Crescer On-line - março de 2015

7
nº 71 Março de 2015

description

Boletim do Movimento Oásis em Portugal

Transcript of Crescer On-line - março de 2015

nº 71 Março de 2015

Crescer on-line - Março de 2015 - Página nº 2

PALAVRA DO FUNDADORRessuscitou: nós acreditamos

Diz São Paulo – com ar de quem não dá espaço à contestação: “Se Cristo não tivesse ressuscitado dos mortos, seria vã a nossa fé e inútil a nossa pregação” (1Cor.15,14). Note-se bem: aqui fala-se de fé, que é certeza mas não “evidência”. Se tivéssemos diante de nós a evidência (como será no além, na vida para além da morte) não teríamos mais a fé. Mas não a teríamos, nem sequer hoje, se, depois da morte de Cristo, não tivesse acontecido a ressurreição. Cristo seria, hoje, um verdadeiro homem, um extraordinário e, talvez, um homem ‘único’: em primeiro lugar, um homem inédito, nunca mais repetido até aos dias de hoje; irrepetível nos séculos futuros. Seria o ideólogo daquela ‘revolução’ de que fala o liberal Croce, quando escreve: “Porque não podemos não dizer-nos cristãos” e daquela ética cristã na qual o socialismo democrático, como disse Baden Godesberg, proclamou “mergulhar as suas raízes”. Mas não haveria lugar para a fé no “Deus-antes-de-nós”: Uno e Trino; no “Deus-connosco”; no Emanuel; no “Deus-encarnado” que é Cristo; muito menos no “Cristo-permanentemente-encarnado” que é a Igreja. Ao contrário, esta fé deve estar radicada não só na ética de “Cristo-Caminho”, mas na dogmática de “Cristo-Verdade”, na moral, na ascética e, também, na mística de “Cristo-Vida”. A ‘fé’ consiste em ‘fiar-se’ totalmente na Palavra – do Verbo, do Filho – de Deus. Fiar-se se “fala” (é a fé noética, um acto da mente); fiar-se se “faz”, se “actua” (é a esperança teologal, o abandono próprio de quem deixa e se deixa fazer, plasmar); fiar-se se “pede”, confiar (é o amor – verdadeiro e eficaz – para com o Pai, na identificação com Cristo, traduzido constantemente no amor aos irmãos, filhos do único Pai). “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. São palavra de João (1 Jo. 5, 4) de que São Paulo faz eco, exclamando: a razão de toda a minha vida, da minha acção, da minha paixão está profundamente radicada nisto: “Eu sei em quem pus a minha confiança; e confio” (cf. 2 Tim. 1, 12) (…) Como não havemos de alegrar-nos sabendo, com absoluta certeza, que, tendo Jesus ressuscitado, nós ressuscitaremos como Ele?

(tradução livre de “Domenica”, pág.307-308)

Crescer on-line - Março de 2015 - Página nº 3

“Escuta Jesus no teu coração.Ele tem um projeto para ti: Responde

com alegria…”

Nos dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2015 nós os adolescentes do 8º ano da catequese da paróquia de S. Miguel de Bairros saímos em retiro para a Casa Oásis em Ermesinde.Quando na sexta-feira à noite iniciamos o percurso, as expetativas eram muitas e a ansiedade também. Uns estavam excitadíssimos e outros nervosos e apreensivos. Nenhum de nós sabia ao certo o que esperar deste fim-de-semana pois eramos todos “novatos” e inexperientes.Quando chegamos à casa os nervos e receio inicial desapareceram logo a seguir às apresentações e passamos à fase da curiosidade e do “querer mais”.Foi logo nessa noite que percebemos que iriamos trabalhar a nossa fé. A partir de um texto sobre um peixinho começamos e perceber a que distância nos encontrávamos de Jesus e o objetivo final era aproximar o mais possível o nosso peixinho do fundo do mar.Preenchemos o nosso tempo com jogos, trabalhos de grupo, tempos de lazer e momentos de partilha e oração.A nossa parte preferida foi a dos testemunhos, principalmente o do casal pois ensinaram-nos que não é preciso seguir a vida religiosa para seguir o caminho e a vontade de Jesus. Aquilo que menos gostamos foi do tempo passar tão rápido pois chegou logo o momento de vir embora.De uma coisa temos a certeza: chegamos a casa cansados mas mais felizes e mais profundos na nossa fé e proximidade com Jesus.

Crescer on-line - Março de 2015 - Página nº 4

Peregrinação a Santiago

De 27 de junho a 3 de julho de 2015, o Movimento Oásis propõe fazermos juntos o Caminho Português de Santiago, a partir de Ponte de Lima. Serão 7 dias de ENCONTRO com a Natureza e com o património arquitetónico e de COMUNHÃO com os outros e com Deus. Será certamente uma oportunidade para cada um fazer a sua VIAGEM INTERIOR!O custo com alojamento e alimentação rondará entre os € 150 e € 200.A pré-inscrição deverá ser feita até 31 de março para os seguintes emails: [email protected] ou [email protected]"

Crescer on-line - Março de 2015 - Página nº 5

Testemunho No fim-de-semana de 13 a 15 de Fevereiro de 2015, tivemos mais uma experiência no

Movimento Oásis, que como vem sendo habito, é sempre uma oportunidade única e tocante.

Durante todo este fim-de-semana tivemos uma questão “Jesus precisa de ti: Decide-te”, de

todos os temas que ao longo dos anos temos vindo a ter, o deste ano foi, pessoalmente, o mais

difícil. Pois é o que nos fez pensar e refletir mais.

O momento da vigília é aquele marcante e profundo encontro com Jesus.

Será, que se Jesus me chamasse para ser freira, eu ia deixar tudo? Será que se Jesus me

chamasse para ser missionária, eu ia deixar todos os meus amigos e familiares para seguir o seu

caminho?

Perguntas que têm respostas difíceis. Respostas às quais quem lhes responde positivamente

merecem todo o respeito.

Ouvimos também, o testemunho de um casal que sentiu o chamamento de Deus para o

Sacramento do Matrimónio.

Tal como em anos anteriores tivemos vários testemunhos de pessoas que disseram SIM a Jesus,

deixaram as suas famílias para trás, porque sentiram que Jesus precisava realmente delas.

Ouvimos que podemos responder ao chamamento de Deus, colocando-nos ao serviço como fiéis

leigos.

Saímos deste fim-de-semana mais perto de dizermos SIM para Jesus.

Sabemos que a grande equipa organizadora da casa Oásis estará sempre de portas abertas para

nos receber e nós sempre com muita vontade de regressar. Por isso dizemos: OBRIGADA!

Nélia Fernandes.Paróquia de Escapães

Crescer on-line - Março de 2015 - Página nº 6

CONVITE FESTA 25 DE ABRIL

Caros Oasistas,

No próximo dia 25 de Abril, vamos reunir no centro de espiritualidade a Família Oasista, congregando em festa todos os que ao longo de 65 anos fizeram e fazem a história do nosso Serviço por amor.

Porque essa celebração ficaria mais pobre sem a tua presença, contamos contigo das 9.00h às 17:00h no centro de espiritualidade.

O almoço será partilhado, por isso traz uma iguaria da tua terra.

Para ajudar à preparação dos espaços pedimos a confirmação da tua presença até 1 de abril. Poderás fazê-lo para o centro de espiritualidade (telefone 229 712 935) ou por email para oá[email protected]

A equipa organizadora

Movimento Oásis Centro de Espiritualidade Rua Mirante de Sonhos, 105 4445-511 Ermesinde - tel. 229712935http://www.movimentooasis.com Contactos : [email protected] / [email protected]

LEGADO PARA A HISTÓRIA

No dia 9 de Março de 2015, na presença do Sr. Padre Emílio – sacerdote que, durante mais de 35 anos foi o animador nacional do Movimento Oásis – o Padre André Soares, pároco de Meinedo – Lousada, entregou-nos o espólio que o Padre Emílio conservou ao longo dos seus anos de Animador Nacional: pastas de arquivo; fotografias e gravações, em suporte informático, de vários encontros nacionais. Das gravações constam intervenções de P. Rotondi, em diferentes momentos da sua presença em Portugal. É motivo de alegria podermos ter acesso a estes materiais e podermos ouvir a voz de P. Rotondi.Agradecemos a dedicação, empenhamento e o serviço de amor que o Padre Emílio partilhou connosco ao longo de tantos anos. Agradecemos, também, o trabalho e cuidado do P. André Soares na preservação e tratamento destes documentos, tão importantes para a nossa história.

Ana Maria