Correio do Norte - Edição 606

12
Terça-Feira 21 de Agosto de 2012 Deputados e empresários reforçam campanha de Luiz Faria em Tomazina Ano XII - Nº 606 R$ 2,00 Fone: (43) 3571-3240 O candidato a prefeito Luiz Faria recebeu novos reforços para a sua campanha, na sexta-feira 17, durante um ato político que reuniu mais de mil pessoas, o Grupo Alvorada também entrou para encorpar e ajudar na caminhada política de Luiz Faria rumo a prefeitura. Página 3 Governo adequará farmácias especiais nas 22 regionais O governador Beto Richa anunciou nesta sexta-fei- ra (17), na região Sudoeste, a reestruturação da rede de distribuição de medicamentos especializados do Estado, com a instalação de unidades do programa Farmácia do Paraná. Alunos da rede estadual participam da fase final dos jogos escolares 4 5 Mais um acidente na Curva dos Fiates em Siqueira Campos 7 Cia Teatro de Tábuas faz apresentações em Siqueira Campos 6

description

Correio do Norte - Edição 606

Transcript of Correio do Norte - Edição 606

Page 1: Correio do Norte - Edição 606

Terça-Feira 21 de Agosto de 2012

Deputados e empresários reforçamcampanha de Luiz Faria em Tomazina

Ano XII - Nº 606 R$ 2,00

Fone: (43) 3571-3240

O candidato a prefeito Luiz Faria recebeu novos reforços para a sua campanha, na sexta-feira 17,durante um ato político que reuniu mais de mil pessoas, o Grupo Alvorada também entrou para encorpar eajudar na caminhada política de Luiz Faria rumo a prefeitura. Página 3

Governo adequaráfarmácias especiais

nas 22 regionaisO governador Beto Richa anunciou nesta sexta-fei-

ra (17), na região Sudoeste, a reestruturação da redede distribuição de medicamentos especializados doEstado, com a instalação de unidades do programaFarmácia do Paraná.

Alunos da rede estadualparticipam da fase final

dos jogos escolares4

5

Mais um acidente na Curva dos

Fiates em Siqueira Campos7

Cia Teatro de Tábuas fazapresentações emSiqueira Campos

6

Page 2: Correio do Norte - Edição 606

2 TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606OPINIÃO

Ibaiti, Japira, Jaboti, Cornélio Procópio, Nova Santa Bárbara, Salto do Itararé, Carlópolis, JoaquimTávora, Guapirama, Quatiguá, Jacarezinho, Conselheiro Mairinck, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Cam-pos, Santo Antônio da Platina, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, São José da Boa Vista, Wenceslau Braz,Santana do Itararé, Jundiaí do Sul, Andirá, Abatiá , Cambará, Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, RibeirãoClaro, Barra do Jacaré e Santa Amélia. Telêmaco Borba, Ibaú e Reserva

SIQ

UEI

RA

CA

MPO

S -

RUA

DOS

EXPE

DICI

ONÁR

IOS,

1525

- (4

3) 3

571-

3646

e-m

ail-

corre

iodo

norte

@co

rreio

dono

rtesc

.com

-si

te w

ww.c

orre

iodo

norte

sc.c

omTE

LÊM

AC

O B

OR

BA

- A

V. H

ORÁC

IO, 7

79 -

SALA

4 - G

ALER

IA P

UPO

-CE

NTRO

/F

ax: (

42) 3

272-

1598

ocor

reio

tb@

gmai

l.com

DIRETORIA EDITORESBetty Gois, Isaele Machado, IsamaraMaura Machado, Gênesis Machado,Marcos Vinícius.

GENESIS J. MACHADODiretor Administrativo

GERENTE DE NEGÓCIOS:Gilberto Alves Martins

ELIZABETE GOISDiretora Geral

As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste Jornal e são de responsabilidade de seus autores. As fotos e osoriginais, mesmo que não publicados, não serão devolvidos.

CIRCULAÇÃO:

Galaxy S Duos é a versãomais modesta do Galaxy S3

O l h a r D i g i t a l . c o m

O Galaxy S3 não é um smar tphone acess íve l . Com todos os seus recursos epo tênc ia de hardware , o smar tphone topo de l i nha da Samsung não sa i po r umpreço mu i to em con ta . A Samsung sabe d isso e anunc iou uma versão ma is mo-des ta do te le fone, chamada Ga laxy S Duos.

O d ispos i t i vo mantém o des ign "sabonete i ra " do S3, mas em versão menor : e letem te la de 4 po legadas (o S3 tem 4 ,8) , câmera de 5 megap ixe ls (con t ra 8 MP) , 4GB de armazenamento in te rno , p rocessador de 1 GHz e 512 MB de RAM.

Ele também tem ent rada para do is car tões SIM, poss ib i l i tando o uso de duasl i nhas te le fôn i cas s imu l tâneas .

O smar tphone sa i de fábr ica com o Andro id 4 .0 ( Ice Cream Sandwich) . A Sam-sung não conf i rmou, mas é poss íve l que e le receba no fu tu ro a a tua l i zação parao Je l l y Bean (o Andro id 4 .1 ) .

O Ga laxy S Duos será lançado em se tembro na Europa e deve chegar a ou t rosmercados no fu tu ro . A Samsung a inda não d ivu lgou o p reço do smar tphone, e porenquanto não há in fo rmações sobre a p rev isão de lançamento no Bras i l .

Os Sintomas de um Pré-infarto

Esta condição, também conhecida como angina, é um sinal de que há um problema arterial quenecessita de tratamento de um cardiologista.

Um pré-infarto é uma doença cardiovascular, caracterizada como um ataque de coração de forte dorno peito. O pré-infarto surge porque há uma redução do fluxo sanguíneo para o coração.

Entre os sintomas de um pré-infarto devemos mencionar:

Dor ou desconforto no peito de repente, se trata de uma dor aguda, de opressão. Que estende-se aopescoço, ombro, ou o braço esquerdo. A sensação é como se algo pesado caísse em cima do peito e estefosse explodir.

Sintomas que estão associados com pré-infarto: Náusea. Fadiga. Falta de ar constante, dificuldade para respirar. A ansiedade, sudorese, palidez, tontura e angustia na crença de que a morte é iminente. Tontura. A transpiração. Sensação de cansaço.Nem sempre sofrer de uma severa dor no peito é sinônimo de um pré-infarto. Muitas dores no peito

estão associadas a outras doenças tais como a gastrite, pneumonia e flatulência, entre outros.As pessoas susceptíveis a um pré-infarto são aquelas com histórico familiar, obesidade, sedentaris-

mo, colesterol alto, estresse, tabagismo, e também aquelas que possuem uma dieta rica em carboidratose gorduras excessivas.

Para evitá-lo, é aconselhável ter uma dieta mediterrânea à base de peixes marinhos, azeite de olivae soja, frutas, legumes e cereais. Também é de grande ajuda fazer exercícios diários, como caminhar,pois ajuda o coração a bombear sangue.

O pré-infarto pode causar a morte, por isso quando você reconhecer algum destes sintomas doinfarto, você deve ir com urgência a um centro de saúde. Além disso, se não houver controle médico daangina, o paciente também pode sofrer um infarto no miocárdio.

Trágico e Cômico

Por Isa Machado

Pérolas do vestibular...- Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigênio.- O nervo ótico transmite idéias luminosas.- O vento é uma imensa quantidade de ar.- O terremoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.- Os egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos pudessem viver melhor.- Péricles foi o principal ditador da democracia grega.- O problema fundamental do terceiro mundo é a superabundância de necessidades.- O petróleo apareceu há muitos séculos, numa época em que os peixes se afogavam dentro d'água.- A principal função da raiz é se enterrar.- A igreja vem perdendo muita clientela.- O Sol nos dá luz, calor e turistas.- As aves têm na boca um dente chamado bico.- A unidade de força é o Newton, que significa a força que se tem que realizar em um metro da unidade de tempo, no sentido contrário.- Lenda é toda narração em prosa de um tema confuso.

"Nunca desista. Pelo mais difícil que seja a sua caminhada.Uma coisa é certa, Deus sempre nos dá o fardo que consegui-mos carregar. Pois com esse fardo, encontraremos sempre osmeios que necessitamos para a nossa evolução espiritual. Nostornando sempre pessoas melhores, aprendendo com os erros

e com os acertos e jamais, desistindo." (Eduardo Assis deCarvalho)

Tenham um lindo dia meus estimados leitores

Page 3: Correio do Norte - Edição 606

3TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606 POLÍTICA

www.colunamisterx.com.br

Dia a dia dos candidatos de Siqueira Cam-pos

BETO E PAULÃOOntem a dupla Beto Bonilha e Paulo Leite estavam nocomércio, nas proximidades da Rua Rio Grande doSul, e informaram que hoje estariam na Rua BenjamimConstant. A dupla corre atrás do tempo perdido e bus-ca divulgar os seus projetos e Plano de Governo.

MANÉ E BALAA outra dupla, o Manezão e o Bala estavam na zonarural, Manezão informou que faz campanha, no corpoa corpo no Bairro São Lucas e depois irá para o Gra-mado. A dupla disse que vira para a área urbana de-pois que visitar todo o interior do município.

BI E GERMANOA terceira dupla, Professor Fabiano (Bí) e o Germanotambém fizeram campanha na zona rural, eles visita-ram ontem o Bairro Bom Jesus e os Abreus e comen-taram que hoje estariam fazendo as visitas no bairrodo Cruzeiro.

CONVOCAÇÃOO prefeito Luiz Antonio Liechocki começou a entrar naCampanha de Beto Bonilha, ele está ligando para osmembros do seu grupo pessoalmente. Luiz Antonioargumenta que campanha vem tomando corpo a cadadia que passa e por isso está entrando de cabeçaneste projeto.

TOMAZINAA reunião realizada por Luiz Faria na última sexta-feira(17) foi de colocar medo em muita gente, centenas depessoas estavam nas ruas para prestigiar os políticos.Na oportunidade também estava o deputado federalAbelardo Lupion e o estadual Pedro Lupion que tam-bém levaram os seus apoios. Empresários do GrupoAlvorada também entraram na campanha para ajudaros candidatos Luiz Faria e Telmo.

SALTO DO ITARARÉO candidato a prefeito Selmo Adalberto de Carvalhodo PSB, vem tentando registrar sua candidatura e játeve duas derrotas uma na comarca e outra no TRE eagora recorre ao TSE . Ele informou ontem por telefo-ne que acredita que ira reverter a situação e com issosegue a sua campanha normalmente até que se julgueo processo.

CABEÇAS" 2012: DIAP DIVULGA LISTA DOS 100PARLAMENTARES MAIS INFLUENTES

Mais uma vez o deputado federal Abelardo Lupion(Dem) entra para a seleta lista do 100 cabeças do con-gresso esta é a 16ª vez que consecutiva. A pesquisaé feita pelo DIAP- Departamento Intersindical de As-sessoria Parlamentar que divulgou a lista dos 100 par-lamentares mais influentes do Congresso Nacional edos parlamentares em ascensão de 2012. Entre os 100"Cabeças" do Congresso, há 61 deputados e 39 se-nadores.

DEPUTADOS VOTAM HOJE AUMENTO DOS PRO-FESSORES UNIVERSITÁRIOS

O projeto de lei nº 419/2012, referente à mensagemgovernamental nº 045/2012, concedendo aumento de31,73% na tabela de vencimentos da carreira dos do-centes de ensino superior das instituições públicas es-taduais, foi lido no expediente da sessão plenária des-ta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa, mar-cando o início da tramitação da proposta. O líder doGoverno, deputado Ademar Traiano (PSDB), tambémapresentou requerimento, aprovado pelos demais par-lamentares para a realização de sessão extraordinárianesta terça-feira (21). Ao que parece o projeto vai seraprovado com tranquilidade.

Família Lupion leva apoio àsbases políticas no Norte Pioneiro

Da AssessoriaNorte Pioneiro

Com a maior parte da base po-lítica na região do Norte Pioneiro,os deputados Abelardo e PedroLupion têm intensificado as visitasaos municípios para ajudar a basealiada. Abelardo Lupion está emsua sexta legislatura como deputa-do federal e na maioria dos municí-pios onde está indo é para ajudarantigos companheiros que estãojunto ao longo destes 23 anos dehistória política do deputado. O de-putado estadual Pedro Lupion querajudar os prefeitos da base a seelegerem para poder trabalharpela região, pois com os prefeitosdo grupo ele tem condições de tra-zer recursos do Governo Estaduale assim apresentar o seu trabalhopara a região que o ajudou a che-gar até a Assembléia Legislativa.

Santa AméliaNa sexta-feira (17) as visitas

começaram por Santa Amélia ondeos deputados participaram de umareunião com o candidato a prefeitoo Dr. Anibal (DEM), o vice, Osni,lideranças e candidatos a verea-dores. O candidato Anibal estáindo para reeleição ele é prefeitohá pouco tempo já que assumiu oposto deixado pelo ex-prefeito quefoi cassado por improbidade admi-nistrativa. Neste pouco tempo mui-tas coisas foram conquistadas parao município e boa parte delas atra-vés do deputado Pedro Lupion queabriu as portas do governo esta-dual para Santa Amélia. “Estou fe-liz por voltar aqui em Santa Améliae fazer campanha para o Anibal, eestou mais feliz por poder ajudar apopulação, mas quero ajudar maise para isso preciso que todos aju-dem a eleger o Anibal, pois é atra-vés dele que irei trazer os recur-sos para o município” disse PedroLupion aos candidatos a vereado-res. Abelardo Lupion destacou aimportância de reeleger Anibal, se-gundo ele Santa Amélia tem muitoa ganhar pelo empreendedorismo

Os deputados Abelardo Lupion e Pedro visitaram Santa Amélia, Abatiá, Figueirado candidato e pela seriedade ehonestidade. “Anibal representa aesperança, ele em tão pouco tem-po fez mais que outros fez em qua-tro anos e agora vamos ajudar elea fazer mais pelo Município” desta-cou Lupion.

AbatiáA candidata prefeita do DEM,

Maria de Lurdes Yamagami e o viceEder Junior do PSC, junto com oscandidatos a vereadores e lideran-ça receberam os deputados, o en-contro foi na sexta-feira no comitê.Os candidatos receberam o apoiodo deputado estadual Pedro Lupi-on e do deputado Federal Abelar-do Lupion que pregou a união dogrupo e do compromisso que temem ajudar o município e ele achaque a melhor forma é ajudar a Lur-des a se eleger e depois canalizaros recursos de emendas parlamen-tar para o município. O deputadoPedro Lupion levou a palavra deapoio aos candidatos, o deputadolembrou que tem acesso ao gover-no estadual e que está pronto paraajudar o município, mas que paraisso aconteça é necessário que to-dos os membros do grupo se em-penhem para eleger Lurdes Yama-gami prefeita, pois é dessa formaque o deputado e o partido terãoos meios de trazer os recursos.

FigueiraEm figueira os deputados parti-

ciparam de uma reunião com os ve-readores e inauguraram comitê. Areunião política foi marcada pelaemoção, as pessoas se sensibiliza-ram com as palavras do deputadofederal Abelardo Lupion que desta-cou a importância do companheiropolítico José Carlos Contier (ZéCarlos) que deixou a disputa quan-do liderava as pesquisas, mas porum problema eleitoral teve que de-sistir da candidatura e agora estáempenhado na campanha de ValdirGarcia. O deputado Pedro Lupiontambém entrou no projeto de elegerValdir Garcia prefeito e ainda desta-cou a união do grupo que vai aju-dar no sucesso da empreita.

Deputados e empresários reforçamcampanha de Luiz Faria em Tomazina De TomazinaGênesis Machado

O candidato a prefeito Luiz Fariarecebeu novos reforços para a suacampanha, na sexta-feira 17, duran-te um ato político que reuniu mais demil pessoas, o Grupo Alvorada tam-bém entrou para encorpar e ajudarna caminhada política de Luiz Fariarumo a prefeitura. Outros reforços im-portantes que entraram de cabeçano projeto de eleger Luiz Faria, fo-ram os deputados Abelardo Lupione Pedro Lupion, durante o ato que odeputado estadual Pedro Lupion dis-se que está entrando na campanhade Luiz Faria com alegria, pois é umapessoa que ele conhece há muitosanos e conhece o caráter, sabe dasua capacidade de administrar. “LuizFaria não é só um amigo da famíliaLupion, é um homem de bem que jáprovou que sabe fazer, já provou suahonestidade durante o período quefoi prefeito e por isso eu vou fazer detudo para ajuda-lo agora e quandoele for prefeito, pois sou da base dogoverno e vamos trazer os recursospara Tomazina progredir, mas paraisso é preciso que todos nós traba-lhemos para eleger o Luiz Faria”,disse Pedro Lupion.

Abelardo Lupion foi o deputadofederal de Tomazina nos dois man-datos de Luiz Faria, período que fi-cou marcado pelo envio de recursosatravés de emendas parlamentares,

dinheiro que foi bem administrado porLuiz Faria, e por esse motivo é queAbelardo Lupion foi a Tomazina paradar seu apoio a dupla, Luiz Faria eTelmo. Lupion argumentou que emTomazina ele se sente a vontade, sesente bem, porque está rodeado deamigos que ao longo dos anos foramcompanheiros na missão de trans-formar o Norte Pioneiro. “Hoje não écomício, é uma reunião política, mas

vamos voltar aqui mais vezes parafalar do Luiz Faria, do homem ho-nesto que ele é, um homem que nun-ca roubou e não deixa os outros rou-bar. Mas desde já podem anunciarque vamos trabalhar por Luiz faria,trabalhar duro para eleger essa du-pla e vamos trabalhar mais aindaquando eles forem eleitos para tra-zer dinheiro para o município fazeras obras necessárias” Disse Lupion.

Luiz Faria disse que a campa-nha está boa e sendo bem aceitapelos eleitores, o período é de visitaas comunidades. “Estamos levandopara os tomazinenses o nosso pro-jeto de governo, e estamos sendobem recebidos, acredito que nossacampanha está crescendo a cada diaque passa, pois mais pessoas do bemestão vindo neste projeto”, disse LuizFaria.

Page 4: Correio do Norte - Edição 606

4 TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606VARIEDADES

Alunos da rede pública estadual de ensinoparticipam da fase final dos jogos escolares

AENO município de Toledo, na região

Oeste do Paraná, abriu na noite des-ta sexta-feira (17), no ginásio de es-portes Alcides Pan, a fase final dosJogos Escolares do Paraná (Jep´s).O evento teve a presença do secre-tário de Estado da Educação e Vice-Governador Flávio Arns, do diretorde Esportes da secretaria de Estadodo Esporte, Luís Antônio Costenaro,do prefeito de Toledo, José CarlosSchiavinato, e de chefes de núcleosde educação.

Esta é a primeira vez que a cida-de recebe a competição que, durantenove dias, reunirá 15 modalidadesesportivas. A expectativa que algunsvalores para as Olimpíadas de 2016no Rio de Janeiro também se apre-sentem nas modalidades.

O vice-governador e secretárioestadual da Educação, Flávio Arns,representou o governador Beto Ri-cha. Ele destacou o empenho das se-cretarias de Educação e do Esportedo Estado ao apoio às várias modali-dades de esporte. "É um evento es-portivo de grande importância e quedeve revelar esportistas promissorespara competições nacionais e inter-nacionais", disse Arns.

O diretor de Esportes, Luís Antô-nio Costenaro, enfatizou o respeito ea atenção que o Governo do Estadovem dando ao desporto escolar. "Aorealizar um evento dessa enverga-dura estamos no caminho para fazeruma boa competição e revelar valo-res esportivos". Os Jogos Escolaressão promovidos pelo Governo doEstado, secretarias de Estado daEducação, do Esporte, com apoio dosnúcleos regionais de educação e pre-feitura de Toledo.

Escolhidos os dois nomesdos mascotes da Frutfest

Da Assessoria

Através de uma campanhareal izada entre os alunos ma-t r icu lados de pr imeira a nonasér ies das escolas de Car ló-pol is , a secretar ia munic ipa lde Turismo promoveu um con-curso para escolha dos nomesdos dois mascotes que repre-sentarão a FrutFest.

O evento será de se is anove do mês que vem.

Na semana passada, foramdist r ibuídas mais de duas mi lf ichas nas escolas estaduais,munic ipa is e par t icu lares emCar lópol is , onde a recept iv i -dade e a part icipação dos alu-nos foi grande.

Duran te toda a ta rde deterça- fe i ra , d ia sete, uma co-missão se reuniu na sede daSecre ta r ia de Tur ismo para

anal isar um a um todos os no-mes suger idos pelos estudan-tes, e em comum acordo che-garam aos nomes que f icarãomarcados na h is tór ia da c ida-de, e que também faz a repre-sentação de Car lópol is comoum dos maiores pólos produto-res de f ru tas de qual idade nopaís.

Uma única f icha, da a lunaM i r e l l e n d e O l i v e i r aCordeiro,do 5º Ano, da EscolaMunic ipa l José Sal les, teve onome "Lichibela", para a Lichia,escolhido pela comissão. Trin-ta e duas f ichas de cinco esco-las suger iram o nome "Goiabi-to" , para a go iaba, que fo i es-colhido pela comissão e, atra-vés de sorteio entre as suges-tões, o vencedor fo i a a lunaMaria Vitór ia Pedroso Dias, do1º Ano "E" , da Escola Munic i -

Governo Lança BomNegócio Paraná e Banco do

Empreendedor em IbaitiDa Assessoria

O Governo Estadual, por meio daFomento Paraná e em parceria como Município, lançou em Ibaiti o pro-grama Bom Negócio Paraná e o Ban-co do Empreendedor Paraná. A ceri-mônia de lançamento aconteceu às19h00 desta quarta-feira, dia 15, noauditório da Casa da Cultura. O even-to contou com a presença do prefeitoLuiz Carlos Peté dos Santos; do se-cretário municipal da Indústria e Co-mércio, Edemir Carneiro Gomes; doassessor técnico da Secretaria deEstado da Indústria e Comércio e co-ordenador do programa Bom Negó-cio Paraná, João Tigrinho; do asses-sor de gabinete da Secretaria Esta-dual da Ciência, Tecnologia e EnsinoSuperior, Mario Antonello, e do ge-rente de relações institucionais daFomento Paraná, Emílio Mattos.

Segundo João Tigrinho, o pro-grama Bom Negócio Paraná e o Ban-co do Empreendedor Paraná foramcriados especialmente para realizarações voltadas ao fortalecimento dosempreendedores de todos os muni-

cípios paranaenses: "O objetivo é in-centivar os empreendimentos, visan-do o desenvolvimento em cada mu-nicípio através de programas e açõesde incentivo aos micro e pequenosempreendedores. Por meio da linhade crédito do Banco do Empreende-dor os interessados poderão obter fi-nanciamentos com taxas de juros quevariam de 0,58% a 1,10% ao mês,dependendo do enquadramento doprojeto de cada cliente", explicou.

Além da linha de crédito para fi-nanciamentos, o programa Bom Ne-gócio Paraná também proporciona umcurso gratuito de capacitação em Ges-tão de Negócios com carga de 60 ho-ras/aula. "É uma excelente oportuni-dade para que o empreendedor ad-quira conhecimento técnico sobrecomo administrar a empresa. O cursoserá aplicado por professores da Uni-versidade Estadual Norte do Paraná(UENP), aqui mesmo em Ibaiti, e osinteressados devem procurar o agen-te de crédito, Reinaldo Fernandes Ri-beiro (Filé), para providenciar a ins-crição no programa", esclareceu Má-rio Antonello.

Os jogos acontecem até o próxi-mo sábado (25) e devem reunir 4.900estudantes do ensino regular e alunoscom deficiência de 15 a 17 anos. Oscampeões de cada modalidade tam-

bém disputarão a Olimpíada NacionalEscolar, programada para o mês dedezembro, em Cuiabá (MT).

CCO - A Comissão Central Orga-nizadora dos Jogos Escolares está no

Centro de Eventos Ismael Sperafico.Além de servir como refeitório, o localtambém abriga a administração, aten-dimento à imprensa e centro de convi-vência durante os jogos.

Além das competições, os atletasterão a oportunidade de conhecer ati-vidades artísticas, demonstração denovas modalidades como esgrima,tchouk ball, badminton, rúgbi, escala-

da e usar internet, games e um acervode livros que, ao final dos jogos, serádoado à Biblioteca Pública de Toledo.Todas as premiações também aconte-cerão no Centro de Eventos.

pal Benedito Rodrigues de Ca-margo.

Os dois vencedores ganha-ram um passeio de hel icópterocom acompanhante durante aVII I FrutFest e um celu lar, pa-trocinado pela empresa Move-par.

Participaram da escolha dosnomes o prefeito Carlinhos Puli-çã, secretário de Turismo NiltonJosé Teles, secretária de Edu-cação Fabielle Abucarub Domin-gues, secretário de Desenvolvi-mento Felipe Salles Coelho, apsicóloga Daniele Souza, Locu-tor Paulo César Tiri, procuradorgeral do município e presidenteda Comissão Organizadora daFrutFest,Marcos dos Santos Fa-gundes, Camila Akamatsu, re-presentando a APC, e JosianeHumanski, estagiária da secre-taria de Turismo.

Valores de financiamentos ofere-cidos:

De R$ 1.000,00 a 15.000,00 -para empresas com receita bruta anu-al de até R$ 360.000,00;

De R$ 15.000,01 a 300.000,00 -para empresas com receita bruta anu-al entre R$ 360.000,01 a3.600.000,00.

O que pode ser financiado:Investimento Fixo - Construção,

ampliação, reforma ou modernizaçãode empreendimentos, aquisição desoftwares, máquinas e equipamentos,além de treinamentos, consultorias,pesquisa, estudos e projetos relacio-nados ao investimento.

Investimento Misto - Financia oinvestimento fixo e o capital de giroassociado, limitado a 70% do valordo financiamento do investimento fixo.

Capital de Giro Puro - limitado aoperações de até R$ 15 mil.

Para obter mais informações osinteressados devem procurar o agen-te de crédito do Banco do Empreen-dedor Paraná, na Agência de Em-pregos de Ibaiti, em frente à Prefeitu-ra.

Page 5: Correio do Norte - Edição 606

5TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606 GERAL

Governo adequará farmácias especiaisnas 22 regionais de saúde do Estado

AEN

O governador Beto Richa anun-ciou nesta sexta-feira (17), na regiãoSudoeste, a reestruturação da redede distribuição de medicamentos es-pecializados do Estado, com a instala-ção de unidades do programa Far-mácia do Paraná. Com profissionais elocais apropriados para atendimentoao usuário, o programa tem o objetivode promover o acesso da populaçãoa remédios seguros, eficazes e de qua-lidade. Richa esteve nos municípios deClevelândia, Palmas e Pato Branco.

Uma das farmácias especiais ade-quadas ao novo modelo será instala-da no município de Pato Branco e aten-derá 15 municípios da região. Richaanunciou também o início da constru-ção de uma Unidade de Atenção Pri-mária à Saúde da Família em PatoBranco.

A rede Farmácia do Paraná foi cri-ada para atender os pacientes do cha-mado componente especializado, deresponsabilidade do Governo do Es-tado. Por meio dela são distribuídosmedicamentos para transplantados eportadores de doenças como hepati-te, Alzheimer, Parkinson, asma gravee esclerose múltipla, entre outras.

"São pacientes fragilizados queprecisam de atenção diferenciada doEstado. Nosso compromisso é rees-truturar a distribuição de medicamen-tos no Paraná para que a assistênciaà saúde seja mais ágil e de qualidadepara as famílias paranaenses", disseRicha.

Estão previstas unidades na Re-gião Metropolitana de Curitiba, Litoral,Ponta Grossa, Irati, Guarapuava,União da Vitória, Pato Branco, Fran-cisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Casca-vel, Campo Mourão, Umuarama, Cia-norte, Paranavaí, Maringá, Apucara-na, Londrina, Cornélio Procópio, Ja-carezinho, Toledo, Ivaiporã e Telêma-

co Borba.O governo também investe na

qualificação e custeio da assistência far-macêutica, destinando um incentivo fi-nanceiro para. municípios com popu-lação abaixo de 20 mil habitantes.

Richa reafirmou seu compromissode tratar a saúde com prioridade. Paraisso, neste ano, o governo estadualestá cumprindo, pela primeira vez, aEmenda Constitucional 29, que deter-mina a aplicação de 12% da receitado Estado em saúde. Isso representaum reforço de R$ 340 milhões no or-çamento da área.

O governador lembrou que no anopassado o governo contratou 87 far-macêuticos e bioquímicos para atuarna assistência farmacêutica estadual enas unidades do Estado. "A contrata-ção dos profissionais farmacêuticosdeu novo fôlego às nossas ações nes-sa área e as novas farmácias garanti-rão a assistência adequada ao cida-dão que precisa de medicamentos es-pecializados", destaca o secretário daSaúde, Michele Caputo Neto.

De acordo com o secretário, nosprimeiros seis meses de 2012, o Esta-do distribuiu mais de R$ 193 milhõesem medicamentos, sendo R$ 122 mi-lhões destinados ao componente espe-cializado (alto custo), além dos investi-mentos realizados com o consórcio, quechegaram a R$ 27 milhões em medica-mentos.

SÉTIMA REGIONAL - A unidadefarmacêutica da sétima regional de saú-de de Pato Branco vai atender os mu-nicípios de Bom Sucesso do Sul, Itape-jara do Oeste, Coronel Vivida, São João,Vitorino, Mariópolis, Clevelândia, Ho-nório Serpa, Mangueirinha, Sulina,Saudade do Iguaçu, Chopinzinho, Co-ronel Domingo Soares e Palmas. A novaFarmácia terá 550 metros quadrados econtará com estrutura para armazenare dispensar medicamentos para os 2,5mil usuários cadastrados. O investimen-

to na obra é de R$ 30 mil.Em um ano e meio de gestão, o

governo estadual distribuiu para a séti-ma regional cerca de R$ 9 milhões emmedicamentos. "A assistência farmacêu-tica é uma das áreas que encontramosmuito fragilizada e que por isso requerforte investimento em todas as regiões",disse o secretário.

AGRICULTURA - O governadortambém anunciou investimentos paraatender pequenos agricultores. Serãorepassados aos produtores rurais dosmunicípios de Clevelândia, Palmas ePato Branco cerca de R$ 140 mil paracompra de calcário. A meta do governoé distribuir 220 mil toneladas do insumo

para 23 mil agricultores paranaenses.O investimento total será de R$ 12 mi-lhões.

Richa destacou a importância daretomada do programa, que ficou pa-rado por quase dez anos, para melho-rar a fertilidade do solo paranaense. "Ocalcário é um insumo utilizado comocorretivo do solo e eleva a produtivida-de das lavouras. Nosso compromissoé oferecer condições de trabalho aohomem do campo", disse.

O governador autorizou ainda queo Instituto Águas Paraná instale siste-mas comunitários de abastecimento deágua para atender famílias da comuni-dade de Cruzeiro do Sul (Palmas), São

Roque (Pato Branco) e Assis Brasil(Clevelândia). Em todo o Paraná, se-rão construídas 480 unidades seme-lhantes nos municípios que apresentamÍndice de Desenvolvimento Humano(IDH) abaixo da média do Estado.

Para Pato Branco foram liberadosainda R$ 200 mil para a aquisição dealimentos da agricultura familiar, benefi-ciando 47 entidades fornecedoras. OParaná é o primeiro Estado a cumprir alegislação federal que determina que30% dos recursos do Programa Naci-onal de Alimentação Escolar sejam utili-zados na compra de alimentos prove-nientes da agricultura familiar.

HABITAÇÃO - Richa autorizou ain-

da a construção de 190 unidades habi-tacionais em Clevelândia e 130 em Pal-mas. O investimento nos dois municípi-os será de R$ 12 milhões. SegundoRicha, a meta do governo é promoveruma revolução na área habitacional noEstado, construindo 100 mil moradiaspopulares em quatro anos. O progra-ma Morar Bem Paraná abrange medi-das de regularização fundiária, o finan-ciamento para construção de novas uni-dades e a melhoria de moradias urba-nas e rurais.

O presidente da Assembleia Legis-lativa do Paraná, deputado Valdir Ros-soni, acompanhou o governador emvisita aos municípios.

Museu Oscar Niemeyer éescolhido o melhor ponto

turístico de Curitiba

AEN

O Museu Osca r N iemeye r(MON) está em pr imei ro lugarentre 48 atrações turíst icas deCur i t iba, para os v is i tantes dos i te Tr ipAdv isor, um dos ma i -o res po r ta i s de v i agem e t u -r i s m o d o m u n d o . O s o u t r o se s c o l h i d o s , d e s e g u n d o aqu in to l uga r, f o ram: Pa rqueTanguá, Jard im Botân ico, Es-t rada da Graciosa e L inha Tu-r ismo.

O museu ob teve 4 ,5 pon -tos , na esca la a té o máx imode 5, e recebeu cer t i f icado deexce lênc ia da p res iden te doTr ipAdv isor nos Es tados Un i -dos, Chr is t ine Petersen. Umaméd ia de 15 m i l pessoas de

vá r i os l uga res do mundo v i -s i t am o museu po r mês . Nomês passado , 30 m i l v i s i t an -tes es t i ve ram no espaço , nú -mero mensa l r eco rde desdeque o museu fo i i naugu rado ,em 2002.

E m n o v e m b r o , o m u s e ucomp le ta 10 anos de a t i v ida -des e vár ias ações estão pre-v i s t a s p a r a c o m e m o r a r ada ta , en t re e l as uma mos t ras o b r e o e s c r i t o r P a u l o L e -minsk i , em se tembro , e ou t rado a r t i s t a f r ancês Edga r De -gas.

Em seus mais de 17 mil me-tros quadrados, o MON já re-cebeu obras de Roy Lichtens-tein, Candido Port inar i , Fr idaKahlo, Martin Chambi, Antanas

Sutkus, Antoni Tàpies, SalvadorDa l í , Marc R iboud , B rassa ï ,Fernando Bote ro , Tars i la doAmaral , Pablo Picasso, Di Ca-valcanti, entre outros. No dia 26de ju lho des te ano o museuabriu a exposição "Modigl iani ,imagens de uma vida", com 59obras do artista italiano AmedeoModigliani.

O Museu Oscar Niemeyertambém real iza ações educati-vas, abr iga a Reserva Técnicae o Laboratór io de Conserva-ção e Restauro, onde as obrassão armazenadas seguindo cri-té r ios in ternac iona is . Possu iainda o setor de Documentaçãoe Referência com cerca de 5 milpublicações e 1.300 periódicospara pesquisa.

Paraná lidera geração deempregos no Sul em julho

AEN

O Paraná foi o estado da regiãoSul que mais gerou empregos no mêsde julho. Foram 6.006 novas vagas,resultado 0,23% superior ao estoquede assalariados com carteira assina-da de junho. O Rio Grande do Sulgerou 3.827 vagas e Santa Catarina,3.227. Os dados são do CadastroGeral de Empregados e Desempre-gados (Caged), do Ministério do Tra-balho, e foram divulgados nesta quin-ta-feira (16/08).

Nos sete primeiros meses do ano,foram criados no Estado 97.210 em-pregos com carteira assinada, um au-mento de 3,89% em relação ao mes-mo período do ano anterior. Nos últi-mos 12 meses, houve um crescimentode 4,48% no nível de emprego, com a

criação de 111.451 postos de traba-lho.

Os setores que mais geraram em-pregos em julho foram comércio (1.950postos), serviços (1.731) e indústriade transformação (982). Os municípi-os que mais criaram postos de traba-lho foram Curitiba, com 2259 novasvagas, Londrina, com 819, e Parana-vaí, com 322 empregos.

Para o secretário estadual do Tra-balho, Emprego e Economia Solidá-ria, Luiz Claudio Romanelli, o desem-penho do Paraná em relação aos de-mais estados da região Sul mostra oacerto das políticas públicas de gera-ção de emprego e renda e de estímuloà industrialização adotadas pelo go-verno do Estado. "O Paraná teve omelhor desempenho da região Sul nosúltimos doze meses e mantém a lide-

rança este ano, com um desempenhopositivo mesmo num cenário de desa-celeração da economia", afirma.

BRASIL - No país foram criados142.496 novos postos de trabalho nomês de julho. Houve crescimento de0,37% em relação à quantidade detrabalhadores no mercado formal nomês anterior. No acumulado do ano,foram criados 1.232.843 postos de tra-balho, uma expansão de 3,25% emrelação ao estoque de dezembro de2012. Nos últimos 12 meses, o aumen-to foi de 1.538.472 empregos, corres-pondendo à elevação de 4,09%. Osetor de serviços foi o que verificoumaior crescimento em número de va-gas, com acréscimo de 39.060 postos(+0,25%). Na agricultura foi observa-da a maior taxa de crescimento: 1,42%,o equivalente a 23.951 novos postos.

Page 6: Correio do Norte - Edição 606

6 TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606CIDADES

Cia Teatro de Tábuas fazapresentações em Siqueira Campos

Da RedaçãoIsaele Machado

A Companhia de Teatro, Te-at ro de Tabuas chegou na c i -dade de Siquei ra Campos noul t imo (1 8) , já no domingo fo ife i ta a montagem da carreta(per to da ASE) que fo i t rans-fo rmada em c ine tea t ro . Deacordo com Peterson Ricardo- Ator da CIA, a Duke Energy,empresa geradora de energ iaelétr ica no r io Paranapanema,e o Teatro de Tábuas , ONGligada à cultura itinerante, apóso sucesso da c i r cu lação de2011 vo l tam a convidar, em2012, mais de 70 municípios aolongo do r io Paranapanema apart iciparem de um grande cir-cui to cul tural . " É o Paranapa-nema vendo a cul tura navegarpor todas as suas águas", des-tacou.

O Circuito Estradafora é umprojeto cultural i t inerante cr ia-do em 2004 que fo i desenvol -v ido para v ia jar de forma au-tônoma por todo ter r i tór io na-c ional , com objet ivo de demo-crat izar o acesso à cul tura e àar te , promovendo apresenta-ções teatrais, exib ições de f i l -mes, palestras e of ic inas atra-vés do apoio de empresas queinvestem em ar te e educação.Em 7 anos de at iv idade o pro-je to já rea l izou 2331 sessõesde teatro e c inema para cercade 317.000 espectadores em195 cidades.

Norte Pioneiro recebeônibus do projeto

"Menina Fantástico"

Coluna do BatyáUma coisa é uma coisa

Outra coisa é outra coisa

Porque você rói as unhas

O hábito de roer as unhas, geralmente inicia-se aos 05 anos de idade com o inícioda escolaridade e das mudanças sociais e adaptações emocionais.

Quando são vividos momentos ansiosos ou angustiantes através do corpo inicia-se a "começão" de unhas.

Uma coisa é uma coisa

Outra coisa é outra coisaComer unhas não faz bem a saúde e nem enche a barriga, ou enche???...Pior é ver que os marmanjos também tem esse costumePrincipalmente os torcedores de times que estão na zona de rebaixamento da série

A do BrasileiroMas é fácil parar de roer as unhasÉ só ficar com a pulga atrás da orelhaOu sair por aí dando bom dia até para cavalos.E tive uma idéia para a próxima ediçãoVou descobrir porque tem gente que dá bom dia para cavalos.

Wendy Comunicações

A cidade de Ribeirão do Pi-nhal receberá nesta terça-feira,21, o ônibus do projeto "MeninaFan tás t i co " do p rog rama daRede Globo de Televisão Fan-tástico. As mulheres entre 15 e25 anos que sonham em se tor-nar modelo podem comparecerna Praça Erasmo Cordeiro e fa-zer sua inscrição para o concur-so.

Para participar, as candida-tas devem ter ent re 15 e 25anos. Mas atenção: quem fizer15 anos depois de 19 de agostonão pode entrar. E quem tivermais de 25 anos até esta datatambém não. Agora, o ônibusserá o local para as inscrições epré-se leção das cand ida tas .Quatro ônibus que simulam umambiente de agência de mode-los vão passar por 256 cidadesdo Brasil em busca da nova Me-

nina Fantástica. Mas também épossível se inscrever por carta.

O concurso vai até dezem-bro e a seleção será realizadaem etapas. Haverá seleção diá-ria pela comissão julgadora doconcurso nos próprios ônibus.As candidatas pré-selecionadasparticiparão da próxima etapado concurso. Na terça-feira tam-bém haverá seleção na Praça doCentro de Eventos de CornélioProcópio.

Homem é roubado emestrada da zona rural e motoé furtada no final de semana

De Siquei ra CamposBet ty Gois

A equipe da Pol íc ia Mi l i ta rde S ique i ra Campos fo i cha-mada para a tender uma ocor -rênc ia na sex ta- fe i ra (17) porvo l ta de 21h00 após um ho-mem ter sido abordado em umaest rada ru ra l no Ba i r ro Mon-jo le i ro por t rês homens arma-dos.

Na ação os homens rouba-

ram 400 rea is da v í t ima, queten tou reag i r após te r perce-b ido que a a rma era uma s i -mu lação , mas fo i j ogado nochão e chutado pe los t rês ho-mens. Os homens fugiram sen-t ido a Bar raca do Mine i ro .

A PM fo i a té o local e apósa descr ição dos homens e doc a r r o u s a d o p o r e l e s f e zabordagem de um veículo comas mesmas características, masnão fo i reconhecido pela v í t i -

ma.No sábado (18) uma moto

foi furtada na Rua Beija Flor emSiqueira Campos. A vítima con-tou que deixou a moto estacio-nada em frente sua residênciapor vo l ta das 21h30 e quandovo l tou por vo l ta de 00h30 amoto não estava mais no local.

A moto é uma CG Titan KSEv e r m e l h a c o m p l a c a s A K K -2992 de S ique i ra Campos -PR.

Page 7: Correio do Norte - Edição 606

7TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606

Mais um acidente na Curva dos Fiates em Siqueira CamposPOLICIAL

De Siqueira CamposBetty Gois

No domingo (19) às 16h40aconteceu mais um acidente naCurva dos Fiates em SiqueiraCampos. O tombamento de umacarreta aconteceu no km 285 daPR-092 entre Siqueira Campose Quatiguá.

O motorista Dnagelo Sandrinide 30 anos perdeu o controle daScania P114 com placas de Urus-sanga - SC ao fazer a curva etombou.

Dangelo foi encaminhado àSanta Casa de Misericórdia deSiqueira Campos pelo SAMU -Serviço de Atendimento Móvel deUrgência com ferimento leves ecom queixas de dores no tórax.

A carreta ficou com a cabinedestruída.

As equipes da Polícia MilitarRodoviária e da Defesa Civi latenderam ao acidente.

A Curva dos Fiates

A curva fica localizada na ro-dovia Parigot de Souza entre osquilômetros 284 e 285 e é conhe-

Mulher é vítima de balaperdida ao descer de ônibus

Morto em acidente,motociclista levava

15 kg de maconha

cida pelo alto número de aciden-tes ocorridos no local.

Após várias solicitações dacomunidade, vereadores e depu-tados foi instalado um radar a fimde evitar os acidentes, e com issoforam feitas adequações na pis-ta, como a retirada da terceirafaixa e a falta do acostamento. Asadequações causaram novo pe-dido, pois após a instalação doradar aconteceu um acidente gra-víssimo com morte no sentido con-trário ao radar.

Na terça-feira passada (14)o engenheiro do DER - Departa-mento de Estradas de RodagemHugo foi junto com o presidenteda Câmara César Ricardo Kukele o vereador Raul Teixeira até aCurva dos Fiates. Os vereado-res reclamam que a curva ficoumais perigosa do que já era e en-viaram ofício com pedidos dasmudanças, inclusive de outro ra-dar para diminuir a velocidadedos veículos.

Os vereadores também suge-riram colocar placas próximas àcurva com mensagens e imagensde impacto e a duplicação da ro-dovia.

Redação Bonde

Um rapaz ainda não identifi-cado, com idade estimada de 30anos, morreu na noi te destaquinta-feira (16) após colidir amotocicleta que conduzia con-tra canaleta à margem da rodo-via PR-525, em Nova Américada Colina, a 32 km de CornélioProcópio.

Segundo o cabo Fernandez,

Redação Bonde

Uma mulher foi vítima de balaperdida na noite de sábado (18),no bairro Bacacheri, em Curitiba.

da Polícia Rodoviária Estadual(PRE), a vítima não portava do-cumentos, o que impossibil itoua sua identif icação. Na bolsaque o rapaz transportava, ospoliciais rodoviários encontra-ram 15,6 quilos de maconha,embalados em 16 grandes ta-bletes e seis pequenas porções.

O acidente ocorreu em umacurva aberta e as causas aindaserão invest igadas. O jovem

conduzia uma motocicleta Hon-da CG Titan 125, com placas deBauru. O proprietário do veícu-lo já foi identificado.

O corpo da vít ima foi enca-minhado ao Instituto Médico Le-gal de Londrina e até às 8h40desta sexta-feira (17) permane-cia sem identificação. A motoci-cleta e a droga foram encami-nhados para a delegacia de As-saí.

Ela descia de um ônibus quandofoi atingida no ombro por um tiro.

De acordo com a rádio BandaB, o suspeito estava de carro e nomomento perseguia e atirava con-

tra dois rapazes que estavam narua.

A mulher foi atendida pelo Si-ate e levada para o Hospital Ca-juru.

GIRO POLICIAL

Mulher é encontrada nua einconsciente no interior do PR

Redação Bonde

Uma mulher de aproximadamen-te 30 anos de idade foi encontradainconsciente por volta das 4h45 damadrugada desta segunda-feira

(20), em Goioerê, município a 78 kmde Campo Mourão. A mulher estavacompletamente nua e bastante feri-da.

Ela apresentava ferimento norosto, próximo ao olho, possivelmen-

te causado por um objeto perfuran-te. Além de escoriações no queixo esangramento na boca. A vítima nãopossuia nenhum tipo de documento.Ela foi levada para o Pronto Socorroda cidade, correndo risco de morte.

Objeto atinge para-brisa decarro e mata passageira

Redação Bonde

Uma mulher de 27 anos morreuatingida por uma lona para freios decaminhão. O acidente foi na tardedeste domingo (19), na PR-281, pró-

ximo a Realeza, no Sudoeste doEstado.

De acordo a Polícia RodoviáriaEstadual, o objeto estava na pistaquando um caminhão passou e ar-remessou na direção do veículo onde

a mulher estava. A lona quebrou opara-brisa do carro e atingiu a vítimaem cheio no banco do passageiro.

Katty Karine da Silva morreu nahora. Ela estava no carro com omarido e dois filhos.

Page 8: Correio do Norte - Edição 606

8 TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606DIVULGAÇÃO

Page 9: Correio do Norte - Edição 606

1BTERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606 DIVULGAÇÃO

Page 10: Correio do Norte - Edição 606

2B TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606EDITAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

LEGISLAÇÃO MUNICIPALDECRETO 852/2012

Ementa: Abre Crédito Suplementar e dá outras providências.LUIZ ANTONIO LIECHOCKI, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e aindaamparado na Lei Municipal n.º 639/2011, em seu artigo 8º e a Lei de Diretrizes Orçamentárias n.º 606/2011 em seu artigo 36parágrafo únicoDecreta:Art. 1º - Fica aberto no corrente Exercício o Crédito Adicional Suplementar, no Orçamento Geral do Município, no valor de R$6.050,00 (seis mil e cinquenta Reais) destinado ao reforço das seguintes dotações orçamentárias.Suplementação07.001.12.361.0042..2.059.000 Serviços de Transporte Escolar(217) 3.3.90.39.00.00.00 31120 Outros Serviços de Terceiros - PJ R$ 6.050,00Art. 2º - Os recursos serão suplementados através de anulação parcial de dotação, conforme a seguir:Redução07.001.12.361.0042..2.059.000 Serviços de Transporte Escolar(212) 3.3.90.30.00.00.00 31120 MATERIAL DE CONSUMO R$ 3.050,0007.001.12.361.0042..2.059.000 Serviços de Transporte Escolar(214) 3.3.90.36.00.00.00 31120 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS - PF R$ 2.400,0007.001.12.361.0042..2.059.000 Serviços de Transporte Escolar(219) 4.4.90.52.00.00.00 31120 EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE R$ 600,00Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.Siqueira Campos, 14 de agosto de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

l

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

LEGISLAÇÃO MUNICIPALDECRETO 853/2012

Ementa: Abre Crédito Adicional Especial e dá outras providências.

LUIZ ANTONIO LIECHOCKI, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais e aindaamparado na Lei Municipal n.º 753/2012Decreta:Art. 1º - Fica aberto no corrente exercício o Crédito Adicional Especial, no Orçamento do Executivo Municipal, na importância deR$ 5.000,00 (cinco mil Reais), em conformidade com o disposto a seguir:08.001.20.601.0014.2.047.000 Manutenção da Divisão de Agricultura, Pecuária e AbastecimentoDESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR3.3.30.93.00.00 31764 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES R$ 5.000,00Art. 2º - Os recursos para cobertura da dotação serão através de anulação parcial de dotação conforme a seguir e provávelexcesso de arrecadação no valor de R$ 431,25 na receita 13.25.01.99.64.00 fonte 31764.08.001.20.601.0014.2.047.000 Manutenção da Divisão de Agricultura, Pecuária e AbastecimentoDESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR(238)44.90.52.00.00 31764 EQUIPAMENTOS E MAT.PERMANENTE R$ 4.568,75Art. 3º - Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.Siqueira Campos, 15 de agosto de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

EDITAL DE CONVOCAÇÃOCONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL Nº. 01/2011

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SIQUEIRA CAMPOS/PR, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Art.37 da Constituição Federal, as Legislações Estadual e Municipal em vigor e em conformidade com o Edital de Concurso Públiconº. 001/2011, TORNA PÚBLICO a CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS HABILITADOS, relacionados abaixo, para o provimento decargos públicos dos quadros de pessoal, conforme resultado final devidamente publicado:

Laís Maria Nogueira do Nascimento - RG. 9.852.335-9/PR - Assistente Social

Os convocados deverão comparecer, até o dia 24 de agosto do corrente ano, das 08:00 às 11:30, na Departamento deAdministração, situado na Rua Marechal Deodoro, 1837, prédio principal da Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, paraapresentação, entrega dos documentos e marcação dos exames de saúde pré-admissionais.

Siqueira Campos, 20 de agosto de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

LEGISLAÇÃO MUNICIPALLEI 753/2012

Súmula: Autoriza a alteração do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentá-ria através da abertura de um Crédito Adicional Especial na importância de R$ 5.000,00 e dá outras providências.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOS, ESTADO DO PARANÁ, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIO-NO A SEGUINTE LEI:

TITULO ICAPÍTULO IDA ALTERAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL

Art. 1º - Fica alterada a Lei n.º 373, de 17 de dezembro de 2009 - Lei o PPA - Plano Plurianual, para o exercício financeiro de 2012,em conformidade com o disposto neste ato, relativamente à abertura de um Crédito Adicional Especial, no valor de R$ 5.000,00(cinco mil Reais), instituindo-se para tal junto à matéria orçamentária em execução, as seguintes contas:08.001.20.601.0014.2.047.000 Manutenção da Divisão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR3.3.30.93.00.00 31764 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES R$ 5.000,00

CAPÍTULO IIDA ALTERAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Art. 2º - Fica igualmente alterada a Lei n.º 606, de 30 de agosto de 2011 - LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercíciofinanceiro de 2012, em conformidade com o disposto neste ato, objetivando ao atendimento de despesas de investimentos.

CAPÍTULO IIIDA ALTERAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Art. 3º - Fica alterado o Orçamento Geral do Município de Siqueira Campos do exercício de 2012 - LOA, através da abertura deCrédito Adicional Especial na importância de R$ 5.000,00 (cinco mil Reais), destinado ao investimento neste Ente Federado,conforme disposto neste ato e normas constitucionais determinantes.

CAPÍTULO IVDO LIMITE DO CRÉDITO E DA ABERTURA

Art. 4º - Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a proceder por ato próprio, à abertura de Crédito Adicional Especialna importância de R$ 5.000,00 (cinco mil Reais), em conformidade com o disposto a seguir:08.001.20.601.0014.2.047.000 Manutenção da Divisão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR3.3.30.93.00.00 31764 INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES R$ 5.000,00

Art. 5º - Os recursos para cobertura da dotação serão através de anulação parcial de dotação conforme a seguir e provávelexcesso de arrecadação no valor de R$ 431,25 na receita 13.25.01.99.64.00 fonte 31764.08.001.20.601.0014.2.047.000 Manutenção da Divisão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

DESPESA FONTE DESCRIÇÃO VALOR(238)44.90.52.00.00 31764 EQUIPAMENTOS E MAT.PERMANENTE R$ 4.568,75

Art. 6º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições contrárias.Siqueira Campos, 15 de agosto de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

Page 11: Correio do Norte - Edição 606

3BTERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606 EDITAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

LEGISLAÇÃO MUNICIPALPORTARIA 131/2012

LUIZ ANTONIO LIECHOCKI, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e aindacom base no art. 71, inciso VI da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:

1 - Exonerar, a pedido, do cargo de ASSISTENTE SOCIAL, a servidora MERILIN CARVALHO FERREIRA, RG n.º 6.452.533-6SSP PR.Publique-se.Siqueira Campos, 13 de agosto de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

LEGISLAÇÃO MUNICIPALPORTARIA 132/2012

LUIZ ANTONIO LIECHOCKI, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná no uso de suas atribuições legais e aindacom base no art. 93, inciso II, alínea "a" da Lei Orgânica MunicipalRESOLVE:1 - Nomear, em razão de aprovação no Concurso Público n.º 001/2011, os seguintes cidadãos:

Publique-se.Siqueira Campos, 13 de agosto de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

LEGISLAÇÃO MUNICIPALPORTARIA 133/2012

LUIZ ANTONIO LIECHOCKI, Prefeito Municipal de Siqueira Campos, Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, e aindacom base no art. 71, inciso VI da Lei Orgânica Municipal

RESOLVE:1 - Exonerar, a pedido, do cargo de AGENTE ADMINISTRATIVO, o servidor JONATHO WOJNAROVICZ E SILVA JÚNIOR, RGn.º 9.812.256-7 SSP PR.

Publique-se.Siqueira Campos, 15 de agosto de 2012.

Luiz Antonio LiechockiPrefeito Municipal

PREFEITURA MUNICIPAL DE SIQUEIRA CAMPOSEstado do Parana

Resumo de Edital nº 40/2012 - Pregão Presencial.

OBJETO: Registro de Preços de serviços de tapeçaria para a frota municipal e mobiliários diversos. A aquisição será conformea necessi-dade, pelo período de 5 meses. Conforme especificações contidas no Anexo I.

Protocolo até as 14:00 do dia 03/09/2012.

ABERTURA: 03 de setembro de 2012 - Hora: 14:00.LOCAL DE ABERTURA: Prefeitura Municipal, Rua Marechal Deodoro nº 1837.INFORMAÇÕES E EDITAL COMPLETO: Prefeitura Municipal, Tel: (43) 3571-1122 - Departamento de Administração (ramal 218),email: [email protected] ou site: www.siqueiracampos.pr.gov.br

Siqueira Campos, 20 de agosto de 2012.

Aguinaldo Rufino de CarvalhoPregoeiro Oficial

SÚMULA DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A empresa Technolav Lavanderia Industrial Ltda torna público que requereu ao IAP de Jacarezinho a prorrogaçãoda Licença de Operação nº 16.587 para lavanderia industrial implantada à Rod. Municipal Siqueira Campos/Barbosa S/N km 4 no Bairro Água da Pedreira em Siqueira Campos - Paraná.

SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A empresa Technolav Lavanderia Industrial Ltda torna pública que requereu ao IAP de Jacarezinho, a Concessãode Licença de Operação, para lavanderia industrial implantada à Rod. Municipal Siqueira Campos/Barbosa S/Nkm 4 no Bairro Água da Pedreira em Siqueira Campos - Paraná.

Hiperatividade em criançasprejudica aprendizado

UOL

Desatenção, inquietação e impulsi-vidade são alguns dos indícios de queseu filho pode ser hiperativo. Segundolevantamento do Programa de Atendi-mento de Hiperatividade do Hospital dasClínicas da FMUSP, ligado à Secretariade Estado da Saúde e maior complexohospitalar da América Latina, 90% dascrianças atendidas no ambulatório da uni-dade são meninos na idade escolar, dos6 aos 17 anos.

A hiperatividade traz prejuízos, prin-cipalmente, no período escolar da crian-ça, e não deve ser confundida com asimples agitação ou eventuais casos debagunça.

O psiquiatra e coordenador do pro-

grama, Enio Andrade, explica que,devido à presença de outras crian-ças na sala de aula, os sintomas sãomais facilmente percebidos nessesambientes.

Para ele, os professores são osprimeiros a perceber que a criançanão é apenas bagunceira e os paisprecisam ouvi-las com mais atenção.

As crianças podem apresentaresporadicamente as característicascitadas acima, sem que isso signifi-que uma patologia. Para ser de fatohiperatividade, que precisa ser di-agnosticada por um profissional, ossintomas têm que ser constantes, es-tarem presentes em ambientes diver-sos e com uma duração mínima deseis meses.

Quanto mais cedo a hiperativida-de for diagnosticada, menos prejuízoa criança terá. O mais indicado parao tratamento é acompanhamento compsiquiatra e com um grupo multidisci-plinar. Para isso os pais precisam es-quecer o preconceito contra essa ci-ência.

O tratamento normalmente é feitocom medicamentos para estimular ocontrole de atenção. Isso porque ohiperativo presta atenção em tudo aomesmo tempo e não mantém o foco, oque prejudica, principalmente, oaprendizado. Cerca de 80% das cri-anças atendidas no Programa de Aten-dimento Hiperatividade do HC apre-sentam melhoras ao longo do trata-mento.

Page 12: Correio do Norte - Edição 606

4B TERÇA-FEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2012 - EDIÇÃO 606VARIEDADES

RESUMO DE NOVELASAMOR ETERNO

AMORTerça-Feira, 21/08/2012

Dimas acusa Melissa de ter assassinado AngélicaAngélica se sente mal perto de Melissa. Fernando

tenta provocar Rodrigo se aproximando de Miriam. Jacira deixa Tobias enciumado. Laudelino vêAngélica ferida e corre para levá-la ao hospital. Começa o casamento de Antônio e Deolinda.Laudelino afirma que Rodrigo atirou em Angélica. Virgílio encontra sangue em sua casa e sedesespera. Valéria implica com Elisa. Marlene sofre por Laís ter perdoado Eduardo. Pedro ficaincomodado ao ver Gracinha com Jair. Melissa exige que Elisa pegue a carta que Angélica envioupara Rodrigo. Virgílio tenta descobrir o que aconteceu com Angélica. Regina afasta Michele deJunior. Elisa comenta com Fernando que algo de estranho está acontecendo entre Rodrigo e Miriam.Dimas acusa Melissa de ter assassinado Angélica. Elisa escuta Rodrigo falando com Miriam sobrea viagem.

CHEIAS DECHARME

Terça-Feira, 21/08/2012Cida vê Elano com Stela e acaba beijando Conrado

Tom afasta Rosário de Inácio/Fabian. Epifânia avisa a Voleide que Máslova não é confiável. Elanoconvida Stela para jantar em sua casa. Lygia pensa no beijo que trocou com Gilson. Inácio/Fabianbeija Rosário. Sandro paga a pensão de Padrick. Cida faz uma festa na piscina e a família Sarmentofica incomodada. Branca procura Sandro e Sônia não gosta. Brunessa conta para Cida que viuElano com uma garota no Chopeokê. Rosário conta para Penha e Cida que gostou do beijo deFabian. Inácio não deixa Dinha se mudar do bufê. Socorro vê Tom entregar o pendrive para Kleitoncom o novo vídeo das Empreguetes. Elano leva Stela e Rebeca ao Borralho. Samuel se exibe paraBeatriz e Alana acha graça. Manuela se revolta com Lygia por causa de Alejandro. Cida vê Elanocom Stela e acaba beijando Conrado.

AVENIDA BRASILTerça-Feira, 21/08/2012

Homens do Divino invadem o campo onde Suelenfaz suas fotos

Nina tenta impedir Jorginho de brigar com Max.Todos no Divino tentam evitar que Suelen faça as fotos para a revista. Tessália diz a Olenka quedesconfia de Leleco. Muricy flagra Zezé massageando Adauto. Leleco finge indignação ao pegarTessália tentando ouvir sua conversa. Os homens do Divino invadem o campo onde Suelen faz suasfotos. Jimmy leva um contrato para Cadinho assinar enquanto se exercita com Noêmia. Tufãopergunta a Carminha de onde Max conhece Lucinda. Débora se diverte com Iran. Jorginho procuraDébora.

HoróscopoÁriesAs energias continuam fortes e mexemainda com sua vida familiar e emoções,especialmente as que envolvem o pas-sado. As raivas latentes podem vir àtona nesta fase. Caso tenha que assi-nar um documento importante, obser-ve minuciosamente as cláusulas.

TouroSeu regente cont inua press ionado esua vida se enche de tensão. Alguns re-lacionamentos vão embora, enquantooutros chegam até você. A hora é delimpeza emocional. Deixe o Universotrabalhar sem exercer controle.

GêmeosUma energia de tudo ou nada tomaconta de suas finanças. Mantenha-assob controle, pois há risco de negóci-os mal feitos nos próximos 10 dias. Noentanto, há uma mudança de energiasem sua vida material. Fique de olhosbem abertos, pois é possível que sejapara melhor.

CâncerVênus cont inua press ionada em seusigno e seus relacionamentos podemestar sendo duramente testados. Umamudança es tá prev i s ta e t em mui tachance de ser para melhor. As finançastambém passam por uma fase de melho-ra.

LeãoO Sol em seu signo recebe ótimas vi-brações de Marte e Saturno e organizaseus negócios. Projetos de viagens po-dem também se tornar mais concretos.Vênus continua pedindo reavaliaçõesefetivas nos relacionamentos.

VirgemO Sol continua em Leão e sua energiavital continua baixa. É hora de cuidarde sua saúde e não abusar de nada quepossa causar desgaste de sua energia.Trabalhe e estude moderadamente. Noamor, a fase é de grandes mudanças.

LibraMarte e Saturno em grau exato em seusigno colocam sua paciência em che-que. As raivas são testadas, assim comosua tolerância. Emoções antigas devemvir à tona e precisam ser enfrentadas.Seu regente ainda é duramente pressi-onado.

EscorpiãoSeu regente , envolvido em um tensoaspecto no céu, cobra dos relaciona-mentos, tanto os pessoais quanto osprofissionais. O trabalho pode conti-nuar passando por mudanças duranteos próximos sete dias.

SagitárioSeu romance é duramente testado nes-tes próximos dias por conta da tensãoque Urano exerce sobre Vênus. No en-tanto, pode haver aprofundamento dorelacionamento depois das provações.Deixe o Universo agir.

CapricórnioPlutão em seu signo continua exigin-do aceitação diante de mudanças quetêm s ido inev i táve is . Especia lmenteseus relacionamentos mais concretos,como casamento e sociedade, passamnovamente por esse processo. Paciên-cia.

AquárioNesta fase de tensão emocional e ne-cessidade de deixar para trás algunssentimentos desnecessários, seus ner-vos são testados. Cuide de sua saúde,pois um stress emocional pode acome-ter você. Trabalho em fase de mudan-ças.

PeixesSuas emoções são testadas intensamen-te , especialmente as re lacionadas àuma pessoa especial. Não se deixe le-var por sentimentos negativos e anti-gos, como a rejeição ou a sensação demenos valia. Cuide de seu coração.