CONSTRUÇÃO CIVIL Casa E usa e abusa de alta tecnologia ... · sua fábrica em Tortuguitas, em...

2
16 PO L I U R E T A N O - TECNOLOGIA & APLICAÇÕES CONSTRUÇÃO CIVIL I magine a casa do futuro. Com esse mote em mãos e partindo realmente do zero, a BASF, por intermédio de sua fábrica em Tortuguitas, em Buenos Aires, na Argen- tina, demonstrou a que ponto pode chegar a utilização de materiais avançados num projeto batizado de CasaE. O E tem motivo: Eficiência Energética. É a primeira casa desse tipo na América Latina. Desenvolvida para reunir num único espaço tecnologias que atendem as demandas das megatendências para o setor de construção civil, a CasaE traz um amplo leque de soluções ino- vadoras aplicadas ao conceito de uma residência considerada eficiente, contribuindo para a sustentabilidade da construção e sem perder de vista a decoração e o design. Esse tripé resume os pilares da BASF para o setor: eficiência energética, materiais de alta performance e design & decoração. Sendo a construção civil uma área estratégica para o crescimento da BASF nos próximos 10 anos, a BASF investiu no projeto aproximadamente 1 milhão de euros, incluindo o desenvolvimento e a estratégia de lançamento. Veja a seguir algumas das principais novidades da CasaE. PROJETO Com área coberta de aproximadamente 200 metros quadrados, divididos em dois andares (térreo e primeiro an- dar), a CasaE apresenta diversas soluções tecnológicas com plásticos celulares, poliuretanos, químicos para construção, tintas imobiliárias e pigmentos especiais de última geração. Segundo a BASF, utilizando essas soluções e graças ao eficiente isolamento térmico obtido, é possível economizar aproximadamente 70% de toda a energia necessária para o funcionamento da construção. EIFS O sistema construtivo da CasaE utilizou aquilo que em construções se chama sistema EIFS (Exterior Insulation and Finish Systems ou Sistemas de Isolamento Exterior) e sistema ICF (Insulated Concrete Formwork ou Forma de Concreto para Isolamento). O EIFS consiste na utilização de perfis de alumínio para sustentação; isolamento térmico; ancoragem das Casa E usa e abusa de alta tecnologia para promover sustentabilidade Projeto liderado pela BASF, com a ajuda de vários clientes e fornecedores de soluções para construção civil, demonstra algumas das mais avançadas tecnologias em materiais para construir a casa do futuro Interior: resina de poliuretano nos pisos Balder Producciones SLR CasaE: elevado desempenho em isolamento térmico CONSTRUÇÃO CIVIL Construçnao civil_PU41_01.indd 16 10/8/10 11:48 AM

Transcript of CONSTRUÇÃO CIVIL Casa E usa e abusa de alta tecnologia ... · sua fábrica em Tortuguitas, em...

Page 1: CONSTRUÇÃO CIVIL Casa E usa e abusa de alta tecnologia ... · sua fábrica em Tortuguitas, em Buenos Aires, ... de tubos enterrados com forro de PVC antibacterianos. Construçnao

16 PO L I U R E T A N O - TECNOLOGIA & APLICAÇÕES

CONSTRUÇÃO CIVIL

Imagine a casa do futuro. Com esse mote em mãos e partindo realmente do zero, a BASF, por intermédio de sua fábrica em Tortuguitas, em Buenos Aires, na Argen-

tina, demonstrou a que ponto pode chegar a utilização de materiais avançados num projeto batizado de CasaE. O E tem motivo: Efi ciência Energética. É a primeira casa desse tipo na América Latina.

Desenvolvida para reunir num único espaço tecnologias que atendem as demandas das megatendências para o setor de construção civil, a CasaE traz um amplo leque de soluções ino-vadoras aplicadas ao conceito de uma residência considerada efi ciente, contribuindo para a sustentabilidade da construção e sem perder de vista a decoração e o design. Esse tripé resume os pilares da BASF para o setor: efi ciência energética, materiais de alta performance e design & decoração.

Sendo a construção civil uma área estratégica para o crescimento da BASF nos próximos 10 anos, a BASF investiu no projeto aproximadamente 1 milhão de euros, incluindo o desenvolvimento e a estratégia de lançamento. Veja a seguir algumas das principais novidades da CasaE.

PROJETOCom área coberta de aproximadamente 200 metros

quadrados, divididos em dois andares (térreo e primeiro an-dar), a CasaE apresenta diversas soluções tecnológicas com plásticos celulares, poliuretanos, químicos para construção, tintas imobiliárias e pigmentos especiais de última geração.

Segundo a BASF, utilizando essas soluções e graças ao efi ciente isolamento térmico obtido, é possível economizar aproximadamente 70% de toda a energia necessária para o funcionamento da construção.

EIFSO sistema construtivo da CasaE utilizou aquilo que em

construções se chama sistema EIFS (Exterior Insulation and Finish Systems ou Sistemas de Isolamento Exterior) e sistema ICF (Insulated Concrete Formwork ou Forma de Concreto para Isolamento). O EIFS consiste na utilização de perfi s de alumínio para sustentação; isolamento térmico; ancoragem das

Casa E usa e abusa de alta tecnologia

para promover sustentabilidade

Projeto liderado pela BASF, com a ajuda de vários clientes e fornecedores de soluções

para construção civil, demonstra algumas das mais avançadas tecnologias em

materiais para construir a casa do futuro

Interior: resina de poliuretano nos pisos

Bal

der P

rodu

ccio

nes S

LR

CasaE: elevado desempenho em isolamento térmico

CONSTRUÇÃO CIVIL

Construçnao civil_PU41_01.indd 16 10/8/10 11:48 AM

Page 2: CONSTRUÇÃO CIVIL Casa E usa e abusa de alta tecnologia ... · sua fábrica em Tortuguitas, em Buenos Aires, ... de tubos enterrados com forro de PVC antibacterianos. Construçnao

CONSTRUÇÃO CIVIL

placas com mínimo efeito no isolamento; uma camada reforçada composta por uma rede de reforço em fi bra de vidro embebida em adesivo cimentício; cantoneiras de PVC acompanhadas com malha de fi bra de vidro, aderidas com argamassa especial, para janelas e vértices; acabamento estruturado de silicato, resina sintética, acrílica ou silicone. Os EIFSs utilizados na CasaE são os tradicionais, também chamados de EIFs de barreira. Os EIFSs são indicados especialmente para reformas de edifi cações construídas com outras tecnologias.

ICFO sistema ICF (Insulated Concrete Formwork ou Forma

de Concreto para Isolamento) também é utilizado na CasaE. O ICF consiste em placas ou pranchas fabricados de forma a deixarem um espaço vazio no seu núcleo, que passa a ser pre-enchido posteriormente (durante a construção da habitação) por concreto. O EIFS, semelhante à montagem de uma residência supostamente por blocos de lego (os blocos de poliestireno ocos, com dimensões de 1 m x 20 cm x 15 cm), é um sistema ideal para construções novas, a partir do zero, como por exemplo prédios residenciais de até 7 andares. Muito utilizadas em países de clima frio (a Europa e os Estados Unidos são grande mercado para essa tecnologia), as construções em ICF são ideais para manter o calor em habitações e para economizar energia em termos de refrigeração residencial ou predial. Nos Estados Unidos, pode-se dizer que 25% do mercado é de construções tradicionais, 25% de ICF, 25% de painéis e 25% de outros sistemas.

MATERIAISOs telhados da CasaE, que precisam garantir um ótimo

isolamento térmico mesmo em condições adversas, possuem uma membrana de poliuretano líquido impermeável da marca Soneborn da BASF, aplicado por spray. O telhado da sala da habitação é feito com painéis de tipo sanduíche à base de espuma rígida de poliuretano Elastopor, sendo coberto com chapas de aço galvanizado. “Os painéis de poliuretano rígido diminuem os gastos com energia elétrica na habitação”, disse Robson Zago, químico de desenvolvimento da BASF Poliuretanos (Mauá, SP). “Estimamos em 200 m2 a área coberta nos telhados com PU”. As chapas do telhado são pré-pintadas com pigmentos frios, que reduzem a absorção de radiação solar. Parte do teto é forrada com placas de gesso perfuradas do parceiro Knauf, feitas por um material com absorção acústica à prova de fogo, da linha Basotect, da BASF. A estrutura dos telhados é feita com laminados de madeira de refl orestamento. Por sua vez, o revestimento interno da habitação é de gesso do parceiro Knauf, montado em estrutura leve de aço galvanizado. Os revestimentos dos pisos dos andares da CasaE utilizam pisos arquitetônicos à base de poliuretano da BASF. Já o interior da casa é pintado com tinta Casablanca. Os pisos térreos utilizam resina poliuretânica elástica e autonivelante Mastertop. Por outro lado, o mezanino é estruturado com vigas e lajes pré-moldadas e blocos de EPS, sendo o piso revestido com concreto aditivado. A casa também conta com um sistema de fi ltragem de ar e ventilação para a renovação e climatização dos ambientes, por meio de uma rede de tubos enterrados com forro de PVC antibacterianos.

Construçnao civil_PU41_01.indd 17 10/8/10 11:56 AM