CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato,...

8
CONTRA ESTEFANOFILARIOSE

Transcript of CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato,...

Page 1: CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato, dermatite por picada de insetos e ácaros, sarna corióptica, paraqueratose por deficiência

CONTRAESTEFANOFILARIOSE

Page 2: CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato, dermatite por picada de insetos e ácaros, sarna corióptica, paraqueratose por deficiência
Page 3: CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato, dermatite por picada de insetos e ácaros, sarna corióptica, paraqueratose por deficiência

3

IntroduçãoA estefanofilariose, conhecida popularmente como úlcera de verão,

ou da lactação ou do úbere, é uma parasitose de caráter zoonótico, de distribuição mundial. A doença pode afetar os bovinos, particularmente os leiteiros, e outras espécies animais.

É causada por nematódeos (vermes redondos) do gênero Stephanofilaria sp que determinam lesões ulceradas na pele, geralmente localizadas na porção anterior dos quartos mamários. As lesões iniciam-se com secreções que aglutinam pelos e restos de pele formando crostas. Além do mau cheiro, essas lesões causam grande desconforto aos animais, atraem moscas que contribuem ainda mais para a irritação e podem ser contaminadas, secundariamente, por microrganismos que dificultam a cicatrização e podem ser focos para a instalação de mastites.

Ciclo de vidaAs moscas dos chifres (Haematobia irritans) são os vetores biológicos

da estefanofilariose em nosso meio. Ao se alimentarem nos animais infectados com a Stephanofilaria sp. ingerem microfilárias do parasito. No organismo da mosca desenvolvem-se os estágios infectantes da Stephanofilaria sp. Quando as moscas se alimentam nos animais, ocorre a transmissão da parasitose.

Page 4: CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato, dermatite por picada de insetos e ácaros, sarna corióptica, paraqueratose por deficiência

4

Sinais clínicos e lesõesInicialmente a pele no local fica irritada, com pequenas bolhas que

evoluem para formação de nódulos, com perda de pelos, formação de úlcera e crostas. As lesões normalmente tem aspecto circular ou elíptico. No início podem apresentar 1 cm de diâmetro, podendo chegar até a 25 cm com a evolução do quadro. Na maioria dos casos há prurido (coceira) e exsudação de líquido avermelhado. A lesão pode permanecer por longo período de tempo, caso não for tratada. A cura espontânea pode acontecer, mas esperar por ela acarretará riscos de infecções bacterianas secundárias, miíases (bicheiras), mastites e um prejuízo significativo ao bem-estar animal.

EpidemiologiaNo Brasil a doença é mais prevalente na estação mais chuvosa e

quente do ano (verão), época que coincide com altas população dos vetores biológicos, por isso é também conhecida por úlcera ou ferida de verão. O número de casos se reduz na estação seca e inverno, podendo permanecer em quiescência.

Page 5: CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato, dermatite por picada de insetos e ácaros, sarna corióptica, paraqueratose por deficiência

5

Tratamento e prevençãoAté hoje não havia uma solução assertiva, em dose única, com

carência zero para o leite e ausência de riscos a saúde dos operadores e dos animais,, mas a Ceva Saúde Animal resolveu de vez esse problema com o Eprecis.

As lesões acometem, frequentemente, os quartos anteriores do úbere, podendo também afetar outros locais como: cabeça, região escapular, tetos, jarretes, cauda, garupa, quarto posterior e quartela.

A estefanofilariose pode interferir no processo normal da ordenha, podendo promover seu atraso em virtude do estresse aos animais quando da instalação da ordenhadeira. Além disso, a presença de sujidades, infecções secundárias e atratividade às moscas pode prejudicar a qualidade do leite.

Para o diagnóstico diferencial deve-se considerar: eczema do úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato, dermatite por picada de insetos e ácaros, sarna corióptica, paraqueratose por deficiência de zinco.

DiagnósticoPode-se suspeitar da parasitose através da análise do histórico e

características das lesões, além de resposta ao tratamento. É confirmado pela presença do parasito por meio da histopatologia de tecidos biopsiados, ou visualização das microfilárias em microscopia direta ou esfregaços corados pelo Giemsa ou Vermelho Congo.

Figura 2 – Tecido biopsiado de lesão demonstrando hiperqueratose ortoqueratótica acentuada e com intenso infiltrado inflamatório na derme (Hematoxilina-eosina 10)

Figura 1 – Adulto de Stephanofilaria sp. em exame direto de sedimento

Page 6: CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato, dermatite por picada de insetos e ácaros, sarna corióptica, paraqueratose por deficiência

6

Page 7: CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato, dermatite por picada de insetos e ácaros, sarna corióptica, paraqueratose por deficiência

DescriçãoEPRECIS® é uma solução injetável, pronta para uso, indicado para o tratamento das principais parasitoses dos bovinos.

Posologia EPRECIS® é uma solução injetável e deve ser administrado por via subcutânea, preferencialmente no pescoço ou atrás da paleta.

A dose recomendada é de 0,2 mg por kg de peso vivo, em aplicação única, que corresponde a 1 ml de EPRECIS® para cada 100 kg de peso vivo.

CarênciaAbate: o abate dos animais tratados com este produto somente deve ser realizado 12 dias após a última aplicação. Leite: o produto não requer período de carência para o consumo de leite de bovinos tratados.

Amplo espectro endectocida;

Alta persistência de controle sobre os principais parasitos dos bovinos;

Alta segurança;

Zero período de carência para o leite;

Único endectocida aprovado para controle da estefanofilariose ou úlcera do úbere.

Benefícios

IndicaçõesEndectocida indicado para o controle dos seguintes parasitas bovinos:

O produto pode ser usado em fêmeas gestantes, em qualquer fase da gestação.

Parasitas Externos » Controle e tratamento de infestações causadas por

larvas de Dermatobia hominis (Berne); » Controle de infestações causadas pelo carrapato

Rhipicephalus (Boophilus) microplus; » Controle de infestações causadas pela mosca-do-

chifre Haematobia irritans.

Parasitas Internos » Controle e tratamento dos principais vermes redondos

gastrointestinais. » Controle das larvas/filárias de Stephanofilaria spp.

Page 8: CONTRA - AgriPoint...2019/08/19  · úbere, dermatofilose, dermatofitose, dermatite de contato, dermatite por picada de insetos e ácaros, sarna corióptica, paraqueratose por deficiência

Juntos, além da saúde animalCEVA SAÚDE ANIMAL LTDA

www.ceva.com.brRua Manoel Joaquim Filho, Nº 303

Paulínia - SP • CEP 13.148-115 /cevabrasil @cevapetbrasil

0800 770 0355 [email protected]

SAC: 0800-770-0355