Curriculo Inst da Cidade

8
INSTITUTO DA CIDADE Currículo de atividades O Instituto da Cidade (IC) é uma associação civil sem fins econômicos criado por sociólogos, educadores, artistas, profissionais liberais, economistas, arquitetos, urbanistas, geógrafos, professores universitários, pesquisadores, advogados e ambientalistas. O IC surge num novo contexto de abordagem das problemáticas urbanas a partir do Estatuto da Cidade, que propõe uma gestão para as cidades brasileiras de integração das políticas públicas e pela difusão cultural, local, regional e nacional. Este novo tempo requer uma nova prática com gestão participativa e a democratização do espaço urbano, sem esquecer da ampliação da acessibilidade cultural e digital, pondo em prática a real inclusão social, com respeito a todas as diversidades. O Instituto da Cidade se constitui numa articulação de diversos segmentos da sociedade dispostos a discutir um novo projeto de cidade que coadune desenvolvimento sustentável, crescimento e qualidade de vida. Estabelece parcerias com instituições, entidades, sindicatos, ong´s, profissionais liberais, técnicos e lideranças populares, para a elaboração desse novo Projeto de Cidade, à luz de experiências urbanas inovadoras no Brasil e no Exterior e sugerindo novos parâmetros para o modo de governar por meio de ciclos de estudos, cursos, conferências, seminários e simpósios. Edita e promove a divulgação de publicações de caráter técnico- científico cultural, com a utilização dos mais diversos recursos publicitários (audiovisual e impressos em geral). Desenvolve atividades culturais e de fomento à cultura relacionados com a promoção da cidade como bem sócio-ambiental. Instituto da Cidade Av. Aguanambi, 760 Sala 103 - José Bonifácio Cep : 60.055-400 Fortaleza – Ceará Fone: (85) 3253.3441 [email protected]

description

Conheça os frutos do trabalho do Instituto da Cidade, como projetos e eventos organizados pelo mesmo durante os anos de sua existência.

Transcript of Curriculo Inst da Cidade

Page 1: Curriculo Inst da Cidade

INSTITUTO DA CIDADE

Currículo de atividades

O Instituto da Cidade (IC) é uma associação civil sem fins econômicos criado por sociólogos, educadores, artistas, profissionais liberais, economistas, arquitetos, urbanistas, geógrafos, professores universitários, pesquisadores, advogados e ambientalistas. O IC surge num novo contexto de abordagem das problemáticas urbanas a partir do Estatuto da Cidade, que propõe uma gestão para as cidades brasileiras de integração das políticas públicas e pela difusão cultural, local, regional e nacional. Este novo tempo requer uma nova prática com gestão participativa e a democratização do espaço urbano, sem esquecer da ampliação da acessibilidade cultural e digital, pondo em prática a real inclusão social, com respeito a todas as diversidades. O Instituto da Cidade se constitui numa articulação de diversos segmentos da sociedade dispostos a discutir um novo projeto de cidade que coadune desenvolvimento sustentável, crescimento e qualidade de vida.

Estabelece parcerias com instituições, entidades, sindicatos, ong´s, profissionais liberais, técnicos e lideranças populares, para a elaboração desse novo Projeto de Cidade, à luz de experiências urbanas inovadoras no Brasil e no Exterior e sugerindo novos parâmetros para o modo de governar por meio de ciclos de estudos, cursos, conferências, seminários e simpósios.Edita e promove a divulgação de publicações de caráter técnico-científico cultural, com a utilização dos mais diversos recursos publicitários (audiovisual e impressos em geral).

Desenvolve atividades culturais e de fomento à cultura relacionados com a promoção da cidade como bem sócio-ambiental.

Diretor- Coordenador : Diretora de Projetos:Economista João Eduardo Arraes Historiadora Rijarda Aristóteles

Instituto da CidadeAv. Aguanambi, 760 Sala 103 - José Bonifácio

Cep : 60.055-400 Fortaleza – CearáFone: (85) 3253.3441

[email protected]

Page 2: Curriculo Inst da Cidade

Atividades

2011

Com foco direcionado às questões urbanas, a diretoria eleita em abril de 2011 para mandato de dois anos, realiza uma série de intervenções teóricas na cidade de Fortaleza. Editorialmente, lança a Revista Cidade com os temas apresentados em seus seminários. Publicação trimestral.

Junho: I Seminário Nacional ECO GESTÃO EM RESÍDUOS SÓLIDOS: Desafios e Perspectivas, em promoção conjunta com a Ouvidoria do Municipio de Fortaleza e Federação das Entidades de Moradores de Bairros e Favelas de Fortaleza.

Julho: II Seminário Estadual CALÇADAS ACESSÍVEIS, em parceria com o CREA-Ce, Universidade Federal do Ceará e Associação Cearense de Cimento Portland.

Agosto: Forum Nacional a Copa de 2014 e os Legados para a Cidade, composto de tres eventos nacionais, sendo o lançamento com a presença do ministro do Esporte. O objetivo central do Fórum, é agir na cadeia de desenvolvimento sustentável, com investimentos em produção e urbanidade.

Setembro: II Seminário Investimento na Cadeia Turistica, com a presença do presidente da EMBRATUR.

Novembro : Encontro de Cultura e Cidadania, no TeatroJosé de Alencar, com várias manifestaçãoes populares e lançamento da Frente Parlamentar de Cultura do Governo Federal.

FestFilmLançamento em 2011 do Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, com objetivo de promover o intercâmbio entre paises de lingua portuguesa com linguagem audiovisual. Suas atividades aconteceram durante todo o ano de 2011 e presencial em março de 2012.

Instituto da CidadeAv. Aguanambi, 760 Sala 103 - José Bonifácio

Cep : 60.055-400 Fortaleza – CearáFone: (85) 3253.3441

[email protected]

Page 3: Curriculo Inst da Cidade

2010Abril:Organiza o Curso de Formação en Gestão Democrática para Mulheres.

Julho:Promove o Seminário É Cor de Rosa Choque, para o movimento popular de mulheres, como o tema A Alma da Cultura é Feminina.

Novembro:Promove o Seminário Transporte Público e a Mobilidade Urbana, direcionado aos moradores de bairros e favelas de Fortaleza.

TVEm parceria com produtores independentes, desenvolve programas televisivos com o intuíto da educação em saúde, valorização da brasilidade e respeito à cultura regional. Esta parceria permanece com veiculação atual na TV Metrópole.

Atividades a partir de 2003, ano de sua fundação

2003

Julho:Caminhada “ Fortaleza Indignada” – contra a corrupção na merenda escolar – Centro de Fortaleza

Setembro:Exposição sobre “ Os mitos do Boi” – Profa. Peregrina Capelo – Instituto da Cidade Conferência da Criança e do Adolescente – Imperial Othon Palace

Outubro: Seminário Caminhos da Educação Infantil

Novembro:Palestra “Uma Cultura Urbana para Fortaleza” – Oswald Barroso/ Instituto da Cidade Encontro Estadual dos Estudantes de Pedagogia

2004

Janeiro: Bloco de Pré – Carnaval Sai na Marra – Bairro Ellery; Reisado nas ruas do bairro Benfica; Conferência Cultura e Identidade Nacional – com Francisco Milani;

Fevereiro:• Bloco Ô Umei – pré-carnaval no centro de Fortaleza - 14/02/04;

Instituto da CidadeAv. Aguanambi, 760 Sala 103 - José Bonifácio

Cep : 60.055-400 Fortaleza – CearáFone: (85) 3253.3441

[email protected]

Page 4: Curriculo Inst da Cidade

• Seminários preparatórios ao V Encontro da Cidade nos bairros Antônio Bezerra e Messejana - 28/02/04;

Março: Seminários preparatórios ao V Encontro da Cidade nos bairros Antônio Bezerra e Messejana - 28/02/04; Seminários preparatórios ao V Encontro da Cidade nos bairros Centro e Conjunto Ceará – 13/03/04; Seminários preparatórios ao V Encontro da Cidade nos bairros Fátima e Serviluz – 20/03/04; Seminários preparatórios ao V Encontro da Cidade nos bairros Mondubim e Luciano Cavalcante – 27/03/04;

Abril:Seminários preparatórios ao V Encontro da Cidade nos bairros Aldeota e Barra do Ceará – 03/04/04; Seminários preparatórios ao V Encontro da Cidade no bairro Parangaba – 04/04/04. Seminários preparatórios ao V Encontro da Cidade no bairro Luciano Cavalcante – 10/04/04. V Encontro da Cidade – Auditório do Sebrae – dias 16 e 17/04/2004.

Junho:Seminário Criança Moradora de Rua – Centro Cultural Oboé – 21/06/04

2005

Janeiro:Bloco Ó Umêi: Encontro de blocos - Centro de Fortaleza – 29/01/05

Fevereiro: Café Urbano: Moradia, Cultura e Memória – Planalto Pici – 25/02/05

Março:Café Urbano: Moradia e o Direito ao Esporte e Lazer – Conjunto Ceará – 04/03/05

Abril: 6º Encontro da Cidade – SESI da Barra do Ceará –15,16/04/05Moradia Digna – Direito Humano Dever de Todos

Outubro:Aprova junto ao MINISTÉRIO DA CULTURA o Ponto de Cultura Roteiro de Luz

Instituto da CidadeAv. Aguanambi, 760 Sala 103 - José Bonifácio

Cep : 60.055-400 Fortaleza – CearáFone: (85) 3253.3441

[email protected]

Page 5: Curriculo Inst da Cidade

2006

Abril:7º Encontro da Cidade – BNB Passaré - Início das Aulas do Ponto de Cultura Roteiro de Luz com alunos das Escolas Públicas Estaduais Jenny Gomes e Adauto Bezerra

2007

Janeiro e fevereiro:Filmagens para o documentário sobre o Maracatu Az de Ouro.

Março :Inicio das aulas da 2ª turma do Ponto de Cultura Roteiro de Luz

Novembro:

Realização de palestra comemorativa dos “30 ANOS DO JORNAL MUTIRÃO” – com jornalista Raimundo Rodrigues Pereira

Participa como convidado do Seminário Sobre a Diversidade Cultural - MINC

TEIA de Todos – Participação como delegado,

8º Encontro da Cidade – As Políticas de Culturas e Desenvolvimento Social das Cidades.Participa como convidado do Encontro da Ação Griô do Nordeste

Dezembro:Instituto da Cidade

Av. Aguanambi, 760 Sala 103 - José Bonifácio Cep : 60.055-400 Fortaleza – Ceará

Fone: (85) [email protected]

Page 6: Curriculo Inst da Cidade

É eleito Representante Estadual dos Pontos de Cultura do Ceará.

2008

Fevereiro :Aprova junto a Funcet –Fundação de Cultura esporte e Turismo de Fortaleza o Projeto “Boi Juventude, resgatando a cultura viva!”

Inicia o Projeto Social com crianças e adolescentes do Boi Juventude, no Pirambu

Março :

É convidado pela Prefeitura de Assaré para elaborar, coordenar e execultar o Projeto do “Centenário de Patativa do Assaré” , juntamente com a SECULT e a URCA.

Março :Integra a Coordenação da Teia 2008- Brasília.

Julho:Realiza o Fórum dos Pontos de Cultura do Estado do Ceará

Agosto;Participa da oficina do Teatro do Oprimido em Fortaleza.

Novembro :Participa da TEIA BRASÌLIA 2008 – sendo reeleito representante Estadual dos Pontos de Cultura.

Instituto da CidadeAv. Aguanambi, 760 Sala 103 - José Bonifácio

Cep : 60.055-400 Fortaleza – CearáFone: (85) 3253.3441

[email protected]

Page 7: Curriculo Inst da Cidade

Instituto da CidadeAv. Aguanambi, 760 Sala 103 - José Bonifácio

Cep : 60.055-400 Fortaleza – CearáFone: (85) 3253.3441

[email protected]