Curiosidades históricas (1)

7

Transcript of Curiosidades históricas (1)

Page 1: Curiosidades históricas (1)
Page 2: Curiosidades históricas (1)

Os Farrapos

• Muitos dos livros de história insistem na versão de que o nome "farrapos" ou "farroupilhas", dado aos revolucionários gaúchos, teve origem nas roupas que estes vestiam - gastas e esfarrapadas. No entanto, a verdade é bem outra. A denominação é, mesmo, anterior à Revolução Farroupilha, e era utilizada para designar os grupos liberais de idéias exaltadas.

Page 3: Curiosidades históricas (1)

Dom Pedro I

• D. Pedro I devia ter dificuldade para lembrar seus nome completo, pois ele era composto por 18 palavras o imperador se chamava, Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.

Page 4: Curiosidades históricas (1)

Dom Pedro I

• Para o filho nao ter o mesmo problema, Dom Pedro II foi batizado com apenas 15 nomes, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocád.io Miguel Gabriel Rafael Gonzaga

Page 5: Curiosidades históricas (1)

Significado de Dom:

• é um pronome de tratamento concedido a monarcas, príncipes, infantes e nobres portugueses, espanhóis, brasileiros e italianos; a bispos católicos, abades e sacerdotes beneditinos, cartuxos e trapistas, sempre seguido do prenome.No caso de nobres, é transmitido apenas pela descendência varonil direta, a não ser quando a mãe seja chefe da casa dinástica.

Page 6: Curiosidades históricas (1)

Monarquia Celestial:

• Durante sua estada em Taquaruçu, José Maria organizou uma comunidade denominada "Quadro Santo", liderada por um grupo chamado "Os Doze pares de França", numa alusão à cavalaria de Carlos Magno na Idade Média, e posteriormente fundou a "Monarquia Celestial".

Page 7: Curiosidades históricas (1)

Posseiros:

• Os posseiros são lavradores (agricultores) que juntamente com a família ocupam pequenas áreas de terras devolutas ou improdutivas, isto é, terras que não estão sendo utilizadas e que pertencem ao governo.