Cuidados com a amônia e o nitrito

7
Amônia e Nitrito, por que monitorar?

Transcript of Cuidados com a amônia e o nitrito

Page 1: Cuidados com a amônia e o nitrito

Amônia e Nitrito,

por que monitorar?

Page 2: Cuidados com a amônia e o nitrito

Os compostos nitrogenados (amônia e nitrito) ocorrem deforma natural no aquário, em função da quebra da matériaorgânica: fezes, sobras de alimento, superpopulação, etc.Quando o aquário está em equilíbrio, as bactérias nitrificantescontrolam estes compostos. No entanto, quando há qualquertipo de alteração na água (mudança de temperatura, ph, trocasparciais, etc) ocorre um desequilíbrio na população de bactériase, consequentemente, possíveis picos de amônia e nitrito.

Page 3: Cuidados com a amônia e o nitrito

Altos níveis de compostos nitrogenados podem serextremamente tóxicos aos peixes, por causarem o impedimentoda fixação do oxigênio, além de depressão do sistemaimunológico. Por este motivo, estes parâmetros devem seravaliados semanalmente, junto com o pH, através dos testes:LabconTest Amônia Tóxica Água Doce e Labcon Test Nitrito.

Page 4: Cuidados com a amônia e o nitrito

Níveis elevados de amônia provocam danos nas brânquias,destruição das nadadeiras e estresse nos peixes, comconsequente diminuição da resistência imunológica. A amôniainterfere na transferência de oxigênio das brânquias para osangue e em médio prazo, causa danos às próprias brânquias.As membranas produtoras de muco podem ser destruídas,reduzindo a limosidade de cobertura externa e danificando asuperfície intestinal. Peixes sofrendo de envenenamento poramônia geralmente apresentam-se ofegantes, nadando nasuperfície e com comportamento apático.

Page 5: Cuidados com a amônia e o nitrito

Níveis elevados de nitrito causam estresse e afetam os glóbulosvermelhos do sangue dos peixes, reduzindo sua capacidaderespiratória. A água do aquário ou tanque sob tais condiçõespor um período prolongado pode provocar a morte dos peixespor asfixia. Níveis adequados de nitrito não significamnecessariamente níveis adequados de seu precursor amônia evice-versa, daí a necessidade de monitoramento das duasvariáveis. Salientamos ainda, que as consequências nocivas doestresse oxidativo, gerado pelo excesso de amônia e nitrito,pode ter efeito prolongado demorando meses para levar ospeixes à morte.

Page 6: Cuidados com a amônia e o nitrito

Em caso de excesso de amônia e nitrito, verifique se o substratoestá saturado, o que torna sua decomposição menos eficiente, erealize uma troca parcial de água (no máximo 25% do volumetotal de água) com sifonagem de fundo.

Não esqueça de aplicar LabconProtect Plus na água que seráintroduzida no aquário, paraneutralizar o cloro e outrosmetais pesados.

Outro cuidado que deve ser tomado é analisar osníveis destes compostos na fonte de água utilizada.Caso necessário troque a fonte de água.

Page 7: Cuidados com a amônia e o nitrito

www.alconpet.com.br