Construção em concreto projetado sobre EPS

10
Construção em concreto projetado sobre EPS Conceitos 1. Concreto projetado: concreto projetado sob pressão sobre uma superfície, com compactação simultânea, conforme a ABNT NBR 14026. 2. Poliestireno expandido (EPS): material plástico celular rígido, originalmente de cor branca, fabricado pela expansão de pérolas pré-expandidas de poliestireno, moldadas em sua forma definitiva ou cortadas de blocos produzidos por um processo contínuo ou descontínuo, de acordo com a ABNT NBR 11752. 3. Bloco de EPS: blocos prismáticos vazados, fabricados em poliestireno expandido, que são preenchidos com concreto armado para estruturar a parede, conforme projeto. 4. Painel de EPS: placa de poliestireno expandido que serve como núcleo da parede, com espessura conforme o projeto, funcionando como anteparo para a colocação de armadura e projeção de argamassa, de micro concreto ou de concreto. O Sistema Construtivo consiste em formas de EPS para estruturas de concreto armado; sua forma de aplicação prática e rápida influi na velocidade da obra reduzindo seus custos. Com isto beneficia quem projeta, quem constrói e quem adquire, já que o sistema não requer mão de obra especializada e os procedimentos são os mesmos da construção convencional. Vantagens Forma incorporada Após o concreto ser colocado, não havendo a necessidade de remoção de materiais como madeiras, entulho e/ou equipamentos. Suas propriedades de instalação e durabilidade substituem as formas convencionais de concreto armado, como, tijolo e blocos de concreto pré-moldados. Sistema versátil

description

Definição de EPS, suas vantagens e desvantagens

Transcript of Construção em concreto projetado sobre EPS

Page 1: Construção em concreto projetado sobre EPS

Construção em concreto projetado sobre EPS

Conceitos

1. Concreto projetado: concreto projetado sob pressão sobre uma superfície, com compactação simultânea, conforme a ABNT NBR 14026.

2. Poliestireno expandido (EPS): material plástico celular rígido, originalmente de cor branca, fabricado pela expansão de pérolas pré-expandidas de poliestireno, moldadas em sua forma definitiva ou cortadas de blocos produzidos por um processo contínuo ou descontínuo, de acordo com a ABNT NBR 11752.

3. Bloco de EPS: blocos prismáticos vazados, fabricados em poliestireno expandido, que são preenchidos com concreto armado para estruturar a parede, conforme projeto.

4. Painel de EPS: placa de poliestireno expandido que serve como núcleo da parede, com espessura conforme o projeto, funcionando como anteparo para a colocação de armadura e projeção de argamassa, de micro concreto ou de concreto.

O Sistema Construtivo consiste em formas de EPS para estruturas de concreto armado; sua forma de aplicação prática e rápida influi na velocidade da obra reduzindo seus custos. Com isto beneficia quem projeta, quem constrói e quem adquire, já que o sistema não requer mão de obra especializada e os procedimentos são os mesmos da construção convencional.

Vantagens

Forma incorporada

Após o concreto ser colocado, não havendo a necessidade de remoção de materiais como madeiras, entulho e/ou equipamentos. Suas propriedades de instalação e durabilidade substituem as formas convencionais de concreto armado, como, tijolo e blocos de concreto pré-moldados.

Sistema versátil

Flexível no manuseio oferece para qualquer estilo de edificação, meios de adequação; diferentemente dos sistemas tradicionais, aceita conceitos e formas arquitetônicas simples ou ousadas, provendo um acabamento fácil e uniforme, usando apenas um serrote, pode-se criar ângulos, curvas, fazer aberturas em qualquer tamanho ou desenho, sem a necessidade de custos adicionais.

Leve e fácil

Page 2: Construção em concreto projetado sobre EPS

Facilita o seu transporte sem a necessidade de maquinas ou equipamentos para carga e descarga para o deslocamento do material no canteiro, resultando em media 50% de economia de tempo de execução da obra.

Hidráulica e elétrica

Quando projetados nesse sistema é uma conveniência para arquitetos, engenheiros e construtores, as aberturas das rotas desejadas podem ser determinadas em qualquer lugar trazendo com isto economia de custos na obra. Em adicional as formas são ótimas para o uso tanto de ambientes aquecidos como os refrigerados (climatizados), já que o EPS é um material isolante provendo economia no consumo de energia.

Construindo em dias de chuva

O cronograma da obra não é alterado em dias de chuvas pois o sistema permite a execução e continuidade dos trabalhos requerendo o mínimo de material de proteção.

Custos

Para obras, as vantagens do uso do sistema com EPS oferece um diferencial quando comparado com o sistema tradicional.

Proteção térmica

Tanto para ambientes aquecidos ou refrigerados, o sistema oferece excelentes resultados provendo economia no uso de energia, garantindo qualidade e altos desempenhos estruturais. A construção das paredes tem um processo simples.

Benefício para os Construtores

Sistema Versátil 

Flexível no manuseio, o sistema oferece para qualquer estilo de edificação, meios de adequação, o que não oferece o sistema tradicional.

Códigos Internacionais 

O uso do EPS na construção tem sido aceitos originalmente na Europa, onde os sistemas construtivos em EPS são aceitos pelos organismos e entidades reguladoras, assim como o R-2000 programa no Canadá e nos Estados Unidos.

Custo Competitivo 

Tomando-se em conta as altas no preço da mão de obra, da madeira e das matérias aplicados na construção convencional, faz com que o Sistema Construtivo em EPS assegure no final da obra uma economia em média de até 20%. O custo por m² é calculado dependendo do tipo de obra a ser executada.

Page 3: Construção em concreto projetado sobre EPS

Problemas de adequação e consertos

Após as paredes estarem concluídas, adequar ou corrigir os problemas de execução é outra vantagem, já que poderão ser feitas com rapidez e facilidade.

Benefícios para os arquitetos

Desempenho Arquitetônico

O sistema aceita conceitos e formas assim como concepções arquitetônicas ousadas a exemplo de paredes curvas, ângulos ou qualquer forma desejada provendo um acabamento fácil e uniforme por tratar-se de um sistema moderno e versátil; basta um simples serrote e uma trena para moldar as superfícies desejadas obtendo a adequação rápida e funcional sem desperdício.

Benefícios para Engenheiros

Agilidade

No uso do sistema construtivo o desenvolvimento da obra ganha agilidade e técnica construtiva, tais como controle estrutural, de acabamento e manutenção.

Desvantagens

Os painéis de EPS, porém, apresentam algumas restrições de uso. O Corpo de Bombeiros não recomenda a especificação da solução para alguns tipos de construções, pois quando o poliestireno expandido é exposto a temperaturas acima de 80ºC, o núcleo começa a se degradar. Em caso de incêndio, esses valores são facilmente superados e, com o núcleo danificado, há perda de estabilidade da edificação. Os materiais indicados para esses casos são os que têm núcleos compostos por poliuretano (PUR) e poliisocianurato (PIR).

Nas construções feitas em EPS é recomendável blindagem dos sistemas elétricos para evitar qualquer contato. Instalação elétrica mal dimensionada no interior do painel pode provocar aquecimento da fiação, gerando algumas chamas. Por isso, só é aconselhável a passagem das instalações elétricas por dentro dos painéis se forem os produtos PUR ou PIR. É possível projetar os dutos para passarem na parte interna dos painéis, lembrando que durante a fabricação do EPS substâncias retardantes às chamas são incluídas na fórmula do produto.

Características do Sistema

Page 4: Construção em concreto projetado sobre EPS

Texturas

As lajotas moldadas possuem superfícies inferiores rugosas que proporcionam o aumento da superfície específica sujeita ao revestimento, gerando maior contato entre o EPS e o revestimento.

RevestimentoDeve ser utilizado um aditivo que estabeleça a ponte de ligação estável entre o polímero (EPS) e os materiais de natureza cristalina (chapisco, nata de cimento, etc.).

Aditivos para revestimento

Produtos específicos utilizados no preparo dos revestimentos para EPS, que estabelecem ligação duradoura entre as lajotas de EPS e os revestimentos utilizados: imprimação de nata de cimento, chapisco de cimento e areia, etc. Ex.: Bianco (base PVA) Meta 750 (base acrílica).

Dosagem para revestimento aditivado

Na água que prepara o revestimento, deve ser adicionado Bianco ou Meta 750 nas seguintes proporções: 1 litro de aditivo + 4 litros de água = 5 litros de água aditivada.

Compatibilidade

A participação do EPS, como forma nas lajes nervuradas evita a fuga da água do amassamento do concreto, contribuindo no aumento da resistência final do produto acabado laje.

Densidade

As lajotas moldadas são fabricadas com EPS de densidade média igual a 18 Kg/m³.

Fogo

As lajotas de EPS moldadas recebem um tratamento químico especial tornando-as resistente ao fogo. Enquanto uma determinada fonte de fogo estiver em contato com este tipo de material, ele sofre queima, e quando a fonte de fogo for removida, o EPS retardante ao fogo deixa de queimar (o fogo naturalmente se apaga).

Cor

O EPS para a produção de lajotas moldadas recebe tratamento de pigmentação exclusiva, quebrando o desconforto visual gerado pela reflexão luminosa, causado pelo EPS branco em dias claros.

Estocagem

Page 5: Construção em concreto projetado sobre EPS

As lajotas moldadas de EPS podem ser estocadas naturalmente ao tempo. É necessário protegê-las da ação do vento.

Uniformidade geométrica

As lajotas moldadas possibilitam um perfeito ajuste entre vigotas pré-moldadas e elemento de enchimento, devido à constância dimensional das peças produzidas em série com moldes padronizados.

Ajuste

Para obras onde requer fração de peças, com um simples instrumento de corte (serra, serrote, faca, estilete) faz-se o ajuste de montagem.

Blocos em EPS

Blocos maciços em EPS nas dimensões de 4.000 X 1.250 X 500mm e 2.000 X 1.250 X 1.000mm para diversos usos tais como: placas para painéis isotérmicos, ar condicionado, impermeabilizações de lajes, divisórias, forro falso, piso flutuante, peças decorativas e isolamento térmico em geral.

Figura 1 - Propriedades físicas do EPS

Page 6: Construção em concreto projetado sobre EPS

Figura 2 - Tipos de Lajotas de EPS

EPS como isolamento térmico de telhados

Quem pretende projetar ou construir com resultados confortáveis e de manutenção econômica deve sempre pensar no isolamento térmico da cobertura. Em climas de variações muito grandes em relação às temperaturas de conforto o

Page 7: Construção em concreto projetado sobre EPS

mesmo cuidado deve ser tomado com as paredes. O EPS pode sempre ser fornecido em placas nas espessuras adequadas a um bom isolamento térmico ou qualquer outra determinada pelo consumidor, facilitando bastante seu manuseio e aplicação. O isolamento térmico de telhados pode ser feito diretamente sob as telhas. Neste caso há diferentes posições de acordo com o processo construtivo usado, tipo de telha ou até para telhado já concluído.

Telhado de Fibrocimento

Colocam-se as placas de EPS em dimensões adequadas, juntamente com as telhas, sobre as terças ou entre elas. Usa-se como apoio fios de arame esticados transversalmente às terças e fixados nelas.

As características físicas e de alta resistência mecânica, relacionadas com o baixo coeficiente de condutividade térmica (0,030 w/m °C) e baixo índice de absorção de água, tornam o EPS o mais indicado para o isolamento térmico de coberturas planas ou telhados.

A aplicação do EPS é feita sob a forma de sanduíche, com telhas trapezoidais ou onduladas em telhados novos ou já existentes.

O EPS é o material que apresenta o melhor custo/benefício entre todos os materiais isolantes. Sua aplicação é muito prática, não existe desperdício pois as peças acompanham fielmente o perfil da telha.

Page 8: Construção em concreto projetado sobre EPS

Referências bibliográficas

http://isocret.com.br/formas.html

http://www.styrobia.com.br/construcao-civil-eps/

http://www.termotecnica.ind.br/eps/