carlos de Oliveira Lima, ClaudineiFlorencio.