Corrupção No Serviço Público

2
Mecanismo de combate a corrupção no serviço público Inicio das atividades: 28/10/2015 Término das atividades: 30/10/2015 Coordenador: Flavio Pereira de Souza Colaboradores: Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho / Leandro dos Santos Silva / Gilson Chagas Discentes: Ciências Contábeis (CICON2NA) Floranice Peixoto dos Santos Leandro Rodrigo Dyego Hebert Araujo INTRODUÇÃO: A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse . De acordo com o contexto histórico do brasileiro a corrupção está no DNA, já vem desde a época do descobrimento do Brasil, há mais de 500 anos e segue até os dias atuais. Agora com grandes práticas delituosas, como, recebimento de propina, apropriação de bem público, Fraudes em licitações, dentre outros atos de corrupção, com políticos, advogados e empresários impulsionando os atos dos servidores públicos para tornarem os crimes realidade. Tem que ser desenvolvida ações não só de curto e médio, mas também de longo prazo. Há necessidade de se investir em educação para aumentar o nível de cidadania e envolver a sociedade no processo de fiscalização. Uma medida de combate a fraude seria mais transparência na administração e acesso público as informações. Ainda 77% dos municípios as contas não estão disponíveis. Não existe justificativa válida para não se ter transparência, mas mesmo assim, alegam impossibilidade de recurso para tornar o acesso possível. OBJETIVO: impedir desvios que podem chegar a R$ 85 bilhões por ano no país

description

Roubo no serviço público

Transcript of Corrupção No Serviço Público

Page 1: Corrupção No Serviço Público

Mecanismo de combate a corrupção no serviço público

Inicio das atividades: 28/10/2015

Término das atividades: 30/10/2015

Coordenador:

Flavio Pereira de Souza

Colaboradores:

Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho / Leandro dos Santos Silva / Gilson Chagas

Discentes:

Ciências Contábeis (CICON2NA)

Floranice Peixoto dos Santos

Leandro Rodrigo

Dyego Hebert Araujo

INTRODUÇÃO: A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse. De acordo com o contexto histórico do brasileiro a corrupção está no DNA, já vem desde a época do descobrimento do Brasil, há mais de 500 anos e segue até os dias atuais. Agora com grandes práticas delituosas, como, recebimento de propina, apropriação de bem público, Fraudes em licitações, dentre outros atos de corrupção, com políticos, advogados e empresários impulsionando os atos dos servidores públicos para tornarem os crimes realidade.

Tem que ser desenvolvida ações não só de curto e médio, mas também de longo prazo. Há necessidade de se investir em educação para aumentar o nível de cidadania e envolver a sociedade no processo de fiscalização. Uma medida de combate a fraude seria mais transparência na administração e acesso público as informações. Ainda 77% dos municípios as contas não estão disponíveis. Não existe justificativa válida para não se ter transparência, mas mesmo assim, alegam impossibilidade de recurso para tornar o acesso possível.

OBJETIVO: impedir desvios que podem chegar a  R$ 85 bilhões por ano no país

MÉTODOS: , órgãos públicos estão adotando mecanismos de prevenção e combate a corrupção. RESULTADOS: Programas que cruzam dados, cadastro de empresas fichas-sujas e cartão específico para compras emergenciais são alguns exemplos de ferramentas que podem identificar fraudes e evitar o mau uso do dinheiro público. Na esfera federal, a Controladoria-Geral da União (CGU) criou, neste ano, um prêmio para destacar estas iniciativas e, ao mesmo tempo, estimular que outros ministérios e departamentos adotem boas práticas. CONCLUSÃO: Os mecanismos de fiscalização são vulneráveis à corrupção. Uma medida fundamental é a fiscalização adequada sobre a fiscalização. os governos têm sido lentos na implementação de ações que coíbam a corrupção, e são estas brechas que estimulam a continuidade do problema.

PALAVRAS CHAVE: Combate a fraude, transparência e fiscalização